Terça-feira
Missão na Ásia garantiu novas parcerias e deve abrir mercado aos produtos paranaenses
A missão internacional paranaense ao Japão e à Coreia do Sul, liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, encerrou na última semana após uma série de encontros bilaterais para negociar a abertura do mercado da carne paranaense e também com a busca de parcerias para fortalecer a educação, projetos de sustentabilidade e a atração de novos negócios ao Estado.

A comitiva, formada também por secretários de Estado, empresários e representantes de entidades paranaenses, iniciou a viagem no dia 4 de março. No período que permaneceram na Ásia, eles cumpriram uma extensa agenda, que incluiu encontros com o vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka; com a diretoria da Kotra, agência de promoção de negócios e atração de investimentos da Coreia do Sul; com a agência que trata das questões sanitárias de alimentos na Coreia do Sul, além de promover rodadas de negócios com diversas empresas e startups dos dois países.
Além disso, o Governo do Estado também atuou na atração de novos investimentos para o Paraná, o que já foi consolidado com o anúncio da empresa japonesa Sumitomo Rubber, que vai investir R$ 1,06 bilhão para ampliar sua fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A previsão é gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos. “Foi uma missão bastante profícua, que colocou o Paraná no radar dos mercados japonês e coreano para ampliação da venda dos nossos produtos, principalmente da carne suína e bovina”, afirmou Ratinho Junior.
Página 7
Reabertura da UPA Rui Barbosa marca resposta de demanda antiga da população

A prefeita de São José, Nina Singer, juntamente com autoridades estaduais e do Poder Legislativo municipal, e acompanhada também de profissionais da Saúde, promoveu em ato solene a reabertura da UPA Rui Barbosa.

A Administração Pública, entendendo e respeitando a demanda da população por serviços de saúde mais acessíveis e de qualidade na região, após estudos, reestruturou o prédio que abrigava a Unidade de Atendimento Avançado (UAA), e entregou agora uma unidade de urgência e emergência.

Durante a solenidade, a prefeita Nina Singer agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos no processo de reabertura. “Não tem como mensurar a felicidade de um dia como hoje, poder entregar essa unidade para a população. Com respeito pelo povo conseguimos sim fazer políticas públicas de qualidade”, finalizou Nina.
Smart City Expo é a grande atração da semana na programação do aniversário de Curitiba
Pelo quarto ano consecutivo, Curitiba se torna o centro dos debates internacionais sobre soluções inovadoras para as cidades inteligentes no mês do seu aniversário. O Smart City Expo Curitiba 2023 é a grande atração da programação semanal em comemoração aos 330 anos da capital. Nos dias 22, 23 e 24 de março, especialistas em smartcities, representantes governamentais, empresas e startups, profissionais e interessados no tema do mundo todo vão falar sobre “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. São esperadas cerca de 15 mil pessoas no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Dos primeiros desafios ao exemplo, Pinhais completa 31 anos
“Pra gente pegar o ônibus tinha que colocar uma sacola no pé, senão a gente ia pro serviço tudo cheio de barro. Já teve muito problema de alagamento. Não tinha colégio, não tinha posto de saúde, não tinha nada. Hoje, se depender de mim, não saio daqui, não. Só quando morrer mesmo”, sorri Nadir Teixeira da Silva
Página 4
Concessão renovada

O governo do Paraná antecipou a renovação da concessão do serviço de distribuição de gás à Compagas. O novo contrato começa a valer a partir de 6 de julho de 2024, com duração de 30 anos, até 2054. O dire-


tor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr., esteve reunido com o Conselho Temático de Energia da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e explicou que a antecipação ocorreu para viabilizar os investimentos previstos para o primeiro ciclo da concessão, além de possibilitar a aprovação de uma nova tabela tarifária de margem.
Página 2
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)
Câmara aprova reestruturação e criação do 3º Conselho Tutelar em SJP

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou o Projeto de Lei nº 690, de 8 de março de 2023, em regime de urgência, que reorganiza a estrutura e o funcionamento dos Conselhos Tutelares no município. Com isso, um terceiro novo espaço será criado para ampliar a abrangência e atuação do Conselho Tutelar. O PL recebeu a aprovação por unanimidade dos vereadores presentes na 10ª Sessão Ordinária.


Enviado ao Legislativo na última semana, o PL contempla a criação de um novo Conselho Tutelar e a permanência dos atuais, com redefinição de abrangência.
Os dois Conselhos Tutelares criados pela Lei nº 44. de 24 de julho de l995, com a competência regional de atuação, seguem:
Região 1: Aristocrata, Arujá. Barro Preto. Bom Jesus. Campina do Taquaral. Campo Largo da Roseira, Centro. Cidade Jardim, Colônia Murici, Colônia Rio Grande. Contenda. Cruzeiro. Del Rey. Itália. Miringuava. Ouro Fino. Pedro Moro, Santo Antônio. São Cristóvão. São Domingos. São Marcos, São Pedro. Zacarias e Área Rural.
Região 2: Academia. Afonso Pena, Águas Belas, Aviação., Boneca do Iguaçu. Costeira. lna, Jurema. Parque da Fonte, Quississana e Rio Pequeno.
Com a nova redefinição e aprovação dos vereadores da Casa, a 3ª Região do Conselho Tutelar atuará nos seguintes bairros: Borda do Campo, Cristal, Dom Rodrigo, Guatupê. Ipê, Colônia Mergulhão, Roseira de São Sebastião e Area Rural ll. Os Conselhos Tutelares em funcionamento, assim como aqueles a serem criados, são todos vinculados financeira e administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social Já o controle administrativo/disciplinar cabe ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Na Seção III, 1º dispositivo do Artigo 7, o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal traz que as sedes dos Conselhos Tutelares funcionarão em local de fácil acesso à população, no respectivo território de abrangência, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “Contarão com instalações físicas adequadas com acessibilidade arquitetônicas curbanística e que garanta o atendimento individualizado e sigiloso de crianças, adolescentes e famílias”, diz o documento.
De acordo com o PL, no Capítulo II, o processo de escolha para membros do Conselho Tutelar deve ser iniciado em até 180 (cento e oitenta) dias anteriores do dia estabelecido para a realização das eleições.
O colegiado de cada Conselho Tutelar será composto pelos cinco conselheiros titulares mais votados, conforme a região, considerando assim os demais candidatos eleitos como suplentes.
Novos conselheiros
Uma emenda do vereador Alex Purkote (Cidadania) e duas do vereador Prof. Abelino (Cidadania) foram rejeitadas pela maioria dos presentes, antes da votação do PL. Uma delas pedia a supressão do parágrafo 7 da Seção II, da Inscrição Preambular, que diz: “Não serão aceitas declarações que se refiram a atividades de caráter eventual ou evangelísticas, catequéticas confessionais e demais de cunho eclesiástico”.
O argumento da emenda fala sobre a possibilidade de pessoas que atuem nas mais diversas igrejas, que tenham projetos sociais, possam receber autorização que valide a experiência delas em atividades de defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Na discussão, o P rof. Wellington (PSB) acredita que é preciso formar conselheiros tutelares cada vez mais técnicos. "Os Conselhos Tutelares, ao longo dos anos, foram trabalhados em situações eleitoreiras. (...) Ao longo dos anos, os conselheiros que tem formação técnica, tem lutado muito para que, cada vez, terem membros técnicos. (...) Não se tra-
ta de segregação. Uma vez que, sendo membro de uma religião, desde que atenda a uma qualificação técnica, pode concorrer", defendeu. Na mesma esteira, a vereadora Fátima (Pode) entende que, ter apenas a parte religiosa, não é o suficiente. "Fui catequista por muitos anos na minha vida, a gente ensina os valores bíblicos, religiosos para as crianças, mas o direito das crianças, (...) que é que um conselheiro tutelar faz”, disse. Também, o vereador Renan Machado (PL) alerta para a qualificação, independente da religião. “A criança que chega ao Conselho Tutelar teve seu direito de alguma forma violado (...), temos que nos preocupar aqui em cuidar delas e com os melhores conselheiros, os mais capacitados", argumentou o vereador, que teve aprovação em seu requerimento oral para finalizar a discussão. Explicação pessoal No mesmo assunto, fazendo uso da explicação, o vereador Samuel Pinheiro (Republicanos) lamentou a aprovação do texto original, sem a supressão do 7º parágrafo pedido em emenda: “Há muitas equipes que vão fazer visitas em abrigos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, estão como voluntários, que se prepararam, passaram por uma formação. (...) Essas pessoas, de acordo com essa emenda recusada, não poderão participar desse processo de eleição porque esse trabalho delas não será considerado. Essas instituições, por terem cunho religioso, não poderão certificá-las. O Estado é laico, claro. Mas, quando me deparo com uma emenda dessa (rejeitada), que traz algumas reflexões”, lamentou o vereador. Por elizangela.jubanski@cmsjp.pr.gov.br
Concessão renovada
O governo do Paraná antecipou a renovação da concessão do serviço de distribuição de gás à Compagas. O novo contrato começa a valer a partir de 6 de julho de 2024, com duração de 30 anos, até 2054. O diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr., esteve reunido com o Conselho Temático de Energia da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e explicou que a antecipação ocorreu para viabilizar os investimentos previstos para o primeiro ciclo da concessão, além de possibilitar a aprovação de uma nova tabela tarifária de margem.
Investimentos
O investimento total previsto pela Compagas para os próximos 30 anos é de R$ 2,529 bilhões, que serão aplicados principalmente no plano de interiorização e expansão da rede de distribuição para as dez mesorregiões do Paraná. “Esses investimentos estão divididos em seis ciclos de 5 anos cada, sendo que o primeiro é pesadíssimo, porque vai atender uma parte importante da interiorização, que é iniciar a ampliação para Londrina e Maringá”, disse Lamastra. Somente na interligação dessas duas cidades serão construídos 130 quilômetros de gasoduto.
Ação de investigação
O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Benedito Gonçalves, determinou que o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) e os articulistas Augusto Nunes, Ana
Paula Henkel e Guilherme Fiuza sejam ouvidos na ação de investigação eleitoral contra Jair Bolsonaro e Braga Netto. Eles prestarão depoimento na sexta-feira desta semana como parte do processo que investiga possível abuso de poder político durante a reunião com embaixadores, realizada em julho de 2022, no Palácio da Alvorada.
Retornando
O Governador Ratinho Júnior (PSD) solicitou que o deputado federal Beto Preto (PSD) retornasse ao cargo de secretário da Saúde do Paraná o quanto antes. Segundo Beto Preto, ele irá conversar com o governador nesta semana. “Estou disponível para reassumir a Secretaria seja agora ou no dia 1°”, disse o deputado.
Conservação de rodovias
Novos contratos assinados pelo Governo do Paraná garantem a conservação de rodovias estaduais. Com investimento será de R$ 60,4 milhões, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) vai realizar a manutenção de 24 rodovias, pelo prazo de um ano, totalizando 728,6 quilômetros de extensão. Os serviços vão contemplar 33 municípios, além do tráfego de longa distância.
Reforma administrativa
Começa a tramitar esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto do Poder Executivo que altera uma série de leis estaduais. A proposta pretende realizar uma ampla revisão de leis estaduais afetadas pela Reforma Administrativa do Estado.

