08/07/2023

Page 1

Ratinho Junior afirma que reforma tributária é um avanço para o Brasil

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta sexta-feira (07) que a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados representa um grande avanço para o Brasil. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que unifica impostos sobre o consumo foi aprovada em dois turnos na madrugada desta sexta-feira (7) e agora segue para a apreciação do Senado.

Inaugurada sede própria da

Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais

Na manhã desta sexta-feira (07) a administração pública de São José promoveu a inauguração da sede própria da Secretaria Municipal de Saúde.

A solenidade que reuniu diversas autoridades, servidores da pasta e população, apresentou dois momentos de destaque, um pelo fato de que historicamente a Saúde nunca teve uma sede própria, ou seja, sempre foi instalada em prédios alugados, e desta vez ainda se conseguiu alocar o Departamento de Vigilância Sanitária junto a estrutura da Secretaria.

“É com muita alegria que inauguramos este espaço, o qual leva o nome de uma pessoa que foi muito especial no convívio da maioria dos presentes, mas principalmente na gestão dos serviços de saúde de São José dos Pinhais, agradeço o trabalho e esforço dos nossos servidores da Saúde, os quais têm meu maior respeito”, disse a prefeita Nina Singer.

Na presença de ministros, Greca defende mais recursos às cidades

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, defendeu amplo suporte de recursos do governo federal às cidades brasileiras, ao discursar na plenária Estadual de discussão e participação popular do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele estava ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e dos ministros de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo. “O Brasil é feito a partir das cidades brasileiras, que são a máquina da igualdade social”, afirmou o prefeito curitibano, ao saudar os representantes dos movimentos sociais que lotaram o plenário.

“Há muito tempo o País esperava avançar na modernização tributária, o que em países do primeiro mundo já foi feito há décadas. O Brasil tem uma legislação extremamente complexa, que traz dificuldades aos empresários, comerciantes e à população de um modo geral”, disse Ratinho Junior. “A reforma tributária é, acima de tudo, uma vitória da sociedade, que vai ter um sistema mais moderno e com mais transparência. Ela melhora a fiscalização e permite que o setor produtivo, que gera empregos, tenha uma vida tributária mais facilitada”. Ratinho Junior destacou também a adaptação do texto que foi à votação, que permitiu uma composição mais igualitária do Conselho Federativo. O órgão será formado por representantes dos estados e municípios e será responsável por administrar a arrecadação do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que deverá unir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), atualmente direcionado aos estados, e Imposto sobre Serviços (ISS), destinado aos municípios. No início da semana, governadores dos estados que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reuniram com suas bancadas federais para buscar um acordo sobre o novo órgão. A proposta defendida pelos estados do Sul e Sudeste, em especial Paraná, Santa Catarina e São Paulo, era que o conselho refletisse o real peso dos estados, levando em conta a proporcionalidade de suas populações.

“Esse foi um avanço gigante na votação de ontem para que não existam diferenças regionais na composição do Conselho, e mostrou a maturidade do Congresso, dos deputados e governadores por conseguirem achar pontos de equilíbrio entre todas as regiões”, salientou o governador. “Nenhuma região quer se sobrepor à outra ou ter mais força. O que queremos é que todos tenham um grau de igualdade, que os estados tenham esse equilíbrio que é tão importante para tomar as decisões para o País”.

Eleitos representantes no 1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais

Foi realizado nesta quarta-feira (5), o 1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais, na Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve como objetivo eleger entidades e representantes não governamentais para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais – Gestão 2023/2025. O evento reuniu cerca de 100 pessoas no auditório, entre membros da sociedade civil organizada e agentes governamentais.

Página 8

Modernização tributária

O governador Ratinho Júnior ressaltou que a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados representa um grande avanço para o Brasil.“Há muito tempo o País esperava avançar na modernização tributária, o que em países do primeiro mundo já foi feito há décadas. O Brasil tem uma legislação complexa, que traz dificuldades aos empresários, comerciantes e à população de um modo geral”, disse Ratinho Junior.

Página 2

Ano 24 | Nº 5745 | 8 a 10 de Julho de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
Ratinho Junior destacou a adaptação do texto que foi à votação, que permitiu uma composição mais igualitária do Conselho Federativo. Foto: Jonathan Campos/AEN

Governador sanciona lei que transforma colégios agrícolas do Paraná em cooperativas-escola

A rede estadual de ensino conta com 23 colégios agrícolas e florestais em diferentes municípios. Além de incentivar o cooperativismo como atividade de ensino, a nova lei também vai permitir que os colégios comercializem parte da produção.

O governador Carlos Massa Ratinho

Junior sancionou nesta quinta-feira (6) a lei de autoria do Executivo que transforma os colégios agrícolas e florestais do Paraná em cooperativas-escola. A rede estadual de ensino conta com 23 colégios agrícolas e florestais em diferentes municípios, com o ensino profissional voltado para a prática agropecuária.

Além de incentivar o cooperativismo como atividade de ensino, a nova lei também vai permitir que os colégios comercializem parte da produção das fazendas-escola. Nessas instituições de ensino profissional os alunos participam de uma série de atividades de agricultura e pecuária, como a produção de grãos, hortaliças, leites e outros produtos. Eles são consumidos pelos próprios estudantes, mas o excedente não poderia ser comercializado até então.

Cada colégio terá sua própria cooperativa-escola, pessoa jurídica sem fins lucrativos constituída pelos alunos, servidores e professores. O objetivo, segundo a lei, é a cooperação recíproca de seus associados para promover e estimular o desenvolvimento do cooperativismo com finalidade educativa, por meio de atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da instituição de ensino.

Com isso, eles terão mais autonomia nas licitações para a compra de remédios e defensivos, entre outros itens necessários à produção, por exemplo. O dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos também poderá ser reinvestido em melhorias na própria escola. O recurso não pode ser utilizado para o pagamento da folha de funcionários, mas vai permitir a contratação de jovens aprendizes.

“O Paraná concentra as maiores cooperativas agrícolas do Brasil, um modelo econômico que deu muito certo por aqui e fez com que o Estado se tornasse um dos principais produtores de alimentos do País”, afirmou o governador. “Nossos colégios agrícolas, que são referência na formação profissional, terão agora acesso a esse modelo na prática, que além de modernizar e incrementar a produção também vai formar profissionais preparados para trabalhar em locais como esses ou, quem sabe, que possam organizar suas próprias cooperativas”.

SUPERVISÃO O funcionamento das cooperativas-escola será supervisionado pela Secretaria de Estado da Educação. As entidades vão poder estabelecer parcerias com instituições privadas,

com ou sem fins lucrativos, para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, implantação e desenvolvimento de tecnologias, manutenção e melhorias nas estruturas, insumos e incorporação de equipamentos e materiais.

Na prática, a cooperativa-escola será uma pessoa jurídica sem fins lucrativos, constituída de alunos regularmente matriculados na instituição de ensino, professores e entidades vinculadas, que tem como objeto social a cooperação recíproca de seus associados para promover e estimular o desenvolvimento do cooperativismo com finalidade educativa, em benefício dos associados e da instituição de ensino.

Pelo texto, o funcionamento das cooperativas-escolas será restrito à realização de projetos e ações promocionais, educacionais e comunitárias, direcionadas à execução de atividades técnicoprodutivas com objetivos educacionais para vivência de práticas produtivas, de gestão, comercialização e cooperativismo.

