07102025

Page 1


Com novo hospital, Rio Branco do Sul volta a ter maternidade após mais de uma década

Complexo hospitalar de referência foi inaugurado nesta segunda-feira (6) pelo governador Ratinho Junior. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

São José reorganiza a oferta de vacinas contra Covid-19 na rede pública de saúde

A Secretaria de Saúde (Sems) de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Promoção e Vigilância, informa que reestruturou a oferta de vacinas contra Covid-19. Devido ao quantitativo de dose e a característica dos frascos, com validade máxima de até 12 horas após sua abertura, foi necessário redirecionar o fluxo, a fim de garantir a maior cobertura vacinal, otimizar o uso das doses e assegurar aos usuários a continuidade da vacinação de acordo com os diferentes grupos etários e prioritários. As doses são referentes à vacina baby, pediátrico e adulto, com as seguintes indicações: • Pfizer Baby: indicada para crianças de 6 meses a 4 anos. • Pfizer Pediátrica: indicada para crianças de 5 a 11 anos, especialmente aquelas com comorbidades, para início de esquema ou aplicação de reforço. • Pfizer Adulto: indicada para pessoas com 12 anos ou mais, incluindo doses de reforço em grupos prioritários (idosos, gestantes, imunossuprimidos).

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta segunda-feira (6) o novo Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul. O projeto recebeu R$ 22 milhões em uma parceria do Estado com a prefeitura para uma extensa obra de reforma e ampliação que modernizou por completo a unidade, transformando-a em uma das estruturas hospitalar de referência para a população do Vale do Ribeira. O grande destaque é a reabertura da maternidade, que havia sido fechada há mais de uma década por falta de condições estruturais adequadas. Com a entrega, a cidade passa a contar novamente com um serviço essencial para mães e bebês, evitando deslocamentos longos e inseguros até Curitiba, Campo Largo ou Campina Grande do Sul. A partir de agora, o hospital e a maternidade passam a funcionar efetivamente, oferecendo atendimento integral à população. Segundo Ratinho Junior, a entrega do Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul representa um marco para a cidade e toda a região. “Inauguramos um hospital moderno, equipado com tecnologia de ponta, que vai atender não só os moradores de Rio Branco do Sul, mas toda a população do Vale do Ribeira. São milhares de pessoas que precisavam se deslocar para hospitais em Curitiba ou Campo Largo e que agora passam a ter acesso próximo e qualificado à saúde”, afirmou. “Foram mais de 10 anos sem esse serviço essencial. Com a retomada, mães e bebês não precisarão mais enfrentar o chamado turismo de ambulância, em deslocamentos longos e inseguros”, acrescentou o governador.

Amigas se reúnem para costurar e doar pijamas para crianças de Pinhais

Gentileza gera gentileza. A professora aposentada Maria de Fátima Gusso, ao ver uma notícia que a Rádio Mundo Livre doou alimentos para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), propôs ao grupo de amigas que também fizessem uma contribuição para o órgão da Prefeitura de Pinhais. A iniciativa já resultou em um primeiro lote de pijamas infantis e até o fim do ano outra carga será produzida, totalizando cerca de 100 peças. “Queremos agradecer e incentivar a doação de quem se interessar. Esse grupo é de Curitiba, e uma professora aposentada da rede estadual me procurou, a partir de uma matéria que ela me viu recebendo os alimentos”, relata a secretária municipal da Assistência Social Andrea Franceschini.

Agudos do Sul, no bairro Sítio Cercado, na semana passada, não pôde deixar de notar o ônibus adaptado do Espaço Empreendedor Móvel estacionado, pronto para oferecer atendimento e capacitação a empreendedores ou pessoas interessadas em montar um novo negócio. A ação chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local e buscavam informações sobre a natureza do serviço oferecido e faz parte do Mês do Empreendedor, uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Agência Curitiba de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O deputado Alexandre Curi (PSD) destacou o avanço da descentralização da saúde no Paraná. Em Apucarana, anunciou investimento de R$ 13,2 milhões para implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades no CISVIR. Segundo ele, a

regionalização aproxima os serviços da população e garante atendimento de qualidade.

Quem passou pela Rua
Terça-feira
Página

Metrópole CURITIBA

Em alerta

Curitiba

Com uma rede de saúde estruturada e equipes de vigilância atuando de forma permanente e articulada, Curitiba está preparada para lidar com casos de intoxicação por metanol. Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (6/10) na Secretaria Municipal da Saúde, a secretária Tatiane Filipak reforçou que o município conta com protocolos definidos de atendimento, diagnóstico e fiscalização, atuando em conjunto com governo estadual e federal.

Em Curitiba, dois casos de intoxicação por metanol foram confirmados e um permanece em investigação. São três homens que buscaram atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital e estão internados em hospitais da cidade. Os dois casos confirmados são de um homem de 60 e outro de 71 anos e permanece em investigação o caso de um jovem de 36 anos com sintomas de intoxicação.

“Curitiba está em alerta. Neste momento nós estamos em contato direto com o prefeito Eduardo Pimentel, que está em viagem, e que determinou rigor total na fiscalização e nas condutas tanto da assistência como da vigilância”, disse a secretária na coletiva à imprensa.

“A nossa rede está organizada e a porta de entrada para os casos suspeitos são as unidades de pronto atendimento. Toda equipe está capacitada e nós estamos aqui com a nossa equipe técnica para levar à população toda a informação necessária diante dessa situação grave de saúde pública.”

Antídoto

Todo caso suspeito de intoxicação por metanol deve ser notificado pelo serviço de saúde ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), que auxilia os profissionais de saúde para o atendimento. Mesmo que a pessoa com suspeita de intoxicação procure o serviço de emergência de seu plano de saúde, o protocolo de atendimento da rede será acionado a partir da notificação ao Ciatox.

As equipes são orientadas inclusive sobre a utilização do antídoto, que em Curitiba está sendo realizado com a utilização do etanol farmacêutico, disponibilizado nos hospitais com casos confirmados. Em Curitiba, o Ciatox pode ser acionado pelo número 0800 0410 148

Vigilância

O diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira, destacou que se trata de um evento de interesse de saúde pública, de caráter nacional, e que Curitiba já executa rotineiramente, na dinâmica das vigilâncias epidemiológica e sanitária, todo o mecanismo de detecção e de monitoramento desses casos suspeitos ou confirmados de intoxicação.

“Por ser um momento excepcional, nós aumentamos a sensibilização das nossas equipes. Em toda porta de entrada dos serviços de saúde, os profissionais estão capacitados a atender, realizar o diagnóstico e dar os encaminhamentos necessários para cada caso”, afirmou Oliveira.

Janela tóxica

Segundo o médico da SMS, a graduação da intoxicação por metanol pode ser diversa, podendo ser um quadro leve ou um quadro muito grave, como já observado em Curitiba e principalmente no Estado de São Paulo, podendo levar a internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e até precisar de hemodiálise.

O alerta para a população é a permanência dos sintomas de embriaguez, como tontura, mal-estar e náuseas, por exemplo, após seis horas da ingestão de bebida alcóolica com piora progressiva do quadro de saúde.

Coletiva de imprensa sobre as ações de monitoramento, fiscalização e orientação à população para prevenir novas ocorrências de intoxicação por metanol na cidade. Curitiba, 06/10/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

“A janela tóxica se configura em 12 a 24 horas com os sintomas agravados de malestar, tontura, alteração visual. Nesses casos, a pessoa deve procurar uma unidade de pronto atendimento o quanto antes”, alertou. Veja abaixo quais são os sintomas

Fiscalização

A equipe de Vigilância Sanitária (Visa) está acompanhando a fiscalização conduzida pelas polícias Civil e Científica do Paraná (PCPR) na investigação de possíveis casos de contaminação de bebidas comercializadas em Curitiba.

