20052025

Page 1


Estado propõe lei que institui retorno voluntário de militares inativos da PM e Bombeiros

A medida que será analisada pelos deputados estaduais prevê que os militares estaduais inativos que tenham se aposentado com proventos integrais possam retornar ao serviço ativo por até 36 meses. Foto: SESP

Confira as vagas disponíveis nesta semana na Agência do Trabalhador de São José

Para quem busca uma nova oportunidade de trabalho, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) de São José dos Pinhais informa que há diversas vagas abertas na Agência do Trabalhador esta semana. Há vagas disponíveis para diferentes funções, como auxiliar de limpeza, motorista, servente de pedreiro, auxiliar de produção, vigia, auxiliar administrativo, entre outras. Além de 15 vagas para função de ajudante industrial e mais de 60 oportunidades para uma rede de supermercado para funções de repositor de mercadorias, operador de caixa, fiscal de loja, balconista, entre outras. Para se candidatar às vagas, os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Rui Barbosa, n.º 9.244, no Centro de São José dos Pinhais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar a carteira de trabalho e currículo atualizado para realizar o cadastro. Dúvidas pelo telefone (41) 3134-0024.

do trabalhador; veja onde ir

de Curitiba. A ação chamada de Emprega Curitiba – Emprego nos Terminais é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) em parceria com a Urbs e faz parte da agenda de eventos do Mês do Trabalhador. Para ter acesso ao serviço, basta que o interessado procure em um dos terminais de ônibus, de 19 a 23 de maio, o ponto fixo da SMDEI ou converse com os profissionais das empresas, que estarão usando identificação profissional e credencial do evento. Ao todo, são 5.761 vagas levadas a locais de grande circulação de pessoas, facilitando o acesso do emprego para o trabalhador.

O Governo do Estado encaminhou nesta segundafeira (19) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que autoriza a designação de policiais e bombeiros militares da reserva de volta à ativa. A medida abrange os profissionais transferidos para a reserva remunerada, mediante aceitação voluntária. A proposta tem como objetivo fortalecer as ações ostensivas e preventivas de ambas as corporações. Ela também busca contribuir com a eficiência administrativa e logística das atividades desempenhadas pelos agentes de segurança pública.

Em mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Massa Ratinho Junior defende que a mudança na legislação pode aprimorar a gestão de pessoal dos militares estaduais, além de garantir a participação de profissionais com ampla experiência nas carreiras de polícia e bombeiro militar.

“Tal proposição propiciará que os servidores atuem conforme o interesse público por mais um período e assegurará, ao Estado e aos cidadãos, profissionais qualificados na execução de atividades relacionadas à segurança pública”, diz um trecho da mensagem assinada pelo governador.

NA PRÁTICA – A medida que será analisada pelos deputados estaduais prevê que os militares estaduais inativos que tenham se aposentado com proventos integrais – seja por tempo de serviço ou por idade –possam retornar ao serviço ativo por até 36 meses, com possibilidade de recondução pelo mesmo período. Se o projeto for aprovado, a designação deverá ser feita por ato do Comandante-Geral da respectiva corporação, com base no interesse público e na conveniência da medida, respeitando critérios como disponibilidade orçamentária, aptidão física e mental, e manifestação de vontade do militar. Policiais e bombeiros que tenham sido reformados, que sejam da reserva não remunerada ou que estejam fora de atividade há mais de dez anos não podem ser designados.

Pinhais faz encontro relacionado à proteção do público infantojuvenil contra abusos

4

Na sexta-feira (16), a Prefeitura de Pinhais promoveu o 6º Encontro Alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do evento é promover a reflexão e mobilizar a rede de proteção em ações de prevenção e enfrentamento aos crimes cometidos contra o público infanto-juvenil. O Brasil instituiu a data de 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Pinhais, a importância da causa foi reforçada com a Lei Municipal nº 3.076/2024, que estabeleceu o mês “Maio Laranja” e a semana anterior ao dia 18 de maio como período oficial de mobilização e ações preventivas.

Página 5

Políticas públicas

Durante a Expoingá, em Maringá, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), defendeu o papel do Parlamento na formulação de políticas públicas que melhorem a vida dos paranaenses. Na sessão do programa Assembleia Itinerante, destacou

Editais página 3 a importância de aproximar os deputados da população. “Fomos eleitos para debater políticas públicas”, afirmou.

Uma boa notícia para quem está procurando emprego. Esta semana, 66 empresas estão ofertando vagas nos 22 terminais do transporte coletivo
Página 2
Página
Terça-feira

Habitação

Caravana nacional da regularização

fundiária chega a Curitiba na quarta-feira

Na tarde da sexta-feira (16/5), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, recebeu em seu gabinete representantes da Associação dos Registradores de Imóveis do Estado do Paraná (Aripar). O presidente da entidade, Luis Flávio Fidelis, e a diretora de Relações Institucionais, Mariana Carvalho Martins, entregaram ao prefeito o convite para a Caravana Nacional da Reurb, que acontece na próxima quarta-feira (21/5), em Curitiba. “É um tema prioritário da nossa gestão. Fazer Reurb em Curitiba é um compromisso. Fico feliz com o convite para esse evento técnico, que contará com profissionais altamente capacitados. Vamos atuar em várias frentes para garantir o título de propriedade a diversas comunidades da cidade”, afirmou o prefeito.

