23052025

Page 1


Paraná é modelo de agronegócio moderno para o Brasil, diz Ratinho Junior em fórum do BTG

De acordo com Ratinho Junior, a vocação na produção de alimentos e o bom ambiente de negócios que as empresas têm para investir são fatores fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Foto: Jonathan Campos/AEN

SJP: Vacina da Dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Está disponível em 16 Unidade Básicas de Saúde (UBS´s) de São José dos Pinhais a vacina contra a dengue, informa Secretaria de Saúde (Sems). O imunizante é destinado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Considerando o cenário e critérios epidemiológicos do município, bem como a quantidade de doses recebidas, as vacinas estão concentradas nas UBS’s da área urbana, uma vez que em suas áreas de abrangência, foram registrados um maior número de casos da doença.

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) informa ainda que para efetuar a imunização, é necessário fazer um agendamento diretamente em sua Unidade de referência.

Centro de Curitiba ganha nova vida com investimentos de empresários

original recuperada, se tornaram pontos de encontro e de negócios de tecnologia. Por trás do retrofit nos dois imóveis quase vizinhos estão a empresária Raquel Uchôa Moreira e o empreiteiro aposentado Arlei Smanhotto. Ambos compartilham o apreço por edificações históricas e estão contribuindo ativamente para devolver vida ao coração da cidade. Os dois são exemplos da iniciativa privada que investe no redesenvolvimento da região, o que vai ao encontro da convocação do prefeito Eduardo Pimentel para que as empresas atuem ao lado da Prefeitura para devolver o charme e a atratividade ao Centro.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta quinta-feira (22) os índices e resultados que fazem do Paraná uma referência para o agronegócio brasileiro, no AgroForum Cuiabá, evento organizado pelo banco BTG Pactual para profissionais e investidores do setor. Durante o painel de abertura do encontro, que também contou com a presença do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, Ratinho Junior afirmou que a estratégia do Estado de incentivo à agroindustrialização, aliada a uma produção sustentável, é um modelo para o agronegócio moderno.

“O Paraná é o segundo maior produtor do Brasil em grãos e o maior produtor de proteína animal. Nós estamos ampliando o ambiente de negócios que fomente a industrialização da produção de alimentos, acabando com o extrativismo agrícola. Isso multiplica o valor faturado e a renda que fica no estado. O Brasil tem que seguir este caminho. Por isso, hoje o Paraná é um modelo para o agronegócio moderno”, disse o governador. De acordo com Ratinho Junior, a vocação na produção de alimentos e o bom ambiente de negócios que as empresas têm para investir são fatores fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Do ponto de vista regional, a estratégia gera empregos e renda. No tabuleiro global, o Paraná assume uma posição importante na garantia da segurança alimentar do planeta. “A discussão mais central em todo o mundo pelas próximas décadas é a segurança alimentar. Serão 10 bilhões de habitantes no mundo até 2050, e boa parte da comida para estas pessoas vai sair daqui do Brasil. O papel do Governo do Estado é criar políticas públicas para facilitar a vida de quem produz, para dar conta de atender a todo esse crescimento”, afirmou.

Pinhais recebe 190 estudantes da UFPR para visita técnica

Estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram em Pinhais para uma visita técnica. O grupo foi recebido por profissionais da Secretaria de Educação (Semed). Ao todo, 190 alunos participaram da atividade. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho pedagógico realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e também nas Escolas Municipais. A colaboração, iniciada em 2024, tem como objetivo proporcionar aos futuros pedagogos um contato direto com a realidade da educação pública, oferecendo uma visão prática da organização e gestão do sistema educacional. Lideraram os estudantes, as professoras da disciplina de Organização e Gestão da Educação Básica I - Gabriela Schneider, Cassia Domiciano, Jokasta Pires Ferraz e Andréa Barbosa Gouveia

Segurança pública

O deputado Alexandre Curi (PSD) participou da formatura de 126 novos policiais civis do Paraná, em Curitiba. Ele destacou os investimentos em segurança pública, que contribuíram para a queda da criminalidade no Estado. Os novos profissionais re-

forçarão o atendimento em delegacias e centrais de flagrante.

Página 2

Na esquina das ruas Mateus Leme e Presidente Carlos Cavalcanti, no Centro, estão dois casarões do estilo colonial que já passaram por remodelação e, modernizados e com a beleza
Sexta-feira
Página 4

Prefeito Eduardo Pimentel

doa sangue no Hemepar

Foto: Pedro Ribas/SECOM

Incentivo

Eduardo Pimentel atende ao pedido do Hemepar e chama a população de Curitiba para doar sangue

Atendendo uma solicitação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que na segunda-feira (19/5) pediu doações de sangue com urgência em Curitiba, o prefeito Eduardo Pimentel foi até o Hemepar fazer sua parte. Acompanhado da secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, o prefeito doou sangue e, com o gesto, espera incentivar mais moradores da cidade a fazer o mesmo.

“Recebi o chamado, marquei de vir e vou divulgar, porque é importante a população ver que doar sangue salva vidas. É rápido, o processo da doação durou seis minutos, não toma tempo e a gente ajuda a repor os estoques aqui do Hemepar, que abastece mais de 380 hospitais no Paraná. Cada doação salva até quatro vidas, então, venham doar para que os estoques sejam regularizados, porque quem precisa tem pressa” disse o prefeito Eduardo Pimentel de Curitiba.

A unidade precisa principalmente de pessoas com tipo sanguíneo A+, A-, O+ e O-. O Hemepar Curitiba fica na Travessa João Prosdócimo, 145, bairro Alto da XV. A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é (41) 3281-4000.

“Não existe substituto para o sangue. Então, a única forma de fazer a substituição é por meio da doação. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, porque de uma bolsa é possível gerar quatro hemocomponentes. Nós pedimos para a população vir essa semana, porque a gente está

só com 40% dos horários agendados”, disse a diretora do Hemepar, Vivian Patrícia Rasca. Quem pode doar Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, no máximo três doações ao ano. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Doe Plaquetas e Sangue pelo Esporte Neste sábado (24/5), às 9h, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com o Hospital Erastinho, lança a campanha Doe Plaquetas e Sangue pelo Esporte. A ação solidária mobiliza atletas, paratletas, técnicos e entidades esportivas beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, mas está aberta a toda a população.

A iniciativa tem como objetivo estimular a cultura da doação entre os beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, ampliando o impacto social dos projetos apoiados pelo município.

“Mais do que formar atletas, o esporte tem o poder de formar cidadãos solidários. A campa-

nha Doe Plaquetas e Sangue pelo Esporte reforça esse compromisso com a vida e com a comunidade", disse Professor Euler, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba.

A cerimônia de abertura será realizada no Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner, com a participação de representantes do time Barigui Crocodiles, do futebol americano, e da equipe universitária Acadêmica C7. A campanha vai até 25 de novembro e pretende reforçar os estoques de sangue e plaquetas, fundamentais para o atendimento a pacientes em tratamento oncológico e outras emergências.

Como doar

As doações são realizadas no Banco de Sangue do Hospital Erastinho (Rua Dr. Ovande do Amaral, 20 - Jardim das Américas).

De segunda a sexta-feira, não é necessário agendamento. Basta comparecer das 9h às 16h30.

Aos sábados, é necessário agendar previamente por telefone: (41) 3165-4509 (41) 3165-4510 (41) 3165-4511

Podem doar plaquetas pessoas com boa saúde, entre 16 e 69 anos, que atendam aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. É necessário apresentar um documento oficial com foto.

A Prefeitura convida todos os curitibanos a participar desta campanha, que une esporte, solidariedade e cuidado com o próximo.

Segurança pública

O deputado Alexandre Curi (PSD) participou da formatura de 126 novos policiais civis do Paraná, em Curitiba. Ele destacou os investimentos em segurança pública, que contribuíram para a queda da criminalidade no Estado. Os novos profissionais reforçarão o atendimento em delegacias e centrais de flagrante.

Poliniza

O Governo do Paraná anunciou a expansão do projeto Poliniza Paraná para o Jardim Botânico de Londrina e mais dez Unidades de Conservação. Serão instaladas 87 novas colônias de abelhas nativas sem ferrão, com investimento de R$ 92 mil. A ação visa fortalecer a biodiversidade e integra o programa Paraná Mais Verde.

Apaes Paraná

O senador Sérgio Moro (União-PR) pediu ao STF a manutenção do direito das Apaes do Paraná de receber recursos públicos estaduais. Segundo ele, a proibição prejudicaria o atendimento especializado prestado a pessoas com deficiência severa, defendendo a liberdade de escolha entre ensino regular e rede especializada. A decisão será julgada pela Corte.

Startup

Curitiba, Maringá e Londrina estão entre as 1.000 melhores cidades do mundo para startups, segundo o Startup Ecosystem Index Report 2025. Curitiba lidera no Paraná, em 149º lugar global, seguida por Maringá (760º) e Londrina (884º). O ranking foi divulgado no dia 20 pelo instituto israelense StartupBlink.

Pompidou

O governador Ratinho Júnior (PSD) viaja a Paris na próxima semana para reuniões no Centro Pompidou, que instalará um museu em Foz do Iguaçu. Também estão previstos encontros com investidores. Ele ficará fora do país de terça (27) a sábado (31).

Uso da IA

A Assembleia Legislativa do Paraná sediou palestra sobre democracia e inteligência artificial, promovida pela Escola do Legislativo e OAB-PR. O advogado Joelson Dias destacou os riscos e potencial das novas tecnologias, citando a Lei nº 22.343, de 4 de abril de 2025, como primeiro passo na regulamentação da IA. Ele defendeu salvaguardas éticas para fortalecer a democracia.

Reforma tributária

O Paraná iniciou a capacitação de servidores para a implementação da Reforma Tributária, que começará a ser testada em 2026. A mudança substituirá o ICMS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), impactando a arrecadação estadual. O Estado se prepara com modernização administrativa e ajustes legais.