Neste sábado (4/10), a Visa e a PCPR fizeram operação de fiscalização em estabelecimento suspeito de comercializar bebidas alcoólicas adulteradas. A ação aconteceu depois que policiais encontraram, nos pertences de um dos pacientes confirmados, notas fiscais de compras realizadas num estabelecimento comercial no bairro Jardim das Américas. Curitiba tem dois casos confirmados de intoxicação por metanol; Vigilância e Polícia Civil realizaram blitz em estabelecimento Coube à Visa analisar a procedência da bebida. Foi constatada suspeita de adulteração a partir da análise da rotulagem, da

ausência do selo de segurança, do lote e da fabricação do produto, do volume, da forma e quantidade envasada. Orientações Conforme orientações da coordenadora da Vigilância Sanitária de Curitiba, Lucia Nogas Milani, toda pessoa deve analisar alguns sinais que podem indicar problemas na procedência da bebida.

“Alguns pontos são básicos na hora de escolher um produto, como preço muito abaixo do custo de mercado, se o rótulo traz informação da fabricação, do registro do produto no Ministério da Agricultura, além do lacre de segurança rompido. São sinais que pode ter havido alteração”, orienta.

Sintomas

Náusea, vômito, dor abdominal

Confusão mental Alterações visuais: visão turva, percepção de “nevoeiro” ou pontos cegos, podendo evoluir para cegueira irreversível Dificuldade para respirar Dor intensa de cabeça Taquicardia

Pupilas dilatadas

Convulsões

UPAs – abertas 24 horas

Veja onde procurar atendimento em caso de sintomas por intoxicação por metanol:

UPA Boa Vista - Av. Paraná, 3.654

UPA Boqueirão - R. Professora Maria de Assumpção, 2.590

UPA Campo Comprido - R. Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495

UPA CIC - R. Sen Accioly Filho, 3.370

UPA Fazendinha - R. Carlos Klemtz, 1.883

UPA Pinheirinho - R. Leon Nicolas, 5

UPA Sítio Cercado - R. Dr. Levy Buquéra, 700

UPA Tatuquara - R. Jorn. Emílio Zola Florenzano, 835

Como verificar a procedência da bebida alcoólica

Bebidas adulteradas com metanol não têm gosto ou cheiro claramente diferentes do etanol, por isso a análise de procedência confiável é a forma mais segura de prevenção.

Compra segura: prefira supermercados, lojas especializadas ou estabelecimentos de confiança. Evite comprar bebidas alcoólicas em locais improvisados, ambulantes ou sem nota fiscal.

Embalagem e rótulo: verifique se o rótulo está bem impresso, sem borrões, cores apagadas ou erros de ortografia.

Procure informações obrigatórias: fabricante, CNPJ, endereço e registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Observe se o lacre da garrafa está intacto. Tampas violadas, tortas ou que giram com facilidade são suspeitas.

Preço: Se o preço estiver muito abaixo do normal, desconfie. Bebidas originais têm custo elevado de produção e tributação.

Para quem denunciar?

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Tem a função de fiscalizar a produção e distribuição das bebidas. Denúncias são recebidas por este link: https://falabr.cgu.gov.br/web/hom Vigilância Sanitária

Realiza a fiscalização do estabelecimento que comercializa. Denúncias são recebidas pelo telefone 156.

AME em Apucarana O deputado Alexandre Curi (PSD) destacou o avanço da descentralização da saúde no Paraná. Em Apucarana, anunciou investimento de R$ 13,2 milhões para implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades no CISVIR. Segundo ele, a regionalização aproxima os serviços da população e garante atendimento de qualidade.

Eleições suplementares Três municípios do Paraná, Cruzeiro do Iguaçu, São João e São Tomé, realizaram neste domingo (5) eleições suplementares para definir novos prefeitos e vice-prefeitos. Foram eleitos Jean Carlos Cardoso e Alvir Guyss em Cruzeiro do Iguaçu; Joni Zanella Ferreira e Fabiana Mioranza em São João; e João Paulo Travassos Raddi e Osmir dos Santos em São Tomé. Os mandatos vão até 2028.

Secretaria Visionária

A Secretaria da Educação do Paraná recebeu do Google o prêmio Secretaria Visionária da América Latina. O reconhecimento foi entregue na Califórnia, durante o Google for Education Leader Series. A rede estadual foi premiada por adotar inteligência artificial e gamificação no acompanhamento pedagógico. Entre as soluções estão o Desafio Paraná, o Khanmigo, o Fluência Paraná e o Redação Paraná.

Paraná no Guinness O Paraná entrou para o Livro Guinness de Recordes com a maior telecirurgia do mundo, realizada entre Curitiba e o Kuwait, a mais de 12 mil quilômetros de distância. O procedimento de hérnia inguinal foi conduzido com sucesso e marcou um avanço global na cirurgia robótica remota. A operação foi coordenada pelo médico Marcelo Loureiro, da Scolla Centro de Treinamento Cirúrgico.

Em Foz O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, recebeu na semana passada o comunicador Jota Júnior, conhecido como Jotinha, filho do histórico radialista Jotape. Atuante na comunicação e no rádio, há 29 anos Jotinha participa de projetos voltados para a área empresarial e em diversas iniciativas voltadas ao atendimento familiar. O encontro destacou a representatividade de Foz em âmbito estadual, o turismo local que é destaque nacional e a importância da comunicação para manter esse legado.

Baixa umidade O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de baixa umidade relativa do ar para uma faixa que vai do Paraná ao sertão nordestino, com índices podendo chegar a 20%. O fenômeno, típico do beloinverno, eleva o risco de queimadas e problemas respiratórios. As temperaturas variam de 17°C em Porto Alegre a 41°C em Cuiabá. Cooperação federativa

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo entre Paraná e Santa Catarina que encerra disputa de mais de 30 anos sobre os royalties da Petrobras. O pagamento será feito por meio de obras em Garuva e Itapoá, no valor de R$ 365,3 milhões. Entre elas estão a duplicação da SC-417 e a construção de viadutos, integrando a infraestrutura regional. A decisão foi considerada inédita e marca um precedente de cooperação federativa.

Paraná Faz Ciência

A Unioeste sediará em 2026 a 6ª edição do Paraná Faz Ciência, maior evento de divulgação científica do Estado. O anúncio ocorreu na edição de 2025, em Guarapuava, na Unicentro. O reitor Alexandre Webber destacou a responsabilidade da instituição em manter a excelência do evento. A iniciativa integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apoio da Fundação Araucária e do Governo do Paraná.

TRT-PR

O desembargador Arion Mazurkevic foi eleito presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) para o biênio 20252027. A eleição ocorreu em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, em Curitiba. A posse será em 5 de dezembro. Também foram eleitos Benedito Xavier da Silva (vice-presidente) e Archimedes Castro Campos Júnior (corregedor regional).

Perdão de dívidas

O governador Ratinho Júnior sancionou a Lei nº 22.659/2025, que perdoa dívidas de até R$ 7 mil de mutuários da Cohapar, beneficiando cerca de 17 mil famílias no Paraná. A medida garante quitação automática dos débitos e isenção de juros e multas. O objetivo é regularizar propriedades, promover justiça social e reduzir custos administrativos da companhia.

Arte & Cultura

A atriz Patrícia Saravy foi a convidada do Arte & Cultura de sexta (3), na TV Assembleia. Protagonista do premiado longa “Nó”, ela falou sobre carreira, maternidade e parceria com a diretora Laís Melo. O programa foi ao ar no Canal 10.2 e no YouTube da TV Assembleia.

