

Governador recebe comitiva da União Europeia para fortalecer laços com o Paraná

Prefeitura de São José dos Pinhais promove leilão on-line de veículos próprios
Veículos automotores destinados à circulação e sucatas integram o leilão do tipo maior lance promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Frotas da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Semvop). A iniciativa está sendo realizada entre os dias 20 de maio e 11 de junho, exclusivamente no formato on-line, pela plataforma Kron Leilões (www.kronleiloes.com.br).
O leilão segue os parâmetros do Processo Administrativo n.º 051/2025 –Decol, regido pela Lei n.º 8.666/1993 e demais legislações pertinentes. O objetivo é dar destinação adequada aos veículos inservíveis do patrimônio público e viabilizar sua reutilização por particulares ou empresas.
“Com o leilão, buscamos dar a destinação correta aos veículos que já cumpriram sua vida útil na administração pública”, destaca o secretário de Viação e Obras Públicas, Clóvis Amorim.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (21) uma comitiva de diplomatas da União Europeia (UE) no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A delegação, formada por representantes de 14 países, veio ao Paraná com o intuito de estreitar laços de cooperação em diversas áreas, com ênfase maior em sustentabilidade, ciência, inovação e comércio. Durante o encontro, Ratinho Junior apresentou indicadores do Paraná que ajudam a explicar o interesse dos países europeus na ampliação de parcerias nesses setores. Ele citou, por exemplo, o fato de o Estado ser reconhecido, por quatro anos consecutivos, como o mais sustentável do Brasil. “O Paraná produz cerca de 18% da energia elétrica consumida no Brasil, sendo que 98% dela é gerada a partir de fontes limpas e renováveis. Além do grande número de hidrelétricas, temos investido em outras fontes, sobretudo na energia solar, eólica e na biomassa gerada a partir dos rejeitos da agricultura e da pecuária”, afirmou o governador.
O Paraná também tem avançado na produção de hidrogênio verde e na sua utilização como combustível de aviação (SAF). A iniciativa visa a descarbonização do setor aéreo, com a produção de um composto sintético a partir de biogás, com o Governo do Estado se organizando para o desenvolvimento e a consolidação dessa cadeia produtiva.
Um dos temas que mais despertam interesse dos europeus é o modelo cooperativista de produção, com o Paraná concentrando 7 das 10 maiores cooperativas agroindustriais do Brasil – um fator que, segundo Ratinho Junior, também contribui para um sistema de produção sustentável no campo. “Somos hoje o supermercado do mundo, com um agronegócio que já demonstrou capacidade de aumentar o valor agregado dos produtos por meio da industrialização, sem prejudicar o meio ambiente”, pontuou.
Rodeio Artístico de CTG reuniu cerca de 2 mil pessoas em Pinhais

O Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves se “fantasiou” de Centro de Tradição Gaúcha (CTG) no último fim de semana. O espaço recebeu a 1ª PinhartRodeio Artístico do CTG Posteiro dos Mananciais, que realizou competições e apresentações de diversas modalidades. Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo local entre sábado (17) e domingo (18). Houve disputa de danças gaúchas de salão; declamação; intérprete; gaita; causo; violão; melhor entrada e melhor saída de dança de salão; grupos de dança; e chula. A realização do evento contou com patrocínio da Itaipu Binacional. A proposta é valorizar e difundir tradições sociais, culturais, sociais e religiosas de gerações passadas.

Campanha
Com investimento de cerca de R$ 5 milhões e várias novidades, o prefeito Eduardo Pimentel lançou nesta quartafeira (21/5) um pacote com 13 editais do Fundo Municipal da Cultura. O lançamento ocorreu no gabinete do prefeito, com a presença de diretores da Fundação Cultural de Curitiba. "Investir em cultura é um dos meus compromissos com a cidade, pois ela é um vetor de desenvolvimento social e econômico. Vamos levar arte para todas as regiões, ocupar com programação gratuita e de qualidade teatros, palcos, bibliotecas e outros equipamentos culturais. Vai ter programação para todas as idades, da criança ao idoso, e arte e cultura do Centro ao Tatuquara", destacou Eduardo Pimentel.
O Governo do Paraná firmou nesta quarta (21) uma força-tarefa com os municípios para aumentar a vacinação contra gripe e vírus respiratórios. As ações incluem campanhas de conscientização, vacinação fora das unidades básicas e uso intensivo da mídia local. A cobertura
muito
Página 2

O governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião com delegação da União Europeia. Foto: Jonathan Campos/AEN
Página 3
Quinta-feira



O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, esteve reunido com empresários, comerciantes e industriais de Santa Felicidade. Foto: Hully Paiva/SECOM
Desenvolvimento
nos bairros
Prefeito destaca turismo e geração de empregos em encontro em Santa Felicidade
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, esteve reunido com empresários, comerciantes e industriais de Santa Felicidade na quarta-feira (21/5). Promovido pela administração da regional local, o encontro, realizado no Restaurante Veneza, marcou, também, o aniversário de 38 anos da Associação do Comércio e da Indústria de Santa Felicidade (Acisf).
Eduardo Pimentel reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do bairro de colonização italiana, que é um dos principais pontos turísticos e gastronômicos de Curitiba.
“A minha responsabilidade como prefeito é cuidar da cidade toda, sem dúvida nenhuma, e é o que estamos fazendo. Mas temos um carinho especial por Santa Felicidade, pela geração de empregos, por trazer investimentos através do turismo”, comentou o prefeito.

Comerciantes e moradores do bairro estão programando uma série de eventos e atrações para a comemoração do Natal de 2025. No projeto Natal Felice estão um presépio napolitano, casa do Papai Noel, instalação de uma árvore de natal de 8 metros e outras 40 de 4 metros pelo bairro, show de luzes, desfiles, fábrica de panetones.
“Eu quero dizer que o Natal de Santa Felicidade entrará para o calendário oficial de Curitiba e nós faremos, ainda esse ano, uma festa maior do que todos os outros anos. Em junho, vamos lançar toda a organização, previsão e todas as ações”, declarou o prefeito.
“Nós sabemos da necessidade de obter o apoio da Prefeitura para que possamos realizar o Natal Felice, crescer no âmbito do empreendedorismo, trazendo para Santa Felicidade uma maior capacidade de atrair investimentos do aspecto turístico e tornar o bairro uma das maiores referências em Natal do Brasil”, declarou Fernando Linhares, presidente da Acisf.
Melhorias Foram abordadas outras obras e intervenções de interesse do bairro e da região que estão acontecendo ou dentro dos planos. Recentemente, houve o recapeamento da Via Vêneto e da Rua Victório Viezzer. O mesmo processo de recuperação do asfalto das vias foi iniciado na Rua Deputado João Ferreira Neves e está programado para a Nicolau José Gravina e a José Risseto.
“Eu fechei na semana passada com o governador Ratinho Júnior mais R$ 100 milhões para recapeamento de ruas na cidade toda. Lembrando que nós começamos por ruas de ônibus na gestão anterior, ligações importantes entre bairros, e assim nós vamos avançando para que a gente consiga continuar fortalecendo e manter as obras da cidade”, disse Pimentel.
Apoio da regional
Administrador da Regional Santa Felicidade, José Dirceu de Matos foi um dos idealizadores do evento. Matos promove iniciativas de aproximação do comércio e dos moradores dos bairros desde quando foi responsável pela Regional Matriz.
“Quando fui administrador da Matriz,
começamos com esses encontros, e fomos de 25 participantes para mais de 300. Funciona muito bem. Uma chance de trocar ideias, trazer o secretariado da Prefeitura para ter um contato direito com as demandas dos bairros”, explica Matos.
Lembrança
O prefeito abriu sua fala homenageando Thiago Zraik, empresário do ramo gastronômico. Proprietário do Benedetto Vinho & Bar, em Santa Felicidade, Zraik faleceu em um acidente de carro no dia 24 de abril.
“Esse almoço era para ter ocorrido há alguns dias, mas como muita tristeza ocorreu o falecimento do Thiago Zraik, o neto da dona Flora (Madalosso), meu amigo de infância. Um momento muito difícil para a região toda de Santa Felicidade”, declarou Pimentel.
Presenças
Estiveram no evento Almir Bonatto, secretário municipal do Urbanismo, e Leverci Silveira, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Também os vereadores Sidnei Toaldo, Indiara Barbosa, Rodrigo Marcial, Meri Martins e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli.