A criação de um Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM-PR), projeto 27/ 2023 começou a ser debatido na semana passada.
Recurso
O líder de Governo na Alep, deputado Hussein Bakri, esteve em Toledo na última semana onde realizou uma prestação de contas de suas realizações, e entre elas, sobre a verba conquistada para a construção da ciclovia que liga Toledo ao distrito de Novo Sobradinho.“Foi em tempo recorde que conseguimos a liberação de R$ 1,1 milhão com o governador para atender aos moradores distritais para a construção da ciclovia, seja ele para a prática de esporte, lazer ou trabalho, dando assim mais qualidade e segurança”, afirmou Hussein.
Empregos O Paraná criou 6.369 novos empregos em janeiro, sendo serviços a atividade com maior número de novas contratações, 4.427. A construção civil vem na sequência, com 3.502, seguida por indústria (1.894) e agropecuária (624). O destaque negativo é o comércio, que fechou 4.078 postos de trabalho no primeiro mês do ano, o que é caracterizado como um período de sazonalidade, ou seja, quando ocorrem as dispensas das vagas temporárias oferecidas no fim do ano. Em janeiro, as mulheres foram maioria, 77%, entre os novos empregados.
Há vagas!
As Agências do Trabalhador do Paraná e os postos avançados começam a semana com a oferta de 11.744 vagas com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.335 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de alimentador de linha de produção, com 395, magarefe, com 335, e trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, com 215 vagas em todo o Estado.
Invasões Requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar inavasões a terras produtivas, com 172 assinaturas, foi entregue à presidência da Câmara dos Deputados. Com apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a instalação da CPI depende agora de uma decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Terrorismo
O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP), afirmou que a bancada também apoiará requerimentos de urgência para a tramitação de projetos de lei que identifique as invasões de terras produtivas como terrorismo e aumentam a pena para essas ações.
Funasa
O governo federal escolheu Francisco Neves de Oliveira como novo presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A decisão foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União. Oliveira é ex-diretor do Detran na Bahia e substitui Elvira Medeiros Lyra no comando da Funasa. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou que o governo não vai recuar na tentativa de extinguir o órgão. “Não tem a menor hipótese do retorno. A nomeação é para acelerar as medidas de encerramento”, disse.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson
Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766
Email: cial@ctbametropole.com.br
São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650
Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

Estação de tratamento de esgoto de Cascavel: cidade tem atendimento de quase 100% com rede coletora Seis das 20 cidades com melhor saneamento básico do Brasil são do Paraná - Foto: Sanepar

Seis das 20 cidades com melhor saneamento básico do Brasil são do PR
São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Curitiba e Londrina, se destacam no ranking do Instituto Trata Brasil. No último ano, investimentos em esgotamento sanitário aumentaram 53% nos 345 municípios atendidos pela Companhia, chegando a R$ 918 milhões
O Instituto Trata Brasil divulgou o novo Ranking do Saneamento do Brasil nesta segunda-feira (20) e seis das 20 cidades com os melhores indicadores são do Paraná. Em sua 15ª edição, o levantamento mostra que São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Curitiba e Londrina, todas atendidas pela Sanepar, estão entre os municípios com melhor saneamento do País. No relatório, não há nenhuma cidade paranaense entre aquelas com os piores indicadores para o segmento.

Entre os 20 melhores municípios no quesito saneamento, o Paraná só é superado pelo estado de São Paulo, que conta com oito cidades entre as 20 melhores do Brasil. Também figuram no topo do ranking uma cidade em cada um dos seguintes estados: Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Tocantins e
Goiás, além da capital federal, Brasília.



Nos 345 municípios atendidos pela Sanepar a cobertura do sistema de abastecimento de água é de 100% no perímetro urbano, superando a média nacional de 84%, o que atende plenamente a meta do marco legal do saneamento. Na rede coletora de esgoto, a companhia realizou quase 66 mil novas ligações no ano passado, com um índice de 78,9% de atendimento, o que aproxima o Paraná da meta de 90% até 2033 estabelecida no novo marco. Do esgoto coletado pela Companhia, 100% é tratado. Os indicadores de saneamento do Paraná refletem o impacto dos investimentos da Sanepar nos municípios paranaenses na busca da universalização dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. Em 2022, o volume de recursos destinados a


obras de água e esgoto superou R$ 1,7 bilhão, valor 32% maior do que em 2021, quando foram investidos R$ 1,32 bilhão.
A maior parte dos investimentos no último ano foram, inclusive, em esgotamento sanitário, com R$ 918 milhões, um aumento de 53% em relação a 2021 (R$ 596,4 milhões). Em abastecimento de água os recursos somaram R$ 688 milhões, o que aproximam a Companhia de Saneamento do Paraná das metas determinadas pelo novo marco legal de saneamento.
Nos próximos cinco anos, a Sanepar prevê mais R$ 10,7 bilhões em seu Plano Plurianual de Investimentos, dos quais R$ 2 bilhões deverão ser aplicados em 2023.
Segundo o diretor-presi-
dente da Companhia, Claudio Stabile, o aumento gradativo dos investimentos visa manter a ampliação dos serviços à população. “O saneamento tem importante peso na saúde da população e o papel da Sanepar é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das cidades, ampliando o atendimento com os sistemas de água e esgoto”, afirmou Stabile.RELATÓRIO Desde 2009, o Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros. O relatório faz a análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Em todas as edições, a Sanepar tem tido destaque positivo por seus indicadores.

Dos primeiros desafios ao exemplo, Pinhais completa

31
anos de emancipação
“No caminho certo”, município recebeu inúmeras mudanças, gerou histórias de orgulho e pertencimento e continua a se transformar
“Pra gente pegar o ônibus tinha que colocar uma sacola no pé, senão a gente ia pro serviço tudo cheio de barro. Quando chovia, virava uma lama. Já teve muito problema de alagamento. Não tinha colégio, não tinha posto de saúde, não tinha nada. Se eu tivesse condições, naquele tempo, de viver em outro lugar, eu viveria. Agora mudou, é uma cidade. Hoje, se depender de mim, não saio daqui, não. Só quando morrer mesmo”, sorri Nadir Teixeira da Silva. Uma das primeiras moradoras da antiga Vila Amélia, hoje Jardim Amélia, de onde viu e viveu a transformação não só do bairro, mas de Pinhais -- o município que faz neste dia 20 de março de 2023, 31 anos de emancipação.
Aos 63 anos, Dona Nadir lembra das dificuldades que passou nos primeiros anos de residência por aqui, entre o final de 1978 e durante a década de 1980. “Dava pra contar as casinhas que tinham aqui. Foi sofrido. Pra chegar até o ônibus, que parava lá embaixo onde é o Carrefour, era pelos 'triozinho’ [trajetos de terra]. Não tinha esgoto, não tinha nada, a única coisa que tinha era a escola municipal [Chafic Smaka]. Em 86, quando nasceu a minha filha, eu descia com ela no colo e minha mãe com meu sobrinho no colo para ir lá na Maria Antonieta consultar as crianças no médico”.
Com a emancipação, em 1992, Pinhais começou a mudar. Ao longo dos anos, e cada vez mais, a estrutura avança e se mantém. Onde não havia posto de saúde, Unidades de Saúde da Família foram construídas, como a da Vila Amélia, referência para Dona Nadir e que ajuda o município a ter a 2ª melhor Saúde Básica do Paraná. “Eu sou usuária do SUS, depois que fizeram o posto, não tenho do que reclamar. Eu tomo remédio pra diabetes e pressão alta, pego tudo no posto, consulto aqui, e agora mesmo fui encaminhada pro especialista de coluna e, nossa, não tenho do que reclamar”, reforça. Onde faltava educação, hoje são mais de 40 unidades educacionais, entre escolas e cmeis, presentes em todas

Equipes participam do congresso técnico da 13ª Copa Pinhais de Futebol Adulto
Competição organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer inicia no dia 26 de março e contará participação de 32 times
Na noite da última quarta-feira (15), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), realizou o congresso técnico da 13ª Copa Pinhais de Futebol Adulto.
O encontro aconteceu no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e recebeu a presença dos representantes das equipes que disputarão a competição. Também estiveram presentes a prefeita Rosa Maria; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes; o superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach Júnior; o diretor do Departamento de Esporte, Carlos Alberto Ferreira de Lima (Netão); o diretor do Departamento de Lazer, Inclusão e Qualidade de Vida, André Salles e o gerente de Esportes, Ubiratan Martins Junior.
O congresso técnico foi promovido para definir os detalhes da Copa que começa no dia 26 de março, domingo, sendo disputada em duas categorias: Séria Ouro que conta com 12 equipes, divididas em dois grupos; e Série Prata, que terá a participação de 20 times, sendo divididos em quatro grupos com cinco integrantes. Durante o congresso foi discutido o regulamento, o sorteio dos grupos e dos campos (Arizona, Amocra e Weissópolis).
A tabela da 13ª Copa Pinhais de futebol Adulto está disponível no site da Prefeitura ou diretamente no link.
13ª Copa Pinhais de futebol Adulto
Série Ouro
Grupo A

