Quinta-feira
Ano 21 | Nº 4930 | 13 de fevereiro de 2020
Diário de Circulação Nacional
Aeroportos do Paraná vão receber investimento bilionário
Rodrigo Félix Leal/AEN
Governador Carlos Massa Ratinho Junior durante reunião com o secretário nacional da Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, em Brasília (DF)
Secretaria de Meio Ambiente lança projeto de plantio de árvores
Pinhais resgata momento cívico nas escolas públicas » A partir desta semana, todas as quartas-feiras é dia de cantar os hinos do Brasil, do Paraná e de Pinhais nas Escolas públicas do município. O projeto começou nesta quarta-feira (12) na
Paulo Szostak/Prefeitura SJP
» Com mais de duas mil mudas disponíveis para o plantio em Escolas Municipais, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou um novo projeto de plantio de árvores frutíferas. A ideia do projeto é estimular a educação ambiental desde a infância, promovendo a consciência ambiental e a promoção de uma alimentação cada vez mais saudável. O projeto foi criado por meio de emendas impositivas do vereador Luiz Paulo, com parcerias da Secretaria de Educação e Meio Ambiente.
» O Paraná garantiu investimentos de pelo menos R$ 1,5 bilhão em quatro aeroportos do Estado – Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu – que serão privatizados pelo governo federal. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior após reunião com o secretário nacional da Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, em Brasília (DF), na terça-feira (11). As obras são para que os terminais subam de categoria e constarão no contrato de concessão, previsto para valer por 30 anos. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o leilão deve ocorrer até o final deste ano. Os aeroportos paranaenses integram o bloco Sul do processo, ao lado dos terminais de Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS). Ratinho Junior destacou que os estudos para a concessão estão em fase final e que os investimentos serão detalhados pela União em audiência pública em março. “Serão muitas ações que vão fazer com que os quatro aeroportos mudem de categoria, passando a ter capacidade muito maior para pousos e decolagens, recebendo aeronaves maiores”, afirmou o governador. “Além disso, estão previstas modernizações nas áreas de embarque e desembarque e também em tecnologia”, acrescentou. Ratinho Junior ressaltou a importância das intervenções no sistema aeroportuário para a atração de investimentos e turistas ao Estado. Ele também destaca as ações realizadas pelo governo estadual para oferecer novas opções de deslocamento aéreo para cidades do interior com o Programa Voe Paraná. O governador disse que entre as exigências contratuais para a privatização que o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), constam novos equipamentos de segurança, garantindo também voos em condições climáticas desfavoráveis. “Curitiba ficará no mesmo patamar de Guarulhos, que hoje é o principal aeroporto do País”, destacou Ratinho Junior.
Comércio paranaense cresce 2,7% em 2019 » O comércio varejista ampliado cresceu 2,7% no Paraná em 2019, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta
Página 4
pavimentação do corredor de transporte, que irão concluir a ligação do Ligeirão NorteSul do Santa Cândida ao Pinheirinho. Elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os editais da concorrência estão publicados no Diário Oficial do Município deste quarta (12/2), no Diário Oficial da União e no jornal Folha de S. Paulo. A abertura das propostas, pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, será em 12 de março. Cumpridos os prazos legais do processo licitatório e após a assinatura da ordem de serviço, o tempo estimado de obras é de 12 meses.
Ilustração: IPPUC
Prefeitura de Curitiba abre licitação para obras do trecho sul do Ligeirão » A Prefeitura de Curitiba abriu, nesta quarta-feira (12/ 2), a licitação para as obras do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão ao Terminal Pinheirinho. “Curitiba segue adiante. Colocamos em operação o primeiro trecho do Ligeirão, cuja infraestrutura estava pronta e sem funcionar. Com esta nova etapa vamos estender a opção de transporte rápido e de qualidade a 350 mil pessoas que utilizam a linha Norte-Sul diariamente”, afirma o prefeito Rafael Greca. O município vai investir R$ 34,8 milhões, em recursos próprios, nas obras para ultrapassagem dos ônibus, requalificação de estações e de
Escola Municipal Severino Massignan, no Weissópolis, e contou com a presença da prefeita, Marli Paulino; da vice, Rosa Maria; e da secretária de Educação, Andrea Página 4 Franceschini.
quarta-feira (12). O índice acumulado é um comparativo com 2018 e foi puxado pelo crescimento das vendas de materiais de construção (9,8%), veículos, motos, partes e peças (8,7%) e itens de uso pessoal ou doméstico (15,2%). As atividades de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas, móveis, artigos farmacêuticos, ortopédicos, médicos, cosméticos e de perfumaria, e equipamentos e materiais de escritório também registraram índices positivos no Paraná em 2019. Houve redução nos setores de combustíveis e lubrificantes, vestuário e eletrodomésticos. Segundo o IBGE, o volume de vendas ampliado (que engloba materiais de construção e veículos) evoluiu organicamente ao longo do ano passado no Estado.