Campanha O Governo do Paraná firmou nesta quarta (21) uma força-tarefa com os municípios para aumentar a vacinação contra gripe e vírus respiratórios. As ações incluem campanhas de conscientização, vacinação fora das unidades básicas e uso intensivo da mídia local. A cobertura entre crianças está em apenas 20,72%, muito abaixo da meta de 90%.
Internet no Paraná A Meta e a V.tal anunciam nova ramificação do cabo submarino Malbec para ampliar a internet no Sul do Brasil, beneficiando diretamente Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A expansão também melhora o acesso digital na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Porto Alegre deve se tornar um hub regional de conectividade internacional.
Via WhatsApp
A Sanepar está testando um novo sistema de pagamento de faturas via WhatsApp, permitindo quitar contas por Pix sem sair da conversa. Para usar, envie mensagem para (41) 99544-0115 e siga as instruções do menu. O teste vai até 30 de junho ou até 10 mil pagamentos.
Ampliando
Foi aprovado na Alep o projeto do governo que amplia a contratação de servidores do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). A medida reforça secretarias técnicas e amplia efetivos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outras carreiras essenciais. O líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), destacou a importância para melhorar serviços públicos e segurança.
Pessoa idosa
O Paraná já emite a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense, que garante passagens intermunicipais gratuitas ou com 50% de desconto para idosos de baixa renda. O cadastro deve ser feito no site carteiradapessoaidosa.paas.pr.gov.br. O documento pode ser apresentado impresso ou digital no embarque.
Gratuidade
Empresas de transporte intermunicipal no Paraná devem reservar dois assentos gratuitos e dois com 50% de desconto por viagem a idosos cadastrados. O controle será feito pelo DER/PR e Receita Estadual. O governo lançará campanha de orientação com cartazes e material informativo.
MIssão
O governador Ratinho Júnior (PSD) solicitou à Assembleia Legislativa do Paraná autorização para se ausentar do país entre 27 e 31 de maio. O pedido foi lido pelo deputado Gugu Bueno (PSD) nesta terça-feira (20). Durante a viagem, o vice-governador Darci Piana (PSD) assumirá o comando do Palácio Iguaçu interinamente.
Rebanhos
Adapar e IDR-Paraná intensificam ações para erradicar brucelose e tuberculose nos rebanhos do estado. Entre as medidas estão a vacinação obrigatória de bezerras e testes diagnósticos regulares. O objetivo é garantir a sanidade animal e proteger a saúde pública. As iniciativas incluem capacitação de veterinários, campanhas municipais de vacinação e certificação de propriedades livres das doenças. MEI Paraná
De acordo com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), até março de 2025, o Paraná contava com 1.818.625 Microempreendedores Individuais (MEIs), sendo que 73% das novas empresas abertas no primeiro trimestre de 2025 foram MEIs, totalizando 77.611 registros nesta categoria.
IR MEI
Ser MEI não obriga automaticamente a declarar Imposto de Renda, mas os lucros da atividade podem gerar essa exigência. Com escrituração contábil, o lucro é isento; sem ela, a isenção segue percentuais da receita bruta. Outras rendas também entram no cálculo da obrigatoriedade. Dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda para MEI podem ser esclarecidas no site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) ou no Portal do Empreendedor (www.gov.br/mei).
Reeleição
A CCJ do Senado aprovou a PEC que acaba com a reeleição para presidente, governadores e prefeitos, e aumenta os mandatos para cinco anos no Executivo e Legislativo, e dez anos para senadores. A proposta também unifica as eleições para todos os cargos a cada cinco anos. Agora, o texto segue para comissão especial, plenário e depois para a Câmara.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

não expressam necessariamente a opinião do jornal



Governador recebe comitiva da União Europeia para fortalecer laços com o Paraná
Entre as áreas que despertaram mais interesse dos europeus na reunião com o governador Carlos Massa Ratinho Junior estão os investimentos do Estado no fortalecimento da produção de energia elétrica a partir de fontes sustentáveis e o modelo de negócios com alta participação do cooperativismo
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu na quarta-feira (21) uma comitiva de diplomatas da União Europeia (UE) no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A delegação, formada por representantes de 14 países, veio ao Paraná com o intuito de estreitar laços de cooperação em diversas áreas, com ênfase maior em sustentabilidade, ciência, inovação e comércio.
Durante o encontro, Ratinho Junior apresentou indicadores do Paraná que ajudam a explicar o interesse dos países europeus na ampliação de parcerias nesses setores. Ele citou, por exemplo, o fato de o Estado ser reconhecido, por quatro anos consecutivos, como o mais sustentável do Brasil.
“O Paraná produz cerca de 18% da energia elétrica consumida no Brasil, sendo que 98% dela é gerada a partir de fontes limpas e renováveis. Além do grande número de hidrelétricas, temos investido em outras fontes, sobretudo na energia solar, eólica e na biomassa gerada a partir dos rejeitos da agricultura e da pecuária”, afirmou o governador.
O Paraná também tem avançado na produção de hidrogênio verde e na sua utilização como combustível de aviação (SAF). A iniciativa visa a descarbonização do setor aéreo, com a produção de um composto sintético a partir de biogás, com o Governo do Estado se organizando para o desenvolvimento e a consolidação dessa cadeia produtiva.
Um dos temas que mais despertam interesse dos europeus é o modelo cooperativista de produção, com o Paraná concentrando 7 das 10 maiores cooperativas agroindustriais do Brasil – um fator que, segundo Ratinho Junior, também contribui para um sistema de produção sustentável no cam-
Campos/AEN
Foto: Jonathan

po. “Somos hoje o supermercado do mundo, com um agronegócio que já demonstrou capacidade de aumentar o valor agregado dos produtos por meio da industrialização, sem prejudicar o meio ambiente”, pontuou. Para o governador, o crescimento da agroindústria fomentado pelas cooperativas paranaenses é um dos diferenciais que fizeram com que o Estado registrasse um crescimento de 63% no Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos seis anos, além de liderar o índice de atividade econômica do País no início de 2025. Uma das consequências desse desempenho é que o Paraná alcançou a menor taxa de desocupação da história no primeiro trimestre deste ano.

Para o chefe adjunto da Delegação da União Europeia no Brasil, Jean-Pierre Bou, os países que compõem o bloco têm muito a ganhar o fortalecimento das trocas de experiências e parcerias comerciais com o Paraná. “Identificamos muitas áreas de interesse em comum, particularmente com relação à proteção do meio ambiente, um modelo mais sustentável de produção de alimentos e potenciais investimentos em áreas como tecnologia, inovação e infraestrutura”, disse.
“Antes das tratativas para essa visita ao Paraná nós não tínhamos a dimensão do peso do cooperativismo para o Estado, que é um modelo amplamente utilizado na Europa, e acredito que este é um segmento muito interessante em que tam-
bém podemos estabelecer novos acordos de cooperação”, acrescentou o líder da delegação. De acordo com o Sistema Ocepar, as cooperativas paranaenses movimentaram R$ 206 bilhões em 2023 – um crescimento de 10,3% em relação ao ano anterior. O Estado conta com mais de 227 cooperativas registradas, que reúnem mais de 4 milhões de cooperados. INOVAÇÃO Outro setor em que o Estado tem sido referência e que foi objeto de discussão na reunião é a inovação. Não por acaso, o Paraná passou a contar nos últimos anos com uma pasta específica para tratar do assunto: a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Sei), que é responsá-
vel por gerir projetos em conjunto com outras pastas e órgãos estaduais para estimular a adoção de soluções inovadoras em diferentes áreas, como saúde, educação e indústria, entre outros. Desde 2021, por exemplo, o Paraná oferece aulas de programação e robótica para alunos do ensino fundamental e médio nas escolas estaduais, com foco em lógica, algoritmos e linguagens de programação. A rede estadual de ensino também foi totalmente integrada ao ecossistema Google e de outras grandes multinacionais da área de tecnologia, como as norte-americanas Amazon e Microsoft e a chinesa Huwaei, mas a intenção do Governo do Estado é contar também com parcerias com empresas europeias neste segmento. AGENDA Além do encontro com o governador, a comitiva da União Europeia permanece no Paraná até 25 de maio, período no qual terá reuniões na Fundação Araucária, FIEP, e Prefeitura de Curitiba, além de visitas ao Memorial Ucraniano, às empresas Biotrop e Volvo e à cidade de Foz do Iguaçu. PRESENÇAS Além do governador, participaram da reunião pelo Governo do Estado o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes; Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; Cultura, Luciana Casagrande; e o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin. Já a comitiva da União Europeia também contou com a presença dos chefes de missão adjuntos de 14 países: Alemanha, Áustria, Croácia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.