Tibagi, OMF, Trieste, Gera, Bordignon e Vargem Grande Grupo B Garotos do Beco, Olímpico, Fênix, Passaúna, Garotos do Beco e Manilha Séria Prata
Grupo A CR Juventus, Pinhais, União Pinhanhense, Beira Rio e Vila Tarumã Grupo B Arizona, Jardim Cláudia, ACA Bordignon, Galvão e Família Grupo C Graciosa, Colorado / Amocra, ACD Progeneses, Zulivre e Amigos do PB Grupo D Santa Cruz, Juventus FC, Perdizes, Casa Nostra e Vira Copos
as áreas da cidade, incluindo o Cmei Preparando o Futuro e a Escola Municipal Chafic Smaka -- por onde sobrinhos e netos de Nadir frequentam ou frequentaram até chegar ao ensino superior.
Vinda do interior do Paraná, a família de lavradores, segundo ela, não podia estudar, tinha que trabalhar. Hoje, a geração atual acessa o ensino superior, todos vindo de escola pública. Uma amostra do que representa a educação municipal de Pinhais, que mantém a liderança no Ideb na região metropolitana. Quando chegou, Nadir tinha estudado até a 4ª série e aqui concluiu o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Onde não havia esgoto, hoje o saneamento básico chega a quase 100% do território municipal. Assim como o asfalto, que antes era raro e, atualmente, quase cobre por completo todas as vias da cidade, com revisão sistemática da drenagem e calçadas em concreto ecológico -- garantindo uma maior absorção de água das chuvas. Este cuidado permanente, reforçado com a limpeza dos rios e áreas verdes, fizeram com que Pinhais conquistasse o 2º lugar do Brasil em Sustentabilidade no Prêmio Band Cidades Excelentes.
Onde não havia trabalho, hoje são mais de 16 mil empresas instaladas em Pinhais. A cidade está em primeiro lugar no ranking de municípios mais ágeis na primeira etapa para abertura de empresas no país. A procura pela cidade para investir e trabalhar faz com que ela seja a 2ª maior geradora de empregos da região metropolitana atualmente, mesmo tendo a menor extensão territorial do estado.
As condições materiais fazem com que as prioridades sejam outras. E o que antes era precário, agora está valorizado. “Todo mundo quer morar aqui. Mudou muito”, compara Nadir. Não à toa, Pinhais foi considerada uma das melhores cidades do Brasil pela revista Isto É.
Onde parecia inseguro, hoje existe o monitoramento em cada entrada e saída da cidade. “Hoje eu indicaria Pinhais pra todo mundo, é o melhor lu-
gar pra se viver. É mais tranquilidade, o pessoal é mais amigo. Tem segurança, tanto que a gente mora aqui todo esse tempo e eu não posso dizer pra vocês que foi tudo na paz, porque não foi, mas em todo esse tempo, a gente conhece quase todo mundo aí da vila, graças a Deus nunca aconteceu nada de ruim. As pessoas vêm passear aqui, na casa da gente -- somos em quatro casas aqui no terreno -- e gostam de ficar. É um lugar abençoado”, define Nadir.
Agora dona de casa, Nadir trabalhou em lavanderias de hospitais até se aposentar, há quatro anos. Foi quando começou a cuidar intensivamente da mãe idosa, Ana Cascimiro, que faleceu em 2021, aos 93 anos. Dona Ana teve uma vida longa, ao lado dos familiares, e assistida pelos programas e serviços sociais a que teve direito e pôde usufruir. “Hoje, a gente tem o sentimento que o poder público sabe quem a gente é. A gente sente isso porque tem um cuidado, sabe. A começar pelo caminhão do lixo, que passa e cumprimenta a gente. Antigamente não tinha nada disso. Sempre precisa melhorar, né, mas pelo o que já foi feito, creio que vai melhorar ainda mais. Está no caminho certo”.
Aniversário
Até 1992, Pinhais pertencia à Piraquara e se transformou em um dos mais novos e promissores municípios do Paraná. Aos 31 anos, a cidade é reconhecida como uma das melhores cidades para se investir, tem a 12ª economia do Estado e a 188ª em nível nacional. Segundo o IBGE (2021), possui 134.788 habitantes.
A comemoração do aniversário de Pinhais -- 20 de março -- é uma tradição no município, que sempre realiza eventos e ações especiais durante o mês de março. Neste ano, mais de 20 atividades foram promovidas desde o dia 3, e seguem até o dia 2 de abril. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.

Assim é Pinhais, cidade feita de pessoas que constroem essa história todos os dias. A gente faz, a gente cuida.
Encontro inicia ações integradas de inovação
Os representantes de empresas, startups, instituições de ensino e da Prefeitura de Pinhais se reuniram para tratar das pautas de inovação do município
No último dia 7, aconteceu um encontro no Instituto Federal do Paraná que trouxe como pauta ações de inovação no município. Os representantes de empresas, startups, instituições de ensino e da Prefeitura de Pinhais se reuniram para apresentar o planejamento proposto para ações de inovação, além de promover encontro entre pessoas de diferentes vertentes da comunidade. Esse encontro faz parte do movimento que está iniciando propostas do chamado “Ecossistema Local de Inovação” (ELI) de Pinhais. O termo ELI trata das ações feitas em um município ou região que estão orientadas à inovação, buscando promover a integração entre as diferentes partes para que o avanço local seja cada vez mais proeminente.

Da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico estiveram presentes o diretor de Apoio à Indústria e Comércio, Ivaldo Sá Barreto Filho; e Cintia Melnik da Silva, gerente de Apoio à Indústria e Comércio. “O Ecossistema Local de Inovação de Pinhais ainda está em fase inicial, mas empresas, instituições de ensino e a prefeitura já vêm desempenhando seus papéis de forma colaborativa, criando parcerias frutíferas que têm gerado bons resultados”, destaca Isadora Tonet, agente local de inovação do Sebrae.
Organizações sediadas em Pinhais que estejam desenvolvendo projetos de inovação, estão convidadas a fazer parte deste movimento. Mais informações com Isadora Tonet pelo telefone (44) 99627-5660.
Concentração começa às 10h na praça Oswaldo Cruz e segue até a Eufrásio Correia, onde o evento terá atividades ao longo do sábado, dia 25.
Câmara 330 anos: festa de aniversário começa com caminhada
Câmara 330 anos: festa de aniversário começa com caminhada
Caminhada começa às 10h30 e descerá a avenida Sete de Setembro, parcialmente interditada para a atividade.
(Foto: Reprodução/WP Flare)
Pela primeira vez na história da Câmara Municipal, que completa 330 anos com Curitiba no dia 29 de março, o Legislativo da capital do Paraná terá um dia inteiro de festa para comemorar o aniversário da cidade. As atividades começam na manhã do próximo sábado, dia 25, com uma caminhada da praça Oswaldo Cruz até a Eufrásio Correia, entre o prédio histórico da CMC e o shopping Estação, onde haverá feira gastronômica, shows e atividades recreativas para todas as idades (confira a programação).
A concentração para a caminhada em comemoração aos 330 anos da cidade começa às 10 horas, na praça Oswaldo Cruz, em frente ao shopping Curitiba, pelo espaço ser um tradicional ponto de encontro dos curitibanos para suas atividades físicas. Às 10h30, o grupo começa a se deslocar até a praça Eufrásio Correia, pela avenida Sete de Setembro, que será fechada parcialmente enquanto durar a caminhada. A expectativa é de que, às 11 horas, as pessoas já tenham concluído a atividade, que marca o início do dia de comemorações.
Programação:
“A Câmara quer abrir suas portas para a população e receber todas as pessoas, pois ela, de verdade, é a Casa do Povo. Teremos atividades para todos os gostos e as idades, com atividades físicas, muita cultura e gastronomia para quem quiser festejar conosco no sábado”, convida o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode).
Com foco na prática esportiva e no incentivo à cultura, a Câmara Municipal se uniu à Prefeitura de Curitiba para oferecer um dia completo à população, com aulas gratuitas de alongamento, de ginástica, de zumba e de yoga, além de feira gastronômica e shows da Banda Lyra, da Banda CMC (formada por vereadores e funcionários), dos Lenhadores da Antártida e da Orquestra à Base de Corda. Ainda, com a Disco Joints, nas pickups de som, durante o dia. À tarde, às 16 horas, o público poderá se dividir entre uma visita guiada ao Palácio Rio Branco, com a historiadora Clarissa Grassi, e a apresentação Odori, da comunidade japonesa.
10h - Esporte - Caminhada de Aniversário
11h - Música - Banda Lyra
11h30 - Esporte - Aulão de alongamento com Aurélio Alfieri
12h30 - Música - Banda CMC (vereadores e funcionários)
13h30 - Esporte - Aula-show com Renatinha de Lima
14h - Música - Disco Joints
14h30 - Esporte - Aulão de Zumba com Ale Brito

15h - Esporte - Aulão de Yoga (na praça)
15h15 - Música - Banda Lenhadores da Antártida
16h - História - Visita guiada ao Palácio Rio Branco, com Clarissa Grassi
16h15 - Show - Apresentação Odori
16h30 - Música - Disco Joints
17h - Música - Orquestra à Base de Cordas

Feira gastronômica e Jogos do Piá durante todo o dia, a partir das 11 horas.
Por José Lázaro Jr. Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati Supervisão do estágio: Alex Gruba*
Frente Parlamentar promove visita ao Museu Planeta Água

Fachinello (PSC), Bruno Pessuti (Pode), Nori Seto (PP), Marcos Vieira (PDT) e Sidnei Toaldo (Patriota).
Curiosidades
“Nesse sentido, o Museu Planeta Água da Sanepar é uma referência e é interessante assinalar que, quando falamos de água, estamos também falando do uso desse recurso, dos problemas decorrentes da má utilização da água e, também, do fato de que a água está em vias de se tornar escassa. O entendimento quanto a essas características da água é importante para que os vereadores possam lidar com os problemas relativos ao tema com propriedade”, afirmou Herivelto Oliveira.
Para o presidente da Câmara, Marcelo Fachinello (PSC), a visita ao Museu Planeta Água vale pelo contato dos vereadores e de seus assessores com o museu, que é moderno e interativo, mostrando os bilhões de anos de história da água e também o tratamento e a distribuição de água em nossa cidade. “Todos devemos conhecer a importância da água; esse bem finito que deve ser usado com consciência e de forma racional. A visita serve para que os vereadores possam transmitir tais conhecimentos aos seus eleitores”, disse Fachinello.