Multivacinação

O Ministério da Saúde realiza de 6 a 31 de outubro a campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. O “Dia D” está marcado para o dia 18, um sábado. Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis. A ação busca atualizar as cadernetas e ampliar a cobertura vacinal em todo o país.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Comercial: Maurício Mosson

de Abreu, nº

- Conj

Edificio Palladion

Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PRFones: (41) 3024-6766

cial@ctbametropole.com.br

Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com chicolustosa1@outlook.com Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná Filiado a ADIPR – Associação dos Jornais e Portais do Paraná Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Merconet ADIPR Ricardo Takiguti (41) 98405-2344 As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

Metrópole AUTOMÓVEIS

PINHAIS - PARANÁ

Administração Aviso

Licitação Republicação de Edital com Reabertura de Prazo Pregão Eletrônico nº 038/2025 - Sistema de Registro de Preços (Compras GOV licitação nº 90038/2025) A Pregoeira designada por meio do Decreto Municipal nº 389/2023, no uso de suas atribuições, torna público e para conhecimento dos interessados em participar da licitação em epígrafe, a qual tem por objeto a “Aquisição de Café para a Prefeitura Municipal de Pinhais e Pinhais Previdência” que foram realizadas alteração no edital e foi redesignada a data da sessão pública para o dia 22/10/2025, às 09h00min, a qual ocorrerá no site www.gov.br/compras - Portal de Compras do Governo Federal. Valor Máximo: R$ 2.082.344,40. Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras https://www.gov.br/pncp/pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações do dia 08/10/2025 ao dia 20/10/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo email: catia.santos@pinhais.pr.gov.br. Pinhais, 06/10/2025.

Renault inicia produção do Boreal no Complexo Ayrton Senna

Revelado mundialmente em julho passado, em São Paulo, a Renault iniciou hoje a produção do Boreal no Complexo Ayrton Senna. A fábrica do Paraná é a primeira do mundo a produzir esse imponente e tecnológico SUV do segmento C

Após os modelos Kardian, Duster e Grand Koleos, o Renault Boreal é um pilar central do Renault Brand International Game Plan 2024-2027. A planta localizada na região metropolitana de Curitiba vai produzir o veículo para 17 países latino-americanos. O lançamento do Boreal acontece ainda em 2025 no Brasil, seguido pelo restante da América Latina, Turquia e outros mercados, a partir de 2026.

“O Boreal é o SUV high-tech da Renault e a tecnologia não está somente no veículo. Para desenvolver e industrializar o Boreal no Brasil nós investimos R$ 2 bilhões no país, como parte do ciclo de 5,1 bilhões de reais de 2021 a 2025”, explica Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault do Brasil.

Thierry Charvet, vice-presidente Indústria, Qualidade e Supply Chain do Renault Group, Mendi Ammad, vice-presidente industrial da Renault para a América Latina, e Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault do Brasil, estiveram presentes na linha de produção para marcar oficialmente o início da fabricação do Boreal.

O Complexo Ayrton Senna é a única fábrica de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0.

“No Complexo Ayrton Senna aplicamos as mais avançadas tecnologias no processo industrial, como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, impressão 3D e AGVs, os veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções”, afirma Mendi Ammad, vice-presidente industrial da Renault para a América Latina.

A Renault também é referência em meio ambiente, sendo a primeira fabricante a ser autoprodutora de 100% da energia elétrica utilizada de origem fotovoltaica, limpa e renovável. O Complexo Ayrton Senna é Aterro Zero desde 2016 e possui 40% de sua área de mata atlântica preservada.

“O início da produção do Boreal é mais um importante passo na estratégia internacional da Renault. O Brasil é o primeiro país a produzir o Boreal, um veículo totalmente novo e altamente tecnológico. Isso é muito gratificante para nossas equipes no Brasil”, comentou Thierry Charvet, vice-presidente Indústria, Qualidade e Supply Chain do Renault Group.

Sobre o Boreal

O Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e

a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida logo de cara graças aos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo. As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo.

Com seu design interno inédito, o cockpit do Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal openR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10.1 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas.

Uma das principais vantagens da Renault Group Modular Platform (RGMP) é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa e o primeiro produzido no Brasil.

O Boreal oferece um sistema Harman Kardon Premium, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre. Este sistema exclusivo integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas.

Graças à arquitetura elétrica e eletrônica da plataforma, o Boreal integra até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista, uma das propostas mais completas no segmento.

Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.

O Boreal tem motor 1.3 turbo flex TCe com 270 Nm de torque combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem úmida com seis marchas. Sobre a Renault do Brasil

Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU).

Oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 940 mil pessoas ao longo dos seus 14 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Com novo hospital, Rio Branco do Sul volta a ter maternidade após mais de uma década

Complexo hospitalar de referência foi inaugurado nesta segunda-feira (6) pelo governador Ratinho Junior. O hospital recebeu R$ 22 milhões de investimento do Governo do Estado para atender mais de 100 mil moradores dos sete municípios paranaenses que compõem o Vale do Ribeira.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou na segunda-feira (6/10) o novo Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul. O projeto recebeu R$ 22 milhões em uma parceria do Estado com a prefeitura para uma extensa obra de reforma e ampliação que modernizou por completo a unidade, transformando-a em uma das estruturas hospitalar de referência para a população do Vale do Ribeira. O grande destaque é a reabertura da maternidade, que havia sido fechada há mais de uma década por falta de condições estruturais adequadas. Com a entrega, a cidade passa a contar novamente com um serviço essencial para mães e bebês, evitando deslocamentos longos e inseguros até Curitiba, Campo Largo ou Campina Grande do Sul. A partir de agora, o hospital e a maternidade passam a funcionar efetivamente, oferecendo atendimento integral à população.

Segundo Ratinho Junior, a entrega do Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul representa um marco para a cidade e toda a região. “Inauguramos um hospital moderno, equipado com tecnologia de ponta, que vai atender não só os moradores de Rio Branco do Sul, mas toda a população do Vale do Ribeira. São milhares de pessoas que precisavam se deslocar para hospitais em Curitiba ou Campo Largo e que agora passam a ter acesso próximo e qualificado à saúde”, afirmou.

“Foram mais de 10 anos sem esse serviço essencial. Com a retomada, mães e bebês não precisarão mais enfrentar o chamado turismo de ambulância, em deslocamentos longos e inseguros”, acrescentou o governador.

SAÚDE INTEGRAL

A nova maternidade de Rio Branco do Sul é destinada a

partos de risco habitual, garantindo acompanhamento médico e de enfermagem, estrutura para o trabalho de parto, parto e pós-parto, além de equipamentos modernos para segurança da mãe e do bebê. O serviço também assegura atendimento humanizado, com foco na saúde integral da mulher e da criança, reduzindo riscos e ampliando a qualidade de vida das famílias da região. Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a reabertura da maternidade traz um impacto direto para as famílias do Vale do Ribeira. “Os partos de risco habitual poderão ser feitos aqui, em Rio Branco do Sul, sem a necessidade de deslocamento até outros municípios. Isso significa que gestantes de cidades como Adrianópolis, Tunas do Paraná e Cerro Azul terão atendimento próximo, com segurança e acompanhamento adequado”, explicou. Beto Preto lembrou ainda que, além dos partos, o hospital vai garantir pronto atendimento 24 horas, cirurgias eletivas e serviços de referência para toda a região.

Inaugurado em 1978, o hospital municipal foi marcado por décadas de dificuldades estruturais. Para a sua reabertura, foram investidos R$ 15 milhões do Estado para as obras de reforma e ampliação e outros R$ 6,5 milhões em equipamentos e mobiliário modernos, como incubadora neonatal, arco cirúrgico, bisturis elétricos, camas hospitalares, monitores ultiparamétricos, ultrassons, desfibrilador, cardioversor e computadores. Além disso, R$ 500 mil foram investidos em mobiliário planejado, ampliando a eficiência da unidade.

Com 3.035,43 m² de área construída, o hospital é classificado como de pequeno porte, mas dispõe de uma estrutura completa, que inclui pronto

atendimento clínico 24 horas, centro obstétrico de risco habitual, centro cirúrgico para pequenas cirurgias, enfermarias adulta e pediátrica, além de 37 leitos. Setores de apoio como Raio-X, Farmácia, Nutrição, Central de Materiais Esterilizados e Almoxarifado completam a infraestrutura.