Semana da Inovação

A Semana da Inovação Copel 2025 reuniu mais de 2.200 participantes, entre presenciais e online, e lançou o Desafio Copel de Inovação, focado em soluções com inteligência artificial. O evento contou com palestras de líderes empresariais e oficinas práticas. A iniciativa reforça a transformação digital e o protagonismo da Copel no setor elétrico. Temperaturas negativas

O Paraná deve registrar temperaturas negativas a partir do fim de maio, com a chegada de uma massa de ar polar e frentes frias, segundo o Simepar. Antes do frio intenso, são esperados temporais e pancadas de chuva em várias regiões. O órgão alerta para possível geada e recomenda acompanhamento do Alerta Geada no site oficial.

A gripe

O Ministério da Agricultura e Pecuária monitora nove municípios com investigações em andamento sobre possíveis casos de gripe aviária. As coletas de amostras, ainda sem resultado conclusivo, ocorrem em criações domésticas e aves silvestres no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Tocantins e Pará.

Déficit fiscal

O governo Lula anunciou nesta quinta-feira (22) um corte de R$ 31,3 bilhões no Orçamento para buscar o déficit fiscal zero em 2025. Também será elevado o IOF para reforçar a arrecadação. O valor surpreendeu o mercado, que previa contenção de cerca de R$ 10 bilhões.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

não expressam necessariamente a opinião do jornal

Paraná carimba parte do orçamento para investir em soluções com Inteligência Artificial

A medida envolve as secretarias estaduais, autarquias e fundações. Os recursos deverão ser utilizados para o desenvolvimento de soluções de IA que tenham como foco expansibilidade, adaptabilidade, sustentabilidade econômica, integralidade, segurança e privacidade.

O Governo do Paraná destinará 10% dos recursos específicos para tecnologia previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para desenvolvimento de soluções que utilizem Inteligência Artificial (IA). O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, na terça-feira (20), o decreto nº 9.990 que estabelece as diretrizes para realização do repasse no âmbito da administração pública estadual.

Tomando como base a LOA de 2025, a título de exemplo, seriam destinados até R$ 6,28 milhões para o desenvolvimento de soluções de IA — valor que corresponde a 10% do valor destinado à subfunção Tecnologia da Informação de recursos sem destinação definida em legislação específica. A partir de 2026 esse índice passa a ser o mínimo previsto e, como a LOA prevê mais recursos, o investimento será maior.

A medida envolve as secretarias estaduais, autarquias e fundações. Os recursos deverão ser utilizados para o desenvolvimento de soluções de IA que tenham como foco expansibilidade, adaptabilidade, sustentabilidade econômica, integralidade, segurança e privacidade.

As soluções devem priorizar a melhoria dos serviços públicos, com foco em soluções escalonáveis e alinhadas ao trabalho de cada órgão público; estar alinhadas a estratégia de Governo Digital; prever o uso ético e responsável da tecnologia, respeitando normas de privacidade de dados;

e potencial de integração com outras soluções tecnológicas já utilizadas pelo Estado.

Para o secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o repasse é um mais passo para fazer do Paraná referência em uso de IA. “É uma visão clara de transformar cada vez mais o Estado, que já é o mais inovador do Brasil, também em referência nacional e internacional em inteligência artificial. Agora, com esse volume de recursos para ações de formação, contratação e desenvolvimento de políticas, vai beneficiar não só o governo internamente, mas o Estado como um todo”, destacou.

“A inteligência artificial é desenvolvimento para a indústria, é agilidade na análise de dados, é mais eficiência ao serviço público. Esse investimento no amanhã só é possível graças à boa gestão fiscal que temos hoje”, afirmou o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara. “Com as contas em dia e a nossa vontade de investir, foi possível alocar uma parte desses recursos para promover soluções que façam uso dessa ferramenta tão poderosa e que vai trazer ainda muito mais ganhos e vantagens para o Estado.”

Um Grupo de Trabalho (GT), composto pelas secretarias estaduais de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), Planejamento (SEPL), Fazenda (Sefa) e Casa Civil, será criado para acompanhar e coordenar as ações voltadas ao desenvolvimento de solu-

ções com IA no serviço público, garantindo o alinhamento estratégico e operacional entre os órgãos estaduais.

IA NO SERVIÇO PÚBLICO

Em fevereiro deste ano, o governador Ratinho Junior lançou seis soluções de serviços públicos que utilizam IA, resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Google. Elas envolvem recursos para área de educação (redação e leitura), Detran-PR (autobiometria facial), chatbot sobre IPVA e Ponte de Guaratuba; recadastramento de aposentados e pensionistas da Paranaprevidência; e um banco de dados da Defensoria Pública para melhorar o atendimento ao cidadão.

O Governo do Estado realizou um diagnóstico com as secretarias para verificar se e como está sendo utilizada a inteligência artificial no serviço público, além das principais demandas e necessidades. O levantamento resultou em 51 alternativas de uso da IA em diversas áreas, sendo que até o final de 2025, a expectativa é de que 30 delas estejam em funcionamento e disponíveis para a população. Também na terça-feira (20), foi realizada a 1ª Reunião do Conselho Estadual de Inteligência Artificial (COIA), responsável por orientar a implementação da nova legislação estadual sobre o uso ético, transparente e eficiente da IA na administração pública. O conselho integra o Plano de Diretrizes de Inteligência Artificial na Administração Pública,

que prevê princípios éticos, capacitação de servidores, modernização da infraestrutura, parcerias estratégicas e uso responsável de tecnologias emergentes, com foco na melhoria dos serviços ao cidadão.

LOA A Lei Orçamentária Anual (LOA) define quanto e onde o governo vai arrecadar e gastar dinheiro durante o ano. Ela detalha todas as receitas, como impostos, taxas e contribuições, e todas as despesas, como saúde, educação, segurança, infraestrutura e tecnologia. Elaborada pelo Poder Executivo, a LOA precisa ser aprovada pelo Poder Legislativo e transforma as diretrizes da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e os objetivos do Plano Plurianual (PPA) em números e ações concretas. Em abril, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2026, delimitando as metas e prioridades do Poder Executivo para o próximo ano fiscal e serve como guia para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

Para 2026, o PLDO prevê uma receita total de R$ 82,9 bilhões — um aumento de 5,3% em relação ao orçamento deste ano, que é de R$ 78,7 bilhões. Já em relação às despesas, a proposta também prevê um total de R$ 82,9 bilhões, representando um equilíbrio saudável entre arrecadação e gastos do Estado.

Paraná é modelo de agronegócio moderno para o Brasil, diz Ratinho Junior em fórum do BTG

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou na quinta-feira (22) os índices e resultados que fazem do Paraná uma referência para o agronegócio brasileiro, no AgroForum Cuiabá, evento organizado pelo banco BTG Pactual para profissionais e investidores do setor. Durante o painel de abertura do encontro, que também contou com a presença do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, Ratinho Junior afirmou que a estratégia do Estado de incentivo à agroindustrialização, aliada a uma produção sustentável, é um modelo para o agronegócio moderno.

“O Paraná é o segundo maior produtor do Brasil em grãos e o maior produtor de proteína animal. Nós estamos ampliando o ambiente de negócios que fomente a industrialização da produção de alimentos, acabando com o extrativismo agrícola. Isso multiplica o valor faturado e a renda que fica no estado. O Brasil tem que seguir este caminho. Por isso, hoje o Paraná é um modelo para o agronegócio moderno”, disse o governador. De acordo com Ratinho Junior, a vocação na produção de alimentos e o bom ambiente de negócios que as empresas têm para investir são fatores fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Do ponto de vista regional, a estratégia gera empregos e renda. No tabuleiro global, o Paraná assume uma posição importante na garantia da segurança alimentar do planeta.

“A discussão mais central em todo o mundo pelas próximas décadas é a segurança alimentar. Serão 10 bilhões de habitantes no mundo até 2050, e boa parte da comida para estas pessoas vai sair daqui do Brasil. O papel do Governo do Estado é criar políticas públicas para

Foto: Jonathan Campos/AEN

De acordo com Ratinho Junior, a vocação na produção de alimentos e o bom ambiente de negócios que as empresas têm para investir são fatores fundamentais para o desenvolvimento do Estado. A projeção atual do Departamento de Economia Rural (Deral) é que a agricultura do Paraná produza 45,3 milhões de toneladas na safra de 2024/2025.

facilitar a vida de quem produz, para dar conta de atender a todo esse crescimento”, afirmou.

Os dados do setor mostram o protagonismo paranaense na produção de alimentos. A projeção atual do Departamento de Economia Rural (Deral) é que a agricultura do Paraná produza 45,3 milhões de toneladas na safra de 2024/ 2025, com crescimento de 19% em relação ao ano anterior.

Em relação à proteína animal, o Paraná liderou o crescimento nacional da produção de frangos e suínos, com um aumento de 53,3 milhões de frangos e de 281,4 mil cabeças de suínos ao longo de 2024, em relação ao ano anterior. Com isso, o Estado produz mais de 2,2 bilhões de aves e 12,4 milhões de porcos, por ano.

O crescimento das agroindústrias, inclusive, tem puxado os índices de empregos do Paraná. Com mais de R$ 300 bilhões de investimentos privados recebidos desde 2019, o Estado atingiu no início de 2025 a menor taxa histórica de desocupação para o 1º trimestre do ano, com 4%. Mauro Mendes destacou o papel do agronegócio brasileiro para a segurança alimentar global. "Além de uma atividade importante em si, o agronegócio é importante pelas cadeias que ele impacta. Apesar das incertezas globais, é um setor que está protegido economicamente, já que muitas regiões do planeta dependem destes alimentos produzidos aqui no Brasil. Temos uma liderança importante, portanto, em assuntos-chave para o

mundo, que é a produção de alimentos e a sustentabilidade", disse.

