17012026

Page 1


R$ 67,7 milhões: governador anuncia a construção do Hospital Regional de Matinhos

adulta, maternidade, centro cirúrgico e exames de imagem. Foto:

Cadastro aberto para empresas participarem do 1º Feirão de Empregos de São José em 2026

Já está aberto o cadastro para empresas interessadas em participar do 1º Feirão de Empregos de São José dos Pinhais em 2026. A ação, realizada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), será no dia 28 de janeiro, das 9h às 15h, na Agência do Trabalhador (Avenida Rui Barbosa, nº 9.244, Centro). O cadastro das empresas pode ser feito até o dia 26.

De acordo com a Setrab, somente em 2025, os 29 feirões de emprego realizados no município resultaram em 9.298 encaminhamentos de cidadãos para vagas de trabalho, reforçando a importância das ações para a geração de emprego e renda. Para participar do feirão e se candidatar às vagas disponíveis, os trabalhadores devem comparecer ao local portando carteira de trabalho (física ou digital), comprovante de endereço e currículo atualizado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3134-0024.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, anunciaram nesta quinta-feira (15), em Matinhos, a construção do Hospital Regional Maria José Piana. A obra integra o programa Paraná Competitivo e contará com investimento de R$ 67,7 milhões do Governo do Estado. O cronograma do projeto prevê que o processo licitatório e a conclusão das obras ocorram em até 24 meses.

Com área total de quase 7,2 mil metros quadrados, o novo hospital será referência regional para os municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, atendendo cerca de 120 mil moradores, além do expressivo aumento populacional sazonal gerado pelo turismo, especialmente no período de verão. A unidade foi planejada para acompanhar o crescimento demográfico e econômico do Litoral do Paraná, ampliando de forma estruturada e permanente a capacidade de atendimento hospitalar da região. Para o governador, o investimento representa o reconhecimento de uma demanda histórica da população do Litoral. “Estamos iniciando a construção de um hospital moderno, com estrutura completa para acompanhar o crescimento acelerado da região. Ele vai atender quem mora aqui, deixando a saúde mais perto das pessoas, e ao mesmo tempo reforçar o atendimento aos turistas, porque o Litoral deixou de ser um destino apenas de verão e passou a receber visitantes ao longo de todo o ano”, afirmou. O Hospital Regional Maria José Piana contará com 90 leitos, incluindo UTI adulta, enfermarias adulto e pediátrica, maternidade, centro cirúrgico para a realização de cirurgias eletivas e estrutura completa para exames de imagem, como raio-X, ultrassom e tomografia.

15º Festival da Canção de Pinhais abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Entre 19 de janeiro a 22 de fevereiro estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva do 15º Festival da Canção de Pinhais, o Fecapi. Artistas de todo o Brasil podem participar do evento, marcado para os dias 27 e 28 de março, no Parque das Águas. O Fecapi é uma iniciativa da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). As inscrições serão feitas de forma on-line, abertas a todos os estilos e gêneros musicais. A Mostra Competitiva será dividida em duas categorias: rock (incluindo pop rock, metal e suas vertentes); e mista (estilos MPB, sertanejo, samba, e outros). A disputa é exclusiva para músicas inéditas – isto é, não serão aceitas canções já premiadas em eventos com concorrência ou comercializadas com intuito de lucro.

Show Rural

O Show Rural Coopavel chega à 38a edição, de 9 a 13 de fevereiro, com os maiores estandes já montados no parque. Jacto lidera em área construída (3,6 mil m2), seguida por John Deere, Stara e Kuhn. Na metragem total de lote, Jacto, John Deere, Kuhn e Stara concentram os maiores espaços. Áreas técnicas também crescem, com destaque para Bayer, Corteva e Syngenta, reforçando o peso tecnológico do evento.

Página 2

Hospital Regional Maria José Piana terá 90 leitos, UTI
Geraldo Bubniak/AEN
Um concerto na noite dessa quinta-feira (15/1), na Capela Santa Maria, marcou a entrega do Prêmio de Música Margarita Pericás Sansone a estudantes da 43ª edição da Oficina de Música de Curitiba e a musicistas de carreiras consolidadas. A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel e do ex-prefeito Rafael Greca, patrono da premiação. “Tive o privilégio de conviver com Dona Margarita por quase oito anos, praticamente todos os dias. Pude conhecer de perto o carinho profundo que ela dedicava a Curitiba, às pessoas, à gestão pública e, sobretudo, à cultura. Hoje, vivemos um momento histórico”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
Página 4

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, o diretor-presidente do Detran, Santin Roveda, e demais autoridades, lança a campanha educativa de trânsito A Moto Mais Mortal do Mundo

Show Rural O Show Rural Coopavel chega à 38ª edição, de 9 a 13 de fevereiro, com os maiores estandes já montados no parque. Jacto lidera em área construída (3,6 mil m²), seguida por John Deere, Stara e Kuhn. Na metragem total de lote, Jacto, John Deere, Kuhn e Stara concentram os maiores espaços. Áreas técnicas também crescem, com destaque para Bayer, Corteva e Syngenta, reforçando o peso tecnológico do evento.

Ônibus elétricos

O senador Oriovisto Guimarães é autor do PL 1376/2024, em tramitação no Senado. A proposta incentiva a adoção de ônibus elétricos no transporte público. O objetivo é reduzir a emissão de poluentes e ampliar a mobilidade sustentável. A iniciativa reforça a agenda ambiental e de inovação no setor de transportes.

Radar presidencial

O governador do Paraná afirmou ter interesse em disputar a Presidência e colocou seu nome à disposição em conversas com a cúpula do partido. O presidente da sigla sinaliza candidatura própria caso mantenha a pré-candidatura. A direção do PSD ainda não decidiu o nome e mantém no páreo o governador gaúcho. Nesta quinta-feira (15), Kassab publicou em suas redes sociais um vídeo no qual Ratinho fala sobre a possibilidade de ser candidato à Presidência da República e diz que aceitaria caso seu nome fosse escolhido pelo partido.

Impasse

A menos de três meses do prazo legal, o PSD ainda não definiu o candidato à sucessão de Ratinho Junior. Os principais cotados são Guto Silva e Alexandre Curi, ambos pré-candidatos. Levantamento mostra alto potencial de transferência de votos de Ratinho. Guto Silva e Alexandre Curi se anteciparam a outros nomes do partido. A definição do candidato governista segue condicionada ao aval político do governador. Reta final

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, lançou na quinta-feira (15/1) a campanha educativa sobre segurança no trânsito intitulada A moto mais mortal do mundo. Uma moto foi construída com peças e pedaços de outras 12 motos envolvidas em acidentes com vítimas fatais na cidade. O veículo é o ponto de partida da campanha, que apresenta as histórias por trás de cada perda e reforça a importância da segurança e da prudência no trânsito.

“É uma campanha importante de conscientização para quem usa a moto para o seu ganha-pão, para o lazer ou para se deslocar para o trabalho. É voltada para todos os motoristas. Nós queremos impactar e mostrar que os acidentes com moto causam traumas graves, invalidez, mortes. Queremos conscientizar sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Essa moto é formada por 12 partes de outras motos envolvidas em acidentes fatais. Cada parte conta a história de alguém que perdeu a vida e guarda a saudade da família”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

A auxiliar de produção Gleicy Kelli Fernandes Torres perdeu o pai, Esmael Torres, de 51 anos, num acidente de moto em julho do ano passado. Esmael morreu na hora depois de bater num carro que fez uma conversão proibida. Ele caiu da moto e foi atropelado por outro veículo que fugiu sem prestar socorro. O capacete dele foi encontrado a dois quilômetros do local do acidente. “Essa campanha vai prevenir muitas mortes que trazem dor para as famílias. A conscientização dos motoristas é muito importante para que casos como esse que mostram a irresponsabilidade dos motoristas aconteçam, e vai evitar que outras famílias passem por essa dor”, declara, emocionada, Gleicy.

A campanha busca conscientizar sobre os riscos nas ruas, estimular comportamentos seguros e reforçar a importância da prevenção para a redução de feridos e mortes, especialmente entre motociclistas — um dos grupos mais vulneráveis no trânsito.

“As ações da campanha serão permanentes e nós temos 12 famílias que perderam seus entes queridos com a gente nessa campanha, e queremos que todas as famílias de motociclistas estejam conosco nessas ações

de conscientização para um trânsito mais seguro em Curitiba. A moto é nosso modal mais crítico em acidentes e fatalidades, registramos uma morte de motociclista a cada 5 dias em Curitiba. Vamos trabalhar todos juntos para que nenhuma morte aconteça mais na cidade”, enfatizou o novo superintendente de Trânsito de Curitiba, Gustavo Garrett.

A campanha prevê também a distribuição de mais de 3 mil antenas cortapipas para garantir a segurança dos motociclistas. A primeira antena foi instalada na moto do funcionário público João Alfredo Carcereri. Números de acidentes

As informações do Comitê de Dados do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelas secretarias de Defesa Social e Trânsito e da Saúde, indicam que 66 motociclistas morreram em acidentes de trânsito em 2024. Em 2025, foram 91 motociclistas, um aumento de aproximadamente 38% em relação ao ano anterior (os dados ainda são preliminares e estão em processo de validação nas reuniões do PVT).