Estavam presentes à visita os vereadores Herivelto Oliveira, Professora Josete (PT), Rodrigo Reis (União), Marcelo
Maria Celeste Corrêa, jornalista e curadora de conteúdo do museu, disse que o projeto foi coordenado por Wil Caravanti. A escolha da sede, em 2018, recaiu sobre uma antiga instalação da Sanepar no bairro Tarumã, onde, desde 1945, funcionou um centro de tratamento de água. O local é aberto a visitantes e funciona de modo interativo, fato que atrai o interesse do público, em especial das crianças. No Museu, o visitante pode encontrar informações sobre as principais massas de água do planeta como oceanos, rios e geleiras.
A jornalista Maria Celeste destacou o item que mais chama atenção no museu: o esqueleto de uma baleia azul feito com materiais plásticos recicláveis. “Trata-se de uma referência a uma baleia azul encontrada morta e que tinha em seu interior centenas de quilos de plástico e outros materiais de lenta degradação”, disse ela.
De acordo com as explicações de Maria Celeste, uma grande parcela da água existente no planeta Terra provém do espaço e aqui chegou por meio de meteoros e meteoritos. Uma das telas expostas no museu mostra uma árvore sumaúma, também conhecida como a árvore rainha da Amazônia. Ela conserva dentro de si uma quantidade de água descomunal. Conforme explicou a jornalista, se houver seca ao seu redor, a árvore Sumaúma automaticamente libera toda a água que está no seu interior para ajudar plantas e animais ao seu redor. Para Maria Celeste, a floresta amazônica funciona de modo que seus componentes estão interligados.

“Ao mesmo tempo, temos os chamados ‘rios voadores’, que são massas de água que se deslocam em forma de vapor do Oceano Atlântico em direção à América do Sul. Quando essas correntes de ar confrontam a Cordilheira dos Andes, são redirecionadas para o Brasil, provocando chuvas que ajudam na fertilização do solo”, explicou.
Problemas
A ação visou ao conhecimento por parte dos vereadores das questões que envolvem a água, para que possam propor projetos sobre o tema com fundamentação científica Vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que compõem a Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveram uma visita na manhã dessa sexta-feira (17) ao Museu Planeta Água, localizado nas antigas instalações de tratamento de água da Sanepar, no bairro Tarumã. O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente da frente, esclareceu que o grupo tem buscado conhecer locais cujas atividades estejam ligadas à ciência e à tecnologia.
O museu não mostra apenas curiosidades positivas sobre a água, como sua origem e uso. Ele também expõe situações de contaminação e perigo à vida humana. Imagens de tragédias ambientais, como as da contaminação com 4 milhões de litros de óleo no rio Iguaçu em 2000, dos lixos nos manguezais em Cubatão em 2015 e do vazamento de óleo na Baía de Guanabara em 2018, são provas de que a manutenção desse recurso deve ser uma preocupação constante. O uso da água também traz implicações para a indústria, pois muitos produtos demandam altas quantidades do líquido para sua fabricação.
A escolha cotidiana dos produtos que não provocam tais questões é mostrada aos visitantes do museu, bem como as consequências das mudanças climáticas que podem gerar enchentes por um lado ou, no extremo oposto, secas que podem durar anos. Outra curiosidade que o visitante pode saber em sua visita é a porcentagem de água contida em seu próprio corpo. Uma espécie de balança traz esse número com base na altura, no peso e na idade da pessoa.
Por João Cândido Martins | Revisão: Brunno AbatiNotícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati - Supervisão do estágio: Alex Gruba
Mercado Municipal de Curitiba comemora o Dia do Cacau com aula-show
Matéria-prima de uma paixões nacionais, alunos vão aprender os truques para caprichar no sabor do chocolate caseiro

No próximo dia 26 de março é comemorado o Dia Nacional do Cacau e para comemorar a data, o Mercado Municipal de Curitiba vai oferecer uma aula show gratuita para os interessados em aprender mais sobre essa especiaria e o processo de produção de uma das maiores maiores paixões do brasileiro: o chocolate. A aula será ministrada pela chocolatier Selma Fuhrmann, da D´Fuhrmann Chocolates no dia 25 de março, sábado e as inscrições são gratuitas. “É uma oportunidade para aprendermos mais sobre essa delícia que faz a cabeça da maioria das pessoas. O cacau é um fruto que, além de dar sabor ao chocolate, tem uma história riquíssima e já foi um dos produtos mais importantes da economia brasileira. Vale a pena participar e sair da aula com uma deliciosa receita para a sobremesa do fim de semana”, afirma Selma.

E pra quem aprecia o cacau, é hora de aproveitar a data e fazer uma visita ao Mercado Municipal de Curitiba que tem opções de chocolate para todos os gostos: desde chocolate orgânico até os artesanais:
“o Mercado Municipal tem opções para quem aprecia o chocolate nas suas mais diversas versões. E, além disso, aqui no mercado o consumidor também encontra a fruta cacau, que muitas vezes não é ofertada em outros lugares. Aqui dá para encontrar tudo o que é preciso para as receitas de chocolate que vão adoçar a Páscoa das famílias da cidade”, convida o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado, Cleverson Chilipack.

No Brasil, a produção de cacau concentra-se nos estados do norte e nordeste brasileiros e, uma curiosidade sobre esse fruto é que na maioria das vezes a produção dele é feita de maneira agroecológica. A produção contribui para a retenção de água e preserva espécies florestais nativas. Apesar de não ser nativo das terras brasileiras, o cacau encontrou aqui condições ideais para se reproduzir. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), o país tem cerca de 745 mil hectares de área plantada. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontam que a produção do cacau injeta, anualmente, na economia brasileira cerca de R$ 14 bilhões. Esses números garantem ao Brasil o 5° lugar no ranking mundial de produtor de cacau.
Aulas show
O Mercado Municipal de Curitiba mantém um calendário de aulas shows gratuitas voltada para os interessados na arte da gastronomia. Com uma cozinha industrial equipada e moderna, o espaço tem uma programação variada para cozinheiros e curiosos de todos os segmentos gastronômicos.
Serviço:

Aula Show gratuita sobre o Cacau
Data: 25 de março
Horário: 11h
Local: Mercado Municipal de Curitiba – Avenida Sete de Setembro, 1885 – (Cozinha Móvel no espaço Arena)
***Não precisa fazer inscrição prévia
Confira as datas e temas das aulas do primeiro semestre de 2023:
Abril
01/04 - Receitas de Páscoa
15/04 - Dia do Café - Receitas com café como elemento principal - Tiramissú
Maio
20/05 - Diferentes tipos de bebidas que podem ser feitas com Chá
28/05 - Comemoração do Dia do Hambúrguer – receitas de hambúrguer
Junho
10 de junho - Dia dos Namorados - Receitas românticas
(Menu inteiro - entrada/prato principal e sobremesa - receitas rápidas)
24 de junho: Dia de São João - Receitas Juninas
Estudos financiados pelo Estado pesquisam formas de aumentar o combate ao câncer em mulheres
Dois projetos do Programa Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança trabalham com teste de Papilomavírus Humano e câncer de colo de útero em mulheres negras. do e, quando HPV positiva, será encaminhada a uma consulta médica. Então a mulher se sente muito mais pertencente à própria saúde. Isso trás o empoderamento da mulher porque ela vê que a própria saúde está nas suas mãos”, diz Marcia Consolaro, coordenadora do projeto e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Um grande problema de saúde da mulher, o câncer de colo de útero ou cervical é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina brasileira e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no País. Esses dados são base do projeto “Emprego da autocoleta/teste de HPV para o combate ao câncer cervical em mulheres com vulnerabilidade econômica e social em Maringá”, um dos 86 desenvolvidos dentro do Programa Mulheres
Paranaenses: Empoderamento e Liderança, da Fundação Araucária e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A proposta de estudo prevê a inclusão da autocoleta com teste de Papilomavírus Humano - HPV como método de rastreio para o câncer cervical em mulheres em situação de vulnerabilidade social de Maringá, no Noroeste, que não tenham feito o exame nos últimos quatro anos ou mais. Esse método ainda não é incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e será realizado de maneira experimental.
Entre as ações do projeto de pesquisa está uma aproximação com agentes comunitárias de Saúde para irem às residências e abordarem as pacientes para participar do piloto. Elas darão a orientação para que as próprias pacientes façam a coleta do material que será enviado para a análise clínica. O projeto desenvolvido em Maringá é uma continuidade de uma ação inicial de autocoleta realizada em 2016 na cidade, financiada pelo Ministério da Saúde em parceria com os Estados Unidos.
“A autocoleta rompe várias barreiras, como vergonha, medo, insegurança e desvinculação com o resultado. Esta mulher vai ser comunicada do lau-
A iniciativa é uma vertente de um grande projeto nacional que envolve vários estudos com a mesma temática de forma simultânea em diversas instituições. Marcia integra uma equipe organizada pelo Ministério da Saúde para o desenvolvimento de uma nova política nacional para a prevenção do câncer de colo de útero, que envolve a autocoleta no SUS.
O estudo também prevê o levantamento de dados para fomentar a implementação da autocoleta/teste de HPV dentro do padrão de cuidados prestados pelas Unidades Básicas de Saúde de Maringá.
“Para muitas mulheres o exame preventivo feito no consultório ainda é uma barreira. Então, no momento em que são sensibilizadas pelas agentes para a autocoleta e para o conhecimento do seu corpo, elas conseguem entender melhor a necessidade de fazer o exame preventivo e cuidar da saúde continuamente”, explica a pesquisadora responsável pelo treinamento dos agentes comunitários de Saúde, Sandra Marisa Pelloso.
PESQUISA COM
QUILOMBOLAS
Na cidade da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, a pesquisadora Marcia Holsbach Beltrame, da Universidade Federal do Paraná (UFPR),
desenvolve o projeto “Pesquisa e extensão no combate ao câncer de colo de útero em mulheres negras quilombolas do Paraná”.
O objetivo é conhecer melhor o desenvolvimento da doença. Serão realizadas ações de triagem para o vírus HPV no momento do exame ginecológico, que é uma medida preventiva. "Vamos aproveitar este momento do exame para fazer um exame adicional, que seria para a detecção do vírus HPV e da identificação do tipo viral, para ele ser categorizado entre baixo risco ou de alto risco”, explica Marcia. “Esse resultado será disponibilizado para a médica e para a paciente e já serve como um indicativo sobre os possíveis cuidados futuros”.
O estudo também pretende analisar a genética das mulheres negras quilombolas. “A genética de cada pessoa responde de uma forma diferente. Não são todas as mulheres que são infectadas pelo vírus que vão desenvolver o câncer. Então buscamos marcadores genéticos que possam melhorar as políticas de proteção”, afirma a pesquisadora.

