

Laços históricos: governador destaca parceria do Paraná com Japão em visita da princesa

O Estado tem a
5ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de São José dos Pinhais reuniu 125 pessoas
A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São José dos Pinhais, realizada pela Secretaria de Assistência Social (Semas) no último sábado (7), no Plenário Segismundo Salata da Câmara de Vereadores, reuniu 125 participantes. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o encontro teve como principal objetivo promover a participação social na formulação de ações voltadas à superação de barreiras ao direito de envelhecer com dignidade, saúde e inclusão. O evento também buscou identificar desafios legais e práticos no atendimento à pessoa idosa e propor políticas de equidade em todas as esferas. Os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho, que discutiram aproximadamente 150 propostas elaboradas nos fóruns preparatórios realizados ao longo de maio, em cinco regiões da cidade.


Curitiba
lidera pedidos de refúgio de cubanos e oferece novas oportunidades
Aos 66 anos, Yasmin Ortega Bertran celebra o contrato recém-assinado para trabalhar na cozinha de uma grande rede de supermercados em Curitiba. Há um ano na cidade, a cubana encerrou um ciclo de quatro meses trabalhando na informalidade. No novo ambiente de trabalho, mesmo sem falar português, ela já fez amizades: mais da metade das novas cozinheiras também vieram de Cuba. Todas, há menos de um ano. O grupo faz parte de um movimento migratório recente na cidade, que coloca Curitiba como a capital brasileira com o maior percentual de cubanos entre os estrangeiros que solicitaram refúgio no Brasil em 2025. Segundo o DataMigra, do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), os estrangeiros vindos de Cuba representam 93% dos 576 imigrantes que solicitaram refúgio na cidade entre janeiro e março deste ano.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta segunda-feira (9) em Londrina, no Norte do Estado, com a princesa japonesa Kako de Akishino, que cumpre agenda no Brasil, incluindo visitas a quatro cidades do Paraná, em celebração aos 130 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Ratinho Junior destacou a grande contribuição da comunidade nipônica no desenvolvimento do Estado e a parceria de décadas entre o Paraná e o Japão.
O Estado tem um acordo de irmandade com a província japonesa de Hyogo há 52 anos, que se estende ainda a cidades dos dois estados: Londrina com Nishinomiya, Curitiba com Himeji, Maringá com Kakogawa e Paranaguá com Awaji. Londrina tem ainda acordo de co-irmandade com a cidade de Nago, em Okinawa, e Assis Chateaubriand com a cidade de Shibata, na província de Myagi.
“É uma alegria receber a princesa Kako em nosso Estado, que se orgulha de sua importante comunidade nikkei, que tanto ajudou a construir as riquezas do Paraná”, salientou Ratinho Junior. “Esta visita representa não apenas um gesto de amizade entre nações irmãs, mas também o reconhecimento ao legado do povo japonês que escolheu o Paraná como lar”. Princesa Kako de Akishino exalta memória dos imigrantes japoneses em visita a Maringá O Paraná tem a segunda maior comunidade nipobrasileira do País, com cerca de 276 mil imigrantes e descendentes, atrás apenas de São Paulo. “O conhecimento que os imigrantes trouxeram na bagagem há mais de um século ajudaram a transformar o Paraná em uma grande potência. No campo da agricultura, especialmente, introduziram técnicas inovadoras que ajudaram a melhorar o cultivo da terra”, afirmou o governador. “A riqueza cultural japonesa se tornou parte da identidade paranaense. A disciplina, o respeito, o senso de coletividade e a valorização das tradições são legados que enriquecem o nosso Estado”.
Ratinho Junior salientou, ainda, que a presença japonesa também se reflete na economia, com grandes empresas atuando no Estado, como a Sumitomo, que tem uma fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
Semana do Meio Ambiente foi marcada por conscientização e recuperação vegetal em Pinhais

Plantio de mudas, panfletagem, palestra, visitas ao Centro de Educação Ambiental e distribuição de adubo feito por compostagem. Essas são algumas das ações executadas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), durante a Semana do Meio Ambiente. As iniciativas foram realizadas ao longo de vários dias para ressaltar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente. O Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental da Semma comandou várias atividades.
Página 5

Legislativo paranaense
Campo Mourão, o presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou o compromisso do Legislativo paranaense com a proximidade da população. Ele ressaltou que as demandas coletadas já resultam em obras, leis e emendas. Curi também
enfatizou a transparência da Alep, que devolverá 43% do orçamento ao Estado.
Página 2

segunda maior comunidade nipo-brasileira do País, atrás apenas de São Paulo. Foto: Jonathan Campos/AEN
Terça-feira



O
Obras nos bairros
Prefeito entrega reforma em centro de esportes no Sítio Cercado e rua asfaltada no Umbará
A requalificação de um centro de esportes no bairro Sítio Cercado, vistoria da Rua Bortolo Pelanda, no Umbará, que recebeu pavimento definitivo, e conversas com a comunidade fizeram parte dos compromissos do prefeito Eduardo Pimentel (6/6), na Regional Bairro Novo.
O prefeito, acompanhado da primeira-dama Paula Mocellin, de secretários municipais, vereadores, servidores e pessoas da comunidade, entregou a reforma do Centro de Esportes e Lazer (CEL) Bairro Novo, que ganhou piso modular na cancha poliesportiva, além de outras melhorias.
“Hoje tive o privilégio de ter a Paula, minha esposa, na inauguração do novo piso aqui da quadra do Bairro Novo, do lado do Clube da Gente. Veja só que maravilha, os jovens que podiam estar na rua ou perto de violência estão praticando esportes. É isso que nós queremos, um piso tátil que ajuda a conter quedas e tem segurança, o que é muito importante”, comemorou o prefeito.

Além da entrega das novidades, o CEL Bairro Novo também recebeu equipes da Saúde, que fizeram vacinação contra a gripe.
Mais quadras esportivas
Eduardo Pimentel também falou das melhorias que estão acontecendo na área externa do centro de esportes, que é vizinho do Clube do Gente Bairro Novo.
“O Clube da Gente ali do lado está em obras, nós já reformamos a piscina, mas também em breve terão mais quadras para prática esportiva, para que tenha cada vez mais esportes para os jovens e para toda a população. Esporte é vida e Curitiba é a capital do esporte no país”, disse.
Piso reduz danos físicos
Pelo menos 890 crianças que integram programas da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj) fazem atividades esportivas no CEL Bairro Novo, que fica na Rua Ourizona. Além de resistente, o novo piso modular que foi aplicado na quadra é indicado pela boa ca-
pacidade de amortecimento, o que reduz os danos físicos aos atletas.
As melhorias no ginásio incluíram também readequação de medidas da quadra e da parte externa e pintura de todo o espaço. Próximo ao CEL, a Prefeitura está construindo quadras de beach tênis e futevôlei, além de uma quadra tênis de campo.
O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, disse que a quadra do CEL Bairro Novo já era boa e agora ficou melhor porque dá mais segurança para praticantes de esportes.
“A mudança para o piso modular de polipropileno dá outra qualidade, não só para jogarem melhor o futebol, o vôlei, o basquete, ela reduz o risco de lesões, mas além de tudo é mais bonito”, disse.
Longe da criminalidade
O secretário do Governo Municipal, Marcelo Facchinello, fez um agradecimento especial à administradora da Regional Bairro Novo, Veridiana Maranho, que anteriormente foi chefe de núcleo na Smelj,

Legislativo paranaense Durante sessão da Assembleia Itinerante em Campo Mourão, o presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou o compromisso do Legislativo paranaense com a proximidade da população. Ele ressaltou que as demandas coletadas já resultam em obras, leis e emendas. Curi também enfatizou a transparência da Alep, que devolverá 43% do orçamento ao Estado. Os recursos serão aplicados em creches, hospitais e infraestrutura.
Empresas no Paraná O saldo de empresas no Paraná cresceu 21,35% entre janeiro e maio de 2025, com 69.314 novos empreendimentos. Foram abertas 162.223 empresas, frente a 92.909 fechamentos. A média de abertura caiu para 9h24min, e 10.230 foram beneficiadas com o Selo de Baixo Risco. As cidades mais favorecidas foram Curitiba, Maringá, Londrina, São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Pinhais, Pato Branco e Arapongas.
Atendimento psicológico
O aplicativo Bem Cuidar, disponível no Google Play e Apple Store, oferece atendimento gratuito com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e educadores físicos para servidores da educação do Paraná. Em apenas uma semana, mais de 200 novos cadastros foram realizados. A ferramenta promove saúde mental e redução de afastamentos.
Bem Cuidar Com serviço de emergência via app e agendamento em
pelo trabalho em conjunto com os vereadores para estender o projeto Escola + Esporte=10, da Prefeitura de Curitiba.
“A Veridiana sempre foi muito parceira e nos ajudou a viabilizar, como chefe do núcleo, espaço para a prática de esportes das crianças da ONG Futuro e Excelência. Quando eu vejo as crianças com essa camiseta do Esporte + Escola = 10, eu fico muito feliz porque nós trabalhamos lá Câmara para ampliar este programa. Criança que pratica esporte está longe da criminalidade, da violência e das drogas”, relatou Fachinello.
O menino Davi Lucca Rodrigues dos Santos Andrade, 10 anos, que estuda no CAIC Bairro Novo, gostou das melhorias no CEL Bairro Novo.
“A nova quadra ficou muito boa. Eu gosto de jogar vôlei, pode ser qualquer posição. O importante é se divertir com os amigos”, disse o garoto, após tirar foto com o prefeito e a primeira-dama.
Rua requalificada
O prefeito também percorreu a Rua Bortolo Pelanda, no Umbará, que era de saibro e foi contemplada com obras de pavimentação em asfalto e sistema de drenagem (galeria de água pluvial, boca de lobo e meio-fio) em uma extensão de 1.075 metros, desde a Rua Dilson Luiz, até o fim da via.
Eduardo conversou com os moradores e proprietários de empresas da rua e fez questão de mostrar as imagens de como ela era antes da requalificação feita pela Prefeitura.
“Antes, a rua era mais de um quilômetro de poeirão. Nós estamos entregando, com quase R$ 2,5 milhões em investimentos, uma obra com qualidade, asfalto com base alta, galeria pluvial, meio-fio. Nós estamos requalificando todas as ruas de terra do município. Um projeto que seguiu no meu governo e que vai continuar com o recapeamento das ruas importantes da cidade”, comentou Eduardo.


