18/04/2023

Page 1

Governador recebe ministra da Saúde para debater fortalecimento da área no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir novas parcerias para a descentralização do atendimento no Paraná e também para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Ele mostrou à ministra que o Estado está reforçando o atendimento à população, com unidades como os Hospitais Regionais da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, de Toledo, no Oeste, e de Cornélio Procópio, na região Norte, entre outros. “É muito importante ter esse alinhamento e poder conversar com a ministra sobre a realidade do Estado, mostrar aquilo que estamos fazendo para fortalecer a saúde, incluindo a construção de novos hospitais para atender a população paranaense”, afirmou Ratinho Junior. “Ao mesmo tempo, queremos construir novas parcerias com o Ministério da Saúde para que possamos avançar e colocar essas novas unidades para funcionar”. Entre os temas discutidos, também foi abordada a mobilização para ampliar a cobertura vacinal da população. O Dia D da Vacinação foi realizado no último sábado (15) nos 399 municípios paranaenses para a atualização da carteirinha, abrangendo as campanhas vigentes no Paraná (Covid e Influenza), além de outras 19 vacinas de rotina.

“Foi uma reunião importante para conhecer aspectos específicos do Paraná na Atenção Primária, na alta e média complexidade e o financiamento do SUS. Tenho a convicção de que estamos por um caminho de união junto com o Estado para fortalecer a área da saúde”, ressaltou a ministra.

Mais de 7 mil doses foram aplicadas no Dia D de Multivacinação em SJP

No Dia D de Multivacinação, que aconteceu no último sábado (15) em todas as Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais, das 9h às 16h, inclusive as da área rural, foram aplicadas

7.160 doses de imunizantes variados.

A ação de nível nacional teve o intuito de incentivar a imunização, e permitir que a população faça a atualização da Carteira de Vacinação de crianças e adultos, com todos os imunizantes disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), incluindo vacinas contra Covid-19, a dose Bivalente e também Influenza, bem como a aplicação da Pfizer Baby, para crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade (04 anos, 11 meses e 29 dias).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde foram aplicadas 3.454 doses contra a Influenza, 2.720 para Covid-19 / Bivalente, e 986 referentes ao Calendário Vacinal.

Escolas municipais têm reforço de 110 novos inspetores aprovados em

concurso

Nesta semana, a Secretaria Municipal da Educação vai receber os 110 novos servidores que foram aprovados para o cargo de auxiliar de serviços escolares. O concurso público aconteceu em 2022 e nesta segunda-feira (17/4), a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, fez a cerimônia de posse e nomeação para o primeiro grupo de 28 novos servidores. Durante a tarde, foram mais 29 novos servidores; na terça-feira (18/4) serão nomeados e vão tomar posse os outros dois grupos de 27 e 26 novos servidores públicos, respectivamente. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, deu as boas-vindas aos servidores.

“Também discutimos o papel do Estado, através de suas instituições de ciência e tecnologia, para avançar em tecnologias que possam impactar o acesso da população a vacinas e medicamentos, o que já é uma tradição aqui no Estado através do Tecpar, que tem uma parceria importante com a Fiocruz”, disse Nísia.

Pinhais: Reunião com a prefeitura reforça diálogo aberto com a comunidade

Pais e familiares de alunos da rede municipal de ensino foram convidados a participar de uma conversa conduzida pela prefeita de Pinhais, Rosa Maria, organizada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e Trânsito. O intuito foi apresentar os detalhes da Operação Escola Mais Segura, além de oportunizar o diálogo entre prefeitura e comunidade escolar para esclarecer dúvidas e ouvir a população. O local da reunião foi o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). O convite para este momento foi estendido, além dos familiares, aos profissionais da área da Educação em Pinhais - da rede municipal, estadual e particular -, entidades, sindicatos, associações, representantes das forças de segurança, Legislativo Municipal e Ministério Público.

Boa relação

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, informou que vai se reunir com o governador Ratinho Júnior no próximo dia 28, em Curitiba. “A Itaipu tem prioridades e também tem coisas em comum com o governo do Estado. Vamos ter uma reunião prevista para o dia 28. Vamos mostrar para o governador, exatamente como fazer essa relação, uma relação institucional de governo”, afirmou. Verri.

Ano 24 | Nº 5690 | 18 de Abril de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
O governador mostrou à ministra que o Estado está reforçando o atendimento à população, com a ampliação de unidades como os Hospitais Regionais da Lapa, de Toledo e de Cornélio Procópio, entre outros. Foto: Albari Rosa/AEN
2
Página Terça-feira Página 4

Paraná recebe viaturas do Ministério da Justiça para coibir violência contra a mulher

Foram entregues 41 viaturas descaracterizadas para as forças de segurança do Estado, além de nove viaturas para a Patrulha Maria da Penha, destinadas à prevenção e combate à violência contra a mulher. O Paraná recebeu, ainda, nove drones, pistolas, munições e outros equipamentos

O Paraná recebeu nesta sexta-feira (14), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 50 viaturas e uma série de armas, munições e equipamentos para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher e equipar toda a área de segurança pública do Estado. Os veículos e equipamentos foram entregues ao governador Carlos

Massa Ratinho Junior pelo ministro Flávio Dino, em cerimônia no Palácio Iguaçu, e fazem parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II).

Foram entregues 41 viaturas descaracterizadas para as forças de segurança do Estado, que serão distribuídos entre as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, Corpo de Bombeiros e para a própria Secretaria de Segurança

Pública, além nove viaturas para a Patrulha Maria da Penha, destinadas à prevenção e combate à violência contra a mulher. O Paraná recebeu, ainda, nove drones, 65 pistolas 9 mm, 76,9 mil munições, além de outros equipamentos.

O governador ressaltou a parceria com o Ministério da Justiça para reequipar a segurança do Estado. “Estamos organizando agora a distribuição para que esses veículos atendam todas as forças de segurança e reforcem, especialmente, a proteção das mulheres do nosso Estado”, disse. Ele afirmou que o Paraná está avançando na área, com redução de 38% nos feminicídios no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022.

“A política da Secretaria da Segurança Pública, com o reforço do Ministério da Justiça, está ajudando o Paraná a ter mais eficiência nessa área, salvando a vida das mulheres paranaenses. Além disso, temos uma preocupação muito grande com a área de fronteira do Estado, que demanda investimentos e um trabalho conjunto com o ministério para coibir a criminalidade nesses locais”.

O ministro Flávio Dino destacou o trabalho integrado do governo federal com os estados e prefeituras. “Por isso, estamos entregando essas viaturas, sendo que parte delas serão destinadas ao combate à violência contra a mulher, porque o feminicídio é algo devastador para os lares dos brasileiros e brasileiras”, disse ele. Ele também mencionou o reforço nas parcerias referentes ao Fundo Nacional de Segurança

Pública. “O Paraná tem recursos disponíveis e terá mais para os programas voltados à segurança na fronteira. Medimos a quantidade de recursos investidos à luz da eficiência dos gastos, e a eficiência do Paraná tem sido alta. Queremos ajudar o Paraná porque ele ajuda o Brasil”, complementou.

PRONASCI II

Lançado em março pelo governo federal, o Pronasci II foi dividido em cinco eixos, tendo como prioridade, neste primeiro momento, o enfrentamento à violência contra a mulher e a diminuição dos índices de feminicídio. Para isso, além do fortalecimento da estrutura de repressão nos estados, também serão construídas mais 40 Casas da Mulher Brasileira – três delas no Paraná, de acordo com o ministro. Os espaços servirão

Boa relação

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, informou que vai se reunir com o governador Ratinho Júnior no próximo dia 28, em Curitiba. “A Itaipu tem prioridades e também tem coisas em comum com o governo do Estado. Vamos ter uma reunião prevista para o dia 28. Vamos mostrar para o governador, exatamente como fazer essa relação, uma relação institucional de governo. Temos projetos que faremos em comum também com o Estado e com isso quem ganha é a população paranaense”, afirmou. Verri, disse que o foco de atuação da empresa vai priorizar as políticas sociais, ambientais e de infraestrutura.

Bem avaliados

O Ensino Superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil. Foram avaliadas 2.012 instituições, 30 tipos de cursos em diferentes áreas do conhecimento. Os dois indicadores utilizados, entre os que avaliam a qualidade da educação superior no Brasil, fazem parte do ciclo de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), calculados pelo Inep, vinculado ao Ministério da Educação.

Na liderança

Líderes no Estado, UEL, UEM e Unioeste figuram também entre as 30 instituições de ensino superior mais bem classificadas do Brasil, no Índice Geral de Cursos (IGC). A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está na faixa 3, atendendo plenamente aos critérios de qualidade do MEC.

Novo comando

O engenheiro Victor Hugo Dantas vai comandar o PSDB de Londrina. A decisão foi anunciada pelo ex-governador Beto Richa. O partido estava sob o comando da advogada e empresária Fernanda Viotto. Se gundo Dantas, o obj etivo é reestruturar a sigla e buscar “sangue novo” para compor as fileiras até porque ano que vem tem eleição municipal. O PSDB já chegou a ter 4 vereadores na Câmara e era considerado um dos mais fortes partidos em atividade na cidade.

Comportas abertas

As comportas do vertedouro de Itaipu Binacional foram reabertas no sábado (15) após apenas 12 dias do fechamento. Segundo a assessoria, a decisão foi realizada em função da abertura de outras comportas de usinas acima da Itaipu e também devido à previsão de chuva para os próximos dias. Por isso, é necessário abrir as comportas para liberar o excesso de água. As visitas turísticas não sofreram alterações. Os ingressos para visitar Itaipu podem ser comprados no site da usina.

