Quinta-feira
Governador encaminha à Alep projeto que garante a criação do Fundo dos Direitos das Mulheres
O Governo do Estado mandou para a Assembleia Legislativa nesta semana, em referência ao Dia Internacional da Mulher, um projeto de lei que propõe criação do Fundo Estadual dos Direitos da MulherFEDIM/PR. Ele será administrado pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial - SEMI e terá como objetivo dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres. Os recursos aportados ao FEDIM/PR serão provenientes de diversas fontes, como recursos destinados na Lei Orçamentária Anual (LOA), o Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná – FECOP, de produtos da arrecadação da exploração do serviço estadual de loteria – Lotepar, dentre outros. Os valores e destinações porém, ainda serão alinhados com a equipe técnica da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o FEDIM/PR permite consolidar as ações para fortalecer o protagonismo feminino no Estado. “É uma alegria poder anunciar um Fundo tão importante, no dia de hoje, Dia Internacional da Mulher, no qual reforçamos a importância de todas as mulheres em nossa sociedade. Esse Fundo vai fortalecer o Estado e todas as ações para as mulheres paranaenses de maneira continuada”, afirmou.

O projeto será administrado pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial e terá como objetivo dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
IPTU 2023: vencimento da 1ª parcela ou pagamento à vista ocorre no dia 10 de março
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, informa aos contribuintes que o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, para pagamento à vista com 10% de desconto ou da 1ª parcela, ocorre na próxima sexta-feira, 10 de março.
Estão previstos os lançamentos pela Prefeitura do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Taxa de Coleta de Lixo). Para a Taxa de Coleta de Lixo, prosseguem os lançamentos pela Prefeitura, uma massa de imóveis que já se faziam lançados nos anos anteriores e a maior massa dos imóveis continuam com sua arrecadação via fatura de água da Sanepar.

Plano Municipal de Políticas para Mulheres define 126 ações para próximos quatro anos
Para reforçar os avanços e o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a causa das mulheres, nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, lançou o Plano Municipal de Políticas para Mulheres e assinou a autorização para a construção de 108 casas da Vila Divino, no Atuba, cujo financiamento será assinado pelas mulheres das famílias. Greca reiterou que as mulheres são maioria na Prefeitura e aproveitou para parabenizar todas as mulheres, em especial as moradoras da Vila Divino que participaram do evento. “Desde 1993 nós titulamos as casas da Cohab preferencialmente às mulheres, elas jamais perdem a casa. Agradeço também a elaboração desse Plano que engloba diversas secretarias e significa mais um avanço na política para as mulheres em nossa cidade. Viva as mulheres e Viva Curitiba!”, disse Greca.

Caberá ao Conselho Estadual dos Direitos da MulherCEDM/PR acompanhar e avaliar a execução, o desempenho e os resultados dos recursos aplicados nos programas e projetos desenvolvidos, bem como sugerir políticas públicas com recurso do FEDIM/PR. “O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher completa, neste ano de 2023, dez anos de existência.


Página 2
Pinhais lança cartão alimentação para famílias atendidas pela Assistência

Em comemoração ao aniversário de 31 anos da cidade, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), lançou na tarde de segunda-feira (6), o Cartão Alimenta Pinhais que tem a proposta de garantir minimamente a segurança alimentar às famílias atendidas pela política de Assistência Social do município.

Página 8
Turismo sustentável
A deputada Maria Victoria (PP) apresentou projeto de lei que prevê a criação das Comunidades Turísticas Sustentáveis no Paraná e do selo paranaense “Comunidade Turística Sustentável”. O objetivo, segundo a parlamentar, é incentivar atividades com potenciais turísticos sustentáveis, gerando empregos, renda e novas oportunidades. Entre os locais que podem se adequar à lei estão a Colônia Witmarsum, Foz do Iguaçu, a região do Cânion do Guartelá, Guaraqueçaba e as Ilha do Mel e de Superagui.
Página 2
Mutirões do emprego voltados para mulheres ofertam 2,6 mil vagas em todo o Paraná
A ação simultânea de empregabilidade faz parte da programação do Governo do Estado dedicada ao Dia Internacional das Mulheres. Atividades voltadas para mulheres, como palestras e cursos sobre empreendedorismo, acontecem ao longo do mês de março em toda rede Rede Sine.
As Agências do Trabalhador e postos avançados da Rede Sine estadual promovem (08) mutirões de empregos com a oferta de 2.633 vagas para mulheres em todas as regiões do Estado. A ação simultânea de empregabilidade faz parte da programação do Governo do Estado dedicada ao Dia Internacional das Mulheres. As vagas estão AQUI – menos as 800 de Curitiba.
A Região Metropolitana de Curitiba concentra a maior parte das oportunidades (1.323) direcionadas para mulheres em diversos segmentos da economia, entre motorista, auxiliar de cozinha, atendente de lanchonete, vendedora, repositora de mercadorias, analista fiscal. Na Agência do Trabalhador Central de Curitiba serão oferecidas 800 vagas no mutirão, como operadora de telemarketing e operadora de caixa.
Em Araucária, há vagas para biomédica, professora de ensino superior, consultora de vendas, supervisora de lavanderia, esteticista, entre outras. Em Campina
Grande do Sul, as ofertas são para auxiliar de apoio logístico, auxiliar de produção, nutricionista, camareira de hotel, secretária, professora de idiomas, entre outras. Em Colombo, a maior parte é para operadora de telemarketing.
Na região de Toledo, a ação ofertará 326 postos de trabalho. São 40 para abatedoras de porcos em Assis Chateaubriand e 10 para auxiliar de limpeza em Marechal Cândido Rondon. O mutirão da região de Cascavel vai oferecer 311 oportunidades, sendo 14 para auxiliar de cozinha e nove para zeladora, enquanto a região de Londrina terá 217 vagas, com 25 para auxiliar de linha de produção em Ibiporã e 12 para desossadora em Assaí.
Nos municípios que compõem a regional de Pato Branco serão abertos 151 postos formais de trabalho nesta quarta-feira, entre vendedora com experiência em loja de eletrodomésticos, costureiras, médicas veterinárias, camareiras
e bartenders. Na região de Maringá são 80 vagas para ajudantes de pesquisa agrícola em Nova Esperança. Em Ortigueira, nos Campos Gerais, há 30 vagas para serventes de limpeza.
“As mulheres representaram 56% de todas as colocações formais registradas ao longo de 2022, com mais de 67 mil postos com carteira assinada (saldo entre admissões e demissões). Em janeiro deste ano, colocamos no mercado de trabalho mais de 3,6 mil, mantendo a liderança entre os estados do Sul no ranking de empregabilidade de mulheres”, destaca Mauro Moraes, secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda.

Atividades voltadas para mulheres, como palestras e cursos sobre empreendedorismo, acontecem ao longo do mês de março em toda rede Rede Sine. Para obter informações com o calendário de ações de cada localidade, basta procurar a Agência do Trabalhador ou posto de atendimento do município de interesse.
Governador encaminha à Alep projeto que garante a criação do Fundo dos Direitos das Mulheres
Ele será administrado pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial - SEMI e terá como objetivo dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.
O Governo do Estado mandou para a Assembleia Legislativa nesta semana, em referência ao Dia Internacional da Mulher, um projeto de lei que propõe criação do Fundo Estadual dos Direitos da MulherFEDIM/PR. Ele será administrado pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial - SEMI e terá como objetivo dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.