A Caravana Nacional da Reurb percorre diferentes regiões do Brasil e agora chega ao Paraná, com início em Curitiba e programação também em cidades do interior. O objetivo é orientar as prefeituras sobre como agilizar os processos de regularização fundiária urbana e rural.

“É um evento técnico que chama a atenção para a importância da regularização fundiária. Uma oportunidade para tirar dúvidas, trocar experiências e ampliar o conhecimento sobre o tema”, destacou Mariana Carvalho.

O encontro reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir práticas, impactos e soluções relacionadas à regularização fundiária.

Também participaram da reunião a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), André Baú. Atualmente, a Cohab desenvolve processos de Reurb para regularizar cerca de três mil lotes na capital.

“Tão importante quanto construir novas moradias é regularizar as que já existem, garantindo segurança jurídica às famílias e o direito de pertencerem à cidade formal”, ressaltou André Baú.

Serviço

Caravana Nacional da Reurb

Data: quarta-feira (21/5)

Horário: das 14h às 18h

Local: Hotel Bourbon –Rua Cândido Lopes, 102 – Curitiba

defendeu o papel do Parlamento na formulação de políticas públicas que melhorem a vida dos paranaenses. Na sessão do programa Assembleia Itinerante, destacou a importância de aproximar os deputados da população. “Fomos eleitos para debater políticas públicas”, afirmou. Desenvolvimento

Curi ressaltou que a Assembleia do Paraná é protagonista no desenvolvimento do Estado, com a devolução de R$ 520 milhões ao governo em 2025, destinados a obras como o programa Asfalto Novo, Vida Nova. Ele também frisou os avanços em transparência e a importância do diálogo com a sociedade. “É com participação cidadã que fortalecemos a democracia”, concluiu.

Cidadania Plena

De 20 a 23 de maio, o programa Cidadania Plena, da Justiça Eleitoral do Paraná, promove mutirões de atendimento em Cafelândia, Munhoz de Melo, Diamante d’Oeste, São Pedro do Ivaí, Nossa Senhora das Graças, Itaguajé e Santo Inácio. Serão oferecidos serviços como emissão e transferência do Título de Eleitor e certidões eleitorais. A ação integra o cronograma que prevê atendimento em 241 municípios até 2026.

Inadimplência

O número de consumidores inadimplentes no Paraná cresceu 1,92% em abril de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024, abaixo da média nacional (4,59%). A maior parte dos devedores tem entre 30

Prefeito Eduardo Pimentel com o presidente da Cohab, André Baú e a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, recebe convite para a Caravana Nacional do Reurb, de Luis Flávio Fidelis e Mariana Carvalho Pozenato Martins. Foto: Pedro Ribas/SECOM
Prefeito Eduardo Pimentel com o presidente da Cohab, André Baú e a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, recebe convite
para a Caravana Nacional do Reurb, de Luis Flávio Fidelis e Mariana Carvalho Pozenato Martins. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Com aporte de R$ 1,1 milhão, Estado reforma Colégio Cívico-Militar de Almirante Tamandaré

Colégio Estadual Civíco-Militar Professora Rosa Frederica Johnson passou por uma transformação com a ampliação de espaços e modernização das estruturas para atender seus 276 estudantes

A cerimônia de entrega das obras no Colégio Estadual Civíco-Militar Professora Rosa Frederica Johnson, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ocorreu nesta sexta-feira (16). A unidade passou por uma transformação com a ampliação de espaços e modernização das estruturas. Elas incluem adequações de acessibilidade, reparos na quadra poliesportiva – como novo piso, pintura e instalação de alambrado – reconstrução do muro de arrimo e do muro de alvenaria, instalação de nova rede de drenagem e construção de calçadas externas.

As obras, contratadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), iniciaram em fevereiro de 2024 e contaram com um investimento de R$ 1,1 milhão. As melhorias vão impactar a rotina

dos 276 estudantes da escola, que agora contam com espaços mais modernos, seguros e inclusivos.

De acordo com o diretor do colégio, Eduardo Rafael Pinto, as mudanças representam um avanço significativo em termos de infraestrutura. “A obra realizada na escola solucionou fragilidades estruturais, como o muro e a quadra, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para alunos, pais e toda a comunidade escolar”, destacou.

“A reforma trouxe um ambiente mais confortável e atrativo para os alunos, o que contribui para que se sintam mais motivados a frequentar a escola. Espaços adequados e bem cuidados são fundamentais para o engajamento e a permanência dos estudantes”, ressaltou.