A proposta não acarreta aumento de despesa ou mesmo renúncia de receita, e a cooperativa deverá fazer um plano de trabalho com a obrigatoriedade de prestação de contas à Secretaria da Educação, que irá acompanhar, orientar e supervisionar seu funcionamento.

Modernização tributária

O governador Ratinho Júnior ressaltou que a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados representa um grande avanço para o Brasil.“Há muito tempo o País esperava avançar na modernização tributária, o que em países do primeiro mundo já foi feito há décadas. O Brasil tem uma legislação extremamente complexa, que traz dificuldades aos empresários, comerciantes e à população de um modo geral”, disse Ratinho Junior.

Tributação facilitada

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que unifica impostos sobre o consumo foi aprovada em dois turnos na madrugada desta sexta-feira (7) e agora segue para apreciação do Senado. “A reforma tributária é, acima de tudo, uma vitória da sociedade, que vai ter um sistema mais moderno e com mais transparência. Ela melhora a fiscalização e permite que o setor produtivo, que gera empregos, tenha uma vida tributária mais facilitada”.

Regra básica

A reforma busca uma simplificação do sistema tributário brasileiro, com a unificação de diversos tributos, como PIS, COFINS, ICMS e ISS em um imposto sobre bens e serviços e a substituição do IPI por um Imposto Seletivo. Ela também prevê a criação de mecanismos de compensação para Estados e municípios e a revisão das regras de incentivos fiscais e benefícios setoriais.

Contrários

Apenas três deputados do Paraná votaram contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Tributária. Foram contra o projeto o maringaense Sargento Fahur (PSD), o londrinense Filipe Barros (PL) e o cascavelense Nelsinho Padovani (União Brasil). Eles repetiram o voto contrário no segundo turno. Os outros 27 parlamentares que representam o Paraná, incluindo o também maringaense Luiz Nishimori (PSD), foram favoráveis ao texto em primeiro e segundo turno.

Igualdade

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) propôs uma mudança significativa para promover a igualdade no esporte e apoiar a seleção feminina de futebol do Brasil na Copa do Mundo FIFA. Ela protocolou um requerimento solicitando a alteração do horário de expediente dos servidores da Assembleia Legislativa do Paraná durante os jogos do time nacional.

Mais cuidado

A Copel informou que em abril foram registradas cinco ocorrências de drones de pulverização (ou agrícolas) que bateram contra postes, ficaram presas na fiação ou cortaram fios de eletricidade. Os aparelhos voltados para pulverização são robustos e pesados, podendo carregar até 50 quilos de carga. O coordenador da comissão de drones da Copel Distribuição, Vitor Marzarotto, destaca que um drone agrícola, pelas próprias dimensões, exige mais treinamento e capacitação do que o equipamento utilizado para captação de imagens. “É a mesma coisa que você migrar de uma moto para uma carreta”, compara.

Crédito rural

As cooperativas brasileiras captaram, na safra 2022/23, cerca de R$ 27,19 bilhões do crédito rural. As cooperativas paranaenses captaram aproximadamente R$ 8,09 bilhões, o que representa aproximadamente 30% do total captado pelo cooperativismo brasileiro. “Tanto no Brasil quanto no Paraná, a maior parcela do crédito aplicado pelo setor cooperativista foi destinada à industrialização”, destaca Flavio Turra, gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar. Em seguida, vieram as operações de custeio, comercialização e investimento.

Nota Paraná

O sorteio do Programa Nota Paraná do mês de julho será na segunda-feira (10), a partir das 9h30, e terá transmissão ao vivo pelos canais do Instagram e Facebook da Secretaria da Fazenda (Sefa). O Nota Paraná devolve ao contribuinte que coloca CPF na nota parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) pago em compras no comércio e, além disso, realiza sorteios mensais de prêmios aos participantes.

Prêmios

Serão sorteados R$ 5 milhões em prêmios. Os consumidores concorrem a 15 mil prêmios de R$ 50, dez prêmios de R$ 10 mil, um prêmio de R$ 50 mil, um prêmio de R$ 100 mil e um prêmio máximo de R$ 1 milhão. Para se cadastrar no Nota Paraná, basta acessar o site www.notaparana.pr.gov.br, clicar na opção “cadastre-se” e preencher a ficha com dados pessoais.

Assembleia Itinerante

Os deputados estaduais do Paraná voltaram de Paranaguá, local da terceira edição da Assembleia Itinerante, com mais de 150 demandas da população e de entidades do litoral paranaense. A solenidade ocorreu nesta quarta, 5, na 11ª Festa da Tainha. “Só conseguimos melhorar a vida das pessoas se formos até elas, ouvir seus problemas, suas aspirações, compreender suas necessidades. E é isso que fazemos tirando os deputados e a estrutura da Assembleia do Centro Cívico de Curitiba e levando para as diversas regiões do Estado”, discursou Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Sondagem

O instituto Paraná Pesquisas divulgou uma sondagem de opinião pública para saber em quem os eleitores de Cascavel votariam nas eleições municipais de 2024. Na pesquisa espontânea, os dois políticos mais lembrados pelos pesquisados são Leonaldo Paranhos (PSC) com 16,7%, atual prefeito de Cascavel que não poderá concorrer porque já é reeleito em mandatos consecutivos e o ex-prefeito Edgar Bueno (PDT), com 7,2% das intenções de votos.

Armas de fogo

Levantamento do Instituto Igarapé aponta que o número de registros ativos de armas de fogo por pessoas físicas cresceu 129% no Paraná, entre 2018 e 2022. Com o crescimento expressivo os Estados com mais registros são o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, o Paraná ficou em 5º lugar no ranking. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650

Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação:

e-mail: lustosa18@gmail.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal

Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

2 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
3 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
4 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

População pode acompanhar reuniões de Comitês de Bacias Hidrográficas na terça-feira

Audiências estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva.

Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado se reúnem na próxima terça-feira (11) para deliberar assuntos relativos à gestão da água no Paraná. Às 9 horas, o CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 volta a se encontrar para a 2ª reunião extraordinária do ano. Já às 14 horas ocorre a 4ª reunião extraordinária do CBH Rio Piquiri e do Paraná 2. Os debates se darão por meio de videoconferência e podem ser acompanhados pela população por meio da página dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná no YouTube.

As audiências estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e são compostos por representantes usuários da água, da sociedade civil e do poder público.

Na pauta do Baixo Iguaçu e Paraná 1 estão a posse de novos representantes;

aprovação da minuta da ata da 12ª Reunião Ordinária; apresentação e votação da identidade visual do comitê; além da Seleção dos representantes para o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), entre os dias 21 e 25 de agosto, em Natal (RN).

A reunião pode ser acompanhada pelo link https://www.youtube.com/ live/AHloXbKIuSM?feature=share.

O colegiado do Rio Piquiri e Paraná 2, por sua vez, vai deliberar e votar a nova logo do comitê, com transmissão pelo link https://youtube.com/live/ LbDc_MB6zlo?feature=share.

O escopo de atuação do CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km², que engloba total ou parcialmente 53 municípios. É composto por representantes do Poder Público, sociedade civil e usuários de água, com o propósito de promover a gestão das políticas públicas relacionadas ao uso correto dos recursos hídricos.

O Comitê dos Rios Piquiri e Paraná 2 representa a Região Oeste do Paraná.

A Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri é a terceira maior em área física do Estado. Apresenta uma área total de 24.731 km².

O Rio Piquiri atravessa toda extensão da bacia, desaguando no Rio Paraná. A Bacia Hidrográfica do Paraná II possui a área de 2.825 km².

COMITÊS Os comitês são órgão colegiados instituídos pelo Decreto Estadual nº 8.859, de 4 de setembro de 2013. Eles possuem atribuições normativas, deliberativas e consultivas e são vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR).

O Paraná possui 11 Comitês de Bacias Hidrográficas. A finalidade é contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação e garantir o controle social da Gestão dos Recursos Hídricos, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/ 1999 e Decreto Estadual nº 9130/2010.

A transmissão online das reuniões dá oportunidade ao envolvimento e compreensão da sociedade civil acerca das decisões sobre os usos da água nas bacias hidrográficas do nosso Paraná, o que garante tanto quantidade como qualidade hídrica para a população.

5 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Primeiro Censo Demográfico para contabilizar os habitantes brasileiros foi concluído em 1872. Neste intervalo, o número de moradores do Estado teve um crescimento quatro vezes mais rápido do que a média nacional, passando do 17º para o 5º ente federativo mais populoso do Brasil

Paraná registrou o maior crescimento populacional proporcional do País em 150 anos

Confira o histórico populacional do Paraná em relação ao Brasil em cada Censo Demográfico já realizado:

1872:

Paraná – 126.722

Brasil – 14.333.915

Porcentagem da população: 1,28%

Posição entre os estados: 17º

1890:

Paraná – 249.491

Brasil – 14.333.915

Porcentagem da população: 1,74%

Posição entre os estados: 16º

1900:

Paraná – 327.136

Brasil – 17.438.434

Porcentagem da população: 1,88%

Posição entre os estados: 14º

1920:

Paraná – 685.711

Brasil – 30.635.605

Porcentagem da população: 2,24%

Posição entre os estados: 12º

1940:

Paraná – 1.236.276

Brasil – 41.236.315

Porcentagem da população: 3%

Posição entre os estados: 9º

1950:

O Paraná é o estado que registrou o maior crescimento populacional em termos proporcionais entre os estados brasileiros desde o primeiro Censo Nacional, em 1872. O ritmo de crescimento do Estado foi mais de quatro vezes maior do que a média nacional, fazendo com que o Paraná passasse de 17º para o 5º ente federativo mais populoso do Brasil neste período.

Entre os 150 anos que separam o primeiro e o mais recente estudo demográfico nacional, a população paranaense cresceu de 126 mil para aproximadamente 11,4 milhões, um aumen-

to de 8.930%. Neste mesmo intervalo de tempo, a população brasileira saltou de 9,9 milhões para 203 milhões, uma variação de 1.944%.

Além do Paraná, os estados que apresentaram crescimentos percentuais acima da média brasileira no período foram o Amazonas (6.741%), Mato Grosso (5.955%), São Paulo (5.204%), Santa Catarina (4.661%), Espírito Santo (4.567%), Goiás (4.298%), Pará (2.848%) e Rio Grande do Sul (2.402%). Em números absolutos, os 11 milhões de novos habitantes dos municípios paranaenses entre o primeiro e o último Censo representam o quinto maior aumento do País. Por este critério, quem completa o top 5 são os estados de São Paulo, com 43,6 milhões de novos moradores, Minas Gerais (18,5 milhões), Rio de Janeiro (15 milhões) e Bahia (12,8 milhões).

CURSOS GRATUITOS

Aprenda e cresça com nossos cursos gratuitos!

Oferecemos uma série de cursos online GRATUITOS para ajudar você a aprimorar suas habilidades e alcançar novas conquistas. Se você está procurando expandir seus conhecimentos existentes ou explorar novas áreas, temos algo para você!

Ao concluir com sucesso um curso, você receberá um certificado de conclusão, validando suas conquistas e destacando suas novas habilidades no mercado de trabalho.

Não perca esta oportunidade de crescimento pessoal e profissional! Juntese a nós agora mesmo e dê o primeiro passo para alcançar seus objetivos. Inscreva-se nos cursos gratuitos em https://forms.office.com/r/vpdG0ViPT8 e comece sua jornada de aprendizado!

Compartilhe esta mensagem com seus amigos e familiares para que eles também possam aproveitar essas oportunidades de aprendizado gratuito. Lembre-se de que o conhecimento é uma das melhores ferramentas para construir um futuro melhor!

O primeiro censo que passou a contar com a atual configuração, com 27 entes federativos, ocorreu em 1960. Nele, o Paraná já ocupava o posto de 6º estado mais populoso do Brasil. Na década seguinte, o Estado alcançou a sua melhor posição em nível nacional, ultrapassando o Rio Grande do Sul e se tornando o mais populoso da região Sul do País, marca que só voltou a ser obtida após a conclusão do Censo de 2022.

Apesar da primeira divulgação do IBGE não incluir a variável migração, os técnicos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) avaliam que esse componente foi determinante para o crescimento populacional do Paraná ratificado pelo Censo de 2022. “Retornamos a uma condição de saldo migratório positivo, com mais pessoas entrando do que saindo do Estado, o que se deve sobremaneira às oportunidades econômicas criadas aqui”, afirma o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.

PERFIL

Apesar de ter sido a primeira e única capital da província e depois Estado do Paraná, Curitiba não era a cidade mais populosa em 1872. À época, Castro, com seus quase 21 mil habitantes, liderava o ranking estadual. Depois, vinham Curitiba (12,6 mil), Paranaguá (12,1 mil), São José dos Pinhais (10,8 mil) e a Lapa (8,7 mil).

Com o desenvolvimento dos polos econômicos regionais, o perfil mudou ao longo dos anos. Apesar de Curitiba rapidamente assumir e manter a liderança, possuindo atualmente 1,7 milhão de habitantes, as cidades de Londrina (552 mil), Maringá (407 mil), Ponta Grossa (356 mil) e Cascavel (345 mil) foram gradativamente aumentando a sua participação em relação à população estadual, tronando-se, ao lado da Capital, as cinco cidades mais populosas do Paraná a partir de 2010, posições mantidas no estudo mais recente.

Em termos de perfil domiciliar, houve um crescimento semelhante entre a população residente nas áreas urbanas e rurais do Paraná entre 1950, data em que este recorte passou a ser analisado pelo IBGE, e 1970, com mais pessoas residentes no campo (4,4 milhões) do que nas cidades paranaenses (2,5 milhões).

A partir da década de 1980, essa tendência se inverte pela primeira vez, com 4,5 milhões de habitantes nas áreas urbanas contra 3,2 milhões nas áreas rurais, acentuando-se nos estudos demográficos seguintes. Em 2010, a população rural do Paraná alcançou o mesmo patamar de 1950, com 1,5 milhão de residentes.

O IBGE ainda não divulgou os dados do Censo 2022 para este segmento, portanto não é possível afirmar se o êxodo rural continua a ser uma característica da população paranaense, mas as informações disponíveis sobre os estudos anteriores apontam para uma tendência de estagnação desta queda.

HISTÓRIA

O primeiro censo no Brasil estava programado para ocorrer em 1852, mas devido a uma revolta popular, acabou sendo adiado por 20 anos. Em 1872, finalmente aconteceu o primeiro estudo, que recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil.

