15/03/2023

Page 1

Comitiva paranaense negocia ins talação de empresas sul-coreanas no Estado

Equipe liderada pelo governador Ratinho Junior esteve na agência de comércio internacional e investimentos da Coreia do Sul, a Kotra, onde se reuniu com startups da área de tecnologia agrícola e potenciais compradores de carnes e grãos produzidos no Paraná. Foto: AEN

Dia Mundial do Consumidor: PROCON de SJP realiza atividades para comemorar data

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, e em São José dos Pinhais, desde o início do mês, o PROCON-SJP tem realizado várias atividades para celebrar a data, como fiscalizações da qualidade dos combustíveis em parceria com a ANP, ações conjuntas com a Vigilância Sanitária, palestras nas escolas e orientações aos comerciantes.

A programação, que englobará ainda mais atividades, contempla também um debate sobre “O Consumo na Era do E-commerce”, organizado pela FAE-SJP, com apoio do PROCON, OAB e ACIAP. O evento terá a participação da chefe do PROCON/PR, Claudia Silvano e demais palestrantes.

A atividade é aberta à comunidade e a inscrição deve ser realizada pelo link fae.edu/eventos.

Greca recebe homenagem para Curitiba nos 15 anos do Teatro Positivo

No ano em que completa 330 anos, Curitiba celebra também datas importantes na área da cultura, como os 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba e os 15 anos do Teatro Positivo, um dos mais importantes da cidade. Na noite desta segunda-feira (13/3), o prefeito Rafael Greca participou da abertura das comemorações do teatro. Greca foi homenageado pelo aniversário da cidade e acompanhou a apresentação do pianista curitibano Estefan Iatcekiw, no lançamento de seu primeiro álbum solo. O prefeito lembrou que a inauguração do teatro, em 2008, também marcou a celebração dos 315 anos de Curitiba, com a apresentação do tenor catalão José Carreras. “Sou muito venturoso de ser o prefeito das duas ocasiões (nos 300 e 330 anos de Curitiba)", disse Greca

A comitiva paranaense liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta terça-feira (14) na sede da Kotra, a agência de comércio internacional e investimentos da Coreia do Sul, órgão vinculado ao Ministério do Comércio, Indústria e Energia do país asiático. No órgão, sediado em Seul, capital sul-coreana, os representantes do Governo do Estado e empresários participaram de uma série de reuniões, nas quais trataram de possíveis acordos de exportação e novos investimentos de empresas e startups no Paraná. A agência sul-coreana foi criada para articular o investimento entre empresas nacionais e estrangeiras e a cooperação em tecnologia industrial, sendo responsável por promover as exportações coreanas e apoiar o investimento estrangeiro no país. Atualmente, a Kotra está presente em 85 países e possui um escritório no Brasil, de onde busca apoiar empresas coreanas que querem investir no mercado brasileiro e orienta empresas brasileiras que procuram fornecedores. No início do encontro, Ratinho Junior fez uma apresentação sobre o Estado, em que falou sobre os potenciais econômicos e de negócios em andamento, principalmente os investimentos no setor alimentício e industrial, além de conversar com os sul-coreanos sobre as possibilidades de parcerias com a Kotra para o firmamento de novos acordos comerciais. “Foi uma agenda importante para apresentar o Paraná para várias empresas coreanas, que são grandes investidoras, e atraí-las a investirem também em nosso Estado”, afirmou. O encontro foi dividido em duas partes com foco na agroindústria. Na primeira, a comitiva paranaense conheceu o trabalho desenvolvido por quatro empresas sul-coreanas de AgriTech, um segmento específico focado em levar inovações tecnológicas para a produção rural.

Estiveram presentes representantes de três startups: Greenlabs, focada em soluções de gestão e logística no campo; N.Thing, que utiliza conceitos de Internet of Things (Internet das Coisas, em português) aplicados ao meio agrícola; e Ulike Korea, que trabalha com ferramentas de monitoramento inteligente de fazendas e rebanhos.

5º Festival da Cerveja e 12º Fecapi reuniram milhares de pessoas

O último sábado (11) em Pinhais foi marcado pelo encontro de milhares de várias tribos e gerações no centro da cidade. Desde os mais experientes apreciadores da cerveja artesanal até a mais jovem criança se divertiram ao som do rock e gêneros variados. Um dia repleto de atrações gastronômicas e culturais no 5º Festival da Cerveja e 12º Fecapi (Festival da Canção de Pinhais).

Turismo pré-pandemia

O secretário Márcio Nunes (PSD) destacou em entrevista que segundo a inteligência turística estadual, o Paraná alcançou o índice de 60% dos níveis pré-pandêmicos em 2022, e uma estimativa de até 95% para 2023 – isso em termos mundiais. “No Brasil, o número de turistas internacionais recebidos em 2022 ainda está tam-

bém muito aquém do registrado em 2019 – porém, o crescimento em relação a 2021, no auge da pandemia, foi vigoroso”. Página 2

Editais página 4

Ano 24 | Nº 5667 | 15 de Março de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
Quarta-feira

Na água ou nas quadras, mulheres do esporte levam o nome do Paraná a todo o mundo

Talento, dedicação e garra distinguem as mulheres nas diversas modalidades esportivas. Neste mês de março, a Secretaria estadual do Esporte presta homenagem a expoentes que colocaram o Paraná no cenário nacional

O desempenho das mulheres em quadras, pistas, areias ou na água ajuda a elevar o patamar do esporte paranaense. Elas são destaques em todas as modalidades e também na arbitragem e em funções na área de gestão. No Mês da Mulher, a Secretaria estadual do Esporte e a Agência Estadual de Notícias prestam uma homenagem a expoentes que colocaram o Paraná no cenário nacional.

Beatriz e Débora Carneiro, gêmeas da natação paralímpica; Vanessa Redes, árbitra internacional de vôlei sentado; Bethânia Inara de Oliveira, diretora da Secretaria; Joyce Baptista, ex-atleta de Basquete e profissional de Educação Física; e Marcia Naves, técnica de ginástica rítmica, falam sobre suas trajetórias, as conquistas e os grandes desafios.

Como todos os jovens de 25 anos, Beatriz e Débora gostam de passear, ir ao cinema, sair com os amigos e curtir as redes sociais, mas o que as diferencia é que elas são atletas profissionais. Nascidas em Maringá, as gêmeas da natação vêm se destacando no paradesporto brasileiro.

Ambas competem na categoria S-14, para atletas com deficiência intelectual, e já participaram de uma imensa lista de competições nacionais e internacionais como Mundiais, Parapan-americanos e até Paralímpiadas. Elas passaram pelo programa Geração Olímpica e Paralímpica, que recebe patrocínio da Copel.

As meninas começaram a nadar aos 12 anos e, desde então, o amor pelo esporte só cresceu. "A gente foi gostando e se encontrando na natação e o esporte foi abrindo portas”, comenta Beatriz.

Ela e Débora iniciaram a carreira no cenário estadual, mas não demorou para que chegassem em competições maiores. Em 2015, as duas participaram da primeira competição internacional, o Open Internacional das Loterias Caixa. Em seguida passaram a integrar o ranking mundial do Comitê Paralímpico Internacional e a trajetória de campeonatos só cresceu.

Entre os resultados que mais se destacam está o Mundial de 2017, que aconteceu no México, no qual Débora venceu nos 50 e 100 metros peito, além de ter sido vice-campeã nos 50 e 200 metros borboleta. Na mesma competição, Beatriz conquistou a prata nos 100 metros peito.

Já nos Jogos Parapan-americanos de 2019, em Lima (Peru), Beatriz subiu ao pódio três vezes, com ouro nos 200 metros medley, prata nos 100 metros medley e bronze nos 200 metros livre. Débora foi campeã nos 100 metros peito e vice-campeã nos 200 medley.

Além desses campeonatos, as gêmeas alcançaram um dos maiores sonhos de todo atleta: fazer parte da seleção brasileira nos Jogos Paralímpicos. Beatriz foi para Rio 2016 e para Tóquio 2020. No Japão, conquistou a medalha de bronze nos 100 metros peito. Débora não foi para Rio 2016 por causa de uma apendicite, mas em 2020 integrou a seleção e conquistou o bronze no revezamento 4x100 livre.

“As pessoas ainda não conseguem entender o que é uma deficiência intelectual, ficam falando mal, não entendem a nossa história. A gente ainda sofre preconceito, mas eu nem ligo mais", comenta Beatriz. “Até hoje a gente sofre preconceito pela nossa deficiência, por não conseguir acompanhar nossos amigos na escola, ou não interpretar certas coisas que a gente não entende”, complementa Débora.

E a superação de todo e qualquer desafio acontece mediante empatia e inspiração em outras mulheres. A atleta Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, é uma das impulsionadoras. A mãe Vivalda, que faleceu quando elas tinham 11 anos, também. “Elas nos ensinaram a ser guerreiras, enfrentar os problemas e seguir em frente”, comenta Débora.

Atualmente as atletas também são referência para diversas meninas que estão iniciando na vida esportiva. “Eu vejo as meninas olhando para a gente e pensando em disputar uma Olimpíada. Sei que a minha presença no esporte é muito importante”, diz Débora.

APITO

A relação da árbitra curitibana Vanessa Redes com o esporte começou cedo. Ainda na escola, participou de competições de handebol e seguiu com a paixão pelo esporte durante a adolescência. Quando chegou a hora de escolher um curso na faculdade, não teve dúvidas, foi de Educação Física. Durante a faculdade, um amigo falou sobre um curso de arbitragem e ela logo aderiu.

Vanessa decidiu participar apenas para conseguir horas complementares, mas o interesse foi aumentando. “Com o passar do tempo acabei me interessando, me dedicando e criei meu espaço dentro do vôlei. Em 2008 participei do primeiro curso de arbitragem de voleibol sentado e acabei seguindo a carreira no paradesporto, no qual hoje sou árbitra internacional", conta.

O esporte permitiu a Vanessa viver diversas experiências, como viajar de avião e sair do País. “O esporte sempre esteve em minha vida, de forma amadora, por prazer, e hoje profissionalmente. Ele me deu muitas conquistas, amigos, viagens, memórias. Literalmente abriu fronteiras”, afirma.

O momento mais marcante foi a maior competição do paradesporto, as Paralímpiadas de Tóquio 2020, na qual Vanessa arbitrou a semifinal de vôlei sentado entre China e Canadá. Ela também apitou uma semifinal do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia e a final do Campeonato Masculino Série A de vôlei sentado.

CAMPEÃ PAN-AMERICANA

Uma das atletas de maior relevância no basquete brasileiro é Joycenara Baptista – a Joyce. Além de ter atuado ao lado de atletas como Hortência, conquistou junto com a seleção brasileira de basquetebol o ouro nos Jogos Pan-americanos de 1991, em Havana, foi campeã no Sul-americano de Basquete Adulto (Colômbia, 1991) e participou dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Joyce começou na modalidade aos 11 anos, no Clube Curitibano. Aos 16 começou a jogar profissionalmente, quando foi convocada para fazer parte da seleção brasileira juvenil.

