
4 minute read
Pirâmide Solar da Prefeitura de Curitiba é destaque internacional no site da rede C40
from 24/05/2023
Conheça 5 serviços prestados no Mutirão MEI de Curitiba desta quarta-feira
Nesta quarta-feira (24/5), os Microempreendedores Individuais (MEIs) e donos de micro e pequenas empresas de Curitiba terão um dia todo de serviços gratuitos para abrir, regularizar e ampliar negócios. É o 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba, realizado das 9h às 17h no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba (entrada pela Rua da Paz, 608).
Advertisement
SAIBA MAIS SOBRE CINCO SERVIÇOS
QUE SERÃO PRESTADOS GRATUITAMENTE DURANTE O 5º MUTIRÃO MEI:
1. Abertura e regularização do MEI
Os nove Espaços Empreendedor vão estar no 5º Mutirão MEI para atender quem quer formalizar seu trabalho com a abertura do MEI.
Profissionais com faturamento anual de até R$ 81 mil podem se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). É necessário apresentar RG, CPF e a capa do carnê do IPTU onde será aberto o negócio.
Vantagens de ser um MEI:
O MEI passa a ter um CNPJ e ser reconhecido como empresa;
Aberta há 54 dias, a Pirâmide Solar do Caximba é destaque no site do C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática), que reúne as melhores iniciativas das cidades no combate às mudanças climáticas. O prefeito Rafael Greca inaugurou a Pirâmide Solar do Caximba no aniversário dos 330 anos da cidade, no dia 29 de março.
O site do C40 explica para os leitores do mundo a solução adotada por Curitiba para gerar energia limpa. “Um projeto histórico que representa a primeira usina solar a ser construída em um antigo aterro sanitário da América Latina”, enaltece o título da matéria da publicação internacional.
O projeto da Pirâmide Solar do Caximba recebeu apoio da rede C40, que reúne cidades de todos os continentes, como Nova Iorque, Paris, Chicago, Londres, Madri.
Para o prefeito Rafael Greca, o reconhecimento da Pirâmide Solar do Caximba no site do C40 mostra como Curitiba acertou em executar o projeto.
“Curitiba une planejamento e ações concretas para ser referência no trabalho pelo meio ambiente e em prol do futuro do planeta, desde a criação da Pirâmide Solar do Caximba à volta da Família Folhas. É urgente que todas as cidades tenham ações para reduzir a emissão de gases e temos dado exemplos de que é possível começar já”, destacou o prefeito. De acordo com o texto do site do C40, a Pirâmide Solar do Caximba “serve como um exemplo para as cidades do Brasil e da América Latina de como fornecer energia limpa e acessível, ao mesmo tempo em que reduz a dependência de uma cidade de uma rede de energia urbana que geralmente depende de combustíveis fósseis.”
ENERGIA GERADA
A Pirâmide Solar do Ca- ximba tem 8,6 mil painéis solares e uma potência máxima instalada para gerar até 3,5 megawatts de energia. Toda a energia produzida pela Pirâmide Solar do Caximba é distribuída para a rede da Copel e repassada para 300 imóveis públicos da Prefeitura de Curitiba.


SOBRE A C40
A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) é um grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo, além de líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática. A rede representa mais de 582 milhões de pessoas e reflete um quinto da economia global. Os prefeitos das cidades C40 estão comprometidos em usar uma abordagem inclusiva, baseada na ciência e colaborativa para reduzir sua parcela justa de emissões pela metade até 2030, ajudar o mundo a limitar o aquecimento global a 1,5°C e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes.
PLANCLIMA
Curitiba integra esse grupo com o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), resultado dos esforços do Grupo de Trabalho do Clima que reúne 12 instituições coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Ippuc.
Pode abrir conta bancária empresarial;
Tem acesso a crédito facilitado;
Emite notas fiscais, o que permite ampliar a clientela, com negócios b2b (business to business, entre empresas); Pode contratar um funcionário legalmente registrado; Conta com os atendimentos de orientação, mentoria e consultoria dos Espaços Empreendedor de forma gratuita; Tem direito a cobertura da Previdência Social (aposentaria, auxílio maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde).
2. Regularização de documentos e débitos Entre os atendimentos, MEIs, micro e pequenos empreendedores com algum débito financeiro, como a dívida ativa do município, ou de documentos terão suporte e orientações para a regularização.
Quem é MEI terá auxílio na emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que agrega a cobrança de impostos como INSS, ISS e ICMS, tem pagamento mensal.
O pagamento em dia do DAS assegura os direitos do MEI, como a emissão de notas fiscais e benefícios da Previdência Social.
3.Orientação sobre alvarás e licenças
No 5º Mutirão MEI, a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) realizará a Consulta Prévia de Viabilidade (CPV), que é um documento necessário para a solicitação do alvará comercial, a fim de verificar se o local do empreendimento comporta a atividade desejada.
A Vigilância Sanitária municipal estará disponível para fornecer orientações sobre a obtenção da licença sanitária e o Corpo de Bombeiros vai esclarecer dúvidas sobre a emissão do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).

Apesar de micro e pequenos negócios serem dispensados de apresentar alvarás e licença, como determina a Lei da Liberdade Econômica, eles têm de cumprir as normas sanitárias, ambientais, tributárias, de segurança pública, uso e ocupação do solo para o funcionamento de suas atividades. Durante o Mutirão, vão poder tirar as dúvidas sobre essas obrigações.
4. Auxílio na Declaração Anual do Simples Nacional Até 31 de maio, todo Microempreendedores Individuais (MEI) têm de enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) referente aos rendimentos da empresa em 2022 à Receita Federal.
Vale lembrar que muitos MEIs têm dúvida de como fazer essa declaração, quais dados vão para a DASN e quais vão para a declaração do imposto de renda de pessoa física.
No 5º Mutirão MEI, os Espaços Empreendedor vão auxiliar o preenchimento da DASN. É necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa.
5. Seminário “MEI, saiba como ser um fornecedor e prestar serviços nas escolas municipais de Curitiba" Às 10h, o 5º Mutirão MEI o seminário que vai ensinar os empreendedores a ter a Prefeitura de Curitiba como cliente, participando da contratação direta do fundo Rotativo da Secretaria Municipal da Educação (SME). Além de informações, os MEIs e donos de micro e pequenos negócios serão cadastrados no sistema eletrônico de compras de Curitiba, tornando-se potenciais fornecedores do município.
Outros Servi Os
O 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba é uma das ações do Programa Curitiba Empreendedora, do Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em parceria com o Sebrae-PR .
Também serão realizados: consultorias em Finanças e Planejamento, Marketing e Marketing Digital; análise de crédito e financiamentos, por instituições financeiras e cooperativas de crédito; análise e regularização de contribuições previdenciárias (INSS); atendimento das Receitas Estadual (nota fiscal do comércio) e Federal (imposto de renda PF e PJ).