Os recursos aportados ao FEDIM/PR serão provenientes de diversas fontes, como recursos destinados na Lei Orçamentária Anual (LOA), o Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná – FECOP, de produtos da arrecadação da exploração do serviço estadual de loteria – Lotepar, dentre outros. Os valores e destinações
porém, ainda serão alinhados com a equipe técnica da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o FEDIM/PR permite consolidar as ações para fortalecer o protagonismo feminino no Estado. “É uma alegria poder anunciar um Fundo tão importante, no dia de hoje, Dia Internacional da Mulher, no qual reforçamos a importância de todas as mulheres em nossa sociedade. Esse Fundo vai fortalecer o Estado e todas as ações para as mulheres paranaenses de maneira continuada”, afirmou. Caberá ao Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDM/PR acompanhar e avaliar a execução, o desempenho e os resultados dos recursos aplicados nos programas e projetos desenvolvidos, bem
como sugerir políticas públicas com recurso do FEDIM/PR. “O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher completa, neste ano de 2023, dez anos de existência. A criação do Fundo, após uma década de construção participativa das políticas, reforça o comprometimento do Governo do Paraná com as mulheres, vinculando e garantindo recursos para a efetivação e ampliação das iniciativas implementadas pelo Estado”, afirmou Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná.
“O Paraná se compromete a superar os desafios que ainda se fazem presente, destinando recursos públicos em benefício a cada menina ou mulher, independente de raça, etnia, geração, classe e orientação sexual. É uma conquista de todas as paranaenses”, completou Leandre.
Turismo sustentável
A deputada Maria Victoria (PP) apresentou projeto de lei que prevê a criação das Comunidades Turísticas Sustentáveis no Paraná e do selo paranaense “Comunidade Turística Sustentável”. O objetivo, segundo a parlamentar, é incentivar atividades com potenciais turísticos sustentáveis, gerando empregos, renda e novas oportunidades. Entre os locais que podem se adequar à lei estão a Colônia Witmarsum, Foz do Iguaçu, a região do Cânion do Guartelá, Guaraqueçaba e as Ilha do Mel e de Superagui.
Novas regras
O deputado Sandro Alex (PSD) informou que um projeto de sua autoria pede urgência na alteração da lei de telecomunicações. “Pedimos ao presidente uma alteração que puna com mais rigor os casos de furto de cabos de telecomunicação e de energia que acontece diariamente em todos os municípios do Brasil. Nos últimos dias inclusive, em Brasília foram furtados os cabos do metrô. E esse é um retrato em todos os municípios, não são só as grandes capitais. Nada acontece aos bandidos que causam todo esse caos. Estamos pedindo regras mais rigorosas, punições mais severas. E isso está pronto para a votação,” afirma. Frente do pedágio
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou que remeterá à Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação a deliberação sobre os pedidos para constituição de duas Frentes Parlamentares distintas no parlamento referentes à concessão de rodovias e a renovação dos contratos de pedágio no estado. “Minha resposta aos questionamentos feitos é para o encaminhamento à Comissão de Obras se manifestar entre um e outro requerimento. Ou se a Comissão chamará para a sua responsabilidade o debate a respeito das questões relacionadas ao pedágio”, explicou o presidente.
Controle de armas
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai realizar nesta quinta-feira (9) audiência pública para debater o decreto presidencial que suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares. A proposta é do deputado Tito Barichello (União). A reunião acontece no Plenarinho da Casa, a partir das 14 horas. “Eu luto para o cidadão de bem, o cidadão honesto, possuir uma arma de fogo. Precisamos debater esse assunto”, disse o parlamentar.
Presidência da Itaipu
O nome do deputado federal Enio Verri (PT-PR) foi aprovado pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), como era esperado, para ocupar a posição de diretor-geral da Itaipu Binacional. A tendência é que Enio Verri assuma esta semana a presidência da Binacional.
Conselho
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha para ter um número recorde de ministros no conselho de Itaipu, quando comparado às demais gestões petistas. Segundo pessoas que acompanham as indicações, o Executivo busca uma administração alinhada em um momento-chave das tratativas com o Paraguai sobre o futuro da usina.
Nomes confirmados
Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) são nomes confirmados para o conselho de Itaipu. Nomes como de Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) estão em especulação.
FPA
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou, na terça-feira (7), o evento de posse da nova diretoria para o biênio 2023-2024. A bancada terá, pelos próximos dois anos, a presidência do deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) liderando 300 deputados federais e 44 senadores. Lupion, lembrou, em seu discurso, da influência do pai, o ex-deputado federal Abelardo Lupion, da criação da bancada e da proximidade com o setor produtivo na vida pessoal e profissional. “Na década de 80 meu pai fundou a União Democrática Ruralista e fez com que ele entrasse na política e fundasse, anos mais tarde, a FPA, junto com outros personagens”. Compromisso O presidente da Frente reiterou o compromisso da bancada com o direito de propriedade. “Não vamos permitir que se criem narrativas distorcidas de crimes e irresponsabilidades no campo. Esse é um compromisso da Frente Parlamentar da Agropecuária e de todos que defendem o convívio pacífico no país. O futuro do País está em nossas mãos”, reforçou Pedro Lupion.
Nota Paraná
O sorteio do Nota Paraná ocorre nesta quinta-feira (9), a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo Instagram e Facebook da pasta. Será o primeiro com os novos valores de premiação, conforme a nova regulamentação do programa. Os contribuintes concorrem a prêmios de R$ 50, R$ 10 mil, R$ 50 mil, R$ 100 mil e ao prêmio máximo, de R$ 1 milhão. As premiações somam R$ 5 milhões a cada mês.
Concurso público
A Prefeitura de Porto Rico abriu um concurso público com 95 vagas para diversos cargos em várias áreas. Os salários variam de R$1.859,27 a R$18.029,38. As inscrições foram abertas na segunda (6) e devem ser feitas até 4 de abril pelo site da Fundação Fafipa, empresa organizadora do concurso. As oportunidades são para cargos de nível fundamental e médio, técnico e superior com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
Educação
Dados recentes do Censo Escolar, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o número de estudantes matriculados nas escolas do Brasil voltou aos níveis verificados antes da pandemia de Covid-19. Um dos setores que mais registrou aumento no número de estudantes, pelo Censo Escolar 2022, foi o das escolas particulares: elas são responsáveis por 10% das novas matrículas entre os anos de 2021 e 2022. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson
Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205
Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650

Departamento Comercial / Administrativo
Email: adm.metropole@hotmail.com
Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná Filiado

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO BAOMARC SOLUCOES AUTOMOTIVAS BRASIL LTDA torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação - LI, com validade de 18/10/ 2022, para Fabricação de máquinas e equipamentos Rua Tavares de Lyra, 4737Ina - 83065-180 - São José dos Pinhais/PR.
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO BAOMARC SOLUCOES AUTOMOTIVAS BRASIL LTDA torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Operação para Fabricação de máquinas e equipamentos instalada Rua Tavares de Lyra, 4737 - Ina - 83065-180 - São José dos Pinhais/PR.

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO PRAINHA EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS SPE LTDA torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação - LI, com validade de 13/02/ 2028, para implantação de cond.de lotes com 32 un. na Rod. Eng. Nelson Luis Veloso, s/n - Prainha/ Guaratuba/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO Comercial de Pneus Taquarense LTDA EPP torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, a Renovação da Licença de Operação para reforma de pneumáticos usados instalada na Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2995, CIC, Curitiba-PR..



Após o encontro com o vice-ministro da Agricultura do país asiático, ele apresentou a representantes comerciais de grandes empresas como Sumitomo, Mitsui e Marubeni, que adquirem alimentos em todo o mundo, as possibilidades que elas podem encontrar no Paraná, o principal produtor de proteína animal do Brasil.

Ratinho Junior apresenta mercado de carnes do Paraná em reuniões com grandes empresas
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou de uma série de agendas com empresários em Tóquio, no Japão, nesta quarta-feira (08). Após o encontro com o vice-ministro da Agricultura do país asiático, que teve como objetivo abrir o mercado de importação de carne suína e bovina, ele apresentou a representantes comerciais de grandes empresas como Sumitomo, Mitsui e Marubeni, que adquirem alimentos em todo o mundo, as possibilidades que elas podem encontrar no Paraná, o principal produtor de proteína animal do Brasil.
O Japão já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango, mas o objetivo é ampliar as exportações das demais cadeias.
Ratinho Junior apresentou o trabalho das cooperativas paranaenses aos empresários, destacou as potencialidades do Estado na produção de carnes suína e bovina, além da industrialização de alimentos, e ressaltou que o Paraná está preparado para negociar com o país asiático. “Tivemos reuniões com vários grandes grupos, alguns que já atuam no Brasil e no Paraná, e com outros estamos abrindo mercado, apresentando as empresas paranaenses para que eles possam comprar produtos locais e fomentar ainda mais a nossa economia”, ressaltou.
Um dos encontros foi com o grupo Sumitomo, que já tem uma relação comercial estabelecida com o Estado e anunciou recentemente um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O encontro quer expandir os negócios com a empresa, uma das maiores compradoras de alimentos do mundo.
“Falamos com o presidente do grupo porque, além do negócio automotivo, eles são grandes compradores de alimentos no mundo.
Nosso objetivo é que o Paraná passe a fornecer proteína animal para o Japão e para alguns países da Ásia”, destacou o governador. “Apresentamos as nossas cooperativas, as empresas que estão no Paraná, mostramos que o Estado tem a chancela de área livre de febre aftosa sem vacinação. Queremos vender carne suína e bovina para o Japão, Coreia do Sul, Singapura e tantos outros”.
Outra agenda foi com a Mitsui Busan, conhecida por grandes investimentos em infraestrutura, alimentos e bebidas, produtos industriais, serviços financeiros, imobiliário, varejo, expedição, logística, entre outros. A empresa é uma das acionistas da Compagas. A ideia é que o grupo também passe a comprar alimentos do Paraná. O governador também apresentou os projetos estaduais em infraestrutura, como a Nova Ferroeste, corredor de 1,5 mil quilômetros que vai co-
nectar Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, potencializando o transporte de grãos e alimentos congelados.
Ratinho Junior se reuniu ainda com a Marubeni, líder no comércio de cereais na Ásia, além de ter relação com instalações elétricas e industriais. A empresa já tem atuação no Paraná. O grupo compra alimentos do Estado, por meio da cooperativa Lar, e é proprietário do Café Iguaçu, cuja produção está alocada em Cornélio Procópio, no Norte do Estado.
EXPANSÃO
O Paraná atualmente é o segundo maior produtor nacional de suínos (atrás apenas de Santa Catarina), mas a busca por novos compradores de proteína animal é motivada por um movimento de expansão da produção no Estado, principalmente de carne suína, impulsionada pela chancela sanitária conquistada em 2021: o cer-
do Japão
rambeí (Seara), Cascavel (Coopavel), Castro (Castrolanda), Iporã (BMG), Laranjeiras do Sul (Kaefer), São Miguel do Iguaçu (Friella) e Toledo (BRF).
O Paraná produziu 831,4 mil toneladas de carne de porco entre janeiro e setembro de 2022 (último dado disponível). Santa Catarina está na frente, com 1,1 milhão. O Brasil produziu, nos três trimestres, 3,9 milhões de toneladas.
DIPLOMACIA
O governador também visitou nesta quarta-feira o embaixador do Brasil em Tóquio, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes. A Embaixada se colocou à disposição para dar andamento às relações comerciais entre o país asiático e o Estado. Ratinho Junior também realizou um balanço sobre a ida da comitiva ao país asiático até o momento, que contou com a visita ao vice-ministro da Agricultura, Atsushi Nonaka, e participação na Foodex, a maior feita de alimentos do país.
AGENDA

tificado de área livre de febre aftosa sem vacinação. No mesmo ano, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) chancelou o Estado como uma zona livre de peste suína clássica independente. Com isso, grandes produtores têm buscado o Paraná para instalar suas empresas. No ano passado, por exemplo, foi inaugurada a maior indústria de suínos da América Latina. Trata-se de uma unidade frigorífica da Frimesa em Assis Chateaubriand, na região Oeste, que recebeu um investimento de R$ 1,3 bilhão. O frigorífico deve começar a operar neste mês com uma capacidade de abate de 7.880 suínos/dia, mas a meta da cooperativa é chegar a 11 mil abates diários até 2031.
O Estado também tem outras grandes unidades habilitadas pelo sistema de inspeção para exportação em Bocaiúva do Sul e Ibiporã (Frigorífico Rainha da Paz), Ca-
Nesta quinta-feira o governador terá um encontro com a JICA, agência de investimentos do país, e na sexta-feira se encontrará com o governador de Hyogo, província japonesa que tem uma relação histórica com o Paraná.