não expressam necessariamente a opinião do jornal
prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado da primeira-dama, Paula Mocellin, entrega a revitalização do
Ginásio do Bairro Novo. Foto: Ricardo Marajó/SECOM
ATENA SERVIÇOS MÉDICOS LTDA
SUPRAMED SERVIÇOS DE APOIO À SAÚDE LTDA
as 13:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 13:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Marcio Adilson Sotello, Administrador.
GAIA SERVIÇOS DE APOIO A SAÚDE LTDA
CNPJ 47.765.386/0001-96, NIRE 412.1098064-1 CONVOCAÇÃO São convocados pela administradora DEBORAH FRANCISCA SCARPARI, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 20 de junho de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 16:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 16:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Deborah










Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Selo Solidário: Governo do Paraná certifica empresas com práticas sociais e sustentáveis
Entre os critérios de avaliação foram considerados fatores como o número de pessoas beneficiadas pelas ações, total de voluntários envolvidos, impacto dos projetos de desenvolvimento social, conscientização e preservação ambiental e, ainda, a frequência das ações.
O Governo do Estado certificou
(5/6) com o Selo Solidário empresas do Paraná e organizações da sociedade civil que se destacaram na promoção da solidariedade, desenvolvimento social e sustentabilidade. A iniciativa é um reconhecimento às companhias com as melhores práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos conceitos de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).
Ao todo, sete companhias receberam a menção honrosa do Selo Solidário, que é o reconhecimento máximo da iniciativa: O Boticário, Copel, Renault, Sebrae, Seccional Brasil Impactability e Sanepar. Outras 23 empresas cumpriram os critérios de elegibilidade e receberam certificados de participação no programa.
“Este selo é mais do que um certificado, é um símbolo de comprometimento de organizações que estão mostrando que é possível conciliar o sucesso empresarial com a responsabilidade social, que é possível crescer e inovar ao mesmo tempo que estendem a mão para aqueles que mais precisam”, afirmou a primeira-dama Luciana Saito Massa, idealizadora da premiação.
Esta foi a primeira certificação do programa, que tem como objetivo criar uma rede de boas práticas, proporcionando visibilidade a ações sociais, iniciativas beneficentes, projetos e programas ambientais desenvolvidos pelas empresas paranaenses.
“Este certificado é uma forma de dar visibilidade a estas ações que visam a sustentabilidade e a atenção às pessoas mais vulneráveis. Além disso, queremos que este selo inspire outras empresas a aderirem a este movimento”, disse a primeira-dama.

BONS EXEMPLOS
Dezenas de empresas de todo o Estado que se inscreveram no programa entre 2023 e 2024 tiveram seus projetos avaliados por uma comissão responsável pela certificação, que contou com a participação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Entre os critérios de avaliação foram considerados fatores como o número de pessoas beneficiadas pelas ações, total de voluntários envolvidos, impacto dos projetos de desenvolvimento social, conscientização e preservação ambiental e, ainda, a frequência das ações.
“O Paraná tem muitas empresas engajadas nestas ações, que se destacam nacionalmente. É muito importante difundir estas medidas para que isso
seja replicado. São ações de preservação ambiental e destinação de recursos para as áreas do cuidado”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.
Na categoria de empresas de grande porte, a Renault foi uma das empresas premiadas. Ao longo de 15 anos de atuação do Instituto Renault, mais de 900 mil pessoas já foram impactadas pelos programas sociais no entorno da indústria, que fica em São José dos Pinhais, e de fomento à economia circular.
Um dos projetos inscritos pela empresa no Selo Solidário é o apoio à Associação Borda Vida, que acontece no bairro Borda do Campo. A partir de investimentos em ações ligadas à educação e formação profissional, a me-
dida fomenta a geração de renda da comunidade, com, por exemplo, a produção de itens a partir de tecidos automotivos, como cintos de segurança.
“É muito gratificante ver o Governo do Estado criar um reconhecimento para as empresas que contribuem para o desenvolvimento social e sustentável. Isso mostra que estamos no caminho certo e faz com que empresas assumam um compromisso ainda maior com a responsabilidade social”, afirmou a diretora do Instituto Renault e gerente de Responsabilidade Social da Renault do Brasil, Graziela Pontes. Outra companhia premiada foi a Sanepar, reconhecida na categoria que certificou empresas públicas de grande porte. Companhia já foi premiada
internacionalmente pelas suas ações para a universalização sustentável do saneamento, por exemplo.
“A governança, o compromisso social e a sustentabilidade são eixos estruturantes do nosso planejamento estratégico. Este reconhecimento faz com que estas iniciativas deixem de ser projetos pontuais nas companhias e passem a fazer parte das políticas permanentes das empresas, assim como é feito com a Sanepar”, afirmou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. Confira as empresas certificadas com a menção honrosa do Selo Solidário
Categoria Empresas Privadas de Grande Porte
Copel
Grupo Boticário
Renault Sebrae-PR
Categoria Empresa Privada de Médio Porte
Seccional Brasil
Categoria Empresa Privada e Pequeno Porte
Impactability Consultoria e Soluções
Categoria Empresa Pública de Grande Porte
Sanepar
PRESENÇAS
Estiveram presentes na cerimônia de certificação do Selo Sustentável o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário da Administração e Previdência, Luizão Goulart; a secretária interina da Cultura, Elietti Vilela; a superintendente geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães; o superintendente de Relações Institucionais da Casa Civil, Renato Adur; o vice-presidente da Fecomércio, Paulo Salesbran; e demais autoridades.







Semana do Meio Ambiente foi marcada por ações de conscientização e recuperação vegetal em Pinhais
Entre as iniciativas em espaços públicos foi o plantio de mudas de pau-brasil para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho
Plantio de mudas, panfletagem, palestra, visitas ao Centro de Educação Ambiental e distribuição de adubo feito por compostagem. Essas são algumas das ações executadas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), durante a Semana do Meio Ambiente. As iniciativas foram realizadas ao longo de vários dias para ressaltar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental da Semma comanbdou várias atividades. “É uma data fundamental para conscientizar, mobilizar a população sobre a importância do cuidado com o nosso planeta. A Secretaria de Meio Ambiente programou diversas atividades com o objetivo de trazer a população para que reflita e para que trabalhem em prol da sustentabilidade, buscando um futuro mais saudável para o nosso planeta”, afirmou Juliana Zanetti Ribeiro, diretora do departamento.
Uma das iniciativas planejadas pela Semma foi o plantio de mudas de paubrasil, espécie nativa da Mata Atlântica, bioma no qual Pinhais está inserido. “O pau-brasil é uma árvore símbo-

Avança Pinhais: prefeitura entrega a revitalização de 11 ruas
Melhorias de infraestrutura urbana foram viabilizadas pelo programa de investimentos Avança Pinhais
A Prefeitura de Pinhais já entregou a revitalização de 11 ruas por todo o município, com recursos do programa Avança Pinhais, anunciado em 2023. Com o aporte de cerca de R$ 300 milhões em melhorias de infraestrutura, o investimento também já viabilizou diversas outras obras e entregas, como o Complexo Privê (Jardim Amélia), a reforma e ampliação da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin (Pineville), o Cras Oeste 2 (Alto Tarumã), além da aquisição de novos equipamentos e veículos e a cobertura total da iluminação em LED em sete bairros.