Com base nos registros do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombei-

ros, em 2024 Curitiba registrou 5.597 vítimas em acidentes com motocicletas: 2.221 tiveram ferimentos leves, 3.116 sofreram ferimentos graves sem risco à vida e 234 apresentaram ferimentos graves com risco à vida. Em 2025, com dados consolidados até 18 de dezembro, foram 5.274 vítimas. Apesar da redução no número de vítimas, houve aumento na gravidade dos casos, com os ferimentos graves com risco à vida passando de 234 para 266.

“Em Curitiba são registrados em média 19 acidentes envolvendo motociclistas por dia, e isso traz impacto direto no sistema de saúde, com longos tratamentos de saúde, em alguns casos gerando invalidez para o motociclista que não vai mais desempenhar sua função. Os acidentes com motos geram uma preocupação maior, representam risco maior, por isso a importância dessa campanha para trazer uma reflexão que um deve cuidar do outro no trânsito”, destacou o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.

Exposição itinerante

A campanha educativa A moto mais mortal do mundo conta com uma exposição itinerante que traz a moto real montada e os painéis que contam a história de 12 famílias que perderam seus entes queridos em acidentes com motos, que vai percorrer as dez ruas da cidadania e outros locais do município nos próximos meses. A exposição fica no hall de entrada da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, até o dia 24 de janeiro. No domingo (18/1) as ações da campanha serão realizadas no evento Domingo no Centro, na Rua XV de Novembro, perto da Praça Osório.

Presenças Participaram do evento de lançamento da campanha os secretários de Comunicação, Marc Souza, e de Urbanismo, Almir Bonatto; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Fernando César Oliveira; o superintendente da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; a diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio; o Major Silvio Bélico Junior, Subcomandante do BPTran e os vereadores Beto Moraes, Fernando Klinger e Delegada Tathiana Guzella.

A Ponte de Guaratuba encerrou 2025 com 88% de execução e previsão de entrega em abril. As obras de infraestrutura foram concluídas, com avanço no trecho estaiado. O empreendimento deve se tornar novo cartão-postal do Litoral. A estrutura substitui o ferry boat e melhora a ligação regional. Segundo o secretário Sandro Alex, “os trabalhos se estenderam ao longo de todo o fim do ano”. Ele afirmou que a obra segue em ritmo acelerado, com vários turnos. Restam etapas finais de encaixes e conclusão do trecho estaiado.

Resultado do Enem

O Ministério da Educação e o Inep divulgaram o resultado do Enem 2025, que mobilizou mais de 195 mil estudantes no Paraná. Cerca de 72 mil participantes são concluintes da rede estadual de ensino. A Seed-PR destacou o uso de recursos digitais, como a plataforma Redação Paraná e o Enem Paraná. Segundo o secretário Roni Miranda, a preparação contou com apoio pedagógico contínuo aos estudantes. Frente fria

Uma frente fria avança pelo Paraná a partir de domingo (18) e provoca temporais e queda nas temperaturas em todas as regiões. Antes da mudança, o calor segue intenso, com máximas de até 35 °C no Oeste e Noroeste. Neste sábado (17) e domingo (18), aumentam as chances de temporais com rajadas de vento e risco pontual de granizo. A Defesa Civil aponta risco moderado a alto para enxurradas, destelhamentos e queda de galhos.

Hospital regional O Governo do Paraná anunciou a construção do Hospital Regional Maria José Piana, em Matinhos, com investimento de R$ 67,7 milhões. Segundo o secretário da Saúde Beto Preto, “o projeto está pronto, com convênio formalizado, orçamento definido e cronograma estabelecido”. A unidade terá 90 leitos e será referência para Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. A obra integra a estratégia de regionalização da saúde no Estado.

Safra recorde no Paraná

O Boletim Conjuntural do Deral, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, aponta cenário positivo para a soja no Paraná. Cerca de 90% das lavouras estão em boas condições, índice superior ao das últimas oito safras. A produção pode chegar a 22 milhões de toneladas, próxima ao recorde de 2022/2023. Apesar do bom desempenho no campo, os preços seguem pressionados por fatores cambiais e externos.

Produção de grãos

Dados do IBGE mostram que o Paraná respondeu por 13,5% da produção nacional de grãos em 2025. O Estado alcançou safra recorde de 46,8 milhões de toneladas, a maior da série histórica. Para 2026, a projeção indica novo avanço, com crescimento estimado de 1,5% na produção. O Paraná mantém destaque em soja, milho e feijão, consolidando protagonismo no agronegócio.

Acordo Mercosul–UE

Após um 2025 recorde, o Brasil inicia 2026 com a assinatura do acordo, aprovado pelo conselho europeu, o maior entre blocos comerciais. O pacto aproxima economias que somam cerca de US$ 22 trilhões em PIB e reforça interesses do Mercosul após ajustes negociados. Em 2025, as exportações brasileiras cresceram 3,5% e alcançaram US$ 348,7 bilhões, com alta de 5,7% em volume, acima da média global prevista pela . As vendas chegaram a US$ 100 bilhões, consolidando o país como principal destino das exportações do Brasil. Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com

CURITIBA / PR - EDITAL

LTDA CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio Palladion Centro Cívico

Fotos: Pedro Ribas/SECOM

BRDE alcança 383 municípios no Paraná e opera crédito em 96% do Estado

O número traduz a atuação do banco no Estado, levando financiamento de longo prazo a cidades de diferentes portes, em áreas como agroindústria, infraestrutura, energia, inovação e serviços públicos, e a regiões onde o acesso a crédito estruturado costuma ser decisivo para viabilizar investimentos e destravar projetos.

Com operações de crédito em 383 dos 399 municípios paranaenses, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) encerrou 2025 com presença em 96% do território do Paraná. O número traduz a atuação do banco no Estado, levando financiamento de longo prazo a cidades de diferentes portes, em áreas como agroindústria, infraestrutura, energia, inovação e serviços públicos, e a regiões onde o acesso a crédito estruturado costuma ser decisivo para viabilizar investimentos e destravar projetos.

No ano passado, a atuação no Estado somou R$ 2,244 bilhões em novas contratações, em 5.707 operações, resultado 8,4% superior ao registrado em 2024. O desempenho no Paraná também se destacou no contexto regional: o total contratado pelo BRDE nos estados em que atua chegou a cerca de R$ 5,68 bilhões em 2025, com o Paraná respondendo por quase 40% desse volume.

“O Paraná tem vocação para produzir e inovar, e isso demanda financiamento que acompanhe o tempo do investimento. As operações do BRDE em tantos locais indicam que empreendedores e gestores públicos encontraram uma porta aberta para projetos consistentes, com análise técnica e previsibilidade de longo prazo”, diz o superintendente do BRDE no Paraná, Paulo Starke. Os dados consolidados reforçam a dimensão regional da capilaridade do banco. Ao fim de 2025, o BRDE mantinha operações em mais de 95% dos municípios de toda a Região Sul. Somados, os três estados registram 1.136 municípios com operações do banco, evidenciando a presença da instituição também em cidades pequenas, cujas iniciativas locais — de expansão industrial e inovação a projetos de infraestrutura, energia e agroindústria — dependem de financiamento planejado e acompanhamento técnico.

Além da Região Sul, o BRDE também encerrou o ano com contratos de crédito ativos em 70 dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul (88%), estado do Centro-Oeste onde mantém atuação. A maior cobertura proporcional foi registrada em Santa Catarina, com atendimento em 293 dos 295 municípios (mais de 99% do total). Já no Rio Grande do Sul, o banco opera em 460 dos 497 municípios (92,5%). O desenho da atuação permite adaptar instrumentos de crédito e apoio técnico a realidades econômicas distintas — do campo à cidade, de cadeias tradicionais a novos setores, de necessidades empresariais a demandas do setor público. “Capilaridade é uma forma de espelhar a capacidade de levar financiamento onde ele se faz necessário. Ao operar em praticamente todo o território dos estados onde atua, o BRDE converte diretrizes de fomento em investimento produtivo e infraestrutura”, afirma o diretor-presidente do BRDE, Renê Garcia Júnior.

ATUAÇÃO

O BRDE estrutura sua atuação a partir de políticas públicas de fomento voltadas ao desenvolvimento regional de longo prazo, com foco em inclusão produtiva, sustentabilidade e fortalecimento das economias locais.

Na área rural, o banco opera programas que ampliam o acesso ao crédito para produtores e cooperativas, apoiando a modernização do campo, a segurança hídrica, a irrigação, a agroindustrialização e a transição para fontes de energia limpa. No ambiente urbano e empresarial, o BRDE atua no financiamento de pequenas, médias e grandes empresas, com políticas voltadas à inovação, à competitividade industrial, ao turismo e à economia criativa. Essas ações buscam estimular investimentos que gerem emprego, diversifiquem a base produtiva e fortaleçam cadeias estratégicas dos estados do Sul.

“Tão relevante quanto a capilaridade é o portfólio de produtos do banco, com uma gama de produtos que nos permite atender empresas de todos os portes, em qualquer atividade econômica, e responder às diversas demandas dos municípios com potencial de financiamento”, afirma o Diretor Administrativo do BRDE, Heraldo Neves.