EVENTO

Para celebrar a entrega ofici-

al da nova estrutura, na manhã desta sexta-feira, a Fanfarra do Colégio Estadual Cívico Militar

Maria Lopes de Paula preparou uma apresentação especial. Com cerca de 70 participantes, coordenados pelo professor aposentado Luiz Carlos Martins de Lima, que atua de forma voluntária, os alunos deram um verdadeiro show.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda destacou os esforços do Governo do Estado em prol de uma Educação cada vez mais forte. “A entrega dessa obra é mais do que uma melhoria estrutural. É um investimento direto na qualidade da educação e no bem-estar dos nossos estudantes. Quando oferecemos ambientes modernos, acessíveis e seguros, fortalecemos o vínculo dos alunos com a escola e criamos condições mais adequadas para o aprendizado”, disse.

“O Colégio Professora Rosa Frederica Johnson agora conta com uma estrutura à altura do potencial dos seus 276 estudantes, e isso nos enche de orgulho. É esse tipo de transformação que queremos levar a todas as regiões do Paraná, valorizando cada comunidade escolar”, afirmou o secretário.

PRESENÇAS

Também participaram do evento a vice-prefeita de Almirante Tamandaré, Dete Pavoni; os vereadores Cláudinho Zoinho e professor Vanderley; o secretário municipal de Governo e Gestão, Gerson Colodel; a chefe do Núcleo Regional da Educação da Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias; o diretor técnico de Engenharia do Fundepar, Marcelo Marconde de Albuquerque; e o superintendente da Paraná Educação (Preduc), Carlos Roberto Tamura.

Fotos: Lucas Fermin/Seed PR

Estado propõe lei que institui retorno voluntário de militares inativos da PM e Bombeiros

A medida que será analisada pelos deputados estaduais prevê que os militares estaduais inativos que tenham se aposentado com proventos integrais –seja por tempo de serviço ou por idade – possam retornar ao serviço ativo por até 36 meses, com possibilidade de recondução pelo mesmo período.

O Governo do Estado encaminhou na segunda-feira (19) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que autoriza a designação de policiais e bombeiros militares da reserva de volta à ativa. A medida abrange os profissionais transferidos para a reserva remunerada, mediante aceitação voluntária.

A proposta tem como objetivo fortalecer as ações ostensivas e preventivas de ambas as corporações. Ela também busca contribuir com a eficiência administrativa e logística das atividades desempenhadas pelos agentes de segurança pública.

Em mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Carlos Massa Ratinho Junior defende que a mudança na legislação pode aprimorar a gestão de pessoal dos militares estaduais, além de garantir a participação de profissionais com ampla experiência nas carreiras de polícia e bombeiro militar.

“Tal proposição propiciará que os servidores atuem conforme o interesse público por mais um período e assegurará, ao Estado e aos cidadãos, profissionais qualificados na execução de atividades relacionadas à segurança pública”, diz um trecho da mensagem assinada pelo governador.

NA PRÁTICA

A medida que será analisada pelos deputados estaduais prevê que os militares estaduais inativos que tenham se aposentado com proventos integrais – seja por tempo de serviço ou por idade – possam retornar ao serviço ativo por até 36 meses, com possibilidade de recondução pelo mesmo período.

Se o projeto for aprovado, a designação deverá ser feita por ato do Comandante-Geral da respectiva corporação, com base no interesse público e na conveniência da medida, respeitando critérios como disponibilidade orçamentária, aptidão física e mental, e manifestação de vontade do militar.

Policiais e bombeiros que tenham sido reformados, que sejam da reserva não remunerada ou que estejam fora de atividade há mais de dez anos não podem ser designados. As normas também proíbem a designação de profissionais denunciados, condenados por crime, contravenção ou improbidade administrativa.

Os militares designados terão direito a uma verba indenizatória mensal equivalente a 70% da remuneração de um soldado de 1ª classe durante o período da designação, cerca de R$ 4,3 mil, sem direito à futura incorporação. Os designados não poderão ocupar funções de comando, chefia ou direção ou cargos comissionados.

A proposta também estabelece a revogação de novos chamamentos ao Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV), que foi instituído em 2017. Militares que já integram o CMEIV poderão optar pela designação prevista no novo projeto, desde que atendam todos os critérios estabelecidos na lei.

O projeto está alinhado com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), respeitando os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pinhais

faz encontro

relacionado à proteção do público infanto-juvenil contra abusos

Evento promove reflexão sobre ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Na sexta-feira (16), a Prefeitura de Pinhais promoveu o 6.º Encontro Alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do evento é promover a reflexão e mobilizar a rede de proteção em ações de prevenção e enfrentamento aos crimes cometidos contra o público infanto-juvenil.

O Brasil instituiu a data de 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Pinhais, a importância da causa foi reforçada com a Lei Municipal n.º 3.076/ 2024, que estabeleceu o mês “Maio Laranja” e a semana anterior ao dia 18 de maio como período oficial de mobilização e ações preventivas.