“Fomos disputar o sul-americano em Bogotá, onde fomos campeãs. Falei para os meus pais que tinha amado e queria isso para minha vida. Fui para São Paulo jogar profissionalmente, me destaquei, fui para a seleção principal e durante quase 10 anos participei de vários campeonatos”, conta.

Depois de anos se dedicando ao esporte, ela decidiu que era hora de desamarrar os tênis e realizar o sonho de ser mãe. Durante mais de quatro anos dedicou-se totalmente à criação da filha, Amanda. “Era isso que eu queria, acompanhar as primeiras palavras, os primeiros passos”, complementa.

Joyce retomou os estudos e entrou na faculdade

de Educação Física, na qual descobriu que seu amor não era só pelo basquete, mas pelo esporte como vetor da educação. Ela gosta de direcionar crianças no universo desportivo para vê-las se tornando atletas. “Sou professora de coração, eu amo ensinar, gosto quando a criança vem com aquele olhinho brilhando falando que não sabe fazer alguma coisa e eu tenho a oportunidade de ensiná-la”, afirma. Para a ex-atleta, ser uma mulher no esporte é mostrar que tem capacidade de desempenhar diversas atividades – atleta, técnica ou gestora – e possibilitar que caminhos sejam abertos para todas as mulheres e meninas que têm o desejo de entrar neste meio. “Ainda existem mulheres sendo impedidas de praticar esporte em alguns países. Isso é muito muito triste, mas estamos lutando cada dia mais para alcançar tudo que merecemos”, arremata.

COISAS DIFÍCEIS

Bárbara Domingues é atleta desde os cinco anos. Começou na ginástica artística, depois migrou para a ginástica rítmica, já há 18 anos. Hoje com 23 anos, conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, uma marca histórica para o Brasil.

Bárbara foi oito vezes campeã brasileira e seis vezes campeã sul-americana. Em 2021, foi a primeira brasileira a participar de uma final individual no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. Ela ficou em 17º lugar geral, batendo seu próprio recorde de 2019.

Dentre as muitas dificuldades que já enfrentou no esporte, uma das que mais marcam a atleta é conseguir cumprir todas as exigências do código de pontuação da ginástica. “Quando eu entrei, o código não me valorizava muito, porque nunca tive muita flexibilidade na coluna e nas pernas, então tive que usar ferramentas diferentes e me destaquei ao fazer coisas difíceis”, comenta.

Para a atleta, ser mulher no esporte foi uma dificuldade adicional. “Só nós mulheres sabemos o que a gente passa dentro do esporte. Ser mulher é sinônimo de garra, de nunca desistir dos seus sonhos. Não é fácil, mas é importante acreditar e persistir”, afirma.

Ao longo dos anos ela teve ajuda da técnica baiana Márcia Naves, formada em Educação Física e moradora de Curitiba há 22 anos, que se especializou na ginástica rítmica, tendo treinado diversas estrelas da modalidade.

Ela afirma que ser técnica é desempenhar diversos papéis, que vão além do treinamento. “É ser uma espécie de heroína, porque a gente é um pouco psicóloga, um pouco mãe, um pouco médica”, diz.

Como técnica do alto rendimento, Márcia conta que muitas vezes passa mais de um mês longe de casa e que sempre tenta conciliar e administrar a vida profissional com a família. “É surreal o que a mulher é capaz de fazer, antes eu brincava que numa próxima encarnação eu queria vir homem, mas hoje não, eu quero voltar mulher porque eu sei que somos muito poderosas”, afirma.

BASTIDORES

E quando se fala em esporte, apesar do protagonismo de atletas e técnicos, o setor deve muito também aos que trabalham por trás das cortinas. A curitibana Bethânia Inara de Oliveira, de 32 anos, trabalha há 12 anos na Secretaria estadual do Esporte. Entrou como estagiária e hoje é diretora administrativa financeira.

“Para começar a trabalhar, fui totalmente contra o que meus pais queriam, porque eu morava longe e demorava em torno de 1h30 de ônibus só para chegar ao trabalho. Em 2012 comecei a atuar no setor de licitações da Secretaria, aprendi muito e me identifiquei com o Direito Administrativo”, conta.

Neste ano, depois da formação, Bethânia recebeu o desafio de assumir a área. “Há um grau a mais de dificuldade, pois depende de uma maior aceitação hierárquica e de respeito de todos, mas sei que estou fazendo um ótimo trabalho. Trabalhar com gestão no esporte é poder acompanhar histórias, crescimentos profissionais e sonhos realizados. Como mulher, me sinto honrada em contribuir com a formação de atletas que fazem o Brasil inteiro torcer em competições internacionais”, arremata.

Turismo pré-pandemia

(Marcio Nunes PSD Foto: Alep)

O secretário Márcio Nunes (PSD) destacou em entrevista que segundo a inteligência turística estadual, o Paraná alcançou o índice de 60% dos níveis pré-pandêmicos em 2022, e uma estimativa de até 95% para 2023 – isso em termos mundiais. “No Brasil, o número de turistas internacionais recebidos em 2022 ainda está também muito aquém do registrado em 2019 – porém, o crescimento em relação a 2021, no auge da pandemia, foi bem vigoroso”.

Turismo no Paraná “Daqui para diante, as perspectivas no setor são muito boas. No Paraná, o turismo interno ainda é o maior filão, mas ainda assim somos os o terceiro estado no ranking de chegada de turistas internacionais – muito por conta de Foz e Curitiba. Vamos trabalhar pelo aumento no fluxo de turistas, para que permaneçam por mais tempo no estado, para que haja maior integração dos segmentos e ampliação da oferta. Isso passa pela criação de roteiros temáticos e criativos, pela divulgação do Paraná, além de nossas divisas e pela atração de investimentos privados”, complementa.

Recurso acatado

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) acatou por 3 votos a 2, recurso do exgovernador e deputado federal Beto Richa (PSDB) que pediu a suspeição do promotor do Ministério Público do Paraná, Fernando Cubas César, no processo aberto a partir da Operação Rádio Patrulha, que investiga denúncias de desvio de recursos públicos no programa “Patrulha do Campo”, de financiamento de máquinas para a manutenção de estradas rurais no Paraná. A defesa de Richa argumentou que seria “evidente a inimizade entre o Promotor de Justiça e o paciente Carlos Alberto Richa”.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205

Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650

Departamento Comercial / Administrativo

Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal

Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

2 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição 5667 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Beatriz e Debora - Foto: Paraná Esporte

Evento no dia 25 celebra os 330 anos da Câmara e de Curitiba

Promovido pelo Legislativo de Curitiba, o evento “Câmara 330 anos” terá atrações gratuitas.

A programação reúne atividades esportivas e culturais, além de feira gastronômica e espaço para os "curitibinhas". (Arte: Emily Curbani/CMC)

Instituição mais antiga da cidade, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será palco, no dia 25 de março, um sábado, de uma programação especial pelos 330 anos da cidade. Ao lado dos vereadores e do prefeito Rafael Greca, a população poderá participar, gratuitamente, de uma série de atividades esportivas e culturais. O evento "Câmara 330 anos", em comemoração ao aniversário de Curitiba e do próprio Legislativo, também contará com espaço para a diversão dos “curitibinhas” e com uma feira gastronômica.

“A Câmara Municipal quer abrir suas portas para receber a população, num evento pensado para ocupar o entorno da Casa, bem como atrair a população para a região da praça Eufrásio Correia, espaço tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná”, afirma o presidente Marcelo Fachinello (PSC). “Com este evento, ocupamos o espaço do estacionamento externo da CMC, local que normalmente fica vago aos fins de semana, trazendo as pessoas para a rua, fomentando o comércio, a segurança e a integração entre o Legislativo e sua vizinhança.”

A primeira atividade em comemoração ao aniversário da CMC e de Curitiba, celebrado no dia 29 de março, será uma caminhada a partir da praça Oswaldo Cruz, com concentração a partir das 10 horas e saída às 10h30. O destino é a praça Eufrásio Correia, localizada em frente à

Câmara Municipal. A feira gastronômica e a programação infantil terão início às 11 horas. A abertura oficial do evento “Câmara 330 anos” será na sequência, às 11h15.

Para movimentar o público, a programação terá convidados especiais, que fazem sucesso nas redes sociais. O educador físico, influenciador digital, personal trainer e escritor Aurélio Alfieri comandará, às 11h30, um aulão de alongamento. Às 13h30, haverá uma uma aula-show com a educadora física, personal trainer e

influenciadora Renatinha de Lima. Também haverá aulões de zumba com a educadora física Ale Brito, às 14h30, e de ioga, às 15 horas.

A partir das 14 horas, serão abertas as tradicionais brincadeiras dos Jogos do Piá. Orientadas por profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), os jogos trarão atividades como rolimã, pipa, perna de pau, bolinha de gude, bete-ombro (também conhecido como bets) e futebol de botão.

Música e história

Criada há 40 anos, a Banda Lyra Curitibana será a responsável pela abertura da programação musical, a partir das 11 horas. O grupo possui um repertório vasto: da música erudita até o samba, trilhas musicais, mambos, marchas e hinos. Outras bandas se apresentarão ao longo do dia 25. Às 14 horas, subirão ao palco os DJs da Disco Joints. Às 15h15, o repertório ficará por conta de vereadores de Curitiba. Às 16h15, se apresentará o grupo folclórico Odori, do Nikkei Curitiba, em homenagem à cultura japonesa. Por fim, uma orquestra de cordas deve encerrar as apresentações, às 17 horas.

Para fechar a programação cultural do evento, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba, estará aberto para a visitação. Além disso, haverá uma visita guiada ao prédio histórico finalizado em 1895, inicialmente construído para abrigar a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). A atividade terá vagas limitadas, e, em breve, serão abertas as inscrições para o tour especial.

A realização do evento “Câmara 330 anos” conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Smelj, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC).

Por Fernanda Foggiato - Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati - Supervisão do estágio: Alex Gruba

3 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição 5667 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

BRDE firma acordo com Conselho de Arquitetura para estimular economia sustentável

Parceria entre as duas entidades visa fomentar ações ligadas à preservação do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, atividades culturais e facilitação de linhas de crédito para profissionais da área com projetos verdes.

O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná firmaram nesta segunda-feira (13) um acordo de cooperação técnica com objetivo de estimular a economia sustentável. A parceria visa abrir possibilidades de novos negócios, por meio das linhas de crédito do BRDE, aos profissionais e escritórios de arquitetura, cujos projetos estejam ligados às diretrizes previstas na atuação do Banco Verde, ou seja, proteção da água, prevenção e controle da poluição, e proteção e restauração da biodiversidade.

O acordo prevê também financiamento às obras e aos projetos que os arquitetos desenvolvam para seus clientes empresariais, que podem ser apoiados com valor a partir de R$ 300 mil. Em contrapartida, o Conselho de Arquitetura pretende abrir edital para promover concurso de fotografias voltado ao patrimônio cultural, com exposição e outras atividades que envolvam a comunidade, no Espaço Cultural BRDE, além de estreitar as relações com seus associados, no que diz respeito a desenvolver negócios por meio do crédito customizado do banco.