As melhorias já implementadas nas 11 vias contempladas no programa receberam um pacote de serviços como: revisão do sistema de drenagem, asfaltamento, calçadas com concreto ecológico, nova sinalização viária e paisagismo, colocação de estacionamento e iluminação pública com lâmpadas de LED – que são mais econômicas e seguras. São elas:
Rua Azulão (Jardim Cláudia)
Rua das Palmeiras (Emiliano Perneta)
Rua Genoveva Forlepa Kopka (Pineville)
Rua Hélio Barroso (Atuba)
Rua José Carlotto (Atuba)
Rua Paulo Leminski (Vargem Grande)
Rua Rio Araguari (Weissópolis)
Rua Rio Tingui (Weissópolis)
Rua Selvino Gomes Nogueira (Alto Tarumã)
Rua Tesourinha (Jardim Cláudia)
Rua Vinicius de Moraes (Vargem Grande)
Rua Azulão.
Rua das Palmeiras.
Rua Rio Tingui.
Rua Tesourinha.
Confira fotos no site da Prefeitura de Pinhais
Mais 17 ruas serão revitalizadas
Além dessas, estão previstas as revitalizações de mais 17 ruas e a construção da Transpinhais, que irá ligar a Estrada Ecológica ao início da Av. Iraí, no Weissópolis, com uma nova infra-
estrutura viária ao longo da linha férrea, incluindo parques lineares. Dessas obras, já estão em andamento as Ruas Humberto de Alencar Castelo Branco, Marechal Floriano Peixoto, Trinidad e Tobago e Daniel Schulz. A primeira fase da Transpinhais também já está em execução – compreendendo as Ruas Carlos Drummond de Andrade, Carlos Poulhmann e João Wilker Rodrigues, numa extensão de 2,57 km.
A Prefeitura de Pinhais segue atualizando o sistema de iluminação do município, substituindo as luminárias antigas (halógenas) por LED. Por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), o município já alcançou 88% da iluminação pública em LED, com sete bairros completamente iluminados com a tecnologia mais moderna: Alto Tarumã, Atuba, Estância Pinhais, Maria Antonieta, Pineville, Vargem Grande e Weissópolis.
A marca alcançada por si só já é relevante, mas fica ainda mais destacada quando comparada com a média nacional, que é de apenas 19,6% de iluminação em LED, de acordo com dados da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP). Ou seja, Pinhais tem quatro vezes mais cobertura de LED do que o verificado no país.
Vale destacar que além de iluminar melhor, proporcionando mais segurança à população, esse tipo de iluminação gera uma economia substancial aos cofres públicos no tocante ao custo de energia elétrica. Dos 13.286 pontos de iluminação pública de Pinhais, 11.687 já contam com a tecnologia em LED.
lo do país. A gente gostaria que as pessoas criassem essa identidade com ela, porque nem todos conhecem, então pretendemos divulgar mais a existência dela”, diz Liliane Azeredo Dias, coordenadora de Educação Ambiental da Semma. Devido à grande exploração da espécie no passado, ela está em risco de extinção, e a Semma realiza o plantio em áreas públicas, exclusivamente. “Queremos deixar a história criar raízes”, acrescentou. O pacote de ações da Semana do Meio Ambiente incluiu: visita ao Centro de Educação Ambiental por crianças das escolas municipais e do grupo de escoteiros Pingo D’água; panfletagem com os bonecos “Heróis da Reciclagem” no Bosque Municipal; plantio de três ipês no Cmei Pequeno Príncipe; panfletagem na região do Bosque Jerivá (Ecoponto); plantio de pau-brasil no pátio da Semma e no pátio da Secretaria Municipal de Educação (Semed); entrega de adubo feito a partir de material orgânico para os órgãos participantes do projeto Secretaria 100% Reciclável; estande de compostagem na empresa Beauty Color; palestra sobre gerenciamento de resíduos no condomínio West Village.

Transpinhais: trecho da Av. Ayrton Senna terá bloqueio parcial a partir de terça (10)
Nova etapa das obras tem término previsto para o próximo sábado (14); Confira como fica o trânsito no local durante o período
A partir da terça-feira (10), uma nova etapa das obras da Transpinhais fará bloqueio parcial de trânsito em trecho da Avenida Ayrton Senna da Silva, entre as Ruas Mauritânia e Hermes Barvick, no bairro Pineville. O acesso nesta parte da via estará liberado apenas para ônibus e caminhões. Os desvios para outros veículos se darão pelas Ruas Mauritânia, Hermes Barvick e Marrocos, com acesso exclusivo de moradores na Rua Argélia no trecho entre a Marrocos e Av. Ayrton Senna. O término da interdição está previsto para este sábado (14), quando for concluída a execução de travessias de drenagem no trecho em destaque. As equipes da empresa responsável pela obra, contratada por meio de licitação, também trabalham na execução de drenagem na Rua João Wilker Rodrigues; e na execução da terraplenagem da nova pista de continuação da Av. Ayrton Senna da Silva, atrás da subestação da Copel.
Transpinhais A Prefeitura de Pinhais investe em uma nova infraestrutura viária que engloba uma extensão de aproximadamente 4 quilômetros e 300 metros, ao longo da linha férrea. Parte das obras contempla a margem da ferrovia junto à Av. Ayrton Senna da Silva, com extensão de 1,72 Km; e outra parte ladeia a linha férrea junto das Ruas Carlos Drummond de Andrade, Carlos Poulhmann e João Wilker Rodrigues, com extensão total de 2,57 km. Os serviços abrangem obras de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação em asfalto, meio-fio, sinalização viária, iluminação pública e rede de distribuição urbana, calçadas, acessibilidade, paisagismo e revitalização da ponte sobre o Rio Palmital. A construção, que inclui revitalizações e criação de parques lineares, está incluída no programa de investimentos Avança Pinhais, que aporta R$ 300 milhões em diversas melhorias de infraestrutura no município.



A pauta da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) prevê, na sessão desta terça-feira (10), a votação de cinco projetos. Em regime de urgência, proposta para alterar a lei municipal 14.784/ 2016, que reconhece o futebol de saco como a primeira modalidade esportiva criada na capital do Paraná, abre as discussões da ordem do dia.
A iniciativa, de autoria do vereador João da 5 Irmãos (MDB), substitui o termo “futsac” utilizado atualmente na lei municipal 14.784/2016, por “futebol de saco”. Conforme a proposição, o nome “futsac” faz referência à marca das bolas utilizadas no jogo, mas não à modalidade em si. O objetivo, portanto, é garantir que o reconhecimento legal se dê ao esporte criado na cidade, desvinculado de qualquer marca registrada. Como está em regime de urgência, a matéria abre as votações da ordem do dia (005.00409.2025, com o substitutivo 031.00131.2025).
CMC vota a abertura de crédito para obras em escolas e CMEIs
Outro destaque da pauta é a abertura de um crédito adicional suplementar, no valor de R$ 17,4 milhões, destinado à reforma e à ampliação de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba. O projeto de lei do Executivo remaneja os recursos dentro da própria Secretaria Municipal da Educação (SME), anulando dotações orçamentárias que previam a construção de quadras cobertas, escolas, CMEIs e outros equipamentos públicos (013.00002.2025).
Na justificativa da mensagem, o Executivo argumenta que o crédito é necessário para se ampliar investimentos em infraestrutura e assegurar “condições adequadas para acessibilidade, manutenção predial, melhorias em instalações elétricas e hidráulicas, além de reforços estruturais essenciais à segurança da comunidade escolar, evitando assim riscos à integridade física de alunos e servidores e garantindo o direito das crianças e demais estudantes a uma educação de qualidade”.
Obras em escolas devem receber R$ 17,4 milhões; votação será nesta terça
Além do remanejamento de recursos para reformar escolas e CMEIs de Curitiba, vereadores discutem alteração na lei do futebol de saco