A secretária municipal de Educação, Rosangela Batista Duarte, explicou que a partir de um novo protocolo de atendimento, a Rede de Proteção de Pinhais está tomando conhecimento de abusos contra crianças e adolescentes. “Esse documento mostra que o município faz a tarefa de casa e faz muito bem feito na defesa do direito da criança e do adolescen-

te, que é a prioridade absoluta do nosso município”, afirmou ela. “Nós queremos ter a melhor Rede de Proteção para que nenhuma criança, nenhum adolescente continue vivenciando este mal que é uma praga. Não dá para ter tolerância nenhuma com a questão do abuso ou da violência contra nenhuma faixa etária, mas muito menos contra a nossa infância e a nossa adolescência, pois a marca do abuso, a marca da exploração sexual é uma marca na alma”, observou a prefeita Rosa Maria, presente na abertura do encontro. Para ela, o combate a um assunto tão doloroso como este deve ser incorporado nas obrigações diárias da sociedade, para evitar que crimes continuem a ocorrer. A prefeita reiterou que todas as medidas administrativas e judiciais serão tomadas para enfrentamento de situações de abuso que se tornarem conhecidas. O encontro teve continuidade com uma apresentação cultural de crianças e adolescentes que participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Instituto

João Ferraz de Campos. Em seguida, a professora de educação infantil Vanessa Monteiro de Souza Araújo, que atua no Serviço Integrado à Rede de Proteção (SIRE), com a realização dos procedimentos de escuta especializada.

Presenças

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Marcinho; as secretárias municipais de Assistência Social, Andrea Franceschini; e de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro; o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Anderson Pioco; as vereadoras Miss Preta e Professora Haline Siroti; o vereador Aparecido Sanches; a Superintendente da Mulher, Angelita Werneck; a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Juliana Salvador; a presidente do Conselho Tutelar de Pinhais, Adriana Santos; os conselheiros tutelares de Manaus Angela Santos e Jeferson Chagas; e os analistas de projeto do Centro Marista de Defesa da Infância, Lizandra Salvadori e Rivaldo Candido.

Pinhais vacina crianças e adolescentes contra a dengue a partir de quarta (21) Nesta etapa, o novo imunizante é destinado ao público com maior risco de desenvolver formas graves da doença

A partir desta quarta-feira, 21 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais (Semsa) começa a realizar a vacinação contra a dengue. Neste momento, o imunizante será destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com a orientação de público-alvo do Ministério da Saúde. Segundo o órgão, essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por causa da doença. Esta é a primeira vez que o município de Pinhais recebe a vacina contra a dengue. Foram distribuídas 1.670 doses para o município, que foram distribuídas entre as 12 unidades de saúde.

A vacinação é mais uma das estratégias de combate à dengue, que se soma às ações de conscientização e cuidados. O papel da população é fundamental para eliminar focos de água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Roça Urbana

recebe visitas de estudantes para incentivar cultivos sustentáveis

Prefeitura está reformando local para promover aulas de campo sobre agricultura urbana

Alunos da Escola Municipal Felipe Zeni fizeram uma visita à Roça Urbana de Pinhais na quinta-feira (15) para conhecer na prática técnicas de implantação de hortas comunitárias. O equipamento está passando por reformas e nas próximas semanas terá início um programa amplo de visitas guiadas com o objetivo de difundir técnicas de cultivo sustentável em pequenos espaços.

“A Roça Urbana é um espaço de práticas e técnicas de agricultura urbana sustentável. A ideia é inserir isso na educação, como uma prática de ensino extracurricular, e que as crianças, professores e diretores levem os ensinamentos para dentro da escola e construam hortas escolares”, afirma Bruno Sitima, diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde).

O equipamento público, localizado no Jardim Cláudia, recebeu os alunos do 4º e 5º anos da Escola Felipe Zeni em uma espécie de projeto piloto. A professora Isabele Daiana de Melo Miranda solicitou a visita para finalizar um projeto que já estava sendo desenvolvido pelos estudantes. Ela destacou que a Roça Urbana é uma ferramenta importante para aulas de campo, para auxiliar no ensino multidisciplinar.

“Nós já estávamos trabalhando com a questão da alimentação saudável e já temos paletes que foram pintados de branco pelas famílias, agora a ideia é colocar as mudas nas garrafas pets feitas com grafismos indígenas e trabalhar a questão da sustentabilidade, usando materiais reaproveitados, ao mesmo tempo que trabalhamos arte e as pesquisas no laboratório de informática sobre as plantas”, explica.

Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2025 será no dia 26

Promovida pela Prefeitura de Pinhais, a iniciativa será realizada a partir das 18h30, na Câmara Municipal No dia 26 de maio, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, promoverá audiência pública para prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2025. A iniciativa será realizada a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Pinhais. Durante a audiência, as equipes da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento apresentarão resultados da execução orçamentária e o desempenho da arrecadação de receita, bem como sua destinação. Importante lembrar que as audiências têm como finalidade demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais estipuladas.

