21/06/2023

Page 1

Governo envia para Assembleia projeto que formaliza a participação do Paraná no Cosud

Prefeita Nina Singer assina ordens de serviço para obras no Parque da Fonte e Cidade Jardim

São José dos Pinhais está recebendo obras em todos os cantos. Visando continuar com essas grandes melhorias na cidade, a prefeita Nina Singer assinou na última semana, duas ordens de serviço para início de obras nos bairros Parque da Fonte e Cidade Jardim.

A autorização para execução da obra no Parque da Fonte, trecho da Rua Tiradentes (entre a BR-277 e a Rua Alfredo Pinto), contempla pavimentação de vias urbanas em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de 3.652 m², sendo 924,00 m² de pavimento novo de alargamento da rua e 2.728,00 m² de recape.

Os serviços preliminares da via também incluem terraplanagem, drenagem, base e sub-base, meio-fio e sarjeta, revestimento, paisagismo, sinalização de trânsito, pontos de ônibus, ensaios tecnológicos e placas de comunicação visual. O investimento é de R$ 1.108.273,73.

Obra de macrodrenagem da Prefeitura vai prevenir alagamentos na região do Parolin

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está executando importante adequação em galerias pluviais na confluência das ruas Brigadeiro Franco e Francisco Parolin. O objetivo é melhorar o sistema de macrodrenagem no bairro Parolin, prevenir situações de alagamento na região e oferecer maior segurança para os moradores. Sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem equipes trabalham na readequação da rede pluvial que é antiga e estava subdimensionada. Para ampliar a capacidade de drenagem do local, o sistema de captação das águas da chuva está sendo reforçado com a implantação de uma galeria pluvial subterrânea, com aproximadamente 300 metros de extensão.

O Governo do Paraná enviou para Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20) o projeto de lei que oficializa a participação do Estado no consórcio firmado entre Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. É mais um passo para a formalização do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil – COSUD, cuja coordenação é do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ele foi eleito como responsável pela formalização do grupo pelos seis demais governadores durante o 8º encontro do Cosud, no início deste mês, em Belo Horizonte. Ele ficará à frente do Consórcio até o fim de 2024 e terá como vice-coordenador um governador da região Sudeste do Brasil, que deverá ser escolhido no próximo encontro do consórcio, no segundo semestre.

Para o governador Ratinho Junior, a formalização do grupo, que já realiza encontros desde 2019, fortalecerá a posição dos estados perante a União, principalmente com relação a temas nacionais, como a reforma tributária, além de trazer benefícios para a gestão pública dos estados-membros.

“Nós pactuamos a necessidade de enviar para as Assembleias Legislativas projetos de leis estaduais para formalizar essa adesão”, disse. “Isso cria uma oportunidade para que possamos debater os temas de interesse regional de forma propositiva e, assim, fortalecer o País”.

O consórcio tem por objetivo buscar políticas de integração para aprimorar a qualidade do serviço público prestado à população das regiões Sul e Sudeste. A participação do Estado no Cosud, segundo ele, é importante porque os sete estados que compõem o consórcio estão atuando conjuntamente em temas prioritários de interesse público, o que permite maior planejamento, com a imposição de metas para avanços em políticas públicas com intuito de garantir competitividade e economicidade.

Na carta do último encontro, os governadores ainda reiteraram o compromisso de uma atuação conjunta e cooperativa para a defesa da liberdade, a geração de emprego e renda nas duas regiões.

“Maria nas Escolas” leva orientações sobre violência contra a mulher

O Centro de Referência Maria da Penha de Pinhais segue levando espaços de acolhida e orientações diretamente nas comunidades. Com uma equipe multidisciplinar, o equipamento da Secretaria de Assistência Social (Semas) reúne uma série de serviços voltados ao atendimento de mulheres em situação de violência, seja física, sexual, moral, patrimonial ou psicológica. Chamada de “Maria nas Escolas”, as reuniões abertas à população contam com palestras dirigidas e um ambiente seguro para a troca de experiências e informações sobre questões de violência contra a mulher.

Enfrentamento à violência

Quarta-feira Página

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou audiência pública sobre a implantação da Lei 13.935/ 19, onde prevê que todas as redes públicas de ensino básico devem contratar esses profissionais. Segundo a lei, os estabelecimentos de ensino deveriam contratar psicólogos e assistentes sociais em até um ano após sua entrada em vigor, a partir de 2020. Com o advento da pandemia de Covid-19, a adoção da medida foi adiada.

Ano 24 | Nº 5732 | 21 de Junho de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
É mais um passo para a formalização do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil – COSUD, cuja coordenação é do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
2

VW comemora 50 anos do Brasília e apresenta unidade nunca emplacada

– Modelo compacto, que popularizou o segmento de hatches no País, possuía concepção estilística que se destacava de qualquer outro VW em produção no Brasil ou na Alemanha;

– Todo o processo de desenvolvimento do veículo, desde o projeto de estilo da carroceria aos protótipos, esteve a cargo de engenheiros e técnicos brasileiros;

– Com mais de 1 milhão de unidades emplacadas, Brasília fazia sucesso no Brasil e no mundo, tendo sido exportado para mais de 25 países;

– Unidade preservada na Garagem VW é uma das últimas produzidas, em 1982, ostenta menos de 500 quilômetros marcados em seu hodômetro e nunca rodou fora da Fábrica Anchieta

“Uma nova tendência estilística para o automóvel brasileiro”. Assim o Brasília foi apresentado ao público em junho de 1973, há 50 anos. Nascia também um modelo icônico para a indústria nacional e que popularizou o segmento de hatches por aqui.

Cinco décadas depois, a Volkswagen comemora o Brasília, batizado na ocasião para homenagear a capital nacional, e mostra detalhes da unidade guardada cuidadosamente em sua Garagem, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Brasília 1982: a última página da história

Existem carros raros, de valores inestimáveis. E existe o Brasília 1982 do acervo da Garagem VW. Essa unidade, uma das últimas produzidas antes do fim do modelo, saiu diretamente da linha de produção para as salas da engenharia da Volkswagen do Brasil.

Nunca emplacado, o modelo mantém toda sua originalidade e tem exatos 460 quilômetros marcados em seu hodômetro. Seu motor é um 1.6 a gasolina e carburação dupla.

Entre os destaques da unidade, pintada na cor metalizada Verde Mármore, estão o interior com revestimento vinílico nas portas e laterais de bancos, os detalhes em madeira no painel e até um simpático relógio do lado esquerdo do quadro de instrumentos.

A versão LS também ostenta acendedor, bancos dianteiros com encosto para a cabeça e desembaçador traseiro.

Cinco décadas do primeiro hatch brasileiro da VW Em quase 10 anos de produção, o Brasília atingiu a marca de 1 milhão de unidades fabricadas em seu sétimo ano de mercado. Foi o segundo veículo a conquistar tal feito – o primeiro foi o Fusca. Seu projeto começou ainda no início da década de 1970, com estudos e testes. O ponto de partida foi a plataforma mecânica da linha VW-1600, mas sua diretriz era clara: o mercado precisava de um veículo totalmente novo em estilo, em desempenho e de preço competitivo.

O primeiro passo foi a definição preliminar do estilo do veículo, sendo aprovado pelo então presidente da Volkswagen, Rudolf Leiding, e fruto do traço do designer Marcio Piancastelli. O veículo concebido tinha o seu ponto marcante no tamanho do para-brisa dianteiro, de dimensões realmente incomuns para a época. Fato curioso é que os técnicos chegaram às primeiras medidas visando o estabelecimento das di-

mensões aproximadas que o veículo teria, adotando como padrão de medida um boneco com o tamanho exato de um brasileiro médio.

Vale ressaltar também que, absolutamente todo o processo de desenvolvimento do veículo, desde o projeto de estilo da carroçaria aos protótipos, esteve a cargo de engenheiros e técnicos brasileiros.

De linhas retas e equilibradas, o Brasília inaugurava uma nova tendência estilística para o automóvel brasileiro. Sua concepção obedeceu ao mais atualizado e racional design da indústria automobilística europeia da época. Ainda seduzia amantes das viagens pelo grande porta-malas dianteiro de 135 litros e pelo bagageiro interno, que possuía 273 litros com a possibilidade de alcançar até 970 litros.