Lei da gratuidade de passagens de ônibus intermunicipais para pessoas idosas começa a valer
Para acessar o benefício, é necessária inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e emissão da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense, que já está disponível. Nas próximas semanas é esperado um período de adaptação das empresas e usuários à nova sistemática. Entra em vigor no Paraná nesta semana a lei da gratuidade (e do desconto de 50%) em viagens intermunicipais para pessoas com 65 anos ou mais que recebem até dois salários mínimos nacionais. Para acessar o benefício, é necessária inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e emissão da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense. Sancionada em novembro de 2024 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a lei 22.162/2024 foi regulamentada por um decreto publicado na terça-feira (20) . A Carteira da Pessoa Idosa Paranaense, criada especificamente para atender a lei, ficará sob gestão da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O sistema de geração das carteiras já está operando pelo site https://www.parana.pr.gov.br/lp/ carteiradoidoso. Ela funcionará em formato digital ou poderá ser impressa pelo idoso para utilização na hora da apresentação do embarque. Ela é válida para uso em todos os municípios do território do Estado, com validade equivalente ao cadastro do CadÚnico do beneficiário.
Para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense, é preciso ter 65 anos ou mais, renda mensal igual ou inferior a dois salários-mínimos nacionais, e cadastro atualizado, o que pode ser feito pelo beneficiário no equipamento público mais próximo em seu município.
“O Paraná, que é Amigo da Pessoa Idosa, está passando por um processo de transição demográfica e envelhecimento. Nesse cenário, é preciso de políticas públicas que levem respeito, dignidade e qualidade de vida à nossa população. O benefício social promove a convivência, o envelhecimento ativo e garante diferentes acessos. A política beneficia as pessoas, as famílias e as cidades, pois representa um grande avanço na inclusão e mobilidade da população idosa”, destaca a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), por meio da Coordenadoria de Transporte Rodoviário Comercial (CTRC), comunicou as empresas que operam no transporte coletivo público rodoviário intermunicipal sobre o início da emissão das Carteiras da Pessoa Idosa Paranaense. O DER/PR e a Receita Estadual do Paraná serão responsáveis pela fiscalização e análise dos dados, visando a geração dos relatórios de Movimento Mensal de Passageiros por Horário, que permitirá controle eficiente e seguro das isenções e descontos legais.
Nas próximas semanas é esperado um período de adaptação das empresas e usuários à nova sistemática. O Governo do Estado vai lançar uma campanha de orientação nos municípios paranaenses, com material informativo sobre os cidadãos que podem solicitar a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense e utilizar o benefício das passagens intermunicipais. Também serão distribuídos cartazes nos terminais rodoviários.
PASSO A PASSO
As empresas prestadoras de serviços de transporte intermunicipal deverão reservar dois assentos para uso gratuito e dois assentos para venda
com desconto de 50% sobre o valor total da passagem, até três horas antes do início da viagem nos serviços intermunicipais convencionais (quando não houver linha convencional nos trechos intermunicipais, é garantido o direito à gratuidade e ao desconto de 50% para as linhas de leito e semileito).
Visando facilitar o embarque e o desembarque das pessoas idosas beneficiárias, as empresas vão reservar os quatro primeiros assentos do lado direito do veículo, oposto do lado do motorista, restando os quatro primeiros assentos do lado esquerdo aos beneficiários do passe livre para deficientes físicos ou doentes crônicos e seus respectivos acompanhantes.
A aquisição das passagens gratuitas ou com desconto poderá ser feita nas agências de venda de passagem e mediante apresentação da Carteira da Pessoa Idosa e documento de identidade com foto ou online, ou via sistema de venda de passagem da empresa mediante o fornecimento do número da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense 65+. A aquisição online não dispensa a pessoa idosa beneficiária de portar e apresentar a carteira e o documento de identificação com foto no ato do embarque.
O decreto também prevê que a pessoa idosa beneficiária poderá solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno no mesmo ato do agendamento gratuito ou da compra com desconto da viagem de ida, respeitados os procedimentos estabelecidos. A aquisição de um novo bilhete de passagem para a pessoa idosa beneficiária isenta ou com desconto somente poderá ser realizada após o uso do bilhete anterior.
A adesão será por ordem de interesse, ou seja, as primeiras procuras terão a oportunidade de selecionar a gratuidade. As pessoas idosas beneficiárias das vagas gratuitas também ficam isentas do pagamento das tarifas de pedágio e da taxa de utilização de terminais rodoviários. Em casos de ausência de procura em uma viagem, após o período de três horas de antecedência do início, as empresas poderão disponibilizar para venda os assentos reservados para uso gratuito ou com desconto. Quando o cidadão com mais de 65 anos apresentar no guichê da rodoviária sua Carteira da Pessoa Idosa Paranaense (impressa ou digital), acompanhada de documento oficial com foto, o funcionário/empresa de transporte deve fazer a validação da carteira, que é pessoal e intransferível. É possível validar a carteira de duas formas: pela leitura do QR Code disponível na Carteira da Pessoa Idosa Paranaense, ou acessando o site https:// www.parana.pr.gov.br/lp/carteiradoidoso na opção “Validar Carteira”. OUTRAS MEDIDAS
Ainda de acordo com o decreto, as pessoas idosas beneficiárias que fizerem uso indevido da isenção ou do desconto serão investigadas e poderão perder o benefício. Já as empresas que dificultarem ou negarem o fornecimento da gratuidade ou do desconto, devidamente amparado pela legislação relacionada, estarão sujeitas às penalidades correspondentes, previstas no Regulamento de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.


Indústria de alimentos pet inaugura investimento
de R$ 140 milhões em Mandirituba
Com capacidade produtiva de 7 mil toneladas por mês, a planta é a sétima unidade da empresa no Brasil e a primeira dela no Paraná, instalada em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Cerca de 200 colaboradores devem atuar na indústria quando estiver em plena operação
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, na terça-feira (20), da inauguração da mais nova indústria de alimentos pet no Paraná, a Adimax, instalada em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com investimento de R$ 140 milhões e capacidade produtiva de 7 mil toneladas por mês, a planta é a sétima unidade da empresa no Brasil e a primeira dela no Estado.
“É emprego na veia. Estamos inaugurando em Mandirituba essa planta de rações para pet, uma das mais modernas do Brasil de um dos maiores grupos da América do Sul. A Adimax investiu R$ 140 milhões nesta indústria que vai atender o mercado da região Sul do País e toda a América do Sul”, afirmou o governador.
“Uma fábrica que já começa com muitos colaboradores e a tendência é crescer cada vez mais. O projeto deles é ampliar essa planta no futuro, então para nós é motivo de alegria porque consolida o Paraná nesse crescimento econômico que estamos registrando, com pleno emprego e, automaticamente, melhorando a vida das pessoas através do trabalho”, acrescentou Ratinho Junior.
Cerca de 70 empregos diretos foram gerados com o início das operações da planta industrial, número que pode crescer para até 200 colaboradores quando a mesma estiver em plena operação. Atualmente, cerca de 65% dos trabalhadores já contratados são moradores de Mandirituba, o que contribui para a geração de emprego e renda e incentiva a movimentação econômica local.
A nova unidade fabril em Mandirituba integra a estratégia da empresa de fortalecer suas marcas na região, atendendo aos mercados do Sul e Sudeste do Brasil, além da possibilidade de exportação para outros países. Entre as marcas da Adimax que devem ser produzidas na nova planta estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy. O presidente Adimax, Adir Comunello, destacou o apoio do Governo do Estado para a instalação da planta em Mandirituba. “Eu sou catarinense, então inicialmente eu queria levar essa planta para Santa Catarina, mas o governador Ratinho Junior foi mais rápido e me convenceu de fazer aqui no Paraná, ainda em 2019”, lembrou.
“A logística também é um diferencial
muito importante, porque daqui a gente pode escoar para Santa Catarina, para o Rio Grande do Sul, que é a nossa intenção, então o Paraná tem todas as condições necessárias para a gente fazer um bom trabalho aqui”, complementa. “O Paraná será um pontapé inicial muito forte e temos certeza que a planta de Mandirituba será muito exitosa.”
INCENTIVO A instalação da planta da Adimax em Mandirituba contou com o apoio do programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria da Fazenda e pela Invest Paraná, que tem como principal objetivo fomentar a economia do Estado, atraindo novos investimentos locais, nacionais e internacionais que gerem emprego, renda e riqueza.
O diferencial do programa é que ele permite que empresas enquadradas pleiteiem incentivos fiscais sustentados pela legislação vigente, sem configurar renúncia fiscal.
“Conversamos com o Adir ainda em 2018, após o governador Ratinho Junior ser eleito. Foi uma das primeiras empresas que nos procurou e que trabalhamos para trazer para o Estado. Apresentamos para eles Mandirituba e eles toparam vir para cá”, relembrou o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin. “O Paraná Competitivo é fundamental para que a gente consiga competir com os outros estados nessa questão, principalmente de guerra fiscal, para a gente poder atrair investimentos.”
O gerente industrial responsável pela unidade, Rogério Tadashi, afirmou que esse apoio foi fundamental para a escolha do Paraná como destino do investimento. “Esse ponto foi determinante. O incentivo é algo que facilita muito a viabilidade da indústria no Estado. Tivemos total apoio do governo e de todas as autoridades que a gente precisou durante esse processo, então com certeza foi um dos pontos determinantes para que a gente se instalasse no Paraná”, disse.
REFERÊNCIA NO SETOR
Além da planta industrial da Adimax, o Paraná conta também com pelo menos outras duas grandes fábricas de rações: a PremieRpet, em Porto Amazonas, nos Campos Gerais, e a Coamo, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Estado. O Paraná é o maior produtor nacional de frango, com mais de um terço de toda a produção nacional, e o
segundo maior produtor de milho, atrás apenas do Mato Grosso. Esses são os dois principais ingredientes para a fabricação de alimentos para pets.
A PremieRpet inaugurou sua fábrica em 2022, com investimento de R$ 1,1 bilhão e capacidade para produzir mais de 600 mil toneladas de ração para cães e gatos ao ano, o que faz dela o maior empreendimento do ramo na América Latina. A instalação da planta é resultado de uma negociação feita pela gestão estadual, por meio da Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado.
Já a unidade da Coamo foi inaugurada no ano passado, recebendo um investimento de R$ 178 milhões da cooperativa. A capacidade produtiva é de até 200 mil toneladas de rações por ano. O objetivo é verticalizar a produção dos cooperados, aproveitando várias etapas de um produto com diferentes processos que agregam valor à produção.
EMPRESA
Fundada em 2002, a Adimax produz alimentos com alto padrão de qualidade para cães e gatos, sendo uma das maiores fabricantes de pet food do Brasil e com um portfólio completo de produtos que atendem diversos perfis de tutores e pets. Possui unidades em Mandirituba (PR), Salto de Pirapora (SP), Abreu e Lima (PE), Uberlândia e Juatuba (MG), Goianápolis (GO) e Feira de Santana (BA), além de Centros de Distribuição nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A empresa também atua na área social, alcançando diferentes públicos como instituições que amparam cães e gatos em situação de abandono; tutores de baixa renda que possuem cães ou gatos com alguma deficiência; idosos carentes que residem em casas de repouso; pessoas com deficiência visual; crianças dentro do espectro autista; pessoas com deficiência intelectual; pessoas hospitalizadas; entre outros.
PRESENÇAS
Participaram também o vice-governador Darci Piana; os deputados estaduais Marcia Huçulak, Gugu Bueno e Luiz Claudio Romanelli; as secretárias municipais de Mandirituba Ana Elisa Vilczekio (Saúde) e Amanda Wendrechovski (Planejamento); e o ex-prefeito de Mandirituba, Luiz Antônio Biscaia.