A sustentabilidade está presente no apoio a projetos de energias renováveis, saneamento básico, gestão ambiental e adaptação às mudanças climáticas. O BRDE também incorpora critérios sociais e ambientais na análise dos financiamentos, alinhando desenvolvimento econômico à responsabilidade territorial. Além do crédito, o banco também atua na formulação e na implementação de políticas públicas regionais em parceria com governos estaduais, prefeituras e outras instituições de fomento, especialmente na estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Nesse campo, o BRDE apoia o poder público desde a fase de modelagem, ajudando a organizar estudos, matriz de riscos, garantias e a atratividade econômica dos projetos, até a etapa de contratação e viabilização financeira dos investimentos. Programas de planejamento estratégico, como a Visão Regional 2040, e o apoio a projetos sociais via leis de incentivo fiscal reforçam o compromisso do BRDE com um desenvolvimento equilibrado, integrado e orientado para o futuro. 65 ANOS DE DESENVOLVIMENTO Em 2026, o BRDE completa 65 anos de atuação. Ao longo de seis décadas e meia, acompanhou as mudanças no perfil produtivo da Região Sul, apoiou ciclos de industrialização, a modernização do agronegócio e a expansão da infraestrutura, direcionando sua atuação, mais recentemente, à inovação, à sustentabilidade e à inclusão social como eixos estratégicos, sem perder de vista o compromisso com um desenvolvimento regional equilibrado e duradouro. Para conhecer as linhas e acessar os detalhes das possibilidades, basta visitar o site do BRDE ou procurar as agências da instituição.

o

R$ 67,7 milhões: governador anuncia a construção do Hospital Regional de Matinhos

Hospital Regional Maria José Piana terá 90 leitos, UTI adulta, maternidade, centro cirúrgico e exames de imagem. Licitação e conclusão das obras estão previstas em até 24 meses. Previsão de conclusão é em 24 meses

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, anunciaram na quinta-feira (15), em Matinhos, a construção do Hospital Regional Maria José Piana. A obra integra o programa Paraná Competitivo e contará com investimento de R$ 67,7 milhões do Governo do Estado. O cronograma do projeto prevê que o processo licitatório e a conclusão das obras ocorram em até 24 meses.

Com área total de quase 7,2 mil metros quadrados, o novo hospital será referência regional para os municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, atendendo cerca de 120 mil moradores, além do expressivo aumento populacional sazonal gerado pelo turismo, especialmente no período de verão. A unidade foi planejada para acompanhar o crescimento demográfico e econômico do Litoral do Paraná, ampliando de forma estruturada e permanente a capacidade de atendimento hospitalar da região.

Para o governador, o investimento representa o reconhecimento de uma demanda histórica da população do Litoral. “Estamos iniciando a construção de um hospital moderno, com estrutura completa para acompanhar o crescimento acelerado da região. Ele vai atender quem mora aqui, deixando a saúde mais perto das pessoas, e ao mesmo tempo reforçar o atendimento aos turistas, porque o Litoral deixou de ser um destino apenas de verão e passou a receber visitantes ao longo de todo o ano”, afirmou.

O Hospital Regional Maria José Piana contará com 90 leitos, incluindo UTI adulta, enfermarias adulto e pediátrica, maternidade, centro cirúrgico para a realização de cirurgias eletivas e estrutura completa para exames de imagem, como raio-X, ultrassom e tomografia. O conjunto de serviços permitirá ampliar a resolutividade dos atendimentos, reduzir filas de espera e garantir diagnósticos mais rápidos e precisos.

A elaboração do projeto construtivo recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e foi custeada pela Volkswagen, como contrapartida dos incentivos recebidos dentro do programa Paraná Competitivo.

“Esse hospital é parte de uma estratégia que estamos implantando em todo o Estado para regionalizar a saúde e acabar com o deslocamento de pacientes por longas distâncias, com atendimento médico mais próximo, humano e eficiente, garantindo que o crescimento dos municípios litorâneos venha acompanhado de serviços públicos à altura”, acrescentou Ratinho Junior.

DEMANDA HISTÓRICA

A construção do hospital responde a uma demanda estratégica e urgente do Litoral do Paraná. Em 2024, a rede local registrou quase 200 mil consultas médicas, número mais de 230% acima do previsto, além de elevada demanda por atendimentos de urgência, exames, remoções pelo Samu e encaminhamentos para

outras regiões do Estado. A inexistência de cirurgias eletivas, exames de média complexidade e leitos especializados no Litoral obriga pacientes a se deslocarem para Curitiba e outros municípios, gerando filas, atrasos e riscos assistenciais.

é apenas o primeiro de uma série de sete hospitais que o Governo do Estado vai lançar em 2026, dentro de um planejamento estruturado para ampliar e qualificar a rede pública de saúde no Paraná.

“O projeto do Hospital Maria José Piana está pronto, o convênio já foi formalizado com a prefeitura e a unidade está totalmente preparada para entrar em licitação, com orçamento definido e cronograma estabelecido. É um passo concreto que tira o hospital do papel e coloca a obra no caminho da execução”, comentou.

Além de ampliar o acesso hospitalar, o Hospital Regional Maria José Piana fortalecerá a Rede de Atenção à Saúde, integrando-se à Atenção Primária, às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Samu. A estrutura também ampliará a capacidade de resposta a emergências típicas da região litorânea, como afogamentos, acidentes de trânsito, possíveis surtos epidemiológicos e eventos climáticos extremos.

“Além da nova unidade em Matinhos, estamos fortalecendo toda a rede hospitalar do Litoral de forma integrada. O Hospital Regional de Paranaguá terá reforço na maternidade, ampliação de leitos de UTI e serviços de média complexidade, enquanto Pontal do Paraná e Guaratuba também receberão novos investimentos em saúde”, acrescentou Beto Preto.

“Essa visão regional garante que os municípios atuem de forma complementar, ampliando a capacidade de atendimento, reduzindo gargalos e oferecendo mais resolutividade para a população”, concluiu o secretário da Saúde.

Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, o futuro hospital já é uma obra histórica para a cidade, elevando a qualidade do atendimento à saúde em toda a região. “Essa é uma obra que se soma a um conjunto de investimentos importantes do Governo do Estado no Litoral, como obras de infraestrutura urbana, mobilidade e segurança pública, que estão mudando a realidade da cidade. Hoje, Matinhos vive um novo momento, com mais qualidade de vida para a população e melhores condições para quem mora, trabalha e visita o nosso litoral”, disse.

HOMENAGEM

O nome do futuro hospital é uma homenagem a Maria José Piana, esposa do atual vice-governador Darci Piana, que faleceu em junho de 2024. A escolha reconhece a trajetória pessoal e o vínculo histórico da família Piana com o Litoral do Paraná. Darci Piana é cidadão honorário de Matinhos e presidente do Sistema Fecomércio, entidade que mantém atuação permanente de apoio aos comerciantes e trabalhadores do Litoral, e administra o Hotel Sesc Caiobá, uma das principais estruturas de turismo social do Estado. Maria José Piana nasceu em Curitiba, em 1946, viveu a infância em Paranaguá e construiu uma relação duradoura com o Litoral do Paraná, especialmente com Matinhos, onde passou longas temporadas com a família. Casada por quase seis décadas com o vice-governador Darci Piana, era reconhecida pela discrição, firmeza de princípios e dedicação à família, mantendo forte vínculo afetivo com a região.

Ela faleceu em junho de 2024, aos 77 anos, e tem sua trajetória lembrada como símbolo de compromisso, equilíbrio e presença silenciosa na vida pública e familiar.

PRESENÇAS

Também acompanharam o evento a primeira-dama Luciana Saito Massa; os secretários estaduais Hélio Wirbiski (Esporte), Leonaldo Paranhos (Turismo), Luciana Casagrande Pereira (Cultura), Hudson Leôncio Teixeira (Segurança Pública), Guto Silva (Cidades); Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); os presidentes do DetranPR, Santin Roveda, e do IAT, Éverton Souza; o chefe da Casa Militar, Marcos Tordoro; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Antônio Hiller; o presidente da Assembleia Letislativa do Paraná, Alexandre Curi; o líder do Governo na Alep, Hussein Bakri; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Luiz Cláudio Romanelli, Cantora Mara Lima, Denian Couto, Anibelli Neto, Alisson Wandscheer; e o subchefe da Casa Civil, Lucio Mauro Tasso.

15.º Festival da Canção de Pinhais abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Mostra Competitiva aceita inscrições até 22 de fevereiro; para a Mostra+, que promove a inclusão social, inscrições estarão disponíveis entre 9 de fevereiro e 1.º de março

Entre 19 de janeiro a 22 de fevereiro estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva do 15.º Festival da Canção de Pinhais, o Fecapi. Artistas de todo o Brasil podem participar do evento, marcado para os dias 27 e 28 de março, no Parque das Águas. O Fecapi é uma iniciativa da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). As inscrições serão feitas de forma on-line, abertas a todos os estilos e gêneros musicais. A Mostra Competitiva será dividida em duas categorias: rock (incluindo pop rock, metal e suas vertentes); e mista (estilos MPB, sertanejo, samba, e outros). A disputa é exclusiva para músicas inéditas – isto é, não serão aceitas canções já premiadas em eventos com concorrência ou comercializadas com intuito de lucro.