Escola Municipal Batel está entre as unidades que devem ser reformadas com os recursos do crédito orçamentário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O projeto de lei do Executivo contempla as escolas municipais Batel (Regional Matriz), Rolândia (Boqueirão), Rio Negro (Bairro Novo), Moradias do Ribeirão (CIC), Ulysses Silveira Guimarães (Boa Vista), Padre Francisco Meszner (CIC) e Tereza Matsumoto (Boqueirão), além dos CMEIs Itamarati (Boqueirão), Cassiopéia (Boa Vista) e Moradias Corbélia II (CIC).
Declarações de Utilidade Pública e calendário oficial Na próxima terça, o plenário da Câmara de Curitiba também avalia, em primeira votação, a Declaração de Utilidade Pública Municipal à ONG Mannah Para Todos, organização da sociedade civil (OSC) que atua na Vila Torres, no bairro Prado Velho (014.00061.2024). A ações da entidade reúnem, por exemplo, a distribuição regular de alimentos e a oferta de cursos de capacitação para a comunidade local (veja o relatório de atividades). A proposição é assinada pelo
vereador Leonidas Dias (Pode).
Outros dois projetos de lei retornam à pauta para a confirmação em segundo turno. De Nori Seto (PP), a ideia é que o calendário oficial de eventos de Curitiba traga a celebração do Dia das Cidades Inteligentes, em 12 de março (005.00224.2023). De Lórens Nogueira (PP), a proposta é reconhecer o Instituto Magia Solidária com a Declaração de Utilidade Pública Municipal (014.00009.2025).
LDO 2026: projeto de lei recebe emendas
Nesta segunda-feira (9), o plenário recebe a audiência pública com o resultado da consulta pública das prioridades elencadas pela população e os destaques do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Na terça, a mensagem do Executivo entra na pauta, por três sessões consecutivas, para que os vereadores avaliem a apresentação de emendas ao textobase (013.00003.2025).
A etapa é um rito legal do trâmite das propostas de lei orçamentárias. Para seguir para a ordem do dia, as emendas dos vereadores precisam ser admitidas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. A reunião do colegiado está prevista para o próximo dia 17 e a votação em plenário, para os dias 25 e 30 de junho.
A LDO estima um orçamento com o patamar inédito de R$ 15,6 bilhões, um valor 7,5% superior, em 2026, aos R$ 14,6 bi projetados para este ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias não é o orçamento da cidade propriamente dito (que é votado só no segundo semestre e se chama Lei Orçamentária Anual, a LOA).
A LDO fixa a relação de metas físicas que a Prefeitura de Curitiba promete cumprir no ano que vem. Ela antecipa à população, no primeiro semestre, em quais áreas Executivo planeja gastar os recursos públicos. As metas da LDO, por sua vez, se reportam àque-
las contidas no Plano Plurianual (PPA), com os programas de governo. Na quarta, Cidadania e Utilidade Pública serão votadas em 1º turno
Além dos segundos turnos dos projetos de lei aprovados na véspera, duas proposições entram na ordem do dia da Câmara de Curitiba, na próxima quarta-feira (11), para a discussão em primeiro turno. Na primeira proposta, o objetivo é conceder a Declaração de Utilidade Pública Municipal à seção Paraná da Associação Brasileira de Engenheira Sanitária e Ambiental (ABES). Com sede no Centro de Curitiba, a organização da sociedade civil tem o objetivo de promover ações nas áreas de saneamento, recursos hídricos, saúde pública, meio ambiente e desenvolvimento urbano e regional (014.00030.2024, com as emendas 034.00004.2025 e 034.00032.2024). Protocolada na legislatura passada pelo vereador licenciado Professor Euler (MDB), a matéria foi mantida em tramitação com a coautoria de João da 5 Irmãos.
A outra proposta é homenagear o procurador de Justiça Eliezer Gomes da Silva com a Cidadania Honorária de Curitiba. Natural do Rio de Janeiro, ele se destacou pela implantação de projetos inovadores no Ministério Público do Paraná (MP-PR), como a cultura de planejamento estratégico, por meio da Subprocuradoria de Planejamento Institucional, e o fortalecimento da transparência pública.
Autor do projeto de decreto legislativo o vereador Marcos Vieira (PDT) também ressalta a atuação do procurador de Justiça na defesa dos direitos humanos e no combate à corrupção, além de sua carreira acadêmica (115.00004.2025). A Cidadania Honorária é o principal reconhecimento da Câmara de Curitiba a pessoas nascidas em outras cidades, enquanto o título de Vulto Emérito homenageia os curitibanos.
As sessões plenárias são transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da CMC. Confira as ordens do dia de segunda, de terça e de quarta-feira. Por Fernanda Foggiato
Corregedoria arquiva queixa de racismo contra vereador Eder Borges
A Corregedoria concluiu que a fala polêmica sobre a Ku Klux Klan, durante o mandato na Câmara de Curitiba, está protegida pela imunidade parlamentar
A Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu recomendar o arquivamento da representação por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Eder Borges (PL) em razão de declarações feitas durante a sessão plenária do dia 22 de abril de 2025. A manifestação oficial do corregedor Sidnei Toaldo (PRD) concluiu que a fala, referindo-se à Ku Klux Klan, embora trate de tema “polêmico e sensível”, se deu “no exercício legítimo da função de debater políticas públicas” e, portanto, está protegida pela imunidade parlamentar prevista na Constituição Federal. O procedimento foi instaurado após denúncia da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), que considerou racista e negacionista a
fala do parlamentar durante a discussão do projeto que institui o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs). Na ocasião, Eder Borges afirmou que a Ku Klux Klan teria sido criada com o objetivo de desarmar negros nos Estados Unidos, o que foi apontado na representação como uma distorção histórica usada para defender políticas armamentistas.
A manifestação da Corregedoria foi registrada na sexta-feira (6/6). Corregedoria entende imunidade “absoluta” para falas dentro da Câmara
Na representação, Giorgia Prates acusou Eder Borges de relativizar crimes raciais históricos, reescrever a natureza de uma organização notoriamente racista e disseminar desinformação, o que, para a vereadora, confi-
gura racismo institucional e negacionismo histórico, incompatíveis com o decoro parlamentar e o respeito à dignidade humana. Na análise do caso, o corregedor Sidnei Toaldo reconheceu a complexidade do tema e a inadequação da simplificação histórica feita pelo vereador, mas defendeu que a manifestação ocorreu no contexto do mandato parlamentar.
“Trata-se de manifestação inserida no contexto da atividade parlamentar, no exercício legítimo da função de debater políticas públicas”, afirmou Sidnei Toaldo no relatório. Para a Corregedoria, ainda que a referência à Ku Klux Klan tenha sido feita de forma imprecisa, há “fundamento histórico e acadêmico que corrobora a essência dessa argumentação”. “Usar exemplos históricos, ainda que controversos, faz
parte da forma como os políticos constroem seus argumentos”, disse o corregedor da Câmara de Curitiba.
O relatório também reforça o entendimento consolidado no Supremo Tribunal Federal (STF) de que “a imunidade parlamentar material incide de forma absoluta quanto às declarações proferidas no recinto do Parlamento” e que “ofensas pessoais proferidas no âmbito da discussão política, respeitados os limites trazidos pela própria Constituição, não são passíveis de reprimenda judicial”. A sindicância 8/ 2025 está vinculada ao processo administrativo 542/2025 nos sistemas internos das Câmara de Curitiba.
Corregedoria faz recomendações ao vereador Eder Borges Embora tenha optado pelo arqui-
vamento, a Corregedoria indicou a adoção de medidas preventivas. “Recomenda-se, como medida preventiva, que o vereador representado [Eder Borges] evite confrontos diretos que possam gerar ofensas pessoais ou criar tensões desnecessárias durante as discussões no plenário”, afirmou o corregedor. Também orientou que o parlamentar “apoie suas falas e opiniões em fontes confiáveis, como livros, decisões judiciais, pesquisas ou documentos oficiais”, o que, segundo ele, contribui para “um ambiente de diálogo mais responsável, plural e compatível com a seriedade da atividade legislativa”.
Por José Lázaro Jr. |
Revisão: Ricardo Marques




Deputado Jairo Tamura (PL) homenageia entidades da engenharia agronômica na Assembleia Itinerante em Campo Mourão

Durante a edição da Assembleia Itinerante realizada em Campo Mourão o deputado estadual Jairo Tamura (PL) prestou homenagem à Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Paraná (FEAPR), à Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC) e à Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM). As três entidades receberam Menções Honrosas da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem no setor agronômico.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, lideranças políticas e representantes de entidades de classe, além do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes. O evento foi realizado na sede da AEACM, como parte do projeto Assembleia Itinerante, que tem o objetivo de ampliar a atuação do Legislativo no interior do Estado.
O presidente da FEAPR, engenheiro agrônomo Cesar Davi Veronese, recebeu a homenagem em nome da federação. Em seu pronunciamento, destacou que o reconhecimento é resultado do trabalho realizado pelas associações regionais que compõem a entidade. “Essa homenagem reflete o esforço coletivo das organizações que integram a FEAPR e sua atuação nas diversas regiões do Paraná”, afirmou.
Criada em 1947, a FEAPR reúne associações regionais de engenheiros agrônomos e atua na representação técnica e institucional da categoria. Suas atividades incluem a promoção de eventos, cursos e debates, além da participa-
ção em temas ligados à política agrícola, extensão rural e questões fundiárias.
Ao entregar as homenagens, o deputado Jairo Tamura ressaltou a contribuição das entidades para a organização profissional da categoria e sua relação com a produção agrícola no Estado. “As entidades que homenageamos hoje representam um segmento que participa diretamente do planejamento e da execução das atividades no meio rural. Reconhecer esse trabalho é parte do nosso dever como representantes da sociedade”, afirmou.
A AEACM foi representada pelo presidente José Petruise, que destacou a importância do reconhecimento institucional ao trabalho das associações. “Essa iniciativa contribui para dar visibilidade ao que desenvolvemos em nossas regiões e reforça o papel das entidades no apoio aos profissionais”, declarou.
O vice-presidente da AREAC, Mário Pereira, também participou da cerimônia. Ele mencionou a atuação das associações em ações voltadas à formação, atualização técnica e representação da categoria. “Esse reconhecimento reforça a continuidade das atividades que temos realizado”, disse.
Cesar Davi Veronese encerrou a solenidade reafirmando o compromisso da FEAPR com a representação da categoria. “A federação continuará a atuar junto aos órgãos públicos e entidades da sociedade civil, com foco nas pautas relacionadas ao setor agrícola e ao exercício profissional da engenharia agronômica”, concluiu.