Foto: Gabriel Rosa/AEN
Foto: Jonathan Campos/AEN




Rodeio Artístico de CTG reuniu cerca
de 2 mil pessoas em Pinhais
Primeira edição do evento Pinhart teve competições e apresentações de cultura gauchesca
O Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves se “fantasiou” de Centro de Tradição Gaúcha (CTG) no último fim de semana. O espaço recebeu a 1.ª PinhartRodeio Artístico do CTG Posteiro dos Mananciais, que realizou competições e apresentações de diversas modalidades. Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo local entre sábado (17) e domingo (18).
Houve disputa de danças gaúchas de salão; declamação; intérprete; gaita; causo; violão; melhor entrada e melhor saída de dança de salão; grupos de dança; e chula. A realização do evento contou com patrocínio da Itaipu Binacional. A proposta é valorizar e difundir tradições sociais, culturais, sociais e religiosas de gerações passadas.
A prefeita Rosa Maria, presente no encerramento do evento, ressaltou a importân-


cia de patrocínios para a área cultural, como forma de desenvolver a cidade. “Estava aqui em êxtase vendo cada dança, cada movimento. Parabenizo os participantes por manter viva a tradição de um estado tão querido por nós, o Rio Grande do Sul”, afirmou. O CTG Posteiro dos Mananciais é um dos novos pontos de cultura de Pinhais, contemplado no mais recente edital Cultura Viva, do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal. Além de divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha em Pinhais e regiões vizinhas, desenvolve atividades de inclusão social em escolas, creches, asilos e comunidade em geral. Entre as atividades realizadas estão aulas de danças gaúchas de salão. O local é coordenado pelo patrão do CTG Posseiro dos Mananciais, Marcio Miguel Laux, cargo equivalente a presidente
Pinhais sediará a 1ª Conferência de Promoção da Igualdade
Pinhais sediará a 1ª Conferência de Promoção da Igualdade
Racial no dia 23 de maio
Racial no dia 23 de maio

O encontro terá como tema “Igualdade e Democracia: reparação e justiça social” e será promovido a partir das 8h no auditório da sede da Secretaria de Educação, localizado no bairro Weissópolis
No próximo dia 23, Pinhais será palco da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O encontro terá como tema “Igualdade e Democracia: reparação e justiça social” e será promovido a partir das 8h no auditório da sede da Secretaria de Educação (Semed), localizado no bairro Weissópolis.
O objetivo central da ação será promover o debate, reflexões e medidas de enfrentamento ao racismo, bem como outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e intolerância religiosa. A conferência também visa garantir o respeito, a proteção e a concretização dos direitos humanos, liberdades fundamentais e religiosas da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-
culturais. Além disso, buscará fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e as ações relacionadas à igualdade de oportunidades para esses grupos. Outro ponto importante será o fortalecimento da implementação de tratados relacionados aos direitos da população negra e outros segmentos étnico-raciais e étnico-culturais. O evento representa um marco na luta pela igualdade racial e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Serviço
A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será promovida a partir das 8h no auditório da sede da Secretaria de Educação, localizado na Avenida Iraí, 696, bairro Weissópolis.

Previsão de frente fria: Zé Cachecol
incentiva população a fazer mais doações
Campanha do Agasalho de Pinhais tem quase 100 pontos de coleta de roupas, cobertores e outros itens de inverno
A proximidade de massas de ar frio no Sul do Brasil vai provocar queda gradual das temperaturas em Pinhais nos próximos dias. Com isso, as equipes envolvidas na Campanha do Agasalho de Pinhais reforçam o pedido por mais doações de casacos, roupas, cobertores e outros acessórios de inverno. O município conta com cerca de 100 pontos de coleta, distribuídos em órgãos públicos, empresas e outras instituições parceiras. A arrecadação segue até 31 de julho. Como mascote oficial da Campanha do Agasalho, Zé Cachecol está visitando diversos locais para incentivar a população a realizar donativos de itens em bom estado. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), parte dos itens entregues não está em condições de uso. Segundo o Simepar, há previsão de chuva para Pinhais na próxima quinta (22) e sexta (23), quando as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 13°C, e as máximas não passarão de 15°C. Os dias seguintes devem ter leve elevação de temperatura até a próxima quarta-feira (28), quando está prevista a chegada de uma massa de ar polar, o que vai provocar queda brusca de temperaturas, com mínimas próximas a zero nos dias seguintes.
Serviço Campanha do Agasalho 2025 - De 17 de abril a 31 de julho - Informações: (41) 99206-1150




“Mais uma vez agradeço o vereador Márcio Barros, que me confiou a defesa do projeto. Esse projeto é teu e eu estou só aqui fazendo a defesa”, disse a vereadora
Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal
A entidade foi fundada em Curitiba em 2011, e agora poderá celebrar convênios com o Poder Público, para o repasse de recursos
Na quarta-feira (21), o projeto de lei que declara de Utilidade Pública Municipal o Centro de Aprendizagem ao Trabalho e Acessibilidade Refúgio (Captare) foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) por unanimidade. A votação aconteceu em primeiro turno e resultou em 20 votos “sim”. Representantes da instituição acompanharam a deliberação, entre eles, Rosineia de Souza Paz dos Santos, presidente.
A proposta (014.00018.2024) é de autoria do ex-vereador Jornalista Márcio Barros em coautoria com Sargento Tânia Guerreiro (Pode), que defendeu a aprovação da Utilidade Pública em plenário. Dois dos projetos desenvolvidos pela entidade são as aulas de Muay Thai e de Jiu-Jitsu, que são gratuitas, justamente para atender quem não tem condições de pagar pelo serviço.
“A entidade foi fundada em 2011 e promove relevantes trabalhos na área social, com considerável melhoria na vida das pessoas que passam por ela, especialmente as atividades esportivas, voltadas às crianças e adultos. O esporte tem papel importante para comunidade, porque oferece benefícios que
vão além da saúde física: promovem desempenho social, emocional, cognitivo, contribuindo para a inclusão e redução da violência, além da melhoria da qualidade de vida”, destacou Tânia Guerreiro.
Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/ 2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades.
“Mais uma vez agradeço o vereador Márcio Barros, que me confiou a defesa do projeto. Esse projeto é teu e eu estou só aqui fazendo a defesa. Ele é mérito teu. Agradeço por ter confiado em mim, em meio a 38 vereadores, para defender esse projeto”, complementou a vereadora, em agradecimento a Márcio Barros, que também estava em plenário, acompanhando a votação do projeto. Atualmente, o ex-vereador é superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba.
Com a aprovação da matéria em primeiro turno, o texto retorna à pauta da próxima segunda-feira (26), em segunda votação. Se ratificado, seguirá para sanção prefeitoral. Dia das Cidades Inteligentes e homenagem póstuma são adiados Adiada por uma sessão a pedido do autor, vereador Nori Seto (PP), a votação em primeiro turno do Dia Municipal das Cidades Inteligentes retorna à ordem do dia de segunda-feira (26). A matéria prevê a celebração em 8 de novembro, mas o vereador disse que pretende “conversar sobre a melhor data para que possa realizar essas ações referentes ao projeto de lei” (005.00224.2023).
Também retorna na pauta de segunda, mas para votação em segundo turno, a homenagem póstuma a Laercio Borba (009.00010.2023), que faleceu em outubro de 2019. Natural de Curitiba (PR), ele era morador do bairro Capão Raso. Ontem, em primeiro turno, o projeto de lei foi defendido pelo autor, Angelo Vanhoni (PT). A deliberação de hoje foi adiada devido à ausência do parlamentar em plenário. Por Pedritta Marihá Garcia e Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques
Projeto ajusta Código Florestal de Curitiba à lei federal da Mata Atlântica
Alterações afetam o corte de vegetação nativa em imóveis de Curitiba e atualizam exigências no licenciamento ambiental
A Câmara de Curitiba analisa um projeto de lei que atualiza o Código Florestal Municipal para adequá-lo à legislação federal sobre o Bioma Mata Atlântica. A proposta do Executivo redefine as categorias de vegetação nativa e altera regras para supressão de áreas verdes em imóveis particulares e obras licenciadas no município. “A finalidade é garantir a conformidade no tocante à supressão de vegetação primária ou secundária em estágio avançado ou médio de regeneração”, explica a justificativa, assinada pelo prefeito Eduardo Pimentel (005.00216.2025).
O texto modifica artigos da lei municipal 9.806/2000, classificando os maciços vegetais conforme seu estágio de regeneração: bosques em estágio inicial passam a ser denominados Bosques Nativos, enquanto os de vegetação primária ou regeneração média ou avançada são considerados Bosques Nativos Relevantes. Para efetuar o corte nessas áreas, será necessário obter simultaneamente a autorização ambiental junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e o registro no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).
O projeto em discussão na Câmara de Curitiba também condiciona a emissão do Certificado de Vistoria de Con-

feitura de Curitiba, a medida alinha o Código Florestal de Curitiba à lei federal 11.428/2006 e à resolução CEMA 107/2020, promovendo “segurança jurídica e padronização dos procedimentos administrativos”. Por José Lázaro Jr. (José Fernando Ogura/SMCS)
clusão de Obras (CVC) ao cumprimento das exigências ambientais previstas no licenciamento. Em obras que envolvam corte de árvores isoladas, a supressão só será liberada se houver previsão explícita de dispensa no processo de licenciamento. Segundo a Pre-