As ações acontecem periodicamente conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e Decreto nº 287/2021 que estabelece regras e diretrizes para a realização de audiências públicas no âmbito da Administração Pública Municipal, junto à Comissão de Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Pinhais. Cabe destacar que as audiências públicas permitem que a administração pública apresente de forma clara como o dinheiro público está sendo utilizado, promovendo a transparência na gestão. Além disso, oferecem um espaço para que os cidadãos acompanhem e compreendam as decisões financeiras da administração municipal.

Serviço

A audiência pública de prestação de contas do 1° quadrimestre de 2025 acontece na segunda-feira, 26 de maio, a partir das 18h30, na Câmara Municipal, localizada na Avenida Camilo di Lellis, 393, Centro.

Participe da audiência pública de prestação de contas de São José referente ao 1º quadrimestre de 2025

A população de São José dos Pinhais é convidada a participar da audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2025, que será realizada na quinta-feira (29), a partir das 18h, no auditório da Câmara da Vereadores — localizada na Rua Veríssimo Marques, n.º 699, no Centro da cidade. A audiência será promovida em conjunto pelos poderes Executivo e Legislativo do município, atende ao Art. 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/ 2000). O objetivo do encontro é demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas para os primeiros quatro meses deste ano. Além de assegurar a transparência da gestão pública, a audiência repre senta uma importante opor tunidade para que os cidadãos acompanhem de perto como os recursos públicos estão sendo

aplicados, além de poderem esclarecer dúvidas e apresentar sugestões. O evento será conduzido pela Comissão de Finanças e Orçamento e contará com a participação da prefeita Nina Singer, do presidente da Autarquia Prev São José, Ivan Ferreira de Melo, e do presidente da Câmara Municipal, Wellington Luiz do Couto. Para garantir o acesso a todos os interessados, inclusive aqueles que não puderem estar presentes, a audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara, por meio do link: http://www.cmsjp.pr.gov.br/tvcamara/. SERVIÇO — Audiência Pública – Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2025

Data: 29 de maio de 2025

Horário: 18h

Local: Câmara Municipal de São José dos Pinhais – Rua Veríssimo Marques, n.º 699 — Centro.

Premiação

ao vivo: http://www.cmsjp.pr.gov.br/tvcamara/

“Aluno Nota 10” passa a contemplar categoria para estudantes da educação inclusiva

A premiação ‘Aluno Nota 10’, de São José dos Pinhais, passou a contar com uma nova categoria voltada a estudantes da educação inclusiva. A integração dessa modalidade está prevista na Lei n.º 4.704/2025, publicada no Diário Oficial do Município, e amplia o reconhecimento a diferentes trajetórias escolares. O estudante da educação inclusiva será escolhido com base em critérios como participação, evolução acadêmica e social, superação de desafios e desenvolvimento ao longo do ano letivo. Caso mais de um aluno preencha os requisitos, a definição caberá à equipe pedagógica da instituição garantindo transparência e equidade no processo.

ALUNO NOTA 10 Criado pela Lei nº 1.585

Maio Laranja: SJP intensifica ações contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança (Semuseg), realizará duas importantes ações de conscientização no município. A primeira será no dia 21 de maio, a partir das 8h45, com uma blitz educativa em frente à Catedral de São José dos Pinhais, na Praça 8 de Janeiro.

Já no dia 23 de maio, das 8h às 17h, será ministrada um seminário na Câmara de Vereadores, com o tema “Proteja, denuncie e faça a diferença!”. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever previamente por meio do link: https://abre.ai/mMiK.

As ações buscam alertar a população sobre um problema ainda presente em todo o país. Em 2024, São José dos Pinhais registrou 97 casos de estupro de vulnerável, segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR).

A coordenadora da Patrulha Anjos da Guarda, GM Sônia, destaca que a violência sexual deixa marcas profundas nas vítimas.

“Esses atos comprometem o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, afetando sua saúde mental e física, além de violar seus direitos fundamentais à proteção e ao respeito”, afirma a GM.

A Patrulha atua de forma permanente no município, acompanhando medidas protetivas e articulando ações com outros serviços públicos. Além da Guarda Municipal, o município conta com uma rede integrada de proteção.

O trabalho envolve as secretarias de Saúde (com destaque para o Ambulatório Sentinela), de Educação (por meio do Núcleo de Direitos da Criança e do Adolescente –NUDCAI), de Assistência Social, da Defesa Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além do COMDICA, do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Tutelar, entre outras instituições governamentais e não governamentais.