SUSTENTABILIDADE

O governador também defendeu as iniciativas sustentáveis desenvolvidas no Paraná, conduzidas em parceria com o setor produtivo. “Os nossos produtores protegem as matas ciliares, as bacias e microbacias existentes. O setor produtivo entendeu que se não tem água, não tem agronegócio. O caminho é ter regulações ambientais que não sejam apenas restritivas, mas que fomentem uma produção sustentável”, disse Ratinho Junior.

Baseado nisso, o Paraná foi eleito o estado mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre os principais índices

estão a redução de 64% do desmatamento ilegal de Mata Atlântica entre 2023 e 2024, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, e o aumento de 13% das matas ciliares nos últimos anos com programas de plantio de mudas e proteção de nascentes.

INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO

Durante o painel, o governador também apresentou os avanços do Paraná nas áreas de educação e infraestrutura, apontadas como áreas fundamentais para o desenvolvimento do Estado no médio e no longo prazo.

O Estado, por exemplo, tem a melhor nota do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tanto no ensino médio, quanto no ensino fundamental. O avanço tem sido marcado por aumento nos investimentos na área e adequação dos currículos escolares para uma educação voltada à tecnologia e inovação, com aulas de programação e robótica. Na infraestrutura, o governador destacou o programa de concessões rodoviárias, com obras em mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais, e com investimentos previstos de quase R$ 60 bilhões. Assim como os investimentos previstos para o Porto de Paranaguá, como o Moegão, sistema de descarregamento de cargas com aportes de quase R$ 600 milhões.

PRESENÇAS

Participaram do evento do BTG Pactual o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti, e demais autoridades e executivos do banco.

Darci Piana visita obras de nova fábrica bilionária da LG em Fazenda Rio Grande

Com investimento superior a R$ 1,5 bilhão, a planta industrial da multinacional sul-coreana na Região Metropolitana de Curitiba está cerca de 40% concluída e produzirá, em um primeiro momento, geladeiras e, a longo prazo, lavadoras e secadoras de roupas, dentro da chamada linha branca

O vice-governador Darci Piana visitou na quinta-feira (22) as obras da nova fábrica de eletrodomésticos da LG Electronics, localizada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com investimento superior a R$ 1,5 bilhão, a planta industrial da multinacional sulcoreana está cerca de 40% concluída e irá produzir, em um primeiro momento, geladeiras e, a longo prazo, lavadoras e secadoras de roupas, dentro da chamada linha branca.

Piana destacou que a chegada da LG confirma o bom momento econômico vivido no Estado.

“Mais uma indústria que acredita no Paraná e que vai investir quase R$ 2 bilhões em uma nova fábrica, produzindo eletrodomésticos e contratando mais de mil funcionários que vão se beneficiar com a chegada dessa fábrica em Fazenda Rio Grande”, afirmou. “A tranquilidade política que vivemos no Paraná, essa união que existe entre os poderes, permitiu que pudéssemos disputar essa indústria com outros estados e conseguimos trazê-la para cá.”

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

“São R$ 1,5 bilhão de investimento direto, além da parte interna, o que deve chegar a R$ 2 bilhões. Imagine todas as lojas que terão produtos fabricados dentro do Paraná, deixando de ser importado e saindo da produção aqui de Fazenda Rio Grande para ser comercializado não só no Brasil, mas também em toda a América do Sul”, acrescentou o vice-governador.

A fábrica de Fazenda Rio Grande será um dos principais centros de produção da LG na América do Sul. O terreno em que a planta industrial está sendo construída possui cerca de 770 mil metros quadrados e teve as obras iniciadas em agosto de 2024. A previsão é de que elas sejam finalizadas em janeiro de 2026, com a inauguração prevista para fevereiro. Até o momento, foram movimentados cerca de 100 milhões de metros quadrados de terra, segundo a empresa.

Será a segunda planta da multinacional no Brasil, que opera há mais de 27 anos na Zona Franca de Manaus, no Amazonas. A vinda de uma indústria para o Paraná foi articulada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior após uma missão internacional à Coreia do Sul, em 2023. Diversos estados brasileiros tinham interesse em receber a fábrica, mas o bom ambiente econômico e de negócios do Paraná pesaram na decisão dos sul-coreanos. Na sequência, em fevereiro de 2024, foi assinado um memorando de entendimento entre o Governo do Estado e repre-

sentantes da LG Electronics, em que ficou estabelecido esforços conjuntos para facilitar o início da operação, prevista para o primeiro semestre de 2026.

“Esta fábrica desempenha um papel vital em nossa produção global de refrigeradores. Estamos impressionados com a dedicação da equipe brasileira e com as melhorias contínuas que estão sendo feitas aqui. Nosso objetivo é fortalecer nossa presença na América Latina e continuar entregando produtos de alta qualidade que atendam às necessidades em evolução de nossos clientes”, afirmou o presidente da Divisão de Soluções de Cozinha da LG Electronics, Seung-tae Baek.

“Não vemos o Brasil como um mercado qualquer, mas sim importante, significativo e essencial para nós. Deixaremos de ser vistos como uma marca estrangeira para sermos uma marca do Paraná, oferecendo produtos e serviços cada vez melhores para os nossos clientes. Essa fábrica vai além de uma simples ampliação da produção. Ela representa nosso compromisso econômico regional com o Estado”, finalizou o executivo.

INCENTIVO

A instalação da planta da LG em Fazenda Rio Grande contou com o apoio do programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria da Fazenda (Sefa) e pela Invest Paraná (agência de atração de investimentos do Estado), que tem como principal objetivo fomentar a economia do Estado, atraindo novos investimentos locais, nacionais e internacionais que gerem emprego, renda e riqueza. O diferen-

cial do programa é que ele permite que empresas enquadradas pleiteiem incentivos fiscais sustentados pela legislação vigente, sem configurar renúncia fiscal.

Como forma de incentivo por parte do município, a prefeitura de Fazenda Rio Grande ficou responsável pela desapropriação do terreno e as obras de infraestrutura urbana para acesso à futura fábrica. “São cerca de R$ 40 milhões em investimentos, entre a desapropriação de 766 mil metros quadrados do terreno e a extensão de rede de energia. Estamos desapropriando mais 30 mil metros quadrados para fazer três acessos à futura fábrica”, explicou o prefeito Marco Marcondes.

CRESCIMENTO

Fazenda Rio Grande foi um dos municípios que mais cresceram no Brasil, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram 68 mil habitantes a mais em relação ao levantamento anterior, de 2010, indo de 81 mil para 149 mil pessoas. Já a projeção mais recente do IBGE, de 2024, indica que a cidade pode ter ganho 12.633 residentes a mais, chegando a 161.506 habitantes, ultrapassando Araucária como o quarto município mais populoso da RMC.

“Nós saltamos de 39º em geração de emprego em 2020 para 15º em 2024. Em 2020, tínhamos pouco mais de 7 mil empresas abertas, sendo que no final do ano passado totalizamos mais de 20 mil CNPJs ativos. Isso comprova que não só as pessoas chegam aqui, mas muitos investimentos também vêm para a nossa cidade”, complementou o prefeito.

Para ajudar no escoamento da produção não só da LG, mas de toda Fazenda Rio Grande, Curitiba e municípios da RMC, o Governo do Estado irá construir um novo corredor metropolitano entre Curitiba e Araucária. A licitação recebeu propostas de seis concorrentes, que estão sendo analisadas pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep). O orçamento máximo previsto é de R$ 355,5 milhões.

PRESENÇAS

Participaram da visita o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o deputado federal Toninho Wandscheer; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados Alisson Wandscheer e Márcia Huçulak; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tiago Wandscheer; representantes da LG Electronics; além de autoridades locais.

Educação Municipal como referência: Pinhais recebe 190 estudantes da UFPR para visita técnica

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho pedagógico realizado na Rede Municipal de Ensino

Estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram em Pinhais para uma visita técnica. O grupo foi recebido por profissionais da Secretaria de Educação (Semed). Ao todo, 190 alunos participaram da atividade. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho pedagógico realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e também nas Escolas Municipais.

A colaboração, iniciada em 2024, tem como objetivo proporcionar aos futuros pedagogos um contato direto com a realidade da educação pública, oferecendo uma visão prática da organização e gestão do sistema educacional. Lideraram os estudantes, as professoras da disciplina de Organi-

zação e Gestão da Educação Básica I - Gabriela Schneider, Cassia Domiciano, Jokasta Pires Ferraz e Andréa Barbosa Gouveia. Representantes das Divisões de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Inclusão e Diversidade da Semed conduziram as atividades, compartilhando experiências e conhecimentos com os alunos. Na oportunidade, foram abordados pontos relevantes sobre a organização do trabalho pedagógico e a estrutura para o atendimento das diferentes etapas e modalidades de ensino. De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Denise Bento da Rosa, a visita consolida a parceria entre a universidade e a rede pública de ensino. “A colaboração entre a Prefeitura de Pinhais e a UFPR de-

monstra o compromisso com a formação de qualidade dos futuros profissionais da educação e o fortalecimento da educação pública na região”, destacou.

A professora Gabriela Schneider, da UFPR, destacou a importância da experiência para os estudantes. “Poder escutar profissionais que trabalham dentro da Secretaria de Educação é de extrema relevância para os estudantes, afinal auxilia na materialização dos conceitos e amplia a compreensão sobre a importância e os desafios da organização e gestão da educação básica. Experiências como essa são muito válidas, aproximam e fortalecem a educação pública em todos os níveis e etapas. Agradecemos a Semed pela partilha tão rica e cheia de significados”, declarou.

Prefeitura entrega revitalização completa da Rua Selvino Gomes Nogueira

Via do bairro Alto Tarumã recebeu calçadas ecológicas, iluminação em LED e paisagismo. Obra integra o programa de investimentos Avança Pinhais

A Prefeitura de Pinhais concluiu mais uma importante obra do programa Avança Pinhais: a revitalização da Rua Selvino Gomes Nogueira, no bairro Alto Tarumã. A via recebeu uma série de melhorias de infraestrutura urbana.