Além do investimento superior a R$ 22 milhões do Governo do Estado, a Prefeitura de Rio Branco do Sul garantiu contrapartidas que somam cerca de R$ 5 milhões. Recentemente, a administração municipal também oficializou a concessão do espaço ao Centro Integrado em Saúde (CIS). A medida assegura a gestão, operacionalização e execução dos serviços hospitalares, incluindo a porta de entrada da rede de Urgência e Emergência, a abertura da Maternidade de Risco Habitual e os procedimentos de baixa e média complexidade.

De acordo com a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, a reabertura da maternidade é um marco para a cidade. “Depois de 12 anos sem esse serviço, já nasceram mais de sete crianças desde a última semana no novo hospital. É uma conquista enorme para as famílias, fruto do investimento do Governo do Estado e das contrapartidas do município”, afirmou.

Ela destacou ainda o impacto regional da entrega. “Agora as mães não precisam mais sair de madrugada de cidades vizinhas para ter seus filhos longe da família. Além da maternidade, o hospital traz novos exames e serviços e até um heliponto para emergências, garantindo dignidade e segurança para a população do Vale do Ribeira”, completou Karime.

Com a entrega, Rio Branco do Sul ganha um complexo hospitalar de referência para mais de 100 mil habitantes do Vale

Tel.: (41) 3024-6766 Email: cial@ctbametropole.com.br

Além de Rio Branco do Sul: Paraná investe em cinco novos hospitais na Grande Curitiba

do Ribeira – abrangendo também os outros seis municípios da região: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná. A modernização coloca fim ao chamado “turismo de ambulância”, garantindo que a população tenha atendimento próximo e adequado em sua própria região.

SAÚDE PRÓXIMA

Uma das primeiras grávidas que teve a oportunidade de ter seu filho na nova maternidade é Luana Moraes de Faria. “Eu tinha medo de precisar ir para Curitiba e ter meu bebê no caminho, na rodovia, mas agora, com hospital, eu fiquei mais tranquila por saber que qualquer coisa que pudesse acontecer eu teria atendimento pertinho de casa”, revelou.

Outra que está nos últimos dias de gravidez é Jasmin da Silva Lopes,. Ela pretende que o seu parto seja humanizado, um sonho que será possível no novo hospital de Rio Branco do Sul. “Ter um lugar de qualidade que está apenas a alguns minutos de casa, onde eu sei que vou ser bem atendida pelos médicos e enfermeiros me passa uma segurança neste momento tão importante”, disse.

PRESENÇAS

Também acompanharam a inauguração o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira; Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; Administração e Previdência, Luizão Goulart; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; os deputados federais Toninho Wandscheer e Luciano Ducci; os deputados estaduais Flávia Francischini, Ney Leprevost, Luiz Claudio Romanelli, Márcia Huçulak e Paulo Gomes; prefeitos, viceprefeitos, secretários municipais e vereadores de municípios da região.

Novo hospital foi inaugurado em Rio Branco do Sul. Novos complexos estão em obras em São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais e vão reforçar a rede hospitalar do Estado. Unidades representam um avanço importante para a descentralização dos serviços e a ampliação da assistência especializada. A entrega do hospital com centro obstétrico de Rio Branco do Sul, na segunda-feira (6/10), faz parte de um conjunto de obras importantes do Governo do Estado para o atendimento à saúde dos moradores da Região Metropolitana de Curitiba. Nesse momento estão em andamento as construções de unidades em São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais e o Estado já se comprometeu com recursos para o HCzinho e a nova unidade do Complexo Pequeno Príncipe. As quatro unidades que não ficam em Curitiba estão mais adiantadas. Elas representam, juntas, um investimento de R$ 378 milhões, sendo R$ 93,5 milhões aportados diretamente pelo Governo do Estado. Os convênios foram feitos com as prefeituras e no caso de Pinhais com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o objetivo dos investimentos é aproximar o cuidado das pessoas e garantir que o paranaense tenha um sistema de saúde eficiente. “Nos últimos anos, o Governo do Paraná tem feito o maior investimento em infraestrutura hospitalar da história recente do Estado. Esses novos hospitais da Região Metropolitana de Curitiba vão ampliar o acesso da população a atendimentos de qualidade, com estruturas modernas e serviços especializados”, afirma. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que os novos hospitais representam um avanço importante para a descentralização dos serviços e a ampliação da assistência especializada. “Essas obras fortalecem a regionalização da saúde e aproximam o atendimento hospitalar da população. Estamos ampliando o cuidado, investindo em estruturas modernas e promovendo um atendimento mais humano e resolutivo em todas as regiões do Estado”, destaca. SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – A construção do Hospital Geral e Maternidade de São José dos Pinhais atingiu 23% de execução. O novo hospital substituirá a estrutura original da década de 1940 e contará com 300 leitos, ampliando em 58% os atendimentos especializados nas áreas de ginecologia, obstetrícia, neonatologia e medicina intensiva. Referência para urgência e emergência em São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e na região sul de Curitiba, a unidade também atenderá vítimas de acidentes nas rodovias BR-277, BR-376 e Contorno Sul. O Estado investe R$ 60 milhões na modernização do hospital, que soma R$ 169,9 milhões em recursos totais. “Esta obra representa mais acesso, mais qualidade e mais dignidade no atendimento à população”, afirma a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.

COLOMBO – A construção do Hospital Geral de Colombo também avança, com investimento total de R$ 67,2 milhões, sendo R$ 20 milhões do Governo do Estado e R$ 47,2 milhões de contrapartida municipal. O projeto, que já atingiu 29,6% de conclusão, prevê uma área de 13 mil metros quadrados, com estrutura para nove consultórios e atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia e vascular. “Colombo nunca teve um hospital próprio, e ver o avanço das obras do Hospital Geral é motivo de muita gratidão e esperança. Esse investimento do Governo do Estado marca um momento histórico para o nosso município, pois transforma o atendimento em saúde, garante internações, cirurgias e pronto atendimento aqui mesmo”, ressalta a secretária da Saúde de Colombo, Marilda Zanoni.

Quando concluído, o hospital terá capacidade para realizar até sete mil consultas, 400 cirurgias e 15 mil exames por mês, além de oferecer 126 leitos de internamento e 10 leitos de UTI adulto. A unidade também contará com raio-x, tomografia, ressonância, ultrassom e laboratório. PINHAIS – Já no município de Pinhais, um novo hospital está sendo viabilizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com recursos do BRDE, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e New Development Bank (NBD), além de contrapartida da Prefeitura. Em outubro, as obras entraram em fase final e, segundo a prefeitura, o trabalho acontece sem interrupção, 24 horas por dia. O investimento total chega a R$ 126 milhões para a construção de uma unidade de 13 mil metros quadrados. O hospital atenderá 100% pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e contará com 90 leitos, sendo 70 de internação e 20 de UTI. RIO BRANCO DO SUL – Entregue nesta segunda-feira, o novo Hospital de Rio Branco do Sul recebeu R$ 22 milhões em investimentos. A estrutura conta com centro obstétrico e atendimento 24 horas, além de cirurgias eletivas de pequeno porte e internações clínicas.

O grande destaque é a reabertura da maternidade, que havia sido fechada há mais de uma década por falta de condições estruturais adequadas. Com a entrega, a cidade passa a contar novamente com um serviço essencial para mães e bebês, evitando deslocamentos longos e inseguros até Curitiba, Campo Largo ou Campina Grande do Sul.

HCZINHO E PEQUENO PRÍNCIPE – Além das novas estruturas hospitalares previstas para a Região Metropolitana de Curitiba, dois novos hospitais vão ampliar a rede voltada ao público infantil.

Um deles é uma nova unidade do Complexo Pequeno Príncipe, que contará com investimento de R$ 55 milhões do Estado e mais contrapartida de R$ 15 milhões para a construção de um hospital-dia, no bairro Bacacheri, em Curitiba. A contratação da empresa responsável pela obra está em fase final.