Deputados voltam de Campo Mourão com demandas nas áreas
de infraestrutura, saúde e agronegócio
Durante a Sessão Especial, realizada na quinta-feira (5/6), o Poder Legislativo recebeu em mãos a agenda estratégica da região
Os deputados estaduais retornaram de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, com diversas demandas apresentadas pelo município e por cidades vizinhas. As principais solicitações envolvem áreas como infraestrutura, saúde e agronegócio. A sessão especial da Assembleia Itinerante, projeto de interiorização da Casa, foi realizada nesta quinta-feira (5), durante a FATI (Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação), com a presença de parlamentares e autoridades regionais. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a relevância do evento e o papel ativo do Legislativo estadual no desenvolvimento do Paraná. “A Assembleia hoje é protagonista, junto com o governador Ratinho, no desenvolvimento do nosso Estado. Devolvemos quase metade do nosso orçamento anualmente para ser transformado em obras e melhorias em todas as regiões do Paraná. Estamos junto com
o governador destinando esses recursos para atender as demandas recebidas”, afirmou. Demandas Durante a programação, entidades como a Associação Sou Arte de Campo Mourão, Amigos do Autista Campo Mourão, Apasfa (Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis), Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão), Câmara de Vereadores, Instituto Calvary Impact Hub, Sindicato Rural, Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e o Fórum de Entidades Socioassistenciais e coirmãs da cidade entregaram aos deputados um conjunto de reivindicações. Entre os principais pedidos estão o reforço no custeio e na estruturação das Santas Casas da região, que enfrentam dificuldades financeiras para manter os atendimentos hospitalares de média e alta complexidade; a recuperação urgente de trechos deteriorados das rodovias
PR-558 (entre Goioerê e Tupãssi), PR-082 e de acessos pavimentados às comunidades rurais produtivas; a instalação de câmeras de monitoramento com cobertura regionalizada, especialmente em municípios menores; a construção da sede da Polícia Ambiental – Força Verde; a adequação da estrada que liga Campo Mourão à Comunidade Rural do Alto Alegre, com aplicação de CBUQ; e a consolidação do Centro Estadual de Formação em Atletismo. Outras demandas incluem a construção de moradias populares por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 e a liberação de recursos não resgatados do programa Nota Paraná, referentes ao município. Segundo Curi, todas as solicitações serão organizadas, analisadas e encaminhadas ao Governo do Estado. “Todas elas serão catalogadas, analisadas, respondidas e enviadas para prosseguimento junto ao governo do Estado”, garantiu o presidente da Assembleia. Por Pedro Sarolli
Em conferência, deputada Márcia Huçulak (PSD) destaca evolução da Saúde decorrente do SUS
A parlamentar também abordou temas como saúde humanizada e participativa e desafios do setor durante palestra na Conferência de Saúde de Campo Magro, na Região Metropolitana
A deputada Márcia Huçulak (PSD) fez palestra na quinta-feira (05/06) na Conferência Municipal de Saúde de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, quando abordou temas como as conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios do setor, saúde humanizada e participativa e mudanças decorrentes da covid-19. “A gente não pode falar mal do SUS, precisamos, como usuários, servidores, gestores, prestadores de serviço, trabalhar para melhorá-lo”, disse Márcia. O SUS é o único sistema de “portas abertas” (atende a todos) num país com população de mais de 200 milhões de pessoas. Márcia lembrou que o sistema é responsável por grandes feitos de saúde pública:
• reduziu pela metade os casos de mortalidade materno-infantil;
• implantou o maior programa de fornecimento de medicamentos para a população do planeta (incluindo os de alto custo e para doenças raras);
• implantou um programa abrangente de vacinação;
• faz a esmagadora maioria (97%) dos transplantes de órgãos; • disponibiliza o Samu (Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência); “Conheço os sistemas do Canadá, Reino Unido e outros. Não tem igual. Saúde bucal, por exemplo, só nosso SUS tem”, completou a deputada. “Além disso, nenhum convênio particular no Brasil dá medicamentos; o SUS fornece.”
Créditos: Rafael Pto/Divulgação

Sobre os desafios, Márcia reforçou aos servidores e gestores presentes a necessidade de atualização permanente. “O que a covid-19 mostrou para a gente? Quando falamos de humanização e participação na Saúde falamos de mudança. Não dá para fazer os atendimentos hoje como fazíamos no passado.” De acordo com Márcia, o sistema de saúde vai se moldando de acordo com as necessidades da população. “E é assim que tem que ser.” Conferências e políticas públicas As conferências municipais de Saúde, como a realizada em Campo Magro, servem de base para a Conferência Estadual de Saúde, que por sua vez são etapa preparatória para a Conferência Nacional. Elas são realizadas a cada quatro anos e subsidiam políticas públicas do setor.
Em abril, Márcia participou do encontro em Pinhais, também na Região Metropolitana. Na ocasião, a deputada destacou, entre outros temas, a importância da atuação dos profissionais e dos conselheiros de saúde. “Fazem a diferença”, disse. No arcabouço do SUS, as Conferências de Saúde são espaço para participação social, permitindo participação de gestores, trabalhadores da saúde, usuários e representantes da sociedade civil, que avaliam o setor e podem propor diretrizes para políticas públicas. Márcia participou do encontro em Campo Magro, que reuniu gestores e servidores da área, a convite do prefeito Bozinha e do secretário municipal de Saúde, José Carlos Santos Dias. O município tem uma população de quase 30 mil pessoas.
Créditos: Valdir Amaral/Alep



Princesa Kako de Akishino exalta memória dos imigrantes japoneses
A integrante da família imperial foi recepcionada no domingo (8) pela comunidade nipo-brasileira de Maringá na comemoração dos 130 anos da relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Nesta terça (10), ela será recepcionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em Londrina
A princesa do Japão Kako de Akishino iniciou no domingo (8) sua agenda oficial no Paraná, sendo recepcionada pela comunidade nipo-brasileira de Maringá, na região Noroeste. A representante da família imperial japonesa está no País em comemoração aos 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, que tem sido chamado de o “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão". No Paraná, ela fará visitas ainda a Rolândia e Londrina, nesta segunda-feira (9), quando se encontrará com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e irá a Foz do Iguaçu nos dias 14 e 15 de junho, onde visitará as Cataratas do Iguaçu.
Em Maringá, a princesa Kako recebeu as boas-vindas na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), que representa a comunidade nipo-brasileira na cidade. Ela se encontrou com jovens nikkeis, acompanhou apresentações de danças e tambores japoneses e ainda regou uma árvore — uma cerejeira que foi plantada na associação para simbolizar a visita imperial. Sobrinha do atual imperador Naruhito e filha de Fumihito de Akishino, seu sucessor, a princesa Kako lembrou que o Brasil tem a segunda maior comunidade japonesa do mundo, com cerca de 2,7 milhões de imigrantes e descendentes. Só no Paraná, estima-se 276 mil pessoas, a segunda maior comunidade nipônica do Brasil, atrás apenas de São Paulo.
“É com grande satisfação que celebramos o 130° aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil e o Ano do Intercâmbio da Amizade entre os dois países”, declarou a princesa. “Já se passaram mais de 100 anos desde que os imigrantes japoneses começaram a se estabelecer no Paraná, e em memória a eles, voltei ao caminho que percorreram mais de um século atrás. Expresso meu profundo respeito aos imigrantes e seus descendentes, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, se esforçaram diariamente e têm contribuído com a sociedade brasileira”, complementou.
A Cidade Canção tem forte influência do país asiático em sua história, abrigando, por exemplo, o Parque do Japão, dedicado à cultura japonesa. O espaço conta com um complexo que exibe diferentes formas de expressão da cultura oriental, incluindo jardins, paisagismo e espaços para atividades culturais e esportivas. Na cidade paranaense, existe a Avenida Kakogawa, enquanto que no Japão há uma avenida que leva o nome de Maringá, com uma réplica da Catedral Metropolitana.
“Para Maringá é uma honra muito grande, são poucas as cidades do Brasil que já receberam tantos membros da família imperial. O governo e a família imperial japonesa têm uma grande consideração pela nossa cidade e pela comunidade nipônica que