O responsável por fazer mover o Brasília era o motor 1.600 cm³ de 60 cv. Em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cv. O modelo já trazia recursos de segurança como painel acolchoado, freios a disco na dianteira, trava especial no capô dianteiro e estrutura já desenvolvida para absorver a energia cinética em caso de colisão, preservando o habitáculo e a segurança dos ocupantes.

Foi exportado para mais de 25 países, incluindo México, Venezuela, Portugal e Nigéria, seus principais mercados. Saiu de cena em março de 1982, deixando uma legião de fãs até os dias de hoje. Sim, o avô do Volkswagen Polo fez história...

Enfrentamento à violência

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou audiência pública sobre a implantação da Lei 13.935/19, onde prevê que todas as redes públicas de ensino básico devem contratar esses profissionais. Segundo a lei, os estabelecimentos de ensino deveriam contratar psicólogos e assistentes sociais em até um ano após sua entrada em vigor, a partir de 2020. Com o advento da pandemia de Covid-19, a adoção da medida foi adiada.

Assistente social

Os Assistentes Sociais são profissionais habilitados para atuar em unidades escolares, a identificar os problemas que prejudiquem a permanência e o rendimento do aluno; realizar o levantamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade e direcioná-los para os programas sociais; trabalhar no ambiente escolar de forma preventiva, percebendo fatores que produzem impacto negativo na área educacional e propor soluções para evitar que os problemas se repitam, entre outras demandas.

Psicólogos/as Os profissionais de psicologia são habilitados para identificar e resolver, nas instituições de ensino, problemas psicossociais que possam bloquear desenvolvimento de potencialidades dos alunos; auxiliar e subsidiar a unidade escolar em situações de violência grave e que necessitem de atendimento emergencial, entre outras demandas.

Vacinação infantil

Com o objetivo de retomar os bons índices de vacinação, o deputado Ney Leprevost (União), protocolou projeto de lei propondo a Campanha Estadual de Vacinação Infantil. “É necessário conscientizar os pais que a imunização é um direito das crianças e adolescentes a campanha que proponho tem como objetivo intensificar, com autorização dos responsáveis pelas crianças, as ações de vacinação e elevar a cobertura vacinal infanto-juvenil”, enfatizou Ney Leprevost.

Pioneirismo

Proprietários de veículos do Paraná poderão fazer o primeiro emplacamento de forma 100% online, pelo computador ou celular. O Primeiro Emplacamento Digital vai trazer mais economia para os cidadãos, com redução de 17% no valor do emplacamento. A iniciativa é pioneira no Brasil e facilita a emissão dos documentos e a autorização para a estampagem de placas de um veículo novo.

Pró-Cidades

O Governo do Estado anunciou a liberação de R$ 500 milhões para municípios com mais de 80 mil habitantes, para atender demandas de diversas áreas. O recurso será viabilizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que captou fundos nacionais e internacionais, em parceria com o programa Paraná Pró-Cidades, da Secretaria das Cidades (Secid).

As cidades O programa atenderá as cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Londrina, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Fatalidade Morreu na madrugada desta terça-feira (20) o estudante Luan Augusto, de 16 anos, no Hospital Universitário de Londrina (HU). Ele é a segunda vítima do ataque ao Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé, ocorrido na manhã desta segunda-feira n(19). Luan estava internado em estado grave. Segundo o HU, ele estava em coma, com suporte respiratório e na UTI sob cuidados, mas não resistiu. A família de Luan informou que autorizou a doação dos órgãos do jovem.

Economia e sustentabilidade

O Governo do Paraná é referência no desenvolvimento econômico com sustentabilidade. O estado é bicampeão em sustentabilidade ambiental pelo Índice de Competitividade do Centro de Liderança Pública e lidera também o Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023, da Bright Cities, que avalia a sustentabilidade, inovação e eficiência dos maiores municípios do país. Da mesma forma está sendo investido no turismo sustentável, com a natureza sendo um grande atrativo para visitantes do Brasil e do exterior. Crescimento sustentável

O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, destaca que a infraestrutura é a espinha dorsal de qualquer sociedade. “Ela fornece as condições para que as comunidades funcionem, as economias prosperem e as nações evoluam. Embora saibamos que é necessário um investimento significativo em infraestrutura, é importante trabalharmos juntos para garantir que isso seja feito de forma a criar resiliência e acelerar as transições de baixo carbono”.

Mais cara

A tarifa definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a Copel entra em vigor a partir do dia 24 de junho. O ajuste médio será de 10,5%. Cabe ressaltar que, deste percentual, 0,54% representam a remuneração da distribuidora de energia da Copel. O ajuste de 2023 ainda carrega reflexos da Conta Crise Hídrica e da Conta Covid, além de custos como a compra e o transporte da energia, encargos, impostos e subsídios definidos por lei.

Cobrando o Pix

As pessoas jurídicas clientes da Caixa Econômica Federal começaram a pagar para fazer Pix. Autorizada pelo Banco Central (BC), a cobrança de tarifas para empresários que usam o sistema de transferências instantâneas é praticada pela maioria dos bancos, mas não era feita pela Caixa. A Caixa destacou que pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais continuarão a fazer Pix sem cobrança. O comunicado também informou que a tarifa a ser aplicada às empresas que fazem Pix será uma das menores do mercado. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650

Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação:

e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

2 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Vereadores aprovam sessão de cinema adaptada para autistas

A Lei diz que 'as sessões contarão com iluminação reduzida, som mais baixo que o volume regular e não exibirão trailer no início do filme.

Os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovaram em 2º turno, na 36º Sessão Ordinária, nesta terça-feira (20), salas de cinema com sessão adaptada para autistas. O PL nº 743/2023, do vereador Juliano Martins (PSC), aprovado pela unanimidade, obriga que se tenha sessão de cinema especial adaptada a crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias, em São José dos Pinhais, a chamada "Sessão Azul".

O parágrafo 1º fixa reserva de, pelo menos, uma sessão mensal, sem qualquer alteração de preço, para apresentação de filmes para crianças com Transtorno do Espectro Autista.

A Lei diz que 'as sessões contarão com iluminação reduzida, som mais baixo que o volume regular e não exibirão trailer no início do filme. (...). As crianças com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de cinema. podendo entrar e sair ao longo da exibição.

Na justificativa, o PL defende que 'falta compreensão e informação diante do comportamento das crianças com espectro autista, por isso limita muitas famílias em saírem de casa', diz o documento do vereador Juliano Martins, aprovado por todos os parlamentares da Casa.

Jovem Cristão

A Casa aprovou por unanimidade, em 2º turno, o Projeto de Lei nº 777/2023, do vereador Paulinho Maradona (PSD), que institui a Semana do Jovem Cristão no Município de São José dos Pinhais. A Semana será comemorada anualmente na última semana do mês de novembro.

O PL afirma que a Semana do Jovem Cristão tem como objetivo promover a valorização, o fortalecimento e a integração dos jovens cristãos em nossa comunidade, bem como incentivar a reflexão sobre sua fé e o papel dos jovens na sociedade.

Incentivos

Na sessão de hoje, os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 773/2023, do vereador José Possebon (Pros), que proíbe o incentivo fiscal municipal às empresas condenadas judicialmente por práticas contra a administração pública. O PL abrange como incentivo fiscal a redução ou isenção de impostos, crédito, empréstimo com juros subsidiados, a doação de terrenos públicos, entre outros benefícios concedidos pelo município.

Do Poder Executivo, foram aprovados, em 2º turno, o Projeto de Lei nº 760/2023, que cria da Companhia de Ballet Clássico no Município de São José dos Pinhais; o Projeto de Lei nº 764/ 2023, do Poder Executivo, que dispõe sobre o benefício de pagamento de meia entrada para estudantes matriculados e frequentando os cursos da Escola da Cultura ou da Usina da Música; e ainda o Projeto de Lei nº 761/2023, que altera dispositivo da Lei nº 4.112/ 2022, que fala sobre a outorga de permissão de uso de espaço aéreo sobre bem de uso comum do povo, à título oneroso, para fins de construção de passarela.