O hospital-dia é a primeira edificação da área de saúde dentro do projeto completo do Hospital Pequeno Príncipe-Norte, o qual também prevê a instalação das novas sedes da Faculdade Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé-Pequeno Príncipe, referência em estudos científicos de doenças complexas.

Outro importante projeto é o Instituto Pediátrico do Hospital de Clínicas, o HCzinho, que recebeu R$ 20 milhões do Governo do Estado para a primeira fase de construção. O projeto arquitetônico e estrutural deve ser concluído em 2026 e o início dos atendimentos está previsto para 2028. Com o HCzinho, o número de leitos passará de 40 para 130, e as UTIs de 8 para 35 unidades. O espaço também contará com duas salas cirúrgicas e ambulatório próprio, com foco em um atendimento humanizado e especializado para crianças e adolescentes. FAZENDA RIO GRANDE – Além das obras, o Governo do Estado ampliou os repasses para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, em Fazenda Rio Grande. Anteriormente o hospital possuía gestão municipal e o contrato com a Sesa representava cerca de R$ 143 mil por mês, num total de R$ 1,7 milhão ao ano. Com uma nova estrutura e gestão, o Estado aporta mais de R$ 1,8 milhão ao mês, num total de R$ 21,8 milhões ao ano.

Os recursos estão sendo utilizados para ampliar os atendimentos de média e alta complexidade, urgência e emergência, exames e consultas especializadas, partos e cirurgias eletivas e de urgência.

Metrópole pinhais

Amigas se reúnem para costurar e doar pijamas para crianças de Pinhais

Após ver notícia de que Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu alimentos, grupo decidiu contribuir com itens feitos com habilidade e afeto

Gentileza gera gentileza. A professora aposentada Maria de Fátima Gusso, ao ver uma notícia que a Rádio Mundo Livre doou alimentos para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), propôs ao grupo de amigas que também fizessem uma contribuição para o órgão da Prefeitura de Pinhais. A iniciativa já resultou em um primeiro lote de pijamas infantis e até o fim do ano outra carga será produzida, totalizando cerca de 100 peças.

“Queremos agradecer e incentivar a doação de quem se interessar. Esse grupo é de Curitiba, e uma professora aposentada da rede estadual me procurou, a partir de uma matéria que ela me viu recebendo os alimentos”, relata a secretária municipal da Assistência Social Andrea Franceschini.

O grupo se reúne desde 2024. Aposentadas, elas contaram, em mensagem encaminhada, que sentiram a necessidade de contribuir de alguma forma com as pessoas em situação de vulnera-

bilidade. “Surgiu então a ideia de confeccionarmos pijamas, juntando nosso conhecimento em costura, um pouco de cada uma, e colocamos em prática a nossa ideia”, contam.

No ano passado, conseguiram doar cerca de 200 peças a várias instituições. Ao final de 2025 esse número deve ser ultrapassado, calculam. “O mais importante de todo esse processo é o ato de doar, que além de promover a alegria aos que recebem, também enche o nosso coração de felicidade. A felicidade de poder dar um pouco de nós a quem precisa”, diz a mensagem encaminhada.

O grupo é formado por Maria de Fátima Gusso, Maria de Fátima Mantovani, Liana Brun e Conceição Fontana. A secretária Andrea Franceschini recebeu a doação das mãos de Maria de Fátima Gusso, representando as amigas. Serviço

Conheça os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social pela página na internet

Dia do Idoso é celebrado com ginástica, dança e atividades em Pinhais

Evento realizado na última quarta-feira no Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveu momentos de saúde e bem-estar

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveu, na última quarta-feira, um evento pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Nacional do Idoso, que são celebrados em 1.º de outubro. Os profissionais que atuam no local promoveram uma aula de ginástica, dança e outras atividades de lazer e bem-estar. A iniciativa faz parte dos esforços da Prefeitura de Pinhais em promover a melhoria na qualidade de vida desse grupo populacional.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) ainda em 1990, reconhecendo que as pessoas mais velhas são um ativo da sociedade e podem contribuir significativamente para o processo de desenvolvimento. No Brasil, a data ganhou mais destaque com a promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa, também em 1.º de outubro. O CCI é um equipamento de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e tem como objetivo promover a integração e participação de idosos em atividades esportivas, artísticas e culturais, em um local de convívio e acolhimento. Inaugurado em 2010, o centro oferece uma grande variedade de atividades e aulas para o público.

Serviço

Saiba mais sobre o atendimentos no CCI pela internet

Com lazer inclusivo, Centro Cultural abre espaço para talentos como os de Felipe prosperarem

Em mais uma edição da série “História de Protagonista”, conheça a trajetória do jovem autista que joga RPG, está escrevendo um livro e tem o dom para o humor

Desenvolver uma história para virar um livro, dublar vozes, levar humor às pessoas e construir amizades a partir de grupos que fazem jogos de estratégia e de interpretação. Qualquer um que vive essas situações provoca alegria em seu entorno, mas a trajetória de Felipe Sampaio Siqueira, 17 anos, trouxe inspiração extra para os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel).

Com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde criança, Felipe enfrentou algumas adversidades, mas mostra que está no rumo da autonomia e independência para a vida adulta. Ele é um dos personagens da série “História de Protagonista”, que mostra o caminho de vida de pessoas com deficiência e neurodivergentes que utilizam os serviços da Prefeitura de Pinhais. “O objetivo é valorizá-los, mostrando a importância da inclusão na sociedade e também inspirando outras famílias atípicas”, afirma Karina Valim de Araújo, pedagoga na Semel.

Felipe já participou de muitas edições do Histórias que Incluem, evento mensal da Prefeitura de Pinhais que promove opções de lazer para crianças neurodivergentes e com deficiência. Ele acompanhou o início da atividade, quando ainda tinha o nome de “Histórias que Acolhem”. Com o passar do tempo, também já frequentou o Dia do Orgulho Nerd e Dia do Orgulho Autista, mas não dá detalhes sobre esses entretenimentos. O que faz Felipe soltar

a voz, com brilho nos olhos, é sua nova empreitada: ele está escrevendo um livro.

O nome do livro tem algo de enigmático: “Crack e Sara, Uma Aventura Tapa-Olho”. Felipe conta que não é um livro “sério”, e que está fazendo por diversão. O projeto foi inspirado em uma redação solicitada por uma das professoras do Colégio Estadual Paulo Freire, onde cursa o último ano do ensino médio. A tarefa era escrever um texto sobre um jogo de sua preferência, e o escolhido foi “Mother 3”, da Nintendo. “Mas é uma história muito longa e complexa, então não consegui terminar. Mas fiquei com vontade, então eu peguei um caderno para escrever a história”, conta.

Segundo Felipe, o texto é próprio, então não se trata de fanfic – obra ficcional feita por fãs com base em personagens já existentes. Por enquanto, ele não tem planos de lançar o livro ao público. “É um livro que fiz para mim, para relaxar, me divertir. Talvez lançar uma versão digital e um exemplar físico para ficar comigo”, observa. Questionado sobre a vontade de trabalhar com escrita no futuro, ele desconversa. Diz que quer ganhar o próprio dinheiro

e trabalhar, mas ainda não tem planos definidos. Outro assunto que Felipe fala com empolgação é sobre animais e passeios em zoológicos. “O de Curitiba é bem legal. Eu até tenho

uma rota pré-definida para eu ir. E já fui em outros muito incríveis, tipo o de Pomerode e de São Paulo”. Ele cita detalhes de espaços específicos, com espécimes de diferentes países.

Humor O jovem viaja na companhia dos pais, e algumas vezes participou de excursões para o Beto Carrero World, organizadas pela Associação de Famílias Autistas de Pinhais (Afapi), da qual sua mãe, Mislene Sampaio, é a atual presidente. Ela compartilha com os demais associados os aprendizados e momentos de alegria que tem ao lado do filho. O pai, Eder, também acompanhou o filho em eventos variados.