A obra, realizada com recursos do Avança Pinhais, incluiu: calçadas em concreto poroso, que evitam acúmulo de água e demandam menos manutenção; iluminação de LED, com a substituição das lâmpadas antigas por tecnologia moderna, garantindo maior eficiência energética e melhor visibilidade noturna; sinalização viária, com nova pintura de faixas e placas para maior segurança de pedestres e motoristas; e paisagismo.

A prefeita Rosa Maria destacou a importância da obra: "Essa é mais uma entrega que demonstra o nosso compromisso com a infraestrutura de Pinhais. O Avança Pinhais está transformando a ci-

dade, e essa rua é um exemplo disso. É uma melhoria significativa para o bairro. A Rua Selvino Gomes Nogueira já tinha asfalto, mas agora está ainda mais completa, com calçadas de qualidade, iluminação moderna e um visual mais bonito. Tudo pensado no bem-estar da comunidade."

Antes das obras, a revitalização foi anunciada aos moradores na Escola Municipal Felipe Zeni, onde a prefeita e o secretário de Obras Públicas, Mário Stier, apresentaram os detalhes do projeto. A obra foi executada por empresa especializada, com fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Avança Pinhais

A revitalização da Rua Selvino Gomes Nogueira integra o Avança Pinhais, programa que destina R$ 300 milhões em melhorias para a cidade, incluindo saúde, educação, mobilidade e infraestrutura urbana.

Pinhais sediará a 1ª Conferência de Promoção da Igualdade

Pinhais sediará a 1ª Conferência de Promoção da Igualdade

Racial no dia 23 de maio

Racial no dia 23 de maio

O encontro terá como tema “Igualdade e Democracia: reparação e justiça social” e será promovido a partir das 8h no auditório da sede da Secretaria de Educação, localizado no bairro Weissópolis

Amanhã, dia 23, Pinhais será palco da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O encontro terá como tema “Igualdade e Democracia: reparação e justiça social” e será promovido a partir das 8h no auditório da sede da Secretaria de Educação (Semed), localizado no bairro Weissópolis.

O objetivo central da ação será promover o debate, reflexões e medidas de enfrentamento ao racismo, bem como outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e intolerância religiosa. A conferência também visa garantir o respeito, a proteção e a concretização dos direitos humanos, liberdades fundamentais e religiosas da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-

culturais. Além disso, buscará fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e as ações relacionadas à igualdade de oportunidades para esses grupos. Outro ponto importante será o fortalecimento da implementação de tratados relacionados aos direitos da população negra e outros segmentos étnico-raciais e étnico-culturais. O evento representa um marco na luta pela igualdade racial e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Serviço

A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será promovida a partir das 8h no auditório da sede da Secretaria de Educação, localizado na Avenida Iraí, 696, bairro Weissópolis.

Previsão

de frente fria: Zé

Cachecol

incentiva população a fazer mais doações

Campanha do Agasalho de Pinhais tem quase 100 pontos de coleta de roupas, cobertores e outros itens de inverno

A proximidade de massas de ar frio no Sul do Brasil vai provocar queda gradual das temperaturas em Pinhais nos próximos dias. Com isso, as equipes envolvidas na Campanha do Agasalho de Pinhais reforçam o pedido por mais doações de casacos, roupas, cobertores e outros acessórios de inverno. O município conta com cerca de 100 pontos de coleta, distribuídos em órgãos públicos, empresas e outras instituições parceiras. A arrecadação segue até 31 de julho. Como mascote oficial da Campanha do Agasalho, Zé Cachecol está visitando diversos locais para incentivar a população a realizar donativos de itens em bom estado. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), parte dos itens entregues não está em condições de uso. Segundo o Simepar, há previsão de chuva para Pinhais na próxima quinta (22) e sexta (23), quando as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 13°C, e as máximas não passarão de 15°C. Os dias seguintes devem ter leve elevação de temperatura até a próxima quarta-feira (28), quando está prevista a chegada de uma massa de ar polar, o que vai provocar queda brusca de temperaturas, com mínimas próximas a zero nos dias seguintes.

Serviço Campanha do Agasalho 2025 - De abril a 31 de julho - Informações: (41) 99206-1150

Curitiba: proposta regulamentação do transporte para PcD

Curitiba já conta com o serviço de transporte especializado porta a porta, cujas regras hoje são estabelecidas via decreto municipal Atualmente, o transporte especial de pessoas com deficiência é regulamentado via decreto. (Foto: Valdecir Galor/SMCS)

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet usando as expressões “transporte”, “pessoa com deficiência”, “Curitiba”, certamente vai acessar a página da Prefeitura de Curitiba que explica o que é o Transporte Acesso, um serviço de micro-ônibus que busca a pessoa com deficiência (PcD) na porta da sua casa e a leva até onde ela precisa de atendimento, seja na área da saúde ou na área da assistência social. Esse transporte, atualmente, é regulamentado através de um decreto municipal. Para torná-lo uma política pública permanente, está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que visa criar o “Serviço de Transporte Especial Acesso”, voltado às pessoas com deficiência severa, que não conseguem utilizar os meios de transporte convencionais. A proposta é de autoria dos vereadores Laís Leão e Marcos Vieira, que integram a bancada do PDT no Legislativo. Na justificativa da matéria (005.00301.2025), os autores argumentam que há uma necessidade de transformar em lei um serviço que hoje existe apenas por meio do decreto 145/ 2025. Segundo eles, “enquanto políticas de governo podem ser alteradas a cada gestão, uma política de Estado aprovada por lei assegura os direitos independentemente de mudanças administrativas”.

Conforme a redação, o serviço será oferecido a moradores de Curitiba com deficiência intelectual moderada ou severa, múltiplas deficiências, limitações físicas graves ou transtorno do espectro autista (TEA) com dificuldades de mobilidade. Para ser atendido regularmente, o usuário precisará apresentar laudo médico recente e ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos, conforme a composição familiar.

O projeto de lei também prevê que, até três vezes por mês, será permitida a utilização esporádica do Transporte Especial Acesso sem a exigência de

critérios de renda, bastando a apresentação da carteirinha de identificação que comprove a deficiência, “visando atender a situações eventuais e emergenciais”. O deslocamento será feito por rotas pré-agendadas, com saída e retorno à residência, e o agendamento deve ser feito com pelo menos sete dias de antecedência.

Além dos critérios médicos e de renda, a proposta estabelece situações que priorizam o atendimento, como a existência de mais de uma pessoa com deficiência na mesma família, presença de menores de 12 anos no domicílio ou quando o cuidador da PcD for idoso. A matéria também garante o direito ao recurso, caso o pedido de uso do transporte seja negado - o prazo para que ele seja apresentado será de 15 dias úteis, a partir da ciência da decisão.

Segundo os vereadores, a regulamentação do serviço via lei municipal se fundamenta no Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei federal 13.146/ 2015), que obriga o poder público a garantir acessibilidade no transporte.

A justificativa argumenta, ainda, que “não se pode invocar a reserva do possível para negar a aplicação de direitos fundamentais como a mobilidade e a dignidade”.

Como funciona o Transporte Acesso hoje?

Atualmente, o Transporte Acesso é um serviço porta a porta, realizado com micro-ônibus, que busca e leva pessoas com deficiência de casa até serviços de saúde ou assistência social, dentro de Curitiba. Para utilizá-lo, é preciso cumprir critérios como residir no município, ter deficiência com restrições severas de mobilidade, autonomia ou comportamento, e possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O cadastro deve ser feito presencialmente no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da área de moradia, mediante apresentação de documento de identidade, laudo da deficiência e Cadastro Único atualizado. Após a aprovação, o usuário recebe uma credencial e pode fazer os agendamentos com antecedência mínima de uma semana.

O projeto de lei de Marcos Vieira e Laís Leão, que visa regulamentar o serviço, já passou pela análise da Procuradoria Jurídica (Projuris) da CMC e aguarda a votação de parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se chegar à votação em plenário, e for aprovada, a lei entrará em vigor 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial de Curitiba. Por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques

Líder do governo na Câmara de Curitiba, o vereador Serginho do Posto (PSD) encaminhou a votação do requerimento de urgência. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Piso da Enfermagem: uso do superávit de fundos municipais recebe urgência

Mensagem autoriza a Prefeitura de Curitiba a destinar o superávit de fundos municipais para fazer frente ao Piso da Enfermagem

Na quarta-feira (21), em votação simbólica, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou em submeter ao regime de urgência uma mensagem referente à destinação do superávit de determinados fundos municipais. O projeto de lei autoriza o Executivo a alocar tais recursos para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, nos termos no artigo 198, parágrafo 12, da Constituição Federal.

Com a aprovação do rito diferenciado de tramitação, a proposta de lei será votada na sessão da próxima terça-feira (27), em primeiro turno, independentemente dos pareceres das comissões temáticas. Se aprovada em plenário, dependerá de confirmação em segundo turno na sessão seguinte, de quarta-feira (28).

O regime de urgência abre as deliberações da ordem do dia. Além disso, “tranca” a pauta do plenário, isto é, não pode ser adiado ou ter a votação invertida por outro projeto. Líder do governo, Serginho do Posto (PSD) encaminhou a votação do requerimento, assinado por ele e outros 13 vereadores (411.00007.2025).

“Em 2022, nós tivemos a aprovação do Piso [Nacional] da Enfermagem, que atende o enfermeiro, o auxiliar e o técnico de enfermagem, [...] foi um tema muito debatido, era uma reivindicação muito antiga por parte desta classe”, lembrou Serginho. Na sequência, explicou o vereador, o Congresso aprovou uma nova emenda constitucional para liberar o uso do superávit dos fundos para o pagamento do piso salarial a esses servidores, até o ano de 2027.