Com a criação do IBGE, em 1936, foi estabelecida a periodicidade decenal dos censos demográficos e a ampliação dos questionários, com a inclusão de perguntas sobre aspectos econômicos e sociais como os de mão de obra, emprego, renda, fecundidade e migrações internas, entre outros temas.

A partir de então, o IBGE faz o Censo Demográfico a cada dez anos – o último acabou sendo adiado por dois anos devido à pandemia – cujos resultados também são usados para a elaboração das projeções e estimativas populacionais anuais. Os estudos são importantes para as prefeituras porque embasam a distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Paraná – 2.115.547

Brasil – 51.944.397

Porcentagem da população: 4,07%

Posição entre os estados: 8º

1960:

Paraná – 4.296.375

Brasil – 70.992.343

Porcentagem da população: 6,05%

Posição entre os estados: 6º

1970:

Paraná – 6.997.682

Brasil – 94.508.583

Porcentagem da população: 7,4%

Posição entre os estados: 5º

1980:

Paraná – 7.749.752

Brasil – 121.150.573

Porcentagem da população: 6,4%

Posição entre os estados: 6º

1991:

Paraná – 8.443.299

Brasil – 146.917.459

Porcentagem da população: 5,75%

Posição entre os estados: 6º

2000:

Paraná – 9.558.454

Brasil – 169.590.693

Porcentagem da população: 5.64%

Posição entre os estados: 6º

2010:

Paraná – 10.444.526

Brasil – 190.755.799

Porcentagem da população: 5,48%

Posição entre os estados: 6º

2022:

Paraná – 11.443.208

Brasil – 203.062.512

Porcentagem da população: 5,64%

Posição entre os estados: 5º

6 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES
LEGAIS / NACIONAL

Fomento Paraná abre nova campanha de renegociação de dívidas na segunda-feira

A partir de segunda-feira (10), clientes com parcelas em atraso podem solicitar reparcelamento com descontos de até a 100% dos juros e encargos moratórios. A principal condição para renegociar é que o contrato tenha, no mínimo, uma parcela quitada.

Clientes da Fomento Paraná que estejam com parcelas de empréstimos em atraso, ou inadimplentes, têm até 1º de setembro para renegociar os contratos com condições facilitadas para colocar as contas em dia. A campanha para regularizar débitos, que oferece descontos que podem chegar a 100% dos juros e encargos moratórios, começa na segundafeira (10).

Os clientes também podem estender os prazos de pagamento, o que ajuda a reduzir o valor das parcelas. É possível reparcelar dívidas com saldo de até R$ 50 mil

O objetivo da campanha é regularizar a situação das empresas e dar mais fôlego no fluxo de caixa, permitindo, inclusive, que os empreendedores direcionem receitas para outros investimentos, despesas urgentes ou oportunidades de negócio.

A principal condição para

renegociar é que o contrato tenha, no mínimo, uma parcela quitada. A campanha envolve micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI) e empreendedores informais.

Esses empreendedores po-

dem solicitar a extensão do prazo de pagamento para até 60 meses (ou mais, dependendo da fonte dos recursos do crédito) e pagar a primeira parcela do refinanciamento em até 60 dias.

Desta vez, a campanha de descontos para renegociação da

Fomento Paraná compreende também os contratos que estejam inadimplentes com algumas parcelas em atraso das linhas Paraná Recupera e Paraná Recupera – Transportes, abertas durante o período da pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021.

Além destes, a campanha abrange os empréstimos de microcrédito contratados com garantia do FAMPE – Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae.

Empreendedores que estão com as parcelas em dia, mas com alguma dificuldade momentânea em honrar os pagamentos, também podem solicitar a renegociação e alongar o prazo para reduzir o valor das parcelas mensais.

COMO RENEGOCIAR

A renegociação pode ser feita por meio da rede de agentes de crédito, que estão disponíveis em Salas do Empreendedor e Agências do Trabalhador, nas prefeituras, e também correspondentes da Fomento Paraná. Acesse AQUI a relação dos locais.

O atendimento é feito também diretamente pela Fomento Paraná no telefone (41) 32357700 ou, ainda, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (41) 99938-9215

Índice do Ipardes registra desaceleração de 1,45% da inflação no Paraná em junho

Em junho, entre os 35 produtos da cesta básica, as principais influências na queda foram do tomate, óleo de soja, leite integral, banana-caturra e pão francês. A redução foi vista em todos os municípios que compõem o índice: Londrina (-1,71%), Ponta Grossa (-1,55%), Foz do Iguaçu (-1,50%), Curitiba (-1,46%), Maringá (-1,30%) e Cascavel (-1,16%) Com queda de -1,45% em junho, após desaceleração observada em maio, o Índice de Preços Regional do Paraná - Alimentos e Bebidas, calculado todo mês pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), confirma desinflação significativa.

Contrastando com a taxa positiva média de 0,16% no período anterior, a redução foi vista em todos os seis municípios que compõem o índice:

Londrina (-1,71%), Ponta Grossa (1,55%), Foz do Iguaçu (-1,50%), Curitiba (-1,46%), Maringá (-1,30%) e Cascavel (-1,16%).

Em junho, entre os 35 produtos da cesta básica avaliada pelo IPR, as principais influências na queda foram do tomate, óleo de soja, leite integral, banana-caturra e pão francês. Os maiores decréscimos foram observados nos preços da banana-caturra (10,58%), feijão carioca (-9,69%) e tomate (-8,98%).

A redução de preço da banana-caturra – 13,17% em Londrina, 13,10% em Foz do Iguaçu, 11,96% em Curitiba, 10,91% em Cascavel, 10,81% em Ponta Grossa e 5,98% em Maringá –foi influenciada pelo aumento da produção, que ampliou a oferta da fruta, assim como o ocorrido com o tomate, pela aceleração da safra de inverno, explica o coordenador de Pesquisas Periódicas e Editoração do Ipardes, Marcelo Antonio.

Em nível municipal, o tomate, o leite integral e o óleo de soja foram preponderantes entre as principais contribuições percentuais – cada item tem um peso diferente na composição do indicador, com queda em quase todas as cidades, à exceção de Foz do Iguaçu.

Antonio explicou que a redução no preço do leite teve destaque após movimentos atípicos observados em 2023, com altas no início do ano e quedas no fim do primeiro semestre.

“Essa redução mensal foi impulsionada pelo aumento da importação de

lactos, pela redução do consumo interno e pela queda nos custos da pecuária leiteira, especialmente o custo do milho, do farelo de soja, que são insumos essenciais para essa atividade”, explicou.

PREÇOS MAIS ALTOS

A batata-inglesa destacou-se como a maior alta mensal, de 18,19%, seguida do alho (3,40%) e do açúcar (2,75%). O maior aumento mensal da batata-inglesa foi registrado em Curitiba, 25,60%, seguido de Cascavel (24,83%). Em Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu os preços foram majorados em 17,34%, 17,01%, 14,22% e 10,85%, respectivamente.

Entre os motivos para a elevação desse alimento, diz Marcelo Antonio, é que o Estado entra na reta final da safra das águas – ou de verão –, o que gera restrição na oferta do tubérculo.

ACUMULADO

O principal impacto desses números que apontam desinflação pode ser

visto no índice acumulado em 12 meses, que soma a sétima queda consecutiva, concluindo esse período com variação de 2,01%.

