Estado recebe projeto executivo do Moegão, maior obra do País no setor portuário
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (7) o projeto executivo do Moegão, que vai centralizar as descargas dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá. O investimento do Governo do Estado é de R$ 592 milhões no sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos, conectado aos 11 terminais que integram o Corredor Leste de Exportação, com um ganho de 63% na capacidade de descarga. O projeto foi elaborado pelo Consórcio Tucumã, formado por quatro empresas, que também será responsável pela execução da obra. A contratação ocorreu de modo integrado via processo licitatório em 2022 e a empresa trabalhou no projeto executivo desde janeiro. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas nos próximos meses, após a análise e ajustes no projeto, com cronograma de 20 meses de execução. Segundo o governador, trata-se da maior intervenção portuária em andamento no País e que deve garantir um expressivo aumento de eficiência ao Porto de Paranaguá, que já foi eleito por três anos consecutivos o mais eficiente do Brasil. “É a maior obra deste tipo no Brasil e que vai dar mais eficiência ao Porto de Paranaguá, alavancando em 30% a movimentação de cargas e fazendo com que a participação do modal ferroviário chegue a 50%, chegando a um equilíbrio com as rodovias”, afirmou.
SETRAB: confira as ações de emprego que serão realizadas nesta quarta-feira (09)
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) realizará, nesta quarta-feira (09), duas ações para quem está em busca de um emprego.
Mutirão da Juventude: Com a presença de cinco empresas ofertando mais de 200 vagas para jovens de 18 a 30 anos, a ação ocorrerá a partir das 9h no SINE, localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 9.240 – Centro.
SINE nos Bairros: Com mais de 600 vagas, o SINE nos Bairros será realizado das 9h às 16h na Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda (AMARB), localizada na Rua Capitão Jonas Pereira de Almeida, nº 129 – São Sebastião.
Os interessados devem comparecer munidos de RG, CPF, carteira de trabalho e currículo.
Equipes da Prefeitura de Curitiba fazem podas preventivas das árvores em Santa Felicidade
As árvores tipuanas, que dão sombra e embelezam o trecho histórico da Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, estão recebendo podas de manutenção no trecho onde começa o paralelepído até a igreja do bairro. Os serviços começaram na manhã desta segunda-feira (7/8) e são feitos por equipes de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Também estão sendo retiradas ervas-de-passarinho dos galhos para evitar quedas e acidentes. Segundo o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, os trabalhos devem durar cerca de duas semanas. Durante esse período, os motoristas que circulam pela Avenida Manoel Ribas precisam ficar atentos e diminuir a velocidade. Os serviços são feitos das 8h até as 17h.
A estrutura será instalada em uma área de quase 600 mil metros quadrados, com capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões em três linhas independentes. Na prática, isso significa que o número de vagões descarregados no Porto de Paranaguá passará dos atuais 550 para 900 por dia. Ratinho Junior lembrou ainda que a obra faz parte de um planejamento de longo prazo que leva em conta a grande capacidade produtiva da agroindústria paranaense, que alcançou em 2023 a maior safra de soja da história, e o seu potencial de crescimento. No primeiro semestre de 2023, por exemplo, o Corredor Leste registrou a maior movimentação de cargas em 50 anos de história.
Pinhais, Campo Largo e Rio Negro iniciam o Circuito Cultural Sesi
A Região Metropolitana de Curitiba é a primeira a receber o espetáculo “A menina; o cachorro; o velho” pelo Circuito Cultural Sesi 2023. A peça traz a dança e as imagens para crianças para mostrar que a solidão pode ser vivenciada por pessoas e pelos animais. O sentimento, no entanto, é uma experiência de aprendizado e uma forma de despertar para um mundo novo. As cenas são coreografadas e a música é executada ao vivo. A menina é Augustina, que caminha no tempo e reencontra amigos para mostrar a importância dos pequenos instantes da vida.
Prioridade
Representantes da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) estiveram em Foz do Iguaçu, em reunião na sede da Itaipu Binacional, para tratar com o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, sobre uma parceria entre a Embratur, Itaipu e outros atrativos do Destino Iguaçu na área do turismo sustentável. O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, lembrou que Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais importante para o turismo internacional e, por isso, é tratada com prioridade pela Embratur.
Página 2
Ano 24 | Nº 5766 | 8 de Agosto de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
Governador Carlos Massa Ratinho Júnior recebe projeto executivo do Moegão do Paraná. Foto: Gilson Abreu/AEN
Terça-feira
Página 4
Página 7
Prioridade
Representantes da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) estiveram em Foz do Iguaçu, em reunião na sede da Itaipu Binacional, para tratar com o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, sobre uma parceria entre a Embratur, Itaipu e outros atrativos do Destino Iguaçu na área do turismo sustentável. O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, lembrou que Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais importante para o turismo internacional e, por isso, é tratada com prioridade pela Embratur.
Infra no Paraná
O Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, esteve em Brasília na última semana em reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na ocasião foi tratado sobre o andamento dos processos pertinentes à implantação da Nova Ferroeste e obras de infraestrutura em desenvolvimento no Paraná. No momento o projeto de implantação da Nova Ferroeste está em fase de licenciamento ambiental. Melhores
A plataforma acadêmica internacional Research.com divulgou a segunda edição da Classificação dos Melhores Cientistas reforçando o bom desempenho paranaense na área. As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) somam 21 professores entre os melhores cientistas do mundo em oito áreas acadêmicas. Curso de idiomas
O Celin (Centro de Línguas e Interculturalidade), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições abertas para diversos cursos de língua estrangeira para o 2º semestre de 2023, em Curitiba. As inscrições para novos alunos vão até o próximo dia 17. Inscrições no site do Centro de Línguas. O Celin oferece cursos de Alemão, Espanhol, Esperanto, Francês, Inglês, Italiano, Libras, Japonês, Grego Antigo, Latim, Polonês e Português para estrangeiros. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Paraná lidera ranking nacional de serviços urbanos e qualidade de vida
Estudo elaborado pela plataforma tecnológica Bright Cities levou em conta a média de avaliação de 40 indicadores em relação às três maiores cidades de cada estado. Foi atribuída ao Paraná a nota 6,48 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49.
Um estudo realizado pela plataforma de tecnologia Bright Cities apontou o Paraná como o líder entre os estados brasileiros em serviços urbanos e qualidade de vida. A avaliação foi feita com base em 40 indicadores das 326 cidades brasileiras que possuíam mais de 100 mil habitantes em 2021, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os critérios avaliados, estão itens ligados à gestão pública, bem-estar, serviços básicos, prosperidade, segurança e infraestrutura. O governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou o resultado. Segundo ele, é consequência de uma soma de fatores, como o ambiente de paz política, o que permite um trabalho integrado entre o Estado, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade civil.
“Desde que assumimos o Governo do Estado, em 2019, adotamos uma gestão que tem como foco a melhoria da qualidade de vida da população. Isso passa pelo grande pacote de obras e programas sociais implantados, mas também pela atração de investimentos privados para as cidades paranaenses, o que só é possível graças a um ambiente favorável para os negócios, que gera mais empregos e renda”, afirmou Ratinho Junior.
Com mais esse reconhecimento, que se soma a outros recentes, como a liderança nacional entre os estados mais sustentáveis e a conquista do 1º lugar no ranking do Índice Nacional da Educação Básica (IDEB) no ensino médio, o governador reforça que o Paraná e as cidades paranaenses têm potencial para avançar ainda mais no desenvolvimento socioeconômico.
“Com um planejamento de longo prazo, que não se restringe apenas à nossa gestão, queremos deixar um legado para as próximas décadas do Estado. A união entre o governo e os empresários pode fazer com que o Paraná vire a grande central logística da América do Sul e que passe de grande produtor de alimentos para o grande supermercado do mundo por meio da agroindústria, agregando valor à nossa produção, o que beneficia toda a cadeia produtiva”, concluiu Ratinho Junior.
RANKING
Por meio do diagnóstico municipal, a Bright Cities elaborou o ranking de Estados, que levou em conta a média da pontuação dos três municípios mais populosos de cada estado. Dentro deste critério,
o Paraná foi representado por Curitiba, Londrina e Maringá.
A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,48 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. Depois do Estado, quem aparece em segundo lugar é São Paulo, com nota 6,31, seguido por Santa Catarina (6,22), Distrito Federal (6,08) e Minas Gerais (6).
No ranking por município, liderado por Barueri, em São Paulo, a mais bem classificada entre as cidades paranaenses foi Londrina, na 9ª colocação. Curitiba aparece na 13ª posição e Maringá na 26ª. Entre as cidades da região Sul, elas ocupam respectivamente o 2º, 3º e 4º lugar, com Florianópolis (SC) no topo da classificação.
A proposta, de acordo com a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone, foi traçar diagnósticos e indicar soluções capazes de melhorar a eficiência da gestão pública e a assertividade na tomada de decisões, para a transformação das localidades em cidades inteligentes.
Na concepção da empresa, cidades inteligentes são aquelas que buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos usando da tecnologia e da inovação para tornar a gestão pública mais eficiente. Nelas, a sustentabilidade é um importante objetivo, em todas as esferas, seja na utilização dos recursos humanos, ambientais ou financeiros.