COMITIVA
Também compõem a comitiva paranaense no Japão o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luís Henrique Fagundes. O deputado federal Luiz Nishimori e o deputado estadual Marcel Micheletto participaram das agendas, assim como representantes de empresas e associações do Paraná, como Federação das Indústrias e Ocepar.

PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

A grande maioria das operações é de microcrédito, para apoiar empreendedoras informais, MEIs, micro e pequenas empresas. O microcrédito é limitado a R$ 20 mil e está disponível em todas as regiões do Estado, por meio de uma rede de agentes de crédito capacitados, que atuam nas prefeituras, agências do trabalhador e salas do empreendedor.

Neste segmento, os empreendimentos liderados por mulheres já chegam a 56,3% dos financiamentos de microcrédito contratados pela Fomento Paraná. De acordo com o diretor-presidente da instituição financeira estadual, Heraldo Neves, uma vantagem de oferecer crédito para apoiar o empreendedorismo feminino é que esta ação ajuda a estabelecer uma base financeira sólida para as empresas das mulheres.
“Ao facilitar o acesso ao crédito, o Governo do Estado possibilita que as empreendedoras invistam em equipamentos,
ALUGO
tecnologia e outras necessidades importantes para expandir os negócios. Com isso atraem mais clientes, geram renda para a família e empregos para outras mulheres, que é uma característica das empresas lideradas por elas”, detalha.




“Ao apoiar o crescimento de negócios liderados por mulheres, o crédito pode contribuir para a construção de uma economia mais igualitária e próspera”, afirma Luciana Saito Massa, uma das madrinhas do programa Banco da Mulher Paranaense, que lidera o Conselho de Ação Solidária.

Para a secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, o acesso ao crédito é um fator importante para ajudar a mulher a superar barreiras, como a discriminação de gênero e a falta de garantias, e a alavancar o sucesso de empreendedoras. “O crédito também pode ajudar a equilibrar a desigualdade de gênero na economia, uma vez que as mulheres têm mais dificuldade do que os homens para conseguir financiamento para iniciar ou ampliar seus negócios”, afirma.
SONHO REALIZADO
Era um desejo antigo da costureira Marli Machado ter a própria marca de roupas, depois de vários anos dedicados à moda. Habilidosa, a profissional trabalhou em diversas confecções até que, em 2019,
decidiu dar um passo adiante e abriu um ateliê, com o apoio da filha, Nathalia. O negócio começou com vendas pelas redes sociais. Elas criaram um site próprio e em pouco tempo abriram uma loja física. Foi inaugurada ano passado, no bairro Campo Comprido, em Curitiba.
Entretanto, as empreendedoras perceberam que o negócio estava operando com as contas no limite, com pouca margem. Foi quando elas procuraram o Banco da Mulher Paranaense da Fomento Paraná em busca de capital de giro para manutenção da empresa e mais estoques.
“Esse crédito foi importante para a gente porque nos deu fôlego. A gente operava no limite”, recorda Marli. “Sem essa linha de crédito não conseguiríamos comprar a quantidade de estoque necessária para alavancarmos o nosso negócio”, complementa Nathalia Machado, que empreende com a mãe na confecção e também atua como modelo para exibir as roupas e acessórios.
Consolidada, a Gávea Store tem clientes fiéis, desenvolve peças originais e gera renda na comunidade. Uma ajudante para as vendas na loja é o primeiro de muitos postos de trabalho que a empresa espera movimentar. O empreendimento se soma a milhares de iniciativas femininas finan-
ciadas pelo programa Banco da Mulher Paranaense.
COMO CONTRATAR
Nathalia e sua mãe, da Gávea Store, são empreendedoras e receberam crédito da Fomento Paraná para alavancar a loja de roupas fe mininas. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN Neste Mês da Mulher, a Fomento Paraná alcançou uma marca importante do Programa Banco da Mulher Paranaense, lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em setembro de 2019. Mais de 13 mil empreendimentos que têm mulheres como sócias ou proprietárias já foram atendidos com créditos liberados, que agora somam R$ 150,4 milhões.
Mulheres empreendedoras interessadas em obter crédito pelo Banco da Mulher Paranaense podem se dirigir à Fomento Paraná em Curitiba (Rua Comendador Araújo, 652) ou contratar online pelo portal da Fomento Paraná.
Nos municípios do Interior do Estado é possível solicitar atendimento por meio dos agentes de crédito e correspondentes da Rede de Parceiros da instituição nas prefeituras, Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador, associações comerciais e empresariais, além de diversas sociedades empresariais especializadas. Atualmente a Fomento Paraná possui parcerias ativas com agentes de crédito atuando na oferta de microcrédito em 320 dos 399 municípios paranaenses.
Além da linha de microcrédito, em valores até R$ 20 mil, com taxas a partir de 0,95% ao mês e prazo de parcelamento de até 36 meses, para atender empreendedoras informais, MEIs e microempresas, o Banco da Mulher Paranaense também disponibiliza linhas de crédito para projetos de investimento em valores até R$ 500 mil, para micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
SOBRADO
SOBRADO EM IPANEMA
COM PISCINA
5 quartos, 4 banheiros, sala, cozinha, churrasqueira e garagem
Fones: 3332-8193
Fones: 3332-8193
99718-9656
Documento foi lido pelo presidente da Casa no início da sessão plenária (7).Créditos:Orlando Kissner/Alep
Parlamentar do pedágio
Durante a sessão plenária, Chefe do Legislativo respondeu a questionamentos envolvendo o funcionamento dos grupos de trabalhos destinados a acompanhar a concessão de rodovias e a renovação dos contratos no estado
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou (7), que remeterá à Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação a deliberação sobre os pedidos para constituição de duas Frentes Parlamentares distintas no parlamento referentes à concessão de rodovias e a renovação dos contratos de pedágio no estado.
“Minha resposta aos questionamentos feitos é para o encaminhamento à Comissão de Obras se manifestar entre um e outro requerimento. Ou se a Comissão chamará para a sua reponsabilidade o debate a respeito das questões relacionadas ao pedágio”, explicou o presidente.
O documento lido por Traiano na abertura da sessão indica que “para se resguardar a segurança jurídica dos atos que serão praticados, não se pode ter duas estruturas trabalhando concomitantemente, devendo apenas uma delas estar em funcionamento. Dessa forma, antes mesmo de analisar o critério de temporalidade e o exame do conteúdo de cada documento, determino que a Diretoria Legislativa encaminhe os protocolos para a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, a fim de que esta coloque em deliberação a sua autorização”.
Pelo Regimento Interno da Assembleia, cabe à Comissão manifestarse sobre proposições relativas a obras públicas, seu uso e gozo, interrupção e alteração de empreendimentos públicos, concessão de serviços públicos, trânsito e transporte e sobre comunicação em geral.
O presidente da Comissão de Obras, deputado Gugu Bueno (PSD) adiantou que deve convocar para o início da próxima semana uma reunião para tratar sobre o tema.
“Vamos nos reunir para deliberar sobre este assunto tão importante. Todos querem um pedágio com valor justo, a garantia de obras e transparência. Foi uma decisão certeira do presidente, porque é nossa atribuição acompanhar a concessão de serviços públicos e transporte. Além disso, as comissões temporárias – como a frente parlamentar –, podem existir desde não conflitam com as competências da comissão. Foi feito isso com a criação da frente em 2019 e faremos novamente”, disse.
Além de Bueno, integram a comissão o deputado Do Carmo (União), como vice, e os deputados Arilson Chiorato (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Denian Couto (PODE), Delegado Jacovós (PL) e Batatinha (MDB). Duas frentes