SOBRE O MAIO LARANJA

A campanha Maio Laranja foi instituída pela Lei n.º 14.432/2022 e tem como objetivo sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade sobre os perigos e sinais do abuso sexual infantil. O dia 18 de maio é o marco principal da mobilização, instituído pela Lei n.º 9.970/2000, em memória da menina Araceli Crespo, assassinada aos 8 anos de idade após sofrer violência sexual em 1973.

“O caso de Araceli se tornou um símbolo da luta pelos direitos da infância no Brasil e reforça a importância de combater toda forma de violência sexual contra crianças e adolescentes”, enfatiza a coordenadora da Patrulha Anjos da Guarda, GM Sônia.

A Prefeitura, por meio da Semuseg, reforça que a denúncia é uma das principais ferramentas no enfrentamento dessa realidade. “É essencial estar atento a sinais de alerta e manter um diálogo aberto com crianças e jovens, seja em casa, na escola ou em instituições”, finaliza a GM Sônia.

CANAIS PARA DENÚNCIA: Disque 181

Disque 100

Guarda Municipal: 0800 153 0800

Patrulha Anjos da Guarda: (41) 3381-6330 ou WhatsApp (41) 98744-7938

Nesta semana, Mutirão do MEI de Curitiba leva serviços gratuitos ao Centro e Cajuru

A Prefeitura, em parceria com o Sebrae/PR, promove neste mês de maio o Mutirão do MEI, uma grande mobilização para auxiliar microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos empresários, em cinco etapas, uma em cada bairro da cidade.

Nesta terça-feira (20/5), o evento estará na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, e na quinta-feira (22/5), na Rua da Cidadania do Cajuru, das 9h às 17h. Os atendimentos são gratuitos, por ordem de chegada. Entre os serviços prestados gratuitamente pelas equipes dos dez Espaços Empreendedor e do Sebrae/PR está o apoio aos MEIs com dúvidas em como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), obrigatória para todos os MEIs. A data

limite de entrega da documentação ao governo federal é 31 de maio.

PELOS BAIRROS

Curitiba tem 216 mil MEI formalizados e o objetivo do Mutirão do MEI é ajudar micro e pequenos empreendedores a colocar os documentos e contas de seus negócios em dia e também, para que os que ainda não têm CNPJ, formalizem as empresas. Este é o segundo ano em que o evento é feito de forma descentralizada, em cinco regiões de Curitiba, levando para os bairros a oportunidade de a população ter acesso a serviços e informações para este público.

O Mutirão do MEI é realizado pela Prefeitura, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

e Inovação (SMDEI).

Na próxima semana, o Mutirão do MEI 2025 segue para as Ruas da Cidadania Boa Vista (27/5) e Fazendinha (29/5).

CAPACITAÇÕES EMPREENDEDORAS

Por onde o Mutirão do MEI passa, o público tem acesso a atendimentos presenciais dos dez Espaços Empreendedor, como formalização, declaração anual, alteração de dados cadastrais, regularização de débitos e parcelamentos. Também são realizadas capacitações voltadas ao empreendedorismo, com inscrições online na página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba.

O evento é destinado a quem já tem um micro ou pequeno negócio (formalizado ou não), quem é microemI) e

a quem quer saber como começar um empreendimento. Para abertura do MEI é necessário apresentar, no dia do Mutirão, documentos pessoais e a capa do carnê do IPTU onde será aberto o negócio. Para a DASN, é necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa, referente a 2024.

SERVIÇO

Mutirão do MEI 2025 Centro – Rua da Cidadania Matriz (Praça Rui Barbosa - Centro)

Data: terça-feira, 20 de maio

Horário: das 9h às 17h

Cajuru – Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 - Cajuru)Data: quinta-feira, 22 de maio

Horário: das 9h às 17h

Vacinação contra a dengue começará nas unidades de saúde de regiões mais vulneráveis à doença

A partir desta segundafeira (19/5), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba começa a vacinação contra a dengue. O imunizante será destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguindo a orientação de público-alvo do Ministério da Saúde.

Considerando o quantitativo de doses recebidas, o imunizante será concentrado e disponibilizado em 67 unidades de saúde, cujas áreas de abrangência registraram maior número de casos da doença este ano. Esta é a primeira vez que o SUS de Curitiba recebe a vacina contra a dengue.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, Curitiba tem cerca de 101 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nesta primeira etapa, porém, o município recebeu apenas 20.390 doses. “Dessa forma, em vez de pulverizar a vacinação por toda a cidade, decidimos priorizar inicialmente as regiões mais vulneráveis à doença, facilitando o acesso dessa população que

Vem aí a Feira de Empregos e Captação de Talentos para pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência interessadas em conseguir uma vaga no mercado de trabalho não podem perder a Feira de Empregos e Captação de Talentos, que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) promoverá no dia 30 de maio, das 10h às 14h, no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPcD).

Quem já tem, poderá deixar seu currículo com a equipe do DPcD encarregada de fazê-lo chegar às empresas e entidades parceiras, de acordo com o perfil de colaboradores que elas buscam.