Nessa métrica, a maior variação regional entre julho de 2022 e junho de 2023 ocorreu em Maringá, com 3,17%, seguida por Londrina (2,40%), Cascavel (2,26%), Curitiba (2,18%), Foz do Iguaçu (1,52%) e Ponta Grossa (0,49%).

Em relação aos alimentos e bebidas mais impactados nos últimos 12 meses, verificou-se que os itens com maiores altas no Estado foram o biscoito (29,94%), ovo de galinha (26,02%) e tomate (24,26%). Em sentido oposto, foram apurados preços menores em óleo de soja (-40,47%), peito de frango (-19,92%) e cebola (14,07%).

Ao assinalar que o índice relativo a todo o Paraná marcou, em julho de 2022, um número próximo a 22%, Marcelo Antonio explica que a desa-

celeração da alta dos preços acumulados em 12 meses ainda não resultou em mudança no quadro de preços relativos, ainda altos. “O decréscimo de alta não significa que os preços voltarão a patamares de 2019, mas que o aumento será menos intenso, podendo ter novos casos de quedas futuras no cenário de alimentos e bebidas”, explicou.

Segundo o coordenador do Ipardes, nos últimos anos vários fatores contribuíram para o aumento dos custos de produção dos alimentos e, assim, para a elevação dos preços ao consumidor. “Entre eles estão a pandemia de Covid-19 em 2020, que elevou a demanda por alimentos, a estiagem em 2021, que reduziu a oferta de produtos e, em 2022, o aumento do preço de fertilizantes, pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, que impactou custos e contribuiu para o reajuste dos alimentos”, completou.

No entanto, acrescenta ele, há in-

dícios de que está ocorrendo uma possível queda nos custos e, consequentemente, nos preços dos alimentos.

“Essa tendência pode ser atribuída ao retorno do comércio de fertilizantes entre os países em conflito, Rússia e Ucrânia, o que reflete na redução dos preços desses insumos agrícolas. Além disso, o sucesso da última safra de grãos no Brasil, especialmente no Paraná, tem ampliado a oferta e reduzido os preços das commodities agrícolas”, arrematou.

Essa possível tendência de queda foi observada no IPR de junho, que registrou o declínio nos preços de praticamente 28 produtos dos 35 pesquisados mensalmente.

INDICADOR

Lançado em dezembro de 2022, o IPR utiliza os registros fiscais da Receita Estadual do Paraná. O Ipardes faz uma média de 382 mil registros de notas fiscais eletrônicas ao mês, emitidas em 366 estabelecimentos comerciais de diferentes portes localizados em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

Os 35 produtos avaliados foram definidos a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Paraná e representam cerca de 65% das compras de alimentos e bebidas dos paranaenses.

O instituto também trabalhou a série histórica de preços desde 2020, que permite analisar a flutuação no preço de alimentos e bebidas nos últimos dois anos no Estado.

Com a análise detalhada dos índices pelo Ipardes, as maiores cidades do Paraná têm condições de saber exatamente o comportamento dos preços dos alimentos, que possui um reflexo relevante na vida dos cidadãos. Os dados são importantes, por exemplo, para a elaboração de políticas públicas regionais e estaduais mais direcionadas em função da situação inflacionária de cada cidade.

7 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Comunidade elege representantes no 1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais

Evento realizado nesta quarta (5), na Secretaria de Educação, teve como objetivo eleger entidades e representantes não governamentais para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais

Foi realizado nesta quarta-feira (5), o 1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais, na Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve como objetivo eleger entidades e representantes não governamentais para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais – Gestão 2023/2025. O evento reuniu cerca de 100 pessoas no auditório, entre membros da sociedade civil organizada e agentes governamentais.

Também participaram do evento a prefeita Rosa Maria, a secretária municipal de Assistência Social, Rosangela Batista, e de Educação, Andrea Franceschini; a vereadora Jane Carteira; e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais, Nair da Silva.

Na abertura do evento, Rosangela

Batista citou o Centro de Referência Maria da Penha (CRMP), que possui várias frentes de trabalho, tais como acolhimento, recâmbio e diversos projetos direcionados à mulher em situação de violência.

A vice-presidente do Conselho ressaltou que: “Este primeiro mandato foi um trabalho de traçar as linhas mestras, atuando em todas as comissões e na construção do plano municipal da mulher.”

A prefeita Rosa Maria reforçou que a mulher precisa ser atendida em todas as frentes possíveis. “A mulher centraliza toda a sua família, ela tem essa capacidade, então essa mulher que articula no seu local de vivência, ela precisa estar em uma rede de proteção. Da mulher que sofre violência, à menina lá no cmei. A política para as mulheres também precisa se dar pela educação”, declarou.

Após a leitura do regimento interno e falas das autoridades, uma palestra magna com o tema “Política Pública para Mulheres” foi apresentada pela professora Roseni Ines

Seguem inscrições abertas de curso aperfeiçoamento em elétrica industrial

A capacitação inicia no dia 10 de julho e continua com vagas abertas no período da tarde

A capacitação de aperfeiçoamento em elétrica industrial está com vagas abertas no período da tarde, das 13h30 às 17h30. As aulas iniciam no dia 10 de julho e serão ministradas pelo Senai, de segunda a sexta-feira. Inscrições devem ser feitas online pelo link.

Requisitos para realizar a inscrição:

•Ter no mínimo 18 anos completos;

•Residir em Pinhais;

Marconato Souza, graduada em Serviço Social, mestre em Educação, doutora em Ciências Sociais Aplicadas, professora titular adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do NUMAPE (Núcleo Maria da Penha) de Ponta Grossa.

No I Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais foram eleitas oito representantes da sociedade civil organizada (titulares e suplentes) e apresentadas as oito representantes governamentais indicadas pelas Secretarias Municipais.

As entidades não governamentais eleitas são: AMMA - Associação Mulheres e Meio Ambiente; APP Sindicato - Núcleo Sindical Metronorte; FAPI - Faculdade de Pinhais; FPEDER - Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Município de Pinhais; Marcha Mundial das Mulheres/PR; RMN - Rede de Mulheres Negras do Paraná; SINDEDUCSindicato dos Trabalhadores na Educação Pública no Município de Pinhais; e União das Mulheres de Pinhais.

•Ter no mínimo o Ensino Fundamental incompleto;

•Ter um e-mail para envio do certificado.

Após a aprovação da inscrição, será feito contato para que o interessado compareça na Agência do Trabalho de Pinhais com RG, CPF e comprovante de residência para efetivar a matrícula.

Conteúdo formativo:

Comandos elétricos: Manutenção; Causas de falhas e defeitos em sistemas elétricos prediais; Motores elétricos assíncronos de indução monofásicos e trifásicos; Esquemas de interligação entre bobinas (tensões e correntes de linha e de fase); Dispositivos de manobra, sinalização e proteção de sistemas elétricos industriais; Sensores industriais; Quadros de comando e acessórios para instalação de acionamentos elétricos industriais; Simbologia e diagramas de comandos elétricos; Montagem de quadro de comando para sistemas de partida de motores de indução trifásicos; Meio ambiente; Saúde e segurança. Eletricidade geral: Indutores; Capacitores; Fundamentos de eletrostática e eletrodinâmica; Processos de geração de energia; Propriedade dos materiais; Análise de circuitos em corrente contínua; Magnetismo; Eletromagnetismo; Corrente alternada; Circuitos monofásicos; Circuitos trifásicos; Análise de circuitos de corrente alternada (análise por representação trigonométrica).