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná foi criada em abril de 2019, por proposição do deputado Arilson Chiorato. De acordo com o Regimento Interno da Casa, teria dissolução automática prevista ao encerramento legislatura.
Como coordenador da Frente criada em 2019, Chiorato subscreveu requerimento para prorrogação dos trabalhos em 23 de janeiro. Segundo o relatório lido nesta terça-feira, o documento deve ser arquivado por perda de objeto.
Já em 1º de fevereiro de 2023, na data de abertura da nova legislatura o relatório da presidência indica que, “às 14h53, o deputado Delegado Jacovós protocolou pedido para acompanhamento dos novos Contratos de Concessão de Pedágio na Legislatura de 2023 a 2026, com um total de 13 assinaturas. Na mesma data, às 15h41, foi enviado para protocolo mais um requerimento de autoria do deputado Chiorato, subscrito por um total de 11 deputados, em que solicita mais uma vez a continuidade da Frente, já contando com a nova formação de deputados estaduais”.
O texto também explica que a frente original fora criada para o acompanhamento da execução das obras e do encerramento dos contratos de pedágio. “O trabalho feito pela frente foi excepcional verdadeiro, avançou e evoluiu com apoio integral da casa. Mas, com o enceramento dos contratos hoje há outra realidade”, ponderou Traiano.
Chiorato criticou a decisão. “Nosso requerimento foi protocolado no tempo hábil, antes da Frente Parlamentar do governo. Tive uma derrota no regimento hoje. Mas vou continuar lutando. Nosso compromisso é para um pedágio mais barato. Estamos aqui para solucionar o problema, que é de todos nós”, afirmou.
“Este é o tema mais importante que estamos discutindo aqui. O que está em jogo é a nossa estrutura e uma modelagem que, se for errada, vamos ser escravizados com preços altos por 30 anos”, defendeu o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), integrante da frente parlamentar inicial.

Líder do governo na Assembleia, o deputado Hussein Bakri (PSD) disse que a população tem pressa em relação a uma solução sobre os pedágios. “Não é uma questão política, é de sobrevivência. Precisamos da colaboração de todos para encontrar uma solução para este problema. É hora do consenso”, ponderou.
Histórico
A Frente Parlamentar sobre o Pedágio criada em 2019 tinha o objetivo de reunir parlamentares para acompanhar e fiscalizar a execução das obras em andamento, bem como o encerramento dos contratos de pedágio do Paraná.
Desde o primeiro momento, os deputados estaduais defenderam uma tarifa pelo menor preço, mais obras e em menos tempo. Entre os pontos apresentados, os parlamentares pedem o fim do limite de desconto determinado pelo Governo Federal em leilão, o fim do degrau tarifário e a criação de um conselho de usurários para cada lote da licitação.
Desde que foi criada, a Frente realizou 20 audiências públicas em diversos municípios do Estado, tanto de modo presencial, quanto remoto. Nas reuniões, os parlamentares, de todos os partidos políticos que integram o grupo, ouviram gestores municipais, empresários, entidades de classe e a sociedade civil organizada em busca de um modelo de pedágio ideal, que garanta a menor tarifa e a realização das obras já nos primeiros anos de concessão.
Durante o processo, o grupo de trabalho apresentou três relatórios. O primeiro trazia análises inicias sobre a proposta. O segundo analisa o novo modelo proposto. Por fim, o terceiro, apresentado no ano passado, trazia a análise final e recomendações.

Sessão especial reconhece contribuição feminina no PR
Mulheres que se destacaram nas áreas do empreendedorismo, na ação social, sustentabilidade e prevenção da violência foram homenageadas no Plenário tes com pautas e iniciativas louváveis.
Uma noite de reconhecimento e emoção marcou a Assembleia Legislativa do Paraná. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, as representantes paranaenses que se destacaram nas áreas do empreendedorismo, na ação social, sustentabilidade e prevenção da violência foram homenageadas no Plenário.

Quatro mulheres foram escolhidas para receber a honraria na 28ª edição do Prêmio Mulher Simplesmente Mulher, realizado anualmente pelo Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Paraná (ACP). Com contribuição em setores distintos, Fernanda Albini Macanhã, Flávia Pinho Ohde, Maria Clarinda Machado e Solange Martinez Massa foram homenageadas como forma de exaltar a contribuição de todas as mulheres, que inspiram, transformam e impactam a realidade de muitas outras paranaenses.
“Quanta honra recebê-las aqui em um evento memorável que contempla de uma forma justa, merecedora e digna a mulher paranaense empreendedora e visionária. Momento de reconhecer a presença feminina em todos os contextos do estado. O Brasil e o mundo clamam por essa igualdade de condições. Esse gesto e essa demonstração são o reconhecimento àquelas que ao longo da trajetória contribuem com vários setores da sociedade”, declarou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).
O presidente também destacou a participação das deputadas paranaenses, que hoje compõem uma bancada recorde e histórica de dez integran-
Coordenadora de Ações Solidárias do Legislativo, Rose Traiano, esposa do deputado Ademar Traiano, contribuiu para a realização do evento na casa de Leis e falou da importância deste reconhecimento.
“Muito feliz em fazer parte desta homenagem para todas nós mães e empreendedoras que merecem nosso reconhecimento todos os dias, não apenas às vésperas do Dia Internacional da Mulher. Uma noite em que mulheres que se destacam por suas ações podem mostrar para outras que nós podemos empreender, ser e fazer, simplesmente por sermos mulheres”, afirmou.
O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, citou que cada uma das homenageadas, com a sua história e trajetória, serviu de referência para outras mulheres e a sociedade. Ele ainda destacou a importância da parceria com a Assembleia nesta e em outras ações.
Vice-presidente e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da ACP, Albanir Fracaro, lembrou que luta pelos direitos e igualdade é longa e que a homenagem serve como uma maneira de comemorar o que já foi alcançado e incentivar novas conquistas.
Homenageadas
“Só tenho a agradecer e estendo essa conquista a todos os nossos parceiros que permitem que possamos chegar mais longe. Esse prêmio vai ajudar expandir essa ideia e podermos ajudar mais pessoas, como crianças pessoas com deficiência e indígenas”, declarou Fernanda Albini da Silva Macanhã. Formada em Direito, a homenageada é mobilizadora so-
cial e desde 2019 faz parte ativamente da campanha “Tampinha Solidária”. Em 2021 idealizou a iniciativa social “Aja Consciente”, que busca inspirar as pessoas sobre o impacto das ações sociais, e conectá-las para fazer o bem, com enfoque nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.
Já a trajetória de empreendedorismo de Maria Clarinda Machado (também conhecida como Dona Nena) começou no ano de 1988. Com o alto nível de desemprego na época, saiu do emprego e começou a vender roupas e acessórios, fazendo visitas às vizinhas e conhecidas e, depois, na garagem de sua casa. O negócio deu certo, e hoje conta com 47 colaboradores. São 33 anos de história, tradição e qualidade, sem esquecer de evoluir e se adaptar às situações do mundo atual. “Quero agradecer a Deus por essa caminhada, aos meus filhos e noras que me ajudam, e aos meus colaboradores, pois sem eles não estaria aqui. Sozinha a gente não consegue”, disse.
A médica Flávia Pinho Ohde falou da importância da homenagem e de ações em prol da defesa feminina. “Muito emocionante, tivemos bastante dificuldade que é tratar o tema da violência contra mulher em vários setores da sociedade. Me sinto lisonjeada e muito agradecida às mulheres, que mesmo com as histórias mais difíceis, são elas que nos animam e inspiram para não cairmos diante das dificuldades”, discursou.
Curitibana formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flávia é escritora e idealizadora do Projeto
(En)canto do Sereio. A ação educativa, criada em 2019, busca conscientizar e fortalecer mulheres contra relacionamentos abusivos dissimulados, com foco em prevenção e auxílio nesse perfil de relacionamento. “Para mim, foi uma surpresa e estou muito feliz. Tínhamos o projeto para começar em 2019, mas a pandemia adiou os planos e hoje estamos fazendo várias ações em comunidade carentes, com pessoas com deficiência, no Outubro Rosa e já temos programação para a Páscoa e outras ações”, explicou a empresária Solange Martinez Massa, presidente do Instituto Solange Massa.
Casada com Carlos Roberto Massa, o apresentador “Ratinho”, é mãe de três filhos: Carlos Roberto Massa Junior, governador do Paraná, Rafael Massa, apresentador de TV e Gabriel Massa, presidente do Conselho do Grupo Massa.
O instituto é um braço do Grupo Massa que realiza projetos sociais no Terceiro Setor em todo o estado, fundado em 2022.
Presenças Participaram da sessão especial as deputadas Clora Pinheiro (PSD), Cantora Mara Lima (Republicanos), Maria Victoria (PP), Marcia Huçulak (PSD) e Fernanda Francishini (União), e os deputados Ney Leprevost (União) e Tito Barichello (União), acompanhados por suas esposas.
Também estiveram presente a vereadora Noemia Rocha; o conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-PR), Augustinho Zucci; a administradora da Regional Matriz (de Curitiba), Rafaela Lupion; e a secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas. Por Ana Luzia Mikos
Assembleia realiza audiência pública para debater política de controle de armas nesta quinta-feira (9)
A proposta é do deputado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar Temático da Segurança Pública
A Assembleia Legislativa do Paraná realiza audiência pública para debater o Decreto Presidencial nº 11.366, de 1º de janeiro de 2023, que suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares.
A proposta é do líder do Bloco Parlamentar Temático da Segurança Pública, deputado Tito Barichello (União).
A reunião acontece no Plenarinho da Casa, nesta quinta-feira (9), a partir das 14 horas.Créditos:Orlando Kissner/Alep
A reunião acontece no Plenarinho da Casa, nesta quinta-feira (9), a partir das 14 horas. “Eu luto para o cidadão de bem, o cidadão honesto, possuir uma arma de fogo. Precisamos debater esse assunto”, disse o parlamentar.
O decreto federal, além de suspender os registros, res-
tringe os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido, suspende a concessão de novos registros de clubes e de escolas de tiro, suspende a concessão de novos registros de colecionadores, de atiradores e de caçadores e institui grupo de trabalho para apresentar nova regulamentação à Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.
O grupo de trabalho criado pelo decreto presidencial, será responsável por analisar o processo de reestruturação da política de controle de armas no Brasil e apresentar nova regulamentação à Lei nº 10.826 de 22 de dezembro de 2003 que disciplina o tema. Por Antônio Dilay
Presidente Traiano determina que Comissão de Obras decida sobre instalação de Frente
A iniciativa é um cartão alimentação magnético no valor de R$ 250 concedido às famílias ou indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social e cadastrados no Cras
Pinhais lança cartão alimentação para famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social
Carlinhos do Elisa, Fabricio Sousa, Jane Carteira, a secretária de Saúde, Adriane Jorge Carvalho, o secretário de Governo Márcio Mainardes, servidores da Semas e comunidade em geral.
A secretária de Assistência Social, Rosângela Batista, frisou que essa é uma ação que ajuda aqueles que mais precisam. “Atingimos durante um ano, em média, 16 mil famílias, entre a entrega do Cartão e a cesta básica. Com isso, incentivamos a qualidade da alimentação, pois fazendo este trabalho com a população vulnerável, aquelas que mais precisam, que passam pelos nossos técnicos, e passam a ter uma alimentação mais saudável e adequada”, explicou Rosângela.
Em comemoração ao aniversário de 31 anos da cidade, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), lançou na tarde de segunda-feira (6), o Cartão Alimenta Pinhais que tem a proposta de garantir minimamente a segurança alimentar às famílias atendidas pela política de Assistência Social do município.