Neste aspecto, o Paraná também recebeu um importante destaque recente, com Curitiba sendo eleita em junho uma das sete cidades mais inteligentes do mundo pela Intelligent Community Forum. A Capital paranaense foi a única da América Latina a figurar na lista, obtendo a conquista pelo terceiro ano consecutivo.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35
Diretor Comercial: Maurício Mosson
Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio Palladion -
Centro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766
Email: cial@ctbametropole.com.br
São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650
Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação:
e-mail: lustosa18@gmail.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal
2 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Governador assina decreto com novos valores e Piso Regional ultrapassa R$ 2 mil
Com os novos ajustes, o Paraná mantém o maior Piso Regional do País, com faixas que vão de R$ 1.749,02 a R$ 2.017,02. O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), composto por representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo estadual, já havia pactuado esse aumento.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta sexta-feira (04) o decreto com a nova tabela do Piso Regional. Com os novos ajustes, o Paraná mantém o maior Piso Regional do País, com faixas que vão de R$ 1.749,02 a R$ 2.017,02. O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), composto por representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo estadual, já havia pactuado esse aumento.
Na primeira faixa, que engloba trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca, o salário salta de R$ 1.731,02 para R$ 1.749,02. Os valores para os demais grupos são de R$ 1.816,60 (setor de serviços administrativos, serviços gerais, reparação, manutenção, vendedores do comércio em lojas e mercados, e trabalhadores domésticos), R$ 1.877,19 (empregados na produção de bens e serviços industriais) e R$ 2.017,02 (técnicos de nível médio).
"É um grande avanço para os trabalhadores do Paraná. Essa política do Piso Regional é consistente porque ela ouve todos os lados envolvidos e existe há mais de dez anos, servindo de exemplo para outros estados. O Paraná é destaque nacional na geração de empregos e queremos continuar estimulando cada vez mais a nossa economia", afirmou o governador.
O mínimo regional não se aplica aos empregados que têm o piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, nem aos servidores públicos.
É o segundo aumento do ano. O primeiro ocorreu em janeiro, quando as faixas alcançaram R$ 1.731,02, R$ 1.798,60, R$ 1.859,19 e R$ 1.999,02. Tanto o primeiro reajuste quanto os percentuais previstos por esse novo decreto levam em consideração o Salário Mínimo Nacional e a diferença com aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
"A valorização do salário mínimo é fundamental para toda população, uma vez que o dinheiro circula
e movimenta todos os setores da economia, o que acaba por favorecer a criação de novos postos de trabalho. Com os novos valores, o Paraná vai avançar ainda mais todos os indicadores de empregabilidade", complementou o secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.
O decreto também estabelece que em caso de nova alteração no Salário Mínimo Nacional, o Ceter deliberará novos valores. Como era e como ficou:
Faixa 1 - de R$ 1.731,02 para R$ 1.749,02
Faixa 2 - de R$ 1.798,60 para R$ 1.816,60
Faixa 3 - de R$ 1.859,19 para R$ 1.877,19
Faixa 4 - de R$ 1.999,02 para R$ 2.017,02
3 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Histórias que Acolhem chega a 6ª edição
Evento teve como temática “Figurino Legal” e contou com desfile de figurinos
No último domingo (30), o Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves recebeu mais uma edição do Histórias que Acolhem, evento que é destinado às famílias atípicas, o que abrange pessoas com o espectro autista, PcD, TDAH, AH/SD, T21 e demais condições específicas. Com o tema “Figurino Legal”, tanto os participantes quanto os integrantes da equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), que promove o encontro, foram vestidos com fantasias ou roupas que os deixassem mais confortáveis. Uma das atividades, inclusive, foi o desfile de figurinos.
Pinhais, Campo Largo e Rio Negro iniciam o Circuito Cultural Sesi 2023 com grupo premiado
Atrações gratuitas levam a cultura para municípios distintos com quatro espetáculos ao longo de 2023 e ajudam a atingir metas dos Objetivos do Desenvolvimento
A Região Metropolitana de Curitiba é a primeira a receber o espetáculo “A menina; o cachorro; o velho” pelo Circuito Cultural Sesi 2023. A peça traz a dança e as imagens para crianças para mostrar que a solidão pode ser vivenciada por pessoas e pelos animais. O sentimento, no entanto, é uma experiência de aprendizado e uma forma de despertar para um mundo novo. As cenas são coreografadas e a música é executada ao vivo.
A menina é Augustina, que caminha no tempo e reencontra amigos para mostrar a importância dos pequenos instantes da vida. Segundo a dramaturga e diretora Olga Nenevê, “diante tempos tão sombrios, a peça trata de importantes assuntos para crianças e adultos, como o abandono; a morte; e a nossa capacidade de transformação, de uma forma tocante”. A montagem comemora os 20 anos de atuação ininterrupta do Grupo Obragem de Teatro, que conta com produções premiadas de teatro e dança, para crianças e adultos. Depois da Região Metropolitana de Curitiba, a peça vai circular pelo noroeste e norte do Estado.
Concomitante com “A menina; o cachorro; o velho”, o Circuito Cultural 2023 terá o espetáculo “O Fabuloso Circo Musical de Marcelita Flores” percorrendo as regiões dos Campos Gerais, Sudoeste e Oeste do Paraná. Em 2023, o projeto recebeu a chancela do CIFAL, órgão responsável por desenvolver programas de capacitação e promover cooperações técnicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Desse modo, as indústrias parceiras do projeto receberão o certificado de “Industria Parceira da Cultura”, afirmando que atuou na promoção, divulgação e fomento da cultura por meio do projeto Circuito Cultural Sesi, ação que contribui para o incentivo ao alcance das metas do Desenvolvimento Sustentável - ODS 3, 4 ,10 e 11.
Sobre o projeto - O Circuito Cultural Sesi Paraná é um projeto itinerante que promove a difusão da arte e valoriza a diversidade cultural do povo brasileiro. Desde sua implementação em 2010, o projeto tem alcançado sucesso ao perpassar todas as regiões do estado com apresentações gratuitas de música e artes cênicas, além de palestras e oficinas para grupos de diferentes idades.
Uma das razões pelas quais este case é interessante é a sua abrangência, uma vez que o projeto tem como objetivo proporcionar o acesso à cultura a trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidades em geral, em todas as regiões do estado. Além disso, a parceria com prefeituras, secretarias de cultura, fundações culturais e indústrias mostra como o projeto é sustentável e capaz de mobilizar diferentes setores em prol da cultura.
O sucesso do projeto é evidenciado pelos números alcançados nos últimos anos. Em 2018, foram atendidas 592 indústrias, 22.772 espectadores e 91 ações culturais, além da participação de 2097 pessoas em ações de contrapartida. Já em 2019, foram atendidas 119 indústrias, 23.668 espectadores e 324 participantes em ações formativas. No ano passado, foram atendidas 525 indústrias e um total de 18.327 espectadores.
Serviço:
Sesi Cultura Paraná apresenta: Circuito Cultural Sesi 2023 - A menina; o cachorro; o velho Região Metropolitana de Curitiba:
8 de agosto, terça-feira, 14h e 19h –Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral – Rua Juvenal Ferreira Pinto, 2070, anexo à prefeitura – Seminário – Rio Negro – Informações – (47) 3641 6425
9 de agosto, quarta-feira, 14h30 e 19h30 – Centro Cultural Wanda dos Santos Mallman – Rua 22 de Abril, 305 - Pinhais
10 de agosto, quinta-feira, 14h30 e 20h
– Casa da Cultura – Rua do Centenário, 2011 – Campo Largo – Informações: (43)
9 9887 0548
Ingresso gratuito e pode ser retirado a partir de uma hora antes da realização, na portaria do teatro. Contribua voluntariamente com 1kg de alimento não perecível.
Região Norte:
15 de agosto, terça-feira, 9h30 e 14h30
– Espaço Cultural Nilza Furlan – Av. Brasil, 1192 - Centro – Cambará – Informações – (43) 9 8808 7802
16 de agosto, quarta-feira, 14h e 19h30
– Cine Teatro Pare José Zanelli – Av. Dom Pedro II, 368, Centro - Ibiporã – Informações – (43) 9 8808 7802
17 de agosto, quinta-feira, 15h e 20h
– Cine Teatro Fênix – Av. Curitiba, 1215, Centro - Apucarana – Informações – (43)
9 8808 7802
Ingresso gratuito e pode ser retirado a partir de uma hora antes da realização, na portaria do teatro. Contribua voluntariamente com 1kg de alimento não perecível.
Região Noroeste:
21 de agosto, segunda-feira, 9h30 e 14h30 –– Cine Teatro Sônia Silvestre –
Av. Cristóvão Colombo, s/n - Marialva –
Informações – (43) 9 8807 0134
13 de agosto, quarta-feira, 9h30 e 14h
– Centro de Cultura Vera Schubert - Av.
Rio Branco, 3633 Zona I - Umuarama –Informações – (43) 9 8807 0134 25 de agosto, sexta-feira, 9h30 e 14h
– Casa da Cultura – Av. ato Grosso, 499 -
Rondon – Informações – Informações –
(43) 9 8807 0134
Ingresso gratuito e pode ser retirado
Sustentável da ONU
a partir de uma hora antes da realização, na portaria do teatro. Contribua voluntariamente com 1kg de alimento não perecível.