Dentro das ações de extensão estão, ainda, campanhas de conscientização, em parceria com a Rede de Mulheres Negras do Paraná, sobre a importância da vacinação em crianças e adolescentes, para quem as vacinas são disponibilizadas, e sobre a necessidade dos exames preventivos em mulheres.
“Acredito que o conhecimento empodera. Como professora e como cientista eu acredito em promover o conhecimento como forma de empoderamento das mulheres. Este projeto leva um conhecimento sobre a saúde da mulher que te permite mudar o rumo da sua vida”, ressalta Marcia.

A missão internacional paranaense ao Japão e à Coreia do Sul, liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, encerrou na última semana. O Governo do Estado atuou na atração de novos investimentos para o Paraná e na liberação das exportações de carne aos países asiáticos
Missão na Ásia garantiu novas parcerias e deve abrir mercado aos produtos paranaenses
A missão internacional paranaense ao Japão e à Coreia do Sul, liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, encerrou na última semana após uma série de encontros bilaterais para negociar a abertura do mercado da carne paranaense e também com a busca de parcerias para fortalecer a educação, projetos de sustentabilidade e a atração de novos negócios ao Estado.
A comitiva, formada também por secretários de Estado, empresários e representantes de entidades paranaenses, iniciou a viagem no dia 4 de março. No período que permaneceram na Ásia, eles cumpriram uma extensa agenda, que incluiu encontros com o vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka; com a diretoria da Kotra, agência de promoção de negócios e atração de investimentos da Coreia do Sul; com a agência que trata das questões sanitárias de alimentos na Coreia do Sul, além de promover rodadas de negócios com diversas empresas e startups dos dois países.
Além disso, o Governo do Estado também atuou na atração de novos investimentos para o Paraná, o que já foi consolidado com o anúncio da empresa japonesa Sumitomo Rubber, que vai investir R$ 1,06 bilhão para ampliar sua fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A previsão é gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos.
“Foi uma missão bastante profícua, que colocou o Paraná no radar dos mercados japonês e coreano para ampliação da venda dos nossos produtos, principalmente da carne suína e bovina”, afirmou Ratinho Junior.
“Somos o maior produtor de proteína animal do Brasil, e com o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica, temos a oportunidade de acessar esse mercado que remunera melhor e é exigente com relação à qualidade sanitária dos produtos, que é que o temos no Estado”.
Ele também destacou a
oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas nos dois países em áreas como sustentabilidade e educação, que deverão ser replicadas no Paraná.
“No Japão, visitamos as Michi-no-Ekis, que são estações nas rodovias para comercializar produtos locais. O projeto deverá ser implantado no Paraná graças a uma parceria entre a Invest Paraná e o governo de Hyogo, que é estado-irmão do Paraná”, explicou. “Também fomos conhecer tecnologias utilizadas na educação da Coreia do Sul, que é considerada uma das melhores do mundo, para que também possamos trazer ao Estado”.
ABERTURA DE MERCADO
Na busca de novos mercados para a carne paranaense, a primeira agenda da comitiva foi com o vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka, no dia 7 de março. No encontro, Ratinho Junior formalizou um convite aos representantes do governo japonês para que visitem o Paraná e conheçam fábricas e frigoríficos instalados no Estado. O objetivo é dar mais agilidade ao processo de habilitação dos frigoríficos paranaenses junto ao país asiático.
O Japão já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango, e tem potencial em
comprar outras proteínas animais produzidas no Paraná. Em 2022, as exportações do Estado para o país totalizaram US$ 545,3 milhões, sendo que mais metade dessa fatia vem da venda da carne de frango, que respondeu por US$ 274,5 milhões no ano passado.
A comitiva também visitou no mesmo dia a Foodex, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, uma oportunidade de expandir os negócios da indústria alimentícia. Quatro empresas paranaenses estavam expondo no espaço destinado ao Brasil, que contava com a participação de 16 empresas brasileiras.

A missão também incluiu encontros com empresas japonesas, como a Sumitomo, Mitsui e Marubeni, grandes fornecedoras de alimentos no mercado asiático. Ratinho Junior apresentou o trabalho das cooperativas paranaenses e destacou as potencialidades do Estado na produção de carnes suína e bovina e na industrialização de alimentos.
Na Coreia do Sul, a pauta foi apresentada à Animal and Plant Quarantine Agency (APQA), a agência sanitária que analisa produtos de origem animal e vegetal. A convite do governador, inspetores da agência devem vir ao Paraná nos próximos meses para visitar frigoríficos e abatedouros de suínos como
parte do processo de chancela do Estado para exportação ao país asiático. O Brasil já possui tratativas em nível nacional para habilitar a venda de carne suína ao mercado sul-coreano, mas o objetivo da missão paranaense é acelerar esse processo.
PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS
Através da Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seic), o Governo do Estado se reuniu com investidores e promoveu rodadas de negócios com empresas e startups dos dois países em diferentes áreas, o que culminou no investimento da Sumitomo.
Destaque principalmente para a Coreia do Sul, onde a Invest formalizou a instalação de um escritório para a captação de novos investimentos. O país será o sexto a ter uma representação comercial paranaense no Exterior. O escritório, localizado na capital Seul, será comandado pelo executivo Eduardo Komatsu, paranaense de Foz do Iguaçu que mora há dez anos em Seul e tem larga experiência no mercado asiático.
A comitiva também esteve na sede da Kotra, a agência de comércio internacional e investimentos da Coreia do Sul, vinculada ao Ministério do Comércio,
Indústria e Energia do país asiático. No órgão, sediado em Seul, os representantes do Governo do Estado e empresários participaram de uma série de reuniões, nas quais trataram de possíveis acordos de exportação e novos investimentos de empresas e startups no Paraná. Eles também se reuniram com a diretoria do grupo Green Cross, uma das principais corporações farmacêuticas coreanas, que pretende instalar no Brasil uma planta de fabricação de testes diagnósticos e medicamentos genéricos, para atender o mercado da América do Sul. Com importantes polos farmacêuticos, o Paraná demonstrou interesse em ser o hub da Green Cross no País.
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

A missão internacional também buscou novas parcerias para o Paraná. Em agenda com o governador da província japonesa de Hyogo, Motohito Saitô, Ratinho Junior apresentou o programa Ganhando o Mundo, que promove o intercâmbio de estudantes da rede estadual a países estrangeiros, e as Agências Regionais para o Desenvolvimento Sustentável e Inovação (Ageuni), iniciativa das universidades estaduais paranaenses para promover o desenvolvimento regional.

Paraná e Hyogo têm há mais de 50 anos um acordo
de irmandade, que se estende também a algumas cidades – Curitiba e Himeji, Londrina e Nishinomiya, Maringá e Kakogawa e Paranaguá e Awaji. Os laços de amizade permitiram diversas parcerias entre os dois estados, que podem ser fortalecidas com novas cooperações. Na cidade de Awaji, a comitiva visitou as Michi-noEki (em português, estações de estrada), sistema de parada para descanso nas rodovias onde são vendidos produtos locais e fornecidas informações turísticas, fortalecendo o desenvolvimento regional com sustentabilidade. Um projeto semelhante está para ser implantado no Paraná por meio de uma cooperação entre a Invest Paraná e o governo de Hyogo, com a participação de outras pastas estaduais. No Estado, vai receber o nome Ponto Paraná para fomentar o comércio de produtos locais sustentáveis, com a implantação prevista nas regiões turísticas do Estado.
Seguindo o modelo japonês, as estações paranaenses vão operar 24 horas, oferecendo estacionamento gratuito, pontos de descanso, sanitários, alimentação e informações turísticas da região. O foco principal, entretanto, será a comercialização de produtos locais cadastrados no programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).

Outra agenda no país foi com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que já tem um histórico de parcerias com o Paraná. Agora, o Estado busca fortalecer a cooperação nas áreas de sustentabilidade e energias renováveis, envolvendo projetos sobre hidrogênio verde, biogás, recursos hídricos, agricultura sustentável e ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Já na Coreia do Sul, a comitiva pode conhecer melhor as tecnologias aplicadas em sala de aula. O País é referência na área, com o setor educacional sendo reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como um dos mais desenvolvidos do mundo.
Agências do Trabalhador ofertam 11,7 mil vagas com carteira assinada no Paraná
São 11.744 vagas com carteira assinada ofertadas no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.335 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de alimentador de linha de produção, com 395, magarefe, com 335, e trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, com 215.
As Agências do Trabalhador do Paraná e os postos avançados começam a semana com a oferta de 11.744 vagas com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.335 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de alimentador de linha de produção, com 395, magarefe, com 335, e trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, com 215 vagas em todo o Estado.