Serviço

Curso de aperfeiçoamento em elétrica industrial - Gratuito Inscrições pelo link: Link Início das aulas: 10 de julho Agência do Trabalhador de PinhaisAvenida Ayrton Senna da Silva, 2842, Estância Pinhais. Mais informações: (41) 99137-4539

Evento de adoção de cães e gatos acontece neste final de semana

A ação acontece neste sábado (8), das 13h às 17h, no Parque das Águas de Pinhais

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realiza neste sábado (8), mais uma edição do evento de adoção de cães e gatos, que acontece no Parque das Águas. A ação é desenvolvida pelas equipes da Divisão do Bem-Estar Animal da Semma, e estará no local das 13h às 17h.

No evento haverá cães e gatos para adoção, todos devidamente castrados e vacinados. Além disso, as equipes presentes darão todas as informações sobre guarda responsável e orientações aos novos tutores. Os eventos de adoção de cães e gatos acontecem mensalmente no município.

A página Adoção VirtuAU, também oferece informações e fotos de animais para adoção, além do contato do tutor responsável.

Serviço

Evento de adoção de cães e gatos de Pinhais - Gratuito

Data: 8 de julho, das 13h às 17h

Local: Parque das Águas de Pinhais - Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 8682 Aos interessados em doar algum animalzinho, devem se inscrever previamente com a Divisão de Bem-Estar Animal, pelos telefones (41) 99278-5550 e (41) 99266-7674

8 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Na presença de ministros, Greca defende mais recursos às cidades

Obras de acessibilidade do Bosque Alemão de Curitiba

alcançam

50% de execução

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, defendeu amplo suporte de recursos do governo federal às cidades brasileiras, ao discursar na plenária Estadual de discussão e participação popular do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele estava ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e dos ministros de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

“O Brasil é feito a partir das cidades brasileiras, que são a máquina da igualdade social”, afirmou o prefeito curitibano, ao saudar os representantes dos movimentos sociais que lotaram o plenário da Alep.

Para a capital e a Grande Curitiba, Greca pediu atenção especial à necessidade da ampliação de recursos para o atendimento universal à saúde; para o fortalecimento da evolução do transporte público e integração da mobilidade urbana da RMC; e para Habitação de Interesse Social, com a ampliação de recursos para a faixa 1 no Programa Minha Casa Minha Vida.

“É através das cidades que garantimos o SUS. Queremos também pedir ao governo federal, que pelo menos as gratuidades aos idosos e estudantes tenham a sua compensação no transporte coletivo. Com as cidades fortalecidas, teremos certamente o país que ainda não

temos, mas que todos merecemos”, reforçou Rafael Greca.

INVERNO ACOLHEDOR

Ainda nesta sexta-feira, o prefeito e o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, lançarão o Programa Operação Inverno Acolhedor, que tem o objetivo de atender pessoas em situação de rua nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país, durante o inverno de 2023.

Como parte do programa, Curitiba receberá do Governo Federal R$ 700 mil que serão aplicados pela Prefeitura no reforço ao atendimento a pessoas em situação de rua.

Outra contribuição de Curitiba às ações do governo

federal será a apresentação da plataforma Fala Curitiba, em Brasília, com data ainda a ser definida, por solicitação feita ao prefeito Greca pelo ministro e secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

PPA PARTICIPATIVO

Preceito constitucional desde 1988, o Plano Plurianual é o instrumento central do planejamento brasileiro, elaborado a cada quatro anos, para a definição de políticas públicas prioritárias, metas e diretrizes de governo. Pela primeira vez, o governo federal está debatendo o plano em plenárias estaduais para que a população colabore na definição das prioridades para o PPA 2024-2027.

Curitiba é sede da 21ª plenária presencial do PPA Participativo. O encontros estaduais tiveram início em 11 de maio, em Salvador (BA), e seguem até 14 de julho, em São Paulo (SP), passando por todos os estados e Distrito Federal. O debate nos estados antecede o envio do projeto de lei ao Congresso Nacional, que deverá ocorrer até 31 de agosto, juntamente com a Lei Orçamentária Anual do governo federal.

Até o dia 14 de julho, as contribuições da população podem ser feitas pela plataforma Brasil Participativo. Por este canal, os cidadãos poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, apresentar três propostas e votar em outras três.

As obras para melhorar a acessibilidade no Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, já atingiram 50% de execução e devem ser concluídas até o final deste ano. Coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, as intervenções se concentram nos caminhos da trilha da Casa Encantada que estão sendo revitalizados.

Para a realização das obras, duas atrações do bosque estão interditadas: a Torre dos Filósofos e a Casa Encantada, que foi remanejada para o Parque Barigui. As outras atividades do espaço, como as visitas ao portal e ao Oratório de Bach, continuam funcionando normalmente.

AS OBRAS

Para melhorar a acessibilidade do Bosque Alemão, todos os caminhos de acesso estão sendo revitalizados, substituindo a calçada de paralelepípedos por pavimento, e deixando-os menos íngremes, para se adequar ao nível de inclinação indicado para o acesso de cadeirantes. Os pontos de leitura ao longo do trajeto serão reconstruídos, e alguns deles realocados.

“Não é uma obra fácil, é complicado trazer os materiais até aqui. Mas é muito importante, porque era muito difícil passar por aqui antes, agora vai melhorar. Vão ser 500 metros de um caminho totalmente revitalizado”, explica o fiscal da obra, Dark de Mattos. A Casa Encantada também está sendo melhorada, recebendo uma nova pintura e banheiros reformados. Já o acesso ao espaço deve ficar mais fácil, com a construção de uma nova rampa de acesso de madeira, com extensão de 90 metros.

Além do Bosque, os arredores do espaço passam por melhorias, com a construção de dois novos banheiros, e a mudança de local de um ponto de ônibus, que era de difícil acesso.

INTERVENÇÃO HISTÓRICA

Segundo o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine, a obra em andamento é a maior intervenção da história do Bosque Alemão, desde sua implantação em 1996. “O objetivo da Prefeitura é deixar os espaços públicos de visitação acessíveis para todos”, afirmou Romanine. Os investimentos nas obras são de R$ 1,7 milhão, recursos do próprio município.

9 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição: 5745 |

Festival Internacional de Danças Urbanas tem atividades gratuitas neste fim de semana

Maior evento de Danças Urbanas da América Latina, o FIH2, chega a 20.ª edição com mais de 2 mil dançarinos e atividades gratuitas no Viasoft Experience

Marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, Curitiba recebe o maior festival de danças urbanas da América Latina, o FIH2 – Festival Internacional de Danças Urbanas. Em sua 20.ª edição, o evento reúne mais de 100 grupos de danças selecionados no Brasil e na América do Sul, com coreografias de primeira qualidade que levam mais de 2 mil dançarinos ao palco do Teatro Positivo.

Durante os três dias de evento, o público pode aproveitar a Cidade da Dança, no Viasoft Experience, com entrada gratuita. O espaço conta com feira de produtos e cultura urbana, quadra de jogos, parkour, pista de dança, espaços de games e skate, e praça de alimentação.