“Temos todo interesse em tornar essa parceria algo relevante para a sociedade, levando o financiamento para os arquitetos, para promover as duas entidades nesse espaço. Adotamos esse Espaço Cultural, que faz parte da história da cidade e do Paraná, de mulheres que gover-

BRDE firma acordo com Conselho de Arquitetura para estimular economia sustentável - Na foto, esquerda para direita: Ramon Bentivenha – Rafaela Tasca – Paulo Starke, Milton ZanelattoLisiane Astarita - Lucas Rieke - Allan MenengotiRamon Bentivenha – Rafaela Tasca – Paulo Starke, Milton Zanelatto - Lisiane Astarita - Lucas Rieke - Allan Menengoti - Foto: BRDE

naram essa casa, da erva-mate, dos aspectos políticos e culturais que caminham com os aspectos históricos”, explicou o superintendente do BRDE, Paulo Starke. “O acordo de cooperação técnica com o BRDE é antes de tudo um compromisso social, para valorizar e mostrar as boas ações do banco, como a preocupação na preservação do patrimônio histórico e cultural, abrindo esse espaço para a comunidade”, afirmou o o presidente do Conselho de Arquitetura, Milton Zanelatto.

DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL

Nesse acordo, também estão previstas a disponibilidade do Espaço Cultural BRDE para eventos do Conselho para aproximar o público dessa área na discussão da preservação do patrimônio cultural. Zanelatto ainda lembrou que as políticas de equidade e inclusão econômica do BRDE podem ser aproveitadas no empreendedorismo feminino, uma vez que, segundo ele, cerca de 70% do mercado de arquitetura é formado por mulheres, muitas vezes com dificuldade de acesso ao crédito para estruturar seu negócio.

O BRDE dispõe nesse perfil do

Programa Empreendedoras do Sul, que em seus dois anos de criação destinou R$ 226 milhões para os três estados do Sul. Só no Paraná foram movimentados R$ 88,8 milhões nesse período. O programa é direcionado a empresas de diferentes portes que tenham ao menos 40% do seu capital social de sócias mulheres.

PRESENÇAS

Também participaram do evento de assinatura a coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Rafaela Tasca; a gerente de Planejamento do BRDE, Lisiane Astarita; e o gerente jurídico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Ramon Bentivenha

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA

Amauri Rocco torna público que irá requerer à secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, a Licença Ambiental Simplificada para atividade de desmembramento a ser implantada na Rua Júlio Rocco, 189 – São José dos Pinhais – Paraná

4 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição 5667 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

de Integração

Após o fim da concessão dos pedágios, Governo do Paraná preparou investimento de R$ 102 milhões para prestação de socorro aos usuários. O Centro de Operações Integradas faz os atendimentos através do telefone 0800 400 0404, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana

Em um ano, o Governo do Estado realizou 80 mil atendimentos nas rodovias do antigo Anel de Integração. São serviços como guincho, socorro para panes mecânica e elétrica, problemas com pneus, remoção de veículos e objetos da pista. O atendimento é gratuito, prestado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), através da Operação de Tráfego Rodoviário.

Lançado em março de 2022, o Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR faz os atendimentos através do telefone 0800 400 0404, válido para todas as regiões do Estado, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados.

Janeiro de 2023 foi o mês que teve o maior número de atendimentos, com 9.112 ocorrências. Em termos de rodovias, a BR-277, que vai de Paranaguá até Foz do Iguaçu, foi a que mais registrou demandas: 41 mil casos de prestação de serviço pelo DER/PR na rodovia federal.

Completam a lista de rodovias mais atendidas a BR-376 (16.139 ocorrências) e BR-369 (7.422), também administradas pelo governo federal. Entre as rodovias estaduais, a PR151, que cruza o Paraná de Norte a Sul, foi a mais atendida, com 3.443 ocorrências.

INVESTIMRENTO - Após o fim da concessão dos pedágios, o Governo do Paraná preparou o investimento de R$ 102 milhões para a prestação de socorro através da Operação de Tráfego Rodoviário. No início do ano passado, o DER/PR estruturou e inaugurou o COI para garantir o amparo aos usuários, atualmente atuando em mais de 2.400 quilômetros. Diariamente, equipes específicas percorrem 100% da malha, três vezes por dia, prestando auxílio e reforçando a sinalização em locais com incidentes, como baixa visibilidade na pista e engarrafamentos.

O DER/PR também disponibiliza caminhões-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros, e veículo-boiadeiro para atendimento a situações envolvendo animais soltos na pista. Já o COI direciona a chamada, caso o atendimento caiba a outros órgãos, como Polícias Rodoviárias, Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Denit) e Instituto Água e Terra (IAT).

Entre março e abril de 2022, o DER/PR passou a atender as rodovias do antigo lote 2 (Viapar), lote 3 (EcoCataratas), lote 4 (Caminhos do Paraná) lote 5 (Rodonorte) e lote 6 (Ecovia). O lote 1 (Econorte) foi incluído apenas em novembro, após o término de um acordo com a concessionária, chegando ao atendimento de 100% da malha pelo governo estadual.

CONSERVAÇÃO – Enquanto o novo programa de concessão de pedágios está em elaboração em conjunto com o governo federal, o Governo do Paraná investe quase R$ 120 milhões em obras de conservação e manutenção das rodovias estaduais que pertenciam ao antigo Anel de Integração. A manutenção e conservação das rodovias federais estão sob responsabilidade do governo federal, através do DNIT.

Comitiva paranaense negocia instalação de empresas sul-coreanas no Estado

Equipe liderada pelo governador Ratinho Junior esteve na agência de comércio internacional e investimentos da Coreia do Sul, a Kotra, onde se reuniu com startups da área de tecnologia agrícola e potenciais compradores de carnes e grãos produzidos no Paraná de novos acordos comerciais. “Foi uma agenda importante para apresentar o Paraná para várias empresas coreanas, que são grandes investidoras, e atraí-las a investirem também em nosso Estado”, afirmou.

A comitiva paranaense liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta terça-feira (14) na sede da Kotra, a agência de comércio internacional e investimentos da Coreia do Sul, órgão vinculado ao Ministério do Comércio, Indústria e Energia do país asiático. No órgão, sediado em Seul, capital sul-coreana, os representantes do Governo do Estado e empresários participaram de uma série de reuniões, nas quais trataram de possíveis acordos de exportação e novos investimentos de empresas e startups no Paraná.

A agência sul-coreana foi criada para articular o investimento entre empresas nacionais e estrangeiras e a cooperação em tecnologia industrial, sendo responsável por promover as exportações coreanas e apoiar o investimento estrangeiro no país. Atualmente, a Kotra está presente em 85 países e possui um escritório no Brasil, de onde busca apoiar empresas coreanas que querem investir no mercado brasileiro e orienta empresas brasileiras que procuram fornecedores.

No início do encontro, Ratinho Junior fez uma apresentação sobre o Estado, em que falou sobre os potenciais econômicos e de negócios em andamento, principalmente os investimentos no setor alimentício e industrial, além de conversar com os sul-coreanos sobre as possibilidades de parcerias com a Kotra para o firmamento

O encontro foi dividido em duas partes com foco na agroindústria. Na primeira, a comitiva paranaense conheceu o trabalho desenvolvido por quatro empresas sul-coreanas de AgriTech, um segmento específico focado em levar inovações tecnológicas para a produção rural.

Estiveram presentes representantes de três startups: Greenlabs, focada em soluções de gestão e logística no campo; N.Thing, que utiliza conceitos de Internet of Things (Internet das Coisas, em português) aplicados ao meio agrícola; e Ulike Korea, que trabalha com ferramentas de monitoramento inteligente de fazendas e rebanhos.

Também participaram da reunião empresários da Daedong, uma empresa mais consolidada e que trabalha na fabricação de máquinas agrícolas inteligentes, com uma produção anual de aproximadamente 49 mil máquinas e 75 mil motores. Entre os produtos da empresa, estão os chamados UTVs (sigla para Utility Task Vehicles, ou veículos utilitários multitarefas), similares aos utilizados pelo Governo do Estado no Litoral durante o Verão Maior Paraná nesta temporada e que possuem

uma grande demanda internacional, com uma fila de espera de seis meses.

A empresa também elabora soluções de smart farming (agricultura inteligente), um conceito que busca tornar a agricultura mais eficiente, produzindo mais com menos recursos ao agregar soluções tecnológicas em substituição aos processos de produção tradicionais.

Após a explanação dos empresários, o governador convidou os representantes a visitarem o Paraná e defendeu o potencial da empresa em atender demandas do agronegócio paranaense. Os empresários se mostraram animados com a ideia e, a partir de agora, deverão avançar no assunto a partir de novas tratativas por meio da Invest Paraná.

“As reuniões que fizemos com algumas startups e com a maior empresa de tratores da Coréia do Sul visam tentar trazê-las para o Paraná, em um esforço que estamos fazendo para atrair novos investimentos e também vender aquilo que produzimos, gerando novos empregos no Estado”, explicou Ratinho Junior.

A segunda parte do encontro na Kotra ocorreu com a presença de cinco empresas que atuam como intermediárias de exportação e importação na Coreia do Sul, nos mesmos moldes do encontro com gigantes multinacionais no Japão. Estiveram presentes representantes da Nonghyup Feed, Pos-

co International, Nh Trading, Trade Pro e Daehyun Trading, que têm como atuação principal a compra de grãos, rações, farelos e insumos para o mercado interno. Ao lado do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o governador expôs vantagens competitivas do Paraná. Ele citou os recordes seguidos da safra paranaense e de exportações por meio do Porto de Paranaguá, o fato do Estado ser uma referência em sustentabilidade e de possuir certificações sanitárias internacionais, como de área livre de febre aftosa sem vacinação e de zona livre da peste suína clássica independente.

“Durante todo o dia, buscamos mostrar o que produzimos no Paraná, que é o maior produtor de alimentos do Brasil, com destaque na proteína animal, peixe, frango, carne suína e também na produção de grãos, como farelo de soja e milho, para empresários que são grandes compradores desse tipo de mercadoria”, informou o governador.

PRESENÇAS

Também integram a comitiva os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva, e da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; além de prefeitos e empresários paranaenses.

5 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição 5667 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Em um ano, Estado realiza 80 mil atendimentos nas rodovias do antigo Anel

Confira os pratos participantes do 2º Festival da Tilápia

Cronograma de vacinação

Covid-19 em São José dos Pinhais até o dia 17 de março

São José dos Pinhais divulga o calendário de imunização até o dia 17 de março. Para vacinação é obrigatório comparecer em um dos pontos de vacina e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.

Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em São José dos Pinhais até o dia 17 de março:

Todos os dias (das 8h30 às 16h) em todas as UBS: População acima de 12 anos que esteja com a 1ª, 2ª ou 3ª DOSE em atraso; 4ª DOSE para maiores de 18 anos e 5ª DOSE para imunocomprometidos.

O evento realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR) e também pela Câmara Municipal, o 2º Festival da Tilápia reúne nesta edição mais de 30 empreendimentos locais, com pratos exclusivos para o evento.