Entre os artistas selecionados para a Mostra Competitiva, há duas vagas que serão obrigatoriamente destinadas a inscrições de moradores de Pinhais. Os detalhes do regulamento e o formulário de inscrições estão disponíveis no site do 15.º Fecapi. O resultado da seleção será divulgado até 10 de março.

O Fecapi terá ainda a Mostra+, de caráter não competitivo, para promover a inclusão social de crianças e adolescentes (4 a 15 anos), idosos (60+) e pessoas com deficiência (qualquer idade). As inscrições para a Mostra+ estarão disponíveis entre 9 de fevereiro e 1.º de março, e as apresentações serão realizadas no Auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, em 27 de março.

Os objetivos principais do Fecapi são: incentivar a criatividade musical; promover o intercâmbio cultural; intensificar o movimento musical no município; difundir a música como um dos meios essenciais de expressão cultural; incentivar a comunidade pinhaiense a participar de eventos musicais; e valorizar a produção musical local. 15.º Fecapi

Mostra Competitiva:

Inscrições de 19 de janeiro a 22 de fevereiro, via on-line

Apresentações no dia 28 de março, sábado, no Parque das Águas

Mostra+

Inscrições de 9 de fevereiro a 1.º de março

Apresentações no dia 27 de março, sexta-feira, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.

Prefeitura abre inscrições para o Casamento Coletivo de Pinhais

A iniciativa é promovida em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, por meio do programa Justiça no Bairro/Sesc Cidadão. A cerimônia acontecerá no dia 7 de março e fará parte da celebração dos 34 anos do município

Em celebração aos 34 anos de emancipação política de Pinhais, a Prefeitura, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, por meio do programa Justiça no Bairro/Sesc Cidadão, abre as inscrições para uma nova edição do Casamento Coletivo. A iniciativa visa proporcionar a oficialização gratuita da união civil para casais que residem no município e atendem aos critérios socioeconômicos do programa. Os interessados têm até o dia 27 de fevereiro de 2026 para realizar a inscrição em uma das unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município. A cerimônia oficial está agendada para o dia 7 de março. Para participar, os casais devem comprovar renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa, por meio de contracheque ou carteira de trabalho, além de apresentar comprovante de endereço atualizado e documentos de identidade, como RG e CPF. Também é exigida a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento com averbação de divórcio, que deve estar atualizada – emitida no máximo há 90 dias.

As inscrições são descentralizadas para facilitar o acesso da população e ocorrem nos Cras do município:

Cras Norte Rua Nilo Peçanha, 502 – Jardim Amélia (41) 99211-4869

Cras Sul Rua Rio Trombetas, 828 – Weissópolis (41) 98792-5001

Cras Leste Rua Leila Diniz, 361 – Maria Antonieta (41) 98782-5915

Cras Oeste Rua Antonio T. Ribas, 116 – Atuba (41) 99211-0925

Cras Oeste II Rua Floral, 2412 – Alto Tarumã (41) 99218-8521

Serviço

Para mais informações, entre em contato:

Assistência Judiciária Municipal: (41) 99206-1118.

Programa Justiça no Bairro: (41) 3200-2801 (WhatsApp) ou (41) 3200-2802.

Agência do Trabalhador fará entrevistas nos cinco CRAS entre dias 19 e 23 de janeiro

Atendimento itinerante prevê seleção de pessoas para 50 vagas de técnico de rede de telecomunicações, sem necessidade de experiência prévia

A Agência do Trabalhador de Pinhais fará atendimento itinerante na próxima semana, entre os dias 19 e 23 de janeiro. A cada dia, uma empresa parceira estará em um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para realizar entrevista de emprego para técnico de rede de telecomunicações. São 50 vagas disponíveis.

Não há necessidade de experiência prévia, mas é preciso ter carteira de habilitação (categoria B) e ensino fundamental completo. A Agência do Trabalhador orienta que a vaga exige atividade física intensa (serviço pesado). As entrevistas serão feitas das 8h às 15h.

Essa edição da Agência do Trabalhador Itinerante é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) e de Assistência Social (Semas).

Serviço

Entrevista de emprego: Técnico de rede (telecomunicações) 50 vagas

Ensino Fundamental completo

Não é necessário experiência

Necessário CNH categoria B

Serviço pesado.

Cronograma de entrevistas (das 8h às 15h):

- 19/01/2026 - CRAS Leste - Rua Leila Diniz, 361 - Maria Antonieta

- 20/01/2026 - CRAS Oeste II - Rua Floral, 2412 - Alto Tarumã

- 21/01/2026 - CRAS Sul - Rua Rio Trombetas, 828 - Weissópolis

- 22/01/2026 - CRAS Norte - Rua Nilo Peçanha, 502 Jardim Amélia

-23/01/2026 - CRAS Oeste - Rua Antônio Taborda Ribas, 11 Atuba

CÂMaRA MUNICIPAL CWB

Prefeitura propõe 6 operações com imóveis públicos em bairros de Curitiba

Doações e vendas de áreas públicas no Parolin, Cajuru, CIC, Hugo Lange e São Lourenço somam R$ 10,9 milhões. Operações dependem de aval da Câmara

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu seis projetos de lei da Prefeitura, nos últimos meses, que tratam de operações imobiliárias com imóveis públicos em diferentes bairros da capital. As propostas envolvem doações e vendas de terrenos municipais localizados nos bairros Parolin, Cajuru, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Hugo Lange e São Lourenço, com foco na regularização fundiária, na consolidação de escolas públicas estaduais e na correção de situações urbanísticas já consolidadas.

Somados, os valores de avaliação e alienação das áreas chegam a R$ 10,9 milhões, conforme laudos técnicos oficiais. Segundo o Executivo, as medidas buscam dar destinação adequada a áreas públicas sem uso efetivo, garantir segurança jurídica e permitir maior controle social sobre o patrimônio público. Todas as operações imobiliárias podem ter sua tramitação acompanhada pelo Sistema de Proposições Legislativas (SPL), enquanto são debatidas pelas comissões temáticas, antes de irem à votação em plenário.

Regularização fundiária no Parolin

A Prefeitura de Curitiba pede aos vereadores autorização para a doação de um terreno municipal localizado na rua Brigadeiro Franco, no bairro Parolin, com 448,20 m², à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT). A área está ocupada por moradias e integra uma região de interesse social, sendo destinada à regularização fundiária urbana, o que permitirá reconhecer oficialmente a posse das famílias que vivem no local.

A área foi avaliada em R$ 167,5 mil, com aplicação de depreciação devido à ocupação existente. Pareceres técnicos indicaram que não há interesse ambiental ou urbanístico concorrente sobre o terreno. A justificativa da Prefeitura é garantir moradia digna, reduzir a insegurança jurídica e permitir que a área seja incluída em políticas públicas habitacionais. A lei prevê que o imóvel volte ao Município caso deixe de cumprir essa finalidade social (005.00004.2026).

Escola estadual no Cajuru aguarda votação

Outra operação imobiliária em análise na Câmara de Curitiba autoriza a doação de 15 lotes de propriedade do Município, localizados na rua João Tobias de Paiva Netto, no bairro Cajuru, ao estado do Paraná. As áreas abrigam o Colégio Estadual Santa Rosa, que já funciona no local há vários anos, mas ainda sem a regularização definitiva da titularidade do terreno. A transferência do terreno permitirá investimentos na unidade. De tamanhos irregulares, a área somada dos lotes é de 7.612,08 m².

Os imóveis foram avaliados em R$ 5,65 milhões. Segundo a Prefeitura, a doação não cria uma nova ocupação, mas apenas regulariza uma situação já consolidada, garantindo segurança jurídica ao Estado para manter e investir na escola. A justificativa é assegurar a continuidade do atendimento educacional a cerca de 1,3 mil estudantes, além de evitar disputas futuras sobre a posse da área. A lei prevê reversão ao Município se o imóvel deixar de ser usado para fins educacionais (005.00003.2026).

Regularização de colégio estadual no CIC

No bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a Prefeitura de Curitiba propõe a doação de um terreno de 5.274,55 m² ao estado do Paraná, onde está instalado o Colégio Estadual Professora Hildegard Sondahl. A área resulta da unificação de lotes de diferentes plantas de loteamento e já é utilizada exclusivamente para fins educacionais. O imóvel foi avaliado em R$ 4,85 milhões. Estudos técnicos apontaram que parte da área permanece vinculada à preservação ambiental, enquanto o restante é essencial para a regularização do colégio. Segundo o Executivo, a medida busca corrigir pendências dominiais antigas, garantindo segurança jurídica ao uso público e permitindo que o Estado continue ofertando ensino no local sem riscos legais (005.00758.2025).

Venda de área pública no Hugo Lange No bairro Hugo Lange, a Prefeitura propõe a venda de um trecho de 72,88 m² de uma antiga área viária a proprietários lindeiros. O terreno está localizado em meio de quadra, tem formato irregular e não possui utilidade para implantação de equipamentos públicos ou ampliação do sistema viário. A área foi avaliada em R$ 120 mil, valor que deverá ser pago pelos compradores aos cofres municipais. Segundo a justificativa, manter o terreno como bem público gera custos de manutenção sem retorno social. A venda busca regularizar a situação urbanística, evitar abandono da área e incorporar o espaço ao imóvel vizinho, com obrigação de registro e unificação em cartório (005.00759.2025).