Substituição Tributária

Na terça-feira (18), o deputado Fábio Oliveira fará uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para discutir sobre a extinção da Substituição Tributária. A substituição tributária (ST) é uma das opções adotadas pelos estados brasileiros para facilitar a arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) na cadeia produtiva.

de assistência às vítimas de violência doméstica.

Os outros eixos prioritários do programa incluem o fomento às políticas de segurança pública com cidadania, com foco em territórios mais vulneráveis e com altos indicadores de violência; combate ao racismo estrutural; apoio às vítimas da criminalidade e o fomento às políticas de cidadania, com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos. Eles estão alinhados ao Plano Nacional de Segurança Pública, que prevê a redução da taxa nacional de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030; redução da taxa nacional de lesão corporal seguida de morte para abaixo de 0,30 morte por 100 mil habitantes até 2030; redução da taxa nacional de mortes violentas de mulheres para abaixo de 2 mortes por 100 mil mulheres até 2030; aumento de 185% do quantitativo de presos que exercem atividade laboral ou educacional até 2030.

ESTRUTURA

O Paraná está reforçando a estrutura de segurança pública para ampliar o atendimento a mulheres vítimas de violência. A Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, está sendo implantada em todos os batalhões do Estado. E até maio deste ano, 100% do efetivo da PM estará capacitado para prestar o atendimento especializado às vítimas de violência doméstica.

Isso inclui tanto o atendimento de emergência recebidos no 190, como nas chamadas intervenções do tipo 2. Neste caso, os policiais vão até as residências das mulheres que registraram um boletim de ocorrência para monitorar e orientar a vítima e também para conversar com o agressor, já que muitas vezes o casal continua morando na mesma casa.

“As viaturas recebidas do Ministério da Justiça se somam aos investimentos do Governo do Estado, especialmente no enfrentamento à violência doméstica. A segurança pública necessita dessa integração entre as forças federais, estaduais e municipais para trazer resultado para a população”, salientou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

O Estado conta, também, com 21 Delegacias da Mulher, destinadas a vítimas de violência. Elas estão localizadas nas cidades de Arapongas, Apucarana, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Outra iniciativa é o Botão do Pânico, dispositivo de emergência para mulheres vítimas de violência doméstica. A ferramenta chegou a todas as comarcas do Estado, com o acionamento podendo ser feito em qualquer um dos 399 municípios através do aplicativo 190 da Polícia Militar. O Botão do Pânico é resultado do trabalho integrado entre a Polícia Militar, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação (Celepar).

PRESENÇAS Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen; os chefes da Casa Civil, João Carlos Ortega, e da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; os secretários estaduais da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; da Comunicação, Cleber Mata; do Planejamento, Guto Silva; e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio; o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco; o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Waldick Garret; o diretorgeral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado; a coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o diretor-geral do Detran, Marcos Furtado; o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra; os deputados federais Zeca Dirceu, Carol Dartora, Luciano Ducci e Aliel Machado; os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Anna Júlia, Gugu Bueno e Renato Freitas; e demais autoridades municipais e estaduais.

Parlamento em pauta

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná convida para a segunda edição do Assembleia em Debate: O Parlamento em pauta, a ser realizada em formato híbrido, ou seja, presencialmente no Auditório do Legislativo e on-line (via Zoom), nos dias 19 e 20 de abril de 2023. Nesses dois dias de evento, serão apresentados 12 painéis com o objetivo de discutir temas relativos aos parlamentos, sua composição, atribuições e funcionamento. Para mais informações consulte: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/noticias/assembleia-em-debate-o-parlamento-em-pauta-acontece-nos-dias-19-e-20-de-abril

Alta vazão

A vazão de água é de cerca de 1,5 milhão de litros por segundo, equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A última abertura, por tantos dias consecutivos, havia sido registrada em maio de 2011. Conforme a assessoria da hidroelétrica, o vertedouro deve permanecer aberto enquanto “as condições de afluência se mantiverem elevadas”.

Premiação internacional

Luiza Nery, designer curitibana, é uma das vencedoras do iF Gold Award 2023, um dos prêmios mais importantes de design no mundo. O anúncio dos vencedores ocorreu na semana passada, em Berlim, na Alemanha. Luiza foi reconhecida na categoria de Design de Serviço, pelo desenvolvimento de um app para o programa Câmbio Verde, da Prefeitura de Curitiba. Por meio do programa, moradores trocam materiais recicláveis por frutas e verduras.

Negócios internacionais

O Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN/PR) promove encontro para fomentar negócios com a Polônia. O evento ocorre nesta quarta-feira (19), das 9h às 17h30, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. O evento contará com a participação de seis empresas polonesas que atuam em áreas como tratamento de água, biotecnologia ambiental, eficiência energética, diagnóstico de imagem, software para negócios e eficiência da produção. Para fazer a inscrição acesse o site da Fiep. Para obter mais detalhes e informações da programação, acesse cinpr.org.br.

Impacto ambiental

Formada pela Universidade Federal do Paraná, Luiza foi uma entre os 68 profissionais brasileiros que se destacaram na premiação. O projeto busca ajudar as pessoas a monitorarem o impacto de suas ações ao trocar os recicláveis por alimentos e orientar sobre materiais que podem ou não ser reutilizados ou reciclados. A proposta, que não foi apresentada à administração municipal, é que a tecnologia fortaleça o trabalho do programa social, incentivando a participação da comunidade.

Gabinete de crise

A Secretaria da Segurança Pública ativou o Gabinete de Gerenciamento de Crise com foco na elaboração de ações de prevenção e combate a eventuais casos de violência que possam ocorrer nas instituições de ensino do Paraná. “A comissão pretende atuar de maneira permanente, com várias instituições. Todas as ações serão fiscalizadas pelos órgãos de inteligência, que passarão informações para as outras instituições”, explicou o secretário coronel Hudson Leôncio Teixeira. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650

Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal

Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

2 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Governo envia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 à Assembleia

Documento define metas e prioridades do governo estadual para o próximo exercício e orienta a Lei Orçamentária Anual. A LDO prevê uma receita total 12,6% maior do que a estimada para este ano. Aumento se dá em razão de inflação, que também impacta as despesas.

O Governo do Estado entregou (17), à Assembleia Legislativa do Paraná - Alep, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2024. Em um ato simbólico, o documento que define as metas e prioridades do Governo para o próximo exercício foi entregue pelo secretário Estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, ao presidente da Casa Legislativa, Ademar Traiano.

Também participaram da reunião o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi, o líder do governo, deputado Hussein Bakri, e os deputados Anibelli Neto e Fabio Oliveira.

O PLDO ainda orienta a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que começa a ser elaborado na metade deste ano. O documento foi encaminhado oficialmente para a Alep na última sexta-feira (14).

A LDO prevê uma receita total de R$ 63,7 bilhões. O valor é 12,6% maior do que o estimado no orçamento deste ano, de R$ 56,6 bilhões. Já a receita tributária líquida cresceu 8,72%. O aumento se dá em razão de alguns fatores como a inflação, que impacta nos bens de consumo tributados, bem como o crescimento econômico do Estado, representado pelo avanço do PIB local. As altas taxas de juros corroem a disponibilidade da receita, aumentando também as despesas públicas.

“Com uma primeira projeção dos resultados feita pela equipe técnica da Fazenda é possível verificar a re-

alidade econômica do Estado, apontando perspectivas orçamentária futuras, bem como seus riscos fiscais. Assim é possível estruturar um orçamento sólido e equilibrado, com reflexos de uma gestão fiscal aplicada, assegurando continuidade de programas sociais e políticas públicas aos paranaenses”, enfatizou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior. Para o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, a entrega do PLDO é extremamente importante porque as diretrizes orçamentárias ali previstas garantem o crescimento e desenvolvimento do Estado.

“Temos que dar continuidade às nossas obras estruturantes, aos programas de geração de emprego e ren-

SÚMULA DE CONCESSÃO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO

A Kenji Indústria Química Ltda torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Renovação da Licença de Operação - RLO, com validade de até 22/03/2025, para Produção de Substâncias e Fabricação de Produtos Quimicos instalada na rua Leone Décimo Dal`Negro,30-Santo AntonioSão José dos Pinhais-Paraná.

da, programas sociais e às parcerias com os municípios”, afirmou Ortega.

PRAZOS

O presidente da Alep, Ademar Traiano, explicou que o Poder Legislativo vai tramitar a LDO nos prazos determinados. Constitucionalmente, o projeto precisa ser aprovado até 17 de julho. “A LDO é uma previsão legal daquilo que o governo pretende enviar na peça orçamentária. Esta Lei é o espelho dizendo como o governo pretende implementar políticas públicas. Ela vai seguir o trâmite normal. Agora vamos encaminhar à Comissão de Orçamento, que pode abrir um prazo para possíveis emendas”.

Na projeção da LDO para 2024 é possível ver também um aumento de 13,3% nas despesas de pessoal e encargos (R$ 37,4 bilhões), em relação ao orçamento de 2023 (R$ 33 bilhões). O crescimento é devido às promoções e progressões, à revisão de carreiras e reajustes ao funcionalismo público.

Uma das mudanças anunciadas nos últimos meses pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi o

reajuste geral para o funcionalismo público, bem como um reajuste adicional para os professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), além de reformular as carreiras de Apoio, Execução, Aviação, Profissional e Socioeducativa do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). RISCOS FISCAIS

Alguns riscos fiscais projetados são provenientes de possíveis novas regras federais que possam impactar na arrecadação relacionada ao Imposto de Renda, além de possível desvalorização dos automóveis usados, que resultariam em uma menor receita de IPVA. Tal previsão pode ter impacto de R$ 828 milhões aos cofres públicos para o exercício seguinte.

Há também perspectiva de despesas não previstas, como novas despesas de caráter discricionário, que não estão dentro da projeção e podem ser verificadas no decorrer do tempo. Estes riscos poderão ser compensados com a disponibilidade de caixa em razão do incremento na arrecadação prevista.