Projeto de lei proíbe o uso de bebês reborn para obter benefícios destinados a crianças. (Foto: Valter Campanato/CMC)
Projeto proíbe uso
de bebês reborn para acesso a prioridades em Curitiba
Texto em análise na Câmara de Curitiba propõe sanções para uso inapropriado de bebês reborn
Com a crescente popularidade dos bebês reborn, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu um projeto de lei que proíbe o uso deles para obter benefícios destinados a crianças de colo, como prioridade em filas e atendimentos. A proposta, de autoria do vereador Renan Ceschin (Pode), pretende assegurar que esses direitos sejam garantidos exclusivamente a quem realmente está acompanhado de crianças pequenas. "Bebê reborn" é nome pelo qual ficaram conhecidos os bonecos feitos à mão para se parecerem com bebês reais, com detalhes hiper-realistas, que podem ter uso terapêutico para a superação de traumas.
O projeto do vereador Ceschin busca evidenciar a intenção dos legisladores, que era agilizar o atendimento das famílias com crianças pequenas em filas de estabelecimentos comerciais, serviços públicos e privados; o atendimento preferencial em unidades de saúde, educação ou assistência social; além da ocupação de assentos preferenciais em veículos de transporte coletivo (005.00411.2025). O projeto define como bebês reborn quaisquer “bonecos com características hiper-realistas de um recém-nascido, utilizado de forma decorativa, artística, colecionável ou terapêutica” e dispõe que eles não garantem acesso a esses benefícios, mesmo quando em uso terapêutico. Quem descumprir a norma poderá receber advertência por escrito na primeira infração. Em caso de reincidência, será aplicada multa de até R$ 500, podendo chegar a R$ 1.500 em infrações subsequentes. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FMIA) ou a outros fundos sociais equivalentes. A fiscalização caberá ao poder público municipal, e os valores das multas poderão ser atualizados conforme o índice oficial de inflação. Simulação de “criança real” infringe a legislação, justifica vereador
Segundo Renan Ceschin, a intenção do projeto de lei é preservar o acesso justo aos direitos garantidos por lei a gestantes e pessoas com crianças de colo, como é o caso da lei municipal 8.655/1995, que assegura o atendimento prioritário em Curitiba a esses grupos. “A utilização de

bebês reborn para simular a presença de uma criança real infringe essa legislação, desvirtuando o propósito da prioridade legalmente estabelecida”, afirma. Durante a sessão plenária do dia 19 de maio, o vereador destacou sua proposta no Pequeno Expediente. Segundo ele, pedidos de atendimento a bebês reborn por profissionais da saúde têm se tornado recorrentes em Curitiba, o que motivou a apresentação da medida. “A lei que a gente propôs é para impor limites”, afirmou. Em seu discurso, Ceschin reconheceu que, em alguns contextos, o uso dos bebês reborn pode ter finalidade terapêutica, especialmente para pessoas que enfrentam o luto, desde que acompanhado por orientação técnica. No entanto, segundo Ceschin, isso não deve justificar o acesso a benefícios voltados a crianças reais. “Isso também não dá prioridade em mercado, em shopping, em parque ou em atendimento de saúde”, destacou. O projeto de lei segue em tramitação na Câmara de Curitiba. Caso aprovada no Legislativo e sancionada pelo prefeito, a proposta começa a valer 30 dias após a sua data de publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Clique na imagem abaixo para entender como é a tramitação de um projeto de lei na CMC. Por Pietra Hara, especial para a CMC

Sargento Tânia Guerreiro. (Foto: Carlos Costa/CMC)




Frente Parlamentar de Habitação e Regularização Fundiária
recebe balanço do Programa Moradia Legal
O projeto, do Tribunal de Justiça, já chegou a 180 municípios paranaenses e efetivou a entrega de mais de doze mil títulos de propriedade.
A Frente Parlamentar de Habitação e Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, na quarta-feira (21), o coordenador geral e supervisor do Programa Moradia Legal, desembargador Abraham Lincoln M. Calixto, que fez um balanço do projeto. “Ele é um trabalho social muito importante que o Tribunal de Justiça tem feito. Nós temos levado cidadania para as pessoas mais necessitadas do Paraná, regularizando as áreas em que eles residem, de forma irregular ou ilegal e, com isso, oferecendo uma moradia digna para cada um deles”, afirmou o desembargador. No curso dos quase cinco anos de execução, o Moradia Legal chegou a 180 municípios paranaenses; já efetivou a entrega de mais de doze mil títulos de propriedade beneficiando mais de 40 mil cidadãos paranaenses.
Calixto disse que nestes municípios estão sendo feitos os trabalhos de verificação de áreas irregulares, de assentamentos, de lotea-
mentos, cuja titulação da propriedade ainda não foi feita até hoje. Segundo ele, há áreas com mais de 40, 50 anos sem que haja o título de propriedade e o Tribunal de Justiça oferece essa regulamentação com a isenção de qualquer tipo de taxa ou emolumento, inclusive de cartório, que são as mais altas nas despesas judiciais. Ele também comentou sobre outra vantagem do programa: a primeira averbação que será feita na matrícula é isenta ao proprietário do imóvel.
Também coordenador do programa, o desembargador Evandro Portugal destacou o apoio da Casa de Leis nesse processo. “Temos hoje o apoio da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e a união dos três poderes sempre resulta em situações muito positivas. Sem falar da atuação do Ministério Público nos processos, então sempre há a cautela, por exemplo, da preservação de áreas que devem ser preservadas”, disse ao fazer um convite aos
deputados. “Queremos trazer para dentro do programa as grandes áreas que estão na responsabilidade do Governo, por exemplo, aquelas áreas de ocupação que não tem solução imediata”.
Questão social
“Hoje nós recebemos a equipe do Tribunal de Justiça para falar como anda o programa Moradia Legal no Estado, entregar o relatório de atividades e fazer uma proposta: trazer ao programa as áreas do Estado que estão sendo ocupadas por terceiros e que estão dentro daquelas que podem ser regularizadas”, disse o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Luis Corti (PSB), ao informar que enviará ofícios à Casa Civil e à Secretaria de Administração do Estado fazendo a solicitação. “Só isso, valeu a reunião que tivemos hoje. Além disso, a regularização fundiária pode garantir o direito social à moradia, diminuindo as desigualdades e promoven-

Meia-entrada para doadores de órgãos avança na Alep
Projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Saúde logo após tramitar na Comissão de Constituição e Justiça. Texto amplia benefício que atende hoje doadores de sangue
A Comissão de Saúde Pública, presidida pelo deputado Tercilio Turini (MDB), deu avanço nesta terça-feira (20) ao projeto de lei que concede o benefício da meia-entrada em eventos culturais para doadores de órgão, tecidos e partes do corpo humano. O PL 305/2024 foi aprovado por unanimidade, logo após tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Os deputados Mabel Canto (PP) e Alexandre Curi (PSD), autores do PL 305/2024, alertam para a necessidade de "urgência para aumentar o número de doadores no país.". Ao todo, 65 mil pessoas aguardavam transplante de órgãos em 2023, de acordo com dados do Ministério Saúde citados pelos deputados na justificativa do texto. Cerca 37 mil aguardavam por um rim e outros 25 mil por um transplante de córnea.
Se aprovada, a meia-entrada será concedida para usuários que assinaram a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano (AEDO), ferramenta desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil e regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A manifestação favorável à doação fica registrada em uma base de dados acessada pelos profissionais de Saúde, “que terão em mãos a comprovação do desejo do falecido para apresentar à família”, explicam os autores.
“A ampliação da meia-entrada aos cadastrados no AEDO configura-se como iniciativa de incentivo social de caráter prático e contribui para a formação de uma cultura de doação de órgãos no estado do Paraná”, justifica a relatora deputada Marcia Huçulak (PSD), que apresentou parecer favorável ao projeto.
Também foi aprovado o PL 111/2024, de autoria de 12 deputados, que instituí o Programa Paranaense de Atenção à Saúde no Climatério. O texto prevê a realização de campanhas institucionais e intersetoriais, divulgação de relatórios, reuniões periódicas e campanhas publicitárias de conscientização sobre o tema.
O relatório favorável do deputado Dr. Leônidas (CDN), lido por Huçulak, destacou a importância a importância do projeto para contribuir com o bem-estar da mulher durante essa fase de transição fisiológica. Mabel Canto relembrou a realização da audiência pública “Tratamento do Climatério e Menopausa e PL 111/2024”, marcada para o próximo dia 7 de outubro, e propôs que a Comissão de Saúde organizasse o evento junto à Bancada Feminina – sugestão acatada pelo colegiado. Compareceram à reunião os deputados Márcia Huçulak (PSD), Tercilio Turini (MDB), Luis Corti (PSB) e Mabel Canto (PP)

do a construção de uma sociedade democrática”, afirmou.
Vice-coordenador da Frente, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou que a questão da regularização fundiária é grave, mas que o enfoque do programa é extremamente importante e tem auxiliado muitas famílias de baixa renda. “Além disso, ele faz valer a função do social, com a família tendo o seu registro imobiliário e de forma gratuita”.
Para o deputado Reichembach (PSD), essa regularização representa segurança e dignidade para muitas famílias que tem garantida a escritura de sua propriedade. “Um programa inédito, de cunho social e sem custos às famílias beneficiadas. Um programa grave que agora está sendo enfrentado de forma clara e objetiva pelo Tribunal de Justiça junto com os demais poderes”.
Já o deputado Fabio Oliveira (Podemos) afirmou que o assunto é importante tanto para o Paraná, quanto para o Brasil. “Nesse quesi-
to, o Paraná saiu na frente com o Tribunal capitaneado essa questão e auxiliando de forma gratuita famílias de baixa renda a terem suas propriedades regularizadas”, comentou ao sugerir um convênio com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea/PR) para também contribuir com nesse processo.
Moradia Legal O Programa Moradia Legal é uma iniciativa de regularização fundiária urbana em áreas de interesse social, que visa garantir o direito à moradia e a segurança jurídica para populações em situação de vulnerabilidade. Ele funciona em parceria com o Ministério Público, Cohapar/Paraná e com o objetivo de ser um facilitador para o desenvolvimento de regularização fundiária urbana nos municípios paranaenses, viabilizando o combate à irregularidade fundiária que atinge parcela marginalizada da população.
Ele possibilita que a legalização da posse dessas áreas aconteça em prazos muito inferiores aos alcançados por outras formas de regularização, seja judicial ou extrajudicial, além de conseguir atingir uma maior parcela da população, com titulação de núcleos urbanos informais completos. Todo o processo judicial é inteiramente gratuito, inclusive a emissão dos títulos e não há custas de cartório (taxas e emolumentos).
A Frente Parlamentar de Habitação e Regularização Fundiária da Assembleia tem o objetivo de averiguar a evolução das políticas públicas e dos planos municipais de habitação que visam a promoção do interesse social no Estado. O grupo de trabalho é composto pelos deputados Alexandre Curi (PSD), Cristina Silvestri (PSDB), Douglas Fabrício (CDN), Flávia Francischini (União), Gilberto Ribeiro (PL), Delegado Jacovós (PL), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Nelson Justus (União), Pedro Paulo Bazana (PSD) e Professor Lemos (PT).
Inscrições Abertas para o Evento Comemorativo dos 4 Anos do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar – PARLA
Estão abertas as inscrições para o evento comemorativo do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar – PARLA, que será realizado no dia 27 de maio de 2025, das 14h às 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. Com o tema “É do Parlamento que também nasce a democracia”, o encontro marca não apenas um aniversário institucional, mas também um momento de reflexão sobre o papel do Legislativo no fortalecimento da democracia brasileira.
A realização conta com o apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná e é voltada a todos que se dedicam ou se interessam pelo universo legislativo: estudantes, professores, pesquisadores, parlamentares, servidores públicos, advogados e demais cidadãos. Além de fomentar o diálogo interdisciplinar entre academia, parlamento e sociedade civil, o evento oferece certificação de 4 horas complementares aos participantes.