A iniciativa é um cartão alimentação magnético no valor de R$ 250,

concedido às famílias ou indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social e cadastrados no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e pode ser utilizado nos estabelecimentos comerciais para aquisição de gêneros alimentícios de primeira necessidade, higiene pessoal, limpeza doméstica e gás de cozinha. Assim como a cesta básica, o Cartão é um benefício eventual, temporário, sendo necessário o beneficiário pas-
sar pela avaliação dos critérios assistenciais.

O lançamento do Cartão Alimenta Pinhais foi promovido na sede do Cras Oeste, localizado no bairro Atuba. Aproximadamente 60 pessoas estiveram presentes, entre elas, a prefeita Rosa Maria, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário,
A prefeita Rosa Maria agradeceu a todos que estão envolvidos neste projeto e mencionou que a ação dará maior qualidade de vida às pessoas e também vai beneficiar o comércio local. “Nós queremos uma cidade melhor e uma população com maior qualidade na hora de se alimentar, que terá qualidade de vida melhor. Hoje lançamos esse cartão porque Pinhais quer cuidar das pessoas e fazer mais. Esse é o nosso papel: atender bem sempre e fazer o melhor para as pessoas. Que os 31 anos de Pinhais sejam marcados por presentes como esse”, afirmou Rosa Maria.

Força de trabalho feminina na Prefeitura de Curitiba é formada por 21 mil mulheres
Em Curitiba, presença
feminina faz a diferença nas obras da Pirâmide
Solar do Caximba
Mais de 21 mil mulheres trabalham na Prefeitura de Curitiba. Elas representam quase 80% do total de servidores, considerando o contingente de 26.561 pessoas ou CPF. Parte dos servidores tem duas matrículas, como professores (Docência I e II), médicos e outros profissionais da área de saúde. Considerando o total de matrículas, 23.143 pertencem a mulheres. Levantamento da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) mostra que existem cinco áreas que, separadamente, têm mais de 60% do total formado por mulheres. Entre as secretarias e órgãos com mais representatividade feminina estão a da Educação, com 95%, Saúde, com 83%, Fundação de Ação Social, com 76%, Comunicação Social, com 64%, e Fundação Cultural, com 61%.
Servidor de carreira, o
prefeito Rafael Greca comemora a presença das mulheres na Prefeitura de Curitiba. “Elas sempre estiveram aqui, sempre tiveram um olhar atento para os desafios da Prefeitura e as necessidades da nossa população, buscando as melhores estratégias para os diversos programas e projetos municipais. Temos orgulho des-

sa característica da nossa equipe”, afirma o prefeito.
LÍDERES
As mulheres da Prefeitura de Curitiba têm papel importante na gestão dos programas do Município. Atualmente 2.743 ocupam cargos de gerenciamento de equipes ou assessoramento técnico de projetos. Elas

representam 60% dos profissionais que ocupam essas funções.
Dentre elas estão as nove secretárias municipais e presidentes de autarquias e fundações, as dez superintendentes, as 61 diretoras, coordenadoras e assessoras das diversas áreas, além das três administradoras regionais.
Um dos maiores projetos de geração de energia renovável da América Latina, a Pirâmide Solar do Caximba está na reta final. Com entrega marcada para o dia 29, no aniversário de 330 anos de Curitiba, o projeto teve envolvimento de mulheres durante todo o processo. Desde o planejamento até a mão de obra, a presença feminina se mostrou fundamental. Em instalação desde março do ano passado, a usina conta com cerca de 8,6 mil módulos fotovoltaicos sobre o antigo aterro sanitário de Curitiba, desativado em 2010. A energia vai para a geração distribuída, resultando em economia para os cofres públicos – valor que vai poder ser investido em outras políticas públicas para a população. “Desde o começo, as mulheres estiveram presentes. Essa é mais uma oportunidade de serviço e aprendizado para elas. Existe uma dificuldade de encontrar empregos, então as oportunidades que possibilitam capacitações são importantes”, afirma a fiscal de obras, a engenheira Luciana Cardon Castro, que acompanha o andamento dos serviços desde o início.
MULHERES VÃO À OBRA
A operária Jurema Rodrigues, de 50 anos, e sua filha, Milena Rodrigues, de 22 anos, começaram a trabalhar no canteiro de obras da Pirâmide Solar há cinco meses. Juntas, mãe e filha chegam às 8h no antigo aterro e retornam às 17h para casa, no bairro Tatuquara.
Jurema já havia trabalhado em obras de prédios e edifícios, na área de limpeza. A magnitude da construção no Caximba permitiu que aprendesse novas habilidades. “Começamos montando as borboletas e então as cruzetas que formam a estrutura de concreto dos painéis, tarefas que eu nunca tinha feito antes. Agora eu estou no refeitório, mas foi um período de aprendizado”, conta. Milena, por sua vez, está sempre buscando oportunidades diferentes. Foi por isso que decidiu fazer a entrevista.
"Normalmente somos contratadas para a área da limpeza, então o trabalho em campo foi uma novidade que me atraiu. Agora com carteira assinada, acredito que vou voltar a trabalhar na área, pois a mão de obra sempre é necessária”, relata Milena.
As irmãs Schirlei, de 41 anos, e Cirlene Braz da Silva, de 37 anos, também têm carinho pelo trabalho pesado. Schirlei é profissional da construção civil há 15 anos e mãe solo de três filhos. Segundo ela, por mais cansativo que seja o canteiro de obras, a profissão foi o que sustentou sua família.
Segundo Janaina Antunes, de 41 anos, a mulher é o diferencial de uma obra.
Trajetória
de servidora da Prefeitura de Curitiba
reflete os avanços da sociedade
O cabelo na altura do ombro de Elisabete de Fátima Camargo revela a transformação da servidora que ingressou no quadro da Prefeitura de Curitiba antes de completar 17 anos de idade. Aos 62, Beta, como é chamada por todos, comemorou no primeiro dia de março 46 anos de trabalho como servidora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Ela é a servidora que trabalha há mais tempo no Prefeitura de Curitiba, e é uma das 21 mil mulheres que ajudam a contar a história da capital com o seu trabalho.

“A Prefeitura de Curitiba foi o meu primeiro e único trabalho, a vida inteira. Quando entrei, em 1976, eu era marcada por aquele cabelão que foi embora com os anos. Hoje, tanta coisa mudou e eu nem sinto que faz tanto tempo”, declara.
Ela ingressou no quadro como perfuradora, passou a digitadora, auxiliar de processamento de dados e atualmente pertence à carreira de técnica em processamento. Começou a trabalhar no Centro de Processamento de Dados do Ippuc, atualmente integra a equipe da área de geoprocessamento e secretaria a Diretoria de Informações.
A perfuração de cartões, sua atividade de estreia, era usada na área de informática no século passado. Os cartões perfurados passavam por leitoras de cartões e as informações eram processadas por um grande computador que armazenava dados de toda a Prefeitura (mainframe). Na época, não havia computadores pessoais para os servidores e impressoras
como as de hoje.
O contato com o universo de processamento de dados fez com que se interessasse pela área de informática bem jovem. Ela fez curso de técnica em processamento de dados e também de secretariado.
Mulheres no caminho
"Do início da minha carreira pra cá, as mulheres têm conquistado os seus espaços e crescido no mercado e isso é muito bom", declara ela, que viu muitas transformações na Prefeitura e na cidade. Já naquela época, Beta trabalhava ao lado de muitas mulheres.
“Com o trabalho todos esses anos, conquistei minha independência e autonomia, pude ajudar minha família. Muitas mulheres passaram pela minha vida. No Ippuc, aprendi muitas coisas e digo que devo muito do que eu sou a elas também", completa.
“Eu mesma já passei por diversos setores. Agora eu faço a medição das placas e confiro a numeração dos painéis, mas comecei montando as caixas que são a base da estrutura. Posso dizer que a mulher nunca deixa a desejar”, ressalta Janaina.
Essas são as cinco mulheres empregadas na obra do Caximba. Capazes de transitar entre o trabalho no canteiro, no refeitório e no almoxarifado da Pirâmide Solar, elas adicionaram organização e atenção aos detalhes à obra. A esperança é finalizá-la com uma nova gama de habilidades e um futuro com mais oportunidades. “O toquezinho de mulher é o destaque de toda obra, com certeza”, destaca Janaína.