1º turno

Os vereadores aprovaram em 1º

Turno o Projeto de Decreto Legislativo nº 1644/2023, do Poder Executivo, que aprova o financiamento entre Caixa Econômica Federal e o município de São José dos Pinhais para execução de obras/serviços/ estudos para o Pró-Moradia.

Aprovado também o Projeto de Decreto Legislativo nº 1645/2023, do Poder Executivo, o financiamento entre o Fomento Paraná e o município de São José dos Pinhais para estradas vicinais. Ainda, a Casa aprovou, em 1º turno, a abertura de Crédito Adicional de R$ 26 milhões para obras de saneamento básico.

Na sessão de hoje (20), estiveram presentes no Plenário servidores públicos municipais reivindicando a manutenção do Projeto de Lei 163/2023, do Poder Executivo, e também bombeiros que atendem ao município.

Usaram a tribuna os vereadores: Delegado Michel (PSD), Abilio Alves (Cidadania) e Professor Abelino (Cidadania).

Transmissões

A próxima sessão está marcada para quinta-feira (22), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

SUMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A empresa AUTO POSTO CAPRI LTDA, torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA Curitiba, a Licença de Operação – para posto de gasolina LO-20/157, em 16/07/2020, válida até 16/07/2023, situado á Avenida dos Estados nº 157, Bairro Agua Verde, em Curitiba-PR.

SUMULA DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A empresa AUTO POSTO CAPRI LTDA, torna público solicita junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMMA, a renovação da Licença de Operação para posto de gasolina, situado á Avenida dos Estados nº 157, Bairro Agua Verde, em Curitiba-PR.

3 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

O empresário contratou a linha Inovacred, por intermédio da Fomento Paraná, e com o início das atividades do Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná - FIME/PR terá taxa de juros zero neste financiamento. A SYX Global é sediada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba

Fomento Paraná assina primeiro contrato da linha Inova Juro Zero

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, firmou (19) o primeiro contrato de financiamento Inova Juro Zero durante a abertura da Connect Week. O empresário Marcio Léo Danielewicz, da SYX Global, assinou o contrato junto com o vice-governador Darci Piana, e o secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel. O diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, representou a instituição.

“Este é um compromisso do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que vinha manifestando a importância de termos uma política de crédito com baixas taxas de juros, em especial de juro zero, para empresas do segmento de tecnologia”, explicou o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves. “Conseguimos viabilizar esse compromisso trazendo as boas condições de taxas das linhas da Finep associadas às possibilidades de subvenção parcial ou total por meio do FIME, que estamos colocando em funcionamento neste mês”.

O empresário contratou a linha Inovacred, por intermédio da Fomento Paraná, e com o início das atividades do Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná - FIME/PR terá taxa de juros zero neste financiamento.

A SYX Global é sediada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, mas atua com clientes de todo o Brasil. A empresa criou uma plataforma que facilita a compra e venda de materiais que eram sucata para grandes companhias, mas que podem ser reciclados e transformados em ativos úteis para empresas menores, gerando novos negócios para compradores e vendedores dos materiais.

“A gente observou que as empresas não tinham uma expertise de fazer uma venda de forma estruturada dos materiais que já não serviam mais a elas. Faltavam soluções

que ajudassem a fazer isso de um jeito descomplicado. Entendemos essa dificuldade e criamos tecnologia para solucioná-la”, explica Danielewicz, que estruturou um marketplace e inovou ao conectar clientes em potencial para itens descartados por outras indústrias e empreendimentos.

O empreendedor chegou à Fomento Paraná por intermédio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), que é parceira da instituição financeira como correspondente.

“O Paraná é um celeiro de inovação e os empresários do setor, desde empresas consolidadas até as startups, precisam de capital durante toda a sua jornada, especialmente nos momentos de crises e crescimento!

Iniciativas que promovam esse cenário, como o Inova Juro Zero, são oportunidades estra-

tégicas e únicas onde todos os participantes ganham, na geração de renda, emprego e tributos para o Estado, que reverbera para toda a sociedade civil", define a presidente da Assespro/PR, Josefina Gonzalez.

Ela lembra que, apenas em 2022, o Brasil teve um crescimento de 43% das empresas do setor de TI, ano em que o país contava com 275 mil empresas do segmento.

CONNECT WEEK

O Connect Week é um evento promovido em parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Sebrae, Assespro-PR e prefeitura de Curitiba. A abertura do evento reuniu prefeitos, deputados estaduais, secretários de Estado representantes de entidades do se-

tor produtivo e do ecossistema de inovação, além de empresários no Canal da Música, em Curitiba. Como parte das apresentações de casos e programas do Connect Week, o diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, falou sobre as possibilidades de apoio à inovação disponibilizadas pelas linhas de crédito da instituição e explicou o funcionamento do FIME/PR. De acordo com Maçaneiro, as linhas de crédito da Finep que a Fomento Paraná está colocando à disposição das micro e pequenas empresas paranaenses são linhas com custo muito baixo por sua própria natureza, com taxas de juros em torno de 0,50% a 0,61% ao mês, e o FIME neste momento fará o subsídio dos juros dos financiamentos.

“Para os micro e pequenos empreendedo-

res que tomarem recursos da Finep por meio da Fomento Paraná e pagarem as parcelas em dia, o FIME pagará a totalidade dos juros dos financiamentos”, explicou o diretor.

O Fundo de Inovação foi estruturado pela Fomento Paraná e será usado inicialmente para reduzir as taxas de juros de operações com recursos da FINEP, como as linhas Inovacred, Inovacred Expresso e Inovacred 4.0. Para início das atividades do fundo foram destacados R$ 3,0 milhões pelo FDE – Fundo de Desenvolvimento Econômico, valor que permite equalizar os juros de até R$ 10 milhões em operações de crédito para micro e pequenas empresas. A Fomento Paraná atende também projetos de empresas de maior porte com as linhas da Finep. Os financiamentos podem chegar a até R$ 15 milhões, com taxas de juros de 0,50% ou 0,61% ao mês (conforme o porte do empreendimento e mediante análise de crédito) e prazos que podem chegar a 96 meses, para atender empresas paranaenses que precisam buscar crédito para colocar projetos de inovação em funcionamento em seus processos de produção. COMO CONTRATAR O acesso ao crédito das linhas Finep Inovacred, Inovacred Expresso e Inovacred 4.0 pode ser solicitado por meio da rede de correspondentes da Fomento Paraná nos municípios, em geral lotados em associações comerciais ou sociedades empresariais especializadas. Os correspondentes são capacitados para orientar os empresários, encaminhar a documentação e acompanhar o andamento das propostas. O crédito também pode ser acessado por meio da plataforma online da Fomento, no portal www.fomento.pr.gov.br, ou diretamente na sede da instituição, em Curitiba.

4 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Em junho, Bolsa Família tem repasse médio recorde

Com a mesma base de quase 596 mil famílias em 399 municípios, o Paraná recebe em junho um total de R$ 422,8 milhões do Bolsa Família, valor R$ 13 milhões superior ao transferido em maio. A média recebida por família chegou a R$ 710,47, maior valor já registrado no estado. Em maio, esse valor foi de R$ 687.

O município do estado com maior valor médio é Terra Roxa, com R$ 760,42. Clevelândia (R$ 759,94) e Pinhão (R$ 759,73) completam a lista das três cidades com maior valor médio em junho no Paraná.

A novidade do mês e que puxa os números para cima é o adicional de R$ 50 destinado a gestantes e dependentes entre e 18 anos na composição familiar, que representa um acréscimo de R$ 23,45 milhões no total transferido ao estado e chega a 497 mil pessoas.

A maior parte, R$ 18,47 milhões, corresponde a um conjunto de 391.749 crianças entre 7 e 12 anos. Para um grupo de 68.169 adolescentes (12 a 18 anos) aptos ao adicional, foram destinados R$ 3,2 milhões. A 37.389 gestantes, mais R$ 1,8 milhão.