Área encravada no São Lourenço

No bairro São Lourenço, projeto de lei enviado à Câmara de Curitiba autoriza a venda de um lote municipal de 108 m², sem acesso independente à via pública, ao proprietário do imóvel confrontante. Trata-se de uma área encravada, cercada por terrenos particulares, o que impede seu uso isolado pelo Município. O imóvel foi avaliado em R$ 106 mil. Pareceres técnicos apontaram que o terreno não atende aos parâmetros mínimos para constituir um lote urbano autônomo. A justificativa da Prefeitura é que a incorporação ao lote vizinho evita abandono, ocupações irregulares e gastos públicos desnecessários, além de gerar arrecadação ao Município (005.00765.2025).

Trecho de rua no CIC será alienado

Por fim, a Prefeitura propõe a desafetação e venda de um trecho de 56,26 m² da rua João Alexandre Kopp, no bairro CIC, a moradores confrontantes. A área é triangular, não atende aos critérios mínimos de lote urbano e não é necessária ao sistema viário. O terreno foi avaliado em R$ 64 mil. Segundo a justificativa, a área não comporta equipamentos públicos, não tem relevância viária e gera apenas custos de manutenção. A venda direta permitirá a regularização da situação existente, a incorporação do terreno ao imóvel vizinho e o recolhimento de recursos aos cofres municipais, com obrigação de unificação em até um ano (005.00766.2025). Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

Mais visibilidade para o seu evento ou negócio?

Temos o espaço certo.

Tel.: (41) 3024-6766 Email: cial@ctbametropole.com.br

Cresce o número de frentes parlamentares na Câmara de Curitiba

Frentes parlamentares são grupos de trabalho suprapartidários, criados para aprimorar o debate sobre temas específicos

Em 2025, primeiro ano da 19ª Legislatura, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) criou 17 frentes parlamentares. São 3 a mais do que os 14 grupos de trabalho ativos no fim de 2024. A marca atual também supera em 466% os registros de 2021, começo da legislatura passada, quando o Legislativo da capital ganhou 3 frentes parlamentares.

Ainda em comparação à legislatura passada, 7 das 17 frentes parlamentares foram recriadas, enquanto 10 visam aprimorar o debate e as políticas públicas sobre novas questões. Entre as iniciativas cujos trabalhos tiveram sequência na atual legislatura está a Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas de Curitiba, retomada em março passado.

O foco dos vereadores, neste caso, é mediar o diálogo sobre as demandas dos taxistas com o Poder Executivo, em especial sobre as outorgas e licenciamentos. Já o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia lotou o Palácio Rio Branco, em setembro, com a presença de diversos representantes da categoria profissional.

Entre os novos grupos de trabalho, as frentes parlamentares pela Valorização do Comércio e Serviços e pelo Empreendedorismo encabeçaram debates com a Associação Comercial do

Paraná (ACP), a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) e entidades que representam o comércio local. A ideia foi discutir soluções para desburocratizar tanto a regulamentação do uso do recuo frontal para o estacionamento de veículos quanto a Lei da Publicidade ao Ar Livre, tema de mensagem do Executivo, protocolada no fim de dezembro (005.00801.2025).

Qual o papel das frentes parlamentares?

Criadas para aprofundar o debate sobre um tema específico, de interesse da cidade, as frentes parlamentares são grupos de trabalho suprapartidários. Ou seja, a adesão dos vereadores é voluntária e não há restrição à sigla de cada membro. Já a composição das comissões da Casa deve respeitar o princípio da proporcionalidade partidária. De acordo com a sua regulamentação, o ato da Mesa 3/2013, as frentes devem contar com pelo menos 10 vereadores, sem um número limite de integrantes. A sua oficialização é submetida à votação em Plenário, em turno único. Elas têm um período pré-estabelecido de duração ou, se o prazo não é especificado, são extintas apenas ao fim de cada legislatura. Por Fernanda Foggiato Revisão: Gabriel Kummer* Supervisão do estági Ricardo Marques

Curitiba pode recompensar denúncia por descarte irregular de lixo

Projeto de Bruno Rossi propõe recompensa correspondente a 20% do valor da multa aplicada ao

infrator

Justificativa é fortalecer fiscalização ambiental e a conscientização da população quanto ao descarte correto de resíduos sólidos. (Foto: Arquivo/CMC)

Projeto de lei em discussão na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem como justificativa fortalecer as ações de fiscalização ambiental e a conscientização da população quanto ao descarte correto de resíduos sólidos. De autoria do vereador Bruno Rossi (Agir), a proposição pretende recompensar o cidadão que registrar a prática de descarte irregular de lixo, por vídeo ou foto, e realizar denúncia por meio dos canais oficiais do Poder Executivo, contribuindo para a identificação do autor da infração. O valor da recompensa corresponderia a 20% da multa aplicada ao infrator. O projeto também assegura que a identidade do denunciante seja mantida sob sigilo, “salvo autorização expressa para divulgação”.

Na prática, a proposta acrescenta o artigo 354-A e dois parágrafos complementares ao Código de Posturas de Curitiba, a lei municipal 11.095/ 2004. Atualmente, o artigo 354 da norma afirma que “qualquer cidadão poderá denunciar à Municipalidade atos que transgridam os dispositivos das posturas, leis e regulamentos municipais”.

“O artigo proposto estabelece um mecanismo inovador de participação cidadã”, afirma Rossi. Segundo ele, a medida busca incentivar a colaboração da sociedade no combate a uma das práticas que mais impactam negativamente o meio ambiente e a qualidade de vida urbana (005.00769.2025). O projeto aguarda os pareceres das comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a alteração da lei começa a valer a partir da publicação oficial. Por Fernanda Foggiato | Revisão: Gabriel Kummer

Frentes parlamentares da nova legislatura encabeçaram discussão na ACP sobre demandas do comércio de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Ponte de Guaratuba alcança 88% de execução com a conclusão de todas as estacas

As obras de infraestrutura da Ponte de Guaratuba foram concluídas. Ao todo, o empreendimento exigiu a execução de 64 estacas, distribuídas entre os lados de Guaratuba e Matinhos, além do trecho sobre a baía. A etapa mais complexa e simbólica da obra, o trecho estaiado, avança com velocidade.

A construção da Ponte de Guaratuba encerrou o ano de 2025 com um índice de execução de 88%, o que aponta a reta final do empreendimento, com previsão de entrega para o mês de abril. Segundo o boletim técnico de dezembro, a obra avançou em todas as frentes de trabalho, com destaque para a finalização completa da infraestrutura e progressos expressivos no trecho estaiado, que se tornará o cartão-postal da região.

As obras de infraestrutura da Ponte de Guaratuba foram concluídas. Ao todo, o empreendimento exigiu a execução de 64 estacas, distribuídas entre os lados de Guaratuba e Matinhos, além do trecho sobre a baía.

A primeira estaca foi concretada em 17 de maio de 2024, marcando o início da fundação. Em agosto de 2025, foi realizada a última concretagem de estaca no trecho marítimo, com operações complexas em ambiente aquático. As últimas estacas

que faltavam estavam localizadas no lado de Matinhos e foram finalizadas em dezembro, junto com os blocos de fundação. Com isso, toda a base estrutural da ponte foi oficialmente concluída.

"É uma obra emblemática e um marco para o Paraná. Ela virou um cartão-postal dessa temporada e a população está acompanhando de perto a sua evolução. Entramos na reta final das obras e em breve colocaremos um ponto final no ferry boat", afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Na mesoestrutura, responsável pela sustentação das vigas longarinas, 20 travessas já foram concluídas. Restam apenas duas travessas e um pilar para a finalização completa desta fase, prevista para este mês de janeiro.

Um dos principais marcos do último mês foi a conclusão da fabricação das 160 vigas longarinas pré-moldadas, estruturas essenciais para a sus-

tentação do tabuleiro da ponte. Dessas, 128 já foram lançadas sobre as travessas, restando apenas 32 vigas para serem posicionadas no lado de Matinhos nos próximos dias.

O trecho pré-moldado da Ponte de Guaratuba, que possui 20 vãos distribuídos ao longo de 830 metros, ainda conta com quatro vãos pendentes, localizados no lado de Matinhos. Nesses vãos, estão previstas para este mês de janeiro as etapas de lançamento das vigas longarinas, e, em seguida, serão executadas as fases de instalação das prélajes, armação e concretagem das lajes do tabuleiro.

No lado de Guaratuba, o trecho pré-moldado foi totalmente concluído em novembro de 2025. A concretagem das lajes do tabuleiro nesse segmento teve início em abril de 2025 e seguiu de forma contínua até a finalização das 16 lajes, que compõem integralmente o trecho pré-moldado deste lado da ponte.

"Os trabalhos se estenderam ao longo de todo o fim do ano, mesmo entre Natal e Ano Novo, para dar conta da dimensão do projeto. Continuamos avançando com grande rapidez e vários turnos de trabalho", afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

TRECHO ESTAIADO

A etapa mais complexa e simbólica da obra, o trecho estaiado, registrou avanços expressivos ao longo do período. Nos apoios 04 e 05, foram executados dez pares de aduelas em cada pilar, totalizando 125 metros por apoio, por meio do método dos balanços sucessivos, técnica construtiva que permite o avanço simultâneo da estrutura em ambas as direções a partir dos pilares centrais. Com isso, ao final de dezembro, o trecho estaiado atingiu 250 metros concluídos de um total de 320 metros previstos.