Assim como ocorreu na semana anterior, a região de Toledo concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (2.080). São 383 vagas para auxiliar de linha de produção, 135 para operador de processo de produção, 100 para abatedor de aves e 100 para trabalhador da cultura do milho.
A Região Metropolitana de Curitiba aparece em seguida, com 1.866 oportunidades. Deste total, 52 vagas são para preenchimento imediato, com procura por trabalhadores para as funções de açougueiro (15), ajudante de motorista (14), auxiliar administrativo (11), carpinteiro (09) e analista contábil (03).
Também são oferecidas 193 vagas para auxiliar de linha produção, 177 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 106 para operador de telemarketing receptivo e 83 para repositor de mercadorias.
Nas demais regionais do Interior há grandes quantidades de vagas em Cascavel (1.113), Londrina (762) e Apucarana (746). Em Cascavel, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 249 vagas, magarefe, com 230, vendedor pracista, com 26, e servente de obras, com 24 oportunidades.
Em Londrina, os destaques são para auxiliar de linha de produção (279), alimentador de linha de produção (180), auxiliar de produção de gor-
duras vegetais comestíveis (40), auxiliar de curtimento (20) e trabalhador na cultura de soja (20).
Em Apucarana, há oferta de emprego para as funções de trabalhador na cultura da canade-açúcar, com 215 oportunidades, alimentador de linha de produção, com 43, auxiliar de linha de produção, com 42, e costureiro a máquina na confecção em série, com 28.

As demais regiões contam com vagas em todos os segmentos da economia: Pitanga procura babás; Umuarama,
Divulga lista de professores do ensino fundamental para intercâmbio nos EUA
O objetivo é promover e ampliar as oportunidades de crescimento profissional e pessoal para os professores que atuam no ensino fundamental paranaense
O Governo do Estado publicou (17) edital da segunda etapa da seleção de professores do ensino fundamental do Paraná para o Programa de Imersão Dupla em Português do Estado de Utah, nos Estados Unidos. Dos 64 docentes inscritos, dois da rede pública e 10 da rede privada estão aptos para as entrevistas, que serão feitas em inglês por uma equipe norte-americana, nos dias 22 e 23 de março.
Essa iniciativa de intercâmbio é resultado de uma parceria entre a secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria da Educação do Estado Utah, nos EUA, a partir de um memorando de entendimento firmado em 2014. O objetivo é promover e ampliar as oportunidades de crescimento profissional e pessoal para os professores que atuam no ensino fundamental paranaense.

O programa é direcionado para profissionais com licenciatura em Pedagogia, Letras, Ciências, Matemática, entre outras áreas. Entre os requisitos necessários para participar é preciso comprovar experiência nos últimos três anos como docente do ensino fundamental em escolas públicas ou privadas do Paraná.
Em relação ao idioma, os candidatos devem apresentar proficiência na língua inglesa equivalente a B1 (nível intermediário) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR), um padrão internacional que classifica a fluência em dezenas de idiomas.


safristas; União da Vitória, motoristas; Maringá, trabalhadores da indústria; Ivaiporã, office-boy; Francisco Beltrão, vendedores internos; Cianorte, faxineiros; e Ibaiti, costureiros de roupas (confecção em série).
ATENDIMENTO
Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.
Os professores precisam estar aptos para o ensino de disciplinas como português, matemática, estudos sociais, ciências, educação física, artes e cultura geral. Os selecionados irão atuar por um período de até três anos, com alunos de idade entre 6 e 15 anos, em turmas da 1ª à 9ª série, da rede pública de Utah.
A próxima fase consiste em uma avaliação da experiência didática em sala de aula, gravada em vídeo pelos candidatos aprovados nas entrevistas.
BENEFÍCIOS – Os professores selecionados receberão uma remuneração anual de acordo com o nível de formação, que pode chegar até US$ 58 mil, valor que corresponde R$ 302,1 mil na cotação atual, além de planos de saúde e odontológicos. O programa também permite o acompanhamento da família, com visto de trabalho em tempo parcial para o cônjuge e matrícula em escola pública para filhos com até 21 anos.
Serviço:
Programa de Imersão Dupla em Português do Estado de Utah
Entrevistas: 22 e 23 de março (2ª etapa)
Envio de vídeos com aulas: 31 de março
Avaliação de experiência didática: 1º a 24 de abril (3ª etapa)
Resultado final: 28 de abril
Smart City Expo é a grande atração da semana na pr ogramação do aniversário de Curitiba
Programação semanal dos 330 anos de Curitiba
Pelo quarto ano consecutivo, Curitiba se torna o centro dos debates internacionais sobre soluções inovadoras para as cidades inteligentes no mês do seu aniversário. O Smart City Expo Curitiba 2023 é a grande atração da programação semanal em comemoração aos 330 anos da capital.

Nos dias 22, 23 e 24 de março, especialistas em smartcities, representantes governamentais, empresas e startups, profissionais e interessados no tema do mundo todo vão falar sobre “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. São esperadas cerca de 15 mil pessoas no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
A entrada é gratuita para a área de exposição, onde estarão a Arena Metaverso, a Smart Plaza Vale do Pinhão e 65 expositores.
A Arena Metaverso é um espaço inédito no Smart City e vai contar com uma experiência em realidade virtual da Prefeitura de Curitiba e onde serão debatidas possibilidades do 5G, da conectividade global.
A Smart Plaza Vale do
Pinhão, coração da feira, terá uma agenda intensa nos três dias de Smart City Expo: estão programados 85 eventos dos atores que formam o ecossistema Vale do Pinhão, entre pitches das startups de Curitiba e da Região Metropolitana, além das experiências inovadoras exitosas da Prefeitura e que já fazem parte do dia a dia dos curitibanos.


SORTEIO ESPECIAL
O Smart City vai ser palco, também, do sorteio do Prêmio do Nota Curitibana especial 330 anos, no valor de R$ 330 mil. O valor é mais que o dobro dos R$ 150 mil que geralmente são sorteados em datas especiais, como o Natal. O 53º sorteio do programa será na quinta-feira (23/3).
Ainda no clima do Smart City, na noite de segundafeira (20/3) vai ser realizada a final da 4ª edição do Pitch Live Vale do Pinhão, um dos principais eventos nacionais para a projeção de empresas inovadoras no Brasil. A disputa une competição e aprendizado e este ano vai premiar o melhor modelo de negócio para cidades inteligentes
(smartcities), melhorando a vida das pessoas por meio da inovação.
DIGNIDADE À MESA
Outra atração da programação semanal será na terça-feira (21/3). Curitiba atinge a marca de 1 milhão de refeições servidas no programa Mesa Solidária. A iniciativa do município, em parceria com mais de 70 entidades, tem garantido dignidade à mesa para desempregados, idosos carentes e pessoas que vivem em situação de rua.
No dia seguinte, a Assessoria de Direitos Humanos e Política para Mulheres promove mais uma ação com o Ônibus Lilás, desta vez na Rua da Cidadania do Fazendinha, na Regional Portão.
DANÇA MOVIMENTO
A semana terá ainda a entrega da reforma do Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, no Cajuru. A estrutura da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude foi revitalizada.
Na cultura, continuam as apresentações do Auto da Fundação de Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba preparou uma pro-
gramação especial para comemorar os 20 anos da Casa Hoffmann e os 330 anos de Curitiba. Tem muita dança e movimento, com diferentes gerações e técnicas.
AMIGO BICHO No fim de semana, dois eventos no sábado (25/3) marcam as comemorações dos 330 anos de Curitiba. No Parque Barigui acontece a primeira edição do ano do evento de adoção Amigo Bicho, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.
E o Teatro UP Experience - Universidade Positivo recebe a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba. Com o tema “O modelo da Saúde 4.1 para o avanço do SUS Curitiba”, 600 delegados, representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços vão debater a evolução da política pública de saúde municipal.
Roda-gigante da Santos Andrade, carrossel do Passeio Público e carrossel do Parque Tanguá – De terça a sexta-feira, das 12h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 20h

Segunda-feira (20/3)
19h – Final do Pitch Live Vale do Pinhão 2023 – Auditório da FAE Business School (Avenida Visconde de Guarapuava, 3.263)
Terça-feira (21/3)
11h – Comemoração do marco de 1 milhão de refeições servidas do Mesa Solidária – Complexo de Segurança Alimentar do Capanema (sob o viaduto do Capanema)
15h – Rosto da Cidade – Edifício Nossa Senhora da Luz (R. José Bonifácio, 15 – Centro)
15h30 – Entrega da reforma do Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas (Rua Nilton João Marchesini, 49 – Cajuru) Quarta-feira (22/3) Das 8h30 às 16h30 – Ônibus Lilás na Rua da Cidadania do Fazendinha
9h às 19h – Smart City Expo Curitiba 2023 – Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui)
9h – Caminhada Viva Bem – Rua da Cidadania do Pinheirinho
Quinta-feira (23/3)
9h às 19h – Smart City Expo Curitiba 2023 – Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui)
10h – Sorteio do prêmio especial do Nota CuritibanaSmart City Expo Curitiba 2023 – Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui)
20h - Aniversário de 20 anos da Casa Hoffmann – Maré - Espetáculo inédito de Danças Urbanas - Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 - Largo da Ordem) Sexta-feira (24/3)
9h às 19h – Smart City Expo Curitiba 2023 – Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui)
17h - Entrega do prêmio Vamos Pintar Curitiba - Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público
20h - Aniversário de 20 anos da Casa Hoffmann – 5 Danças - Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58Largo da Ordem)
Sábado (25/3)
Das 7h30 às 18h30 - 15ª Conferência Municipal de Saúde – Teatro UP Experience - Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)
11h – Evento em comemoração aos 330 anos de Curitiba e da Câmara Municipal – Praça Eufrásio Correia
10h às 16h - Evento Amigo Bicho especial de aniversário da cidade - adoção de animais resgatados – Estacionamento em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui
19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público 20h - Aniversário de 20 anos da Casa Hoffmann – 5
Danças - Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58Largo da Ordem)
Atividades esportivas e de lazer, em toda a cidade, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude
Domingo (26/3)
12h – Auto da Fundação de Curitiba – Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público 20h - Aniversário de 20 anos da Casa Hoffmann – Portas Abertas: Pontes Móveis #8anos - Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem)
Atividades esportivas e de lazer, em toda a cidade, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude
Curitiba Countr y Festival anuncia programação oficial
Nova fase de vendas de ingressos já está disponível pelo site Uhuu.com - O maior festival da música do Paraná acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Expotrade em Pinhais
14ª edição promete atrair fãs de várias cidades com um lineup recheado de grandes nomes do sertanejo brasileiro, resgatando a essência do festival.
O Curitiba Country Festival que o público sempre sonhou está pronto! Em 2023, o CCF abrange diversos gêneros musicais, mas agora voltou às raízes e enaltece ainda mais a cultura sertaneja. No line-up da 14ª edição, os maiores cantores sertanejos da atualidade; Gusttavo Lima, Chitãozinho e Xororó, Clayton e Romário, César Menotti e Fabiano, Zezé Di Camargo & Luciano, Matheus & Kauan, Maiara e Maraisa, Yasmin Santos, Bruno & Marrone, Hugo & Guilherme e Diego & Victor Hugo. Em outros ritmos, Alexandre Pires, Dennis e Pedro Sampaio comandam o festival.