Nos dias 7 e 8 de julho, acontece a oficina de grafite e escrita criativa no hip hop, além de batepapo sobre meio ambiente e hip hop, que será apresentado pelos professores e alunos do programa de pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, apoiadora do evento. A oficina acontece dia 7 de julho (13h às 17h) e

dia 8 de julho (8h30 às 12h). Além disso, a UP conta com um estande no evento em parceira com a marca a WAAW, by Alok, com sorteios de produtos da marca. Outra atividade é a exposição de tênis em papel e roupas produzidas pelos estudantes dos cursos de Design da universidade com resíduos da indústria têxtil.

Os ingressos para as apresentac¸o~es no teatro já estão a` venda pelo Disk Ingressos a partir de R$ 47,50 a meia entrada. Os ingressos para o FIH2 AWARDS – a transmissão ao vivo do festival – também estão à venda pelo Disk Ingressos, no valor de R$ 29,90.

O FIH2 é realizado com o incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), Secretaria da Cultura do Governo do Paraná.

Apoio: Universidade Positivo e Copel

Parceira: Air Promo, Prata Fina, Insiste, Mãos Sem Fronteira – 5 Minutos Eu Medito, Go Inn, Radisson, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba

Realização: Dance & Concept Brasil

Serviços : FIH2 –

Festival Internacional de Danças Urbanas

Data: 7, 8 e 9 de julho

Local: Teatro Positivo – Grande Auditório e Viasoft Experience – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

Valor: a partir de R$ 47,50 (meia entrada) –www.diskingressos.com.br

FIH2 AWARDS –o Oscar das Danças Urbanas

Data: 7, 8 e 9 de julho

Local: YouTube

Valor: R$ 29,90

Mais informações em www.fih2.com.br e www.diskingressos.com.br/

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com

tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas.

A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Luan Santana apresenta “Luan City Festival” em Curitiba

Evento, que traz Ludmilla e Wesley Safadão será no dia 29 dejulho Com um currículo de quem conquistou o Brasil de ponta a ponta e está ganhando o mundo, Luan Santana chega em Curitiba , dia 29 /7, na Pedreira Paulo Leminski com o “Luan City Festival”. Trata-se da versão plena e com shows de convidados da turnê que tem percorrido o Brasil e nasceu do projeto gravado em dezembro, em São Paulo. Na capital do Paraná, além do seu espetáculo de mais de duas horas, haverá apresentações de Ludmilla e Wesley Safadão. O evento tem gerado grande expectativa e impactado a cidade. “Luan City Festival” tem a concepção de uma grande festa, capaz de abraçar as p essoas da plateia como parte do espetáculo. O cenário destaca muito mais que um palco, é uma mega apresentação de músicas inéditas e grandes sucessos, com jogos de luzes e efeitos especiais.

10 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

“Menina Veneno” chegou aos 40 anos. O tempo passou rápido para o maior sucesso da carreira de Ritchie: a música atravessou as últimas quatro décadas sendo cantada por todo mundo, não importa a geração. Para celebrar a trajetória de sucesso, que começou com o álbum “Voo de Coração”, no qual este hit fazia parte, o cantor apresenta na capital paranaense, no dia 18 de outubro (quarta-feira), às 21 horas, no Teatro Guaíra, o show da turnê “A Vida Tem Dessas Coisas. Com realização da Orth Produções, os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.

No repertório, os sucessos que marcaram a carreira desse inglês que chegou ao Brasil nos anos 70 e não foi mais embora. São músicas que ainda estão e ficarão na memória por muitas tantas décadas, como a “A Mulher Invisível”, “Casanova”, “Pelo Interfone”, “Transas”, além da própria “Menina Veneno” e de “A Vida Tem Dessas Coisas”, canção que empresta o nome à turnê, onde o cantor montou um show para marcar época no século XXI.

Seu novo empresário, Steve Altit, responsável por trazer ao Brasil grandes estrelas internacionais e ter empresariado alguns dos mais consagrados artistas brasileiros, reuniu um time de peso para viabilizar o projeto. Em “Voo de Coração”, Ritchie já falava em holograma, computador pessoal, numa época em que esses equipamentos mal existiam. “Vamos ambientar esse espetáculo com a tecnologia atual para reforçar esse lado visionário que Ritchie sempre teve”, diz Alexandre Arrabal, ao lado de Kiko Dias, que assinam a direção de arte da turnê. Esse conceito ainda vem acompanhado da iluminação de Césio Lima, nome por trás da luz/fotografia dos maiores shows nacionais e internacionais no país.

No palco, Ritchie estará acompanhado por um quinteto com alguns dos melhores músicos de São Paulo. Essa nova jornada de “Menina Veneno”, para comemorar seus 40 anos, começa no Rio de Janeiro, dia 11 de agosto, no Vivo Rio, dia 13 de agosto em São Paulo no Espaço Unimed, dia 19 de agosto, dividindo o palco com o também inglês Steve Hackett, dia 15 de setembro em Juiz de Fora e no dia 16 de setembro no charmoso Palácio das Artes

Ritchie fará show em Curitiba que celebra os 40 anos do hit Menina Veneno

De volta aos palcos, o cantor fará turnê pelo Brasil com o show “A Vida Tem Dessas Coisas”. Em Curitiba, a apresentação será no Teatro Guaíra, em outubro

em Belo Horizonte, seguindo em outubro para o Sul do país, passando por Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, depois voando em direção aos corações do Brasil, encantando plateias, para que nunca se esqueçam de que a vida tem dessas coisas. A direção geral da turnê é de Jorge Espirito.

Serviço: Ritchie se apresenta dia 18 de outubro, no Teatro Guaíra

Data: 18 de outubro de 2023 (quarta-feira)

Horário: Abertura do Teatro às 20h e Início do Show às 21h.

Local: Teatro Guaíra (R. Amintas de Barros, S/NCentro, Curitiba - PR).

Classificação etária:

Livre

Ingressos A partir de R$ 130,00 a meia-entrada (01 Balcão - Amarelo) até R$ 380,00 a inteira na plateia A + taxa administrativa da Disk Ingressos.

A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.

MPORTANTE:

Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis.

OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS. Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808). Site do Disk Link para compra: https://www.diskingressos.com.br/event/4966 INFORMAÇÕES: diskingressos.com.br

Evidência Comunicação

Ines Dumas - 99101-0830 (Tim)

Fabiana Lima - 99191-2524 (Tim) www.evidenciacomunicacao.com

Amigos (Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camardo & Luciano e Leonardo) – 12 de agosto, no Estádio do Athletico Paranaense

11 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição 5745 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Festival do Pinhão: 3ª edição acontece até o dia 30 de julho

dados – Caminhos da Colônia Murici Assados da Cabanha –Bolinho de Rabada Defumada com Pinhão | Panqueca com Sorvete Crumble e Pinhão. Telefone (41) 991898588.

Estância Carmello – Hospedagem com Pinhão | Brigadeiro de Pinhão. Telefone (41) 99622-4034. Funcionamento: todos os dias com préreserva.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), promove a 3ª edição do Festival do Pinhão.

Criado pela Associação dos Moradores, Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região (ACAMP), o Festival que movimenta os empreendimentos participantes acontece até o dia 30 de julho em diversos pontos gastronômicos da cidade.

O evento desafia os participantes a criarem comidas típicas usando o pinhão. Dentre os pratos que surgiram, estão:

Lasanha de pinhão;

Conchiglione agridoce de pinhão;

Quiche de pinhão; Entrevero de pinhão; Sorvete de pinhão.

Além da Rota das Colônias, alguns empreendimentos da Colônia Murici e do Caminho do Vinho também fazem parte do Festival.