Sesi Cultura Paraná apresenta: Circuito Cultural Sesi 2023 - O Fabuloso Circo Musical de Marcelita Flores.
Campos Gerais:
7 de agosto, segunda-feira, 14h e 19h –Cineteatro Palácio da Viscondessa – Praça Marechal Floriano Peixoto, 11 Centro –Palmeira Informações: (46) 9 8801 2273 | 42 9932 5253
9 de agosto, quarta-feira, 9h e 14h –Centro Cultural Queimadas – próximo ao Lago Municipal – Av. Paraná, S/N, Centro – Ortigueira Informações: (46) 9 8801 2273
11 de agosto, sexta-feira, 14h e 19h30 –Teatro Maestro Sirinho – Av. Chanceler Horácio Laffer, 1160, Centro – Telêmaco Borba Informações: (46) 9 8801 2273
Ingresso gratuito e pode ser retirado a partir de uma hora antes da realização, na portaria do teatro. Contribua voluntariamente com 1kg de alimento não perecível.
Sudoeste:
15 de agosto, terça-feira, 19h30 – Casa da Cultura Professor Antonio Baccin – Rua Sargento Ramiro da Silva, S/N, Centro Cívico – Realeza – Informações: (46) 3543 3715 ou (46) 9 9925 0195
16 de agosto, quarta-feira, 14h30 – Teatro Municipal Eunice Sartori – Rua Octviano Teixeira os Santos, 1121, Centro – Francisco Beltrão – Informações: (46) 9 8808 0278 ou (46) 9 8801 2273
17 de agosto, quinta-feira, 14h30 e 19h30
– Centro Cultural Sesi Pato Branco – Rua
Xingu, 833 Amadori – Pato Branco – Informações: (46) 9 8801 273 ou (46) 9 9925 0195
18 de agosto, sexta-feira, 10h e 14h30 –Centro de Eventos Darci Gubert – Rua Barão do Rio Branco, 530, Mangueirinha -
Informações: (46) 9 9902 0664 ou (46) 9
9925 0195
Ingresso gratuito e pode ser retirado a partir de uma hora antes da realização, na portaria do teatro. Contribua voluntariamente com 1kg de alimento não perecível.
Oeste:
28 de agosto, segunda-feira, 10h e 14h
– Anfiteatro da Casa da Cultura - Praça
Brasília, S/N, Centro - Cafelândia – Informações: (45) 3241 4344 ou (45) 9 8812 1959
30 de agosto, quarta-feira, 9h30 e 14h30
– Centro cultural Gilberto Mayer – Rua
Duque de Caxias, 379 Centro - Cascavel –
Informações: (45) 3902 1445 ou (45) 9 8812
1959 01 de setembro, sexta-feira, 9h e 1h -
Centro de Cultura – Av. Tarumã, 1880 –
Quedas do Iguaçu – Informações: (45) 2122
0600 ou (45) 9 8812 1959 Ingresso gratuito e pode ser retirado a partir de uma hora antes da realização, na portaria do teatro. Contribua voluntariamente com 1kg de alimento não perecível.
Outras atrações disponíveis foram cama elástica, piscina de bolinhas, pintura em tela e no rosto, além de diversos brinquedos, brincadeiras e pipoca. Cerca de 80 pessoas, de 29 famílias, estiveram presentes na 6ª edição do evento, que acontece a cada dois meses.
4 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Mais moderno e quatro vezes maior: governador inaugura novo terminal de Piraquara
Estrutura recebeu um investimento de R$ 14,3 milhões do Governo do Estado através da Amep, com itens de sustentabilidade e acessibilidade. Ele vai centralizar a operação de 13 linhas de ônibus, que terão horários ampliados aos usuários
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou neste sábado (05) o novo terminal de ônibus metropolitano de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A instalação recebeu um investimento de R$ 14,3 milhões do Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), e dará mais agilidade e conforto a cerca de 23 mil usuários diariamente.
O novo terminal tem 2.467 metros quadrados, quatro vezes maior do que o anterior, construído em 1996, e o dobro de plataformas em relação ao antigo, passando de quatro para oito. A mudança visa evitar a superlotação e garantir o embarque e desembarque de passageiros com mais comodidade, especialmente nos horários de pico. Segundo o governador, a obra representa uma valorização da população que utiliza o transporte público diariamente. “Vai beneficiar principalmente os pais e mães de família que saem cedo de suas casas todos os dias para trabalhar e que contarão com um sistema mais eficiente e confortável”, afirmou.
No local, funcionarão 13 linhas de ônibus que passam a operar normalmente a partir de segunda-feira (07) em um sistema completamente reorganizado. Os novos horários e itinerários podem ser consultados pela população no site da Amep.
A localização do novo terminal, na esquina das avenidas Brasília e São Roque, no bairro Jardim Primavera, também é outra vantagem. Mais próxima de Curitiba, ela permitirá um deslocamento mais rápido a milhares de moradores que vão até a Capital paranaense diariamente para trabalhar.
INTEGRAÇÃO
Ratinho Junior também citou outras obras e projetos que estão em andamento na RMC e que fazem parte de um esforço para integrar ainda mais as cidades. Entre as iniciativas para o transporte público, ele enfatizou o novo terminal de ônibus metropolitano de São José dos Pinhais e a criação de uma ligação direta do transporte público entre a cidade e Piraquara.
O governador mencionou outras obras de infraestrutura e logística, casos da melhoria da Avenida Maurício Fruet entre Curitiba e Pinhais, o novo Contorno Sul de Curitiba, que vai melhorar o fluxo entre Fazenda Rio Grande, Araucária e Balsa Nova,
uma nova rota de Mandirituba à São José dos Pinhais com pavimentação em concreto e a continuidade da duplicação da Rodovia dos Minérios entre Colombo e a Capital, que já chegou a 60% de execução.
“São intervenções que fazem parte de um grande projeto que temos para preparar os municípios da RMC para o futuro. A população dos municípios vem crescendo muito e o poder público deve oferecer condições para sempre atendê-la da melhor maneira possível”, concluiu o governador.
Presente no evento, Eduardo Pimentel, secretário das Cidades, pasta à qual a Amep está vinculada, também reforçou a visão do Governo do Estado de trabalhar por soluções pensadas de forma regional.
“O terminal de Piraquara tem uma estrutura moderna, com áreas de lazer e comércio, e que permitirá ao trabalhador sair um pouco mais tarde da sua casa e retornar um pouco mais cedo”, disse. “É mais uma obra que fortalece o transporte coletivo dos municípios da Região Metropolitana e que precisa ser tratado de uma forma só”.
O presidente da Amep, Gilson Santos informou que o antigo terminal continuará operando de forma complementar e que os
primeiros 30 dias servirão para a adaptação dos usuários aos novos horários e itinerários. “Piraquara é uma cidade que cresceu em áreas que fazem divisa com outros municípios, por isso havia uma demanda da própria população pela construção de um novo terminal nessa região. Também ampliamos o número de horários em que as linhas operam para que os usuários tenham mais opções de deslocamento”, detalhou.
ACESSIBILIDADE E
SUSTENTABILIDADE
O terminal possui acabamentos que darão mais conforto aos usuários, incluindo telhas metálicas termoacústicas, revestimento com lajota cerâmica, bancos duplos em concreto, lixeiras metálicas, divisórias dos banheiros e pias em granito polido, floreiras de alvenaria, placas de sinalização e letreiros em acrílico e estruturas de lojas com coifa e exaustor, entre outros equipamentos.
Toda a iluminação foi feira em LED, conferindo mais eficiência e economia de energia, com destaque especial para a fachada da cobertura com LED embutida, o que garante um aspecto único e moderno ao espaço. O novo terminal também é entregue com um sistema de 21 câmeras de vigilância de
última geração e sistemas de monitoramento e armazenamento de imagens.
A sustentabilidade também foi levada em consideração no uso da água, com uma cisterna de 15 mil litros que armazena água da chuva para usos secundários, como torneiras para rega do jardim e lavagem das calçadas. O revestimento é todo em concreto armado, proporcionando maior durabilidade e menos necessidade de obras de manutenção.
Pessoas com deficiência que circularem pelo local também foram contempladas com ambientes adequados, o que inclui sanitários adaptados, barras de apoio e puxadores, guichês de venda de bilhetes com balcões em altura acessível, rampas de acesso com inclinação máxima de 8,33%, conforme a legislação, e sinalização visual e tátil em todos os ambientes.
Para a aposentada Maryselma dos Santos, de 58 anos, que é cadeirante, a mudança significará uma economia de tempo e de energia. “Para mim melhorou bastante, porque ficou mais perto de onde eu moro e eu não vou precisar mais descer de terminal em terminal, tendo a dificuldade de colocar tirar a cadeira de rodas em cada parada, mas
indo direto para o Centro de Curitiba”, revelou.