O Curitiba Country Festival, um dos eventos mais importantes, consagrados e tradicionais da música sertaneja e popular do Brasil, acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Expotrade centro de convenções localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC), e contará com grande infraestrutura e ainda mais conforto ao público, com o objetivo de proporcionar uma verdadeira experiência musical de altíssima qualidade. Serão mais de 30h de muita diversão e entretenimento, construindo o Curitiba Country Festival que o público sempre sonhou.
A programação oficial desta edição traz artistas consolidados na indústria fonográfica e está recheada com um dos ritmos mais ouvidos no Brasil: sertanejo.
Confira as atrações:
06 de maio
Palco Principal: Chitãozinho e Xororó, Pedro Sampaio, Clayton e Romário, César Menotti e Fabiano, Zezé Di Camargo & Luciano, Alexandre Pires e Yasmin Santos.
07 de maio
Palco Principal: Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Maiara e Maraisa, Hugo & Guilherme, Bruno & Marrone, Dennis e Diego & Victor Hugo.
O Curitiba Country Festival é mais uma realização da Opus Entretenimento, em parceria com AME e Like Entretenimento
SOBRE O CCF
Criado em 2007, o Curitiba Country Festival consolidouse como o maior evento do Paraná e um dos maiores do Brasil no gênero sertanejo. Com o passar dos anos, o festival ampliou o conjunto de gêneros musicais, a fim de atender os diversos públicos.
Uma das características que diferencia o CCF de outros festivais é a variedade de vantagens existente em todos os setores do evento. No Backstage, o cliente tem direito ao Open Food e Open Bar, entrada exclusiva para o setor, visão privilegiada do palco principal, palco exclusivo no setor, lounge de descanso, sanitários exclusivos e salão de beleza. O Camarote também possui o sistema Open Bar com entrada exclusiva, visão privilegiada do palco principal, lounge, sanitários exclusivos e praça de alimentação. A arena vip é em formato pista com um espaço amplo e próximo ao palco. Possui bares com comidas e bebidas à venda e também conta com sanitários exclusivos. Para quem prefere o agito, a Arena é o setor ideal. A diferença dela para a Arena Vip é que sua localização é atrás da Arena Vip, sendo mais distante do palco.
O local, totalmente adaptado e com infraestrutura completa para receber grandes eventos com banheiros, guarda volumes, stands de lojas diversas - inclusive com merchandising, bares, área de alimentação com opções diversificadas de bebidas e comida.
Além de contar sempre com público fiel, eclético e uma excelente opção de entretenimento, vale a pena lembrar que o festival também movimenta vários setores da economia na região, criando postos de trabalho direta ou indiretamente na hotelaria, comércio, gastronomia e prestação de serviços de transporte durante todo o final de semana.
Outro ponto positivo é que o Expotrade é de fácil acesso, localizado praticamente no limite territorial de Curitiba, o que ajuda principalmente a chegada das excursões e pessoas de cidades de outros Estados e de regiões próximas. A cidade de Pinhais é considerada um importante pólo de serviços e comércio da região.
BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS
Através do Clube Opus, um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil, você obtém benefícios que irão expandir sua experiência. Recheado de vantagens, o sócio pode obter desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais e muito mais! Seja um sócio e aproveite os benefícios para o Curitiba Country Festival.
Saiba mais em clubeopus.com
SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.
Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.
SERVIÇO CURITIBA COUNTRY FESTIVAL 2023
Datas: 06 e 07 de maio de 2023
Local: Expotrade

Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454Vila Amelia, Pinhais - PR, 83320-005
06 DE MAIO
Palco Principal: Chitãozinho e Xororó, Pedro Sampaio, Clayton e Romário, César Menotti e Fabiano, Zezé Di Camargo & Luciano, Alexandre Pires e Yasmin Santos.
07 DE MAIO
Palco Principal: Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Maiara e Maraisa, Hugo & Guilherme, Bruno & Marrone, Dennis e Diego & Victor Hugo.
Classificação: 12 a 17 anos – acompanhado dos pais ou responsáveis. Nas áreas open bar (Camarote e Backstage), permitida entrada apenas maiores de 18 anos.
INGRESSOS
Arena Lote 3: a partir de R$90,00 + taxas
Arena Vip Lote 3: a partir de R$150,00 + taxas
Camarote Lote 3: a partir de R$290,00 + taxas
Backstage Lote 3: a partir de R$480,00 + taxas
OPÇÕES DE INGRESSOS
Padrão: Você compra o ingresso para um dos dias do evento nos setores Arena, Arena Vip, Camarote ou Backstage.
Passaporte: Você adquire o seu ingresso para curtir os dois dias de festival nos setores Arena, Arena Vip, Camarote ou Backstage. Atenção! Nessa modalidade, você receberá 1 ingresso que valerá para os dois dias do evento. A venda de PASSAPORTE é realizada somente online.
SETORES E SERVIÇOS
Arena • Setor no formato pista, em pé e com amplo espaço;
• Haverá bares (alimentação e bebidas à venda), além de sanitários exclusivos.
Arena Vip
• Setor no formato pista, em pé e com amplo espaço;
• Este setor é mais próximo do palco que o Setor Arena;
• Haverá bares (alimentação e bebidas à venda), além de sanitários exclusivos.
**Camarote:
• OPEN BAR das 14hs às 00:00. Água, refrigerante e cerveja;
• Entrada exclusiva para Camarote;
• Visão privilegiada do palco;
• Lounge de descanso e sanitários exclusivos;
• Praça de alimentação.
**Backstage:
• OPEN FOOD das 16hs às 23:00
• OPEN BAR das 14hs às 00:00: água, refrigerante, cerveja, vodka, whisky, gin e energético, além de bar de drinks especiais;
• Restaurante com variedade de finger foods;
• Entrada exclusiva para Backstage;
• Visão privilegiada do palco;
• Salão de beleza;
• INTERNET: https://uhuu.com
• PONTO DE VENDA FÍSICO
• SHOPPING CRYSTAL- Quiosque Piso L4 Endereço: R. Comendador Araújo, 731 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000. Horário de atendimento: Segunda a sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20h.

• BILHETERIA LOCAL: EXPOTRADE Somente em dias de Show 2 horas antes. Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 - Vila Amelia, Pinhais - PR, 83320-005
Formas de pagamento:
• Internet: Depósito, transferência bancária, pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.
• Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket, American e Banricompras.
MEIA ENTRADA/DESCONTOS: (disponível apenas nos setores ARENA E ARENA VIP. Não há incidência de Meia Entrada no Passaporte e nos demais setores)
• 50% de desconto para Idosos: Para pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação da Carteira de Identidade, expedida pelo órgão competente, no momento da compra do ingresso e na entrada do evento, conforme Estatuto do Idoso, lei 10.741/2003.
• 50% de desconto para Doador regular de sangue: Para doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.
• 50% de desconto para Professores: Para professores do ensino público e privado mediante a carteira de identificação no ato da compra e apresentada juntamente com a Carteira de Identidade na entrada do evento, conforme Lei Estadual 15.876/2008.
• 50% de desconto para Portadores de Câncer: Portador de câncer, com o devido comprovante, conforme a Lei 18445 de 05/ 02/2015.
• 50% de desconto para Estudantes: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015
• 50% de desconto Pessoas com Deficiência: Direito a meiaentrada, conforme lei 12.933/2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015
• 50% de desconto Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/ 2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015.
• 70% de desconto nos setores Arena e Arena Vip, 30% no setor Camarote e 10% no setor Backstage para Sócios Clube Opus. Limitado a 02 ingressos por sócio. Válido para compras na Uhuu através do CPF. Não é válido para passaporte.
Seu Jorge e Alexandre Pires
Eleito o “Show do Ano” no Prêmio Multishow 2022, projeto “Irmãos” volta a Curitiba
Artistas se apresentam no dia 25 de março, no Viasoft Experience.
Ingressos à venda pela plataforma do Disk Ingressos e pontos autorizados.
Projeto que reúne dois dos mais populares artistas brasileiros, nasceu durante a pandemia, após uma das lives mais assistidas no YouTube – somando aproximadamente 20 milhões de views.
A turnê, que estreou com shows sold out em arenas de Portugal, também esgotou ingressos em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Brasília, Belo Horizonte, entre outras.
Após estremecer o Carnaval de São Paulo, Rio de Janeiro e litoral do Rio Grande do Sul, Alexandre Pires e Seu Jorge seguem encantando o Brasil com a já consagrada turnê “Irmãos”.