Com início na próxima sexta-feira (17), o 2º Festival da Tilápia tem preço único de R$ 39,90 para os pratos participantes, a ação ocorrerá até o dia 09 de abril.

Confira os empreendimentos e pratos do 2º Festival da Tilápia: Pesqueiro Velha Olaria – Porção de tilápia com fritas.

Arena Gastronomia – Filé de tilápia empanado na panko ao molho bechamel de provolone com aipim. Acompanha: arroz, feijão e mix de salada.

King Sushi – Isca de tilápia com molho de ostra, ceviche de tilápia.

Mavy Pub / Mondrí – Tilápia a Romana empanada em panko e parmesão. Acompanha molho tártaro.

Mavy Pub / Afonso Pena – Papillote de tilápia, envolto por legumes, cogumelos e camarões.

Bc Wings – Pão com bolinho de tilápia.

Edem Pub Bar – Tilápia empanada porção c/ maionese caseira de tártaro.

Pesque Pague Zé Careca – Porção de tilápia.

Pesque Pague Pinheiro Seco – Porção de tilápia com fritas.

Kojima Sushi Bar – Porção de ceviche e par de temaki de tilápia – filadélfia.

Pesqueiro do Moreira – Torre de tilápia.

Pesk Pague Beira Rio – Ceviche de tilápia. Recanto das Tilápias – Porção de tilápia.

Âncora Petiscos e Frutos do Mar – Porção de tilápia à milanesa com nosso molho da casa.

Pesque Pague do Bolino – Bolinho de tilápia.

Pesque Pague Hono Rios – Tilápia inteira com arroz branco.

Pesque Pague Machado – Porção de filé de tilápia empanado, creme caseiro, pepino e cebola em conserva e torrada.

Adega Muricy – Porção de filé de tilápia com molho tártaro e jardineira de legumes.

Pesque e Pague do Didi – Tilápia inteira com batata, mandioca e polenta.

Pesque Pague Albatroz – Posta de tilápia e filé.

Pesqueiro Bobato – Porção de tilápia.

Pesque Pague do Cachimbo – Espetinho de peixe com queijo.

La Kombi Beer and BBQ – Croquete de tilápia com molho tártaro.

Pesque Pague Arujá – Pastel de tilápia.

Pesqueiro São José – Porção de tilápia.

Cervejaria Nut Bier – Tilápia empanada na crosta com molho de cogumelo champignon.

Petiscaria e Pesqueiro dos Polacos – Porção de tilápia.

Pesque e Pague Recanto das Flores – Croquete de tilápia com queijo.

Estação Chopp Brahma – Fish and Chips. Recanto do Gaiteiro – Porção de tilápia à milanesa. Pedro’s Beer Pub – Porção de tilápia à milanesa.

Quiosque do Chopp e Petiscaria – Porção de iscas de tilápia.

Segue o link com o mapa das localidades: http://bit.ly/ 3EMisWW

Mutirão de castração acontece de 13 a 16 de março no Parque da Fonte

Vacina Covid Bivalente em todas as UBS: população de 75 anos ou mais, todos os dias, das 8h30 às 16h00. 16/03 (quinta-feira, das 8h30 às 16h) – Crianças de 06 meses a 2 anos: 1ª DOSE para crianças de 6 meses a 2 anos; 2ª Dose para crianças de 06 meses a 2 anos que tomaram a primeira até o dia 15/02/2023 e 3ª Dose para crianças de 06 meses a 2 anos que tomaram a segunda dose até o dia 15/01/2023.

• Somente nas unidades: São Marcos, Ipê, Guatupê, Cidade Jardim, Quississana, Afonso Pena, Parque da Fonte, Riacho Doce, Veneza, Campo Largo da Roseira e Martinópolis.

17/03 (sexta-feira, das 8h30 às 16h) – Crianças de 3 anos a 4 anos: 1ª DOSE para crianças de 3 anos a 4 anos; 2ª Dose para crianças de 3 anos a 4 anos que tomaram a primeira até o dia 16/02/2023 e 3ª Dose para crianças de 03 anos a 4 anos que tomaram a segunda dose até o dia 16/01/2023.

• Somente nas unidades: São Marcos, Ipê, Guatupê, Cidade Jardim, Quississana, Afonso Pena, Parque da Fonte, Riacho Doce, Veneza, Campo Largo da Roseira e Martinópolis.

• Em casos de dúvidas sobre o intervalo vacinal, procure a UBS mais próxima.

• Não esqueça de apresentar comprovante de residência, documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação.

• Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

PONTOS DE VACINAÇÃO –TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – ENDEREÇOS

US Afonso Pena – Rua Antônio Bianchetti, 90 US Agaraú – Rua Arcídio Claudino Barbosa, s/nº US Borda do Campo – Estrada da Roseira, 5850 US Cachoeira – Rua Benjamin Negoseki, s/nº

US Caic – Rua Rua Fernando Pradi, 113

US Campina do Taquaral – Rua José Zanqueta Filho, s/nº

US Campo Largo da Roseira – Rua Antonio Singer, s/ nº

US Central – Rua Visconde do Rio Branco, nº 2041

US Cidade Jardim – Rua Tarcílio Zoelner, 350 US Contenda – Rua Casemiro Leviski, s/nº

US Córrego Fundo – Estrada Principal, s/nº

US Cotia – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº

US Cristal – Rua Ilo Antoninho Mozer, nº 900

US Faxina – Rua Carlos Kusma, s/nº (não haverá vacinação no dia 15/07)

US Guatupê – Rua Herminda da Rocha Barbosa, 600

US Ipê – Rua Laerte Fenelon, nº 1001

US Malhada – Estrada Principal, s/nº

US Marcelino – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº

US Martinópolis – Rua Vanderlei Moreno, 11280

US Murici – Rua João Lipinski, 505

US Moradias Trevisan – Rua Luiz Oribes da Rocha, 26

Parque da Fonte/Casa do Papai Noel – Rua Almirante

Alexandrino, esquina com a Rua Tavares de Lyra

US Quississana – Rua Carlos Eduardo Nicheli, 26

US Riacho Doce – Rua Eliud Alves Pereira, 378

US São Marcos – Rua Augusto DeBarba, 975

US Veneza – Rua Francisco Dal Negro, 2752

US Xingu– Rua Ilhio Pedro Gasparelo, 854

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realiza entre os dias 13 a 16 de março, o 1º Mutirão de Castração, na Rua Almirante Alexandrino, 1200 – Parque da Fonte. A iniciativa faz parte do Programa de Bem-Estar Animal e para participar é necessário realizar o cadastro antecipadamente.

O cadastro está disponível pelo link https://

bit.ly/3F8Q7dR e é exclusivo para animais com idade inferior a 8 (oito) anos. Para finalizar o processo, o munícipe precisa atender aos seguintes requisitos: Residir em São José dos Pinhais; Ter renda familiar de até 3 (três) salários mínimos; Possuir cadastro no CadÚnico; Cadastrar no máximo

2 (dois) animais, entre 6 meses e 7 anos. Entre os dados obrigatóri-

os para cadastro está o NIS, o qual refere-se ao número da inscrição social. Já o CadÚnico é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de São José dos Pinhais e deve estar ativo e atualizado.

IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO

A castração melhora a qualidade e aumenta o tempo de vida dos animais. Além disso, ainda evita o aumento do número de cães e gatos nas ruas com o controle de

reprodução e diminui também os riscos de contaminação por zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) e ataques com mordeduras porque o procedimento diminui as fugas e brigas causadas pelo cio.

DÚVIDAS?

Entre em contato com o Programa pelo WhatsApp (41) 99962-4163 ou compareça no endereço R. João Ernesto Killian, nº 537 – São Domingos.

6 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição: 5667 |

Do Clique Economia aos Armazéns da Família, conheça os aliados do consumidor de Curitiba

Saúde de Curitiba amplia convocação da vacina bivalente para pessoas

de 65 anos ou mais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a convocação para vacina bivalente anticovid a todos os nascidos até 1958, a partir desta terça-feira (14/ 3). Com esse chamamento, ficam contempladas todas as pessoas com 65 anos ou mais, além daquelas que completarão essa idade no decorrer de 2023.

O novo chamamento inclui mais 79.936 idosos entre 65 e 69 aos. Já haviam sido convocados anteriormente 138.554 idosos com 70 anos ou mais, mas apenas 22.168 compareceram até o momento, o equivalente a 16% do total.

“É hora de os idosos se vacinarem novamente, de agregarmos essa nova camada de proteção a este grupo que é o mais vulnerável à covid-19”, destaca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “A covid-19 ainda mata, em média, uma pessoa por dia em Curitiba, o que é muito preocupante. Normalmente, o perfil é de pessoa idosa e com comorbidade. Por isso, a importância desse público receber o reforço”, completa a secretária.

A vacina estará disponível para o novo público e os anteriormente convocados em 107 postos de saúde, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

Nesta quarta-feira (15/3) é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, data que serve para destacar a importância dos direitos do cliente, como informação, segurança, liberdade de escolha e bom atendimento.

A Prefeitura tem serviços para auxiliar o consumidor, principalmente na área de segurança alimentar. O principal deles é o Clique Economia, pesquisa diária dos preços de produtos nos supermercados da capital. Também são ações da Prefeitura a Semana da Economia, que oferta alguns produtos dos Armazéns da Família com preços mais baixos, além das promoções em Feiras Livres, Sacolões e nos mercados Municipal, no Centro, e Regional, no Cajuru.

CLIQUE ECONOMIA

O Clique Economia é um site para ajudar no planejamento do gasto familiar ou

pessoal, principalmente em tempos de inflação, quando a economia no orçamento é essencial na aquisição de alimentos da cesta básica, produtos de primeira necessidade, higiene e limpeza. É um serviço gratuito vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Diariamente, equipes da SMSAN pesquisam os preços de mais de 700 itens nos supermercados, para o consumidor poder comparar.

Lançado em março de 2021 pelo prefeito Rafael Greca, o Clique Economia é uma evolução do antigo serviço Disque Economia. A plataforma pode ser acessada pelo Curitiba APP ou diretamente pelo site, que tem visual moderno e intuitivo, oferecendo gratuitamente um amplo conjunto de funcionalidades.

SEMANA DA ECONOMIA NOS ARMAZÉNS

DA FAMÍLIA

Lançada em setembro do ano passado pelo prefeito Rafael Greca, a Semana da Economia é sucesso nos Armazéns da Família. A cada semana, a Prefeitura busca oferecer o menor preço da cidade para, no mínimo, dois produtos da cesta básica vendidos nos armazéns. As pesquisas do programa Clique Economia servem de base para firmar os preços.

Elisabeth Costa, 66 anos, é dona de casa e sempre compra no Armazém e também no Sacolão da Família. “Essa Semana da Economia é uma ótima oportunidade para economizar. Estou sempre de olho no item mais barato da semana para aproveitar”, disse ela.

ARMAZÉM DA FAMÍLIA

Maior programa de acesso alimentar do Brasil e um dos mais antigos da Prefeitu-

ra na área de assistência social, o Armazém da Família reúne, atualmente, 35 unidades que oferecem gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza 30% mais baratos que no varejo.