3 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Entre os temas discutidos, a ampliação da cobertura vacinal, como o Estado está fortalecendo o atendimento com ações de regionalização e, ainda, o papel da Ciência e Tecnologia no Paraná para avanços na área

Governador recebe ministra da Saúde para debater fortalecimento da área no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu (17), no Palácio Iguaçu, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir novas parcerias para a descentralização do atendimento no Paraná e também para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Ele mostrou à ministra que o Estado está reforçando o atendimento à população, com unidades como os Hospitais Regionais da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, de Toledo, no Oeste, e de Cornélio Procópio, na região Norte, entre outros.

“É muito importante ter esse alinhamento e poder conversar com a ministra sobre a realidade do Estado, mostrar aquilo que estamos fazendo para fortalecer a saúde, incluindo a construção de novos hospitais para atender a população paranaense”, afirmou Ratinho Junior. “Ao mesmo tempo, queremos construir novas parcerias com o Ministério da Saúde para que possamos avançar e colocar essas novas unidades para funcionar”.

Entre os temas discutidos, também foi abordada a mobi-

lização para ampliar a cobertura vacinal da população. O Dia D da Vacinação foi realizado no último sábado (15) nos 399 municípios paranaenses para a atualização da carteirinha, abrangendo as campanhas vigentes no Paraná (Covid e Influenza), além de outras 19 vacinas de rotina.

“Foi uma reunião importante para conhecer aspectos específicos do Paraná na Atenção Primária, na alta e média complexidade e o financiamento do SUS. Tenho a convicção de que estamos por um caminho de união junto com o Estado para fortalecer a área da saúde”, ressaltou a ministra.

“Também discutimos o papel do Estado, através de suas instituições de ciência e tecnologia, para avançar em tecnologias que possam impactar o acesso da população a vacinas e medicamentos, o que já é uma tradição aqui no Estado através do Tecpar, que tem uma parceria importante com a Fiocruz”, disse Nísia.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou ainda que o Paraná pleiteia a necessidade de correção dos

valores pagos pelo SUS aos estados e municípios e também mais investimentos na Atenção Primária, além da retomada das cirurgias eletivas no Estado.

“Lançamos o Opera Paraná, para reduzir a fila de procedimentos eletivos, num investimento de mais de R$ 150 milhões do Tesouro do Estado. Buscamos esse apoio para dar continuidade e atender um número maior de pacientes”, explicou. “Por isso é importante manter esse diálogo e alinhamento constantes, para que tenhamos cada vez mais recursos para atender bem a população paranaense”.

PRESENÇAS

Também acompanharam a reunião o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e secretário municipal de Saúde de Mangueirinha, Ivoliciano Leonarchik; a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella; os deputados federais Aliel Machado e Zeca Dirceu; e a deputada estadual Márcia Huçulak.

Paraná reforça combate à corrupção com especialização e padrões internacionais

Nos primeiros 100 dias do ano, cerca de 30% dos servidores da Controladoria-Geral do Estado participaram da formação de implementadores e auditores líderes nas normas ISO 37.001, sobre gestão antissuborno, e ISO 37.301, sobre gestão em compliance

A complexidade dos instrumentos de controle da administração pública e a operação de novas secretarias fizeram a Controladoria-Geral do Estado (CGE) investir em especialização de seus servidores nos primeiros 100 dias do segundo mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O órgão deve ser a primeira controladoria-geral a obter certificação internacional no combate à corrupção, repetindo o ineditismo entre os estados do Programa de Integridade e Compliance do Paraná, criado em 2019.

Nos primeiros meses do ano, cerca de 30% dos servidores da CGE participaram da formação de implementadores e auditores líderes nas normas ISO 37.001, sobre gestão antissuborno, e ISO 37.301, sobre gestão em compliance. Foi dada prioridade, para participação no curso, aos servidores admitidos por concurso público, com o objetivo de a iniciativa ser permanente.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que a certificação reconhece as boas práticas e os sistemas adotados para garantir a integridade e evitar atos lesivos e de corrupção. “Estabelecemos o Programa de Integridade e Compliance na administração estadual. Agora demos um passo além, com a expectativa da certificação internacional”, afirmou.

A CGE passou, em março, por análise feita por consultoria externa a fim de identificar quais

critérios ainda precisam ser atendidos para a certificação. De acordo com Siqueira, o resultado foi muito positivo, restando apenas ajustes em rotinas e algumas definições. “São procedimentos relativamente de fácil execução. Acredito que até o fim do semestre seremos a primeira CGE do Brasil a obter esse grau de confiabilidade e consolidaremos o Paraná como referência”.

A ISO prevê parâmetros e sistematização da prevenção ao suborno e da gestão do compliance. Essas normas são internacionais e, no Brasil, são publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Siqueira acrescentou que, com a CGE certificada, ela

poderá auxiliar outros órgãos do Estado a aderir ao padrão internacional.

NOVAS SECRETARIAS

A implantação do Programa de Integridade e Compliance já havia iniciado em toda administração direta e indireta. Cada órgão ou entidade tem um Núcleo de Integridade e Compliance Setorial, com agentes de compliance, de transparência, de ouvidoria e de controle interno. Esses servidores são os interlocutores com a Controladoria-Geral do Estado.

Com a criação das novas secretarias, a implantação precisou ser iniciada em sete delas. Em outras duas, foi possível aproveitar o trabalho desenvolvido anteriormente. Nos primeiros meses do ano, conforme eram admitidos, os novos agentes de compliance, responsáveis pela coordenação dos NICS, passaram a ser treinados pela Coordenadoria de Integridade e Compliance, da CGE.

A partir do mês passado, começaram as apresentações do programa aos gestores. Depois, são feitas entrevistas aos servidores daquele órgão ou entidades e elaborados os planos de integridade, com os riscos e vulnerabilidades de cada rotina ou procedimento. Para Paulo Palacios, coordenador de Integridade e Compliance da CGE, até o fim do semestre todos já terão iniciado o programa.

4 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Foto: Albari Rosa/AEN
Fotos: Gabrielly Pontes/CGE

Reunião com a prefeitura reforça diálogo aberto com a comunidade escolar

Encontro no auditório do Cenforpe reuniu pais de alunos, profissionais de Educação, agentes de Segurança Pública e gestores do município para conversa sobre segurança nas escolas

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos é tema de audiência pública em Pinhais

A ação teve o intuito de apresentar e discutir o diagnóstico preliminar do Plano Municipal e coletar sugestões por parte da sociedade civil

Na noite da última quinta-feira (13), a Prefeitura de Pinhais por meio da Secretaria de Meio Ambiente promoveu audiência pública de diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A ação contou com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook, sendo realizada no auditório da sede da Secretaria de Educação, no bairro Weissópolis.

De acordo com a Prefeita de Pinhais, Rosa Maria, as audiências públicas concedem a oportunidade de compreender as necessidades dos moradores e deste modo a otimização de recursos. “O descarte adequado de resíduos é um dos maiores desafios da contemporaneidade a ser vencido pela gestão pública. Para conseguirmos solucionar esta questão, temos que ter um planejamento eficiente e ouvir a população. Ter a participação da comunidade nos permite poder fazer diagnósticos mais assertivos para destinarmos os recursos necessários”, salienta.

A secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, também destacou a importância de ouvir a população a respeito deste tema que impacta de maneira direta a vida das pessoas. “Este momento é muito importante, pois conseguimos fazer um direcionamento das políticas públicas a serem adotadas. Dessa maneira, poderemos ter um Plano que realmente atenda as demandas do nosso município de modo efetivo”, ressalta.

Pais e familiares de alunos da rede municipal de ensino foram convidados a participar de uma conversa conduzida pela prefeita de Pinhais, Rosa Maria, organizada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e Trânsito.

O intuito foi apresentar os detalhes da Operação Escola Mais Segura, além de oportunizar o diálogo entre prefeitura e comunidade escolar para esclarecer dúvidas e ouvir a população. O local da reunião foi o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe).

O convite para este momento foi estendido, além dos familiares, aos profissionais da área da Educação em Pinhais - da rede municipal, estadual e particular -, entidades, sindicatos, associações, representantes das forças de segurança, Legislativo Municipal e Ministério Público.

Do Legislativo Municipal estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Marcinho; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Jane Carteira e

Renan Ceschin; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Pinhais, Murilo França; presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública Municipal de Pinhais, Geovane Santos da Silva, entre outros representantes.

Na abertura da reunião, a prefeita Rosa Maria falou sobre o papel do auditório do Cenforpe e a importância do diálogo. “Esse espaço foi construído para que as pessoas aqui estivessem estudando. Ele foi pensado em 2010, quando eu era secretária de Educação, para a formação dos profissionais de educação. Fico sempre tão feliz quando estou neste ambiente, porque é o espaço onde temos transformado pessoas. Este é um espaço de construção de saberes. E o fato dele estar cheio de pais, responsáveis, profissionais, e outros representantes, me dá uma esperança enorme de que pelo diálogo, pelo respeito, nós sempre teremos saídas", declarou.

A prefeita também destacou que

este momento merece atenção especial, assim como vivenciado na pandemia de Covid-19, pois diz respeito à vida das pessoas. Neste sentido, a Operação Escola Mais Segura é uma resposta e reforça as ações já realizadas pela prefeitura. Rosa Maria também reafirmou que a prefeitura estará sempre aberta ao diálogo.