Os estais, cabos de aço responsáveis pela sustentação da parte central da estrutura, tiveram sua instalação

iniciada em agosto de 2025. Ao longo do avanço das obras, em dezembro, o número chegou a 9 pares de estais instalados em cada apoio. Para a conclusão dessa etapa, restam apenas 3 pares de estais em cada mastro, que completarão o sistema estrutural do trecho estaiado.

As obras complementares também registraram avanços, com a execução de barreiras rígidas centrais e laterais, colocação de guarda-corpos e preenchimento do passeio com concreto.

“Estamos chegando em uma etapa ainda mais complexa da obra da Ponte de Guaratuba que é a realização dos encaixes. Nas próximas semanas teremos o encontro dos trechos estaiados, do trecho estaiado com o prémoldado e daí a finalização das cabeceiras”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “O cronograma está seguindo conforme planejado, e em breve teremos toda a estrutura e acessos finalizados e liberados para os usuários”

Foto: Felipe Henschel/AEN

Mais praticidade: governador inaugura unidade do Poupatempo em Colombo

Localizado no Colombo Park Shopping, na cidade da Região Metropolitana de Curitiba, o espaço oferece mais de 200 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas, facilitando o atendimento ao cidadão. Em todas as unidades em operação, foram realizados mais de 250 mil atendimentos.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou na quarta-feira (14) a 11ª unidade do Poupatempo Paraná em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Localizado no Colombo Park Shopping, o espaço oferece mais de 200 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas, facilitando o atendimento ao cidadão. Em todas as unidades em operação, foram realizados mais de 250 mil atendimentos.

“A nossa meta sempre foi deixar a máquina pública mais eficiente, moderna e ágil. O cidadão hoje tem uma vida corrida, então quanto mais o poder público criar mecanismos e ferramentas que facilitem a vida do cidadão, melhor. Por isso estamos implantando o Poupatempo nas principais cidades do Paraná. Colombo é a 11ª a receber esse espaço, e eu tenho certeza que vai ajudar muita gente, desburocratizando e modernizando o atendimento”, comentou o governador.

Ratinho Junior revelou ainda que o Governo trabalha para seguir ampliando a quantidade de opções disponíveis para os cidadãos. “Nós queremos avançar ainda mais: estamos conversando, inclusive, com a Polícia Federal para que, no futuro, até passaporte possa ser feito dentro do Poupatempo”, disse.

O Poupatempo de Colombo funciona das 8h às 17h, no estacionamento do Colombo Park Shopping, na Rua Dorval Ceccon, n.º 664, no bairro Jardim Nossa Sra. de Fátima. O atendimento é feito mediante agendamento prévio realizado pelo site oficial, no aplicativo para sistema Android ou diretamente nos totens disponíveis na unidade.

Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, a iniciativa tem como grande virtude contemplar todos os tipos de público ao mesmo tempo. “Para quem é mais tecnológico, o serviço pode estar na palma da mão. Para quem tem mais dificuldade com tecnologia, especialmente os mais idosos, existe o posto presencial, com atendimento avançado”, exemplificou, anunciando ainda que a unidade é apenas uma das novidades previstas para o município.

“Colombo vai passar a receber investimentos importantes em serviços: além do Poupatempo, um novo hospital, Detran, Corpo de Bombeiros. Isso consolida a cidade como um polo regional de serviços”, finalizou.

O superintendente-geral de Governança de Serviços e Dados, Leandro Moura, destacou que o principal diferencial desse modelo de atendimento no Paraná é o uso da tecnologia a favor de todos. “O Paraná foi o primeiro a ter o Poupatempo 100% digital, onde a jornada do cidadão pode ser atendida do início ao fim pelo meio virtual, salvo os serviços que demandam atendimen-

to presencial, como de coleta biométrica, de tirar uma foto”, comentou.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, fez questão de frisar a importância desse projeto para os municípios e para seus moradores, garantindo comodidade e agilizando a busca por serviços ou documentos. “É um olhar de preocupação e de cuidado com aquilo que a gente tem de mais precioso, que é o tempo. Representa a atenção e o carinho do poder público com a população do Paraná”, falou. “O cidadão consegue sair daqui com os problemas resolvidos ou muito bem encaminhados”, acrescentou.

SERVIÇOS

Com mais de 250 mil atendimentos em 14 unidades (sendo três delas em período de testes), os serviços mais procurados pelos paranaenses no Poupatempo são a emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substitui o Registro Geral (RG); renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e orientações para cadastro no gov.br.

Dentro do rol de serviços que o público pode buscar atendimento estão os relacionados a veículos e motoristas pelo Detran-PR; segunda via de fatura e religação de energia da Copel; adesão à fatura digital da Sanepar; obter mais informações sobre o Casa Fácil Paraná com a Cohapar; entre outros serviços de pelo menos 20 órgãos públicos, entre estaduais e municipais.

A unidade de Colombo também conta com um módulo do Descomplica Empresas, que oferece orientações sobre como abrir um negócio de forma

simples e rápida. Lá é possível encontrar informações sobre enquadramento da atividade comercial, lista de documentos necessários para abertura ou regularização do empreendimento, quais órgãos serão necessários consultar, como se tornar Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME), entre outros serviços.

Segundo o último relatório divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), de janeiro a novembro de 2025 foram abertas 333 mil novas empresas no Estado, 16% a mais que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram 287 mil. Esse resultado é reflexo, em parte, do número de atividades classificadas como de baixo risco, que alcançaram 975, o maior do País.

ATENDIMENTOS

O Poupatempo de Colombo abriu a fase de testes no dia 12 de dezembro. Até esta terça-feira (13), aproximadamente 8 mil atendimentos foram realizados pela unidade, com grau de satisfação de 99,5%. Mais da metade desses atendimentos ocorreu nos primeiros dias de 2026 – cerca de 57% do total.

A gerente de atendimento do espaço, Vanessa Moreira, contou que o público tem mostrado satisfação com o conceito de prestação de serviços integrada. “Esse início de trabalho tem sido excelente. Os cidadãos têm nos procurado e o retorno tem sido sempre com elogios”, relatou. “O Poupatempo reúne mais de 200 atendimentos em um só lugar. Então, a pessoa sai daqui não só com o serviço que veio buscar, mas com outros que, antes, ela precisaria resolver se deslocando para outros pontos, às

vezes até para outro município”, complementou.

Após o recesso de fim de ano, os atendimentos na primeira semana de janeiro registraram um crescimento médio três vezes superior na comparação com o registrado na semana anterior ao Natal. O maior crescimento percentual foi registrado em Guarapuava, com aumento de quatro vezes entre um período e outro, com total de 218 atendimentos por dia nos primeiros dias de 2026. Em números absolutos, Londrina teve uma média de 2.143 pessoas atendidas por dia, duas vezes mais em relação ao final de 2025. Os paranaenses que têm dúvidas sobre o Poupatempo Paraná, suas unidades em funcionamento e os serviços prestados pelo programa podem buscar respostas pelo WhatsApp (41) 3040-2060, disponível 24 horas por dia. O contato via aplicativo de mensagens oferece atendimento rápido e seguro, com orientação imediata de acesso a informações de suporte para emissão de documentos, agendamentos, consultas e outros serviços.

EM FUNCIONAMENTO

A unidade de Colombo é a 11ª a ser inaugurada oficialmente pelo Governo do Estado e a 5ª na Grande Curitiba. Já estão em funcionamento as unidades de Curitiba (Estação e Boulevard - RMC), Londrina (Norte), Ponta Grossa (Campos Gerais), São José dos Pinhais (RMC), Maringá (Noroeste), Araucária (RMC), Foz do Iguaçu (Oeste), Cascavel (Oeste) e Umuarama (Noroeste). Também estão em fase de testes os endereços de Guarapuava (Centro-Sul), Campo Mourão (Centro-Oeste) e o terceiro da Capital, no bairro Boa Vista. O início dos atendimentos antes da inauguração oficial é fundamental para validar sistemas, ajustar fluxos de atendimento e garantir que toda a estrutura esteja plenamente preparada para o funcionamento definitivo das unidades.

Para este ano, estão previstas ainda as inaugurações do Poupatempo Paraná nos três endereços já em testes e também em Pinhais (RMC), Toledo (Oeste), Campo Largo (RMC), Paranaguá (Litoral), Arapongas (Norte) e Apucarana (Vale do Ivaí), completando 20 unidades espalhadas pelo Estado. O cronograma é de que todas estejam operando até o fim do primeiro semestre.

PRESENÇAS

Participaram da inauguração os secretários estaduais João Carlos Ortega (Casa Civil), Luizão Goulart (Administração e Previdência) e Beto Preto (Saúde); o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi, o deputado estadual Ney Leprevost; a diretora de operações da Cix Citizen Experience S/A, Julie Campbell; e demais autoridades.