Hoje são mais de 360 mil famílias com renda até cinco salários mínimos da capital cadastradas no programa da Prefeitura, beneficiando um milhão de curitibanos, além de 163 entidades sociais e filantrópicas que podem fazer compras nas unidades.

FEIRAS, SACOLÕES E MERCADOS PÚBLICOS

Curitiba conta com vários pontos de feiras livres, sacolões e dois mercados públicos (Municipal e Regional Cajuru) que oferecem aos consumidores da cidade produtos com boa procedência e qualidade. Promoções são comuns nas unidades dos três serviços da Prefeitura.

A SMS orienta a população para que, na medida do possível, evite as unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais.

ACAMADOS

Idosos acamados desta faixa etária receberão a vacina sem sair de casa. Aqueles que são acompanhados pelo SUS ou já receberam anteriormente a vacina como acamados devem aguardar a visita de uma equipe das unidades de saúde. Os acamados que não são acompanhados pelo SUS e se enquadram na faixa etária convocada devem indicar a condição pelo aplicativo Saúde Já Curitiba. Na tela inicial, basta clicar na aba “Paciente Acamado” e selecionar o paciente indicado.

A SMS continua vacinando também indígenas e moradores de instituições de longa permanência diretamente nos locais. Também já foram convocados os imunossuprimidos com 12 anos ou mais, de forma escalonada. Para receber o reforço da vacina bivalente anticovid é necessário, além de se enquadrar nos critérios de convocação do público, ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação.

BIVALENTE

A vacina bivalente é a segunda geração do imunizante, porque possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vulnerável.

Greca recebe homenagem para Curitiba nos 15 anos do Teatro Positivo

No ano em que completa 330 anos, Curitiba celebra também datas importantes na área da cultura, como os 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba e os 15 anos do Teatro Positivo, um dos mais importantes da cidade.

Na noite desta segunda-feira (13/3), o prefeito Rafael Greca participou da abertura das comemorações do teatro. Greca foi homenageado pelo aniversário da cidade e acompanhou a apresentação do pianista curitibano Estefan Iatcekiw, no lançamento de seu primeiro álbum solo.

O prefeito lembrou que a inauguração do teatro, em 2008, também marcou a celebração dos 315 anos de Curitiba, com a apresentação do tenor catalão

José Carreras. E que, 15 anos antes, Carreras encantou os curitibanos na Pedreira Paulo Leminski, nos aniversário de 300 anos de Curitiba, em 1993.

“Sou muito venturoso

de ser o prefeito das duas ocasiões (nos 300 e 330 anos de Curitiba)", disse Greca

A visão do teatro, da captura do processo de produção coletiva, da educação musical e cênica, é a grande visão da construção da cidadania. A ribalta do teatro é o espaço da democracia, lugar onde o povo pode ter voz e vez e onde os artistas exercem sua excelência”, destacou o prefeito.

Greca foi presenteado com um quadro que replica o painel Saber, Ética, Trabalho e Progresso, do arquiteto e artista plástico curitibano Sergio Ferro, cujo original está na fachada do Teatro Positivo.

Ferro é também o autor do painel comemorativo aos 300 anos da cidade que está no Memorial de Curitiba.

A presidente da Fundação

Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, também foi homenageada com uma réplica do painel Saber, Ética, Trabalho e Progresso.

Com 2,4 mil lugares na plateia, o Teatro Positivo também é palco das comemorações dos 330 anos de Curiti-

ba. Na noite do dia 29 de março, recebe um grande espetáculo para celebrar seu aniversário e o da cidade, com a cantora lírica norte-americana Isabel Leonard, três vezes ganhadora do prêmio Grammy Awards.

INSPIRAÇÃO GREGA

Por vídeo, o senador Oriovisto Guimarães, fundador do Grupo Positivo, enviou uma mensagem ao prefeito e ao público, em que rememorou a criação do teatro, o terceiro maior do Brasil, e sua importância para a cidade. O teatro fica dentro do campus Ecoville da Universidade Positivo, no bairro Campo Comprido.

“Uma universidade precisa de um teatro para falar de humanidades. Este local significa muito para nós e para a cidade. Foi construído para humanizar e trazer cultura a todos, com tantos shows, musicais, palestras, peças teatrais, concertos, tudo o que enriquece o ser humano”, disse Guimarães.

A arquitetura do espaço,

lembrou o senador, foi inspirada no Teatro de Epidauro, na Grécia, construído quase 400 anos antes da Era Cristã, que, com seus lugares dispostos em arcos se destaca até os dias atuais por sua visibilidade e acústica. Mais que um local para apresentações no espaço central, o teatro grego era o local das discus-

sões de toda a pólis (cidade).

Em nome da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Tito Zeglin entregou voto de congratulações ao reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto.

PIANISTA PRODÍGIO

Após as homenagens, o público foi contemplado com a apresentação do pianista

curitibano Estefan Iatcekiw, com intepretações do seu primeiro álbum, composto por duas sonatas do russo Sergey Rachmaninov. Aos 19 anos, Iatsékiw é considerado prodígio musical, com reconhecimento internacional por seu altíssimo nível de técnica e expressividade ao piano.

7 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição: 5667 |

Público compareceu em peso à festa que uniu gastronomia, cerveja artesanal e música durante toda a tarde e início da noite

5º Festival da Cerveja e 12º Fecapi reuniram milhares de pessoas no centro de Pinhais

O último sábado (11) em Pinhais foi marcado pelo encontro de milhares de várias tribos e gerações no centro da cidade. Desde os mais experientes apreciadores da cerveja artesanal até a mais jovem criança se divertiram ao som do rock e gêneros variados. Um dia repleto de atrações gastronômicas e culturais no 5º Festival da Cerveja e 12º Fecapi (Festival da Canção de Pinhais), que fizeram parte da programação dos 31 anos de aniversário do município, promovido pela Prefeitura.

O evento reúne dois festivais realizados pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, de Desenvolvimento Econômico e de Governo. Com mais de 50 torneiras de chope e 12 artistas da região e de outros estados, o principal objetivo é valorizar os artistas, as empresas locais e fomentar o turismo, trazendo pessoas de toda a região para conhecerem Pinhais. Também participaram a Apae Pinhais, a Criarte (Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais) e a Amma (Associação de Mulheres e Meio Ambiente), com produtos ofertados em seus estandes. O Festival da Cerveja ainda tem o apoio da Acipi (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais).

Desde às 11 horas as cervejarias Yellow Bird, Coice da Mula, Way Beer, Ovelha, Oner e Sant Pauli, que compõem a Rota da Cerveja Artesanal, já estavam servindo, convidando o público que logo encheu a praça de alimentação montada no espaço da Av. Camilo di Lellis com a R. Trinidad e Tobago. Diversas opções de comida, barracas com exposição de artesanatos, entre outras ofertas de produtos e serviços foram atrativos, além da apresentação dos 12 artistas e bandas que brilharam no palco do Fecapi durante toda a tarde e início da noite.

Quem levou as crianças pôde curtir a festa também no espaço montado com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e cama elástica, sem contar o amplo espaço ao ar livre que, mesmo com um tempo nublado, não desanimou o público. O Alan Ferreira levou o filho pequeno para andar de bicicleta, enquanto arrumava sua caneca tradicional para degustação de chope. “Tudo atrai. A prefeitura realiza vários eventos como a prova de motocross [Gastrobéra] que é muito divertido, o encontro de motorhome, que foi bem legal, então a gente mora aqui e vem prestigiar”, contou.

E para os aficionados na bebida maltada, o Festival da Cerveja de Pinhais já é ponto de referência. O pinhaense Alessandro Jacomasso estava tomando uma belgian IPA da Oner. “Pinhais tem bastante qualidade na fabricação de cervejas, e o festival aqui é bem bacana pra gente poder se reunir e tomar um pouquinho de cada uma em um lugar só. A qualidade da cerveja artesanal faz diferença, inclusive por ter mais opções de estilo. A cerveja comum, de mercado, é aquela cervejinha american lager, e aqui, em uma só barraca já tinham cinco opções de chope, agora se for somar em quantas barraquinhas têm aí, é uma infinidade”, comentou.

Para os expositores, como a Talita Cardoso, o evento é mais uma oportunidade para as vendas. Com placas decorativas personalizadas, ela integra o estande da Associação de Mulheres e Meio Ambiente. "Geralmente pegamos o tema aqui do festival da cerveja com algumas mensagens engraçadas, que é o que o povo mais

gosta. Por exemplo: 'é melhor tomar cerveja do que conta da vida alheia”, mostrou. “Esses eventos são muito importantes para divulgar o nosso trabalho, que faz parte da nossa renda”, completou.

Festival da Canção

As apresentações do 12º Fecapi começaram às 13h com os músicos da categoria Mista. Murillo Castex abriu os trabalhos, seguido de Christian Guibor, Felipe Benato, Gerson Marques, Luiz Guilherme Keher de Souza e Edy Rocha. Já a partir das 15h30, revezaram-se no palco as bandas da categoria Rock: Hatefall, Folkin Dads, Missicks, Monoduo, Sangue Trovão e Heavy Symphony.

Nos intervalos de cada show, o público ainda pôde participar de sorteios de brindes e brincadeiras interativas promovidas pelos patrocinadores do evento, foodtrucks e cervejarias.

Foi em uma dessas brincadeiras que a Mariana Almeida fez uma declaração de amor ao cantor Gerson Marques, seu companheiro. Juntos, eles vieram de Minas Gerais especialmente para o Fecapi. A apresentação lhe rendeu o 2º lugar da categoria Mista e ainda o prê-

mio de melhor músico instrumentista. “Eu gosto muito de festivais de canção, tinha vontade de participar do Fecapi há muito tempo, e dessa vez ela [Mariana] animou a vir comigo e eu vim”, disse o artista, cujo trabalho autoral foi destaque também no 9º Prêmio de Música das Minas Gerais, em setembro de 2022. Seu álbum mais recente, Rio de Mim, está disponível nas plataformas digitais.

Enquanto o júri técnico definia os vencedores de cada categoria, a Banda Municipal de Pinhais brindava o público com versões de clássicos do rock como “Rock and roll all night” do Kiss, e outros hits executados pelos alunos e professores da oficina cultural da Semel. “A gente tem dentro do nosso escopo uma ideia de como que é a composição, a técnica de instrumento e vocalização, originalidade, interpretação, como eles se comportam no palco, a apresentação, presença de palco, tudo isso é levado em consideração, além da afinação, e como é a letra, porque é o festival da canção”, explica Paulo Pereira, um dos três jurados técnicos do Fecapi.

Reunindo duas condecorações, a banda Heavy Symphony teve a melhor performance de palco, além de faturar o primeiro lugar da categoria Rock. “A gente precisa de mais espaços para divulgar o nosso trabalho, fazer o nosso som e mostrar, então esse festival é muito importante”, afirmou Jeferson Alves, baixista da Heavy Symphony. “Realmente, um incentivo à cultura é muito bem-vindo para nós, e a ideia de juntar cerveja e música é sensacional e o público curtiu bastante”, confirmou o vocalista Lucas.