O valor pago a mais em junho a esses grupos foi uma das mudanças do Bolsa Família, que neste ano passou a garantir o valor mínimo de R$ 600 e prevê um outro adicional de R$ 150 para atender a primeira infância. O valor destinado a crianças de zero a seis anos vem sendo pago desde a retomada do programa, em março.

Em junho, o total correspondente a essa faixa etária no Paraná superou R$ 46,2 milhões, quase 11% do valor total do Bolsa Família no estado. São mais de 323 mil bebês e crianças aptas ao Benefício Primeira Infância.

Curitiba é o município com maior número de famílias beneficiárias no estado em junho. São 60 mil, a partir de um investimento de R$ 41,9 milhões. Londrina (28 mil), Foz do Iguaçu (21,4 mil), Ponta Grossa (16,8 mil) e São José dos Pinhais (16 mil) completam a lista dos cinco municípios com maior número de famílias contempladas em junho.

NACIONAL

O Bolsa Família atinge em junho dois patamares inéditos: pela primeira vez o valor médio do benefício supera a casa dos R$ 700 e chega a R$ 705,40. Os repasses do Governo Federal são os maiores já realizados: quase R$ 15 bilhões. O total de famílias manteve-se no patamar de maio: 21,2 milhões. O número de pessoas contempladas chega a 54,6 milhões.

O Benefício Variável Familiar, que assegura o adicional de R$ 50 a dependentes de sete a 18 anos e a gestantes, chega a 15,7 milhões de contemplados em junho, a partir de um investimento de R$ 766 milhões. Nesse universo estão 943 mil gestantes (investimento de R$ 46 milhões) e 14,8 milhões de crianças e adolescentes (R$ 720 milhões).

Ao Benefício Variável Familiar soma-se o Benefício Primeira Infância, que desde março já garante um adicional de R$ 150 a cada criança de zero a seis anos na família. São 9,12 milhões de crianças nessa faixa etária em junho, que demandam um investimento de R$ 1,3 bilhão.

REGIÕES

O Nordeste concentra o maior número de beneficiários. Em junho, mais de 9,74 milhões de famílias da região recebem o auxílio no valor médio de R$ 696,76. O

R$ 710 no PR

investimento federal para os nove estados supera R$ 6,79 bilhões. Os recursos chegam aos 1.794 municípios.

Em seguida aparece o Sudeste, com 6,32 milhões de famílias contempladas em seus 1.668 municípios dos quatro estados. Serão transferidos R$ 4,42 bilhões, que asseguram um valor médio de R$ 700,26.

O Norte reúne 2,58 milhões de famílias no programa. Elas recebem um benefício médio de R$ 740,37 (o maior do país), distribuído em todos os 450 municípios dos sete estados, com um aporte de R$ 1,9 bilhão. O Sul soma 1,42 milhão de famílias beneficiárias. Os recursos, de R$ 1,01 bilhão, chegam aos 1.191 municípios e asseguram um valor médio de R$ 711,28.

Já a Região Centro-Oeste tem 1,13 milhão de famílias contempladas, resultado de um investimento federal de R$ 814,92 milhões. O benefício médio a ser pago em todos os 466 municípios dos quatro estados, além do Distrito Federal, é de R$ 721,16.

ESTADOS

No recorte por Unidades da Federação, São Paulo é o estado com maior número de famílias assistidas. São 2,575 milhões, com repasses superiores a R$ 1,82 bilhão e benefício médio de R$ 707,27. Na sequência aparece a Bahia, com 2,569 milhões de famílias contempladas, resultado de um investimento de R$ 1,76 bilhão. Apenas São Paulo e Bahia têm mais de dois milhões de famílias contempladas em todo o país.

Outros seis estados reúnem mais de um milhão de famílias beneficiárias em junho: Rio de Janeiro (1,82 milhão), Pernambuco (1,67 milhão), Minas Gerais (1,61 milhão), Ceará (1,49 milhão), Pará (1,35 milhão) e Maranhão (1,23 milhão).

COMPOSIÇÃO

A predominância no Bolsa Família é de famílias monoparentais femininas e com filho ou filhos, característica presente em mais de 10,14 milhões de lares, ou 47,81% das famílias assistidas. No programa, 17,3 milhões das famílias têm como responsável uma mulher (81,5%). No recorte por raça ou cor, 40 milhões de beneficiários se identificam como pretos ou pardos: 73,4%.

AUXÍLIO GÁS

Em todo o país são atendidas mais de 5,62 milhões de famílias com o Auxílio Gás, com um benefício de R$ 109. O investimento federal é de mais de R$ 612,9 milhões. Cerca de 30% das famílias em situação de maior vulnerabilidade social no Paraná recebem o benefício. São 141 mil famílias e um total de R$ 15,38 milhões transferidos.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

5 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
de
Adicional de R$ 50 começa a ser pago a gestantes e dependentes de sete a 18 anos e investimento federal no estado soma R$ 422 milhões

Sistema Fecomércio Sesc Senac PR lança VII Prêmio

Fecomércio de Jornalismo

Inscrições podem ser feitas até dia 1º de setembro

Começam dia 21 as inscrições para o VII Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo. O tema desta edição é “Sistema Fecomércio Sesc Senac – 75 anos transformando gerações”, em referência aos 75 anos de atuação das instituições no Paraná.

Serão aceitas matérias que façam referência a um ou mais programas ou ações realizadas pela Fecomércio PR, pelo Senac ou pelo Sesc no estado, publicadas no período entre 1º de janeiro de 2023 e 1º de setembro de 2023.

A iniciativa premiará reportagens em cinco categorias: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, internet e fotojornalismo e somente serão aceitos trabalhos publicados em veículos jornalísticos.

Não poderão ser inscritos trabalhos jornalísticos veiculados em meios de comunicação de instituições acadêmicas, empresariais, sindicais, de entidades de classe ou vinculados aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Na categoria internet, serão aceitas reportagens publicadas em portais e sites oficiais de veículos de comunicação ou comunicadores, de cunho jornalístico e com, no mínimo, atualização semanal. Já na categoria Fotojornalismo, podem concorrer fotografias publicadas em veículos impressos, sites de veícu-

los de comunicação ou comunicadores ou em mídias sociais, como Instagram e Flickr.

O Prêmio é direcionado exclusivamente para jornalistas e repórteres fotográficos profissionais que possuam registro DRT, expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Premiação

Serão distribuídos mais de R$ 65.000,00 em prêmios no total, sendo R$ 7.000,00 para os primeiros colocados, R$ 4.900,00 para o segundo lugar e R$ 3.500,00 para a terceira posição.

Comenda especial

Nesta edição, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR irá homenagear uma personalidade da comunicação paranaense com a Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná. A condecoração tem por objetivo valorizar os empresários que divulgam as informações no estado e empregam milhares de pessoas em seus veículos de comunicação.

Inscrições

As inscrições vão até 1º de setembro de 2023 e podem ser feitas pelo site www.fecomerciopr.com.br. A premiação está prevista para 30 de outubro de 2023.

O regulamento também está disponível no site e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail jornalismo@fecomerciopr.com.br ou pelo fone (41) 3883-4530.

Amanhã, Comissão de Economia vota parecer terminativo da LDO 2024

Comissão Especial do Transporte tem agenda na sexta-feira (23)

A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai dar o parecer final ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. Na reunião marcada para esta quarta-feira (21), além desta, outras três iniciativas estão na pauta do colegiado. A agenda será após a sessão plenária, com transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

A proposta da LDO para 2024 traz um orçamento da ordem de R$ 12,4 bilhões (013.00004.2023), que é 4,29% superior à expectativa de receitas deste ano, de R$ 11,91 bilhões. As estimativas estão ancoradas na expectativa de crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, da inflação aferida pelo IPCA encerrar o ano em torno de 4,64% e da Taxa Selic recuar para 9% nos próximos meses.

Quando são descontadas do orçamento de R$ 12,421 bilhões as despesas intraorçamentárias (que são pagamentos de um órgão público municipal para outro, como os gastos com a previdência), obtém-se a estimativa de arrecadação e de despesas para o ano que vem, que é de R$ 10,79 bilhões. Deste valor, o Executivo prevê gastar mais com Previdência (23,49%), Saúde (20,95%), Educação (18,41%), Urbanismo (7,42%) e Administração (7,41%). Os investimentos ficarão em torno de R$ 447,5 milhões e as desonerações fiscais somam R$ 545 milhões (saiba mais).

