

Dia Mundial da Alimentação: Paraná incentiva programas que garantem segurança alimentar

Ratinho Junior destacou os investimentos na área que ultrapassam R$ 1 bilhão por ano. Programas como o Banco de Alimentos Comida Boa, Coopera Paraná e Mais Merenda colocam o Estado com os melhores índices de acesso a alimentos do Brasil. Foto: Jonathan Campos/AEN
Confira vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais
A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais está com diversas vagas de emprego disponíveis para os moradores da cidade. Entre as vagas ofertadas estão 30 para auxiliar de operações, 10 para auxiliar de soldador e 20 para auxiliar de armazenamento. Uma rede de supermercados está com com 30 vagas abertas para diferentes funções, como operador de caixa, padeiro e repositor.
Também há oportunidades para operador de máquinas, soldador, cozinheiro geral, entre outras funções.
Os interessados devem comparecer pessoalmente à Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 9.244, no Centro de São José dos Pinhais. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, o Governo do Paraná apresentou nesta terça-feira (14), no Palácio Iguaçu, os programas que fizeram do Estado referência na produção e distribuição de alimentos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou os investimentos realizados na área, que ultrapassam R$ 1 bilhão por ano, entre recursos estaduais e federais. “Estamos comemorando o Dia Mundial da Alimentação com o Paraná entre os estados que mais reduziram a insegurança alimentar no País no último ano. Temos avançado muito nisso, com programas como o Banco de Alimentos Comida Boa. Antes, cerca de 600 toneladas de alimentos por mês iam para o lixo. Hoje nós industrializamos todo esse alimento, que é distribuído para mais de 300 entidades, como creches, orfanatos e hospitais”, afirmou Ratinho Junior.
“Além disso, temos o Compra Direta, em que o Governo do Estado adquire alimentos diretamente do agricultor familiar para a merenda escolar. Desta forma, garantimos segurança alimentar nas escolas, com os nossos alunos recebendo três refeições por período, no maior programa de merenda do Brasil. Isso também ajuda a fortalecer a economia local, uma vez que o pequeno produtor tem garantia de compra e de renda”, acrescentou. “Temos um trabalho conjunto de diversas secretarias com vários programas integrados para atender essas famílias. Esse é o foco do nosso governo: levar qualidade de vida para a população, especialmente para as pessoas mais humildes, que às vezes passam por necessidade”, finalizou.
O Paraná está entre os estados brasileiros onde a população tem as melhores condições de acesso a alimentos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados na semana passada. O levantamento mostra que 84,7% dos domicílios paranaenses estavam em situação de segurança alimentar ao final de 2024. O índice é superior ao registrado em 2023 no Estado (82,1%) e está acima da média nacional (75,8%).
Chamamento de comerciantes para a 2ª Pinhais Beer Pork abre nesta quarta-feira (15)
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3134-0024. Feira



Comerciantes de bebidas, gastronomia, artesãos e prestadores de serviços no segmento turístico do município são convidados a participar do chamamento público para a 2ª Pinhais Beer Pork. O prazo para inscrição tem início às 10h desta quarta-feira, 15 de outubro. A festividade está marcada para acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, no Parque das Águas. O chamamento tem 28 vagas, com limite de uma inscrição por CNPJ ou por Licença de Comércio Ambulante do município de Pinhais, independentemente da categoria inscrita. A seleção compreende duas etapas: pré-inscrição e comprovação de aptidão à vaga. A pré-inscrição pode ser feita das 10h de 15 de outubro às 17h de 19 de outubro.

Hub Paraná
seus negócios nos dias 16/10 e 17/10, das 14h às 20h, no Sebrae/PR (Rua Cyro Vellozo, 59 – Prado Velho). A Feira de Crédito e Quitação de Dívidas é um evento gratuito que vai reunir instituições financeiras, órgãos públicos e especialistas em finanças para ajudar quem deseja negociar dívidas, regularizar pendências e buscar novas linhas de crédito em condições especiais. A ação faz parte do Mês do Empreendedor, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com o Sebrae/PR.
O Fórum Empresas com Refugiados, iniciativa do ACNUR e do Pacto Global da ONU, lançou nesta semana o Hub Paraná, em parceria com o Sesi. O Estado foi escolhido por seu histórico acolhimento e pela forte atuação empresarial, com mais de 100 mil migrantes e refugiados e 144 indústrias já engajadas
no programa Indústria Acolhedora. O Hub vai reunir empresas dos setores industrial, comercial e de serviços.
Página 2

Editais página 3