A prefeita Rosa Maria participou da premiação dos artistas ao lado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sítima, de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, e de Urbanismo, Emerson Bento, além de representantes das empresas patrocinadoras do evento, do Mister Melhor Idade de Pinhais, Francisco Conte, e dos vereadores Marcinho, Carlinhos do Elisa, Fabrício Sousa, Filho, Jane Carteira, Pioco e Tomé.

Rosa Maria destacou a importância do evento para a cultura e o desenvolvimento econômico. “Os artistas que aqui se apresentam passam a ter outras oportunidades na vida cultural e artística. Obrigada à população de Pinhais, às nossas cervejarias, às pessoas que aqui estão prestigiando. São 31 anos e o nosso município continua celebrando com muita alegria”, finalizou.

Após a premiação, a festa continuou com o show da Candyman Club, que embalou o público ao som de hits dos anos 80 e 90.

Premiação 12º Fecapi

Júri técnico:

Melhor performance de palco: Heavy Symphony

Melhor músico instrumentista: Gerson Marques

Melhor vocalista: Christian Guibor

3º lugar categoria Mista: Murillo Castex

2º lugar categoria Mista: Gerson Marques

1º lugar categoria Mista: Christian Guibor

3º lugar categoria Rock: Sangue Trovão

2º lugar categoria Rock: Folkin Dads

1º lugar categoria Rock: Heavy Symphony

Júri popular: Sangue Trovão

8 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição 5667 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Do BRT à profusão de parques, legados de Curitiba se espalham pelo Brasil e mundo

Livro "Paranismo", do maior especialista do país, será lançado em Curitiba no dia 28 de março

Curitiba é reconhecida nacional e internacionalmente como uma cidade pioneira em várias áreas, como mobilidade, transporte público, planejamento urbano e sustentabilidade ambiental. Ao chegar aos 330 anos, no próximo dia 29 de março, Curitiba também celebra os vários legados que espalhou pelo Brasil e pelo mundo, como o sistema BRT (Bus Rapid Transit), modelo de canaletas exclusivas de ônibus exportado pela cidade para mais de 200 países.

A primeira gestão do prefeito Rafael Greca, entre 1993 a 1996, também deixou legados para a capital que até hoje influenciam a vida dos curitibanos e das pessoas que optaram por morar aqui.

Veja como Curitiba se destacou ao longo da história e vem compartilhando soluções com o mundo em áreas como educação, mobilidade urbana, transporte público, cultura e meio ambiente.

EDUCAÇÃO

A primeira universidade do Brasil surgiu em Curitiba.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi inaugurada em 19 de dezembro de 1912 e começou a funcionar em 1913, como uma universidade particular. Os primeiros cursos ofertados foram Ciências Jurídicas e Sociais; Engenharia; Medicina e Cirurgia; Comércio; Odontologia; Farmácia e Obstetrícia.

O prédio histórico da UFPR, da Praça Santos Andrade, começou a ser construído em 1913 e foi inaugurado em 1915. Também na área da Educação, Curitiba foi pioneira ao oferecer internet gratuita para estudantes nos Faróis do Saber da cidade, em 1993, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca. Atualmente, os projetos evoluíram para os Faróis do Saber e Inovação e também disponibilizam de maneira gratuita impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada. Também foi na primeira gestão de Greca que foi implantada a educação em tempo integral para escolas municipais, oferecendo atividades extracurriculares e reforço escolar para crianças e adolescentes.

MOBILIDADE URBANA

Em 1972, Curitiba também mostrou que o pioneirismo está em seu DNA. No dia

19 de maio daquele ano surgiu o famoso Calçadão da Rua XV de Novembro. Curitiba foi a primeira cidade brasileira a transformar uma de suas principais ruas do Centro em um calçadão para pedestres, privilegiando o caminhar e a convivência entre as pessoas. A Curitiba atual também segue investindo em mobilidade ativa, privilegiando o cidadão. Desde 2017, a gestão do prefeito Rafael Greca está sendo implantando o projeto Caminhar Melhor que prevê investimentos de R$ 9,5 milhões para obras de revitalização e acessibilidade das calçadas até o final de 2024. Exemplos de locais já estão contemplados com o Caminhar Melhor são as ruas Kellers, Bley Zornig e João Parolin.

O projeto contempla a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à acessibilidade no ambiente urbano.

DO BRT À ERA DA ELETROMOBILIDADE

Na área do transporte público, Curitiba também foi pioneira ao ser a primeira cidade a usar corredores exclusivos, as canaletas, para a circulação de ônibus. O Bus Rapid Transit (BRT) surgiu na década de 70 e a inovação curitibana está presente em mais de 200 países pelo mundo, que também utilizam as canaletas exclusivas para o transporte público. Outro fato que mudou a história da mobilidade de Curitiba foi o início da circulação dos ônibus biarticulados pelas canaletas na década de 1990.

Durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, entre 1993 e 1996, foram iniciadas as integrações dos terminais de ônibus com as Ruas da Cidadania e, desde 2017, Curitiba vem se preparando para dar mais um passo para o futuro seguindo a tradição da inovação. Os projetos do novo Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste farão a transição do transporte público atual para a era da eletromobilidade. A entrada dos ônibus elétricos vai aumentar a sustentabilidade ambiental ao reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.

campo das artes. No mês de janeiro de 2023, a Fundação Cultural de Curitiba completou 50 anos de história. O órgão municipal de cultura da capital é anterior ao Ministério da Cultura, que foi criado em 1985.

A FCC é responsável por gerenciar 66 espaços culturais de Curitiba, desde pequenos anfiteatros até complexos culturais como o Memorial Paranista, o Solar do Barão com Gibiteca, Museu da Gravura e da Fotografia, a Cinemateca, o Cine Passeio, o Portão Cultural e o Teatro da Vila.

Em 2021, o prefeito Rafael Greca resgatou este pioneirismo na cultura ao inaugurar o Memorial Paranista. Uma área de 6 mil m2, dentro do Parque São Lourenço, revitalizada com elementos de paisagismo, da arquitetura Paranista e fontes de água, reúne 15 obras em proporções heroicas, reproduzidas em bronze, do artista paranaense João Turin. O destaque vai para a obra Marumbi, com 3 metros de altura e cerca de 700 kg. No mesmo espaço, os visitantes ainda podem conhecer as reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê do João Turin.

FAMÍLIA FOLHAS

Curitiba foi uma das primeiras cidades do Brasil a falar sobre a reciclagem do lixo. No início da década de 1990 foi lançada a campanha ambiental Lixo que não é Lixo, com os personagens da Família Folhas. O objetivo era mostrar como atitudes simples, como separar o lixo comum do reciclado, deixam a cidade mais sustentável.

Mais de 30 anos depois, Curitiba continua como uma das melhores cidades do Brasil na reciclagem de resíduos. No ano passado, a Prefeitura de Curitiba promoveu a volta da Família Folhas com novos integrantes: Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Flora, Fefo e com o pet-folha Folheco, e a missão de aumentar a reciclagem na cidade para ajudar a reduzir a emissão de gases que provocam o aquecimento global.

Ainda na área ambiental, foi nos anos 1990 que surgiu o primeiro programa de recuperação de áreas degradadas da cidade, que incluía a criação de parques e áreas verdes em terrenos. O prefeito Rafael Greca criou parques como o Tanguá e o Tingui. O pensamento da criação de

Como parte das comemorações pelos 330 anos de Curitiba, celebrados no dia 29 de março, o maior especialista em Movimento Paranista e na obra do escultor João Turin (1878-1949), o professor e crítico de arte carioca José Roberto Teixeira Leite, lança no dia 28 de março o livro "Paranismo", sobre o movimento cultural curitibano surgido no começo do século 20 para valorizar as raízes do Paraná. O livro está sendo publicado pela Fundação Cultural de Curitiba.

“O livro, com prefácio meu e posfácio de Samuel Ferrari Lago e Margarita Pericás Sansone, completa nosso maior projeto cultural desta gestão (2017-2024): o Jardim de Esculturas João Turin (1878-1949) e Memorial Paranista de Curitiba”, diz o prefeito Rafael Greca.

No mesmo dia do lançamento do livro, às 19h, será aberta a exposição “O Paranismo”, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. "Esta mostra vai ilustrar a exposição permanente do Parque São Lourenço", antecipa Greca.

áreas verdes para preservação ambiental segue atual. Em novembro de 2022, a Prefeitura inaugurou o Parque Pinhal do Santana, o 45º parque da cidade, que fica no bairro Campo de Santana.

Mais legados de Curitiba inaugurados nas gestões do prefeito Rafael Greca: Na área da saúde, Curitiba se antecipou à discussão de vários problemas e começou a criar soluções na década de 1990. O Programa de Saúde da Família, que tinha como objetivo oferecer atendimento médico e preventivo para famílias de baixa renda em suas próprias casas, foi criado em 1993 na primeira gestão de Greca como prefeito. O programa foi pioneiro no Brasil e serviu de modelo para outras cidades.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atendimento médico de urgência que funciona 24 horas por dia, foi criado na década de 1990. Também foi um serviço pioneiro e é referência em atendimento de emergência no Brasil.

Ainda na área da saúde, a primeira gestão de Greca foi responsável por criar o programa de controle da dengue, que incluía ações de prevenção, combate ao mosquito transmissor e tratamento dos pacientes, e o programa de controle da tuberculose. Esse serviço oferecia ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Entre as ações inovadoras de combate a pandemia da covid-19, Curitiba foi a primeira capital do Brasil a oferecer videoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da doença. Lançado em 2020, o serviço hoje já é oferecido para outras consultadas e se prepara para dar mais um salto, com ampliação de serviços. .

Os cuidados com as mulheres também estavam presentes na Prefeitura desde os anos 1990. O programa de prevenção ao câncer de colo de útero foi implantado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca.

O primeiro programa municipal de combate à violência doméstica do Brasil foi criado em Curitiba, também na década de 1990. O serviço oferecia atendimento psicológico e jurídico para mulheres vítimas de violência.

O autor de "Paranismo" nasceu no Rio de Janeiro, dirigiu o Museu Nacional de Belas Artes entre 1961 e 1964 e exerceu a crítica de arte em diversos veículos da imprensa brasileira. É autor do livro João Turin: vida, obra, arte, de 2014.

VISITA

Em março do ano passado Teixeira Leite esteve em Curitiba e conheceu o Memorial Paranista, no Parque São Lourenço. O espaço é dedicado ao movimento artístico e às obras de Turin, considerado uma referência em escultura no Brasil.

João Turin é um dos principais nomes do Paranismo, o movimento artístico regionalista que utiliza na arte símbolos do estado, como o pinheiro, o mate e a gralha-azul.

“O paranismo se vê em tudo. É como uma pequena fogueirinha que está quase morrendo e de repente volta a pegar fogo. Todos daqui são paranistas e até eu estou ficando um pouco”, afirma Teixeira Leite.