A programação contará com três momentos centrais. Na mesa de abertura, Monike Santos (presidente do PARLA), Cynhtia Juruena (vice-presidente) e Jeulliano Pedroso (Escola do Legislativo) vão destacar avanços na promoção do Direito Parlamentar no país. Na sequência, o painel “Legislativo Importa?” terá as participações do professor Emerson Urizzi Cervi (UFPR) e da vereadora Camilla Gonda (CMC), que discutem a relevância e os desafios contemporâneos das casas legislativas.
Os painéis temáticos aprofundam questões essenciais para a institucionalidade democrática. Em “Decoro no Legislativo”, mediado por Suellen Moura (PARLA), nomes como o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, a vereadora Giorgia Prates, e o jurista Cassio Prudente Vieira Leite (OAB/PR) analisam os limites éticos e comportamentais que norteiam a atuação parlamentar. Já em “Parlamento e Memória”, com mediação de Renan Guedes Sobreira (PARLA), a deputada Luciana Rafagnin, a professora Ana Maria Lima de Oliveira (presidente da Comissão de Anistia do Governo Federal) e o cientista político Adriano Codato (UFPR) discutem como a história institucional e as políticas de memória moldam o presente e o futuro do Legislativo.
Créditos: Orlando Kissner/Alep




O 16º Curitiba Country Festival acaba de confirmar uma grande novidade! O maior festival de música do Paraná e um dos maiores do país acontece, anuncia duas opções de transportes oficiais para curtir o evento que acontece nos dias 24 e 25 de maio, no Expotrade Convention Center. Esta é a primeira vez que esse serviço é oferecido pelo festival.
Luan Santana, Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Simone Mendes, Pedro Sampaio, Clayton & Romário, Menos é Mais, Fernando & Sorocaba, Murilo Huff, Traia Véia, Jeann & Julio e Brenno & Matheus são as atrações do line-up este ano. Os ingressos estão à venda pelo site oficial curitibacountryfestival.uhuu.com e pontos autorizados.


Prefeitura de São José dos Pinhais promove leilão on-line de veículos próprios

Veículos automotores destinados à circulação e sucatas integram o leilão do tipo maior lance promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Frotas da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Semvop). A iniciativa está sendo realizada entre os dias 20 de maio e 11 de junho, exclusivamente no formato online, pela plataforma Kron Leilões (www.kronleiloes.com.br).
O leilão segue os parâmetros do Processo Administrativo n.º 051/2025 –Decol, regido pela Lei n.º 8.666/1993 e demais legislações pertinentes. O objetivo é dar destinação adequada aos veículos inservíveis do patrimônio público e viabilizar sua reutilização por particulares ou empresas.
“Com o leilão, buscamos dar a destinação correta aos veículos que já cumpriram sua vida útil na administra-
ção pública, ao mesmo tempo em que oferecemos oportunidades acessíveis à população e movimentamos a economia local de forma transparente e responsável”, destaca o secretário de Viação e Obras Públicas, Clóvis Amorim. Entre os bens disponíveis, estão ambulâncias, ônibus e sucatas, todos com avaliação prévia e disponíveis para visitação nos dias úteis, entre 21 de maio e 10 de junho. Mais infor-
mações sobre a visita pelo telefone (41) 3381-5961.
PAGAMENTO
De acordo com o edital, o pagamento deverá ser feito à vista, correspondendo a 100% do valor do lance vencedor, além de 5% de comissão ao leiloeiro. O arrematante será comunicado por e-mail em até dois dias úteis após o encerramento do leilão e terá três dias úteis para realizar o pagamento.
Abertas as inscrições para a 11ª Caminhada na Natureza – Circuito
Campina do Taquaral / Rota das Colônias
Se você busca uma atividade física ao ar livre e contato com a natureza, confira essa dica: estão abertas as inscrições para a 11ª edição da Caminhada na Natureza – Circuito Campina do Taquaral / Rota das Colônias, em São José dos Pinhais. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo, será realizado no dia 1º de junho (sábado), das 7h às 13h, com saída da Capela Nossa Senhora da Luz — localizada na Rua José Zanchetta Filho, nº 3.350.
O credenciamento dos participantes acontecerá entre 6h30 e 8h, e é necessário estar previamente inscrito pelo link disponível no site oficial. Ao chegar ao local, os inscritos devem procurar a área de “inscrições antecipadas” para retirar a pulseira de participação.
Garanta sua vaga e participe dessa experiência única em um dos principais roteiros turísticos do município. As inscrições devem ser feitas gratuitamente pelo link: https:// abre.ai/mNR2.
O estacionamento é gratuito, próximo à Capela. Procure o local oficial.

PERCURSO Com 10 km de extensão, o trajeto é considerado de nível moderado de esforço, com trechos em estradas rurais de chão batido, trilhas com subidas e descidas, degraus e obstáculos naturais, cruzando plantações, áreas de mata e propriedades particulares.
SEGURANÇA
A organização do evento conta com o apoio da Guarda Municipal, ambulância e carros de apoio ao longo do caminho, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os participantes.
ORIENTAÇÕES
Traga sua caderneta do
Maio Laranja: SJP intensifica ações contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança (Semuseg), realizará duas importantes ações de conscientização no município. A primeira será no dia 21 de maio, a partir das 8h45, com uma blitz educativa em frente à Catedral de São José dos Pinhais, na Praça 8 de Janeiro.
Já no dia 23 de maio, das 8h às 17h, será ministrada um seminário na Câmara de Vereadores, com o tema “Proteja, denuncie e faça a diferença!”. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever previamente por meio do link: https://abre.ai/mMiK.
As ações buscam alertar a população sobre um problema ainda presente em todo o país. Em 2024, São José dos Pinhais registrou 97 casos de estupro de vulnerável, segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR).
A coordenadora da Patrulha Anjos da Guarda, GM Sônia, destaca que a violência sexual deixa marcas profundas nas vítimas.
“Esses atos comprometem o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, afetando sua saúde mental e física, além de violar seus direitos fundamentais à proteção e ao respeito”, afirma a GM.
A Patrulha atua de forma permanente no município, acompanhando medidas protetivas e articulando ações com outros serviços públicos. Além da Guarda Municipal, o município conta com uma rede integrada de proteção.
O trabalho envolve as secretarias de Saúde (com destaque para o Ambulatório Sentinela), de Educação (por meio do Núcleo de Direitos da Criança e do Adolescente –NUDCAI), de Assistência Social, da Defesa Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além do COMDICA, do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Tutelar, entre outras instituições governamentais e não governamentais.
SOBRE O MAIO LARANJA
A campanha Maio Laranja foi instituída pela Lei n.º 14.432/2022 e tem como objetivo sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade sobre os perigos e sinais do abuso sexual infantil. O dia 18 de maio é o marco principal da mobilização, instituído pela Lei n.º 9.970/2000, em memória da menina Araceli Crespo, assassinada aos 8 anos de idade após sofrer violência sexual em 1973.
IDR para o carimbo do passaporte.
Leve sua garrafinha de água — haverá pontos de apoio para reabastecimento e venda.
Esteja atento nas passagens por rios e pontes, especialmente com crianças.
Alongue-se antes e depois da caminhada para evitar lesões.
Mantenha-se hidratado durante todo o percurso.
Evite refeições pesadas antes de começar a caminhada. Mantenha postura adequada: costas eretas, olhar à frente e abdômen contraído.
Evite levar carrinhos de bebê ou cadeiras de rodas — o percurso não é adequado
para esses equipamentos.
Utilize tênis confortáveis e roupas apropriadas para trilha.
Leve repelente e protetor solar.
ALIMENTAÇÃO
Além da caminhada, o evento também oferece opções gastronômicas. Um café da manhã será vendido no salão da igreja, e os participantes poderão almoçar em empreendimentos locais — a lista completa com o valores está disponível no link de inscrição.
SERVIÇO
11ª Caminhada na Natureza — Circuito Campina do Taquaral / Rota das Colônias
Data: 1º de junho de 2025 (sábado) Horário do evento: das 7h às 13h
Credenciamento: das 6h30 às 8h
Local de saída: Capela Nossa Senhora da Luz
Endereço: Rua José Zanchetta Filho, nº 3.350 – Campina do Taquaral, São José dos Pinhais
Inscrições: https:// abre.ai/mNR2
“O caso de Araceli se tornou um símbolo da luta pelos direitos da infância no Brasil e reforça a importância de combater toda forma de violência sexual contra crianças e adolescentes”, enfatiza a coordenadora da Patrulha Anjos da Guarda, GM Sônia.
A Prefeitura, por meio da Semuseg, reforça que a denúncia é uma das principais ferramentas no enfrentamento dessa realidade. “É essencial estar atento a sinais de alerta e manter um diálogo aberto com crianças e jovens, seja em casa, na escola ou em instituições”, finaliza a GM Sônia.
CANAIS PARA DENÚNCIA: Disque 181
Disque 100
Guarda Municipal: 0800 153 0800
Patrulha Anjos da Guarda: (41) 3381-6330 ou WhatsApp (41) 98744-7938