Guarda Municipal de São José dos Pinhais celebra 20 anos da nomeação dos primeiros agentes

Foto: Acervo GM-SJP

A nomeação dos primeiros agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (GM-SJP) completa 20 anos em 2026 e marca um capítulo decisivo na história da segurança pública do município. O ato representou o início da estruturação de uma política municipal voltada à proteção do patrimônio público, à atuação preventiva e ao atendimento direto à população, consolidando ao longo das duas últimas décadas uma instituição hoje reconhecida pela proximidade com a comunidade e pela integração com outras forças de segurança. Na primeira turma,

formada em 2006, foram nomeados 164 guardas municipais. Desses, 115 permanecem em atividade até os dias atuais, fato que evidencia a continuidade do serviço e a construção de vínculos sólidos com a população.

Ao longo desses 20 anos, a Guarda Municipal passou por avanços significativos em estrutura, atuação e tecnologia. A corporação modernizou sua frota, implantou infraestrutura própria, como Centro de Formação e Ensino, estande de tiro e academia, e ampliou a qualificação técnica do efetivo. No campo operacional, houve modernização do ar-

mamento letal e de menor potencial ofensivo, além de investimentos contínuos em capacitação.

No eixo tecnológico, São José dos Pinhais tornou-se referência. A Guarda Municipal foi pioneira na implantação de sistema próprio de videomonitoramento urbano, que antecedeu o atual modelo da Muralha Digital. Também protagonizou iniciativas inéditas, como o uso de fuzil no Paraná, a adoção do TASER como instrumento de menor potencial ofensivo e a celebração de convênios para acesso a sistemas de investigação.

A relação com a popula-

ção também evoluiu. Muitos dos agentes que ingressaram nos primeiros anos seguem atuando nos bairros, deixando de ser apenas agentes públicos para se tornarem figuras conhecidas da comunidade. Essa permanência fortaleceu o policiamento comunitário, baseado na prevenção, no diálogo e na mediação de conflitos. Atualmente, cerca de 95% do efetivo possui nível superior, com profissionais que também contam com mestrado e doutorado, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado.

Hoje, a Guarda Municipal de São José dos Pinhais

atua de forma estratégica dentro do sistema de segurança do município. Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, desenvolve programas especializados como a Patrulha Maria da Penha, Anjos da Guarda, Patrulha Escolar, o Canil e a atuação ambiental. A corporação também conta com a ROMU, unidade preparada para ocorrências mais complexas, e com setores de Inteligência, Observatório de Segurança e Corregedoria.

A frota atual da GM-SJP reúne viaturas e equipamentos modernos, incluindo veículos de patrulhamento urbano, ambiental, bases móveis, ônibus e mo-

tocicletas de alta cilindrada, que garantem presença territorial e resposta rápida às ocorrências. Integrada às forças estaduais, a Guarda Municipal atua em operações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos da rede de proteção.

Duas décadas após a nomeação dos primeiros agentes, a Guarda Municipal de São José dos Pinhais se consolida como um dos pilares da segurança pública local, construída com base na experiência, na confiança da população e na capacidade de se adaptar às demandas de uma cidade em constante crescimento.

Mais de 20 mil pessoas participaram das Caminhadas na Natureza de São José dos Pinhais em 2025

Ao longo de 2025, as Caminhadas na Natureza promovidas pela Secretaria de Turismo (Setur) de São José dos Pinhais reafirmaram o município como um dos principais destinos desse tipo de atividade no Paraná e no Brasil. Mais de 20 mil pessoas se inscreveram para participar das caminhadas realizadas ao longo do ano nos roteiros de turismo rural, que aliaram contato com a natureza, prática de atividade física, valorização cultural e incentivo à economia local. Durante os percursos, os caminhantes tiveram a oportunidade de contemplar as belezas naturais do município, conhecer comunidades rurais, degustar a gastronomia típica e adqui -

rir produtos coloniais diretamente da feira da agricultura familiar, fortalecendo a geração de renda no campo e o turismo sustentável. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Silvio Antonio Silveira, os resultados refletem um trabalho

contínuo de valorização do território rural.

Para 2026, a expectativa é ainda maior. Os eventos já estão sendo organizados. Um dos destaques do calendário, segundo a Setur, é a tradicional Caminhada Noturna, considerada a mais grandiosa do mu -

nicípio. Realizada no mês de março, dentro das festividades em comemoração ao padroeiro de São José dos Pinhais, o evento reúne milhares de participantes. Além das caminhadas, São José dos Pinhais também se prepara para sediar, no mês de abril,

o Encontro de Gestores de Caminhadas na Natureza. O evento, recorrente no Paraná, reúne organizadores e gestores municipais para alinhar estratégias, discutir metodologias e fortalecer o programa como ferramenta de desenvolvimento do turismo rural e

de geração de renda para a agricultura familiar em todo o estado. Outro aspecto que marca as Caminhadas na Natureza no município é o caráter solidário. Os participantes contribuem voluntariamente com doações de alimentos, que são destinados a instituições sociais de São José dos Pinhais, ampliando o impacto positivo das ações para além do turismo. O calendário completo das Caminhadas na Natureza de 2026 está finalizado e será divulgado em breve. Para acompanhar as novidades e se manter atualizado sobre datas e inscrições, os interessados devem acompanhar os canais oficiais da Prefeitura de São José dos Pinhais.

Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

Lenda Azymuth apresenta show inédito em Curitiba neste sábado

Alex Malheiros

Referência absoluta da música instrumental brasileira, o Azymuth se apresenta em Curitiba neste sábado, dia 17 de janeiro, com um show inédito que integra a turnê do recém-lançado álbum “Marca Passo”. Com produção da Barleria, a apresentação mar-

ca a passagem do trio pela capital paranaense, celebrando mais de cinco décadas de trajetória musical. Formado em 1975, o Azymuth construiu uma identidade sonora singular ao unir jazz, samba, bossa nova e elementos da música eletrônica.

Ao longo de sua carreira, o grupo lançou mais de 30 discos e alcançou reconhecimento internacional, influenciando gerações de músicos no Brasil e no exterior. Atualmente, o trio conta com Alex Malheiros, integrante da formação original, e segue con -

Ventura Shopping têm programação gratuita para crianças

O Ventura Shopping preparou uma programação especial e gratuita para animar as férias escolares, convidando as crianças a mergulharem no universo da imaginação com a temática “Pequenos Piratas”. A proposta transforma o período de recesso em uma verdadeira aventura, com atividades lúdicas pensadas para entreter e estimular a criatividade dos pequenos. As ações acontecem nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de janeiro, além de 1º de fevereiro, sempre das 14h às 18h, no Clu-

binho Kids, localizado no Setor Vermelho do shopping. A iniciativa oferece um espaço seguro e acolhedor para momentos de lazer em família durante as férias.

Entre as atrações, as crianças poderão participar de brincadeiras inspiradas no mundo pirata, como andar na prancha, acerte o gancho, boliche dos piratas e o jogo do baú do tesouro. A programação inclui ainda uma oficina de customização de navio pirata em rolha, incentivando o trabalho manual e a imaginação.

Com a ação, o Ventura Shopping reforça seu compromisso em proporcionar experiências acessíveis e de qualidade para o público infantil, unindo diversão, aprendizado e convivência em uma programação gratuita voltada para toda a família.

Serviço Férias Infantis – Pequenos Piratas

Local: Clubinho Kids –Setor Vermelho | Ventura Shopping

Datas: 17, 18, 24, 25 e 31/01 e 01/02

Horário: das 14h às 18h Entrada gratuita

quistando novos públicos com o uso de tecnologias contemporâneas aplicadas ao seu som. O álbum “Marca Passo” revisita o legado da banda e apresenta novas composições que mantêm a característica fusão de jazz-funk com influências brasileiras e

cósmicas. Produzido por Daniel Maunick, o trabalho traz uma homenagem ao baterista Ivan “Mamão” Conti, falecido em 2023, na faixa “Samba Pro Mamão”, além de uma releitura do clássico “Last Summer In Rio”. O show acontece na Rua Matheus Leme,

nº 1719, no bairro São Francisco, com programação das 17h às 2h. A apresentação promete uma experiência imersiva, reunindo história, inovação e a sonoridade marcante de um dos grupos mais importantes da música instrumental nacional.

Espetáculo inédito “Raul Seixas, O Musical” chega a Curitiba

Depois de temporadas de destaque no Rio de Janeiro e em São Paulo, o espetáculo inédito “Raul Seixas, O Musical” desembarca em Curitiba para duas apresentações nos dias 13 e 14 de março, às 20h, no Teatro Guaíra.

A montagem é estrelada pelo premiado ator Bruce Gomlevsky, que dá vida ao pai do rock nacional em uma proposta cênica intimista e reflexiva. Com dramaturgia e direção de Leonardo da Selva, o musical convida o público a acompanhar uma madrugada de insônia no escritório criativo de Raul Seixas. Entre composições, escritos e pensamentos, o artista revisita sua trajetória, questiona o

país e reflete sobre a condição humana. A encenação foge do formato biográfico tradicional e se constrói a partir de manuscritos e cadernos originais do cantor, autorizados pela família. A produção já foi vista por mais de 20 mil espectadores nas capitais carioca e paulista e chega a Curitiba reforçando a atualidade da obra de Raul Seixas. A montagem propõe não apenas um reencontro com o músico, mas também uma reflexão sobre liberdade, autenticidade e o papel do artista em tempos de mudanças sociais e culturais. O repertório reúne 21 músicas, incluindo clássicos como “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”, “Maluco Beleza”, “Gita”

e “Tente Outra Vez”, além de canções que evidenciam as influências do artista, como “Come Together”, “Blue Suede Shoes” e “Lucille”. Para os criadores, o espetáculo funciona como um manifesto cênico inspirado na ideia da Sociedade Alternativa, conceito central na obra de Raul.