OUTRAS ESTRUTURAS
Além dos espaços de circulação dos veículos e passageiros e das áreas de esporte e lazer, o terminal contará com dois cafés, quatro lojas e estruturas administrativas e de apoio – depósito, copa e área de controle do fluxo. Caberá à Prefeitura de Piraquara, a partir de agora, o lançamento de um edital para cessão das lojas e cafés internos do terminal.
O prefeito de Piraquara, Josimar Aparecido Froes, considera que o terminal é um grande avanço para a cidade, que conta com quase 120 mil habitantes, de acordo com o Censo mais recente. “Por aqui passarão milhares de pessoas diariamente, que terão mais conforto e acessibilidade, com praça, academia e um espaço maior para usufruir. O projeto permite uma integração maior com outros bairros, evitando que as pessoas se desloquem grandes distâncias para pegar um ônibus, beneficiando a parcela da população que mais precisa”, declarou.
O terreno para a obra foi cedido pelo Governo do Estado e abriga ainda, em seu entorno, uma quadra poliesportiva, meia quadra esportiva, playground, bicicletários, academia ao ar livre e todo paisagismo com plantio de árvores ornamentais.
Chamado de Ipenor Victório Picolli, o novo terminal homenageia um empresário gaúcho que fixou residência na cidade nos anos 1960, onde foi um dos pioneiros no ramo do transporte público. Em 1968, ele foi um dos principais responsáveis pela criação da primeira linha metropolitana entre a cidade e a Capital do Paraná.
PRESENÇAS
Também participaram da inauguração o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Planejamento, Guto Silva; o presidente do DetranPR, Adriano Furtado; o ex-prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli; os deputados estaduais Alexandre Amaro, Gilberto Ribeiro, Gilson de Souza, Mara Lima e Marli Paulino; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria Colombo; o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; o ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal Luizão Goulart; vereadores, empresários e lideranças locais de Piraquara.
5 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Dia do Policial Militar é celebrado na Assembleia
Solenidade, proposta pela deputada Flávia Francischini (União), homenageou a corporação, que é responsável pela segurança dos paranaenses desde 1854
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), que está comemorando 169 anos, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira 07, com uma audiência pública proposta pela deputada
Flávia Francischini (União Brasil), em reconhecimento à dedicação e a coragem dos integrantes da corporação, no seu trabalho contínuo em atender a sociedade paranaense.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD) participou do evento e enalteceu a Polícia Militar do Paraná. “A corporação da Polícia Militar do Paraná merece o reconhecimento e homenagens de toda população paranaense pelos relevantes serviços que prestam ao nosso estado. Estamos muito felizes em poder prestar esta homenagem a estes valorosos policiais militares que colocam a vida em risco todos os dias, sempre pensando no bem maior que é a coletividade”.
O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), também esteve presente no evento e destacou que “no próximo dia 10 nós vamos ter o Dia do Policial Militar e nada mais justo do que a Assembleia Legislativa prestar esta justa homenagem aos valorosos policiais militares, a melhor Polícia Militar do Brasil. E quando a Assembleia presta uma homenagem, é um tributo de todo o povo do Paraná, é o reconhecimento da população paranaense a estes profissionais que estão todos os dias enfrentando a criminalidade e cuidando da segurança de todos nós”.
A anfitriã e propositora da audiência pública, deputada Flávia Francischini (União Brasil), parabenizou a Polícia Militar do Paraná pelos 169 anos de, que será celebrado no dia 9 de agosto, e explicou que a homenagem é o reconhecimento ao Dia do Policial Militar do Paraná, que é comemorado no próximo dia 10 de agosto, data de fundação da Polícia Militar do Paraná em 1854. “A Polícia Militar do Paraná sempre ocupou um lugar especial na nossa família. Meu marido teve a honra e o privilégio de servir à PMPR, e ao longo dos anos, muitos de vocês compartilharam momentos conosco, seja durante o trabalho, em eventos ou até mesmo em nossa própria casa. A dedicação com a qual a Polícia Militar do Paraná se empenha em servir e proteger a sociedade é admirável”, disse.
“Com vocês, aprendemos a ter hierarquia, respeito e admiração pela pátria. Sabemos que enfrentam desafios diários com coragem e determinação, colocando suas vidas em risco para garantir a segurança de todos nós. E, ao mesmo tempo, conseguem encontrar a compaixão para lidar com situações delicadas e difíceis, mostrando um lado humano e sensível. Gostaria de deixar aqui meu muito obrigado a todos os Policiais Militares, nesta importante homenagem em nome da Assembleia Legislativa do Paraná”, conclui a deputada Flávia
A Lei estadual nº 13.901 de 04 de dezembro de 2002, proposta pelo ex-deputado Algaci Tulio instituiu o dia 10 de agosto como o "Dia da Polícia Militar do Estado do Paraná" e dispôs sobre a realização de evento na Assembleia Legislativa do Estado, na referida data. A escolha da data faz referência ao dia de fundação, 10 de agosto de 1854, com o nome de Companhia de Força Policial da Província do Paraná. Somente em 1946, a corporação passou a ser chamada de Polícia Militar do Estado do Paraná.
Levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que o Paraná registrou queda de 4,9% nos roubos em 2022. Roubos de veículos, por exemplo, caíram 15,7% entre um ano e outro. É o melhor indicador da região Sul no período. Assaltos a pessoas que andavam nas ruas caíram 5,8%, melhor do que a média nacional, com queda de 4,4%. O Paraná também tem o menor índice de pessoas desaparecidas do Brasil, com 13,5 registros de desaparecimentos a cada 100 mil habitantes.
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva agradeceu a deputada Flávia Francischini pela propositura da homenagem e disse que “este é um momento de felicidade onde completamos os 169 aos da corporação e podem ter a certeza que a Polícia Militar estará sempre de olhos abertos e procurando fazer a diferença em favor da sociedade paranaense. O governo do estado está procurando nos dar todo suporte necessário para que o Policial Militar, na ponta, possa exercer sua atividade com melhores condições de trabalho e, em decorrência disso, nos proporciona estar entre as melhores polícias do país”.
O secretário estadual da Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou que “este mês de agosto é dedicado as comemorações do aniversário dos 169 anos da Polícia Militar e este reconhecimento da Assembleia legislativa é muito importante para nós que somos policiais Militares. Um momento de reconhecimento, de emoção e agradecimento por parte da sociedade. Nós somos considerados como a melhor Polícia Militar do país pela qualidade dos nossos militares”.
O secretário de estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Santin Roveda, afirmou que “é importantíssimo ressaltar o trabalho da Polícia Militar que há mais de 100 anos deixa claro que o compromisso de cada integrante é com a população do nosso estado. Como secretário de Direitos Humanos, quero aqui ressaltar que os direitos humanos na homenagem de hoje é reconhecer a importância, a força, a robustez e a seriedade que tem cada policial militar do estado do Paraná que trabalha com coerência, com humanização e que desempenha sua função de forma digna, doando a sua vida diariamente para cada um de nós”.
Homenagens Policiais militares que se destacaram em diversos momentos da vida dos cidadãos do estado, com atuações heroicas, bem como PMs que perderam a vida durante o cumprimento do dever, foram homenageados com Menções Honrosas, na solenidade que aconteceu no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio com a presença de policiais de todos os setores da corporação, assim como familiares e amigos. Como parte das comemorações dos seus 169 anos, a Polícia Militar lançou a “Operação 10 de Agosto”, que intensificará o patrulhamento em todo o Estado para reprimir crimes e fortalecer o policiamento preventivo de proximidade. As ações de policiamento envolvem diversas modalidades, com o uso de viaturas, motos, módulos móveis e até aeronaves, com cada unidade atuando em sua área específica.
A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, com mais de um século de vida, também vai comemorar o aniversário da corporação com apresentações em pontos turísticos de Curitiba. Os eventos acontecerão nos dias 12 de agosto, às 10 horas, na Boca Maldita; 13 de agosto, às 15 horas, no Parque Barigui, e no dia 20 de agosto, às 15 horas, no Parque Tingui. Todos os shows são gratuitos. Haverá, ainda, celebrações e solenidades internas da corporação.
No dia 26 de agosto será realizado um passeio motociclístico, com saída 10h30 da Academia Policial Militar Guatupê (BR-277, km 72) e trajeto até o Palácio Iguaçu. No mesmo dia, a partir das 10 horas, também no Palácio Iguaçu, acontece a exposição de carros antigos, com presença de bandas, atrações artísticas e food trucks.
História
A corporação atuou em importantes conflitos para consolidação da Democracia e defesa do país, como a Guerra do Paraguai (1864), Revolução Federalista (1893), Campanha do Contestado (1912) e Revoluções de 1924, 1932 e 1964, se estendendo até os dias de hoje, com ações voltadas ao policiamento comunitário, preservação da ordem pública e proteção do cidadão.
Em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial, foi criada a Polícia Militar do Paraná que surgiu como uma unidade de caçadores. A corporação cresceu e evoluiu, e hoje está voltada aos anseios da comunidade paranaense; garantindo a paz e a proteção da sociedade, fazendo-se presente em todos os 399 municípios do estado. Os batalhões têm sede nos principais centros urbanos, e suas companhias e pelotões estão distribuídos pelas localidades circunvizinhas.