Confira os pratos e estabelecimentos participantes:

ROTA DAS COLÔNIAS

Cantina Zanchetta – Lasanha de Pinhão. Telefone (41) 99965-5494. Funcionamento: sábados e domingos, das 11h30 às 14h30.

Cerâmica Tortato – Artesanato | Lembrança de Pinhão. Telefone (41) 985363345

Chácara das Vaquinhas –Conchiglione Agridoce de Pinhão. Telefone (41) 998152946

Chácara Vailati – Quiche de Pinhão | Empadão de Frango com Pinhão. Telefone (41) 99196-3343. Funcionamento: 2º domingo de cada mês, das 12h às 17h.

Pesque Pague Arujá – Risoto de Tilápia com Pinhão. Telefone (41) 99194-4280. Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. (Risoto de Tilápia com Pinhão somente aos domingos).

Píccola’z Sorvetes – Sorvete de Pinhão com Oliva e Balsâmico. Telefone (41) 99997-3326.

Produtos Rzenik – Móveis Rústicos Temáticos. Telefone (41) 98832-6218.

Rancho Machado – Costela com Pinhão | Broa de Pinhão. Telefone (41) 995102240. Funcionamento: todos os domingos, das 11h30 às 14h30.

Restaurante Dom Ernane – Carneiro com Pinhão | Pinhão Assado na Chapa. Telefone (41) 99655-0926. Funcionamento: todos os domingos, das 11h30 às 15h.

Ronimar Moveis – Peças Autorais em Madeira. Telefone (41) 99995-7851.

Sabina Tozzo – Palha Italiana com Brigadeiro de Pinhão | Pão Caseiro com Pinhão. Telefone (41) 99772296.

Tempero Paulista – Entrevero de Pinhão | Pãezinhos com Bacon e Pinhão. Telefone (41) 99239-1811.

Tittola Bolachas – Bolacha Sal de Pinhão | Strudel de Pinhão. Telefone (41) 99903-6008. Funcionamento do ateliê: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Funcionamento Titolla Batel: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h e aos sábados, das 10h às 19h.

Estabelecimentos Convi-

Pierogárnia – Pierogi de Pinhão. Telefone (41) 997472813. Funcionamento: atendimento por ordem de chegada, somente aos domingos, das 11h30 às 15 horas.

Vinícola Araucária – Entrevero de Pinhão. Telefone (41) 99640-0606. Funcionamento: quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h.

Estabelecimentos Convidados – Caminho do Vinho

Nut Bier – Champignon Recheado com Pinhão | Mignon na Chapa com Cogumelos e Pinhão. Telefone (41) 98531-6617.

Queijaria Sapori Italliani – Pizza com Pinhão. Telefone (41) 99784-8684. Funcionamento: sábados e domingos, das 12h às 17h.

Restaurante Vô João –Sopa de Pinhão | Farofa de Pinhão. Telefone (41) 991896853. Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 15h.

Experiências

Cantina Zanchetta – “Juntá Pinhão no Mato” | Sapecada de Pinhão. Telefone (41) 99965-5494. Necessário agendamento.

Recanto Aurora – Experiência de Juntar Pinhão. Telefone (41) 99113-8986. Funcionamento com agendamento.

Central de São

DEMUTRAN informa bloqueio de vias na região

José neste fim de semana

Neste fim de semana, 8 e 9 de julho, será realizada a tradicional Festa de São Pedro. Em decorrência do evento, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), informa que haverá bloqueio total de vias na região Central ao entorno da Paróquia São Pedro.

O bloqueio será feito na Rua Professora Olivia Nogueira, Rua Ivaí, Rua Campo Largo e Rua São Pedro do Ivaí a partir das 7h de sábado (8), e serão liberadas no domingo (9), às 20h.

O DEMUTRAN informa também que no dia 8 de julho, a partir das 18h, será realizado um evento esportivo e as vias indicadas em laranja na imagem abaixo também estarão bloqueadas. A orientação é de que os motoristas utilizem rotas alternativas durante o período de bloqueio.

Prefeitura informa: renovação do Cartão Gratuito VEM proporciona isenção de tarifa do transporte público

A fim de possibilitar melhor identificação e controle, a Prefeitura de São José dos Pinhais lança, a partir deste mês de julho, um novo Cartão Gratuito VEM, destinado a custear o deslocamento dos usuários previstos no Decreto 5.198/23 e da Lei 4.002/22.

O benefício é destinado a custear o deslocamento de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais, transtorno do espectro do autismo e patologias crônicas em tratamento específico. De acordo com o Sistema de Bilhetagem, somente no mês de maio, a Prefeitura de São José dos Pinhais custeou 24.617 passagens, totalizando um valor de R$ 116.930,75. Até o momento, desde fevereiro deste ano, os deslocamentos dos usuários da Assistência Social e da Saúde estão sendo subsidiados pelo poder público municipal, reduzindo o ônus dos demais usuários de transporte público.

O cadastramento e a renovação dos beneficiários do Cartão Gratuito VEM ocorrem duas vezes ao ano. Os interessados devem passar por uma avaliação médica na Secretaria da Saúde e uma avaliação socioeconômica na Secretaria de Assistência Social. Em segui-

da, os documentos são encaminhados para a Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito, onde será deliberado sobre a concessão do benefício. Segundo a prefeita Nina Singer, a iniciativa visa oferecer um suporte financeiro para o deslocamento das pessoas que necessitam e promove igualdade de oportunida-

de, inclusão social, mais qualidade de vida e acessibilidade em toda a cidade. “A renovação do Cartão Gratuito VEM traz consigo mais transparência e controle sobre os recursos públicos utilizados no custeio dos deslocamentos. Por meio do cadastramento e da avaliação criteriosa, a Prefeitura assegura que o benefício seja concedido apenas

às pessoas que preencham os requisitos estabelecidos, evitando possíveis fraudes e garantindo a destinação correta dos recursos”, afirma a prefeita. A Prefeitura salienta que os cartões já disponibilizados continuam com a sua validade normal. Assim sendo, o usuário deste benefício não precisa fazer um novo cartão.

QUEM TEM DIREITO AO BENEFÍCIO?

De acordo com a legislação vigente, quem deseja obter o benefício de isenção da tarifa do transporte coletivo de São José dos Pinhais deve apresentar o formulário médico padrão que ateste as condições de deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro do

autismo ou o tratamento de patologia crônica específica, como neoplasia, esclerose múltipla, fibrose cística, hemofilia, HIV/AIDS, Insuficiência Renal Crônica, Transtornos Mentais Graves e Doença de Crohn. Tais patologias estão previstas nas tabelas da Classificação Internacional de Doenças (CID-10 ou CID-11).

A isenção da tarifa também está condicionada à análise da condição socioeconômica familiar. Os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar menor ou igual a R$ 3.600,00 e renda per capita de até R$ 1.800,00.

É importante ressaltar que a isenção também pode ser concedida a acompanhantes, desde que devidamente informados no formulário médico, justificando a necessidade de companhia para o paciente. O beneficiário receberá um cartão inteligente nominal e intransferível, com validade de até dois anos.

Importante salientar que o uso indevido por parte do titular do cartão ou de seus acompanhantes acarretará em bloqueio imediato do cartão, assim como a suspensão, cancelamento e outras sanções cabíveis.

12 | 8 a 10 de Julho de 2023 | Edição: 5745 |

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.