“A existência de saldos excedentes ou superavitários nos fundos municipais pode representar uma oportunidade estratégica para potencializar a execução de políticas públicas essenciais”, complementa a justificativa do requerimento de urgência. “Ao buscar a otimização e racionalização da aplicação desses recursos, pretende-se não apenas evitar a ociosidade financeira, mas também garantir a efetividade na alocação orçamentária, promovendo o cumprimento das exigências legais de investimento mínimo em áreas prioritárias, conforme disposto na Constituição Federal e em normas infraconstitucionais.”

Além de Serginho do Posto (PSD), o requerimento de urgência recebeu a assinatura dos vereadores Delegada Tathiana Guzella (União), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Leonidas Dias (Pode), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Olimpio Araujo Junior (PL), Rodrigo Marcial (Novo), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Sidnei Toaldo (PRD), Tiago Zeglin (MDB), Tico Kuzma (PSD) e Toninho da Farmácia (PSD).

O que diz a mensagem do Executivo?

Com o texto bastante enxuto, a mensagem do Executivo possui dois artigos. O primeiro deles autoriza o Poder Executivo a fazer a destinação do superávit financeiro das fontes de recursos dos fundos municipais de acordo com a previsão legal estabelecida pelo artigo 5º, inciso II, da Emenda Constitucional (EC) 109/2021, alterada pela EC 127/2022. Tal dispositivo afirma que o superávit financeiro das fontes de recursos dos fundos públicos do Poder Executivo, apurado ao final de cada exercício, poderá ser destinado ao pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, até o ano de 2027. Em seguida, parágrafo único do artigo 1º da mensagem exclui da autorização contida no caput “os fundos destinados ao pagamento de remuneração dos servidores do Município de Curitiba”. Já o parágrafo 2º trata da vigência da lei que, se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

“O objetivo principal do projeto é otimizar e racionalizar a aplicação de recursos financeiros excedentes e/ou superavitários eventualmente verificado nos fundos municipais, com vistas ao cumprimento dos índices e/ou percentuais mínimos de gastos obrigatórios estipulados na Constituição Federal e em outros diplomas legislativos infraconstitucionais”, cita a justificativa da mensagem, encaminhada pelo Executivo à Câmara Municipal no dia 28 de abril (005.00371.2025).

A proposta inicialmente passou pela análise da Procuradoria Jurídica da Câmara de Curitiba. A instrução observa que a EC 127 apresentou “a solução provisória de alocação do superávit de fundos públicos como forma de viabilizar o pagamento dos novos pisos salariais até o ano de 2027”. O documento acrescenta que o projeto de lei é “materialmente constitucional” e que se deve atentar “ao fato de que há vedações, ou seja, nem todo fundo pode ser utilizado pelo Poder Executivo”. Na terça-feira (20), a proposta foi admitida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Curitiba. Responsável pelo parecer positivo, o presidente do colegiado, vereador Fernando Klinger, observou que a matéria “cumpre todas as formalidades exigidas para sua constitucionalidade”. Se não tivesse entrado em regime de urgência, a mensagem também precisaria ser discutida pelos colegiados de Economia, Finanças e Fiscalização e de Serviço Público. Por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques

Missão paranaense defende APAEs do Estado no Supremo Tribunal Federal

Encontro com o ministro Dias Toffoli foi debatida a ADI que pede a revogação de duas leis do Paraná — 17.656/13 e 18.419/15 — que garantem o suporte do Estado à modalidade de educação especial oferecida por entidades filantrópicas, como as APAEs

Uma missão do Paraná esteve na quarta-feira (21) no Supremo Tribunal Federal (STF) para defender as APAEs do Estado. O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, participou da reunião com o ministro Dias Toffoli e solicitou que não seja concedida liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.796. Segundo ele, uma decisão contrária prejudicaria milhares de famílias paranaenses que necessitam de acesso à educação especial.

A ADI foi proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e pede a revogação de duas leis do Paraná — 17.656/13 e 18.419/15 — que garantem o suporte do Estado à modalidade de educação especial oferecida por entidades filantrópicas, como as APAEs. De acordo com a ação, os recursos deveriam ser destinados exclusivamente ao ensino regular inclusivo. Curi afirmou que a missão paranaense explicou ao ministro Toffoli, com base em dados, que o sistema adotado no Paraná está consolidado e assegura um atendimento adequado e de qualidade, de acordo com as necessidades dos alunos da educação especial, sem prejuízo às demais modalidades. O grupo também demonstrou as consequências que a interrupção desse modelo traria para as famílias, os alunos e os profissionais que atuam na educação especial.

“Viemos aqui (STF) em nome do governador Ratinho Junior e estamos todos juntos em defesa das APAEs do Paraná”, reafirmou o deputado Alexandre Curi ao final do encontro. A missão foi composta pelos secretários estaduais Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família) e Santin Roveda (Justiça), pelo procurador-geral do Estado, Luciano Borges, pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), pelo deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) e por representantes das APAEs. Manifestações

“Estivemos em Brasília para apresentar a realidade das Apaes do estado do Paraná, mostrando como a verdadeira inclusão é feita. Porque as pessoas que não conhecem uma Apae ou uma escola especializada, não sabem o efeito que essas instituições fazem na vida desses seres humanos”, afirmou o deputado Bazana.

A deputada estadual, Maria Victoria (PP), destacou o ótimo trabalho realizado pelas Apaes no Paraná e se disse bastante preocupada com a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode inviabilizar o atendimento especializado oferecido a milhares de estudantes com deficiência em todas as regiões do Paraná.

“As Apaes do Paraná são referência no país em atenção, cuidado e profissionalismo. Trabalham de forma integrada em conjunto com a secretaria da Educação garantindo o melhor atendimento aos nossos estudantes”, ressaltou.

“Qualquer análise jurídica da situação deve levar em conta esse trabalho de excelência realizado pelos diretores e educadores da APAE. A atuação deles é integrada às práticas da Secretaria Estadual da Educação e das secretarias municipais”, acrescentou Maria Victoria.

“Fiquei surpreso e preocupado com a Ação Di-

reta de Inconstitucionalidade (ADI) que pede a suspensão de leis estaduais que permitem repasse de recursos a escolas e entidades que trabalham com acolhimento e inclusão de crianças com deficiência. Considero que essas legislações representam avanço e garantem suporte financeiro a essas instituições no Paraná”, apontou o deputado Tercilio Turini (MDB).

O deputado Luiz Claudio Romanelli reafirmou seu apoio às APAEs e criticou a tentativa de questionar a legislação estadual que garante a atuação das instituições no sistema público de ensino. Para o deputado, a questão já está superada no Paraná, graças ao avanço legislativo promovido pela Assembleia.

“Esse tema, para nós aqui, já está vencido. Tanto a lei de 2013 quanto a de 2015 — da qual participei muito ativamente, especialmente em 2015 — foram justamente para superar o impasse que vivíamos com a legislação federal. O Paraná tem uma legislação específica: as APAEs estão incluídas no nosso sistema estadual de educação básica, fazem parte do nosso sistema. Não há nenhuma irregularidade nisso”, explicou.

A deputada Márcia Huçulak (PSD) também se manifestou sobre o tema. “A legislação do Paraná não afronta a inclusão como alega Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Nenhum pai, nenhuma mãe e nenhum cuidador é obrigado a colocar uma criança na Apae. Eles têm a opção no Paraná”, declarou.

“A gente sabe o trabalho e amor que esses profissionais das Apaes, que são pessoas preparadas e especializadas para cuidas das pessoas”, disse a 1ª vice-presidente da Assembleia, deputada Flávia Francischini (União).

“Estou preocupado com ADIN, porque aqui no Paraná temos um trabalho histórico e reconhecido feito pelas escolas especiais do estado. E temos que reconhecer o direito das famílias de utilizarem esse serviço tão importante”, apontou o deputado Marcelo Rangel (PSD).

“Importante deixarmos claro essa defesa de todo esse trabalho que as Apaes realizam no nosso estado, que é feito com dedicação e profissionalismo”, ressaltou a deputada Luciana Rafagnin (PT).

O deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, reforça a relevância otrabalho das Apaes e defende que “a inclusão verdadeira respeita a diversidade e as necessidades específicas de cada indivíduo”. Segundo o parlamentar, o papel do Estado deve ser o de garantir opções, não impor modelos únicos: “A escola especial não deve ser vista como segregação, mas como um espaço de acolhimento, adaptação e estímulo ao desenvolvimento. A liberdade de escolha das famílias deve ser preservada.”

Ainda segundo Leprevost, o momento exige união e sensatez. “A Frente Parlamentar da Medicina está ao lado das famílias, das APAEs e das instituições sérias que promovem o bem-estar das pessoas com deficiência. Vamos defender com firmeza o direito à educação especializada e a continuidade dessas escolas que são, na verdade, pilares de inclusão e humanidade.”

Sessão solene comemora 60 anos de contribuições da ADVB/PR ao marketing e vendas no Paraná Cerimônia proposta pelo deputado Ney Leprevost (União) reconheceu a capacitação profissional e o fomento ao mercado promovidos pela entidade

Dos anúncios na lista telefônica à inteligência artificial, muita coisa mudou nos 60 anos da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR). As transformações tecnológicas foram acompanhadas pela constante capacitação profissional promovida pela entidade, comemorada nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná, em reconhecimento ao protagonismo no fomento ao mercado e à liderança empresarial no Estado. Proponente da homenagem, o deputado Ney Leprevost (União) ressaltou que a ADVB/PR congrega os dirigentes de vendas que atuam diretamente nas áreas do comércio, marketing e comunicação. “Estamos aqui reconhecendo de forma oficial as pessoas que fazem parte da história do desenvolvimento do Paraná, que geram empregos, são grandes pagadores de impostos, pessoas que marcaram sua trajetória por contribuir para a economia do nosso Estado”, afirmou.