Da criação, em 1854, até os primeiros anos da República, a PMPR usou a cor azul ferrete em seus uniformes. Em 1912 foi adotada a cor cáqui; a qual por tradição identifica o policial militar no Paraná, e permanece em uso até os dias atuais. Os bombeiros sempre usaram os mesmos uniformes da PMPR; acrescentando-se apenas seus respectivos distintivos.
A PMPR tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no estado do Paraná. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros. Por Antônio Dilay - Alep-PR
Governador Ratinho JR participa de encontro e elogia organização do Solidariedade no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) fez questão de participar da Caravana Lidera Mais, movimento organizado pelo Solidariedade Mulher, que tem o objetivo de fomentar a participação feminina na política. O encontro aconteceu no último sábado (05), no Hotel Victoria Villa, em Curitiba e contou com a presença do presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força.
Atualmente, o partido vem sendo conduzido pelo ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal, Luizão Goulart. Para Ratinho Júnior, a condução da sigla no Estado vem se tornando referência, pois demonstra um fortalecimento consistente e equilibrado. “O Solidariedade sob a presidência do deputado Luizão está de parabéns, pois consegue agrupar fortes lideranças do nosso estado, trazendo pautas importantes para o desenvolvimento de políticas públicas”, salientou.
O encontro contou com mais de 100 lideranças femininas que atuam em diversos municípios do Estado. Além disso, sua bancada formada pelos deputados estaduais, Alisson Wandscheer, Samuel Dantas e Marli Paulino também marcou presença no evento. Segundo o presidente nacional, Paulinho da Força, o Paraná é um dos maiores exemplos de organização, tanto que esse foi o primeiro encontro da Caravana Lidera Mais no país. “Estamos muito contentes com a atuação participativa das mulheres aqui no Paraná, o que demonstra um comando extremamente organizado da direção local”, destacou.
Fortalecimento da sigla
Com Luizão como presidente e mais três deputados estaduais, o Solidariedade cresce no Paraná. Além disso, com a incorporação do PROS, o partido ampliou expressivamente o número de agentes políticos que ocupam cargos eletivos no Paraná. São 128 vereadores, 6 prefeitos e 4 vice-prefeitos. Segundo o presidente, a intenção é de fortalecer ainda mais a sigla no Paraná e buscar candidaturas viáveis no maior número de municípios possível. “Temos um time muito bom, que vem convergindo nas ideias e por isso temos que ter muita cautela e critério para escolher quem iremos trazer ao partido, pois não podemos desconstruir esse bom projeto que estamos organizando no Estado”, salientou.
SERVIÇO DISTRITAL DE SÃO MARCOS
KELLY CRISTINA FERNANDES DE CARVALHO
AGENTE DELEGADA INTERINA.
Rodovia BR 376 nº 19.139 – Marginal
São Marcos em São José dos Pinhais-PR.
Fone: (41) 3382-3819
EDITAL DE PROCLAMAS
Faço saber que pretendem casar-se:
MORÔNI LUYAN MICHELISA e STEFANI CAMILE SOUZA PEREIRA
Local: Em Cartório às 11:00 horas.
Data: 23/08/2023
Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.
O referido é verdade e dou Fé.
KELLY CRISTINA FERNANDES DE CARVALHO
AGENTE DELEGADA INTERINA
São José dos Pinhais - PR, 07 de agosto de 2023.
6 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Nova estrutura vai aumentar em 63% a capacidade de descarga diária ferroviária de grãos e farelos nos terminais portuários. A documentação passará agora por análise e ajustes para posterior autorização do início das obras, com cronograma de 20 meses de execução
Estado recebe projeto executivo do Moegão, maior obra do País no setor portuário
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (7) o projeto executivo do Moegão, que vai centralizar as descargas dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá. O investimento do Governo do Estado é de R$ 592 milhões no sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos, conectado aos 11 terminais que integram o Corredor Leste de Exportação, com um ganho de 63% na capacidade de descarga.
O projeto foi elaborado pelo Consórcio Tucumã, formado por quatro empresas, que também será responsável pela execução da obra. A contratação ocorreu de modo integrado via processo licitatório em 2022 e a empresa trabalhou no projeto executivo desde janeiro. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas nos próximos meses, após a análise e ajustes no projeto, com cronograma de 20 meses de execução.
Segundo o governador, trata-se da maior intervenção portuária em andamento no País e que deve garantir um expressivo aumento de eficiência ao Porto de Paranaguá, que já foi eleito por três anos consecutivos o mais eficiente do Brasil. “É a maior obra deste tipo no Brasil e que vai dar mais eficiência ao Porto de Paranaguá, alavancando em 30% a movimentação de cargas e fazendo com que a participação do modal ferroviário chegue a 50%, chegando a um equilíbrio com as rodovias”, afirmou.
A estrutura será instalada em uma área de quase 600 mil metros quadrados, com capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões em três linhas independentes. Na prática, isso significa que o número de vagões descarregados no Porto de Paranaguá passará dos atuais 550 para 900 por dia.
Ratinho Junior lembrou ainda que a obra faz parte de um planejamento de longo prazo que leva em conta a grande capacidade produtiva da agroindústria paranaense, que alcançou em 2023 a maior safra de soja da história, e o seu potenci-
al de crescimento. No primeiro semestre de 2023, por exemplo, o Corredor Leste registrou a maior movimentação de cargas em 50 anos de história.
“O Paraná tem batido recordes seguidos na produção de grãos e de proteína animal, e o Porto de Paranaguá precisa acompanhar esse crescimento tanto em capacidade quanto em velocidade”, acrescentou.
Além do ganho em eficiência, o Moegão também deve gerar uma economia de 30% nos custos de transporte, além de diminuir os impactos ambientais, com a redução de 73% na emissão de CO2. “O Paraná já foi reconhecido por dois anos seguidos como o estado mais sustentável do Brasil, então todos os nossos projetos de infraestrutura têm a sustentabilidade como um aspecto a ser observado”, concluiu o governador.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, enfatizou que o Moegão é o maior projeto estrutural contratado pelo Governo do Paraná em 2023. “É mais de meio bilhão de reais em investimento para atender o modal ferroviário, mas também o rodoviário, pois haverá reestrutura-
ção do terminal, o que é importante para a logística do Porto de Paranaguá, mas também para a população da cidade”, declarou. Na avaliação do prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, além dos ganhos diretos proporcionados pela obra, ela também se reflete no desenvolvimento econômico da cidade. "São quase R$ 600 milhões em investimentos, que vão gerar empregos e renda para a população durante a obra, e que devem permitir um aumento de R$ 25 milhões aos cofres municipais com a arrecadação de impostos e que serão usados para o desenvolvimento de Paranaguá", comentou o gestor municipal.
CARGA FERROVIÁRIA
Das 58,4 milhões de toneladas de cargas movimentadas pelos Portos do Paraná no ano passado, 20,95% ocorreram através de ferrovias. Após a conclusão do Moegão, a expectativa é de que mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá, ampliando para 50% a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que passam pelo porto.
Na avaliação do diretor-presidente da
Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o moegão faz parte de um planejamento maior de Estado que leva em conta todas as etapas de infraestrutura e logística. “É uma obra importante para que o porto se capacite para o futuro visando uma operação ferroviária adequada. O Paraná está na vanguarda por olhar ferrovias, rodovias e portos ao mesmo tempo, desenvolvendo-os de maneira integrada”, disse.
Outro benefício do projeto destacado por Garcia é o impacto direto no fluxo das rodovias, em especial a BR-277, que não terá uma ampliação expressiva do tráfego de caminhões. “Nós movimentamos quase 60 milhões de toneladas em cargas em 2022 e neste ano devemos atingir novamente esta marca, e é inconcebível pensarmos em ampliar para 70 ou 80 milhões de toneladas sem uma participação ferroviária mais efetiva”, afirmou.
A população de Paranaguá também será diretamente beneficiada, segundo o representante da Portos do Paraná, pela redução drástica nos cruzamentos entre as vias urbanas e linha férrea. A mudança
deverá se refletir em menores tempos de deslocamento e também em menos riscos de acidentes. “Hoje, o trem corta 16 vias apenas no lado Leste do porto. Com a obra entregue, serão apenas cinco vias e sem a necessidade de fazer nenhuma manobra. Isso faz com que não só o porto ganhe, mas também a cidade”, concluiu o diretor-presidente.
NOVA FERROESTE
Além da demanda atual, a expansão da área de descarga ferroviária também leva em conta o projeto da Nova Ferroeste, que vai ampliar o traçado da atual Ferroeste, que opera no trecho entre Cascavel e Guarapuava. A estrada de ferro vai ligar Maracaju (MS) à Paranaguá e terá 1.567 quilômetros de extensão, com ramais também saindo de Cascavel a Foz do Iguaçu e Chapecó (SC).
De acordo com o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Fagundes, a construção do Moegão é fundamental para o sucesso da nova estrada de ferro. “O esforço é fazer com que as cargas transportadas por trem representem 60% da movimentação no Porto de Paranaguá, o que só vai ocorrer com uma boa integração entre os dois modais”, afirmou. “Uma boa ferrovia sem um bom porto não existe, da mesma maneira que um bom porto sem uma ferrovia também não existe, porque é preciso saber conectar os dois modais”, acrescentou.