Também fez uma fala o Cabo Kaefer da Polícia Militar, sobre a atuação da Patrulha Escolar de Pinhais que atua nos colégios estaduais instalados no município. Na sequência, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, apresentou as ações previstas na Operação Escola Mais Segura e ainda reforçou a necessidade da junção de esforços para vivenciar esse momento. Uma palestra com a pedagoga Ângela Mendonça abordou as temáticas da infância, comunicação não violenta, importância do diálogo, cuidado com a saúde emocional de pais e filhos, entre outras abordagens. Ao final, foi aberta a fala para as contribuições da comunidade.

Também acompanharam a audiência, a vereadora Jane Carteira e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Souza e Tomé; o coordenador técnico do Plano e representante da Empresa Envex Engenharia e Consultoria; Helder Nocko; o secretário de Governo, Márcio Mainardes. A ação teve o intuito de apresentar e discutir o diagnóstico preliminar do Plano Municipal e coletar sugestões por parte da sociedade civil. O desenvolvimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos conta com a consultoria da empresa EnvEX Engenharia e Consultoria, com o principal objetivo em aprimorar os serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos do município.

Importante ressaltar que o Plano Municipal é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com diretrizes instituídas pela Lei Federal nº 12.305 de 2 de agosto de 2010 onde são fixados princípios e objetivos que orientam e devem ser contemplados neste trabalho.

Corrida Solidária Vaticano acontece no dia 21 em Pinhais e está com as inscrições abertas

Após o sucesso da primeira Corrida Vaticano realizada em janeiro, a prova agora ganha um circuito que será disputado em quatro municípios incluindo Pinhais Realizado pela Top40 Eventos e o grupo Vaticano, o circuito intermunicipal vai acontecer em quatro cidades do Paraná e o município de Pinhais foi um dos escolhidos. A corrida será solidária. Em cada etapa, serão presenteadas duas famílias com carrinhos de reciclagem e, em Pinhais, será doado uma quantidade de ração para a CãoPanha Pet do Bem. O circuito intermunicipal acontece no dia 21 no Parque das Águas e as inscrições devem ser feitas de maneira online pelo link.

Após o sucesso da primeira Corrida Vaticano, realizada em janeiro, a prova ganhou um circuito que será disputado em mais três municípios além de

Pinhais, sendo eles Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Almirante Tamandaré. Os atletas que completarem o circuito e vencerem as quatro etapas terão premiações em dinheiro. Além disso, a prova também vai premiar as categorias com troféus e medalhas. Todos os participantes também receberão uma medalha de participação. Sobre a Corrida Solidária Vaticano

A Top40 Eventos, dirigida pelo educador físico Lucas Schlichta e o grupo Vaticano, firmaram uma nova parceria para lançar o circuito intermunicipal de corrida de rua em 2023. A ideia surgiu após o sucesso da primeira corrida soli-

dária, realizada em janeiro deste ano.

O evento teve sua edição com largada e chegada dentro do Cemitério Vaticano, localizado em Almirante Tamandaré, e presenteou 10 famílias de recicladores do município, cada uma com um carrinho novo para realizar as coletas diárias de recicláveis. No total foram mais de 500 participantes, com prêmios em dinheiro distribuídos para os primeiros colocados. Serviço Circuito IntermunicipalCorrida Solidária Vaticano Inscrições pelo link: Link

O evento acontece no dia 21 de abril no Parque das Águas - Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 8682, Pinhais/PR.

5 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Mais de 7 mil doses foram aplicadas no Dia D de Multivacinação

Cronograma de vacinação Covid-19 em São José até o

dia 20 de abril

No Dia D de Multivacinação, que aconteceu no último sábado (15) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de São José dos Pinhais, das 9h às 16h, inclusive as da área rural, foram aplicadas 7.160 doses de imunizantes variados.

A ação de nível nacional teve o intuito de incentivar a imunização, e permitir que a população faça a atualização da Carteira de Vacinação de crianças e adultos, com

todos os imunizantes disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), incluindo vacinas contra Covid19, a dose Bivalente e também Influenza, bem como a aplicação da Pfizer Baby, para crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade (04 anos, 11 meses e 29 dias). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde foram aplicadas 3.454 doses contra a Influenza, 2.720 para Covid19 / Bivalente, e 986 referentes ao Calendário Vacinal.

São José dos Pinhais

São José dos Pinhais divulga o calendário de imunização até o dia 20 de abril. Para vacinação é obrigatório comparecer em um dos pontos de vacina e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.

Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em São José dos Pinhais até o dia 20 de abril:

17/04 a 20/04 (segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h): População acima de 12 anos que esteja com a 1ª, 2ª ou 3ª DOSE em atraso e 4ª DOSE para maiores de 18 anos.

17/04 (segunda-feira, das 8h30 às 16h): Crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias – 1ª DOSE de 5 a 11 anos, 2ª DOSE para crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira dose até o dia 17 de fevereiro de 2023 e REFORÇO para crianças de 8 a 11 anos que tomaram a 2ª DOSE até o dia 16 de dezembro de 2022.

18/04 (terça-feira, das 8h30 às 16h) – VACINA

BIVALENTE: população de 60 anos ou mais, gestantes e puérperas;

19/04 (quarta-feira, das 8h30 às 16h) – VACINA

BIVALENTE: população de 60 anos ou mais, gestantes e puérperas;

20/04 (quinta-feira, das 8h30 às 16h) – Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – 1ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; 2ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a primeira dose até o dia 20 de março de 2023; 3ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a 2ª DOSE com Pfizer Baby até o dia 16 de fevereiro de 2023 e 3ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a 2ª DOSE com Coronavac até o dia 21 de dezembro de 2022.

20/04 (quinta-feira, das 8h30 às 16h) – VACINA BIVALENTE: população de 60 anos ou mais, gestantes e puérperas;

• Em casos de dúvidas sobre o intervalo vacinal, procure a UBS mais próxima.

• Não esqueça de apresentar comprovante de residência, documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação.

• Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

PONTOS DE VACINAÇÃO – TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ

DOS PINHAIS – ENDEREÇOS

US Afonso Pena – Rua Antônio Bianchetti, 90 US Agaraú – Rua Arcídio Claudino Barbosa, s/nº

US Borda do Campo – Estrada da Roseira, 5850

US Cachoeira – Rua Benjamin Negoseki, s/nº

US Caic – Rua Rua Fernando Pradi, 113

US Campina do Taquaral – Rua José Zanqueta Filho, s/nº

US Campo Largo da Roseira – Rua Antonio Singer, s/

US Central – Rua Visconde do Rio Branco, nº 2041

US Cidade Jardim – Rua Tarcílio Zoelner, 350

US Contenda – Rua Casemiro Leviski, s/nº

US Córrego Fundo – Estrada Principal, s/nº

US Cotia – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº

US Cristal – Rua Ilo Antoninho Mozer, nº 900

US Faxina – Rua Carlos Kusma, s/nº (não haverá vacinação no dia 15/07)

US Guatupê – Rua Herminda da Rocha Barbosa, 600

US Ipê – Rua Laerte Fenelon, nº 1001

US Malhada – Estrada Principal, s/nº

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais está ofertando o curso gratuito de Auxiliar Administrativo. O curso tem carga horária de 160 horas, com vagas limitadas e será ministrado no SENAI Afonso Pena, localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 5881.

FORAM DISPONIBILIZADAS TRÊS OPÇÕES

DE DATAS PARA O CURSO:

De 02/05 a 21/07, das 8h às 12h;

De 04/05 a 07/08, das 13h30 às 17h30;

De 05/05 a 07/08, das 18h30 às 22h30;

As inscrições estão abertas e devem ser feitas de forma presencial na sede do SINE, localizada na Av. Rui Barbosa, 9.244 – Centro e os interessados precisam levar RG, CPF, Comprovante de Residência Impresso e Carteira de Trabalho (estes não serão aceitos em formato digital).

Os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ter idade a partir de 16 anos; ensino fundamental completo; ser morador de São José dos Pinhais e estar desempregado.

US Marcelino – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº

US Martinópolis – Rua Vanderlei Moreno, 11280

US Murici – Rua João Lipinski, 505

US Moradias Trevisan – Rua Luiz Oribes da Rocha, 26

Parque da Fonte/Casa do Papai Noel – Rua Almirante Alexandrino, esquina com a Rua Tavares de Lyra

US Quississana – Rua Carlos Eduardo Nicheli, 26

US Riacho Doce – Rua Eliud Alves Pereira, 378

US São Marcos – Rua Augusto DeBarba, 975

US Veneza – Rua Francisco Dal Negro, 2752

US Xingu– Rua Ilhio Pedro Gasparelo, 854

6 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição: 5690 |
Curso gratuito de auxiliar administrativo é ofertado em

Proposição da deputada Ana Júlia (PT) pede a revogação da nova lei e amplo debate com todos os atores do setor

Assembleia Legislativa realiza audiência pública sobre o Novo Ensino Médio

Encontro ocorrido no Plenarinho da Casa recebeu representantes de estudantes, trabalhadores da educação e ativistas de entidades educacionais, sindicatos, associações científicas, grupos de pesquisa e interessados para ampliar o debate a respeito da implantação do novo ensino médio.

A audiência pública sobre o Novo Ensino Médio (NEM), Lei Federal nº 13.415/ 2017, aconteceu nessa segunda, (17), no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, por proposição da deputada Ana Júlia (PT) e do deputado federal Tadeu Veneri (PT), com o objetivo de reunir representantes de estudantes, trabalhadores da educação e ativistas de entidades educacionais, sindicatos, associações científicas, grupos de pesquisa e interessados para ampliar o debate a respeito da implantação do novo ensino médio.

Participaram também da sessão pública a deputada Luciana Rafagnin (PT), o deputado Professor Lemos (PT), a senadora Teresa Leitão (PT), a deputada federal Carol Dartora (PT) e o deputado federal Elton Welter (PT), além dos proponentes, deputada Ana Julia (PT) e deputado federal Tadeu Veneri (PT).