13 EDITAIS
Eduardo Pimentel lança pacote com R$ 5 milhões para projetos culturais em Curitiba
Com investimento de cerca de R$ 5 milhões e várias novidades, o prefeito Eduardo Pimentel lançou nesta quarta-feira (21/5) um pacote com 13 editais do Fundo Municipal da Cultura. O lançamento ocorreu no gabinete do prefeito, com a presença de diretores da Fundação Cultural de Curitiba
Os recursos vão fortalecer a produção cultural da cidade, preencher a programação gratuita para a população nos espaços públicos e fomentar a economia criativa local. Outros editais virão na sequência, como os de Dança, Audiovisual e o do Carnaval 2026.
"Investir em cultura é um dos meus compromissos com a cidade, pois ela é um vetor de desenvolvimento social e econômico. Vamos levar arte para todas as regiões, ocupar com programação gratuita e de qualidade teatros, palcos, bibliotecas e outros equipamentos culturais. Vai ter programação para todas as idades, da criança ao idoso, e arte e cultura do Centro ao Tatuquara", destacou Eduardo Pimentel.
Os editais irão patrocinar 158 projetos em áreas como teatro, música, literatura, folclore, artes visuais, games, quadrinhos, circo e patrimônio histórico, com ações previstas em teatros municipais, praças e equipamentos culturais da cidade. Confira AQUI os editais do Fundo Municipal da Cultura.
“Esses editais refletem nosso compromisso com a diversidade cultural, o incentivo aos novos talentos e a valorização da produção artística local”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.
A diversidade da programação está entre os destaques, com atividades voltadas para todos os públicos, desde crianças até idosos, e buscando também a formação de novas plateias.
Participaram do lançamento a superintendente da FCC, Maria Angélica da Rocha Carvalho, a diretora de Incentivo à Cultura, Loismary Pachê, o diretor administrativo e financeiro, Cristiano Figueiredo Morrissy, o diretor de Planejamento, José Roberto Lanza, o diretor de Patrimônio Cultural, Marcelo Sutil, e a supervisora dos Núcleos Regionais, Angelina Netska Balaguer.
Inscrições
Os editais estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba. As inscrições vão das 18h desta quarta (21/5) até às 12h do dia 23 de junho, exclusivamente pelo Sisprofice, que pode ser acessado pelos links www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br ou www.sic.cultura.pr.gov.br.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email paicatendimento@curitiba.pr.gov.br, ou nos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba.
Hip-hop e arte local
Entre as principais inovações do pacote está
a criação de dois editais inéditos. O de arte local, com orçamento de R$ 1 milhão, irá contemplar 40 projetos culturais de artistas residentes nos bairros, promovendo a descentralização dos investimentos e valorizando a produção artística de regiões fora do eixo central da cidade.
Já o edital de hip-hop destina R$ 159,5 mil para sete projetos que representarão os quatro movimentos da cultura urbana: DJ, MC, breaking e graffiti, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), no centro da cidade, com música, dança e artes visuais.
De crianças a 60 +
Os editais incluem iniciativas voltadas a autores iniciantes, na área da literatura, pessoas com mais de 60 anos e ações para crianças, como um edital específico para musicais infantis que foca a formação de plateia. Embora não seja novidade, neste pacote também tem a volta o edital de ópera ilustrada.
Oportunidades e impacto
Além da programação gratuita que será ofertada à população curitibana, os editais representam geração de trabalho e renda para artistas, técnicos e produtores culturais. Milhares de profissionais da cadeia produtiva da cultura serão mobilizados durante as etapas de criação, produção e apresentação dos projetos selecionados, sem contar o movimento nos serviços e comércio com itens de figurinos.
Acesse o site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para conferir os editais na íntegra, os prazos de inscrição e os critérios de participação.
Os editais
1. Edital de Artes Visuais: processos criativos, ocupação de espaço e direito autoral
Valor R$ 160 mil
O edital prevê a produção de quatro projetos nas áreas de artes visuais que resultem na ocupação de espaço expositivo, processos criativos e direito autoral em expressões artísticas que resultem em publicações, exposições, cursos na forma de oficinas, workshops, masterclass e cursos de curta duração, voltados às ações do universo das Artes Visuais, compreendidos como desenhos, gravuras, fotografias, pinturas, esculturas, murais.
2. Edital de Difusão
e Formação em Circo
Valor R$ 350 mil
O edital prevê a produção de nove projetos para apresentações em Difusão e Formação em Circo e Circo-Teatro de Pavilhão.

3. Edital de Oficinas
e Game – Estúdio Riachuelo
Valor R$ 198 mil
Contempla a produção de oito projetos de games e animação. O edital vai ocupar com oficinas e cursos gratuitos o novo Estúdio Riachuelo, equipamento voltado à produção de games, animação e ilustração digital.
4. Edital de Folclore e outras Manifestações Tradicionais
Valor R$ 185 mil
Atenderá a 16 projetos nas áreas de folclore e demais manifestações tradicionais. Os proponentes devem apresentar produtos culturais e sua difusão nas modalidades dança folclórica e canto folclórico.
5. Edital de Hip Hop no TUC –Teatro Universitário de Curitiba
Valor R$ 159,5 mil
Os recursos são destinados ao desenvolvimento de sete projetos com apresentações nas áreas de música, dança e artes visuais, especificamente as expressões da cultura hip-hop em suas quatro manifestações: DJ, MC, Breaking, Graffiti e suas vertentes. Os projetos serão realizados no TUC (Teatro Universitário de Curitiba), que fica dentro da Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem.
6. Edital de Publicações em Literatura: autorias iniciantes
Valor R$ 290 mil
O edital prevê a produção de oito projetos na área de literatura, para fomentar a publicações de obra inédita e literatura nos gêneros romance, conto, poesia, crônica e literatura infantojuvenil. O edital atende autorias iniciantes, incluindo coletivos de escritores para publicação impressa e arquivo em pdf.
7. Edital de Apresentações Musicais Infantis – Formação de Novas Plateias.
Valor R$ 100 mil
Prevê a produção quatro projetos nas áreas de música e artes cênicas destinados ao público infantil, com ênfase na formação de novas plateias desde a infância. As propostas devem contemplar um repertório voltado ao universo infantil, com elementos cênicos e interativos que favoreçam o aprendizado e a participação ativa da plateia.
8. Edital Ópera Ilustrada
Valor R$ 112,5 mil
O edital prevê a produção de dois projetos nas áreas de música e artes cênicas (ópera).
9. Edital Paiol Musical 2026
Valor R$ 677,5 mil
Prevê nove projetos nas áreas de música,
incluindo a realização de shows inéditos, com artistas convidados. Uma das vagas é destinada a proponente que tenha idade acima de 60 anos e outro projeto deverá ter repertório voltado ao público infanto-juvenil. Outro projeto deverá ser destinado ao Auditório Antonio Carlos Kraide, no Portão Cultural.
10. Edital de Patrimônio Material e Imaterial, Conservação e Restauro –Escola de Patrimônio
Valor R$ 610 mil
Prevê a produção de 13 projetos nas áreas de patrimônio material e imaterial que resultem em publicações, exposições, cursos na forma de oficinas, workshops, masterclass e curso de curta duração voltados às ações do universo do Patrimônio Cultural, conservação e restauro de bens culturais móveis.
11. Edital de Publicação/Quadrinhos –Gibiteca de Curitiba
Valor R$ 300 mil
O edital prevê a produção de 10 projetos de publicação física ou virtual de histórias em quadrinhos, cartoons, charges, caricatura e ilustração produzidos por artistas residentes em Curitiba. O projeto deve ter sua publicação lançada na Gibiteca de Curitiba.
12. Edital de Arte Local 2026
Valor R$ 1 millhão
O edital prevê a produção de 40 projetos para apresentações nas áreas de artes cênicas, dança, ópera e circo e música. Este edital vai contemplar agentes culturais ou proponentes residentes exclusivamente na sua Regional de residência. A intenção é garantir a descentralização do recurso para a produção cultural local, incluindo novos agentes culturais na rede da economia da cultura.
13. Edital de Difusão em Teatro
Valor R$ 610 mil
O edital prevê a produção de 20 projetos para área de Artes Cênicas. As apresentações serão destinadas ao Auditório Antônio Carlos Kraide, Teatro do Memorial de Curitiba, Teatro do Piá e Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge.
Serviço
Editais da FCC
Inscrições: das 18h desta quarta (21/5) até às 12h do dia 23 de junho, exclusivamente pela plataforma www.sic.cultura.pr.gov.br
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email paicatendimento@curitiba.pr.gov.br, ou nos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba.