Além do texto-base, o colegiado de Economia deverá analisar as mudanças propostas pelos vereadores, liberando a LDO 2024 para votação em plenário nos dias 27 e 28 de junho. Se a LDO não for votada até 30 de junho, a CMC fica impedida de entrar em recesso parlamentar, conforme determinação do artigo 29 da Lei Orgânica do Município. O relator da matéria é o vereador Serginho do Posto (União), que preside a comissão.

A pauta desta quarta-feira ainda conta com outras três matérias. Uma delas é o projeto de lei de Amália Tortato (Novo) que sugere o uso do potencial construtivo para reforma de calçadas (005.00005.2023). A proposta é que até 10% do valor arrecadado com a venda seja direcionado para o Fundo de Recuperação de Calçadas (Funrecal), cujo orçamento para 2023 é de apenas R$ 850 mil. Em abril, a matéria recebeu parecer por mais informações de Osias Moraes (Republicanos). Agora, a manifestação do Executivo sobre o impacto financeiro e orçamentário do texto deve basear o novo parecer do relator.

A Economia Presidido por Serginho do Posto, cabe ao colegiado, por exemplo, a função de acompanhar a execução orçamentária do Poder Executivo, bem como analisar os aspectos econômicos e financeiros de matéria tributária, a abertura de crédito adicional, as operações de crédito, a dívida pública, as anistias e as remissões de dívida. Além disso, analisa os aspectos econômicos e financeiros do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias e, privativamente, analisa o projeto do orçamento anual e a prestação de contas do Executivo e do Legislativo.

A reunião da Economia é nesta quarta, após a sessão plenária, na Sala das Comissões. Além de Serginho, também são integrantes da comissão Indiara Barbosa (Novo), vice-presidente; os vereadores Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Osias Moraes (Republicanos) e Professora Josete (PT).

Comissão Especial do Transporte

Na sexta-feira (23), está prevista para às 14h30 a agenda quinzenal da Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero. A reunião será para que os membros do colegiado temporário possam analisar as informações recebidas nos encontros promovidos com representantes da Viação São José e da Viação Redentor, com o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, e com o engenheiro mecânico, Edilson Miranda, que estuda a implantação da tarifa zero. O grupo também pretende debater as novidades que Jornalista Márcio Barros e Giorgia Prates trouxeram do Seminário Internacional da Tarifa Zero, realizado na semana passada, em Brasília (DF). A partir das entrevistas, reuniões e visitas técnicas, o colegiado pretende reunir elementos técnicos que possam ajudar na elaboração da futura licitação do transporte coletivo de Curitiba. A atual concessão do serviço público vence em 2025.

Formada por oito parlamentares, a comissão foi criada a partir da iniciativa de Herivelto Oliveira (Cidadania), eleito presidente do colegiado. Serginho do Posto foi escolhido vice-presidente. A relatoria está com Bruno Pessuti (Pode), e a vice-relatoria, com Dalton Borba (PDT). Também são membros os vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta, Jornalista Márcio Barros, Professor Euler (MDB) e Rodrigo Reis (União). O grupo tem o prazo de 120 dias para elaborar um relatório. Por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques - CMC

6 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
A LDO 2024 prevê investimentos em torno de R$ 447,5 milhões. As desonerações fiscais somam R$ 545 milhões. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Iniciativa do Centro de Referência Maria da Penha de Pinhais promove encontros de acolhida e reflexão sobre o tema, diretamente nas comunidades

O Centro de Referência Maria da Penha de Pinhais (CRMP) segue levando espaços de acolhida e orientações diretamente nas comunidades. Com uma equipe multidisciplinar, o equipamento da Secretaria de Assistência Social (Semas) reúne uma série de serviços voltados ao atendimento de mulheres em situação de violência, seja física, sexual, moral, patrimonial ou psicológica.

Chamada de “Maria nas Escolas”, as reuniões abertas à população contam com palestras dirigidas e um ambiente seguro para a troca de experiências e informações sobre questões de violência contra a mulher. Na terça-feira (20), as equipes do CRMP levam a atividade para o Cmei Milton Santos, no Jardim Amélia.

No dia 31 de maio, a comunidade do Jardim Claudia recebeu a atividade no Colégio Estadual Paulo Freire e na Escola Municipal Odile Charlotte Bruinjé, quando contou com a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, da vereadora Jane Carteira, equipes da unidade de ensino e moradores da região. Realizado no período da noite, o evento teve apresentação dos serviços oferecidos pelo CRMP e contou com a participação do soldado da Polícia Militar Luciano Santos, que prestou orientações sobre o trabalho das forças de segurança em casos relacionados.

Uma das mulheres presentes na reu-

Limpeza dos rios: ação é constante e ajuda a evitar enchentes em Pinhais

Trabalho permanente da Prefeitura de Pinhais otimiza vazão das águas e utiliza 100% do material retirado dos rios para diversos fins

A limpeza nos rios que cortam Pinhais é um serviço constante, executado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). A ação é um importante reforço na prevenção de enchentes e alagamentos, decorrentes dos materiais acumulados nos leitos. Dessa forma, o trabalho se torna imprescindível para que longos períodos de chuva, como os que ocorreram recentemente , não acarretem em grandes transtornos no município.

A retirada de resíduos é feita em pontos estratégicos dos principais rios que cruzam Pinhais, como o Atuba, Palmital e Iraí. Com apoio da Defesa Civil, vistorias são feitas periodicamente nesses pontos, identificados por acumular material e sedimentos, além do lixo descartado incorretamente.

Recentemente, servidores fizeram a limpeza no canal que sai da Rua Rio Tietê e da vegetação na Rua Rio Piquiri (no bairro Weissópolis) e no canal da linha do trem (na Avenida Ayrton Senna).

O manejo de todo o material recolhido ainda é 100% aproveitado. Os resíduos passam por um período de estabilização e servem para a elaboração de base de calçamentos das ruas da cidade, correção de canteiros e plantio de grama.

nião do dia 31 de maio, que pediu para não ter sua identidade revelada, destacou a importância de iniciativas de conscientização como essa. “Sabemos que, infelizmente, nossa realidade nacional ainda está muito distante de uma convivência igualitária entre homens e mulheres, mas ações como o trabalho educativo com as crianças nas escolas e a criação de espaços como o Centro de Referência Maria da Penha são passos importantes, para que as mulheres possam ser acolhidas em suas necessidades e auxiliar no efetivo cumprimento da lei e na emancipação das mulheres vítimas de violência doméstica”, comentou.

Outra mulher presente na reunião, Erica Santos, de 26 anos, disse que o medo não deve impedir as mulheres de buscar ajuda. “Muita gente tem medo, até dentro de casa. Mulher tem que ter mais atitude, deixar o medo de lado. Eu também passei por isso, ficava com muito medo,

mas depois eu dei um ponto final nisso e, graças a Deus, está tudo certo”, encorajou.

A prefeita Rosa Maria reforçou em discurso que essa conscientização não se restringe apenas ao público feminino. “Nós queremos muito que essa informação chegue a todas as mães, às jovens, aos homens também. Os homens são grandes parceiros no combate à violência doméstica, porque onde houver um homem defendendo, confiando, que assim que deve ser, inclusive na educação do próprio filho, nós vamos ensinar nosso menino, nosso adolescente, que ele pode respeitar, que podemos trabalhar de formas diferentes, que as pessoas têm direitos iguais, ainda que de gêneros diferentes, e assim nós vamos reduzindo a violência”, declarou.

Serviço

A próxima reunião aberta “Maria nas Escolas”, promovida pelo Centro de Referência Maria da Penha de Pinhais (CRMP), acontece nesta terça-feira (20), às 18h30, no Cmei Milton Santos, localizado na Rua João Arantes Neto, 105, no Jardim Amélia.

O CRMP fica na Rua 21 de Abril, 321, no Centro, aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefone/WhatsApp (41) 97401-3913.