Serviço

Raul Seixas, O Musical

Datas: 13 e 14 de março de 2026

Horário: 20h

Local: Teatro Guaíra –Curitiba (PR)

Ingressos: valores a partir de R$ 75 (meia-entrada)

Realização: BG ArtEntretenimento & N.A.V.E

Produção local: Polarize Entretenimento

Carolina Ferraz

Richarlison sofre lesão e desfalca o Tottenham por quase dois meses

O atacante Richarlison, do Tottenham Hotspur, sofreu uma lesão na coxa esquerda e ficará afastado dos gramados por um período estimado em até sete semanas, o que representa quase dois meses. A informação foi

confirmada pelo técnico Thomas Frank após a derrota por 2 a 1 para o Aston Villa, pela FA Cup, partida em que o brasileiro precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. A ausência do jogador

representa um impacto importante para o setor ofensivo do Tottenham, que já convive com outros desfalques ao longo da temporada. Richarlison vinha sendo peça relevante no elenco, contribuindo com gols e as-

sistências e ajudando a equipe na disputa da Premier League. Com o período de recuperação, o atacante deve ficar fora de compromissos importantes nas próximas rodadas do campeonato inglês, in-

cluindo jogos decisivos na sequência da temporada. A comissão técnica avalia alternativas para suprir a ausência do brasileiro enquanto ele segue em tratamento.

A lesão também afeta o planejamento do clube a médio prazo, já que Richarlison precisará de um período de readaptação física após a recuperação.

A expectativa é que o jogador retorne apenas nas semanas finais do primeiro semestre, dependendo da evolução clínica.

Atleta mira despedida nas Olimpíadas de Los Angeles 2028

O velocista Andre De Grasse, sete vezes medalhista olímpico pelo Canadá, afirmou que pretende encerrar sua carreira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O atleta tem como principal objetivo voltar a competir em alto nível nos 100 metros rasos, prova que marcou sua trajetória no atletismo mundial.

Aos 31 anos, De Grasse viveu momentos de destaque ao longo da carreira, com medalhas olímpicas nos Jogos do Rio 2016 e de Tóquio 2020, ambas nos 100 metros. No entanto, ele não conseguiu avançar à final da prova nos Jogos de Paris 2024, resultado que serviu como motivação para ajustar sua preparação e projetar um último ciclo olímpico. O canadense destacou que trabalha para reduzir seus tempos e alcançar marcas mais competitivas até 2028, mas reconhece que o foco inicial será garantir a classificação para

Los Angeles. Ele também reforçou seu compromisso com o esporte limpo, ressaltando que toda sua carreira foi construída sem o uso de substâncias proibidas.

A possibilidade de uma despedida olímpica em Los Angeles representa um encerramento simbólico para o atleta, que busca fechar sua trajetória nos Jogos com mais uma participação marcante no maior palco do atletismo mundial.

Australian Open 2026 pode marcar novo capítulo da rivalidade entre Sinner e Alcaraz

O Australian Open 2026, que começa em 18 de janeiro em Melbourne Park, surge como mais um marco potencial na crescente rivalidade entre os tenistas Jannik Sinner e Carlos Alcaraz. Protagonistas da nova geração do tênis mundial, os dois vêm dominando o circuito nos últimos anos e elevando o nível das principais com-

petições.

Sinner chega como atual campeão em Melbourne e busca um feito raro ao tentar vencer o torneio pela terceira vez consecutiva, objetivo que o colocaria ao lado de grandes nomes da história do tênis. Já Alcaraz desembarca na Austrália motivado para conquistar seu primeiro título no Australian Open, o

único Grand Slam que ainda falta em seu currículo, além de perseguir a marca de mais jovem da história a completar o Grand Slam de carreira. A rivalidade entre os dois ganhou ainda mais força nas últimas temporadas, com confrontos frequentes em fases decisivas e partidas equilibradas que empolgaram o público.

Esse histórico recente faz crescer a expectativa de um possível duelo direto em Melbourne ou, ao menos, de campanhas paralelas rumo ao título. Além do embate entre Sinner e Alcaraz, o Australian Open promete alto nível técnico com a presença de outros nomes fortes da chave masculina.

Photo by Vince Mignott/MB Media/Getty Images
Martin Rickett/PA Images via Getty Images

Plataforma lança curso gratuito de Anatomia Humana voltado para concursos na área da saúde

A plataforma de ensino Kultivi lançou um curso online e gratuito de Anatomia Humana direcionado a estudantes e concurseiros da área da saúde. A formação tem acesso vitalício, certificação sem custo e foi desenvolvida com foco nos conteúdos mais cobrados em concursos públicos, atendendo prin-

cipalmente quem encontra dificuldades na compreensão do funcionamento do corpo humano. Com carga horária total de três horas, o curso aborda de forma organizada e progressiva os principais sistemas do organismo, como esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório,

nervoso, imunológico, tegumentar e articular. A proposta vai além da memorização de termos técnicos, priorizando o entendimento integrado dos sistemas e sua aplicação prática em situações comuns de prova. De acordo com Claudio Mattos, sócio-fundador da Kultivi, a anatomia

humana é um dos pilares da formação em saúde e influencia diretamente o raciocínio clínico e a interpretação correta dos enunciados. Segundo ele, dominar essa base ajuda o estudante a identificar armadilhas nas questões e aplicar o conhecimento com mais segurança durante os exames.

Entre os diferenciais da formação estão a resolução de questões reais de concursos ao final de cada módulo, linguagem didática simplificada, materiais de apoio e exercícios complementares. Ao concluir o curso, o aluno recebe um certificado gratuito, que pode ser utilizado para horas complementares e en-

riquecimento do currículo. A Kultivi atua com a missão de democratizar o acesso à educação, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento. A plataforma reúne milhões de estudantes em todo o Brasil e disponibiliza conteúdos atualizados, materiais de apoio e certificação sem custo.

Projeto da Copel para troca de geladeiras já entregou 16 mil unidades no Paraná

O projeto “Trocou, Economizou”, da Copel, já realizou a troca de geladeiras em mais de 16 mil residências paranaenses. A iniciativa incentiva o uso eficiente da energia elétrica ao oferecer desconto na compra de refrigeradores novos, substituindo equipamentos antigos que consomem mais energia. Além da troca do eletrodoméstico, o programa também substitui quatro lâmpadas convencionais por modelos de LED, mais econômicos.

Entre os beneficiados está a aposentada Maria Alves Feitosa de Alencar,

de 91 anos, moradora da zona norte de Londrina. Ela substituiu uma geladeira com 22 anos de uso por um modelo novo, adquirido com incentivo do projeto. Segundo a moradora, a expectativa é reduzir o consumo de energia na residência. A entrega foi realizada pela rede varejista Colombo, responsável pela operação de vendas e logística do programa. De acordo com o supervisor do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, José Arthuro Teodoro, a ação gera benefícios individuais e coletivos. O consumo médio

mensal das residências paranaenses é de 191 kWh, e as geladeiras podem representar entre 8% e 31% desse total. A substituição de equipamentos antigos contribui para a redução do consumo e para a eficiência do sistema elétrico como um todo.

Para participar, a geladeira usada deve ter no mínimo cinco anos de uso e estar em funcionamento, sendo entregue no momento da substituição para descarte ambientalmente correto. Também é necessária a entrega de quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que são

trocadas por lâmpadas de LED. O desconto concedido é custeado pela Copel como forma de retirar de circulação equipamentos menos eficientes.

Ao todo, o projeto disponibilizou 20 mil geladeiras. Destas, cerca de 2 mil estão em processo de entrega e aproximadamente 1,7 mil ainda estão disponíveis. A compra pode ser feita nas lojas físicas da rede Colombo no Paraná ou por telefone. Cada cliente tem direito à aquisição de uma unidade, desde que seja titular da conta de energia residencial e esteja com as faturas em dia. Divulgação

criativas para refrescar a estação

Com as altas temperaturas do verão, o consumo de alimentos refrescantes cresce em todo o país, especialmente de açaí e sorvetes. O Brasil, reconhecido pela diversidade de frutas e pela força do setor, movimenta um mercado que reúne cerca de 16 mil empresas e gera milhares de empregos diretos e indiretos, segundo a Abrasorvete. De olho nas novas demandas dos consumidores, o setor tem investido em alternativas mais saudáveis, com a expectativa de ampliar o consumo per capita nos próximos anos. Esse movimento acompanha a busca por produtos que unam sabor, bem-estar e energia durante a estação mais quente. Nesse cenário, o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés oferece açaí e sorvetes 100% naturais, sem conservantes, com opções veganas, zero açúcar e sem lactose. A variedade de massas e toppings permite combinações personalizadas, transformando cada escolha em uma experiência leve e refrescante para o verão.

Foto de pexels - rethaferguson

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.