A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, citou os avanços desde o início da entidade, em 1964. “Costumamos dizer que, antigamente, os vendedores iam de porta em porta com a pastinha debaixo do braço, faziam anúncio na

lista telefônica e, hoje, estamos falando de inteligência artificial. Mas o fator humano continua muito forte, e a ADVB sempre investiu muito na capacitação dos profissionais por trás das estratégias de vendas e marketing”, destacou.

Segundo ela, o formato mudou, mas manteve-se o associativismo, o trabalho conjunto dos profissionais de forma colaborativa, a busca por ações que visam ao networking, à geração de negócios, à capacitação constante e à promoção dos profissionais. “E também o reconhecimento dos melhores profissionais e das marcas paranaenses. Com isso, a ADVB certamente transformou muitas vidas por meio dos negócios, das melhorias nas carreiras e nas empresas”, acrescentou. Ela agradeceu a homenagem e a parceria com o Poder Público. “É uma honra estar nesta Casa Legislativa. Que a ADVB tenha 60 e muitos anos pela frente, porque as atividades de marketing e vendas são essenciais para o desenvolvimento de qualquer mercado. Não há vendas sem mercado, nem economia sem marketing, que são atividades muito importantes para o desenvolvimento do nosso Estado”, concluiu.

Também foram homenageados com certificado de Menção Honrosa: Eduardo Jaime

zano, representado por Claudia Vasconcelos, e Ronie Pires. Desenvolvimento

A ADVB/PR completou 60 anos em novembro de 2024, mas este ano foi escolhido para concentrar todas as comemorações da entidade. Nessas seis décadas, a ADVB tem trabalhado com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências e ideias entre associados, profissionais do mercado e nomes de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade em geral nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e inovação.

Inscrições Abertas para o Evento Comemorativo dos 4 Anos do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar – PARLA

Estão abertas as inscrições para o evento comemorativo do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar – PARLA, que será realizado no dia 27 de maio de 2025, das 14h às 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. Com o tema “É do Parlamento que também nasce a democracia”, o encontro marca não apenas um aniversário institucional, mas também um momento de reflexão sobre o papel do Legislativo no fortalecimento da democracia brasileira.

A realização conta com o apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná e é voltada a todos que se dedicam ou se interessam pelo universo legislativo: estudantes, professores, pesquisadores, parlamentares, servidores públicos, advogados e demais cidadãos. Além de fomentar o diálogo interdisciplinar entre academia, parlamento e sociedade civil, o evento oferece certificação de 4 horas complementares aos participantes.

A programação contará com três momentos centrais. Na mesa de abertura, Monike Santos (presidente do PARLA), Cynhtia Juruena (vice-presidente) e Jeulliano Pedroso (Escola do Legislativo) vão destacar avanços na promoção do Direito Parlamentar no país. Na sequência, o painel “Legislativo Importa?” terá as participações do professor Emerson Urizzi Cervi (UFPR) e da vereadora Camilla Gonda (CMC), que discutem a relevância e os desafios contemporâneos das casas legislativas.

dora Giorgia Prates, e o jurista Cassio Prudente Vieira Leite (OAB/PR) analisam os limites éticos e comportamentais que norteiam a atuação parlamentar. Já em “Parlamento e Memória”, com mediação de Renan

Os painéis temáticos aprofundam questões essenciais para a institucionalidade democrática. Em “Decoro no Legislativo”, mediado por Suellen Moura (PARLA), nomes como o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, a verea-

Guedes Sobreira (PARLA), a deputada Luciana Rafagnin, a professora Ana Maria Lima de Oliveira (presidente da Comissão de Anistia do Governo Federal) e o cientista político Adriano Codato (UFPR) discutem como a história institucional e as políticas de memória moldam o
Créditos: Valdir Amaral/Alep
Martins, Itacir Cardoso, Jair Euclides Capristo, Marco Aurélio Silveira, Ney Braga Alves, Odone Fontes Martins (in memoriam), representado por Luiz Augusto Juk, Rodrigo Floren-

Niede D'Aquino lança livro com performance no Belvedere

A curitibana Niede D'Aquino retorna à cidade com um evento multicultural no sábado, 7 de junho Depois de décadas vivendo fora do Brasil, a musicista, dançarina, maestrina, escritora e ex-advogada Niede D’Aquino volta à cidade natal para lançar seu livro Ad Infinitum, crônicas biográficas que mostram seu envolvimento com diferentes culturas e as experiências sensoriais que viveu.

A obra, originalmente publicada em capítulos no Facebook, foi compilada pelo editor Adelfabian Giacomini, o Nirvan, e publicada pela Mr. Frodo Editorial, de Porto Alegre. “Pelas misteriosas sincronicidades da vida conheci Niede e surgiu a oportunidade de publicá-la. Suas crônicas reacenderam a chama para seguir os meus sonhos mais apaixonados”, diz o editor.

A protagonista do livro é a própria autora, escondida na personagem Ela. Para Niede, “o livro é um convite a ficarmos abertos ao bem viver, presentes, para ver as coisas como são, sem projeções. Vivemos a felicidade inerente, parte do que somos no agora, magia da criação. Somos seres de luz e nos alimentamos de luz. A Beleza e Alegria se instalam na Vida”.

O evento terá a participação do DJ Luiz Fernando Anka, com música eletrônica; exibição de um curto vídeo, com direção de Nirvan; momento de dança com a própria Neide e sessão de autógrafos. Além disso, Niede lerá um capítulo do livro e se apresentará ao piano. Nirvan afirma que “Niede sopra e atiça o fogo transcendente do espírito provocando nossa Vontade de viver e se atirar corajosamente no rio da existência”.

É um bom resumo do que o evento promete: uma experiência multicultural e sensorial, de acordo com os conceitos de vida em harmonia com a natureza e a consciência em constante expansão, adotados pela autora.

Serviço

Local: Belvedere do Setor Histórico

Praça João Cândido, ao lado das Ruínas

Data: 7 de junho

Horário: a partir das 14h30

Valor do livro: R$ 60,00

Contato da autora para entrevistas: 48 99191-6665

Observação: no local funciona o Café-escola do Senac, que estará aberto para atendimento ao público

Alessandra Maestrini apresenta espetáculo no Teatro Sesc da Esquina nesta sábado (24)

Ela ficou conhecida em todo o Brasil pela divertida personagem Bozena, que interpretou no programa Toma Lá Dá Cá, da TV Globo, de 2005 a 2009. Apesar desse papel marcante em sua carreira, Alessandra Maestrini é uma multiartista e, no Teatro do Sesc da Esquina, no dia 24 de maio, a partir das 20h, ela mostra o seu talento musical com o espetáculo Yentl em Concerto. Alessandra assina o roteiro, a direção, a produção e é a protagonista do espetáculo: a jovem Yentl, cuja história é ambientada no início do século XX. A peça é uma adaptação do conto Yentl, the Yeshiva Boy, escrito por Isaac Bashevis Singer, e levado ao

cinema em 1983 por Barbra Streisand – quando ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora. O pai da personagem principal, Rebbe Mendel, a ensinava secretamente o Talmud e o Torah – estudos que eram proibidos para as mulheres. Decidida a desafiar um destino que a condenava a permanecer na ignorância de Deus, do mundo e de si, Yentl traveste-se de homem e segue para uma escola onde apenas meninos estudam os textos sagrados do judaísmo. Lá, apaixona-se por seu colega de estudos, Avigdor, e precisa descobrir até onde está disposta a abrir mão de sua identidade.

SERVIÇO

Espetáculo Yentl em Concerto, com Alessandra Maestrini

Dia 24 de maio de 2025, às 20h

Entre uma música e outra, Maestrini interpreta todos os personagens e conta com humor, sensibilidade e questionamento, a história de Yentl em busca por um céu que abrigue suas asas. Alessandra Maestrini

Alessandra Maestrini é atriz, cantora, compositora, poeta, diretora, produtora, dramaturga, ativista, tradutora e versionista. Ficou conhecida do grande público de tv como comediante através da empregada Bozena “Lá de Pato Branco daí”, do seriado Toma Lá Dá Cá, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa. Sua interpretação causou impacto tamanho, que a personagem acabou entrando para o folclore nacional.

Após sua participação na minissérie Amazônia – De Galvez a Chico Mendes, de Gloria Perez, foi protagonista, também em TV, da novela Tempos Modernos, do quadro Correio Feminino, do Fantástico, e das séries Tempero Secreto, As Canalhas, Sexo e as Negas e A Cara do Pai. Seu primeiro CD solo como cantora, Drama‘N Jazz, foi lançado pela Som Livre. Em 2013, passa a produzir seus próprios espetáculos com o show Drama‘N Jazz, com direção e direção de arte de Gringo Cardia, que tem apresentado em alguns dos principais palcos brasileiros. O show inclui clássicos do jazz, blues e musicais, além de uma versão em inglês de Eu te Amo, de Chico Buarque. Maestrini é uma das únicas a ter aprovadas as versões para o inglês de letras de Chico, que chegou a dizer brincando que: “as versões que Alessandra Maestrini fez das minhas músicas para o inglês, a meu ver, me parecem melhores que o original”. Com uma capacidade vocal impressionante, soprano absoluta com 4 oitavas de tessitura, é frequentemente usada como exemplo de crossover singer entre mestres de canto e fonoaudiólogos, pela facilidade com que transita entre os variados estilos musicais (mpb, rock, jazz, ópera, etc).