Eleito o “Melhor Show” no Prêmio Multishow 2022, os dois pilares da música brasileira estão arrastando milhares de pessoas por onde passam com o projeto, que é sinônimo de sucesso ao protagonizar irretocáveis performances com ingressos esgotados.
A turnê agora está de volta ao Paraná, mas, desta vez, para conquistar uma nova capital. A dupla se apresenta, no dia 25 de março, no Viasoft Experience – dentro da Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Os ingressos estão à venda pela plataforma Disk Ingressos e pontos autorizados. Mais informações no serviço abaixo.
Durante mais de duas horas, os artistas prometem esbanjar simpatia e carisma ao desfilar um repertório repleto de clássicos de suas carreiras, sucessos do samba e do pagode, além de relembrar grandes nomes da música brasileira como Tim Maia e Renato Russo, do Legião Urbana.
“Irmãos” é uma verdadeira homenagem à amizade e à história entre Seu Jorge e Alexandre Pires, que colocaram em prática o antigo sonho de uma parceria musical. Até o momento, esta tour soma mais de 35 performances.
A ideia do projeto inédito começou a crescer durante a pandemia, após os artistas protagonizarem uma das lives mais assistidas no YouTube, que atualmente soma quase 20 milhões de views, ou seja, ficou claro que o próximo passo seria dar vida ao projeto no palco.
O sucesso é ratificado com apresentações sold out nas cidades portuguesas de Lisboa e Guimarães, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Campos dos Jordão, Belo Horizonte, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, entre muitas outras.
O espetáculo é bem informal, intimista e conduz os fãs a caírem no samba e pagode, entre bate-papo sempre num tom descontraído e alegre, que caracteriza as conversas entre amigos.
O nome “Irmãos” é, precisamente, uma homenagem à história de amizade e união entre os artistas, que agora realizam um sonho antigo e dão vida a um projeto há muito desejado por meio da música.
A banda do projeto “Irmãos” é composta por:
Seu Jorge - vocal e violão
Alexandre Pires - vocal, baixo e violão
Adriano Canetta - diretor musical e saxofone
Davidson Douglas - violão e guitarra
Didi Pinheiro - cavaquinho
Cláudio Bonfim - baixo
Naldo Souza - teclados
Daniel Cardoso - bateria
Doug Bone - trombone
Azeitona - trompete
João Jr - backing vocal
Luiz Tiazinha - backing vocal
Saulo Houston - backing vocal
Kaue Damazzio - backing vocal
Michael dias - percussão
Kadu Silva - percussão
MAIS SOBRE SEU JORGE
Considerado um dos artistas brasileiros mais populares, Seu Jorge há muito conquistou milhares de fãs e tem lotado e esgotado as principais casas de shows do Mundo. Seu Jorge, apelido que lhe seria dado pelo amigo e baterista Marcelo Yuka, alcançou a sua primeira realização profissional como músico em 1998, quando integrou a banda Farofa Carioca e lançou o disco Moro no Brasil em Portugal, no Japão e no Brasil.
Em 2004, gravou em Roma o videoclipe da música “Tive Razão”, com participação dos atores Willen Dafoe e Bill Murray. Em seguida lançou o DVD MTV Apresenta Seu Jorge e compôs com o músico BID a faixa e depois para o disco Bambas e Biritas Vol. 1. Ganhou o prêmio APCA de melhor cantor do ano por dois anos consecutivos, em 2003 e 2004. Em setembro de 2004 lançou o disco CRU em França e Inglaterra, resultando em cinco estrelas nos editoriais das revistas Rolling Stones, Elle France, Vogue France e participações em programas de TV.
Seu Jorge define-se como um cantor e compositor popular, que gosta de diversos gêneros musicais, mas cujo fundamento é o samba: “O samba é a nossa verdade, nossa particularidade, é nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro”.
MAIS SOBRE ALEXANDRE PIRES Alexandre Pires é um dos artistas brasileiros mais consagrados no mercado da música internacional. Além de possuir diversos prêmios, é considerado também um ícone latino com mais de 18 milhões de discos vendidos. Levando aos palcos o melhor do samba romântico, Alexandre Pires iniciou sua carreira no final dos anos 80, liderando o grupo Só Pra Contrariar que conquistou uma vasta audiência.
Após anos de sucesso ao lado do SPC, começou a sua carreira a solo em 2001, da qual resultaram hits como “Você Tirou Minha Vida”, “Necessidade” e “É Por Amor”. Já em 2003, conquistaria um novo nível de reconhecimento internacional ao ser convidado por George W. Bush, então presidente dos EUA, para cantar na Casa Branca no mês em que se comemora a Descendência Hispânica no país. Desde então, o cantor tem lançado inúmeros trabalhos que renderam vários sucessos, como “Eu Sou O Samba” com participação de Seu Jorge e “Sissi”.
Links relacionados:
https://www.instagram.com/tourirmaos https://www.instagram.com/seujorge https://www.instagram.com/alexandrepires_ https://www.opusentretenimento.com
https://www.instagram.com/opusentretenimento
SERVIÇO CURITIBA/PR
Irmãos estrelando Alexandre Pires e Seu Jorge
Data: 25 de março – Sábado
Local: Viasoft Experience na Universidade Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Bloco da Reitoria – 2º andar – CEP 81280330, Curitiba – PR
Horário: Abertura às 20h
Classificação: 18 anos (de 16 a 17 anos apenas acompanhado dos pais, menores de 16 anos não entram)
Vendas: https://www.diskingressos.com.br/event/4311
LOUBET

Quando: 15/03/2023 - Local: Live Curitiba
Emilio e Eduardo confirmam gravação de novo DVD "Momentos"
da dupla
Fazendo parte de uma das mais importantes empresas de agenciamentos do país, dupla segue rumo à gravação de novo projeto acontecerá em Goiânia, dia 29 de março de 2023 (quarta)
Recém contratados da Mega Produções Artísticas, Emílio e Eduardo já despertam grande expectativa para os primeiros lançamentos.
A dupla, que agora faz parte do casting que já conta com artistas consagrados como Rionegro e Solimões, Diego e Arnaldo e Heitor e Murilo, se revela extremamente feliz com mais este passo na carreira.

Contando com o total apoio da Mega, que ficará à frente da administração total da carreira, apoio técnico, assessoria e marketing digital, Emílio e Eduardo já iniciam a escalação do time que cuidará do projeto.
A captação do quarto DVD da carreira denominado “Momentos” ocorrerá no dia 29 de março de 2023 (quarta-feira), em Goiânia (GO), no Laguna GastroBar.
"Nós escolhemos esta data por ser uma data mais tranquila e que facilita para as participações especiais que iremos convidar. Já o Laguna, optamos por ser um local muito legal, bonito e que oferece várias opções de cenários", revela Emilio.
Sobre Emilio e Eduardo
Nascidos em Araxá – MG, a dupla Emílio e Eduardo são primos de primeiro grau e cantam juntos desde crianças. Gravaram seu primeiro disco no ano de 1997, quando se destacaram com o hit “Veneno do Desejo”. No ano de 2000, ficaram nacionalmente conhecidos com o sucesso “Você Virou Saudade”, que inseriu a dupla entre as mais respeitadas no cenário musical, não somente pelo profissionalismo e carisma com o público, mas, sobretudo, pela grande competência e qualidade vocal.
Ao longo de 7 CDs e 3 DVDs, a dupla participou de diversos programas de televisão consagrados da época como o “Sabadão” apresentado por Gugu Liberato, “Especial Sertanejo”, “Terra Nativa”, “Festival Sertanejo” entre outros.

A dupla emplacou inúmeros sucessos, destacando-se, entre eles, “Vai por Mim”, “Grito de Amor”, “Primavera”, “Peão de Caminhonete”, “Sapatiô” e tantos outros, inclusive, grande parte das músicas citadas são composições do Emílio, que tem canções gravadas com a dupla Rionegro e Solimões, Jads e Jadson e outros.
Contatos:
Shows: Mega Produções Artísticas: 062-3639-6132 / Renato Tanger 016 -99223-2106 Site - www.emilioeeduardo.com.br
Canal Oficial do YouTube - https://www.youtube.com @EmilioeEduardoOficial
https://www.facebook.com
emilioeeduardo?mibextid=ZbWKwL
Twitter - https://twitter.com/_emilioeeduardo

Instagram: https://instagram.com/emilioeeduardo
Assessoria Emilio e Eduardo | Talento ComunicaçãoFabiana Villela | (11) 98686-3344 | imprensa@talentocomunicacao.com.br
MANEVA
Quando: 17/03/2023 - Local: Live uritiba
MATUÊ
CONFIRMA SHOW EM PONTA GROSSA


Pela primeira vez em Ponta Grossa, Matuê desembarca na cidade com um megashow, dia 20 de maio, no Sassaki Eventos. O artista que é um dos principais nomes do trap no Brasil apresenta grandes hits como ”Anos luz”, “Kenny G”, “Quer voar” e muito mais. Os ingressos estão à venda em Baladapp.
IL VOLO

Quando: 18/03/2023 Local: Teatro Guaíra
THE BEATLES TRIBUTE

HEY JUDE & ORQUESTRA
Quando: 18/03/2023 Local: Teatro Positivo
DILSINHO + KAMISA 10
Quando: 19/03/2023 Local: Sociedade Hipica Paranaense
Nascido em Fortaleza, Matheus Brasileiro Aguiar –Matuê mudou para os Estados Unidos ainda criança e morou na Califórnia por três anos, onde foi exposto ao rap americano da época, especialmente as produções de Dr. Dre, Snoop Dogg e Eminem.

Assim ficou aficionado pelo gênero e logo na estreia com o álbum ‘Máquina do tempo’, tornou-se fenômeno de audiência com o disco que o colocaria em um patamar inimaginável – tornando-se o artista brasileiro com mais audições nas plataformas digitais em um mês somando 150 milhões. Com o hit “Quer voar”, por exemplo, a música foi tão ouvida na semana de lançamento que extrapolou o Brasil e figurou na parada global da Billiboard. Setores disponíveis para o evento:
- PISTA – Um espaço amplo, o setor pista está localizado logo após a Área VIP. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).
- ÁREA VIP – Você mais perto do seu artista! Localizado em frente ao palco, a Área VIP possui visão privilegiada. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).
- CAMAROTE 12 PESSOAS – Vendido fechado para até 12 pessoas, os camarotes são uma ótima opção para quem quer curtir o evento com mais exclusividade. Setor localizado na lateral esquerda e não possui acesso à frente do palco.
- INDIVIDUAL CAMAROTE AVULSO – Também é possível comprar o ingresso avulso para o camarote coletivo. Setor localizado na lateral esquerda, com acesso parcial à frente do palco.
Serviços:
MATUÊ EM PONTA GROSSA
Data: 20 de maio – Sábado
Local: Sassaki Eventos (BR-376, 300, Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa/PR)
Horário: Abertura dos portões 21h/ Início dos shows 00h
Realização: AGE Entretenimento e Its Promoções
Classificação: +16 (16 e 17 anos podem ir desacompanhados e menores de 16 anos precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal)
Ingressos: https://baladapp.com.br/a/matue-pontagrossa-20-de-maio -de-2023/3448
que mesclará músicas inéditas e canções importantesCréditos Marcos Canedo


