Diário de Circulação Nacional
Ano 20 | Nº 4912 | 18 a 20 de janeiro de 2020
Paraná terá novas usinas para gerar energia limpa a partir de rejeitos
Geraldo Bubniak/AEN
O Governador Carlos Massa Ratinho Junior lança nesta sexta-feira (17/01) o projeto de transformação de subprodutos da agropecuária e da agroindústria em energias renováveis, no Biopark em Toledo. Serão implantadas uma usina de biometano (combustível veicular) e duas de geração de energia elétrica, a partir de dejetos suínos
2ª etapa do Projeto Nacional Em Frente Brasil começa a ser articulada em SJP
Pinhais: Projeto “Redesencontros” traz ações artísticas gratuitas » Em 2019, a Funarte (Fundação Nacional das Artes), por meio do Ministério do Turismo, lançou a “Bolsa Funarte de Residências Artísticas nas Estações Cidadania-Cultura 2019”.
Paulo Szostak / Prefeitura SJP
» Com foco nas ações sociais e educacionais, a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, do Governo Federal, realizaram na manhã da última sextafeira (17/janeiro) uma reunião que além de avaliar os resultados obtidos pela atuação do Projeto Nacional Em Frente Brasil, formado por órgãos de Segurança que participam das operações policiais em conjunto no município, também iniciou tratativas e articulações para a 2ª etapa do projeto prorrogado na cidade por mais Página 4 seis meses.
» O Paraná dá um passo significativo em busca de se tornar cada vez mais sustentável. O Governo do Estado, por meio da Invest Paraná, firmou convênio com a empresa Mele Biogás, de origem alemã, e com a paranaense Compostec para a instalação de duas usinas para a produção de biometamo em Toledo. A prefeitura da cidade também apoia os projetos que vão transformar dejetos em energia limpa. O protocolo de intenções para a criação da usina com tecnologia alemã foi assinado nesta sexta-feira (17) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo CEO da empresa, Dietrich Klaus Lehmann, em cerimônia no Biopark de Toledo, na Região Oeste. O investimento inicial na unidade será de R$ 60 milhões e a produção utilizará como matéria-prima dejetos suínos. Na mesma cerimônia, Ratinho Junior entregou o certificado de licença ambiental prévia para que a Compostec possa iniciar a construção de uma nova usina no município, com valor estimado de R$ 20 milhões. A empresa pretende transformar resíduos das agroindústrias em biogás. O governador firmou ainda um terceiro protocolo na passagem por Toledo. O acordo entre o Estado e a prefeitura do município permitirá atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de biogás. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai atuar num laboratório a ser estruturado pelo município, dentro do Biopark. Ratino Junior destacou que as ações colocam o Paraná à frente de outros Estados em relação à produção de energias renováveis. “Usinas de biometano são o que há de mais moderno no mundo. Estamos chegando a um grau de eficiência que os dejetos da produção se transformam em energia para os maquinários. É a chamada economia circular. Você produz sem deixar nenhum dejeto para trás”.
Barreira eleva índice de vacinação contra febre amarela » A Secretaria e Estado da Saúde vem realizando um trabalho de barreira sanitária contra o vírus da febre amarela silvestre e apresenta ampliação de quase 6% no número de pessoas imuniza-
A assinatura dos contratos com as novas unidades foi iniciada no final do ano passado e, neste dia 15/1, a Prefeitura fez a divulgação dos contratos de prestação de serviços educacionais firmados com as 96 instituições de ensino particulares e/ou comunitárias. Juntas, as instituições iniciam o ano com a oferta de 6,4 mil vagas para a educação infantil. O contrato permite aditivo de 25%, o que vai ampliar o atendimento para aproximadamente oito mil vagas. As instituições contratadas estão distribuídas em todas as regiões da cidade. As matrículas novas estão sendo direcionadas conforme cadastro.
Divulgação(arquivo)
Prefeitura de Curitiba publica contratos e atenderá 50 mil crianças em 2020 » Este ano, a Prefeitura de Curitiba ofertará cerca de 50 mil vagas na educação infantil. A ampliação é possível graças ao novo edital para os Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados, à entrega de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e ao chamamento de novos profissionais, o que permite a abertura de novas turmas na rede municipal. “Somadas às 45.963 crianças que já acolhemos em CMEIs e em escolas com turmas de educação infantil, serão 50 mil vagas na rede. Uma criança bem acolhida será um cidadão bem desenvolvido”, destacou o prefeito Rafael Greca.
O intuito era selecionar 18 projetos de intercâmbio artístico a serem realizados em espaços CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) das cinco regiões do Página 4 Brasil.
das pela vacina. A cobertura vacinal passou de 75,84%, em 2018, para 81,7% em 2019. “Conseguimos antecipar os possíveis corredores de circulação que o vírus faria no período atual e intensificamos a vacinação nessas regiões. Com isso, montamos uma barreira no sentido do controle e da prevenção”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O trabalho envolveu equipes da Vigilância Ambiental da secretaria estadual, com apoio do Ministério da Saúde e parceria dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Foram percorridas áreas de matas e propriedades rurais em sete municípios das regiões metropolitanas de Curitiba e de Ponta Grossa. A ação de campo, além de traçar a rota do vírus, levou orientação e a vacina até a população.