Situações de violência contra a mulher também devem ser denunciadas à Guarda Municipal (153), Delegacia de Polícia de Pinhais (41 3667-1598) e Polícia Militar (190).

A Unidade de Saúde da Mulher atende pelo telefone/WhatsApp (41) 99228-9554. Procure o Pronto Atendimento pelo telefone (41) 3059-9280.

Inscrições para o curso de doces e salgados para festas infantis abrem nesta terça (20)

O curso contará com uma turma no período da noite, das 18h30 às 21h30

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre inscrições para o curso de doces e salgados para festas infantis. Ministradas pelo Senac, as aulas acontecerão no período da noite, das 18h30 às 21h30, na Fundação Weiss Scarpa. A pré-inscrição abre no dia 20, às 8h, através do link.

As vagas são limitadas e a pré-inscrição não é garantia da vaga, sendo selecionados os 19 primeiros pré-inscritos que atenderem os requisitos:

16 anos completos e Residir em Pinhais;.

Ter concluído pelo menos até o 5° ano do Ensino Fundamental. Em até dois dias úteis após a abertura das inscrições, será publicada no site da prefeitura, a lista de todos os candidatos aprovados e daqueles que ficarão na lista de espera. Após a publicação, será feito contato com os aprovados para que compareçam na Agência do Trabalhador de Pinhais para a efetivação da matrícula.

Documentos necessário para efetivar a matrícula:

CPF, RG e Comprovante de Residência.

Alunos menores de idade devem comparecer à agência com um responsável legal. Os alunos que ficarem na lista de espera, terão que aguardar o contato.

Conteúdo formativo:

- Mise en place: insumos, equipamentos e utensílios;

- Preparo de doces e salgados para festas infantis, de acordo com as boas práticas;

- Cálculo per capita do consumo de doces e salgados;

- Armazenamento e transporte.

Serviço

Curso de doces e salgados para festas infantis: gratuito

Inscrições: a partir do dia 20 às 8h pelo link: https:// www.sympla.com.br/evento/pre-inscricao-do-curso-de-doces-e-salgados-para-festas-infantis/2036301

Data de início: dia 3 de julho, das 18h30 às 21h30

Local: Fundação Weiss Scarpa - Avenida Ayrton Senna da Silva, 2650, Centro de Pinhais. Agência do Trabalhador - Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, Estância Pinhais

Mais informações pelo telefone (41) 99137-4539

7 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
“Maria nas Escolas” leva orientações sobre violência contra a mulher em reuniões abertas à comunidade

Espaço protegido, dividido em áreas federais, estaduais, municipais, indígenas e particulares, equivale a 3,6 mil campos de futebol. Rede de proteção ao patrimônio natural está em crescimento no Paraná, pois o Estado vai ganhar quatro novas Unidades de Conservação

Patrimônio natural: Paraná tem 26,2 mil km² de Unidades de Conservação

A preocupação do Paraná com o meio ambiente pode ser medida pela quantidade de superfície verde preservada dentro das Unidades de Conservação (UCs) espalhadas pelo Estado. São 26.250,42 km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou àquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

O espaço conservado equivale a 3,6 mil campos de futebol. Como se quase a metade do território de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, abrigasse uma imensa UC.

De acordo com levantamento do Instituto Água e Terra (IAT), com base em dados do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), a área de proteção é dividida em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²), Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km², e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.

“O Paraná tem exercido um papel fundamental para ações de sustentabilidade e boas práticas nas propriedades paranaenses, sejam elas públicas ou privadas. É uma política de Estado apoiar as RPPNs ou as demais Unidades de Conservação. Assim, fazemos com que o patrimônio natural do Paraná fique congelado nessas áreas para que não haja possibilidade de se mexer com a biodiversidade”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

NOVAS UNIDADES

Essa rede de proteção ao patrimônio natural que está em crescimento no Paraná. O Estado vai ganhar quatro novas Unidades de Conservação: Estação Ecológica Tia Chica, em Reserva do Iguaçu (Centro-Sul); Estação Ecológica Reserva de Bituruna, em Bituruna (Sul); Área de Proteção Ambiental (APA) do Miringuava, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba); e o Refúgio da Vida Silvestre das Ilhas dos Guarás, em Guaratuba (Litoral).

As três primeiras têm origem em condicionantes de licenciamentos de empreendimentos hídricos da Sanepar e da Copel. Já o refúgio possui o objetivo de proteger os

guarás, aves que deram o nome à Guaratuba, e que retornaram à baía depois de décadas sem serem avistadas na região.

As futuras Unidades de Conservação possuirão, juntas, área de 5.393,24 hectares e se somam às 70 estaduais já existentes no Paraná. A previsão é que sejam inauguradas ainda neste ano. “O Paraná hoje é um modelo para o Brasil em administração das Unidades de Conservação, pelo pioneirismo com as concessões do Parque Nacional do Iguaçu e do Parque Estadual de Vila Velha e, também, com outros modelos, como a gestão compartilhada da Floresta Estadual Metropolitana em Piraquara”, destacou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

RPPNs

Além da atuação do Poder Público para ampliar esses espaços verdes, a gerente de Biodiversidade do IAT, Patrícia Calderari, ressalta importância da conscientização da população para que também apoie a causa implementando reservas particulares. “É uma iniciativa que parte do proprietário que, de fato, quer proteger uma área de interesse ambiental relevante. Essas áreas podem ser pequenas ou extensas, sem tamanho definido, conforme a indicação dos próprios donos. Uma facilidade que permite que tenhamos muitas RPPN’s espalhadas pelo Estado”, afirmou.

“E é algo que vai ficar para as próximas gerações, já que é perpétua, o termo que usamos no termo de compromisso e na matrícula do imóvel. A mata precisa estar preservada para sempre, o que melhora a condição ambiental de toda uma região”, acrescentou.

Os interessados na criação de uma RPPN encontram mais informações na página do IAT. Vale lembrar que a criação de uma reserva particular não está vinculada a incentivos fiscais para o proprietário. “Parte de um ato voluntário do proprietário particular que deseja proteger sua área natural e a sua biodiversidade para sempre”, destacou o diretor de Informações da Confederação Nacional de Reservas P rivadas do Patrimônio Natural (CNRPPN), Angelo Guimarães Simão.

8 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Trilhas pedagógicas e dicas da Família Folhas marcam 1 ano da Escola de Sustentabilidade

Cultura do skate ganha espaço em Curitiba com atividades em escolas e campeonatos

A Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, vai completar um ano de funcionamento na sexta-feira (23/6). Para comemorar a data festiva, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente preparou uma programação gratuita de educação ambiental e sustentabilidade para os curitibinhas, moradores e turistas que forem ao local de terça (20/6) a quinta-feira (22/6), das 9h às 17h.

As ações fazem parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que a Prefeitura promove ao longo de junho para colocar a sustentabilidade ambiental em discussão na cidade.

PROGRAMAÇÃO

De terça a quinta-feira, será possível aprender mais sobre a fauna e a flora do Bosque Zaninelli, a história da unidade de conservação ambiental, como separar corretamente o lixo em casa e como fazer compostagem com resíduos orgânicos (cascas de frutas e restos de vegetais).

Também serão dadas informações sobre o combate ao mosquito da dengue e haverá exposição de fotos do primeiro ano de funcionamento da Escola Municipal de Sustentabilidade. Na entrada da unidade de conservação, no estacionamento, foi montada uma tenda onde serão apresentados outros projetos das secretarias municipais da Educação e da Defesa Social e Trânsito.

Associações que partici-

pam do programa Ecocidadão também vão dar orientações sobre como reciclar corretamente o lixo em casa.

Todas as ações são gratuitas e abertas ao público geral. Escolas municipais, com o programa Linhas do Conhecimento, vão levar estudantes para participarem da programação.

Um dos atrativos serão as Trilhas Pedagógicas, onde os educadores ambientais vão guiando os visitantes pela trilha e explicando a história do bosque, os animais e a flora que são possíveis encontrar no local.

“Todas as pessoas que forem até o Bosque Zaninelli podem participar das ações de educação ambiental comemorativas ao um ano de funcionamento da Escola Municipal de Sustentabilidade”,

explicou a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem.