está aqui estabelecida”, destacou o prefeito Silvio Barros. “Nós contribuímos com isso, criando em Maringá o Parque do Japão, que é o maior jardim japonês do País. Esperamos estreitar cada vez mais esse relacionamento”.
O presidente da Acema, Afonso Akioshi Shiozaki, falou sobre o simbolismo do plantio da árvore em homenagem à princesa e o que representa seu encontro com a comunidade nipônica. “É algo que fortalece cada vez mais o relacionamento entre Maringá e o Japão. Os japoneses têm a cultura de manter suas tradições, uma cultura milenar que valoriza muito suas raízes”, disse. “Na cultura japonesa, quando uma autoridade vem para cá ou quando vamos para lá, existe o costume de se plantar uma árvore. Ela ficará como uma lembrança por muitas décadas”, contou. “Quando a tia da princesa Kako esteve em Maringá, ela plantou uma árvore na Avenida Brasil, que está sendo cuidada há mais de 30 anos”.
RELAÇÃO DE AMIZADE
A ratificação do Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação entre Japão e Brasil, em Paris no ano de 1895, oficializou as relações diplomáticas nipo-brasileiras. Já o marco inicial da Imigração Japonesa no Brasil se dá em 18 de junho de 1908, com a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, após 52 dias de navegação desde sua saída no porto de Kobe. No Paraná, a imigração iniciou em 1912, com famílias ja-
ponesas se estabelecendo no Norte do Estado para trabalhar nas lavouras de café. O Estado estabeleceu, há 52 anos, um tratado de amizade com a província japonesa de Hyogo, que resultou numa série de intercâmbios culturais e econômicos entre ambos os estados. Cinco municípios paranaenses têm relações de co-irmandade com cidades japonesas: Curitiba e Himeji, Maringá e Kakogawa, Londrina com Nishinomiya e Nago, Paranaguá e Awaji e Assis Chateaubriand e Shibata.
PRINCESA
A princesa Kako de Akishino nasceu em Tóquio em 29 de dezembro de 1994. É a segunda filha do príncipe Fumihito de Akishino e da princesa Kiko e sobrinha do atual imperador Naruhito do Japão. Ela tem uma irmã mais velha, Mako, e um irmão mais novo, o príncipe Hisahito. No Brasil, para as celebrações dos 130 anos das relações diplomáticas entre os dois países, a agenda da princesa Kako inclui, além do Paraná, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e a capital federal Brasília.
PRESENÇAS Acompanharam a solenidade o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; o cônsulgeral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui; o senador Sergio Moro; os deputados federais Luiz Nishimori e Rosângela Moro (SP); o deputado estadual Jairo Tamura e demais autoridade


3º Feirão de Veículos
Seminovos de São José dos Pinhais será de 5 a 7 de julho

Quem está pensando em comprar ou trocar de carro terá uma excelente oportunidade nos dias 5, 6 e 7 de julho, com a realização do 3º Feirão de Veículos Seminovos de São José dos Pinhais. O evento acontecerá das 10h às 19h, na Rua Voluntários da Pátria, entre as ruas Sete de Setembro e Scharffenberg de Quadros, no Centro da cidade. Promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), o feirão contará com a participação de 14 revendedoras locais, que oferecerão uma ampla variedade de veículos e condições especiais de negociação. Instituições financeiras também estarão presentes para facilitar o acesso ao crédi-
to, com propostas que podem incluir até 90 dias para o início do pagamento. De acordo com o secretário da Sics, Sidnei Nascimento, o objetivo do evento vai além da venda de veículos. “O feirão é uma oportunidade para os sãojoseenses que desejam realizar o sonho de ter um carro próprio, mas também para fortalecer o comércio
local e valorizar o setor automotivo da cidade. É uma ação que estimula a economia e conecta vendedores a potenciais compradores”, destaca. O Feirão de Veículos Seminovos, em sua terceira edição, espera atrair um público ainda maior, contribuindo diretamente para a movimentação econômica de São José dos Pinhais.
Lei contra rabeira nos ônibus entra em vigor em São José dos Pinhais

Foi sancionada a Lei nº 4.735, de 6 de junho de 2025, que proíbe e pune a prática conhecida como rabeira, quando uma pessoa se pendura na traseira de ônibus ou outros veículos em movimento. A lei foi assinada pela prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e publicada no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (9). A nova legislação determina multa de cinco VRMs (Valor de Referência do Município) – o equivalente a R$ 542,25 – e a apreensão do veículo utilizado, como bicicleta, patinete, skate ou similares. A penalidade representa mais de 100 vezes o valor da tarifa do transporte coletivo municipal, que atualmente é de R$ 4,60.
A conduta será considerada infração sempre que o transporte ativo for utilizado com tração de veículo automotor
UPA, UBS, SAMU ou SIATE? Saiba qual serviço procurar em cada situação

A busca correta por atendimento pode salvar vidas, além de evitar o congestionamento em unidades que não são as recomendadas para tratar o seu caso. Abaixo, confira onde buscar atendimento adequado de acordo com as recomendações da Secretaria de Saúde (Sems) de São José dos Pinhais:
UPAS
As Unidades de Pronto Atendimento de São José dos Pinhais são recomendadas para casos de emergência. Com funcionamento 24h por dia e todos os dias da semana, as UPAs oferecem atendimento médico para casos de complexidade média. Procure uma das unidades quando precisar de atendimento para: Febre alta; Fraturas e cortes com pouco sangramento; Infarto e derrame; Queda com torção, dor intensa ou suspeita de fratura; Cólicas renais; Falta de ar intensa; Crises convulsivas; Dores fortes no peito ou abdômen; Vômito constante; Intoxicações;
UBS
As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) não atendem casos de emergência, pois são voltadas ao atendimentos de cuidado contínuo e prevenção. Procure uma UBS para: Consultas de rotina; Vacinação; Requisição e renovação de receitas; Acompanhamento de doenças crônicas; Curativos e injeções; Atendimento odontológico; Retirada de medicamentos. SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser acionado pelo 192. As equipes buscam pacientes e os encaminha para UPA’s ou leitos em hospitais. Sendo assim, este serviço deve ser procurado em caso de urgência e emergência clínica ou quando não é possível realizar o transporte da pessoa em situação de risco por outro meio. Acione o SAMU quando precisar de atendimento para: Problemas cardiorrespiratórios; Queimaduras graves; Perdas de consciência ou desmaio; Hemorragias; Crises convulsivas; SIATE
O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) pode ser acionado pelo número 193. De responsabilidade do Corpo de Bombeiros, o SIATE atende principalmente traumas e ferimentos no corpo. Ligue em casos de: Acidentes de trânsito; Ferimento por arma de fogo ou arma branca; Quedas com ferimentos ou fraturas; Ataques de animais, por exemplo, cães e abelhas; Choques elétricos graves; Afogamentos; Queimaduras graves;
ou elétrico, como ônibus, caminhão ou trem, colocando o condutor em risco. A prática está proibida em todas as vias públicas do município.
Se o infrator for menor de idade, o responsável legal será acionado, juntamente com o conselho tutelar do município, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A lei também obriga que os ônibus do transporte coletivo municipal e os escolares sob concessão exibam, na parte traseira, adesivos com a frase “PEGAR RABEIRA EM ÔNIBUS GERA PERIGO DE MORTE”. Veículos privados de transporte coletivo que circulam no município também poderão aderir voluntariamente à campanha de conscientização.



Prefeito Eduardo Pimentel com a primeira-dama Paula Mocellin, visita a Oficina Laços de Amor, criada pela sra. Valquíria Pereira da Rocha, projeto social e de inclusão no Sítio Cercado. Foto: Pedro Ribas/SECOM Solidariedade
Prefeito acompanha o trabalho de projeto social que transforma vidas em Curitiba
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a primeira-dama, Paula Mocellin, estiveram na sexta-feira (6/6) na Associação Laços de Amor, no Sítio Cercado, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015 por Valquíria Pereira da Rocha. Ela é cadeirante em razão de uma paralisia infantil e a associação nasceu da vontade de transformar o artesanato em uma ferramenta de superação pessoal e terapia ocupacional. Desde então, o projeto já beneficiou mais de 150 pessoas, principalmente mulheres, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Eu agradeço a confiança das pessoas no meu trabalho, apesar das minhas limitações. Obrigada por acreditarem na minha capacidade”, disse Valquíria, durante o encontro com o prefeito e a primeira-dama.
Dedicação à comunidade
Além das oficinas de artesanato, a Associação Laços de Amor promove cursos de cabeleireiro, barbeiro, saboaria e crochê e atividades artísticas e recreativas voltadas ao público infantil e adolescente.
Outro destaque da atuação da associação é a campanha Laços de Amor, Gerando Vidas, idealizada por Valquíria com apoio da comunidade, que irá distribuir 35 kits para gestantes cadastradas nas Unidades de Saúde do Bairro Novo. “É inspirador ver o impacto positivo que a Associação Laços de Amor tem na vida de tantas pessoas. Apoiar iniciativas como esta é fundamental para construirmos uma cidade mais justa e solidária”, afirmou o prefeito.
A primeira-dama também elogiou a atuação da associação. “Fico muito feliz em presenciar a dedicação e o carinho com que dona Valquíria e toda a equipe da associação acolhem a comunidade. Eles são um exemplo de amor e serviço ao próximo”, disse Paula Mocellin. Durante a visita, Valquíria entregou ao prefeito demandas importantes da comunidade.





Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando
obras do viaduto do Tarumã, no cruzamento da Av.
Mobilidade urbana
do Amaral com a Linha Verde.
Eduardo Pimentel vistoria obras do viaduto Curitiba-Pinhais
O prefeito Eduardo Pimentel iniciou a manhã de trabalho na sexta-feira (6/6) vistoriando as obras do novo viaduto Curitiba-Pinhais, que vai interligar a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, à Rodovia João Leopoldo Jacomel. A estrutura faz parte do projeto Novo Inter 2, voltado à modernização do sistema de transporte coletivo e da infraestrutura viária da capital. Na sequência, ele conferiu o andamento dos trabalhos no Complexo Tarumã, que inclui a duplicação do viaduto na Linha Verde, sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, e requalificação de 12 vias na região para formar as alças de acesso à estrutura.
O novo viaduto Curitiba-Pinhais terá 155 metros de extensão e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido, além de duas pontes marginais sobre o Rio Atuba. Cada ponte terá 35 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e contará com duas faixas de rolamento, passeio para pedestres de quase 3 metros e barreiras de proteção. Uma rotatória e o sistema viário complementar também estão incluídos neste pacote.
“Essa é uma obra metropolitana importante que beneficiará nossa cidade, mas também os vizinhos, em Pinhais. O viaduto será implantado com retorno, com uma rotatória estendida e que vai melhorar a mobilidade da região, liberando o trânsito entre a João Leopoldo Jacomel, em Pinhais, e Curitiba”, disse Eduardo Pimentel.
Lote 4 do Inter 2
A obra pertence ao Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto Novo Inter 2 começou pela construção das pontes marginais, para reduzir significativamente o impacto no tráfego do eixo principal durante os primeiros seis meses de trabalho. No momento, as equipes trabalham para fazer a fundação das duas pontes sobre o Rio Atuba e na preparação da pavimentação das marginais tanto no sentido Curitiba-Pinhais quanto no sentido Pinhais-Curitiba.
O prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, que ressaltou que as melhorias complementam a requalificação viária realizada nas duas pistas da Avenida Victor Ferreira do Amaral ao lon-
e do Complexo Tarumã
go de quase 4 km no trecho desde a Rua Dom Manuel da Silveira D'Elboux até a Rua Professor Eduardo Correia de Lima. Entregue à população pelo prefeito Eduardo Pimentel em março, as melhorias na via também integram o Lote 4 (pacote 1 e 2) do projeto Inter 2.
De acordo com Jamur, as intervenções dos pacotes 3 e 4 do Lote 4 incluem as pontes novas paralelas à antiga e o viaduto para reduzir os conflitos viários e melhorar a mobilidade no sentido metropolitano, mas também para beneficiar o transporte coletivo, tanto metropolitano quanto da linha do Novo Inter 2.
“Com essas intervenções, vamos eliminar uma conversão com semáforos de cinco tempos que travam o trânsito, complementando a requalificação já feita na Victor Ferreira do Amaral. Isso vai melhorar a mobilidade, reduzir o tempo de percurso e beneficiar quem mais precisa, especialmente moradores do Cajuru e da região metropolitana, como Pinhais e Piraquara”, disse Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O investimento total é de R$ 68,7 milhões, com financiamento da Prefeitura de Curitiba e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Foco na eficiência
O coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (UTAG), Marcio Teixeira, também acompanhou a vistoria às obras do viaduto. “Cada etapa da obra precisa estar em conformidade com os padrões e compromissos assumidos junto ao órgão financiador, sempre com foco na eficiência e no benefício à população”, destacou Marcio Teixeira, coordenador-geral da UTAG.
A UTAG é responsável pelo gerenciamento das obras com financiamento externo, como as do projeto Novo Inter 2, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade assegura o cumprimento das salvaguardas ambientais, sociais e operacionais exigidas pelos organismos internacionais.
Complexo Tarumã Na sequência, o prefeito vistoriou tam-
bém o andamento do Complexo Tarumã, as intervenções para o alargamento do viaduto da Linha Verde que passa sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral. A estrutura passará a ter o dobro do tamanho atual, ampliando sua largura de 24 para 50 metros.
Serão três faixas de tráfego para veículos em cada sentido, uma canaleta exclusiva para o transporte coletivo, espaço para estações-tubo e calçadas. A ampliação do viaduto na Victor Ferreira do Amaral permitirá a instalação de uma estação-tubo sobre a estrutura e outra abaixo, viabilizando a integração temporal entre as linhas de ônibus da Linha Verde e as que conectam o Centro de Curitiba às cidades de Pinhais e Piraquara, na região metropolitana. Com essa melhoria no transporte coletivo, haverá mais oferta de itinerários e combinações de trajetos para os usuários.
O alargamento do viaduto faz parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação de 12 ruas – algumas formando as alças de acesso ao viaduto –, além de melhorias em praças, paisagismo e iluminação. As alças de acesso, com requalificação de 8 km de ruas, estão em fase final, faltando a sinalização e paisagismo nas alças Noroeste, Sudeste e Sudoeste, e os trabalhos agora se concentram na duplicação do viaduto.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas coordena e fiscaliza as obras. Neste momento, os trabalhos estão concentrados na finalização da parte da estrutura de ampliação do viaduto e na fase de estruturação do pavimento das vias locais que dão acesso tanto à Linha Verde quanto à Avenida Vitor Ferreira do Amaral.
A previsão é de que, no final do mês, sejam liberadas ao trânsito duas faixas na via marginal direita (próximo ao Colégio Militar) e na via marginal sul (no DNIT). Além dos administradores regionais Reinaldo Boaron (Boa Vista) e Agostinho Creplive Filho (Cajuru) e das equipes técnicas da Smop e da Utag e das empresas fiscalizadoras das obras, acompanharam as vistorias os vereadores Renan Ceschin, João da 5 Irmãos e Hernani.

Jamur, vistoria as
Victor Ferreira



Olhar de Cinema anuncia "Cloud", premiado longa japonês de Kiyoshi Kurosawa, para a abertura da 14ª edição
Festival Internacional de Curitiba recebe a estreia nacional do longa, que representou o Japão na corrida do Oscar 2025, com sessão exclusiva na Ópera de Arame

O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 11 a 19 de junho, anunciou o filme de abertura para sua 14ª edição.
O longa selecionado foi “Cloud”, do diretor Kiyoshi Kurosawa, conhecido por cultuadas produções como "A Cura” (1997), “Pulse” (2001) e “Creepy” (2016), e que terá sua estreia no Brasil em uma sessão exclusiva na Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais populares e imponentes do Paraná.
A produção, que já passou por renomados festivais internacionais, como o de Veneza, Toronto e Chicago, representou o Japão no Oscar deste ano e é um suspense psicológico eletrizante inspirado em um evento real. A sessão está marcada para o dia 11 de junho e os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 16 de maio, com valores de R$8 a R$16, e poderão ser adquiridos pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br
“Cloud” aborda a história de um grupo de justiceiros formado na internet que se rebela contra Yoshii (Masaki Suda), um revendedor online de produtos baratos a preços elevados. Apesar de trabalhar como operário em uma pequena fábrica, o jovem se dedica a revender todos os tipos de mercadorias online, desde roupas a equipamentos médicos. Ao se sentir lesada, sua clientela é dominada por um sentimento de raiva, levando até mesmo pessoas não diretamente prejudicadas a se unirem contra ele, motivadas por ressentimentos pessoais.
Assista ao trailer: https://l1nq.com/5YPqm
Mais de 90 produções e novos locais de exibição
Considerado um dos principais festivais dedicados à sétima arte no Brasil, o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba de 2025 contará com sessões no Museu Oscar Niemeyer (MON), Cine Passeio, Cine Guarani, Teatro da Vila, Cinemateca e Ópera de Arame. A 14ª edição reúne mais de 90 produções, entre curtas e longas-metragens, entre estreias mundiais, nacionais, clássicos reapresentados na tela e produções infantis que integram as 10 mostras do evento, cada uma propondo um olhar diferente sobre os filmes apresentados e a forma de consumir cinema.
Para mais informações acesse o site oficial www.olhardecinema.com.br ou pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @olhardecinema, pelo Tik Tok @olhardecinema, X-Twitter @Olhardecinema_ e Facebook.com.br/Olhardecinema
O 14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú e Claro, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Solvay Peróxidos e Campari, e apoio da Sanepar, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de Libras.
Serviço:
14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 11 a 19 de junho de 2025
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Tik Tok: @olhardecinema, X/Twitter: @Olhardecinema_
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal
Apresentação: Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú, Claro
Patrocínio Ouro: TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Solvay Peróxidos, Campari
Apoio: Sanepar, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção: Grafo Audiovisual
Festival Crossroads confirma sua 8ª edição
Maior festival de rock do Sul do Brasil, que celebra o Dia Mundial do Rock, acontece no próximo dia 12 de julho, com novo local, cinco palcos e mais de 30 atrações em Curitiba
O rock pulsa firme em Curitiba, e muito dessa energia é alimentada pelo Festival Crossroads, um dos maiores e mais emblemáticos eventos brasileiros em celebração ao Dia Mundial do Rock (DMR). Em 2025, o mais importante evento do gênero no estado do Paraná chegará em sua oitava edição repleto de novidades, entre elas um novo local, que vai receber cinco palcos e mais de 30 atrações que vão refletir diferentes vertentes do rock.
Pensando no conforto do público, que vai curtir 12 horas ininterruptas de muita música, o Festival Crossroads 2025 será realizado em um amplo espaço verde, ao ar livre, de fácil acesso e com ampla área para estacionamento, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303). “Há anos buscávamos um local que nos permitisse aumentar a nossa estrutura e, antes de tudo, trouxesse mais conforto para o nosso público. Encontramos uma área verde incrível, a poucos minutos do Centro, que tornará a oitava edição do nosso Dia Mundial do Rock ainda mais especial”, destaca Alessandro Reis, fundador do Bar Crossroads e um dos idealizadores do festival, que conta também com toda expertise da Planeta Brasil Entretenimento. Nascido da paixão pela música e impulsionado pelo espírito de resistência cultural, o Festival Crossroads carrega uma história de evolução autêntica. De uma celebração intimista no pub Crossroads, em 2004, o evento se transformou em um verdadeiro símbolo da cena curitibana. A partir de 2018, com sua chegada à Usina 5, consolidou seu status de gigante — e agora, em 2025, eleva ainda mais sua dimensão, firmando-se como uma experiência de pertencimento e celebração coletiva. “A edição deste ano também reforça o compromisso com a música autoral: pelo menos um terço das atrações será formado por bandas autorais, em uma curadoria que aposta na força criativa da cena independente e na renovação do rock nacional”, destaca Alessandro.