Local: Teatro da Esquina – Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Mercês

Ingressos: R$ 30 público em geral | R$ 15 meia entrada | R$ 10 comerciários e dependentes

Silvia Bocchese de Lima | Jornalista

Núcleo de Comunicação e Marketing Rua Visconde do Rio Branco, 931 - 1º andar | CEP 80.410-001 | Curitiba - PR Tel: (41) 3883-4517 | (41) 99610-6251 | email: silvia.lima@sescpr.com.br | www.fecomerciopr.com.br

FliCu 2025: um dia inteiro de literatura, encontros e lançamentos

No dia 25 de maio, a Arte e Letra realiza a FliCu — Feira Literária de Curitiba, edição 2025, encontro que celebra a cena literária curitibana. O evento acontecerá na livraria Arte & Letra das 10h às 18h. Ao longo do dia, autores, leitores, editoras, tradutores, ilustradores, revisores e entusiastas da palavra se reúnem em torno do que têm em comum: o desejo de pensar, criar e circular literatura. Uma verdadeira festa, com mesas de conversa, lançamento e feira com editoras e coletivos locais.

A programação dos bate-papos começa às 11h com a mesa “Histórias que vêm de fora”, na qual o escritor angolano Hermelindo Chico conversa com Frede Tizzot sobre seu livro Raízes de Liberdade e sobre escrever sendo imigrante em Curitiba . Às 14h30, o jornalista Irinêo B. Netto e Thiago Tizzot falam sobre a tradição curitibana das revistas literárias. Às 15h30, acontece o lançamento da edição #4 da Julia Revista de Literatura, com

sessão de autógrafos. E, às 16h30, a mesa “Dalton 100” reúne os escritores Luci Collin, Carlos Machado, Thiago Tizzot e a tradutora Emanuela Siqueira para uma conversa em homenagem ao centenário de nascimento de Dalton Trevisan. Durante todo o dia, a editora Arte e Letra oferecerá descontos progressivos em seu catálogo, e o público poderá visitar estandes de diversas editoras e coletivos: Comala, Otake Ateliê, Magnolia Cartonera, Amora Livros, Era uma vez, Donizela, Humaitá e Telaranha. E aproveitar o café e comidinhas da Arte & Letra.

A entrada é gratuita.

SERVIÇO

Data: 25 de maio de 2025

Local: Livraria Arte e Letra

Rua Desembargador Motta, 2011. Horário:

A partir das 10h até às 18h

Programação, arte e mais informações: @arteeletra

3º Feirão de Imóveis de São José dos Pinhais será realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho

Buscando um imóvel, mas não sabe por onde começar? Vem aí o 3º Feirão de Imóveis de São José dos Pinhais, reunindo nesta edição 16 imobiliárias. O evento, promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), será realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho, das 10 às 20h, na Rua XV de Novembro, n.º 1.820, no Centro. Com o propósito de aquecer o mercado imobiliário e

Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, será bloqueada para realização de obras

Por conta de obras de ajuste no canteiro central, um trecho da Avenida Rui Barbosa, próximo ao cruzamento com a Rua David Campista, em São José dos Pinhais, será parcialmente bloqueado entre os dias 23 e 26 de maio, das 8h às 17h.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informa que a via estará operando com uma pista de cada sentido. A recomendação é para que todos os condutores redobrem a atenção ao transitarem próximo ao local e, se possível, utilizem rotas alternativas.

auxiliar os potenciais compradores, o Feirão é um evento totalmente gratuito para que a população encontre as melhores ofertas e tire dúvidas em relação ao mercado. A diretora do Departamento de Comércio e Serviços da Sics, Vera Rodrigues, ressalta que no local terá uma equipe de corretores preparados para oferecer as melhores opções de imóveis disponíveis para

comprar ou alugar em São José dos Pinhais.

“O evento é uma ótima oportunidade para encontrar o imóvel ideal, pois reúne diversas imobiliárias em um só local, poupando tempo e deslocamento até as unidades” , afirma.

Em relação ao financiamento dos imóveis, a negociação será feita direta com as instituições financeiras correspondentes, permitindo que os munícipes

tenham liberdade para escolher a opção que melhor atenda às suas necessidades e possibilidades.

SERVIÇO

Evento: 3º Feirão de Imóveis de São José dos Pinhais

Data: 5, 6 e 7 de junho

Horário: Das 10h às 20h

Endereço: Rua XV de Novembro, n.º 1.820 –Centro (em frente à Secretaria de Cultura)

Maio Laranja: SJP intensifica ações contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança (Semuseg), realizará duas importantes ações de conscientização no município. A primeira será no dia 21 de maio, a partir das 8h45, com uma blitz educativa em frente à Catedral de São José dos Pinhais, na Praça 8 de Janeiro.

Já no dia 23 de maio, das 8h às 17h, será ministrada um seminário na Câmara de Vereadores, com o tema “Proteja, denuncie e faça a diferença!”. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever previamente por meio do link: https://abre.ai/mMiK.

As ações buscam alertar a população sobre um problema ainda presente em todo o país. Em 2024, São José dos Pinhais registrou 97 casos de estupro de vulnerável, segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR).

A coordenadora da Patrulha Anjos da Guarda, GM Sônia, destaca que a violência sexual deixa marcas profundas nas vítimas.

“Esses atos comprometem o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, afetando sua saúde mental e física, além de violar seus direitos fundamentais à proteção e ao respeito”, afirma a GM.

A Patrulha atua de forma permanente no município, acompanhando medidas protetivas e articulando ações com outros serviços públicos. Além da Guarda Municipal, o município conta com uma rede integrada de proteção.

O trabalho envolve as secretarias de Saúde (com destaque para o Ambulatório Sentinela), de Educação (por meio do Núcleo de Direitos da Criança e do Adolescente –NUDCAI), de Assistência Social, da Defesa Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além do COMDICA, do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Tutelar, entre outras instituições governamentais e não governamentais.

SOBRE O MAIO LARANJA

A campanha Maio Laranja foi instituída pela Lei n.º 14.432/2022 e tem como objetivo sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade sobre os perigos e sinais do abuso sexual infantil. O dia 18 de maio é o marco principal da mobilização, instituído pela Lei n.º 9.970/2000, em memória da menina Araceli Crespo, assassinada aos 8 anos de idade após sofrer violência sexual em 1973.

“O caso de Araceli se tornou um símbolo da luta pelos direitos da infância no Brasil e reforça a importância de combater toda forma de violência sexual contra crianças e adolescentes”, enfatiza a coordenadora da Patrulha Anjos da Guarda, GM Sônia.

A Prefeitura, por meio da Semuseg, reforça que a denúncia é uma das principais ferramentas no enfrentamento dessa realidade. “É essencial estar atento a sinais de alerta e manter um diálogo aberto com crianças e jovens, seja em casa, na escola ou em instituições”, finaliza a GM Sônia.

CANAIS PARA DENÚNCIA: Disque 181

Disque 100

Guarda Municipal: 0800 153 0800

Patrulha Anjos da Guarda: (41) 3381-6330 ou WhatsApp (41) 98744-7938

PREFEITURA ITINERANTE

Veja a lista de serviços móveis da Prefeitura de Curitiba para sexta-feira (23/5)

A Prefeitura de Curitiba oferece serviços itinerantes em diferentes pontos da cidade, para atendimento ao cidadão. Veja onde estão.

Confira a lista de serviços móveis da Prefeitura de Curitiba para sexta feira (23/5)

COLETA DO LIXO TÓXICO

Local: Rua José Rodrigues Pinheiro, ao lado do Terminal Pinheirinho - Capão Raso

Horário: 7h30 às 15h

SINE MÓVEL

Local: Terminal Pinheirinho - Avenida Winston Churchill, 1.871 - Capão Raso

Horário: 9h às 15h30

URBS MÓVEL

Local: Terminal Pinheirinho - Avenida Winston Churchill, 1.871 - Capão Raso

Horário: 10h30 às 15h30

FALA MÓVEL

(Unidades volantes do programa de consultas públicas Fala Curitiba, para o público sugerir melhorias para a cidade)

Local: Rua da Cidadania do Boa Vista - Avenida Paraná, 3.600 - Bacacheri

Período: manhã

Local: Praça Maestro Bento Mossurunga

- Rua Ana Berta Roskamp, 552 - Cajuru

Período: manhã

Local: Unidade de Saúde Erico Veríssimo

- Rua Exp. Francisco Pereira dos Santos, 510 - Alto Boqueirão

Período: manhã

Local: Farmacia Nissei - Rua João Bettega, 6.100 - CIC.

Período: manhã e tarde

Local: Rua da Cidadania Boa Vista - Avenida Paraná, 3.600 - Bacacheri

Período: tarde

Local: Shopping Salgado Filho - Avenida Senador Salgado Filho, 1.385 - Uberaba

Período: tarde

Local: Banco Itaú -

Rua Francisco Derosso, 4137 - Xaxim

Período: tarde

FEIRAS DE ARTESANATO

Feira de Arte e Artesanato Cajuru

Local: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 - Cajuru

Horário: 13h às 19h

Feira de Arte e Artesanato Pinheirinho

Local: Avenida Winston Churchill, 2.033Pinheirinho

Horário: 8h às 15h

FEIRAS LIVRES

Feira das Cooperativas Osório

Local: Praça Osório s/n - entre a Travessa

Jesuíno Marcondes e a Avenida Vicente Machado - Centro

Horário: 8h às 14h

Feira Livre Água Verde A

Local: Rua Cel. Dulcidio, s/n - entre Petit

Carneiro e Avenida Água Verde - Água Verde

Horário: 7h às 11h

Feira Livre Cristo Rei

Local: Avenida Visc. de Guarapuava, s/nentre as ruas Atílio Bório e a Reinaldino Schaffenberg de Quadros - Cristo Rei

Horário: 7h às 11h

Feira Livre Jardim das Américas

Local: Rua Ana Roskamp, s/n - entre as ruas Cel. Joaquim Lacerda e a Almir Trova de Oliveira, ao lado da Praça Bento Mossurunga - Jardim das

Américas

Horário: 7h às 11h

Feira Livre Jardim Social

Local: Avenida Pres. Washington Luiz, s/n - esquina com República do Líbano, junto à Praça Villa Lobos - Jardim Social

Horário: 7h às 11h

Feira Livre Vila São Pedro

Local: Rua Eng. Wladislau Dec, s/n - entre as ruas 1° de Maio e Cláudio Todisco - Boa