“Esse é o diferencial desse novo modelo de feira que estamos propondo: facilitar a aproximação das organizações e dos candidatos com potencial para as vagas. Estamos inovando, marca da gestão do prefeito Eduardo Pimentel”, explica a diretora do órgão, Elyse Matos.

Até então, empresas e entidades participantes das feiras faziam o recrutamento a partir dos currículos de todos os candidatos presentes.

CANDIDATA SELECIONADA

A auxiliar administrativa Ana Cláudia de Castro da Silva, de 35 anos, é uma das primeiras candidatas a se beneficiar da agilidade do novo formato do evento. Ela compareceu à feira promovida no dia 25 de março – a primeira do ano – e deixou seu currículo para o Departamento começar a busca de vaga. No dia 8 de abril, participou da primeira etapa de recrutamento na empresa O Boticário.

Nesta quarta-feira (14/5), ficou sabendo pelo DPcD que foi selecionada. “Sim, eu passei... estou bem feliz. Quero te agradecer imensamente. Que Deus te abençoe e ilumine sempre”, disse Ana, em mensagem trocada com a responsável pelo Setor de Empregabilidade do órgão, Aline Queiroga. Agora, a candidata selecionada se organiza para 2 de junho, seu primeiro dia de trabalho na organização, e para retomar a faculdade, agora, na área de gestão de pessoas. “Falei pra moça que me atendeu que quero crescer na empresa. Vou me dedicar muito”, diz Ana Cláudia, que é casada e tem um filho de 3 anos.

SERVIÇOS INCLUÍDOS

Além de levar seus currículos, os candidatos que forem à próxima Feira de Empregos e Captação de Talentos poderão ter acesso a outros serviços, da Prefeitura e do Terceiro Setor, úteis para encurtar o caminho para a carteira assinada.

mais precisa”, explicou a secretária.

As vacinas serão aplicadas até o fim dos estoques. Na sequência, com o recebimento de novas doses, a vacinação poderá ser disponibilizada para este público também nas demais unidades de saúde do município.

PRIMEIRA VEZ

Esta é a primeira vez que o SUS de Curitiba recebe a vacina contra a dengue – o imunizante é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A ampliação da oferta de

vacinas pelo Ministério da Saúde está alinhada à estratégia do governo federal de intensificar as ações de enfrentamento da doença. Entre as cidades priorizadas nesta fase está a capital paranaense, por ser populosa.

QDENGA

O imunizante fornecido é o Qdenga, do laboratório Takeda. Trata-se de uma vacina tetravalente, com vírus vivo atenuado. Estudos demonstram eficácia de cerca de 80% contra a doença, incluindo hospitalizações e casos graves. São indicadas duas doses,

com intervalo de três meses entre elas. A vacina é recomendada independentemente de o paciente já ter tido ou não dengue anteriormente. “Embora agora seja um período de menor incidência de dengue, a proteção conferida pela vacina valerá para o fim do ano, época mais quente e de maior circulação do vírus”, destaca Tatiane.

CUIDADOS PERMANECEM

Mesmo com o início da vacinação contra a dengue, o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, alerta que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem continuar. “A vacina protege exclusivamente contra a dengue. Ela não oferece proteção contra outras arboviroses, como zika e chikungunya, também transmitidas pelo Aedes aegypti. Por isso, mesmo com a vacinação, é importante manter os quintais limpos e livres de água parada”, reforça o diretor.

Entre eles estão obter dicas sobre empreendedorismo com a Agência Curitiba, conhecer os cursos oferecidos pelo programa Liceu de Ofícios e buscar vagas no Sine Móvel, ambos pertencentes à estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) estará presente para ajudar os interessados a redigir currículos. Todos estes órgãos participarão do evento em estandes próprios.

O 16º Curitiba Country Festival acaba de confirmar uma grande novidade! O maior festival de música do Paraná e um dos maiores do país acontece, anuncia duas opções de transportes oficiais para curtir o evento que acontece nos dias 24 e 25 de maio, no Expotrade Convention Center. Esta é a primeira vez que esse serviço é oferecido pelo festival.

Luan Santana, Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Simone Mendes, Pedro Sampaio, Clayton & Romário, Menos é Mais, Fernando & Sorocaba, Murilo Huff, Traia Véia, Jeann & Julio e Brenno & Matheus são as atrações do line-up este ano. Os ingressos estão à venda pelo site oficial curitibacountryfestival.uhuu.com e pontos autorizados.

Engematsu: “Máquina parada é prejuízo na certa”

A composição de uma nova diretoria para uma das empresas mais tradicionais de Cascavel, a Engematsu, começou em uma ligação telefônica despretensiosa.