Também haverá distribuição de mudas de árvores nativas, dentro do Desafio 100 Mil Árvores, e exposição do projeto Abelha Brasil, com comercialização de mel de diferentes espécies de abelhas sem ferrão.

FAMÍLIA FOLHAS

Os personagens da Família Folhas estarão presentes todos os dias para dar dicas de sustentabilidade. Os sete integrantes do grupo - Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Flora, Fefo e o pet-folha Folheco vão falar sobre a conservação dos rios, importância da prática de atividades físicas, separação do lixo, conservação dos bosques e florestas, uso consciente dos re-

cursos naturais e respeito aos catadores de materiais recicláveis.

BIODIVERSIDADE

No auditório da Escola Municipal de Sustentabilidade foi montada uma trilha da biodiversidade, com exposição de animais taxidermizados do Museu de História

Natural do Capão da Imbuia. Os visitantes também poderão conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora da mata atlântica.

SERVIÇO

1 ano da Escola Municipal de Sustentabilidade

Datas: terça (20/6), quarta (21/6) e quinta-feira (22/ 6), das 9h às 17h

Entrada gratuita

Endereço: Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho

A cultura do skate vai se espalhar pelos bairros durante toda a semana. Começa nesta segunda-feira (19/6) e vai até domingo (25/6) a Semana do Skate de Curitiba 2023, que deverá reunir 2.500 skatistas e estudantes em 14 oficinas em escolas e dois campeonatos.

As ações serão coordenadas pela Assessoria da Juventude, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e celebram o Dia Mundial do Skate (21 de junho). Instituído pela Lei Municipal nº 14.458 de 2014 para realização sempre na terceira semana do mês de junho, o evento buscar impulsionar a prática da modalidade.

A programação começa pelas escolas estaduais e municipais para promover a iniciação à prática no skate entre meninos e meninas de 12 a 14 anos. As atividades gratuitas serão das 9h às 11h e das 14h às 16h nas escolas (programação completa abaixo).

No sábado, a concentração será na Praça Menonitas (Rua Paulo Setubal, 3.291 – Boqueirão), a partir das 8h. A pista do local recebe o Circuito Curitibano de Skate, onde os melhores atletas da cidade vão competir.

O encerramento da Semana do Skate será no domingo (25/6), na pista do Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri). A atividade é gratuita, das 9h às 10h, aberta ao público, e vai contar com um torneio de best trick (melhor manobra), quando será possível ver toda a criatividade dos skatistas curitibanos, considerados uns dos melhores do Brasil.

SKATE EM TODA A CIDADE

Curitiba hoje conta com 34 pistas de skate espalhadas pelas dez regionais da cidade. E até o final da gestão do Prefeita Rafael Greca, 20 estarão totalmente reformadas e remodeladas.

A pista do Jardim Ambiental, na Rua Schiller, por exemplo, passa por uma reforma completa e deve ser entregue até o fim do ano. Com recursos de R$ 650 mil, a pista foi demolida para dar lugar a uma nova, mantendo o traçado original. Tendo em vista o rio que passa por baixo do Jardim Ambiental, foi feita uma nova fundação, com uma área maior, visando a duração da pista por mais tempo.

SEMANA DO SKATE DE CURITIBA 2023

Segunda 19/6

8h30 às 10h - Col. Estadual Milton Carneiro (Rua Nelso José Lauthart, 301 - Boqueirão)

10h às 11h30 - Colégio Estadual Santa Felicidade (Rua Bortolo Paulin, 227 - Santa Felicidade)

14h às 15h30 - Col. Prof. Victor do Amaral (Rua Bom Jesus de Iguape, 4.065 – Boqueirão)

15h45 às 17h15 - Colégio Estadual Inez Vicente Borocz (Rua Ignêz de Lourdee Gomes de Macedo, 331 – Bairro Novo)

Terça 20/6

10h às 11h30 - Colégio Estadual Desemb. Guilherme Maranhão (Rua José Angelo Martins – Tatuquara)

13h30 às 15h - Colégio Estadual Avelino Vieira (Rua Júlio Mesquita, 400 – CIC)

Quarta 21/6

10h15 às 11h45 e das 16h15 às 17h30 - Colégio Estadual Leôncio Correia (Rua Costa Rica, 233 – Boa Vista)

Quinta 22/6

9h às 10h30 - CEI Professora Lina Maria Martins Moreira (Rua Luiz Ronaldo Canalli, 3.280 – Portão)

14h às 15h30 - Colégio Estadual Conselheiro Carrão (Rua Doutor Simão Kossobudski, 165 – Cajuru)

Sexta 23/6

10h às 11h30 - Colégio Estadual Inez Vicente Borocz (Rua Ignêz de Lourdee Gomes de Macedo, 331 – Bairro Novo)

10h às 11h30 - Escola Municipal Maringá (Rua Brasílio Pery Moreira, 47 – Pinheirinho)

14h às 15h30 - Colégio Estadual do Paraná (Av. João Gualberto, 250 – Centro)

15h30 às 17h00 - Escola Municipal Maringá (Rua Brasílio Pery Moreira, 47 – Pinheirinho)

Sábado 24/6 - Circuito Curitibano de Skate

8h às 20h – Praça Menonitas (Rua Paulo Setubal, 3291 – Boqueirão)

Domingo 25/6 – Encerramento - Torneio Best Trick

9h às 10h30 - CEL Avelino Vieira (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 245 – Bacacheri)

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

9 | Quarta-feira, 21 de Junho de 2023 | Edição: 5732 |

Prefeita Nina Singer assina ordens de serviço para início de obras nas regiões do Parque da Fonte e Cidade Jardim

Galeria de Artes de SJP recebe exposição “Emoções em Cores”

São José dos Pinhais está recebendo obras em todos os cantos. Visando continuar com essas grandes melhorias na cidade, a prefeita Nina Singer assinou na última semana, duas ordens de serviço para início de obras nos bairros Parque da Fonte e Cidade Jardim.

A autorização para execução da obra no Parque da Fonte, trecho da Rua Tiradentes (entre a BR-277 e a Rua Alfredo Pinto), contempla pavimentação de vias urbanas em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de 3.652 m², sendo 924,00 m² de pavimento novo de alargamento da rua e 2.728,00 m² de recape.

Os serviços preliminares da via também incluem terraplanagem, drenagem, base e sub-base, meio-fio e sarjeta, revestimento, paisagismo, sinalização de trânsito, pontos de ônibus,

ensaios tecnológicos e placas de comunicação visual. O investimento é de R$ 1.108.273,73.

A outra obra, que vai interligar o Parque São José dos Pinhais e o bairro Cidade Jardim, também foi autorizada, com a construção de passarela de pedestres

entre a Rua Dorvalina Lemes dos Santos e o Parque. Entre os serviços compreendidos estão a fundação, estruturas de concreto armado e protendido, guardacorpos, calçadas e paisagismo. O valor total investido é de R$ 1.480.944,08.

Participaram da assina-

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (SEMUC), está promovendo na Galeria de Artes de São José dos Pinhais a exposição “Emoções em Cores”. Aberta ao público na última semana, a mostra traz belíssimos e encantadores quadros, fomentando assim as ações culturais no município. A exposição apresenta uma gama de cores em suas telas, com formas e técnicas abrangentes, que permitem um amplo acesso à criatividade. Paisagens, abstratos ou figurativos, transportam ao inusitado e enchem os olhares do espectador, todos comprometidos com a arte.

“Fiquei encantada com a capacidade de transmitir emoções. Essa exposição é um testemunho da diversidade cultural e do poder da arte, reafirmo que vamos continuar investindo e incentivando cada vez mais nossos artistas locais para que compartilhem seu trabalho e enriqueçam nossa comunidade. Convido todos vocês a visitarem e se deixarem envolver pelas obras da exposição Emoções em Cores”, afirmou a prefeita Nina Singer.

Seis artistas foram escolhidos para expor na Galeria de Artes, localizada no Centro de Vivência Cultural João Senegaglia (Rua XV de Novembro, nº 1.820), sendo eles: Davi Roja, Kátia Velo, Wellington Oliveira, Orlandina Heller, Júlio Schmitz e Roseli Fontes. Cada um deles cumpre sua missão na exposição, preenchendo o espaço e o tempo.