Vista

Horário: 7h às 11h

Feira Noturna Boa Vista

Local: Rua Jorge Barbosa, s/n - entre Anita Garibaldi e Alfredo Wekerlin - Boa Vista

Horário: 15h às 20h

Feira Noturna Conjunto Cassiopéia

Local: Rua Alberto Potier - entre as ruas

José Merhy e Carlos de Campos - Boa Vista

Horário: 16h às 21h

Feira Noturna Capão Raso

Local: Rua Albino Vico, s/n - entre Pedro

Gusso e Winston Churchill - Capão Raso

Horário: 17h às 22h

Feira Noturna Champagnat

Local: Avenida Cândido Hartmann, s/nentre as ruas Pe. Agostinho e a Pe. Anchieta, ao lado da Praça da Ucrânia - Bigorrilho

Horário: 17h às 22h

Ponto do Pescado Mercês

Local: Praça Divina Pastora, s/n - entre a Avenida Manoel Ribas e a Rua Paulo Martins - Mercês

Horário: 8h às 18h

CÂMBIO VERDE

Vila São Jorge

Local: Rua Manoel Gustavo Schier, esquina com José Gusso - Fazendinha/Portão

Horário: 9h às 10h

Portelinha

Local: Rua Professor Brasílio Ovídio da Costa, esquina com Herbert Neal (em frente à Igreja Assembléia de Deus Congregação

Santa Quitéria) - Santa Quitéria

Horário: 10h às 11h

Vila Sandra

Local: Rua Verônica Tribek Moro, esquina com as ruas Ney Rebello Tourinho e Domingos Farias de Mello - CIC

Horário: 9h às 10h

Vila Tramontano

Local: Rua Padre José Kentenich, em frente ao campinho e ao lado da casa de n° 1.216 - CIC

Horário: 10h às 11h

Caiuá

Local: Rua Marcos Antônio Malucelli, entre as ruas Rosa Rigoni Landal e Durval Leopoldo Landal - CIC

Horário: 9h às 10h

Vila Progresso

Local: Rua Natálio Scussiato, esquina com Pedro Dybas (próximo à Capela São Luiz Orione) - Campo Comprido

Horário: 9h às 10h

Vila Estrela

Local: Rua Aristides Borsato, esquina com Olinda Carlos Belmont - Fazendinha

Horário: 10h às 11h

Pinh. Roma

Local: Rua Professor Dario Garcia - dentro do Parque Tingui - Pilarzinho

Horário: 14h às 15h

Lamenha Pequena

Local: Rua Justo Manfron, nº 254 (próximo ao Condomínio Caesar Residence) - Santa Felicidade

Horário: 15h às 16h

Jardim Pinheiros

Local: Rua Adolfo Lutz, atrás do Distrito de Manutenção Urbana Santa Felicidade (próximo à Escola Foz do Iguaçu) - Santa Felicidade

Horários: 14h às 15h

São João Vista Alegre

Local: Rua Batista Pessine, esquina com a rua Máximo Pinheiro Lima (próximo à Igreja São João Batista) - Vista Alegre

Horário: 15h às 16h

Andorinha Cianorte

Local: Rua Joni Francisco Jensen, próximo ao nº 32 - esquina com a travessa Geraldo Cesar Sganzerla - Fazendinha

Horário: 14h às 15h

Parolin

Local: Avenida do Canal, esquina com a rua Carlos Affonso Meissner Osório - Parolin

Horário: 14h às 14h30

Fotos: Isabella Mayer/SECOM

CAIXA Cultural Curitiba apresenta espetáculo amazonense inédito no Sul

que combina dança e teatro com manifestações latino-americanas Espetáculo ganhador do Prêmio Shell de 2024 na categoria Destaque Nacional já está com ingressos disponíveis em Curitiba

De 15 a 25 de maio, a CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo amazonense As Cores da América Latina, que combina dança e teatro e incorpora três manifestações latinoamericanas – a Fiesta de la Tirana, do Chile, a Huaconada, do Peru, e Cavalo-Marinho, do Brasil. As sessões ocorrem de quinta-feira a sábado às 20h e nos domingos, às 19h. Os ingressos já estão disponíveis pela plataforma Sympla e, também, na bilheteria física da CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro), com valores a partir de R$ 15. Ganhador do Prêmio Shell de Teatro em 2024 na categoria destaque nacional, o espetáculo da Panorando Cia. e Produtora aposta na visualidade e faz o uso de cores vibrantes, utilizando seis máscaras de Fofão, personagem do Carnaval Maranhense, que completam a estética das personas no palco, apresentando a história do último Fofão como uma homenagem a algumas tradições latinas.

A Fiesta de La Tirana, do Chile, é considerada a celebração religiosa mais importante do país, sendo marcada por tambores, trompetes e acordeões acompanhados por pessoas fantasiadas com saias pomposas e demônios com pedaços coloridos saltando.

Já a Huaconada, do Peru, é uma dança ritualística típica realizada pelos huacones, homens mascarados que executam movimentos coreografados em uma celebração da vida, da natureza e da comunidade.

O Cavalo-Marinho, do Brasil, é uma brincadeira popular característica do norte de Pernambuco e do sul da Paraíba, tendo sido reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil. O teatro envolve performances dramáticas, poéticas, musicais e coreográficas, representando o cotidiano, o real e o imaginário desse grupo social brasileiro.

Em As Cores da América Latina, a influência das três festividades forma um documento/manifesto da história e estética latino-americanas para falar sobre temas como amor, morte e nascimento.

Sobre a Panorando Cia. e Produtora – Criada em 2016, a Panorando atua nos campos da produção de eventos e da montagem de espetáculos. Interessada nas intersecções entre as artes cênicas e manifestações culturais latino-americanas, o coletivo já criou cinco espetáculos, dentre os quais se destacam “Sodade” (2019) e “As Cores da América Latina” (2023), obras que já foram apresentadas mais de 90 vezes no Amazonas, Rondônia, Pará, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.

SERVIÇO:

[Teatro/Dança] As Cores da América Latina

Local: CAIXA Cultural Curitiba –Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro

Datas: Até 25 de maio de 2025

Horários: quintas-feiras a sábados às 20h | domingos às 19h

Acessibilidade: a sessão do sábado 17 contará com tradução em Libras e audiodescrição

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia-entrada e clientes CAIXA)

Vendas: a partir do dia 3 de maio às 10h na bilheteria física e às 15h no site www.sympla.com.br

Bilheteria: terça a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Duração: 45 minutos

Acesso para pessoas com deficiência motora

Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba (41) 4501-8722

Sesc PR seleciona livrarias e distribuidoras de livros para Semana Literária 2025

Responsáveis pela mediação entre leitores e livros, conhecedores dos catálogos das editoras, aqueles que compreendem os interesses do público que ajudam a manter a diversidade e a circular a produção literária, movimentam a economia e setor e sabem indicar obras de acordo com os mais variados perfis de leitores, os livreiros e distribuidores de livros são personagens imprescindíveis para a realização dos eventos literários do Sesc PR. Para este público, a instituição abriu o edital que seleciona livrarias e distribuidoras de livros para o maior evento literário que ocorre simultaneamente em 27 cidades paranaenses: a Semana Literária Sesc e Feira do Livro, que em 2025 chega a sua 44ª edição. Até o dia 2 de junho, livrarias e distribuidoras de livros sediadas em território nacional podem se inscrever gratuitamente para participar do evento que será realizado em Curitiba nas cidades de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória. De acordo com o edital, para a capital paranaense serão selecionadas 22 empresas que comercializarão seus livros durante a Semana Literária que ocorrerá de 13 a 17 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, além das editoras nas cidades do interior. Para

participar de mais de uma cidade, os interessados deverão indicar os municípios que desejam concorrer, ainda no ato da inscrição.

Em contrapartida, os selecionados no edital deverão oferecer uma ação cultural para a programação do evento com no mínimo 30 minutos de duração, podendo ser o lançamento de livros que foram editados até 2023, oficinas de literatura, contação de histórias ou, ainda, mediação de obras literárias.

A divulgação dos selecionados ocorrerá no site do Sesc PR a partir do dia 11 de junho.

Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

SEMANA LITERÁRIA

Neste ano o Sesc PR escolheu homenagear o escritor curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento.

Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos.

Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais im-

Sesc PR divulga período e temática da Semana Literária 2025

A tradicional Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR chega a sua 44ª edição, consolidada como o maior evento literário do estado. Realizada de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses, a programação está agendada para ocorrer de 13 a 17 de agosto de 2025

Na capital o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu Oscar Niemeyer, trazendo bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.

O escritor homenageado será o curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento. Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos. Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais importantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros. Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária

Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Semana Literária

Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Foram convidados mais de 150 artistas, para 500 ações culturais que receberam mais de 81 mil pessoas nas programações. O evento integrou nomes renomados da literatura nacional, como Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli, às atividades promovidas em diversas cidades. As ações também incentivaram novos talentos, como na Coletânea Sesc de Contos Infantis, que destacou a produção literária regional e foi distribuída em bibliotecas públicas do estado. Lançamentos de livros, como o “Sabores do Mesa Brasil”, e a nova temporada do Podcast Janela Cultural ampliaram a experiência literária para diferentes públicos.

Mais de 40 livrarias e editoras comercializam mais de 11 mil livros.

SERVIÇO

44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro

Período: 13 a 17 de agosto de 2025

Autor homenageado: Dalton Trevisan

Site oficial: www.sescpr.com. br/semanaliteraria

portantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros.

Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Houve a participação de público superior a 98 mil pessoas nas mais de 600 programações em todo o estado e as mais de 40 livrarias e editoras comercializam em torno de 12 mil livros.

SERVIÇO

44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro

Período: 13 a 17 de agosto de 2025

Autor homenageado: Dalton Trevisan

CIDADES

Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Site oficial: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Dalton Trevisan

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.