PRESENÇAS Participaram da solenidade os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; do Turismo, Marcio Nunes; e da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti; o chefe da Capitania dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo; o deputado federal Stephanes Júnior; o deputado estadual Soldado Adriano José; e outras autoridades.
7 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Vereadores aprovam isenção de taxa a corredores de rua que sejam doadores de sangue
Os corredores de rua que sejam doadores de sangue estarão isentos de taxa de inscrição para eventos realizados em São José dos Pinhais. O Projeto de Lei nº 794/2023, do vereador Michel (PSD), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, em 2º turno, na 45ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (3). Agora, o PL segue para sanção do Poder Executivo.
De acordo com o primeiro parágrafo do Artigo lº do PL, a isenção fica condicionada à comprovação de duas doações, se mulher, e três doações, se homem, dentro de período de doze meses anterior à data da realização da corrida de rua.
"Os procedimentos para apresentação de documentação comprobatória das doações de sangue referenciadas nesta Lei ficarão a critério da entidade ou órgão organizador da corrida de rua", diz o documento.
Ciclovias
Também em 2º turno, foi aprovado o Projeto de Lei nº 779/2023, dos vereadores Juliano Martins (PSC) e Alex Purkote (licenciado), que determina nova regra para implantação de ciclovias ou ciclofaixa no município.
"As novas ciclovias que forem implantadas no município de São José dos Pinhais deve-
Mesa diretiva na 45ª Sessão Ordinária. Foto: CMSJP/Divulgação
rão possuir sinalização de Faixa Compartilhada para uso de treinos de Corrida de Rua pelos Munícipes e as já existentes deverão receber a Pintura adequada pelo setor responsável", diz o PL, que teve aprovação unânime da Casa.
Calendário
Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram também o Projeto de Lei nº 797/ 2023, do vereador Paulinho Maradona (PSD), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município a Festa em Louvor a Santo Antônio da Paróquia Santo Antônio na Colônia Rio Grande.
Sanepar inclui Toledo no Circuito de Corridas de Ruas; prova será no dia 8 de outubro
Evento comemora os 60 anos da Companhia e promove prática esportiva para a melhoria da qualidade de vida. A adesão para as provas tem custo de R$ 39,90, mais taxa de serviço, e os primeiros mil inscritos em cada etapa têm direito ao kit premium
Usaram a tribuna os vereadores: Professor Abelino (Cidadania), e Sinésio (Avante).
Os vereadores Prof. Abelino e Zé Vieira entregaram o Diploma de Votos de Louvor e Reconhecimento ao GERAR (3), uma instituição que aproxima jovens do mercado de trabalho, direcionando hoje mais de 450 jovens aprendizes.
Transmissão
Hoje, terça-feira (8), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.
Toledo vai sediar uma das etapas do Circuito Estadual de Ruas da Sanepar na região Oeste do Estado. O evento está agendado para 8 de outubro com provas de 5 e 10 quilômetros, além de caminhada e circuito kids.
A adesão para as provas tem custo de R$ 39,90, mais taxa de serviço, e os primeiros mil inscritos em cada etapa têm direito ao kit premium, com camiseta da prova, sacochila e boné. As inscrições podem ser feitas AQUI.
O gerente regional de Toledo, Eduardo Arrosi, diz que eventos de práticas esportivas vão ao encontro do propósito da Sanepar de buscar a saúde e a sustentabilidade para a sociedade. “Temos como missão assegurar serviços de saneamento ambiental de forma sustentável e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social e com a melhoria
da qualidade de vida das pessoas”, destaca.
O Circuito de Corridas de Ruas faz parte das comemorações dos 60 anos da Sanepar e foi inaugurado no Verão Maior Paraná 2022/ 2023 no Litoral do Estado, reunindo mais de 10 mil pessoas. Após o sucesso do evento na orla paranaense, o circuito foi lançado para as demais cidades, com início desta fase com a prova em Foz do Iguaçu, em 9 de julho.
O calendário das provas inclui, no dia 24 de setembro, a cidade de Pato Branco, na região Sudoeste. Em outubro, além de Toledo no dia 8, o circuito ganha as ruas de Londrina (22) e Maringá (29). Cascavel e Guarapuava sediam as etapas de novembro nos dias 12 e 19, respectivamente. As provas em dezembro serão em Ponta Grossa (03), Umuarama (10) e encerram em Curitiba, no dia 17.
8 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Em Curitiba, primeira etapa do Bairro Novo da Caximba avança com 90% das moradias
Greca entrega certificados a 79 servidores de Curitiba pós-graduados pela Prefeitura
Cerca de 90% das moradias da primeira etapa do projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba (PGRC), da Prefeitura de Curitiba, estão em construção, recebendo algum tipo de serviço, seja da fase de fundação, execução dos baldrames, alvenaria ou laje.
O movimento no canteiro de obras evolui dia a dia, com as equipes de trabalho avançando em diferentes quadras, deixando cada vez mais evidente a ampla transformação que vai assegurar dignidade e qualidade de vida para a comunidade da Vila 29 de Outubro, área de ocupação irregular na Caximba.
Das 752 casas desta primeira etapa, 668 estão recebendo algum tipo de intervenção, sendo que em 200 delas os serviços de alvenaria estão na fase adiantada. Para melhor aproveitamento da área, as unidades habitacionais são distribuídas em sobrados, que já revelam sua forma e arquitetura.
Doze lajes foram erguidas, somando 1.303,56 m2 de construção, e neste mês de agosto serão outras 12 lajes, somando 2.607,12 m² de estruturas que fazem a interface entre os dois pavimentos dos sobrados em execução.
Para setembro, a previsão é de que outras 15 lajes sejam erguidas, elevando para mais de 4,2 mil m² de placas de concreto armado os sobrados.
RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
"Estamos focados na maior intervenção socioambiental recente de Curitiba. Esforços e recursos estão direcionados para avanços contínuos, buscando simultaneamente a entrega de novas moradias e a recuperação da área ambiental degradada pela ocupação irregular na região." diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Cada unidade habitacional terá em média 50 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, acesso individual para a rua, em soluções construtivas inovadoras e sustentáveis. Todas estão sendo construídas com sistema de energia solar on grid (conectado à rede da Copel, com compensação de energia gerada como crédito
na conta de luz) e reservatório para captação e reuso de água da chuva.
As casas serão os novos lares para 1.147 famílias que hoje ocupam a Área de Preservação Ambiental (APP) do Rio Barigui. Outras 546 terão seus domicílios regularizados. No total, 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro serão contempladas com o projeto.
As obras são coordenadas pela Secretaria pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) na área ambiental e de obras e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), na área social.
FRENTES DE OBRA
Além da construção dos sobrados, outras frentes de serviços seguem em andamento no Bairro Novo da Caximba, entre elas os processos de fundação em novas quadras, com preparação de platôs e a concretagem das estacas nos terrenos onde mais unidades habitacionais serão construídas.
Nos próximos dias terão início os serviços de drenagem na Vila 29 de Outubro, trabalhos fundamentais para preparar a área que futuramente receberá as águas pluviais captadas no loteamento. Também na Vila 29 de
Outubro segue em execução a construção da estação elevatória de esgoto da Sanepar que vai coletar o esgoto das famílias beneficiadas pelo projeto e bombear para outra estação elevatória no Rio Bonito, que encaminhará os resíduos para uma estação de tratamento.
Há poucos metros de distância do novo loteamento seguem as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Joana Raksa, que vai receber novas salas de aula e espaços de educação para expandir e oferecer vagas na região. A expansão da escola integra o PGRC.
NOVA FASE
Estão em fase de contratação as obras para a construção de outras 233 unidades habitacionais, sete unidades comerciais e a regularização fundiária da área já urbanizada, que não vai ser reassentada. A empreiteira dessa próxima etapa do projeto deve receber autorização para início dos trabalhos nas próximas semanas.
“Estamos construindo uma nova perspectiva de vida para uma comunidade inteira, com dignidade e respeito à natureza”, diz o arquiteto Mauro Magnabosco, coordenador do projeto Bairro Novo da Caximba pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Ur-
bano de Curitiba (Ippuc).
PROJETO
O PGRC também contempla serviços de pavimentação das novas vias que serão criadas no loteamento, redes de energia, água e saneamento, paisagismo e iluminação pública em LED.
As obras do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba têm o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O objetivo é reassentar 1.147 famílias e regularizar os domicílios de outras 546, organizando o território e permitindo a recuperação da área de preservação permanente da bacia do Rio Barigui. Além das casas e da reurbanização, novos equipamentos de saúde, educação e assistência social.
ASFALTO NOVO
Paralelamente às intervenções do projeto, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena outras obras de infraestrutura na região. São ações do Programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária em execução em vias da Regional Tatuquara. Equipes trabalham na reciclagem de 1.322 metros de pavimento em seis ruas: Francisco Sarot, Camilo Bueno, Heitor Ferreira, João Sarot e Jorge Tortato.