PIRÂMIDE SOLAR DO CAXIMBA
A Pirâmide Solar faz parte do Curitiba Mais Energia, um conjunto de estratégias da Prefeitura para combater as mudanças climáticas. O programa inclui também a instalação de painéis no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico. Além da CGH Nicolau Klüppel, que gera energia a partir da queda d’água do Parque Barigui. “É uma obra pioneira, de vanguarda, porque é a primeira usina fotovoltaica em aterro sanitário na América Latina, um espaço onde não é possível fazer nada à medida que os resíduos se decompõem. É importante na questão de abatimento de custos com energia, e também porque é um projeto que utiliza um passivo ambiental para criar energia renovável”, explica a engenheira Luciana.
Seu Jorge e Alexandre Pires
Eleito o “Show do Ano” no Prêmio Multishow 2022, projeto “Irmãos” volta a Curitiba
Artistas se apresentam no dia 25 de março, no Viasoft Experience. Ingressos à venda pela plataforma do Disk Ingressos e pontos autorizados.
Projeto que reúne dois dos mais populares artistas brasileiros, nasceu durante a pandemia, após uma das lives mais assistidas no YouTube – somando aproximadamente 20 milhões de views.
A turnê, que estreou com shows sold out em arenas de Portugal, também esgotou ingressos em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Brasília, Belo Horizonte, entre outras.
Após estremecer o Carnaval de São Paulo, Rio de Janeiro e litoral do Rio Grande do Sul, Alexandre Pires e Seu Jorge seguem encantando o Brasil com a já consagrada turnê “Irmãos”.
Eleito o “Melhor Show” no Prêmio Multishow 2022, os dois pilares da música brasileira estão arrastando milhares de pessoas por onde passam com o projeto, que é sinônimo de sucesso ao protagonizar irretocáveis performances com ingressos esgotados.
A turnê agora está de volta ao Paraná, mas, desta vez, para conquistar uma nova capital. A dupla se apresenta, no dia 25 de março, no Viasoft Experience – dentro da Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Os ingressos estão à venda pela plataforma Disk Ingressos e pontos autorizados. Mais informações no serviço abaixo.
Durante mais de duas horas, os artistas prometem esbanjar simpatia e carisma ao desfilar um repertório repleto de clássicos de suas carreiras, sucessos do samba e do pagode, além de relembrar grandes nomes da música brasileira como Tim Maia e Renato Russo, do Legião Urbana.
“Irmãos” é uma verdadeira homenagem à amizade e à história entre Seu Jorge e Alexandre Pires, que colocaram em prática o antigo sonho de uma parceria musical. Até o momento, esta tour soma mais de 35 per for mances.
A ideia do projeto inédito começou a crescer durante a pandemia, após os artistas protagonizarem uma das lives mais assistidas no YouTube, que atualmente soma quase 20 milhões de views, ou seja, ficou claro que o próximo passo seria dar vida ao projeto no palco.
O sucesso é ratificado com apresentações sold out nas cidades portuguesas de Lisboa e Guimarães, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Campos dos Jordão, Belo Horizonte, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, entre muitas outras.
O espetáculo é bem informal, intimista e conduz os fãs a caírem no samba e pagode, entre bate-papo sempre num tom descontraído e alegre, que caracteriza as conversas entre amigos.
O nome “Irmãos” é, precisamente, uma homenagem à história de amizade e união entre os artistas, que agora realizam um sonho antigo e dão vida a um projeto há muito desejado por meio da música.
MAIS SOBRE SEU JORGE
Considerado um dos artistas brasileiros mais populares, Seu Jorge há muito conquistou milhares de fãs e tem lotado e esgotado as principais casas de shows do Mundo. Seu Jorge, apelido que lhe seria dado pelo amigo e baterista Marcelo Yuka, alcançou a sua primeira realização profissional como músico em 1998, quando integrou a banda Farofa Carioca e lançou o disco Moro no Brasil em Portugal, no Japão e no Brasil.

Em 2004, gravou em Roma o videoclipe da música “Tive Razão”, com participação dos atores Willen Dafoe e Bill Murray. Em seguida lançou o DVD MTV Apresenta Seu Jorge e compôs com o músico BID a faixa e depois para o disco Bambas e Biritas Vol. 1. Ganhou o prêmio APCA de melhor cantor do ano por dois anos consecutivos, em 2003 e 2004. Em setembro de 2004 lançou o disco CRU em França e Inglaterra, resultando em cinco estrelas nos editoriais das revistas Rolling Stones, Elle France, Vogue France e participações em programas de TV.
Seu Jorge define-se como um cantor e compositor popular, que gosta de diversos gêneros musicais, mas cujo fundamento é o samba: “O samba é a nossa verdade, nossa particularidade, é nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro”.
MAIS SOBRE ALEXANDRE PIRES
Alexandre Pires é um dos artistas brasileiros mais consagrados no mercado da música internacional. Além de possuir diversos prêmios, é considerado também um ícone latino com mais de 18 milhões de discos vendidos. Levando aos palcos o melhor do samba romântico, Alexandre Pires iniciou sua carreira no final dos anos 80, liderando o grupo Só Pra Contrariar que conquistou uma vasta audiência.
Após anos de sucesso ao lado do SPC, começou a sua carreira a solo em 2001, da qual resultaram hits como “Você Tirou Minha Vida”, “Necessidade” e “É Por Amor”. Já em 2003, conquistaria um novo nível de reconhecimento internacional ao ser convidado por George W. Bush, então presidente dos EUA, para cantar na Casa Branca no mês em que se comemora a Descendência Hispânica no país. Desde então, o cantor tem lançado inúmeros trabalhos que renderam vários sucessos, como “Eu Sou O Samba” com participação de Seu Jorge e “Sissi”.
SERVIÇO CURITIBA/PR
Irmãos estrelando Alexandre Pires e Seu Jorge
Data: 25 de março – Sábado
Local: Viasoft Experience na Universidade Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Bloco da Reitoria – 2º andar – CEP 81280-330, Curitiba – PR
Horário: Abertura às 20h
Classificação: 18 anos (de 16 a 17 anos apenas acompanhado dos pais, menores de 16 anos não entram)
Vendas: https://www.diskingressos.com.br/event/4311
MATUÊ
CONFIRMA SHOW EM PONTA GROSSA
Pela primeira vez em Ponta Grossa, Matuê desembarca na cidade com um megashow, dia 20 de maio, no Sassaki Eventos. O artista que é um dos principais nomes do trap no Brasil apresenta grandes hits como ”Anos luz”, “Kenny G”, “Quer voar” e muito mais. Os ingressos estão à venda em Baladapp.
Nascido em Fortaleza, Matheus Brasileiro Aguiar –Matuê mudou para os Estados Unidos ainda criança e morou na Califórnia por três anos, onde foi exposto ao rap americano da época, especialmente as produções de Dr. Dre, Snoop Dogg e Eminem.
Assim ficou aficionado pelo gênero e logo na estreia com o álbum ‘Máquina do tempo’, tornou-se fenômeno de audiência com o disco que o colocaria em um patamar inimaginável – tornando-se o artista brasileiro com mais audições nas plataformas digitais em um mês somando 150 milhões. Com o hit “Quer voar”, por exemplo, a música foi tão ouvida na semana de lançamento que extrapolou o Brasil e figurou na parada global da Billiboard.
Setores disponíveis para o evento:
- PISTA – Um espaço amplo, o setor pista está localizado logo após a Área VIP. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).
- ÁREA VIP – Você mais perto do seu artista! Localizado em frente ao palco, a Área VIP possui visão privilegiada. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).
- CAMAROTE 12 PESSOAS – Vendido fechado para até 12 pessoas, os camarotes são uma ótima opção para quem quer curtir o evento com mais exclusividade. Setor localizado na lateral esquerda e não possui acesso à frente do palco.
- INDIVIDUAL CAMAROTE AVULSO – Também é possível comprar o ingresso avulso para o camarote coletivo. Setor localizado na lateral esquerda, com acesso parcial à frente do palco.
Serviços: MATUÊ EM PONTA GROSSA
Data: 20 de maio – Sábado
Local: Sassaki Eventos (BR-376, 300, Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa/PR)
Horário: Abertura dos portões 21h/ Início dos shows 00h
Realização: AGE Entretenimento e Its Promoções
Classificação: +16 (16 e 17 anos podem ir desacompanhados e menores de 16 anos precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal)
Ingressos: https://baladapp.com.br/a/matue-pontagrossa-20-de-maio -de-2023/3448
DJONGA E MV BILL SE APRESENTAM EM CURITIBA
Evento reúne dois dos principais nomes do rap nacional no palco do Piazza Notte, dia 11 de março. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos e custam a partir de R$ 50 artista ficou famoso na cena de hip-hop por letras questionadoras focadas na luta do jovem brasileiro. Ele é conhecido por músicas como "Só Deus pode me julgar", "O Soldado Que Fica", "O Bagulho é Doido", entre outras.
Djonga volta à capital paranaense no sábado, dia 11 de março, no Piazza Notte (BR-116, 14934). Além da apresentação do rapper mineiro, na mesma noite, o evento apresenta show do carioca Mv Bill com participação especial de Kmila CDD. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos, custam a partir de R$ 50 e os preços variam de acordo com a modalidade e setor escolhido.