O prefeito Eduardo Pimentel lança pacote cultural com R$ 5 milhões para projetos em Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SECOM





Sesc PR seleciona livrarias e distribuidoras de livros para Semana Literária 2025
Responsáveis pela mediação entre leitores e livros, conhecedores dos catálogos das editoras, aqueles que compreendem os interesses do público que ajudam a manter a diversidade e a circular a produção literária, movimentam a economia e setor e sabem indicar obras de acordo com os mais variados perfis de leitores, os livreiros e distribuidores de livros são personagens imprescindíveis para a realização dos eventos literários do Sesc PR. Para este público, a instituição abriu o edital que seleciona livrarias e distribuidoras de livros para o maior evento literário que ocorre simultaneamente em 27 cidades paranaenses: a Semana Literária Sesc e Feira do Livro, que em 2025 chega a sua 44ª edição. Até o dia 2 de junho, livrarias e distribuidoras de livros sediadas em território nacional podem se inscrever gratuitamente para participar do evento que será realizado em Curitiba nas cidades de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória. De acordo com o edital, para a capital paranaense serão selecionadas 22 empresas que comercializarão seus livros durante a Semana Literária que ocorrerá de 13 a 17 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, além das editoras nas cidades do interior. Para
participar de mais de uma cidade, os interessados deverão indicar os municípios que desejam concorrer, ainda no ato da inscrição.
Em contrapartida, os selecionados no edital deverão oferecer uma ação cultural para a programação do evento com no mínimo 30 minutos de duração, podendo ser o lançamento de livros que foram editados até 2023, oficinas de literatura, contação de histórias ou, ainda, mediação de obras literárias.
A divulgação dos selecionados ocorrerá no site do Sesc PR a partir do dia 11 de junho.
Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.
SEMANA LITERÁRIA
Neste ano o Sesc PR escolheu homenagear o escritor curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento.
Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos.
Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais im-
Sesc PR divulga período e temática da Semana Literária 2025
A tradicional Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR chega a sua 44ª edição, consolidada como o maior evento literário do estado. Realizada de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses, a programação está agendada para ocorrer de 13 a 17 de agosto de 2025
Na capital o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu Oscar Niemeyer, trazendo bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.
O escritor homenageado será o curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento. Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos. Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais importantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros. Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária
Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.
Semana Literária
Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Foram convidados mais de 150 artistas, para 500 ações culturais que receberam mais de 81 mil pessoas nas programações. O evento integrou nomes renomados da literatura nacional, como Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli, às atividades promovidas em diversas cidades. As ações também incentivaram novos talentos, como na Coletânea Sesc de Contos Infantis, que destacou a produção literária regional e foi distribuída em bibliotecas públicas do estado. Lançamentos de livros, como o “Sabores do Mesa Brasil”, e a nova temporada do Podcast Janela Cultural ampliaram a experiência literária para diferentes públicos.
Mais de 40 livrarias e editoras comercializam mais de 11 mil livros.
SERVIÇO
44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro
Período: 13 a 17 de agosto de 2025
Autor homenageado: Dalton Trevisan
Site oficial: www.sescpr.com. br/semanaliteraria
portantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros.
Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Houve a participação de público superior a 98 mil pessoas nas mais de 600 programações em todo o estado e as mais de 40 livrarias e editoras comercializam em torno de 12 mil livros.
SERVIÇO
44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro
Período: 13 a 17 de agosto de 2025
Autor homenageado: Dalton Trevisan
CIDADES
Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
Site oficial: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Dalton Trevisan



Olhar de Cinema anuncia "Cloud", premiado longa japonês de Kiyoshi Kurosawa, para a abertura da 14ª edição
Festival Internacional de Curitiba recebe a estreia nacional do longa, que representou o Japão na corrida do Oscar 2025, com sessão exclusiva na Ópera de Arame

O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 11 a 19 de junho, anunciou o filme de abertura para sua 14ª edição.
O longa selecionado foi “Cloud”, do diretor Kiyoshi Kurosawa, conhecido por cultuadas produções como "A Cura” (1997), “Pulse” (2001) e “Creepy” (2016), e que terá sua estreia no Brasil em uma sessão exclusiva na Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais populares e imponentes do Paraná.
A produção, que já passou por renomados festivais internacionais, como o de Veneza, Toronto e Chicago, representou o Japão no Oscar deste ano e é um suspense psicológico eletrizante inspirado em um evento real. A sessão está marcada para o dia 11 de junho e os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 16 de maio, com valores de R$8 a R$16, e poderão ser adquiridos pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br
“Cloud” aborda a história de um grupo de justiceiros formado na internet que se rebela contra Yoshii (Masaki Suda), um revendedor online de produtos baratos a preços elevados. Apesar de trabalhar como operário em uma pequena fábrica, o jovem se dedica a revender todos os tipos de mercadorias online, desde roupas a equipamentos médicos. Ao se sentir lesada, sua clientela é dominada por um sentimento de raiva, levando até mesmo pessoas não diretamente prejudicadas a se unirem contra ele, motivadas por ressentimentos pessoais.
Assista ao trailer: https://l1nq.com/5YPqm
Mais de 90 produções e novos locais de exibição
Considerado um dos principais festivais dedicados à sétima arte no Brasil, o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba de 2025 contará com sessões no Museu Oscar Niemeyer (MON), Cine Passeio, Cine Guarani, Teatro da Vila, Cinemateca e Ópera de Arame. A 14ª edição reúne mais de 90 produções, entre curtas e longas-metragens, entre estreias mundiais, nacionais, clássicos reapresentados na tela e produções infantis que integram as 10 mostras do evento, cada uma propondo um olhar diferente sobre os filmes apresentados e a forma de consumir cinema.
Para mais informações acesse o site oficial www.olhardecinema.com.br ou pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @olhardecinema, pelo Tik Tok @olhardecinema, X-Twitter @Olhardecinema_ e Facebook.com.br/Olhardecinema
O 14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú e Claro, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Solvay Peróxidos e Campari, e apoio da Sanepar, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de Libras.
Serviço:
14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 11 a 19 de junho de 2025
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Tik Tok: @olhardecinema, X/Twitter: @Olhardecinema_
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal
Apresentação: Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú, Claro
Patrocínio Ouro: TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Solvay Peróxidos, Campari
Apoio: Sanepar, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção: Grafo Audiovisual
Festival Crossroads confirma sua 8ª edição
Maior festival de rock do Sul do Brasil, que celebra o Dia Mundial do Rock, acontece no próximo dia 12 de julho, com novo local, cinco palcos e mais de 30 atrações em Curitiba
O rock pulsa firme em Curitiba, e muito dessa energia é alimentada pelo Festival Crossroads, um dos maiores e mais emblemáticos eventos brasileiros em celebração ao Dia Mundial do Rock (DMR). Em 2025, o mais importante evento do gênero no estado do Paraná chegará em sua oitava edição repleto de novidades, entre elas um novo local, que vai receber cinco palcos e mais de 30 atrações que vão refletir diferentes vertentes do rock.
Pensando no conforto do público, que vai curtir 12 horas ininterruptas de muita música, o Festival Crossroads 2025 será realizado em um amplo espaço verde, ao ar livre, de fácil acesso e com ampla área para estacionamento, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303). “Há anos buscávamos um local que nos permitisse aumentar a nossa estrutura e, antes de tudo, trouxesse mais conforto para o nosso público. Encontramos uma área verde incrível, a poucos minutos do Centro, que tornará a oitava edição do nosso Dia Mundial do Rock ainda mais especial”, destaca Alessandro Reis, fundador do Bar Crossroads e um dos idealizadores do festival, que conta também com toda expertise da Planeta Brasil Entretenimento. Nascido da paixão pela música e impulsionado pelo espírito de resistência cultural, o Festival Crossroads carrega uma história de evolução autêntica. De uma celebração intimista no pub Crossroads, em 2004, o evento se transformou em um verdadeiro símbolo da cena curitibana. A partir de 2018, com sua chegada à Usina 5, consolidou seu status de gigante — e agora, em 2025, eleva ainda mais sua dimensão, firmando-se como uma experiência de pertencimento e celebração coletiva. “A edição deste ano também reforça o compromisso com a música autoral: pelo menos um terço das atrações será formado por bandas autorais, em uma curadoria que aposta na força criativa da cena independente e na renovação do rock nacional”, destaca Alessandro.

A programação completa, que foi divulgada na terça-feira, dia 13 de maio e foi distribuída ao longo de 12 horas de festival, das 10h às 22h, reunindo shows, encontros e vivências que conectam gerações em torno da música e da liberdade de expressão.
Além das atrações artísticas, com nomes locais e nacionais, o Festival Crossroads terá diversas opções gastronômicas e áreas infantis. Para completar, o evento contará com uma atmosfera audiovisual única: o aftermovie do festival, por exemplo, será estruturado em atos, narrando a jornada do público — da expectativa inicial ao impacto final —, conectando sentimentos de pertencimento, emoção visceral e resistência cultural.
“Os fãs do Festival Crossroads podem ter certeza de que o evento manterá sua essência, mesmo sendo realizado em um lugar inédito. As mudanças propostas para 2025 têm por objetivo oferecer uma experiencia ainda melhor e mais completa para o nosso público. Estamos preparando uma edição histórica, reafirmando seu protagonismo como uma das celebrações mais autênticas e vibrantes do Dia Mundial do Rock no Brasil”, completa Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento.
O Festival Crossroads 2025, em celebração ao Dia Mundial do Rock, será realizado no dia 12 de julho, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303), das 10h às 22h. O evento é idealizado e executado pelo Bar Crossroads em parceria com a Planeta Brasil Entretenimento. A programação oficial será divulgada a partir do dia 13 de maio, dia em que será aberta a venda de ingressos. Para mais informações, acesse o site https://festivalcrossroads.com.br/ ou os perfis oficiais no Instagram: @barcrossroads, @festivalcrossroads e @planetabrasilentretenimento.