Para marcar os esforços da Prefeitura na capacitação contínua de seus servidores, o prefeito Rafael Greca entregou, nesta sexta-feira (4/8), 79 certificados da conclusão dos três cursos de pós-graduação ofertados pela Escola de Administração Pública (EAP), do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
A cerimônia, no Salão de Atos do Parque Barigui, condecorou profissionais que atuam em todas as secretarias do município e concluíram as especializações em Gestão de Cidades Inteligentes, Governança e Políticas Públicas e Especialização em Administração Pública.
“Neste salão, vejo que o rosto da esperança se materializa no rosto de vocês. A esperança de uma cidade cada vez mais inovadora, inteligente e com a melhor gestão pública. Em Curitiba, somos servidores cada vez mais qualificados, apontados como exemplo de gestão. Cada um de vocês me ajuda, diariamente, a fazer desta a melhor Prefeitura do Brasil”, destacou Greca.
NOTA MÁXIMA DO MEC
A Escola de Administração Pública do Imap foi criada na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, em 1994, para promover a formação e pesquisa para o desenvolvimento da Administração Pública, da cidade e dos cidadãos.
Em 2022, a EAP recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC), na avaliação da Comissão de Avaliação da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A escola municipal curitibana conquistou a Nota 5 para ofertar cursos de especializações presenciais na área da Administração Pública.
Desde 2017, a EAP já pós graduou 241 servidores. Em breve, vai aumentar, pois 138 estão cursando os programas de pós e nesta quinta-feira (3/8), outros 90 foram selecionados para as novas turmas, com início em setembro, totalizando 469 estudantes.
“Esses números nos mostram que o Imap vem deixando um legado da gestão do prefeito Rafael Greca, com servidores cada vez mais comprometidos e capacitados para atender aos curitibanos”, destacou o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.
PANDEMIA
Receberam os certificados 29 servidores da terceira turma da Especialização em Administração Pública; 32 da primeira turma da Especialização de Gestão de Cidades Inteligentes; e 18 da primeira turma de Governança e Políticas Públicas.
Os estudantes formados superaram as adversidades das adaptações necessárias para o início do curso, durante a pandemia, com aulas virtuais. As aulas presenciais foram iniciadas em abril de 2022.
“Via meus filhos estudando em casa durante a pandemia e me inspirei a voltar a estudar também. Aprendi muito com colegas de outras secretarias e de diferentes cargos”, disse a auxiliar de serviço escolar da Secretaria Municipal da Educação (SME) Simone Astrait Fernandes, pós-graduada em Governança e Políticas Públicas.
DESTAQUES
Durante a cerimônia, o prefeito Rafael Greca congratulou, com flores, a aluna com melhor desempenho acadêmico entre as três turmas: Patricia Rosi Bozza, gerente na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). “É um curso de altíssima qualidade, aprendi muito sobre ecossistemas de inovação, intersetorialidade”, disse a servidora do município há 31 anos, formada em Cidades Inteligentes.
Também foram homenageados os servidores com os melhores desempenhos em cada uma das especializações: Elaine Rodrigues Leal, Marcelo Couto de Cristo e Cristina Ton Ribas Nunes, da pós em Administração Pública; Patrícia Rosi Bozza, Larissa Scariante e Tane Silvana Sumi Forgati, de Gestão de Cidades Inteligentes; Adriana Brum; Luiz Miguel de Carcova Gutierrez e Adriana Christiane Baduy Zanchet, de Governança e Políticas Públicas.
PRESENÇAS
Também compuseram a mesa da cerimônia de entrega dos certificados a deputada estadual Marcia Huçulak; os vereadores Mauro Bobato, Oscalino do Povo e Rodrigo Reis; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; a diretora da Escola de Administração Pública, Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas; professores dos três cursos, convidados e familiares dos formandos.
9 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição: 5766 |
Fejacan
Festival Jacarezinhense da Canção acontece nos dias 10 e 11 de novembro
Estão abertas até o dia 20 de agosto as inscrições para a 17ª edição do Fejacan – Festival Jacarezinhense da Canção. O evento promovido pelo Sesc PR e pela Prefeitura de Jacarezinho será realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no Sesc Jacarezinho.
Cantores, intérpretes, instrumentistas e compositores de todo o Brasil, maiores de 18 anos, podem submeter para análise até três músicas, de caráter popular ou erudito, em língua portuguesa ou em idiomas indígenas, e que não tenham sido apresentadas em edições anteriores do Fejacan.
Os trabalhos inscritos serão avaliados em conceito, qualidade e execução das obras, formato, linguagem, relevância artística, singularidade e inovação por uma comissão que selecionará até 26 músicas inéditas para apresentação no palco do evento. O resultado com a seleção será publicado no site do Sesc PR a partir do dia 13 de setembro.
Os artistas receberão remuneração de acordo com o número de músicas que foram selecionadas e com a distância da cidade de residência dos músicos até Jacarezinho. Os valores das remunerações variam de R$ 2.650 R$ 6.550.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente online por formulário disponível pelo site https:// www.sescpr.com.br/edital/edital-de-selecao-fejacan-2023/. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sac.jacarezinho@sescpr.com.br.
Informações para a imprensa
Isabela Mattiolli
isabela.mattiolli@sescpr.com.br
(41) 3304-2020 | 99677-4779 (WhatsApp)
Marcelo Falcão anuncia show no Teatro Positivo, em Curitiba
Para celebrar esse momento especial da sua carreira, o artista irá presentear os fãs da capital paranaense, com as novas canções e os grandes hits das mais de três décadas dedicadas à música
Com a agenda de shows movimentada, lançamento de novas músicas e arrastando multidões de fãs em suas apresentações, Marcelo Falcão, um dos maiores nomes da música brasileira confirma show em Curitiba para o dia 22 de outubro, domingo, às 20 horas, no Teatro Positivo. Para o reencontro com fãs, Falcão traz grandes sucessos dos seus 33 anos de carreira, fazendo um passeio por canções do álbum solo “Viver”, os grandes hits da trajetória de 25 anos em que liderou “O Rappa” e presenteia o público com os novos lançamentos. Os ingressos para o show de Curitiba já estão à venda pelo Disk Ingressos. Com sua voz marcante, estilo musical autêntico e letras que expressam críticas sociais e trazem reflexões sobre a realidade brasileira e da vida, Marcelo Falcão conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória, sendo reconhecido por seu estilo musical envolvente, que mescla o melhor do rock, reggae, soul e pop.
Para os fãs da capital paranaense, o reencontro promete ser de muita emoção e de celebrar esse momento especial na vida do artista, curtindo as músicas do novo trabalho “Voar, flutuar”, “Hoje eu decidi” e “Mais leve que o ar”, além dos sucessos mais marcantes de sua trajetória com “O Rappa”, como “Minha alma”, “Pescador de ilusões”, “Anjos” e “Hey Joe”.
Falcão vivencia um ano de muitas novidades, trabalhando na produção do segundo álbum solo, com algumas faixas já anunciadas, como recém-gravada em parceria com Toni Garrido, “Refletir”, composta por ele e seu pai, Ademir Custódio, que instiga as pessoas a refletirem sobre a vida e a se colocarem no lugar dos outros, sem julgar. Sem data definida para lançamento, o novo trabalho contará ainda com participações de Orochi,
L7nnon e Cynthia Luz. E, para o show de Curitiba, a expectativa é ter uma prévia dessas novidades.
O artista está ansioso para o encontro com os fãs, neste show que promete ser um dos destaques do calendário cultural de Curitiba neste ano! Para os fãs, será uma oportunidade única de ver o artista ao vivo e celebrar os memoráveis sucessos e os novos hits de Marcelo Falcão!
Serviço: Marcelo Falcão em Curitiba
Data: 22 outubro de 2023 (domingo)
Local: Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300Campo Comprido, Curitiba.
Horário: Abertura do teatro: 19h / Início: 20h
Classificação etária: 18 anos
Realização: Dumas Produções Ingressos: a partir de R$ 120,00 a meia-entrada do Lote 1 do Setor Superior Direito e Esquerdo + taxa administrativa.
Venda: https:/ www.diskingressos.com.br/evento/5189/22-10-2023/pr/curitiba/ marcelo-falcao
Ponto de venda: Disk Ingressos
Ingressos: www.diskingressos.com.br
Informações: @evidenciacomunicacao
10 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 |
Músicos de todo o país têm até o dia 20 de agosto para se inscrever para o edital de seleção do
Uma homenagem a Rita Lee por Beto Lee (in concert) chega em Curitiba
Desde que nasceu, Beto Lee foi embalado pela mente criativa da mãe, Rita Lee, e do pai, Roberto de Carvalho. Ele foi testemunha da criação de hits que moldaram – e mudaram – o pop/ rock brasileiro. Beto cresceu, apareceu e acabou se tornando parte da banda de Rita. Agora, o músico passeia por sucessos da Rainha do Rock com seu novo show “Uma homenagem a Rita Lee por Beto Lee in concert”, todo dedicado a Rita, com um repertório contagiante da big mamma roqueira, que chega em Curitiba. O espetáculo será no dia 12 de agosto (sábado), no palco do Teatro Guaíra, às 21h15.
“Saúde”, “Lança Perfume”, “Ovelha Negra”, “Ando Meio Desligado”, “Agora Só Falta Você”, “On The Rocks”, “Mania de Você” e “Banho de Espuma” estão no set list do show, que conta com outros hits da enorme lista de sucessos de Rita Lee. O único grande obstáculo que Beto teve foi o de escolher apenas alguns entre tantos clássicos.