Nascido em Belo Horizonte, na Favela do Índio, Djonga cresceu no bairro de São Lucas, em Santa Efigênia. Começou sua carreira na rua, participando de saraus de poesia, onde iniciou o interesse pelo rap e logo começou a escrever suas próprias letras. Criou a DV Tribo ao lado do Hot Apocalypse, FBC, Clara Lima, Oreia e Coyote Beats e foi conquistando seu espaço na cena do hip-hop. Ele também foi o primeiro brasileiro indicado ao prêmio BET Hip Hop Awards, realizado nos Estados Unidos, e emplacou diversas músicas entre as mais ouvidas nos serviços de streaming do Brasil, com álbuns de sucesso como "Ladrão", "O dono do lugar" e "O menino que queria ser Deus".
Rapper e escritor, Alex Pereira Barbosa, o Mv Bill tem 49 anos e mais de 30 de carreira. Nascido no Rio de Janeiro, o

No show de Mv Bill, também não poderia faltar, a participação sempre especial de Kmila CDD, irmã do músico, conhecida pelas rimas nas versões da música "Estilo Vagabundo" que também sobe ao palco do Piazza Notte no evento realizado pela produtora Mobit.
Sem dúvidas, o público curitibano pode esperar um evento com apresentações fortes no palco, letras contundentes e uma noite que será um verdadeiro encontro de gerações repleto de clássicos do hip-hop.
Serviço

DJONGA E MV BILL com part. Kmila CDD
Data: 11 de março – Sábado
Local: Piazza Notte (BR-116, 14934 – Fanny, Curitiba/PR)
Horário de abertura da casa: 22h
Classificação: 18 anos
Realização: @mobit.live
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/event/4493
Fafá de Belém se apresenta em Curitiba
Artista com uma das carreiras mais marcantes na música brasileira, Fafá de Belém, sobe ao palco do Teatro Positivo, em Curitiba, dia 17 de março Os ingressos já estão à venda.

A cantora já vendeu mais de 15 milhões de álbuns, entre Brasil e Portugal, e sempre cantou o que quis e gosta. Suas canções fizeram e fazem parte da vida dos brasileiros, seja em trilha sonora de novelas, seja nas rádios ou por intermédio de seus CDs e DVDs.

O repertório do show é formado por esses principais sucessos da sua carreira, que já completou 45 anos. O público poderá ouvir músicas como “Abandonada”, “Foi Assim”, “Nuvem de Lágrima”, “Coração do Agreste” e “Filho da Bahia”, entre outras.
Fafá se apresenta ao lado da banda completa (guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e metais), que tocam suas músicas nos arranjos tradicionais.
Helloween confirma show em Curitiba
Apresentação acontecerá no dia 20 de abril, na Live Curitiba - Pré-venda Clube Opus começa no 28 de fevereiro, às 10h Abertura de venda ao público em geral acontece a partir de 1 de março, às 10h - Ingressos em uhuu.com e pontos autorizados
A banda alemã Helloween, um dos maiores expoentes do heavy metal melódico mundial, confirmou recentemente nova passagem pelo Brasil e mais uma importante data foi adicionada a “United Forces Tour 2022-2023” no país.
O grupo se apresentará no dia 20 de abril, na Live, em Curitiba. A pré-venda para assinantes Clube Opus começa em 28 de fevereiro, às 10h e, ao público em geral, a partir de 1 de março, às 10h, e a abertura de venda para o público em geral acontece no dia 1 de março, às 10h. Esta é mais uma realização da Opus Entretenimento e tour assinada pela Mercury Concerts.
Os ingressos estão à venda pela plataforma uhuu.com e pontos autorizados. Os ingressos de MEIA-SOLIDÁRIA garantem 50% de desconto, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e/ou 1kg de ração não perecível para pet (cachorros ou gatos) a serem entregues no dia do evento. A produção do evento não se responsabiliza por bilhetes adquiridos fora dos canais de venda oficiais.
SOBRE A BANDA
Andi Deris (vocal), Michael Kiske (vocal), Michael Weikath (guitarra), Kai Hansen (vocal e guitarra), Markus Grosskopf (baixo), Sascha Gerstner (guitarra) e Dani Löble (bateria) retornam trazendo na bagagem o aclamado e poderoso autointitulado álbum “Helloween”, lançado em 2021, que tem conquistado as paradas do mundo.

No repertório, o grupo promete executar clássicos como “Eagle Fly Free”, “Power”, “Forever and One”, “Dr. Stein”, “I Want Out”, “Future World” e “How Many Tears”, além de novas composições como “Skyfall”, “Fear of the Fallen” e “Best Time”.
O Helloween é um dos nomes mais respeitados do metal mundial e reconhecido como o pioneiro do speed metal alemão. Na estrada desde 1984, tocaram em praticamente todos os grandes festivais como Rock in Rio, Wacken Open Air, Loudpark (Japão), na edição polonesa do Woodstock, emocionando mais de meio milhão de fãs como headliner.
Com mais de três décadas de carreira mundial, a banda percorreu o mundo inúmeras vezes e fez shows espetaculares ao lado de Iron Maiden, Scorpions e Ozzy Osbourne. Lançaram 15 discos de estúdio e quatro ao vivo, conquistaram 14 prêmios de ouro e seis de platina, além de vender mais de 10 milhões de discos.
O álbum “Keepers” é considerado um dos discos do metal alemão de maior sucesso de todos os tempos e a banda é reconhecida internacionalmente como um marco do power metal.
SOBRE A PRÉ-VENDA
O Clube Opus é um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil. Recheado de benefícios, o sócio tem benefícios como desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais, pré-venda online de ingressos.
Para o Show da banda Helloween em Curitiba, o sócio do Clube Opus será beneficiado exclusivamente da seguinte forma:
Benefícios exclusivos da PRÉ-VENDA*:
- Parcelamento em 4x sem juros
- Congelamento de Lote (Compra de ingressos no valor do 1º LOTE);
Demais benefícios (válidos na pré-venda e pós pré-venda):
- Desconto de 55% em 2 ingressos por CPF**
- Entrada preferencial no dia do show
* Pré-venda ONLINE. A pré-venda Clube Opus será de 24 horas, iniciando no dia 28 de fevereiro de 2023 às 10h e terminando no dia 01 de março de 2023 às 10h. Benefícios exclusivos para associações realizadas até dia 27 de fevereiro de 2023, às 23h59.
** Desconto não acumulativo.
SOBRE A MERCURY CONCERTS
A Mercury Concerts é responsável pelo agenciamento de turnês internacionais na América Latina e também pela idealização e produção de shows e festivais de grande sucesso em todo o Brasil. Entre suas realizações nesses mais de 20 anos de história estão festivais como Monsters of Rock, Ruffles Reggae, Close-up Planet, Skol Rock, Kaiser Music e São Paulo Trip. Além disso, a Mercury também realizou no país shows e turnês de artistas de renome como AC/DC, Bon Jovi, Iron Maiden, Kiss, Yes, Black Sabbath, Guns N’ Roses e Aerosmith.
SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.
Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.
SERVIÇO
Opus Entretenimento e Mercury Concerts apresentam: HELLOWEEN
Data: 20 de abril de 2023
Local: Live Curitiba
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo81050-040
Horário: 18h (abertura da casa)
Classificação: 18 anos. Menores de 18, somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais
Setores e valores:

PISTA PREMIUM - LOTE 1: a partir de R$ 270,00 + taxas
PISTA - LOTE 1: a partir de 125,00 + taxas
ÁREA VIP - LOTE 1: a partir de R$ 190,00 + taxas
DESCONTOS
• 50% Idoso: Lei Federal 10.741/2003 - obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição.
• 50% Estudante: Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 - obrigatória apresentação de Carteira de Identificação Estudantil (CIE).Consulte também: www.documentodoestudante.com.br
• 50% Professores de ensino público e privado mediante a carteira de identificação, con-
forme lei Estadual 15.876/2008
• 50% Portadores de Câncer, com o devido comprovante, conforme lei 18445 de 05/02/2015