A programação completa, que foi divulgada na terça-feira, dia 13 de maio e foi distribuída ao longo de 12 horas de festival, das 10h às 22h, reunindo shows, encontros e vivências que conectam gerações em torno da música e da liberdade de expressão.
Além das atrações artísticas, com nomes locais e nacionais, o Festival Crossroads terá diversas opções gastronômicas e áreas infantis. Para completar, o evento contará com uma atmosfera audiovisual única: o aftermovie do festival, por exemplo, será estruturado em atos, narrando a jornada do público — da expectativa inicial ao impacto final —, conectando sentimentos de pertencimento, emoção visceral e resistência cultural.
“Os fãs do Festival Crossroads podem ter certeza de que o evento manterá sua essência, mesmo sendo realizado em um lugar inédito. As mudanças propostas para 2025 têm por objetivo oferecer uma experiencia ainda melhor e mais completa para o nosso público. Estamos preparando uma edição histórica, reafirmando seu protagonismo como uma das celebrações mais autênticas e vibrantes do Dia Mundial do Rock no Brasil”, completa Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento.
O Festival Crossroads 2025, em celebração ao Dia Mundial do Rock, será realizado no dia 12 de julho, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303), das 10h às 22h. O evento é idealizado e executado pelo Bar Crossroads em parceria com a Planeta Brasil Entretenimento. A programação oficial será divulgada a partir do dia 13 de maio, dia em que será aberta a venda de ingressos. Para mais informações, acesse o site https://festivalcrossroads.com.br/ ou os perfis oficiais no Instagram: @barcrossroads, @festivalcrossroads e @planetabrasilentretenimento.



felipe@tipmidia.com.br (41) 99899-3297


Curitiba Cia de Dança apresenta três de seus aclamados espetáculos de forma gratuita em comemoração aos seus 10 anos de trajetória
De 12 a 22 de junho, as montagens contemporâneas "Memória de Brinquedo" e "Quando se Calam os Anjos", e o neoclássico "Eco do Silêncio" serão apresentadas no Teatro José Maria Santos
De 12 a 22 de junho, o Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 - São Francisco) recebe três espetáculos aclamados da Curitiba Cia. de Dança, uma das principais companhias de dança do Sul do Brasil. Fundada pela bailarina Nicole Vanoni, a companhia surgiu com a proposta de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além de preservar e reinterpretar repertórios clássicos.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal e Sanepar, a Curitiba Cia de Dança promove gratuitamente, em celebração aos seus 10 anos de história, apresentações dos espetáculos “Memória de Brinquedo”, “Quando se Calam os Anjos” e a estreia de “Ecos do Silêncio”. Os ingressos serão distribuídos 1 horas antes de cada apresentação.

Serviço:
10 anos da Curitiba Cia de Dança
Apresentações gratuitas de 12 a 22 de junho
Local: Teatro José Maria Santos
“Em uma década de atuação, a companhia já realizou mais de 1000 apresentações em mais de 200 cidades, tanto no Brasil quanto no exterior, como na Itália, abrangendo 16 estados brasileiros. A Curitiba Cia de Dança é reconhecida por ser uma das companhias que mais oferece oportunidades e emprega jovens talentos no Brasil e, nós, queremos comemorar estes 10 anos junto com o nosso público, de forma gratuita e por meio da nossa arte”, comenta a idealizadora e diretora da Curitiba Cia de Dança, Nicole Vanoni. O contemporâneo “Memória de Brinquedo” celebra artisticamente o brincar
De 12 a 15 de junho, o espetáculo “Memória de Brinquedo” celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni e com direção geral e artística de Nicole Vanoni, a montagem contemporânea busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade, buscando realizar um trabalho de resgate poético e um incentivo ao brincar. Esse resgate parte de várias fontes, indo desde a memória individual e coletiva do brincar e de sua representação simbólica até estudos recentes da neurociência, que apontam o brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, investigando as relações do brincar a partir de lembranças reais e ficcionais.
As apresentações gratuitas de “Memória de Brinquedo”, no Teatro José Maria Santos, ocorrem de 12 a 14 de junho (quinta a sábado), às 20h; e 15 de junho (domingo), às 18h. A distribuição dos ingressos ocorre uma hora antes das apresentações. A classificação é livre e há acessibilidade com intérpretes de Libras.
(R. Treze de Maio, 655 - São Francisco)
Realização: Curitiba Cia. de Dança
Apresentação: Ministério da Cultura, Governo Federal e Sanepar
Patrocínio: Festval e Quimagrafica
Site oficial:www.curitibaciadedanca.com.br
Rede social: Instagram | @curitibaciadedanca
Espetáculo “Memória de Brinquedo”
Data: 12 a 15 de junho
Local: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 - São Francisco)
Horário: 12 a 14 de junho às 20h; 15 de junho (domingo), às 18h.
Entrada gratuita - Com distribuição de ingressos uma hora antes do início do espetáculo
Espetáculo “Ecos do Silêncio””
Data: 12 a 21 de junho
Local: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 - São Francisco)
Horário: 12 a 21 de junho às 20h; 15 e 22 de junho (domingo), às 18h.
Entrada gratuita - Com distribuição de ingressos uma hora antes do início do espetáculo Espetáculo “Quando se Calam os Anjos””
Data: 12 a 21 de junho
Local: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655São Francisco)
Horário: 19 a 21 de junho às 20h; 22 de junho (domingo), às 18h.
Entrada gratuita - Com distribuição de ingressos uma hora antes do início do espetáculo
FELIPE AZEVEDO AGAPITO DE ALMEIDA felipe@tipmidia.com.br (41) 99899-3297
“Ecos do Silêncio” em uma releitura atual de “Grito Suspenso” Em uma adaptação atual da montagem “Grito Suspenso”, de Ricardo Scheir, remontado pela bailarina Amanda Soares, e dirigido por Nicole Vanoni o espetáculo “Ecos do Silêncio” ressurge com novos contornos, mantendo sua essência coreográfica e com a linguagem artística da Curitiba Cia de Dança, sendo fiel à técnica e à estética do neoclássico. O espetáculo mergulha ainda mais nas camadas emocionais do gesto contido, conduzindo o público por uma paisagem sensível, em que o movimento, espaço e silêncio se entrelaçam. A trilha original, assinada por Vitor Rosa, ajuda a ampliar esse universo com sonoridades que dialogam com a dança e com os silêncios que habitam os corpos.
As apresentações gratuitas de “Ecos do Silêncio” no Teatro José Maria Santos ocorrem de 12 a 21 de junho (quinta a sábado), às 18h e, 15 de junho (domingo), às 18 horas, com distribuição dos ingressos uma hora antes das apresentações. A classificação é livre e há acessibilidade com intérpretes de Libras.
“Quando se Calam os Anjos” aborda melindres das relações humanas
Também trazendo a dança contemporânea para a conscientização das relações humanas, o espetáculo “Quando se Calam os Anjos” apresenta no palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual, em que vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou, até mesmo, pela falência do ser humano.
Com a direção geral e artística de Nicole Vanoni e coreografado por Airton Rodrigues, as cenas são criadas e recriadas por meio de jogo de luzes, sons e movimentos. A dramaturgia é construída tendo como ingredientes a inquietude, a ironia e a sensualidade. A obra também destaca a indignação com a indiferença frente à violência impregnada na sociedade, bem como o sentimento de impotência que nos tira a responsabilidade de algumas situações.
“Quando se Calam os Anjos” teve sua estreia nacional no palco principal do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo, teno passado também pelos estados do Amazonas, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul, com sucesso de público e de crítica.
As apresentações gratuitas de “Quando se Calam os Anjos” no Teatro José Maria Santos ocorrem de 19 a 21 de junho (quinta a sábado), às 20h; e 22 de junho (domingo), às 18h, também com distribuição dos ingressos uma hora antes das apresentações. A classificação é livre e há acessibilidade com intérpretes de Libras.