A anfitriã da audiência pública e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, deputada Ana Julia pontuou que “desde 2016 já estou debatendo a reforma do ensino médio e reafirmo que esse modelo é defasado, pobre intelectualmente e não serve para o Brasil. Então nosso objetivo agora é debater este novo ensino médio e a revogação porque ele não serve para os estudantes brasileiros. Estamos aqui para debater um modelo de educação representativo para professores e estudantes e como o Paraná deve participar disso tudo”, concluiu.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) é presidente da Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino)

do Senado Federal e declarou que “o objetivo aqui é iniciar um debate sobre o contexto geral do ensino médio, os impactos dessa reforma que está em curso e reunir elementos para modificar. Na subcomissão criada no Senado Federal, nós vamos ouvir todas as entidades da educação, entidades sociais, entidades científicas da academia, as representações estudantis e vamos ouvir também o Ministério da Educação”. Durante a audiência foi ponto comum entre os participantes que o modelo do novo ensino médio é uma ruptura institucional porque não houve nenhum debate e que a reforma foi algo isolado de outras questões que também precisam ser consideradas como a infraestrutura das escolas e se mostrou um “estelionato pedagógico porque se ofereceu ao estudante a possibilidade de escolha de cinco itinerários e nenhuma escola oferece, muito mal, um ou dois, então o aluno fica condicionado a fazer o que a escola lhe oferece”, completo a senadora Teresa.

Para o deputado Tadeu Veneri “o processo de implantação do novo ensino médio foi feita de forma açodada. Nós tivemos primeiro a Base Nacional Comum Curricular que deveria vir posteriormente e veio absolutamente autoritária, sem ouvir ninguém. Iniciamos o novo mandato na perspectiva de um amplo debate junto ao Ministério da Educação para revogar este modelo do ensino médio e promover um amplo debate para diminuir o abismo que existe entre o ensino público e o ensino privado. É preciso lembrar que o Brasil é o país mais desigual do mundo e a educação é uma ferramenta extremamente importante para diminuir esta desigualdade”.

Já a presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas do Paraná (UPES/PR), Mariana Chagas, afirma que para os estudantes secundaristas, que são os maiores interessados na qua-

lidade do ensino médio, o que se tem é um “sentimento de revolta, que começaram lá nas ocupações em 2016, quando todas as nossas reivindicações foram negligenciadas. Os estudantes não foram convidados para o debate, nem as entidades representativas nacionais nem ninguém do setor educacional do país. Nossa proposta é para revogação completa desta lei e elaboração de uma nova lei do zero com uma escola verdadeiramente plural”.

O Plenarinho da Assembleia ficou lotado com a participação de diversas entidades de classe como o Sindicato dos Professores e Funcionários de Escolas do Paraná (APP-Sindicato), representantes do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Educação, integrantes da União Paranaense dos Estudantes (UPE), além de outras entidades representativas do segmento.

Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves, diretor executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, disse que esse novo ensino médio vem em formato de atender mais o mercado do que a necessidade da população em ter uma educação de qualidade. “Entendemos que foi formulado de forma equivocada, nós precisávamos de melhorias no ensino médio, mas essa que está colocada não é melhoria alguma, ela limita a possibilidade de acesso de muitos estudantes do ensino público e aumenta a desigualdade”.

“Tivemos um ótimo debate pensando a revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e as alternativas que precisamos construir para uma educação emancipadora e crítica. Temos muito trabalho pela frente e tenho certeza que temos ótimas condições de propor um novo modelo de educação e do ensino médio. Uma educação pública de qualidade, crítica e emancipadora”, concluiu a deputada Ana Julia, proponente da audiência pública.

Por Antônio Dilay

Durante Assembleia Itinerante, deputada Márcia Huçulak (PSD) desenvolve pautas das mulheres e da saúde

Durante a Assembleia Itinerante, em Londrina, a parlamentar desenvolveu uma série de atividades, que incluiu reuniões com gestores, representantes da sociedade civil e políticos.

A deputada Márcia Huçulak (PSD) desenvolveu uma série de atividades durante a Assembleia Itinerante realizada em Londrina, que incluiu reuniões com gestores, representantes da sociedade civil e políticos.

Os temas trataram questões de saúde, da pauta feminina, de trabalho e de integração metropolitana.

A Assembleia Itinerante é iniciativa da Casa legislativa voltada a descentralizar e aproximar a instituição dos municípios. Em Londrina, a base foi a ExpoLondrina, uma das principais feiras agropecuárias e industriais do país.

Mulheres

“A bancada feminina da Assembleia tem dez representantes, de centro, de esquerda e de direita, mas na pauta das mulheres está muito unida”, disse Márcia ao prefeito Marcelo Belinati, ao lado da colega deputada Cloara Pinheiro (PSD), que é da cidade, e da secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte.

Márcia defende mais equidade de gênero em todas as esferas, que precisa ser buscada com políticas públicas.

Outra atividade nesse setor foi encontro com o grupo Mulheres do Café do Paraná, que reúne produtoras de 11 cidades do Norte Pioneiro que trabalham com cafés especiais.

“Esse projeto mostra todo o potencial das mulheres, que podem e devem fazer aquilo que elas quiserem fazer, sem preconceitos e discriminações”, avalia a deputada, que participou do encontro ao lado a primeira-dama Luciana Saito Massa, de Leandre e de Cloara.

“O grupo é um exemplo de trabalho, organização e resultados. Uma verdadeira inspiração”, afirmou. Além disso, Márcia participou do 8º Encontro Regional de Mulheres Rurais.

Financiamento da saúde

Na área da saúde, Márcia discutiu, principalmente, o financiamento para o setor, em encontros com o secretário municipal Felippe Machado e com diretores de hospitais filantrópicos (Evangélico e Santa Casa).

Segundo ela, o tema precisa do máximo empenho, já que o modelo atual necessita de revisão, sob pena de comprometimento do atendimento universal garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que em grande medida é garantido pelos filantrópicos.

“É preciso conhecer de perto as realidades locais para que possamos contribuir de forma a atender as reais necessidades de cada um”, disse Márcia, que vem tratando do financiamento da saúde pública em vários encontros de que participa. “Como diz o prefeito [de Curitiba] Rafael Greca: Em terra que os pés não pisam, o coração não sente”.

Visitas técnicas

Márcia também fez duas visitas técnicas. Uma delas para conhecer as novas instalações do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), recéminaugurada. Outra, no Instituto do Câncer da cidade.

“A nova sede do Samu tem estrutura boa e moderna, com equipamentos adequados, que é o que se precisa sempre para prestar um bom atendimento à população, principalmente em urgência médica”, avalia.

O Samu de Londrina atende a 17ª Regional da Saúde do estado e reúne 21 municípios, numa população de cerca de 1 milhão de habitantes.

Já o Instituto do Câncer atende mais de duas mil pessoas por dia, 94% delas pelo SUS.

Cidades integradas

Márcia também teve reunião no Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina, a fim de tratar de um tema atual e que tende a ser cada vez mais presente, que é integração das grandes cidades com suas vizinhas mais próximas.

7 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Companhia está voltada a ações preparatórias para o novo contrato de concessão de serviços de distribuição de gás canalizado e à garantia de fornecimento contínuo de gás canalizado

100 dias: Compagas tem foco na nova concessão e projetos ligados à sustentabilidade

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) iniciou o ano de 2023 com ações preparatórias para o novo contrato de concessão dos serviços de distribuição de gás canalizado no Estado, válido por mais 30 anos, e que entra em vigor a partir de julho de 2024. O novo período possui metas de interiorização e atendimento a todas as mesorregiões do Estado. Outro foco nos primeiros 100 dias deste ano foram os projetos ligados à sustentabilidade.

“Iniciamos uma série de projetos para que, ao chegar em 2024, a Compagas esteja pronta para executar as obras e cumprir as metas obrigatórias estabelecidas no novo contrato.

Vamos chegar à novas regiões do Paraná, atender novos clientes e ampliar nossa estrutura, com eficiência e sustentabilidade”, ressalta o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Junior.

Exemplos desta preparação são os processos em andamento para aquisição de gás natural e biometano. Na chamada pública que visa a aquisição do biometano para inserção no portfólio de suprimentos da Companhia, foram recebidas 22 propostas de 12 supridores que participam do processo.

Somados, os volumes apresentados podem ultrapassar o potencial diário de 380 mil metros cúbicos (m³) de gás natural renovável para o Paraná.

A Compagas também lançou no mês de março uma nova Chamada Pública para aquisição de gás natural. A CP24, como é denominada, tem como objetivos principais a contratação de 300 mil m³ por dia para atendimento ao mercado cativo a partir de 2024, de forma a complementar os contratos existentes, e a contratação de até 50 mil m³/dia para o fornecimento de gás canalizado para a região Norte do Paraná, incluindo Londrina e Maringá.

“Os novos processos de aquisição de molécula refletem o esforço da Compagas para diversificar o mix de suprimento da Companhia, com o objetivo de fortalecer a segurança operacional e a busca por melhores condições de fornecimento para o mercado”, destaca Lamastra.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Além das ações ligadas ao suprimento de gás canalizado, a Compagas está executando projetos ligados à mobilidade sustentável, como os

testes com o ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) que integra o transporte coletivo urbano de Curitiba e Região Metropolitana.

A ação realizada durante todo o mês de março fez parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural da Compagas, em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado, e em parceria com a fabricante Scania.

Este mês, a mesma ação acontece com a Prefeitura de Curitiba. O objetivo é fazer o teste do veículo movido 100% a GNV e certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes para integrar esse tipo de veículo nas frotas do transporte público do Estado.

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás pode emitir até 20% menos CO2 (dióxido de carbono), o gás que provoca o efeito estufa.

Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

“O gás natural é reconhecido como uma energia verde e colabora diretamente para a transição energética também com melhor competitividade”, destaca Lamastra.

Já os veículos de transporte coletivo a gás, acrescenta ele, são uma

realidade nas principais cidades do mundo. “E nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, com a substituição de veículos por modelos capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia”, completa CEO da Companhia. Outro projeto que colabora para a sustentabilidade são os Corredores Azuis. Ação que visa o desenvolvimento de pontos de abastecimento de gás natural veicular (GNV) adequados e adaptados para veículos pesados (caminhões e ônibus) nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, permitindo trajetos com maior autonomia com energia limpa.

No Paraná, a Compagas está desenvolvendo ações para implementar novos pontos de abastecimento e ampliar o número de veículos que utilizam o gás em suas viagens.

Atualmente, cinco postos localizados na Região Metropolitana de Curitiba já abastecem estes veículos e, ainda em 2023, a previsão é

que comece a operar, na cidade de Ponta Grossa, o primeiro posto projetado com infraestrutura exclusiva para o abastecimento a gás de veículos pesados.

Tanto o ônibus como o caminhão 100% a gás natural foram levados pela Compagas para o espaço Tomorrow Mobility no Smart City Expo Curitiba 2023 para destacar a importância do combustível na transição energética e na mobilidade urbana, aliando eficiência e competitividade.

No evento, realizado entre os dias 22 e 24 de março no Parque Barigui, a Companhia também fez questão de destacar a disponibilidade da tecnologia para adoção imediata. Ou seja, os veículos já saem de fábrica prontos para uso do gás natural ou biometano e podem ser colocados em utilização de forma imediata, como os produzidos pela Scania nacionalmente. São exemplos o ônibus que circula em testes pela região metropolitana de Curitiba, como as centenas de caminhões, que já rodam diariamente pelas estradas de todo o país.

MAIS

COMPETITIVIDADE

A sustentabilidade também está aliada à economia para o segmento veicular. E para incentivar este setor, a Compagas está desenvolvendo ações junto a órgãos e instituições do Governo para promover uma maior competitividade ao GNV, ampliar as vendas deste combustível e proporcionar mais economia para aqueles que o utilizam diariamente.

A partir de 1º de fevereiro, a tarifa aplicada pela Compagas para o

segmento veicular sofreu uma redução de 15,75%, e a partir de 1º de abril uma mudança na base de cálculo dos tributos que incidem sobre o GNV via Confaz permitiu mais uma redução de mais 3%.

Além disso, há uma manutenção da desoneração das alíquotas de PIS e Cofinz incidentes sobre as operações com GNV até o mês de junho, conforme decisão do governo federal.

“A Compagas repassa integralmente todas essas condições ao revendedor de combustíveis, mas a definição do preço de venda do GNV ao usuário final acaba sendo uma liberalidade dos postos, que atuam em livre comércio”, ressalta Lamastra.

De janeiro a abril, com todos os incentivos, a tarifa do GNV da Compagas para os postos teve uma redução de R$ 0,89. “A expectativa da Companhia é que o preço ao consumidor seja reduzido na mesma proporção dessas conquistas e que os motoristas que rodam com gás natural tenham ainda mais economia no dia a dia”, completa.

Importante destacar, ainda, que os motoristas paranaenses que possuem o kit GNV instalado e a documentação em dia têm um desconto de cerca de 70% no IPVA, pagando alíquota de 1% sobre o valor do veículo, enquanto para os demais é de 3,5%.

SOBRE A COMPAGAS

A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%.

Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado. Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural.

Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais, e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado.

8 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
FOTOS: ALBARI ROSA/AEN

Prefeitura de Curitiba amplia oferta de teleconsulta e de ensino integral

Já participou do Fala

Curitiba 2023?

Veja onde estarão as equipes nesta semana

As comemorações pelos 330 anos de Curitiba continuam em uma semana com entregas importantes nas áreas da Saúde e da Educação, que vão beneficiar os moradores da capital paranaense.

Nesta segunda-feira (17/ 4) serão lançados os novos serviços da Central Saúde Já Curitiba. Pelo 3350-9000, o usuário do SUS poderá ter acesso à tele e videoconsulta realizadas por meio do Aplicativo Saúde Já Curitiba. Inicialmente, este serviço estará disponível para pessoas de 18 a 25 anos que tenham cadastro definitivo e senha no App Saúde Já Curitiba.

O lançamento vai reunir o prefeito Rafael Greca, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas.

Com as novas funcionalidades da Central Saúde Já Curitiba, o horário de atendimento foi ampliado: de segunda a sexta-feira das 7h às 22h, inclusive feriados; sábado e domingo das 8h às 20h.

PEDIDO NO FALA CURITIBA

Ainda na segunda-feira será entregue uma obra que corrigiu a geometria e regularizou as calçadas na confluência das ruas Antônio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa, no bairro Vista Alegre.

Iniciada em meados de janeiro, a intervenção resultou em um novo traçado da via, implantação de rotatória, serviços de drenagem, requalificação de 270 metros calçadas planas, com acessibilidade, 135 metros de asfalto novo, sinalização e paisagismo.

A obra foi solicitada pelos moradores no Fala Curitiba, programa de consultas da Prefeitura em que a população é convidada a indicar os temas prioritários para a composição das leis de orçamento da cidade.

PARA OS CURITIBINHAS

Na terça-feira (18/4) as novidades são para os curitibinhas. O CMEI União das Vilas, no São Braz, foi ampliado e será entregue à comunidade. A obra garante mais duas turmas de berçário e uma de maternal, elevando o número de crianças atendidas de 162 para 209.

Também vai ser entregue a UEI Integrada Portão, na Vila Izabel. Neste ano, a Prefeitura busca aumentar a oferta da educação em tempo ampliado para mais 30 unidades de ensino. Até o fim de 2023, a rede municipal de ensino terá 156 escolas com essa opção. Até o fim de 2024, todas as 185 escolas terão pelo menos parte das turmas com opção de matrícula para

o integral na própria escola ou nas UEIs próximas.

CAMINHÃO DA XEPA E VALE-TRANSPORTE

ESPORTIVO

Na quinta-feira (20/4), antes do início do feriado, a Prefeitura de Curitiba recebe do governo estadual um caminhão para ser usado no recolhimento das chamadas xepas (alimentos que perderam o valor comercial, mas que ainda podem ser consumidos) em feiras, sacolões e mercados públicos.

Tudo que é coletado é entregue ao Banco de Alimentos, que abastece, principalmente, as entidades que preparam as refeições do programa Mesa Solidária.

No mesmo dia, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude anuncia o retorno da distribuição do Vale-transporte Esportivo, programa que foi suspenso com a pandemia de covid-19.

Com o retorno gradativo dos treinamentos, competições e eventos esportivos durante o ano, o Vale-transporte Esportivo deverá ter recorde de repasses desde o seu lançamento, em 2016, sendo previstos 3.700 vales por mês.

PROGRAMAÇÃO

SEMANAL DOS 330

ANOS DE CURITIBA

Roda-gigante da Santos

Andrade, carrossel do Passeio Público e carrossel do Parque Tanguá – De terça a sexta-feira, das 12h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 20h

Segunda-feira (17/4)

11h – Lançamento da Central de Teleatendimento com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade – Secretaria Municipal da Saúde (Francisco Torres, 830 - Centro)

15h – Entrega de correção geométrica – Vista Alegre

Terça-feira (18/4)

15h – Inauguração da ampliação do CMEI União das Vilas (Rua Miguel Novicki, 350 – São Braz)

16h – Entrega UEI Integrada Portão (Rua Estado de Israel, 190 – Vila Izabel)

Quarta- feira (19/4)

11h – Celebrando os 330 anos de Curitiba nos Faróis do Saber e Inovação - Farol do Saber e Inovação Rocha Pombo (Rua Itacolomi, 700 –Portão)

Quinta-feira (20/4)

11h30 – Encontro com o Curitiba Bot, robô de atendimento ao público – Prefeitura de Curitiba

12h – Entrega de veículo para apoio ao Banco de Alimentos pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento - Prefeitura Municipal de Curitiba

15h – Lançamento do Vale Transporte Esportivo – Prefeitura de Curitiba

O Fala Curitiba 2023 continua nas ruas da cidade com as equipes itinerantes do Fala Curitiba Móvel. Nesta semana, são 31 novos locais para participar e ajudar a construir as prioridades do orçamento da cidade para 2024.

Desde o início de abril, o programa coordenado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), está na fase de detalhamento das sugestões para a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A participação de todos os cidadãos é importante, destaca o presidente do Imap, Alexandre Matschinske. “Mesmo quem não teve a oportunidade de responder à pesquisa durante a primeira etapa pode fazer a sua contribuição e indicar, de forma detalhada, o que deve entrar no orçamento de 2024”, explica. A LOA e a LDO são legislações diferentes. Por isso, as consultas públicas precisam ser feitas separadamente, mas o formato de participação é o mesmo. Ainda é possível participar acessando o site fala.curitiba.pr.gov.br, pelo Fala Curitiba Móvel e nas reuniões presenciais.

MOBILIZAÇÃO COLETIVA

As equipes do Fala Curitiba já estão nos preparativos para as reuniões presenciais nos bairros, que começam no próximo mês. Elas serão à noite, sempre às 19h, para possibilitar a participação da maioria dos cidadãos.

"A participação nas reuniões é necessária para que a solicitação individual seja discutida e elevada, ou não, como uma demanda coletiva. É na coletividade que o maior número de moradores é beneficiado", reforça a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos.