• 50% Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015
• 50% Pessoas com deficiência: (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/ 13 e Decreto Federal 8.537/15 - obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar no 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto
• 50% Doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.
• 50% Desconto para pessoas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19.
• 50% Desconto para clientes associados (Sócio Torcedor) aos clubes de futebol de abrangência nacional, mediante comprovação através de carteirinha de sócio no dia do evento.
• 55% Clube Opus (Sócio). Desconto limitado a 2 ingressos por CPF por evento. Válido para compras somente através do site. Maiores informações https://clubeopus.com. (Em eventos que incide o desconto solidário)
• 50% MEIA-SOLIDÁRIA mediante a doação de 1kg de alimento e/ou 1kg de ração para cachorros ou gatos (insumos não perecíveis somente) no dia do evento.
# INGRESSO ONLINE : uhuu.com
Ponto de venda com taxa de serviço :
Shopping Crystal
Quiosque Piso L4
Endereço: R. Comendador Araújo, 731 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000
Horário de atendimento: segunda a sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20h.
Bilheteria Local - Live Curitiba (Somente em dia de apresentação 2h antes)
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, Curitiba - PR, 81050-040
ATENÇÃO : Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais de venda oficiais.
Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso adquirido, caso contrário, o acesso não será autorizado.
Objetos proibidos : câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.
IPTU 2023: vencimento da 1ª parcela ou pagamento à vista ocorre no dia 10 de março
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEMFI), informa aos contribuintes que o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, para pagamento à vista com 10% de desconto ou da 1ª parcela, ocorre na próxima sexta-feira, 10 de março.
Com o objetivo de sanar dúvidas dos contribuintes, abaixo você encontra esclarecimentos das questões mais frequentes referentes ao IPTU 2023.
Quais lançamentos estão sujeitos os imóveis do Município em relação a tributação imobiliária?
Estão previstos os lançamentos pela Prefeitura do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Taxa de Coleta de Lixo). Para a Taxa de Coleta de Lixo, prosseguem os lançamentos pela Prefeitura, uma massa de imóveis que já se faziam lançados nos anos anteriores e a maior massa dos imóveis continuam com sua arrecadação via fatura de água da Sanepar.
Quais as datas de vencimento?
O vencimento da 1ª parcela ou para o pagamento à vista (desconto de 10%) ocorre em 10 de março para o IPTU e em 23 de março para a Taxa de Lixo.
Como serão apresentadas as composições de valores desses tributos para 2023?
O IPTU terá aplicada a atualização monetária sobre os valores de 2022 em 6,72% (Decreto Municipal 5.141/ 2022), isso para os imóveis que não sofreram atualização cadastral por vias de conclusão de obras ou outras apurações de fiscalizações de rotina. Destaca-se que não serão aplicadas as atualizações cadastrais das áreas

construídas de forma geral como implantadas no início de 2022 – este processamento encontra-se em vias de aperfeiçoamento e no momento das implementações os munícipes receberão respectivas notificações.
A Taxa de Coleta de Lixo teve atualização de seus valores por meio da Lei Complementar 164/2022, com isso os valores iniciam com parcelas até março na forma da legislação antiga (Lei Complementar 129/2018) e a partir de abril com a nova legislação. Quais são as formas de pagamento?
O pagamento pode ser realizado via boleto encaminhado pelos serviços de correio, utilizando o código de barras para leitura junto ao aplicativo do seu banco registrado no seu celular ou computador – caso não possua o boleto em mãos poderá obter 2ª via do documento nos atendimentos físicos da Prefeitura Central e das Regionais, ou acessando o Portal da Prefeitura pelo endereço https://financas.sjp.pr.gov.br/imobiliarioGateway/#/guia.
Também está disponível este ano o pagamento via PIX pela imagem/documento obtido pelo mesmo endereço do portal https://financas.sjp.pr.gov.br/imobiliarioGateway/#/guia – para pagamentos dos documentos dentro dos aplicativos ou dos locais físicos de bancos ou outras organizações, quando os leitores não converterem automaticamente a referência dos tributos, a opção a ser escolhida para pagamentos será “IPTU” (tanto para o próprio IPTU quanto Taxa de Coleta de Lixo).
Qual é o desconto para o pagamento do IPTU à vista?
O desconto para o pagamento do IPTU em parcela única é de 10%, desde que o pagamento seja realizado até a data de vencimento esta-
belecida – um grande benefício em quitar o imposto à vista é evitar o eventual esquecimento de pagamento de alguma parcela do mês, acarretando os encargos por atrasos. Em caso de atraso no pagamento da parcela, quais encargos poderão incidir?
Imediatamente após o vencimento incidirá multa moratória de 0,33% ao dia até o limite de 10% e a partir do mês seguinte ao vencimento da parcela juros de 1% para cada mês de atraso. No caso de atraso do pagamento como posso conseguir o documento atualizado?
O documento atualizado estará disponível, de maneira mais prática, no portal de 2ª via da Prefeitura. Será possível gerar o “boleto atualizado” de uma ou mais parcelas – por esse mesmo caminho o contribuinte pode verificar a indicação de pagamentos das parcelas ou total.
O que se encontra dentro dos boletos emitidos ou dos documentos obtidos pelo portal da Prefeitura?
Para os boletos do IPTU, o documento do portal apresenta os dados essenciais do imóvel (inscrição imobiliária, endereço, lote, quadra, loteamento, apto, bolo e edifício) ou unidades de condomínios horizontais (lote, sobrado e casa), informação do contribuinte (demais quando possuem), área total de terreno, área total construída, valor venal total (valor terreno + valor da construção), valor resultante de imposto e taxa quando incidente.
Para os boletos de Coleta de Lixo, o documento do portal também apresenta os dados essenciais do imóvel (inscrição imobiliária ou matrícula da Sanepar e endereço), números de economias, valor unitário de cálculos e valor
total da taxa.
Qual é a obrigação que o contribuinte do IPTU possui junto ao seu Município e sua comunidade?
Pode-se enumerar duas disposições para o contribuinte manter sua situação devidamente regular junto ao município:
Procurar cumprir pontualmente os pagamentos do seu IPTU, uma vez que o Município é dependente desta arrecadação para inúmeras realizações para a coletividade, dentre as quais as vinculações diretas de parte da arrecadação para a área de Saúde e Educação e demais valores que passam a fazer parte da receita livre da qual o Município destina para as compras de bens e serviços necessários à manutenção das ações públicas, bem como também para construções, reformas e implementações de equipamentos públicos como creches, escolas, ginásios, parques e outros.
Informar a situação física do seu imóvel para fins de que a Prefeitura possa manter a sua situação cadastral devidamente atualizada, ou seja, seu IPTU não está em nome do (s) proprietário (s) atual (ais), fornecer à Prefeitura cópia do seu documento de titularidade para que se promova esta atualização. Se a situação física do seu imóvel sofreu modificação comparativamente aos dados constados em seu IPTU, especialmente quanto à área construída existente, do mesmo modo informar à Prefeitura para que seu cadastro tenha sua atualização correspondente, que assim se verifique a real proporção quanto ao seu pagamento do IPTU em relação ao seu bem imóvel e que se estabeleça a contribuição do seu imposto de modo equivalente aos demais munícipes que já possuem suas situações precisamente atualizadas.
Qual proporção se faz distribuída entre as áreas acima citadas?
Do montante arrecadado, 15% é verba vinculada para a área da Saúde, 25% vinculada para área da Educação e o restante destinado aos recursos livres para as diversas utilizações.
Como tenho certeza da destinação destes valores?
De modo geral toda ação do Poder Público pode ser acompanhada pelas elaborações dos planos orçamentários anuais e plurianuais, consultada pelo Portal de Transparência no site desta Prefeitura. De todo modo, toda fiscalização das arrecadações e destinações das receitas públicas são seguidas pelo Poder Legislativo e submetidas a apreciação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), órgão controlador oficial de todos os municípios do Estado.
O que mais posso saber para entender melhor o pagamento do meu IPTU?
O IPTU, muito embora seja considerado como vilão, na verdade não possui essa significação. O imposto representa uma forma de compartilhamento entre todos os moradores do quadro urbano municipal, que irá financiar direta ou indiretamente todas as ações do Município no decorrer do exercício conforme os pagamentos vão sendo realizados.
Por isso a importância de que cada munícipe tenha a compreensão que o pagamento mais correto possível da situação cadastral em relação à realidade física do seu imóvel e no modo de equivalência aos que adequadamente possuem suas situações cadastrais atualizadas. Assim, muito mais subsídios serão retornados aos cofres públicos, primeiramente para melhor suprir os serviços e equipamentos já disponibilizados, mas também permitin-
do que cada cidadão possa exercer o seu poder de cobrança daquilo que está contribuindo.
Pode-se também julgar o IPTU como muito caro, no entanto, ao comparar com o valor de alguns modelos de veículos, projetando-se nesse caso a incidência de um IPVA, logo se percebe que o valor de um bem imóvel para efeitos da tributação do IPTU é bastante abreviado. A considerar, sobretudo toda caracterização de acolhimento, seja para fins de moradia, de destinação comercial, industrial ou prestação de serviços.
SITUAÇÃO CADASTRAL
Orientamos aos contribuintes de São José dos Pinhais que verificarem sua situação cadastral em relação à condição física do imóvel e caso constate divergência, comunique à Prefeitura (Secretaria Municipal de Finanças) para que ocorra a atualização correspondente a ser considerada para efeitos de cálculos a partir do próximo exercício.
ALVARÁ DE REGULARIZAÇÃO ESPECIAL
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), disponibiliza um programa para regularização de edificação chamado de “Alvará de Regularização Especial (Lei Complementar 151/2022 – http:// externo.sjp.pr.gov.br:65368/ atoteca/upload/12526/12526_2806174961_F_D_20220429101028.pdf). O mesmo deve ser utilizado para as regularizações que se apresentam fora dos padrões normais de regularizações.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
As legislações do Município aqui citadas podem ser acessadas pelo site http:// externo.sjp.pr.gov.br:65368/ wservice/atoteca/atotecaCtrl.php?id_cliente=12526&fl_conexao=E.