As inclinações de Felipe indicam um caminho voltado ao humor, apesar de ele ter evitado até agora demonstrações em público. Com um pouco de insistência, faz uma de suas imitações: a voz grave e rouca do vilão Wario, antagonista ganancioso e mesquinho do famoso jogo Mario Bros. Ele emenda informações sobre o dublador oficial e outros detalhes que só uma mente focada e interessada consegue reter. Vez ou outra, Felipe executa vozes diferentes durante as partidas de RPG. Foi ali, entre personagens, desafios e reviravoltas que ele fez amizades e até se tornou referência para outro adolescente, Emmanuel. “Conheceu-o numa fase que ele estava passando muita dificuldade na escola. E Felipe mostrou que não precisa

ser da mesma escola para ser amigo”, relata Karina, que acompanhou a situação. De vez em quando se encontram na Sala Precisa, ambiente feito especialmente para o RPG (Role Playing Game, ou jogo de interpretação de papéis) no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. O encontro mais recente foi no aniversário do amigo, evento no qual Felipe foi convidado de honra. Felipe construiu seu conhecimento fazendo muita pesquisa na internet, e como último recado, escolheu uma mensagem séria: “Sempre tomar cuidado quando mostrar vídeos para crianças tão novas. Sempre veja e analise todo grupo de maneira adequada”. O recado foi dado antes da discussão recente que tomou conta do Brasil sobre o controle de conteúdo para crianças nas redes sociais. É mais uma situação que mostra como Felipe se desenvolveu bem, com discernimento avançado. “Conhecer a história do Felipe é inspiração para muitos jovens e crianças, se apropriar do que gosta, ter autoconhecimento e construir sua trajetória, o que passa pelo incentivo incansável de uma família incrível”, acrescenta a pedagoga Karina, da Semel.

Serviço Para mais informações sobre os projetos da Semel nessa área, entre em contato com a Seção de Inclusão do Departamento de Lazer, Inclusão e Qualidade de Vida (DELIQ) E-mail: inclusão.semel@pinhais.pr.gov.br WhatsApp: (41) 99247-0499

Ao todo, os mutirões na Câmara de Curitiba já levaram serviços gratuitos a mais de 1.000 pessoas. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

Mutirão da Defensoria Pública na CMC vai focar em atendimento na área da saúde

O evento acontece dia 10 de outubro. O atendimento será por ordem de chegada, sem limite de senha

No dia 10 de outubro, próxima sexta-feira, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será a sede de mais uma edição do mutirão de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPEPR). Gratuitos, os atendimentos acontecerão entre 9h e 15h, no auditório do Anexo 2. Esta será a sétima vez que o Legislativo abre suas portas para o serviço, a segunda em 2025. Em março, foram registrados 84 atendimentos.

A ação será realizada por meio do Núcleo de Defesa da Saúde Pública e Privada (Nuesp) e da Assessoria Especial de Atendimento Descentralizado da DPE-PR. No mutirão de Direito na Área da Saúde, serão oferecidos orientação jurídica e encaminhamentos para casos envolvendo pedidos de medicamentos, procedimentos e consultas médicas e leitos e cirurgias.

O mutirão é voltado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e para demandas que ainda não possuam uma ação na Justiça. Caso seja necessário, a equipe da Defensoria Pública poderá agendar um retorno para dar continuidade ao atendimento.

Para garantir o atendimento é neces-

sária a apresentação dos seguintes documentos: RG ou CPF; comprovante de endereço atualizado; comprovante de renda, como carteira de trabalho, últimos três holerites, extratos bancários ou inscrição no CadÚnico; receituários médicos; encaminhamento médico com a indicação do tratamento, exame ou procedimento; eventuais protocolos ou negativas do serviço de saúde.

Os atendimentos acontecerão das 9h às 15h, por ordem de chegada e sem limite de distribuição de senhas. E equipe da DPE-PR estará no auditório do Anexo 2 da CMC (localizado na esquina da avenida Visconde de Guarapuava com a rua Lourenço Pinto).

Parceria entre a CMC e a Defensoria Pública começou em 2022

Essa será a sétima vez que o Legislativo vai receber o evento. A primeira ação foi realizada em setembro de 2022. Este ano, esta será a segunda edição. Ao todo, os mutirões na Câmara de Curitiba já levaram serviços gratuitos a mais de 1.000 pessoas. Clique aqui para saber mais sobre a última edição do mutirão, realizada em março, quando 84 atendimen-

tos foram prestados, como a assistência gratuita para divórcios, pensão e outras demandas familiares.

A Defensoria Pública também tem um posto fixo de atendimento na CMC. Fundada em outubro de 2024, a unidade trabalha com ações extrajudiciais, aquelas sem um processo na Justiça, de todas as demandas atendidas pela DPE-PR, como divórcio, pensão alimentícia, direito do consumidor, acesso a medicamentos, cirurgias e vagas em creches. O espaço também oferece orientações para todos que buscarem atendimento de forma presencial, sem a necessidade de agendamento prévio, ou por telefone, atendendo de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Para saber mais, clique aqui.

Quer saber mais sobre a atuação do órgão? Assista um bate-papo sobre o trabalho da DPE-PR, que foi o tema do episódio três da segunda temporada do programa Você na CMC, um produto do CMC Podcasts que apresenta os serviços e as atividades do Legislativo para a população.

Por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Celso KummerSupervisão do estágio: Ricardo Marques

Processante: tomada de depoimentos chega ao quarto dia

Depois de ouvirem os denunciantes, a Comissão Processante está prestes a concluir as oitivas das testemunhas de defesa na Câmara de Curitiba

O advogado criminalista André Feiges foi ouvido, na sexta-feira (3), pela Comissão Processante (CP) criada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para apurar a representação contra a vereadora Professora Angela (PSOL). Ele foi a oitava testemunha indicada pela defesa da parlamentar para opinar sobre a distribuição de uma cartilha relativa à Política de Redução de Danos em uma audiência pública realizada pela Professora Angela, na CMC, no dia 5 de agosto.

A abertura do Processo Ético Disciplinar (PED) 1/2025-CP se deu em consequência de denúncia formalizada por Da Costa (União) e Bruno Secco (PMB), que viram apologia ao uso de drogas na distribuição do material impresso. A Comissão Processante é formada por Renan Ceschin (Pode), presidente, Olimpio Araujo Junior (PL), relator, e Zezinho Sabará (PSD), cabendo a eles apurar se houve ou não quebra de decoro parlamentar.

A Professora Angela nega as acusações e, em sua defesa prévia, alega que a política de redução de danos é legítima, sem configurar crime ou quebra de decoro, e que não houve qualquer incitação ao crime, tampouco apologia à condutas ilegais, apenas a difusão de informação preventiva. O Processo Ético Disciplinar 1/2025-CP é público e pode ser consultado online (502.00002.2025).

Depoimento do advogado André Feiges é o penúltimo do PED André Feiges respondeu a perguntas dos vereadores Renan Ceschin, presidente da CP, Olimpio Araujo Junior, relator, e Zezinho Sabará, além do advogado de defesa Juliano Pietczak. Durante uma hora, ele expôs suas opiniões sobre a Política de Redução de Danos, quanto aos casos de sucesso nas cidades portuárias para conter o HIV-Aids e na campanha contra o tabagismo, além do que considera serem boas práticas nessas campanhas informativas.