CONFIRA O CRONOGRAMA DAS REUNIÕES

TERÇA-FEIRA (18/4) Manhã

REGIONAL CAJURU

Unidade de Saúde Iracema (Rua Prof. Nivaldo Braga, 1.571 - Capão da Imbuia)

REGIONAL PINHEIRINHO

Avenida Brasília, 6212 - Novo Mundo (em frente ao Supermercado Sacolão)

REGIONAL MATRIZ

Unidade de Saúde Capanema (Rua Manoel Martins de Abreu, 830 - Prado Velho)

REGIONAL CIC

Esquina das ruas Desembargador Cid Campelo e Pedro Gusso - CIC (em frente à Paróquia Sagrada Família)

Tarde

REGIONAL CAJURU

Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1.473 - Capão da Imbuia (em frente ao Supermercado Tok Super)

REGIONAL PINHEIRINHO

Rua Laudelino Ferreira Lopes, 1.166 - Novo Mundo (em frente ao Mercado Bom Jesus)

REGIONAL MATRIZ

Praça Rui Barbosa - Centro

REGIONAL CIC

Rua Argemiro Cândido Jardim, 2 - CIC (em frente ao Supermercado Agricer)

QUARTA-FEIRA (19/4) - Manhã

REGIONAL BOA VISTA

Rua Fernando de Noronha, 317, esquina com Rua Francisco Klos - Santa Cândida (em frente à farmácia Panvel)

REGIONAL PORTÃO

Armazém da Família Uberlândia (Rua Felinto Bento Vianna , 637 - Portão)

REGIONAL TATUQUARA

Rua Jornalista Silvino Alves Batista, 317 - Tatuquara (em frente ao Preço Bom Supermercado)

REGIONAL SANTA FELICIDADE

Av. Manoel Ribas, 8.760 - Butiatuvinha (em frente à loja Mafrei Materiais de Construção)

Tarde

REGIONAL BOA VISTA

Av. Mascarenhas de Moraes, 312 - Santa Cândida (em frente ao Supermercado Condor)

REGIONAL PORTÃO

Av. República Argentina, 3.116 - Portão (em frente à Paróquia do Senhor Bom Jesus)

REGIONAL TATUQUARA

Unidade de Saúde Dom Bosco (Rua Ângelo Tozim, 100Campo de Santana)

REGIONAL SANTA FELICIDADE

Av. Manoel Ribas, 8243 - Butiatuvinha (em frente ao Supermercado Condor)

QUINTA-FEIRA (20/4) - Manhã

REGIONAL CIC

Armazém da Família Sabará (Rua Antônio Pastre, 420CIC)

REGIONAL BOQUEIRÃO

Praça Agostinho Legros (esquina das ruas Tenente Coronel Viligran Cabrita e Pastor Carlos Frank - Boqueirão)

REGIONAL MATRIZ

Feira do Batel (Rua Dom Pedro II - Batel)

REGIONAL CAJURU

Rua Clávio Molinari, 1.183 - Capão da Imbuia (em frente ao Mercado Ouro Branco)

Tarde

REGIONAL CIC

Armazém da Família Sabará (Rua Antônio Pastre, 420CIC)

REGIONAL BOQUEIRÃO

Praça Menonitas (Rua Paulo Setúbal, 3.291 - Boqueirão)

REGIONAL MATRIZ

Instituto Municipal de Turismo (Praça Garibaldi, 7 - São Francisco)

REGIONAL CAJURU

Rua Prof. Nivaldo Braga, 1.033 - Capão da Imbuia (em frente à lanchonete Junior)

9 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição: 5690 |

Jota Quest celebra 25 anos com show especial em Curitiba

Apresentação da tour "JOTA25 - De Volta ao Novo" acontece no dia 19 de maio, na Live Curitiba - Ingressos à venda pelo site uhuu.com e pontos autorizados - Setor Camarote já está esgotado

Depois de seis meses de shows esgotados por todo o Brasil, o Jota Quest anunciou recentemente a nova agenda da turnê "Jota25 - De Volta ao Novo", em parceria com a Opus Entretenimento.

Celebrando o irretocável show sold out, no Espaço Unimed, em São Paulo, a banda mineira confirmou apresentação no dia 19 de maio, na Live Curitiba.

Os ingressos custam a partir de R$ 50,00 e estão à venda pelo site uhuu.com e pontos autorizados. O setor camarote já está esgotado. Mais informações no serviço abaixo.

A produção do evento e a Uhuu não recomendam e não se responsabilizam pela compra de tickets fora dos canais de venda oficiais, ou seja, não garantindo acesso ao espetáculo.

Até agora, o Jota Quest anunciou performance em 18 cidades. O show passará por pelo menos 12 capitais: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Florianópolis, Brasília e Goiânia.

As informações sobre venda de ingressos e valores, em cada cidade, também estão disponíveis em https:// www.jotaquest.com.br.

"Há 25 anos a gente vive esse lindo sonho acordados. O lance de ter uma banda e sair por aí tocando e cantando canções, em si, já seria muito incrível, mas a energia que a gente está recebendo da galera não tem explicação", comemora Flausino. "Por isso resolvemos estender a turnê e registrar um destes grandes shows. Será o maior presente de aniversário de nossas vidas, e desde já, agradecemos geral", completa o vocalista.

Para o repertório, Flausino, Marco Túlio, PJ, Buzelin e Paulinho, escolheram 25 grandes sucessos que seguem embalando a vida de boa parte dos brasileiros nessas últimas duas décadas e meia como Fácil, Dias Melhores, Na Moral, Amor Maior, Encontrar Alguém e Só Hoje, além de singles recentes como A Voz do Coração, Imprevisível e Te Ver Superar.

A direção musical do show está a cargo da própria banda em parceria com o músico e produtor paulistano Renato Galozzi. A direção geral do espetáculo é de Fábio de Lucena, a direção criativa da turnê é de Rafael Conde, roteiros de Eduardo Rios, produção audiovisual do Studio Curva, iluminação de Carlinhos Nogueira e cenários do renomado Zé Carratu.

Paralelamente à turnê, a banda se prepara para o lançamento de mais um álbum de inéditas, o 10º da carreira, também para o primeiro semestre de 2023, desta vez, com produção musical de Rick Bonadio.

Serviço Curitiba

Opus Entretenimento orgulhosamente apresenta Jota

Quest em "Jota25 - De Volta ao Novo"

Data: 19 de maio de 2023

Local: Live Curitiba

Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, CuritibaPR, 81070-190

Abertura dos portões: 20h

Classificação: 18 anos. Entrada de menores de 18 anos, somente acompanhado de responsável legal.

#Setores e Valores:

Pista Premium LOTE 02: a partir de R$ 99,00+ taxas

Bistro Nivel 3 LOTE 01: a partir de R$ 800,00+ taxas

Pista LOTE 02: a partir de R$ 54,00+ taxas

PCD LOTE 01: a partir de R$ 50,00+ taxas

# Ingresso Online: https://uhuu.com

Ponto de venda com taxa de serviço:

Bilheteria do Shopping Crystal

2º Piso do Shopping Crystal

Rua Comendador Araújo, nº. 731 o Quiosque no Piso L2

Batel o Curitiba o PR

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 20h e aos domingos e feriados das 14h às 20h Bilheteria da Live Curitiba

Rua Itajubá, nº. 143

Novo Mundo o Curitiba o PR

Horário de funcionamento: somente em dias de evento e 2h antes da abertura da casa.

Formas de Pagamento:

Internet : Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.

Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket, American e Banricompras. Parcelamento no cartão de crédito: até 3x sem juros, de 4x até 12x com juros

# Meia Entrada/Descontos (somente Pista e Pista

Premium):

50% de desconto para Idosos: Para pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação da Carteira de Identidade, expedida pelo órgão competente, no momento da compra do ingresso e na entrada do evento, conforme Estatuto do Idoso, lei 10.741/2003.

50% de desconto para Doador regular de sangue: Para doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.

50% de desconto para Professores: Para professores do ensino público e privado mediante a carteira de identificação no ato da compra e apresentada juntamente com a Carteira de Identidade na entrada do evento, conforme Lei Estadual 15.876/2008.

50% de desconto para Portadores de Câncer: Portador de câncer, com o devido comprovante, conforme a Lei 18445 de 05/02/2015.

50% de desconto para Estudantes: Direito a meiaentrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

50% de desconto Pessoas com Deficiência: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

50% de desconto Jovens de 15 a 29 anos baixa renda comprovadamente: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.

# Outros descontos (somente Pista e Pista Premium):

55% de desconto para Sócios Clube Opus. Limitado a 02 ingressos por sócio. Válido para compras na Uhuu através do CPF. Maiores informações Clube Opus - O programa de vantagens da Opus Entretenimento.

50% de desconto para clientes associados (Sócio Torcedor) aos clubes de futebol de abrangência nacional, mediante comprovação através de carteirinha de sócio no dia do evento.

40% Ingresso Solidário mediante a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do evento.

Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso adquirido, caso contrário, o acesso não será autorizado.

RAFAEL PORTUGAL APRESENTA SHOW ‘EU COMIGO MESMO’ EM CURITIBA

Espetáculo será realizado dia 20 de maio, no palco da Live Curitiba. Os ingressos estão à venda em Uhuu.com, a partir de R$ 50.

Rafael Portugal se apresenta na capital paranaense, dia 20 de maio, sábado, no palco da Live Curitiba (Rua Itajubá, 143). Os ingressos estão à venda em Uhuu e custam a partir de R$ 50, os preços variam de acordo com a modalidade e setor escolhido. O mapa do evento, assim como demais informações sobre os setores estão disponíveis no site Uhuu.com.

Se você acha que já riu de tudo, vai se surpreender com Rafael Portugal. O ator da Culpa é do Cabral no Comedy Central, Porta dos Fundos e Ex Apresentador do quadro de humor do Big Brother Brasil, CAT BBB apresenta no seu espetáculo inédito ‘Eu comigo mesmo’, a rapidez do stand up aliada à criatividade na composição de um personagem inusitado em um show de humor e comédia no ritmo certo que vai entreter, contagiar e fazer o público se divertir.