Para formalizar a abertura da exposição houve uma cerimônia de lançamento, que contou com a presença da prefeita Nina Singer, do secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro, dos artistas participantes, de servidores municipais, de convidados e comunidade em geral.

tura das ordens de serviço a prefeita Nina Singer, o secretário de Viação e Obras Públicas, Marco Setim, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Monteiro, o vereador Abílio Alves e representantes das empresas que executarão as obras.

Período de inscrição para o processo seletivo da Guarda Mirim de São José encerra nesta sexta-feira (23)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), informa que as inscrições do Processo Seletivo Simplificado da Guarda Mirim para novos integrantes encerram nesta semana.

Os interessados tem até às 20 horas do dia 23 de junho para se inscrever, de maneira on-line.

Serão destinadas 240 vagas para o Programa Guarda Mirim de São José dos Pinhais, distribuídas em 90 no turno da manhã e 150 no período da tarde. As inscrições estão disponíveis pelo link http:// servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/ concursosjp e é necessário preencher o formulário de cadastro.

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:

A) Residente no Município de São José dos Pinhais.

B) Idade entre 14 e 16 anos, ou seja, os nascidos entre 25/05/2007 a 16/06/2009.

C) Estar no ato da Inscrição

desse Processo Seletivo Simplificado matriculado e com frequência regular no mínimo no 9º do Ensino Fundamental (regular e/ou EJA).

D) Obrigatoriamente inserido no Cadastro Único no período de 01/01/2021 até 11/05/2023.

E) Ter renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mínimo nacional (R$ 651,00) ou renda familiar mensal total não excedente a três salários mínimos (R$3.906,00).

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

PARA A INSCRIÇÃO: RG e CPF do candidato; RG e CPF do responsável legal; Comprovante de endereço atualizado; Declaração de Matrícula de 2023; Boletim do 1°. Trimestre de 2023; Demais documentos necessários estão disponíveis no Edital.

10 | Quarta-feira, 21 de Junho de 2023 | Edição: 5732 |

“Menina Veneno” chegou aos 40 anos. O tempo passou rápido para o maior sucesso da carreira de Ritchie: a música atravessou as últimas quatro décadas sendo cantada por todo mundo, não importa a geração. Para celebrar a trajetória de sucesso, que começou com o álbum “Voo de Coração”, no qual este hit fazia parte, o cantor apresenta na capital paranaense, no dia 18 de outubro (quarta-feira), às 21 horas, no Teatro Guaíra, o show da turnê “A Vida Tem Dessas Coisas. Com realização da Orth Produções, os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.

No repertório, os sucessos que marcaram a carreira desse inglês que chegou ao Brasil nos anos 70 e não foi mais embora. São músicas que ainda estão e ficarão na memória por muitas tantas décadas, como a “A Mulher Invisível”, “Casanova”, “Pelo Interfone”, “Transas”, além da própria “Menina Veneno” e de “A Vida Tem Dessas Coisas”, canção que empresta o nome à turnê, onde o cantor montou um show para marcar época no século XXI.

Seu novo empresário, Steve Altit, responsável por trazer ao Brasil grandes estrelas internacionais e ter empresariado alguns dos mais consagrados artistas brasileiros, reuniu um time de peso para viabilizar o projeto. Em “Voo de Coração”, Ritchie já falava em holograma, computador pessoal, numa época em que esses equipamentos mal existiam. “Vamos ambientar esse espetáculo com a tecnologia atual para reforçar esse lado visionário que Ritchie sempre teve”, diz Alexandre Arrabal, ao lado de Kiko Dias, que assinam a direção de arte da turnê. Esse conceito ainda vem acompanhado da iluminação de Césio Lima, nome por trás da luz/fotografia dos maiores shows nacionais e internacionais no país.

No palco, Ritchie estará acompanhado por um quinteto com alguns dos melhores músicos de São Paulo. Essa nova jornada de “Menina Veneno”, para comemorar seus 40 anos, começa no Rio de Janeiro, dia 11 de agosto, no Vivo Rio, dia 13 de agosto em São Paulo no Espaço Unimed, dia 19 de agosto, dividindo o palco com o também inglês Steve Hackett, dia 15 de setembro em Juiz de Fora e no dia 16 de setembro no charmoso Palácio das Artes

Ritchie fará show em Curitiba que celebra os 40 anos

do hit

Menina Veneno

De volta aos palcos, o cantor fará turnê pelo Brasil com o show “A Vida Tem Dessas Coisas”. Em Curitiba, a apresentação será no Teatro Guaíra, em outubro

em Belo Horizonte, seguindo em outubro para o Sul do país, passando por Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, depois voando em direção aos corações do Brasil, encantando plateias, para que nunca se esqueçam de que a vida tem dessas coisas. A direção geral da turnê é de Jorge Espirito.

Serviço: Ritchie se apresenta dia 18 de outubro, no Teatro Guaíra

Data: 18 de outubro de 2023 (quarta-feira)

Horário: Abertura do Teatro às 20h e Início do Show às 21h.

Local: Teatro Guaíra (R. Amintas de Barros, S/NCentro, Curitiba - PR).

Classificação etária:

Livre

Ingressos

A partir de R$ 130,00 a meia-entrada (01 Balcão - Amarelo) até R$ 380,00 a inteira na plateia A + taxa administrativa da Disk Ingressos.

A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.

MPORTANTE:

Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis. OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS. Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808). Site do Disk

Link para compra: https://www.diskingressos.com.br/event/4966 INFORMAÇÕES: diskingressos.com.br

Evidência Comunicação

Ines Dumas - 99101-0830 (Tim)

Fabiana Lima - 99191-2524 (Tim) www.evidenciacomunicacao.com

CIRCO INTERNACIONAL DA CHINA TRAZ AO BRASIL

SEU NOVO ESPETÁCULO ‘MUNDO JURÁSSICO’

Em julho, o Circo Internacional da China traz ao Brasil o espetáculo Mundo Jurássico, uma superprodução inédita para toda a família. Em Curitiba/PR, as apresentações acontecem nos dias 20, 21, 22 e 23 (curta temporada) no palco do Teatro Positivo. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos.

Conhecidos pela excelência em suas performances, a Zigong Acrobatic Troupe of China une em um único show toda a magia e encantamento que a milenar escola chinesa de acrobacias é capaz de proporcionar e os dinossauros que fascinam crianças e adultos.

Neste novo espetáculo Mundo Jurássico, 45 habilidosos acrobatas, dançarinos e contorcionistas se dividem no palco no decorrer de cinco atos, apresentando números desafiadores e ao mesmo tempo delicados. Além das performances eletrizantes, o cenário, painel de led de última geração, iluminação, trilhas sonoras e os figurinos, especialmente desenvolvidos para o espetáculo, unem modernidade e tradição e colaboram para prender a aten-

ção e fascinar o público de todas as idades.

Após um fim de semana de muita diversão no Dinosaur Hall Amusement Park, em Zigong, na China, Ding Ding e Qiqi, dois alunos do ensino médio, movidos pela curiosidade invadem o laboratório do Museu do Dinossauros à noite e surpreendem o Dr. Gu Gugu trabalhando em um

experimento que tem como objetivo trazer os dinossauros de volta à vida.

Em uma noite repleta de emoções e aventuras, os amigos testemunham uma disputa entre dinossauros, vivenciam contradições e conflitos até um desfecho apoteótico. Desafiando as leis da gravidade, o Circo Internacional da China promete encantar o público com um espetáculo emocionante e de tirar o fôlego.

Serviço:

Circo Internacional da China –Mundo Jurássico

Curta temporada: de 20 a 23 de julho

Local: Teatro Positivo

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Curitiba – PR

Classificação: Livre

Vendas: Disk Ingressos

Compras e outras informações: https:// www.diskingressos.com.br/gr upo/1173/2307-2023/pr/curitiba/circo -inter nacional-dachina-mundo -jurassico

Realização: Like Entretenimento

11 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
12 | Quarta-feira 21 de Junho de 2023 | Edição 5732 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.