Mais do que simplesmente cantar e tocar Rita, Beto Lee tem Rita e Rock no sangue. E, mais do que ninguém, tem know how e muito background para que o rock da Rita role nos palcos novamente.
Aposentada dos shows desde a apoteótica apresentação do aniversário de São Paulo em 2013, a roqueira maior conquistou uma nova geração de fãs desde então. Sedentos por um show com tantas canções que marcaram, marcam e marcarão a vida de tanta gente. A proposta de Beto é justamente essa: não é um tributo. É uma celebração. É um show. Um showzaço!
Trazendo Lee Marcucci no baixo, exTutti-Frutti, que acompanhou Rita Lee & Roberto de Carvalho em diversos espetáculos, a banda tem também Beto Lee (voz e guitarra), Debora Reis (vocais), Danilo Santana (teclado), Edu Salvitti (bateria) e Rogerio Salmeron (guitarra), todos artistas que já passaram pela escola Rita Lee e participaram durante anos de shows da Rainha. A celebração contará, ainda, com a convidada super especial: Fernanda Abreu interpretando vários sucessos da Rita Lee.
“É com enorme prazer que eu irei celebrar a vida e obra da minha mãe. Uma tarefa nada fácil, afinal são décadas de muita história e de muita música! Mas sinto que tudo tem a hora certa para acontecer. E estou pronto para encarar esse projeto como ele merece, afinal, essas músicas sempre serão parte de mim também, da minha educação como músico e, claro, como pessoa! Pois é, são dezenas de hits, desde os anos 60 até o encontro dela com meu pai, Roberto de Carvalho. Além dos três filhos, eles pariram sucessos que embalaram (e embalam) gerações. Será maravilhoso poder tocar todos os maiores sucessos deles, com prazer, orgulho e respeito”, declara Beto Lee.
Bênção de Mãe: “Estava eu lá, na doce vidinha no mato cercada de bichos e plantas, quando meu filho Beto telefona pedindo minha bênção para montar um show com hits dos meus 50 anos de estrada musical. Pensando bem, ninguém teria melhor background para tal projeto, uma
vez que ele tocou comigo por treze anos e sabe como ninguém como era conviver com seus pais dentro e fora do palco. Além de pilotar a guitarra com maestria e conhecer todos os arranjos originais. Na mesma hora, lembrei do Beto com seus cinco anos se desvencilhando dos seguranças e invadindo o palco do Maracanãzinho com sua guitarrinha de plástico fazendo a coreografia 'duck walk' de Chuck Berry. Deusbençoe, Beto”, disse Rita Lee.
Sobre Beto Lee
Beto Lee começou a tocar guitarra aos 10 anos e aos 15 montou sua primeira banda. É reconhecido entre os melhores guitarristas de sua geração e possui três discos lançados, sendo que o último, "Celebração & Sacrifício", ganhou o Grammy Latino 2012 de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.
Como convidado, tocou durante mais de 10 anos com Rita Lee e participou dos shows do Barão Vermelho, Capital Inicial, Andreas Kisser, Cachorro Grande, Jota Quest, Liminha, Velhas Virgens, Magazine, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Roberto Carlos.
Apresentou a série "Que Rock É Esse?" sobre a história do pop/rock brasileiro; o Programa "Geléia do Rock" que teve 3 temporadas e as 8 temporadas do programa “Experimente”, todos eles pelo canal Multishow, da Globosat.
Também apresentou, ao vivo, diversas edições do Prêmio Multishow e dos festivais SWU, Lollapalooza e Rock in Rio.
Além disso, o artista já assinou com a mãe parcerias musicais como “Rebeldade” e “Vira-Lata de Raça”, esta última gravada por Ney Matogrosso. Beto também gravou em discos de Rita Lee, Supla, Otto e Titãs. Desde 2016 integra a banda Titãs.
Ficha técnica
Direção do show: Otávio Juliano
Design de vídeo/ cenário:
Luciana Ferraz
Empresária: Silvia Venna
Produção Geral & Tour Manager: Grupo Tacatinta
Serviço
Local: R. XV de Novembro, 971 -
Centro, Curitiba - PR
Data do evento: 12 de agosto de 2023 (sábado)
Horário (abertura): 20h15
Horário (início): 21h15
Vendas de ingressos: https:// www.diskingressos.com.br/evento/4823/ 12-08-2023/pr/curitiba/uma-homenagema-rita-lee-por-beto-lee-e-fernanda-abreu
Assessoria de Imprensa
Beto Lee/ Uma homenagem a Rita Lee por Beto Lee (in concert)
Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br
Ana Paula Aschenbach | anapaula@perfexx.com.br
Tânia Barbato | tania@perfexx.com.br
Gabriela Carvalhal | gabriela@perfexx.com.br
Ana Prado | aprado@perfexx.com.br
Heitor Ribeiro | heitor@perfexx.com.br
Laura Dias | laura@perfexx.com.br
11 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição 5766 |
Confira as ações da Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais em alusão ao Agosto Lilás
SAÚDE: Confira o atendimento dos horários estendidos das UBS’s para o mês de Agosto
Sabendo da importância do assunto e da necessidade de conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) de São José dos Pinhais se engaja na campanha nacional Agosto Lilás. A partir desta quartafeira (9), serão realizados aulões em diferentes regiões do município.
Segundo a pasta, além de promover a saúde física, a iniciativa busca criar um ambiente de educação social e sensibilização, utilizando o esporte como meio de difusão de valores e informação.
Os aulões serão realizados por meio do Programa de Ginástica Aeróbica e Ritmos (PGAR) e do Programa Maturidade Ativa (PMA). A coordenação do PGAR fica a cargo do professor Luiz Marcelo da Silva, enquanto a professora Mônica Carvalho é responsável pelo PMA.
“Os aulões contarão com a presença de alunos inscritos nos programas, bem como convidados, todos reunidos para vivenciar momentos de exercício físico e conscientização”, afirma Luiz Marcelo.
As atividades planejadas incluem a prática de exercícios, decoração alusiva ao Agosto Lilás e o uso de camisetas roxas como forma de expressar apoio à causa. Além disso, os aulões se tornam um espaço de orientação, em que são abordados temas relacionados à violência contra a mulher, seus impactos e como enfrentá-la.
Para Luiz Marcelo, a relevância da participação da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) nessa campanha é evidente, pois as mulheres inscritas nos programas, principalmente no PGAR, constituem uma parte significativa dos participantes da SEMEL, formando um importante canal de comunicação com outras mulheres da comunidade.
“Além de promover a saúde física e mental por meio do exercício, os programas da SEMEL também abordam questões sociais por meio de diversos temas, tornando-se uma plataforma ideal para a conscientização sobre a violência contra a mulher, conforme proposto pela campanha Agosto Lilás”, enfatiza o professor.
SETRAB: confira as ações de emprego que serão realizadas nesta quarta-feira (09)
Confira a programação dos aulões que serão realizados durante o mês de agosto
A Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais, com o intuito de promover melhorias no atendimento à população, utiliza a estratégia de ampliação no horário do atendimento de algumas das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Atualmente são cinco (05) UBS’s que atendem nesse sistema. O horário estendido funciona das 7h às 19h, alternando os sábados, um sim e o outro não, oferecendo à população, não somente o atendimento médico, mas também odontológico e aplicação de vacinas.
A realidade do município hoje é contemplada, além da UBS Guatupê, com as UBS’s Veneza, Parque da Fonte, São Marcos e Afonso Pena com horário estendido, que atendendo a população de forma diferenciada, ainda reflete na diminuição da demanda das unidades de urgência e emergência (UPA Afonso Pena e UPA Rui Barbosa), permitindo o acesso às Unidades Básicas de Saúde, que representam a Atenção Primária à Saúde, porta de entrada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretaria de Saúde informa ainda que o objetivo da gestão é ter pelo menos 10 (dez) UBS’S com esse horário diferenciado.
Neste mês de agosto nos sábados dos dias 05 e 19 estarão em atendimento as UBS’s Guatupê / Afonso Pena / São Marcos, das 7h às 19h, já nos sábados dos dias 12 e 26, as Unidades Básicas de Saúde Parque da Fonte e Veneza.
Confira na imagem em destaque, como fica o atendimento completo dos horários estendidos, incluindo atendimentos aos sábados, para este mês de agosto.
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) realizará, nesta quarta-feira (09), duas ações para quem está em busca de um emprego.
MUTIRÃO
DA JUVENTUDE:
Com a presença de cinco empresas ofertando mais de 200 vagas para jovens de 18 a 30 anos, a ação ocorrerá a partir das 9h no SINE, localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 9.240 – Centro.
SINE NOS BAIRROS:
Com mais de 600 vagas, o SINE nos Bairros será realizado das 9h às 16h na Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda (AMARB), localizada na Rua Capitão Jonas Pereira de Almeida, nº 129 – São Sebastião. Os interessados devem comparecer munidos de RG, CPF, carteira de trabalho e currículo.
12 | Terça-feira, 8 de Agosto de 2023 | Edição: 5766 |