Rafael conta um pouco das histórias mais engraçadas que aconteceram em sua vida, como por exemplo quando ele se alistou no exército e não tinha nenhuma noção do que iria acontecer lá dentro; de quando era adolescente e passava o dia na casa de praia. E como morador da zona oeste do Rio de Janeiro não podiam faltar as histórias que aconteciam dentro do trem. Essas e outras histórias contadas com muita irreverência e descontração farão o público se identificar e morrer de rir.

RAFAEL PORTUGAL

O ator Rafael Portugal possui uma conceituada carreira no teatro, TV e internet. Eleito pelo Prêmio F5 promovido pelo site de entretenimento da Folha o melhor humorista do ano 2020, e pelo Risadaria, um dos maiores festivais de Humor do mundo, como o Melhor Ator de Comédia de 2017. Na TV, Faz parte do time de humoristas que compõe o programa A Culpa é do Cabral, no canal Comedy Central, e recentemente liderou o CAT; quadro humorístico de grande sucesso do Big Brother Brasil na TV Globo e apresentou o prêmio MTV MIAW 2021, criou o canal IXI, com mais de 1 milhão de inscritos e mais de 30 milhões de visualizações, Foi integrante do canal Parafernalha, no youtube e atualmente é integrante do Porta dos Fundos, o maior canal de humor, e eleito o canal mais influente do mundo em 2016,

com mais de 17 milhões de inscritos, contabilizando mais de 6 bilhões de visualizações. Em junho de 2016, estreou no cinema com o filme ‘Contrato Vitalício’, do Porta dos Fundos e dublou o filme Festa da Salsicha, em 2019 esteve presente no filme “Chorar de Rir”, com Leandro Hassum e grande elenco. Além de protagonizar a série do “Porta dos Fundos” chamada “Borges Importadora” e ‘’Homens’’ e em 2022 estreou seu primeiro filme como protagonista juntamente com Cacau Protásio chamado ‘’Juntos e Enrolados’’.

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO

Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.

Serviço

Rafael Portugal apresenta ‘Eu comigo mesmo’

Data: 20 de maio – Sábado

Horário: Abertura às 19h/ Início às 21h

Local: Live Curitiba

Endereço: Rua Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba/PR

Classificação: 18 anos

Realização: Opus Entretenimento

Ingressos: https://uhuu.com/evento/pr/curitiba/eu-comigomesmo-com-rafael-portugal-11389

10 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

PADRE FÁBIO DE MELO

VOLTA A CURITIBA COM SHOW ESPECIAL NO DIA DAS MÃES

A apresentação será realizada no Teatro Positivo, dia 14 de maio, às 19h. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 80 em Disk Ingressos

O Padre Fábio de Melo se apresenta em Curitiba com show especial no Dia das Mães – 14 de maio, a partir das 19h, no palco do Teatro Positivo. Com o projeto “Este sou eu”, em que a palavra se mistura à canção, ele reúne clássicos e composições autorais que se tornaram sucessos ao longo de 25 anos de carreira musical. Os ingressos para o espetáculo estão à venda em Disk Ingressos com preços a partir de R$ 80.

Programação perfeita para uma data tão especial – o show do Padre Fábio de Melo produzido pela RA Eventos – é um verdadeiro espetáculo que traz mensagens de amor, fé, esperança, amizade e paz.

A apresentação conta com uma banda completa, com o tecladista Rafael Maia na direção musical, Magoo na guitarra e violão, Daniel Ferrer no baixo, além de Romulo Santiago no trombone, o baterista Roberto Marçal, o trompetista Ricardo Abreu, e o saxofonista e flautista Thiago Rocha.

No repertório, Padre Fábio de Melo apresenta canções como “Nas Asas do senhor”, “Onde Deus Possa me ouvir”, “Trem Bala”, “Deus cuida de mim”, “Tudo é do pai”, “Era uma vez” e “Este sou eu” que vão encantar e emocionar este reencontro do artista com o público curitibano.

Os ingressos para apresentação estão disponíveis em Disk Ingressos e os preços variam de R$ 80 a R$ 540 + taxas, de acordo com o setor e modalidade escolhida: Plateia A – Setor Verde – R$ 270 (meia-entrada) e R$ 540 (inteira); Plateia B – Setor Rosa – R$ 220 (meiaentrada) e R$ 440 (inteira); Plateia C – Setor Azul Claro – R$ 180 (meia-entrada) e R$ 360 (inteira); Plateia D – Setor Amarelo – R$ 150 (meia-entrada) e R$ 300 (inteira); Plateia E – Setor Roxo – R$ 110 (meia-entrada) e R$ 220 (inteira); Plateia F – Setor Azul – R$ 80 (meiaentrada) e R$ 160 (inteira). Consulte outros descontos disponíveis no site. É possível adquirir as entradas online, em Disk Ingressos ou presencialmente nos pontos de venda credenciados.

Ao todo, Pe. Fábio de Melo já vendeu mais de 3 milhões de cópias de CDs , além de 3,5 milhões de livros. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.

Serviço:

Padre Fábio de Melo

Data: 14 de maio – domingo

Local: Teatro Positivo

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Grande Auditório

Classificação: Livre

Vendas: Disk Ingressos (https:// www.diskingressos.com.br/evento/4750/14-052023/pr/curitiba/padre-fabio -de-melo -especial-dia-dasmaes)

Realização: RA Eventos

Mais informações: instagram.com/eusouraeventos/ e facebook.com/eusouraproducoes

DEEP PURPLE

Quando: 23/04/2023 - Local: Live Curitiba

Zé Felipe volta a Curitiba com show em palco 360º

Cantor apresenta seus maiores hits na Live Curitiba em abril

JOSS STONE

Quando: 24/04/2023 - Local: Teatro Positivo

JOHNNY HOOKER

Quando: 27/04/2023 - Local: Teatro UP Experience

TARDEZINHA – THIAGUINHO

Quando: 29/04/2023 - Local: Pedreira Paulo Leminski

- BRUCE DICKINSONTHE MUSIC OF JON LORD AND DEEP PURPLE

Quando: 19/04/2023 - Local: Teatro Positivo

HELLOWEEN

Quando: 20/04/2023 - Local: Live Curitiba

O cantor Zé Felipe volta à capital paranaense com show em palco 360º, no sábado, dia 22 de abril. Após o sucesso do artista no último evento neste formato, ele retorna ao palco da Live Curitiba (Rua Itajubá, 143) para mais uma apresentação com essa configuração singular que proporciona mais proximidade com os fãs. Os ingressos estão à venda em Uhuu.com.

O pai de Zé Felipe, o cantor Leonardo, o levou para a estrada e foi onde ele decidiu que queria seguir carreira. No palco do Domingão do Faustão em setembro de 2014, Zé Felipe se lançou musicalmente para o Brasil. Inicialmente, a ideia era gravar um EP, mas, quando se deu conta, já tinha 13 músicas prontas. A escolha do repertório foi “no arrepio”, segundo ele: “Escutou, arrepiou, entra!”. Além de estarmos diante de um cantor que, mesmo tão jovem, já tem noção de que mulher merece respeito até na música, Zé Felipe é também um estudioso dos ritmos e incentivador da mistura de estilos, sem deixar sua maior influência de lado, é claro.

Em junho de 2016 foi lançado o CD “Proibido é Mais Gostoso”. O álbum apresenta 14 faixas escolhidas pelo artista, incluindo os hits “Deixa Que Ela Decide” com participação da dupla Pedro Paulo e Alex, e “Não Me Toca” com a participação da cantora Ludmilla. As músicas desse disco mostram um lado mais maduro do jovem sertanejo.

Ainda em 2016 o sertanejo lançou os clipes “Maquiagem Borrada”, “Curtição”, teve a oportunidade de gravar “Tan Fácil” com o grupo latino CNCO e ganhou premiações como Capricho Awards e Meus Prêmios Nick.

No ano de 2017, Zé Felipe lançou o single “O Errado Sou Eu” e em abril gravou seu primeiro DVD, intitulado “Na Mesma Estrada”. Em seu primeiro trabalho em vídeo, Zé Felipe contou com participações de Pedro Paulo e Alex, MC Menor e seu pai, o cantor Leonardo.

No ano de 2018 foi marcado por muitas parcerias, inclusive uma participação no remix da música “Subeme La Rádio” de Henrique Iglesias, uma realização pessoal e profissional para Zé Felipe.

Em maio de 2019 Zé Felipe gravou um novo DVD em Goiânia, com participação de Maiara e Maraisa, Gusttavo Lima e seu pai, Leonardo. A música escolhida para apresentar o projeto foi Tiro Certo, com a participação de Gusttavo Lima, que já conta com milhões de visualizações no YouTube e destaques nas plataformas de streaming. Atualmente o cantor segue realizando shows por todo Brasil, e colhendo os frutos do seu último projeto lançado.

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

Através do Clube Opus, um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil, você obtém benefícios que irão expandir sua experiência. Recheado de vantagens, o sócio pode obter desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais e muito mais! Seja um sócio e aproveite os benefícios para o show de Zé Felipe. Saiba mais em clubeopus.com

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO

Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais. Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO

Zé Felipe

Data: 22 de abril de 2023 (sábado)

Local: Live Curitiba

Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, Curitiba - PR, 81050-040

Hora: Abertura da casa às 21h

Classificação: 18 anos Vendas: https://uhuu.com/evento/pr/curitiba/ze-felipe-11429

11 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL s
Créditos: Edu Defferrari
12 | Terça-feira, 18 de Abril de 2023 | Edição 5690 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.