Com a experiência de membro fundador da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas e de integrante das comissões de Advocacia Criminal, de Direito à Saúde e de Política Sobre Drogas da OAB-PR, André Feiges relatou casos anteriores em que a aplicação da Política de Redução de Danos foi encarada como apologia às drogas e os desdobramentos disso nos Tribunais Superiores. Ele também comentou diretamente o caso concreto em análise pela Comissão Processante. Em razão das peculiaridades do Processo Ético-Disciplinar 1/2025-CP (502.00002.2025), as oitivas estão sendo gravadas em vídeo e áudio, mas o conteúdo completo será divulgado somente após a conclusão dos depoimentos. Concluída a fase das oitivas, os testemunhos serão disponibilizados no canal da CMC no Youtube. Todas as oitivas, além das equipes dos membros da Comissão Processante, são acompanhadas por membros da Procuradoria Jurídica da CMC e da Diretora de Apoio às Comissões. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Celso Kummer Supervisão do estágio: Ricardo Marques

Vereadora quer banir punições

degradantes a crianças em escolas

Caso de maus-tratos a criança autista em Araucária motivou o projeto de lei da vereadora Delegada Tathiana na Câmara de Curitiba

Na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), tramita um projeto de lei que proíbe práticas punitivas abusivas que violem os direitos das crianças e adolescentes nas escolas de Curitiba. De autoria da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), a proposição é uma resposta aos maus-tratos a uma criança autista, de 4 anos de idade, que, numa escola de Araucária (PR), foi encontrada amarrada no banheiro.

“Infelizmente, são recorrentes os relatos e denúncias de crianças sendo submetidas a práticas humilhantes como forma de castigo disciplinar em instituições de ensino”, lamenta a parlamentar. O projeto da Delegada Tathiana proíbe, em todas as escolas de Curitiba, “práticas de punição física, psicológica ou moral” (005.00510.2025). Na iniciativa, ela lista quatro formas de castigo para serem banidas das escolas.

Com a aprovação da lei pela Câmara de Curitiba, passariam a ser consideradas punições degradantes “a contenção física por meio de cordas, panos, lençóis, fitas adesivas ou quaisquer outros materiais”, “o isolamento forçado da criança ou adolescente em ambientes inadequados, como banheiros, depósitos, salas trancadas ou semelhantes”, “o uso de violência verbal, humilhação pública,

ameaças ou castigos que causem sofrimento físico ou psicológico” e a “exposição a situações vexatórias como forma de disciplina”. Quando um caso for denunciado, o projeto apresentado por Delegada Tathiana determina o afastamento cautelar dos envolvidos e a comunicação do ocorrido ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público do Paraná e às autoridades policiais. A iniciativa prevê a obrigação de denunciar quem submeta crianças a maus-tratos, determinando, no artigo 3º, que “todo profissional que tiver ciência, suspeita ou indícios da prática de qualquer conduta vedada por esta Lei deverá informar imediatamente à direção da Unidade Escola, sob pena de incorrer nas mesmas sanções previstas para os autores da infração”.

O projeto de lei já recebeu a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) e está tramitando pelas comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito, o projeto entra em vigor 30 dias após sua publicação. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba. Por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Ricardo Marques

Economia aprova projeto para incentivar empreendedorismo com IA em Curitiba

Proposta do Poder Executivo é de detalhar fontes de receita para financiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e a inovação

Na 19.ª reunião da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o projeto de lei para detalhar o fomento ao empreendedorismo no ambiente de inteligência artificial no Fundo de Inovação do Vale do Pinhão (Inova VP) recebeu sinal verde para seguir em tramitação na Casa de Leis. Foi um dos seis projetos aprovados no encontro do colegiado de Economia, ocorrido na quarta-feira (1º).

De iniciativa do prefeito, a proposta para instituir o Inova VP busca fomentar o empreendedorismo no ambiente de inteligência artificial em Curitiba e detalha as fontes de receita do Fundo Municipal de Inovação, que irão não apenas modernizar seu funcionamento e suas fontes de receita, mas também tornar mais claras e transparentes as áreas ligadas à inovação (005.00551.2025). Com o aval da Comissão de Economia, o projeto passa agora para análise da Comissão de Serviço Público. Também foram aprovadas outras quatro iniciativas do prefeito, todas versando acerca de alienação de áreas no Município: - incorporar área de terreno, no bairro Vila Izabel, aos bens dominiciais (005.00373.2025); - transferir à Companhia de Habitação Popular de Curitiba, a título de alienação gratuita, imóvel no bairro Sítio Cercado (005.00506.2025); - alienar em favor de Luiz Carlos Fernandes Tavares e Eliane Eller de Oliveira

Tavares uma área no bairro Uberaba (005.00375.2025); e - alienar em favor de Antônio Carlos Pontes Coelho uma área no bairro Capão Raso (005.00600.2025). A proposta para isentar a inscrição em concursos públicos de Curitiba para catadores de materiais recicláveis e seus filhos (005.00359.2025), da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), foi aprovada pela Comissão de Economia, sendo encaminhada para a pauta da Comissão de Serviço Público. 4 proposições não tramitadas O colegiado de Economia não autorizou o trâmite de quatro proposições: 1 sofreu pedido de vista (005.00546.2025), 1 teve pedido de mais informações (005.00489.2025) e 2 foram devolvidas aos autores (005.00502.2025 e 005.00063.2025). Presidida por Serginho do Posto (PSD), a Comissão de Economia da Câmara de Curitiba conta com a participação de Olimpio Araujo Junior (PL), vice; Giorgia Prates – Mandata Preta (PT); Hernani (Republicanos); Indiara Barbosa (Novo); João Bettega (União); João da 5 Irmãos (MDB); Leonidas Dias (Pode) e Zezinho Sabará (PSD). O colegiado se reúne semanalmente, às quartas-feiras. As reuniões podem ser acompanhadas no canal da CMC no YouTube.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer Supervisão do estágio: Ricardo Marques

Advogado André Feiges foi a oitava testemunha de defesa ouvida pela Comissão. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Caso de maus-tratos em Araucária motivou projeto de Delegada Tathiana. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Metrópole ALEP

Assembleia Legislativa amplia debate sobre saúde e direitos das mulheres no climatério

Audiência Pública acontece na próxima terça-feira (7), às 9 horas, no Auditório Legislativo da Casa

02A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná realiza, na próxima terça-feira (7), às 9 horas, no Auditório Legislativo, a audiência pública “A Saúde da Mulher no Climatério”. A iniciativa, promovida em conjunto com os demais autores da chamada Lei do Climatério, aprovada em junho deste ano, tem como objetivo principal debater um tema ainda pouco abordado, mas de grande relevância social e de saúde pública. A expectativa da bancada é conscientizar as mulheres paranaenses sobre seus direitos, fortalecendo a implementação de ações concretas em benefício da população afetada pelas mudanças fisiológicas e hormonais dessa fase da vida.

A audiência terá como convidadas especiais as médicas especialistas Dra. Bruna Toppel e Dra. Alexandra Ongaratto, que ministrarão palestras com um olhar técnico e humanizado sobre os desafios e cuidados da saúde da mulher no climatério. Além delas, o evento contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), reforçando a importância da articulação entre os poderes e a sociedade para ampliar políticas públicas voltadas às mulheres neste momento único de suas vidas.

Legislação estadual

Entre os assuntos que serão debatidos na audiência, destaca-se a importância da universalização das políticas públicas de atenção à saúde no climatério, direito garantido pela legislação a partir das alterações promovidas recentemente no Código Estadual da Mulher Paranaense, promulgado em abril de 2024.

A Lei do Climatério incluiu o tema entre os Direitos da Mulher, assegurando suporte e atendimento médico às mulheres que passam por esse período da vida, com-

preendido entre os 40 e 65 anos de idade. Pela legislação, as mulheres dessa faixa etária têm garantidos “a assistência e o amparo à saúde física e mental”. Além disso, a lei tem como objetivos fomentar o acesso a exames laboratoriais e de imagem, incrementar e garantir o acesso à hormonoterapia personalizada e assegurar a distribuição gratuita de medicamentos, conforme prescrição médica.

Outras ações de saúde pública previstas na legislação incluem a orientação sobre alimentação equilibrada e prática regular de atividade física adequada, que podem colaborar para a redução de desconfortos causados pelo climatério; a disponibilização de alternativas terapêuticas não hormonais seguras; e a oferta de atendimento psicológico integral às mulheres dessa faixa etária.