O historiador o define como um grande escultor, artista, desenhista e também pioneiro em muitas temáticas.

O principal tema da obra do artista é o animalismo, que é usado como uma forma de poética. Turin viveu na Serra do Mar, habitat de onças, onde se inspirou para suas obras. “João Turin conhecia os animais de perto. Acordava de madrugada para ir à mata e fazer os desenhos”, contou Teixeira Leite quando esteve em Curitiba.

Na ocasião, o prefeito Rafael Greca recebeu o historiador em seu gabinete na Prefeitura. “Sua presença em Curitiba dignifica nossa cidade e enaltece a memória de Turin, artista ao qual dedicamos o Memorial Paranista”, disse Greca na época.

O MOVIMENTO

O Movimento Paranista, atualmente exaltado no Memorial Paranista do Parque São Lourenço, foi uma proposta estética regional, concebida para valorizar a identidade paranaense por meio de elementos que simbolizassem a singularidade do Paraná nas artes. O pinheiro (o principal deles), o pinhão, a erva-mate, a onça e a gralha azul estavam entre eles. O escultor João Turin se identificou com os objetivos do Paranismo tão logo retornou ao Brasil, depois de 17 anos vivendo na Europa. Com origens na emancipação do Paraná de São Paulo, em 1853, o Paranismo visava à afirmação da identidade paranaense. Nas artes plásticas, reuniu nomes como Bakun, Traple, Nísio e De Bona – todos eles, ao lado de Turin. O movimento ganhou corpo durante toda a década de 1920 e atingiu seu ápice nos três últimos anos do período.

ELEMENTOS

Turin foi o grande destaque do Paranismo e, além de suas esculturas e relevos, procurou levar os elementos paranistas para o segmento da arquitetura e interiores (como detalhes de projetos de residências, móveis e túmulos) e até mesmo para a moda feminina.

A capa da revista mensal Ilustração Paranaense, onde a imagem de um homem de braços abertos se funde à de um pinheiro em meio a uma floresta de araucárias, sintetiza a proposta estética. João Turin assina a arte. A capa do livro que Teixeira Leite lança agora, em Curitiba, inclusive, é inspirada em antigas edições da revista, publicadas por João Baptista Groff. Na publicação, brilharam os talentos de João Turin, Lange de Morretes, Zaco Paraná, Guelfi, Romário Martins, Bento Mossurunga, Didi Caillet e Arthur Wischral.

O movimento também encontrou entusiastas no historiador Romário Martins e no pintor João Ghelfi, entre outros. Após retornar da Europa, João Turin ficou no Paraná até sua morte, em 1949.

MEMORIAL PARANISTA

Em maio, o Memorial Paranista vai completar dois anos, consolidado como um dos principais pólos de cultura, turismo e lazer de Curitiba. O complexo, instalado no Parque São Lourenço, abriga uma coleção de cem obras de João Turin. Treze obras em grandes dimensões, representando os indígenas e a natureza, estão ao ar livre, espalhadas pelo Jardim das Esculturas, o maior do Brasil.

PIONEIRISMO NA CULTURA Curitiba se destaca no 9 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição: 5667 |

Curitiba Countr y Festival anuncia programação oficial

Nova fase de vendas de ingressos já está disponível pelo site Uhuu.com - O maior festival da música do Paraná acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Expotrade em Pinhais

14ª edição promete atrair fãs de várias cidades com um lineup recheado de grandes nomes do sertanejo brasileiro, resgatando a essência do festival.

O Curitiba Country Festival que o público sempre sonhou está pronto! Em 2023, o CCF abrange diversos gêneros musicais, mas agora voltou às raízes e enaltece ainda mais a cultura sertaneja. No line-up da 14ª edição, os maiores cantores sertanejos da atualidade; Gusttavo Lima, Chitãozinho e Xororó, Clayton e Romário, César Menotti e Fabiano, Zezé Di Camargo & Luciano, Matheus & Kauan, Maiara e Maraisa, Yasmin Santos, Bruno & Marrone, Hugo & Guilherme e Diego & Victor Hugo. Em outros ritmos, Alexandre Pires, Dennis e Pedro Sampaio comandam o festival.

O Curitiba Country Festival, um dos eventos mais importantes, consagrados e tradicionais da música sertaneja e popular do Brasil, acontece nos dias 06 e 07 de maio, no Expotrade centro de convenções localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC), e contará com grande infraestrutura e ainda mais conforto ao público, com o objetivo de proporcionar uma verdadeira experiência musical de altíssima qualidade. Serão mais de 30h de muita diversão e entretenimento, construindo o Curitiba Country Festival que o público sempre sonhou.

A programação oficial desta edição traz artistas consolidados na indústria fonográfica e está recheada com um dos ritmos mais ouvidos no Brasil: sertanejo.

Confira as atrações:

06 de maio

Palco Principal: Chitãozinho e Xororó, Pedro Sampaio, Clayton e Romário, César Menotti e Fabiano, Zezé Di Camargo & Luciano, Alexandre Pires e Yasmin Santos.

07 de maio

Palco Principal: Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Maiara e Maraisa, Hugo & Guilherme, Bruno & Marrone, Dennis e Diego & Victor Hugo.

O Curitiba Country Festival é mais uma realização da Opus Entretenimento, em parceria com AME e Like Entretenimento

SOBRE O CCF

Criado em 2007, o Curitiba Country Festival consolidouse como o maior evento do Paraná e um dos maiores do Brasil no gênero sertanejo. Com o passar dos anos, o festival ampliou o conjunto de gêneros musicais, a fim de atender os diversos públicos.

Uma das características que diferencia o CCF de outros festivais é a variedade de vantagens existente em todos os setores do evento. No Backstage, o cliente tem direito ao Open Food e Open Bar, entrada exclusiva para o setor, visão privilegiada do palco principal, palco exclusivo no setor, lounge de descanso, sanitários exclusivos e salão de beleza. O Camarote também possui o sistema Open Bar com entrada exclusiva, visão privilegiada do palco principal, lounge, sanitários exclusivos e praça de alimentação. A arena vip é em formato pista com um espaço amplo e próximo ao palco. Possui bares com comidas e bebidas à venda e também conta com sanitários exclusivos. Para quem prefere o agito, a Arena é o setor ideal. A diferença dela para a Arena Vip é que sua localização é atrás da Arena Vip, sendo mais distante do palco.

O local, totalmente adaptado e com infraestrutura completa para receber grandes eventos com banheiros, guarda volumes, stands de lojas diversas - inclusive com merchandising, bares, área de alimentação com opções diversificadas de bebidas e comida.

Além de contar sempre com público fiel, eclético e uma excelente opção de entretenimento, vale a pena lembrar que o festival também movimenta vários setores da economia na região, criando postos de trabalho direta ou indiretamente na hotelaria, comércio, gastronomia e prestação de serviços de transporte durante todo o final de semana.

Outro ponto positivo é que o Expotrade é de fácil acesso, localizado praticamente no limite territorial de Curitiba, o que ajuda principalmente a chegada das excursões e pessoas de cidades de outros Estados e de regiões próximas. A cidade de Pinhais é considerada um importante pólo de serviços e comércio da região.

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

Através do Clube Opus, um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil, você obtém benefícios que irão expandir sua experiência. Recheado de vantagens, o sócio pode obter desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais e muito mais! Seja um sócio e aproveite os benefícios para o Curitiba Country Festival.

Saiba mais em clubeopus.com

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO

Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO CURITIBA COUNTRY FESTIVAL 2023

Datas: 06 e 07 de maio de 2023

Local: Expotrade

Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454Vila Amelia, Pinhais - PR, 83320-005

06 DE MAIO

Palco Principal: Chitãozinho e Xororó, Pedro Sampaio, Clayton e Romário, César Menotti e Fabiano, Zezé Di Camargo & Luciano, Alexandre Pires e Yasmin Santos.

07 DE MAIO

Palco Principal: Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Maiara e Maraisa, Hugo & Guilherme, Bruno & Marrone, Dennis e Diego & Victor Hugo.

Classificação: 12 a 17 anos – acompanhado dos pais ou responsáveis. Nas áreas open bar (Camarote e Backstage), permitida entrada apenas maiores de 18 anos.

INGRESSOS

Arena Lote 3: a partir de R$90,00 + taxas

Arena Vip Lote 3: a partir de R$150,00 + taxas

Camarote Lote 3: a partir de R$290,00 + taxas

Backstage Lote 3: a partir de R$480,00 + taxas

OPÇÕES DE INGRESSOS

Padrão: Você compra o ingresso para um dos dias do evento nos setores Arena, Arena Vip, Camarote ou Backstage.

Passaporte: Você adquire o seu ingresso para curtir os dois dias de festival nos setores Arena, Arena Vip, Camarote ou Backstage. Atenção! Nessa modalidade, você receberá 1 ingresso que valerá para os dois dias do evento. A venda de PASSAPORTE é realizada somente online.

SETORES E SERVIÇOS

Arena

• Setor no formato pista, em pé e com amplo espaço;

• Haverá bares (alimentação e bebidas à venda), além de sanitários exclusivos.

Arena Vip

• Setor no formato pista, em pé e com amplo espaço;

• Este setor é mais próximo do palco que o Setor Arena;

• Haverá bares (alimentação e bebidas à venda), além de sanitários exclusivos.

**Camarote:

• OPEN BAR das 14hs às 00:00. Água, refrigerante e cerveja;

• Entrada exclusiva para Camarote;

• Visão privilegiada do palco;

• Lounge de descanso e sanitários exclusivos;

• Praça de alimentação.

**Backstage:

• OPEN FOOD das 16hs às 23:00

• OPEN BAR das 14hs às 00:00: água, refrigerante, cerveja, vodka, whisky, gin e energético, além de bar de drinks especiais;

• Restaurante com variedade de finger foods;

• Entrada exclusiva para Backstage;

• Visão privilegiada do palco;

• Salão de beleza;

• INTERNET: https://uhuu.com

• PONTO DE VENDA FÍSICO

• SHOPPING CRYSTAL- Quiosque Piso L4 Endereço: R. Comendador Araújo, 731 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000. Horário de atendimento: Segunda a sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20h.

• BILHETERIA LOCAL: EXPOTRADE Somente em dias de Show 2 horas antes. Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 - Vila Amelia, Pinhais - PR, 83320-005

Formas de pagamento:

• Internet: Depósito, transferência bancária, pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.

• Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket, American e Banricompras.

MEIA ENTRADA/DESCONTOS: (disponível apenas nos setores ARENA E ARENA VIP. Não há incidência de Meia Entrada no Passaporte e nos demais setores)

• 50% de desconto para Idosos: Para pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação da Carteira de Identidade, expedida pelo órgão competente, no momento da compra do ingresso e na entrada do evento, conforme Estatuto do Idoso, lei 10.741/2003.

• 50% de desconto para Doador regular de sangue: Para doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.

• 50% de desconto para Professores: Para professores do ensino público e privado mediante a carteira de identificação no ato da compra e apresentada juntamente com a Carteira de Identidade na entrada do evento, conforme Lei Estadual 15.876/2008.