Fazendo bom uso de sua rede de contatos, o já veterano na área comercial há mais de duas décadas na empresa, William Assunção, consultou o amigo e advogado Charles Lustosa sobre matricular o filho Enzo no Colégio FAG. Lustosa, filho do exvice prefeito Hostílio (in memoriam), alongou a prosa com o amigo de longa data, quando soube que o fundador da Engematsu, Manoel Trindade, estava disposto a se aposentar após mais de três décadas a frente do negócio. “Ali começamos a conversar sobre algo que estava fora da nossa pauta. O William argumentou que poderíamos assumir a direção da empresa como gestores e investidores”, disse Lustosa.

Foi aqui que entrou um terceiro personagem, Ricardo Oliveira , empresário especialista em números, leitor assíduo de balanços em-presariais. Ele foi convocado por Lustosa para ajudar a decifrar a saúde financeira e a prospecção do negócio. Gostou do que viu, e topou fazer parte do grupo.

Na sequência o trio convidou o quarto sócio, Osni Espefelde , pre-sente na oficina da empresa também há mais de 30 anos, quando Manoel mantinha uma pequena sala alugada na Avenida Brasil com rua JK.

Fechada a equipe, mesclouse ali investidores e gestores com profissionais que conheciam cada palmo daquele chão rústico e inevitavelmente engraxado onde está a operação: manutenção de máquinas pesadas e comércio de peças.

Agora a Engematsu tem uma nova cara, e nova filosofia de trabalho, que Lustosa define assim: “Tratase de um nome tradicional no setor, porém agora sob nova direção. Adotamos ferramentas de compliance, organização de do-cumentos, revisão de todos os procedi-mentos internos e externos, e abrimos o leque para ampliar o atendimento a ou-tros setores”.

Abrir o leque significa também, se-gundo o quarteto de sócios, estar tecni-camente preparados para atender o importante mercado de manutenção e pe-ças de má-

QUARTETO DA PESADA

Um dos CNPJs mais tradicionais de Cascavel muda de mãos; nova diretoria da Engematsu mescla conhecimento prático do “chão de fábrica” com know how de gestores profissionais

Da esquerda para direita, Osni, Charles

O advogado Charles Lustosa construiu o elo entre amigos de adolescência transformados em sócios: Engematsu sob nova direção quinas pesadas, um mercado a cada dia mais acirrado.

A leitura detalhada que os empreendedores fizeram da operação permite vislumbrar também outras possibilidades, notadamente a partir crescimento de atividades que demandam o uso de máquinas pesadas no Oeste e Sudoeste do Paraná, além do Sul do Mato Grosso do Sul e até mesmo nos países vizinhos Paraguai e Argentina.

TEMPO É DINHEIRO!

“Máquina parada é prejuízo na certa. A hora máquina está em torno de R$ 300,00. O cliente sabe que aqui temos toda a estrutura, fazendo entrega de ponta a ponta, das peças e equipamentos ao time mecânico especializado para dar uma resposta rápida e devolver a má-

Manutenção de máquinas pesadas providas de ferramentas eletrônicas pede elevada especialização

vasta experiência no segmento com a especialização

quina para a operação com agilidade e segurança”, afirma William. Uma visita aos boxes de manutenção da Engematsu em seus quase 5 mil metros quadrados de área permite entender melhor do que se trata. A caminho da manutenção, um estoque robusto de peças a disposição. Nos boxes tem de tudo: retroescavadeira, trator de esteira, pá carregadeira e ela, a patrola, nome popular da motoniveladora.

“As prefeituras são clientes importantes, com as quais mantemos vínculos impessoais, estabelecidos por licitação, mas o mercado é muito mais amplo: empresários da construção civil, terraplanagem e até o agro, onde quase todo agricultor já possui máquina pesada. Estamos pron-tos para atender todos”, explica William. Assim, Charles, Ricardo e William, amigos desde a adolescência, acabaram percebendo os caminhos se cruzando novamente em uma empreitada da pesada, as máquinas que não podem parar.

Adicionado ao grupo, Osni, o especialista que parece ter um catálogo inteiro de peças gravado na memória, é quem dá um tom mais informal para a Engematsu sob nova direção. No dia desta matéria, coube a ele preparar o prato à base de peixe servido periodicamente no refeitório da empresa. Ali os “novos membros da casa”, Charles e Ricardo, fazem ques-tão de comparecer frequentemente para estreitar relacionamento com a equipe.

“Temos um excelente time para atendimento, clientes fidelizados e muitas oportunidades de expansão, agora é pôr a máquina para funcionar”, afirma Charles Lustosa, destacando atendimentos em vários estados brasileiros e até no exterior, como na Argentina. Como se percebe, há muita estrada para a Engematsu sob nova direção abrir. E se depender do “quarteto da pesada”, as máquinas pesadas não pararão.

Jairo Eduardo – editor do Pitoco - Cascavel/PR

Pessoal do “chão de fábrica”: experiência e capacitação contam pontos para por a máquina em operação novamente com agilidade e segurança

Lustosa, Willian e Ricardo: nova diretoria mescla
de gestores profissionais

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
20052025 by Jornal Metropole - Issuu