• 50% de desconto para Portadores de Câncer: Portador de câncer, com o devido comprovante, conforme a Lei 18445 de 05/ 02/2015.

• 50% de desconto para Estudantes: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015

• 50% de desconto Pessoas com Deficiência: Direito a meiaentrada, conforme lei 12.933/2013, transcrita abaixo e Decreto

8.537 de 2015

• 50% de desconto Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/ 2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015.

• 70% de desconto nos setores Arena e Arena Vip, 30% no setor Camarote e 10% no setor Backstage para Sócios Clube Opus. Limitado a 02 ingressos por sócio. Válido para compras na Uhuu através do CPF. Não é válido para passaporte.

Seu Jorge e Alexandre Pires

Eleito o “Show do Ano” no Prêmio Multishow 2022, projeto “Irmãos” volta a Curitiba

Artistas se apresentam no dia 25 de março, no Viasoft Experience.

Ingressos à venda pela plataforma do Disk Ingressos e pontos autorizados.

Projeto que reúne dois dos mais populares artistas brasileiros, nasceu durante a pandemia, após uma das lives mais assistidas no YouTube – somando aproximadamente 20 milhões de views.

A turnê, que estreou com shows sold out em arenas de Portugal, também esgotou ingressos em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Brasília, Belo Horizonte, entre outras.

Após estremecer o Carnaval de São Paulo, Rio de Janeiro e litoral do Rio Grande do Sul, Alexandre Pires e Seu Jorge seguem encantando o Brasil com a já consagrada turnê “Irmãos”.

Eleito o “Melhor Show” no Prêmio Multishow 2022, os dois pilares da música brasileira estão arrastando milhares de pessoas por onde passam com o projeto, que é sinônimo de sucesso ao protagonizar irretocáveis performances com ingressos esgotados.

A turnê agora está de volta ao Paraná, mas, desta vez, para conquistar uma nova capital. A dupla se apresenta, no dia 25 de março, no Viasoft Experience – dentro da Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Os ingressos estão à venda pela plataforma Disk Ingressos e pontos autorizados. Mais informações no serviço abaixo.

Durante mais de duas horas, os artistas prometem esbanjar simpatia e carisma ao desfilar um repertório repleto de clássicos de suas carreiras, sucessos do samba e do pagode, além de relembrar grandes nomes da música brasileira como Tim Maia e Renato Russo, do Legião Urbana.

“Irmãos” é uma verdadeira homenagem à amizade e à história entre Seu Jorge e Alexandre Pires, que colocaram em prática o antigo sonho de uma parceria musical. Até o momento, esta tour soma mais de 35 performances.

A ideia do projeto inédito começou a crescer durante a pandemia, após os artistas protagonizarem uma das lives mais assistidas no YouTube, que atualmente soma quase 20 milhões de views, ou seja, ficou claro que o próximo passo seria dar vida ao projeto no palco.

O sucesso é ratificado com apresentações sold out nas cidades portuguesas de Lisboa e Guimarães, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Campos dos Jordão, Belo Horizonte, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, entre muitas outras.

O espetáculo é bem informal, intimista e conduz os fãs a caírem no samba e pagode, entre bate-papo sempre num tom descontraído e alegre, que caracteriza as conversas entre amigos.

O nome “Irmãos” é, precisamente, uma homenagem à história de amizade e união entre os artistas, que agora realizam um sonho antigo e dão vida a um projeto há muito desejado por meio da música.

A banda do projeto “Irmãos” é composta por:

Seu Jorge - vocal e violão

Alexandre Pires - vocal, baixo e violão

Adriano Canetta - diretor musical e saxofone

Davidson Douglas - violão e guitarra

Didi Pinheiro - cavaquinho

Cláudio Bonfim - baixo

Naldo Souza - teclados

Daniel Cardoso - bateria

Doug Bone - trombone

Azeitona - trompete

João Jr - backing vocal

Luiz Tiazinha - backing vocal

Saulo Houston - backing vocal

Kaue Damazzio - backing vocal

Michael dias - percussão

Kadu Silva - percussão

MAIS SOBRE SEU JORGE

Considerado um dos artistas brasileiros mais populares, Seu Jorge há muito conquistou milhares de fãs e tem lotado e esgotado as principais casas de shows do Mundo. Seu Jorge, apelido que lhe seria dado pelo amigo e baterista Marcelo Yuka, alcançou a sua primeira realização profissional como músico em 1998, quando integrou a banda Farofa Carioca e lançou o disco Moro no Brasil em Portugal, no Japão e no Brasil.

Em 2004, gravou em Roma o videoclipe da música “Tive Razão”, com participação dos atores Willen Dafoe e Bill Murray. Em seguida lançou o DVD MTV Apresenta Seu Jorge e compôs com o músico BID a faixa e depois para o disco Bambas e Biritas Vol. 1. Ganhou o prêmio APCA de melhor cantor do ano por dois anos consecutivos, em 2003 e 2004. Em setembro de 2004 lançou o disco CRU em França e Inglaterra, resultando em cinco estrelas nos editoriais das revistas Rolling Stones, Elle France, Vogue France e participações em programas de TV.

Seu Jorge define-se como um cantor e compositor popular, que gosta de diversos gêneros musicais, mas cujo fundamento é o samba: “O samba é a nossa verdade, nossa particularidade, é nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro”.

MAIS SOBRE ALEXANDRE PIRES Alexandre Pires é um dos artistas brasileiros mais consagrados no mercado da música internacional. Além de possuir diversos prêmios, é considerado também um ícone latino com mais de 18 milhões de discos vendidos. Levando aos palcos o melhor do samba romântico, Alexandre Pires iniciou sua carreira no final dos anos 80, liderando o grupo Só Pra Contrariar que conquistou uma vasta audiência.

Após anos de sucesso ao lado do SPC, começou a sua carreira a solo em 2001, da qual resultaram hits como “Você Tirou Minha Vida”, “Necessidade” e “É Por Amor”. Já em 2003, conquistaria um novo nível de reconhecimento internacional ao ser convidado por George W. Bush, então presidente dos EUA, para cantar na Casa Branca no mês em que se comemora a Descendência Hispânica no país. Desde então, o cantor tem lançado inúmeros trabalhos que renderam vários sucessos, como “Eu Sou O Samba” com participação de Seu Jorge e “Sissi”.

Links relacionados:

https://www.instagram.com/tourirmaos

https://www.instagram.com/seujorge https://www.instagram.com/alexandrepires_ https://www.opusentretenimento.com

https://www.instagram.com/opusentretenimento

SERVIÇO CURITIBA/PR

Irmãos estrelando Alexandre Pires e Seu Jorge

Data: 25 de março – Sábado

Local: Viasoft Experience na Universidade Positivo

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Bloco da Reitoria – 2º andar – CEP 81280330, Curitiba – PR

Horário: Abertura às 20h

Classificação: 18 anos (de 16 a 17 anos apenas acompanhado dos pais, menores de 16 anos não entram)

Vendas: https://www.diskingressos.com.br/event/4311

10 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição 5667 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Crédito da foto: Rafael Strabelli
Crédito foto: Benza Filmes

LOUBET

Quando: 15/03/2023 - Local: Live Curitiba

Fafá de Belém se apresenta em Curitiba

Artista com uma das carreiras mais marcantes na música brasileira, Fafá de Belém, sobe ao palco do Teatro Positivo, em Curitiba, dia 17 de março Os ingressos já estão à venda.

A cantora já vendeu mais de 15 milhões de álbuns, entre Brasil e Portugal, e sempre cantou o que quis e gosta. Suas canções fizeram e fazem parte da vida dos brasileiros, seja em trilha sonora de novelas, seja nas rádios ou por intermédio de seus CDs e DVDs.

O repertório do show é formado por esses principais sucessos da sua carreira, que já completou 45 anos. O público poderá ouvir músicas como “Abandonada”, “Foi Assim”, “Nuvem de Lágrima”, “Coração do Agreste” e “Filho da Bahia”, entre outras.

Fafá se apresenta ao lado da banda completa (guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e metais), que tocam suas músicas nos arranjos tradicionais.

MANEVA

Quando: 17/03/2023 - Local: Live uritiba

MATUÊ CONFIRMA SHOW EM PONTA GROSSA

Pela primeira vez em Ponta Grossa, Matuê desembarca na cidade com um megashow, dia 20 de maio, no Sassaki Eventos. O artista que é um dos principais nomes do trap no Brasil apresenta grandes hits como ”Anos luz”, “Kenny G”, “Quer voar” e muito mais. Os ingressos estão à venda em Baladapp.

IL VOLO

Quando: 18/03/2023 Local: Teatro Guaíra

THE BEATLES TRIBUTE

HEY JUDE & ORQUESTRA

Quando: 18/03/2023 Local: Teatro Positivo

Artista com uma das carreiras mais marcantes na música brasileira, Fafá de Belém, sobe ao palco do Teatro Positivo, em Curitiba, dia 17 de março. Os ingressos já estão à venda.

DILSINHO + KAMISA 10

Quando: 19/03/2023 Local: Sociedade Hipica Paranaense

Nascido em Fortaleza, Matheus Brasileiro Aguiar –Matuê mudou para os Estados Unidos ainda criança e morou na Califórnia por três anos, onde foi exposto ao rap americano da época, especialmente as produções de Dr. Dre, Snoop Dogg e Eminem.

Assim ficou aficionado pelo gênero e logo na estreia com o álbum ‘Máquina do tempo’, tornou-se fenômeno de audiência com o disco que o colocaria em um patamar inimaginável – tornando-se o artista brasileiro com mais audições nas plataformas digitais em um mês somando 150 milhões. Com o hit “Quer voar”, por exemplo, a música foi tão ouvida na semana de lançamento que extrapolou o Brasil e figurou na parada global da Billiboard. Setores disponíveis para o evento:

- PISTA – Um espaço amplo, o setor pista está localizado logo após a Área VIP. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).

- ÁREA VIP – Você mais perto do seu artista! Localizado em frente ao palco, a Área VIP possui visão privilegiada. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).

- CAMAROTE 12 PESSOAS – Vendido fechado para até 12 pessoas, os camarotes são uma ótima opção para quem quer curtir o evento com mais exclusividade. Setor localizado na lateral esquerda e não possui acesso à frente do palco.

- INDIVIDUAL CAMAROTE AVULSO – Também é possível comprar o ingresso avulso para o camarote coletivo. Setor localizado na lateral esquerda, com acesso parcial à frente do palco.

Serviços:

MATUÊ EM PONTA GROSSA

Data: 20 de maio – Sábado

Local: Sassaki Eventos (BR-376, 300, Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa/PR)

Horário: Abertura dos portões 21h/ Início dos shows 00h

Realização: AGE Entretenimento e Its Promoções

Classificação: +16 (16 e 17 anos podem ir desacompanhados e menores de 16 anos precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal)

Ingressos: https://baladapp.com.br/a/matue-pontagrossa-20-de-maio -de-2023/3448

11 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição 5667 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL s
Aryanne Almeida Fernanda Gomes
12 | Quarta-feira, 15 de Março de 2023 | Edição 5667 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.