O evento também abordará a importância da realização de campanhas informativas sobre os sintomas mais comuns do climatério, os exames que contribuem para o diagnóstico adequado e outras orientações relevantes para este período da vida das mulheres.

A audiência pública “A Saúde da Mulher no Climatério” é uma iniciativa das deputadas Mabel Canto (PP), líder da Bancada Feminina, Ana Júlia (PT), Cantora Mara Lima (REP), Cloara Pinheiro (PSD), Cristina Silvestri (PP), Flávia Francischini (União), Luciana Rafagnin (PT), Secretária Márcia Huçulak (PSD), Marli Paulino (SD) e Maria Victoria (PP); e dos deputados Artagão Júnior (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Ney Leprevost (União).

Serviço:

Audiência Pública “A Saúde da Mulher no Climatério”

Local: Auditório Legislativo –

Assembleia Legislativa do Paraná

Data: terça-feira, 7 de outubro de 2025

Horário: 9h

Projeto prevê a instituição do

Programa Estadual de Prevenção e Combate à Falsificação e Adulteração de Bebidas no Paraná

A proposta de nº 838/2025 foi protocolado na Casa pela deputada Marli Paulino (SD).

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 838/2025, que institui o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Falsificação e Adulteração de Bebidas no Paraná. A iniciativa surge diante do aumento alarmante de mortes e internações por intoxicação causada por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas registradas em outras regiões do país. “Felizmente não temos casos no nosso Estado, porém é preciso redobrar os cuidados e estamos atentos, vigilantes e atuando em defesa da saúde da população paranaense”, destacou a parlamentar.

De acordo com a proposta, o objetivo central é proteger a saúde da população, reduzir riscos decorrentes do consumo de bebidas adulteradas ou falsificadas e intensificar as ações fiscalizatórias já existentes.

Prevenção e conscientização

Entre as medidas previstas estão a realização de campanhas educativas dirigidas a consumidores e comerciantes sobre os riscos da falsificação; o fortalecimento da integração entre os órgãos estaduais de saúde pública, vigilância sanitária, segurança e defesa do consumidor, em cooperação com os municípios; além do apoio à capacitação de agentes públicos para identificar indícios de adulteração.

O programa também prevê a ampliação de canais de denúncia acessíveis à população e a colaboração com iniciativas já existentes de defesa do consumidor.

Ameaça à saúde pública

O texto do projeto ressalta que a falsificação de bebidas constitui grave ameaça à saúde pública, podendo provocar intoxicações severas, cegueira, falência de ór-

gãos e até a morte. A deputada lembrou os casos recentes de intoxicação por metanol em São Paulo, que resultaram em óbitos confirmados em São Bernardo do Campo e na capital paulista. Também há registros em Pernambuco e no Distrito Federal.

O que é o metanol

O metanol (álcool metílico) é uma substância química tóxica, incolor, volátil e inflamável, utilizada como matéria-prima na indústria química para produzir solventes, adesivos, pisos e biodiesel. Altamente perigoso para consumo humano, pode causar cegueira irreversível, danos neurológicos, falência de órgãos, coma e morte. Por não ter cheiro, cor ou gosto característicos, o metanol pode ser misturado de forma clandestina a bebidas alcoólicas, resultando em adulterações que colocam em risco a vida da população. Diferente do etanol, presente em bebidas alcoólicas e de uso seguro, o metanol é estritamente impróprio para ingestão.

Deputado Goura (PDT) debate ampliação da Sociologia no Ensino Médio e inclusão no Ensino Fundamental

No encontro com representantes da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o parlamentar reforçou a importância da disciplina para a formação cidadã e acadêmica dos estudantes.

A ampliação da carga horária de Sociologia no Ensino Médio e a inclusão da disciplina no Ensino Fundamental foram reivindicadas por representantes da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), em reunião, na terça-feira (30/9), com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e intermediada pelo deputado estadual Goura (PDT).

Participaram da reunião pela Seed Camila Prade Conte, chefe de gabinete, Vanessa Ruthes, coordenadora de Ensino Médio, e Camila Fernandes Roberto, coordenadora de Currículo. Pela Abecs estiveram presentes as professoras Luciane Jovinski, Vani do Espírito Santo e Edimara Domingues de Oliveira. As docentes argumentaram que a atual redução para uma única aula semanal inviabiliza o desenvolvimento do pensamento crítico, limita a preparação para o ingresso no ensino superior e acentua a desigualdade em relação à rede privada. Formação cidadã Goura ressaltou sua experiência como professor e filósofo formado pela UFPR para destacar o papel estratégico da Sociologia na escola. “A Sociologia é fundamental para interpretar a realidade. Ela complementa a Filosofia, a História, a Geografia e até a Matemática. Essa integração fortalece a capacidade de análise crítica e amplia a consciência cidadã dos estudantes”, argumentou. O deputado acrescentou que a disciplina é decisiva tanto para a vida acadêmica quanto para a formação democrática. “É a Sociologia que ensina direitos civis, sociais e políticos, explica o processo eleitoral, mostra as formas de participação política e ajuda a compreender nossa cultura e identidade”, disse Goura. Valorizar a Sociologia significa abrir caminhos para o ensino superior e fortalecer a cidadania”, destacou Goura.

Reivindicação reconhecida A chefe de gabinete reforçou que a pauta chega em sintonia com o processo de discussão do novo currículo que acontece na secretaria e é definido por lei.

“As reivindicações chegam em um momento oportuno, quando discutimos o novo currículo do Ensino Médio. Este é o momento adequado porque estamos trabalhando na reformulação dos itinerários e estudando o aprofundamento das disciplinas, como a Sociologia”, explicou Camila.

A coordenadora de Ensino Médio da Seed, reconheceu o papel estratégico da disciplina na formação cidadã.

“Nós, na Secretaria, concordamos com os argumentos sobre a importância da Sociologia e a necessidade de ampliar a carga horária, além de ofertar a disciplina também como introdução no Ensino Fundamental”, afirmou Vanessa.

Segundo elas, o processo é conduzido por meio de consulta pública e deve ser concluído até o final do ano. “Entendemos as reivindicações e elas serão consideradas”, disseram. Garantir mais aulas

Para os representantes da Abecs, a ampliação da carga horária permitiria garantir, no mínimo, duas aulas semanais em todos os três anos do Ensino Médio. Também defendem que a disciplina seja ofertada como introdução nos últimos anos do Fundamental.

“A medida reforçaria a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, que frequentemente abordam temas ligados à análise social, além de assegurar uma formação cidadã mais consistente”, destacou a professora Edimara. Para a professora Luciane, a Sociologia no currículo estadual é condição indispensável para formar jovens preparados para a cidadania, para o mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos.

“Nossa expectativa é de que a Secretaria da Educação leve a proposta em conta na elaboração da nova matriz curricular prevista para 2026”, reivindicou.

Metrópole RMC

Região Metropolitana de Curitiba tem a 3ª maior renda per capita do País

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 29 municípios, é a terceira do País com maior renda domiciliar per capita, com R$ 3.078 em 2024. Apenas as regiões metropolitanas de Florianópolis (R$ 3.528) e Brasília (R$ 3.276) tiveram números superiores. A média das 22 principais regiões metropolitanas do Brasil ficou em R$ 2.475.

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 29 municípios, é a terceira do País com maior renda domiciliar per capita, com R$ 3.078 em 2024. Apenas as regiões metropolitanas de Florianópolis (R$ 3.528) e Brasília (R$ 3.276) tiveram números superiores. A média das 22 principais regiões metropolitanas do Brasil ficou em R$ 2.475.

Os dados são da 16ª edição do boletim Desigualdade nas Metrópoles, produzido pelo Observatório das Metrópoles em parceria com o laboratório de estudos PUCRS Data Social e com a RedODSAL (Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina). O estudo usa como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa um salto da RMC nesse ranking. Em 2021, durante a pandemia, a renda na região paranaense era de R$ 2.156, o que a colocava na sexta posição. De lá para cá, a RMC superou as regiões metropolitanas de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

“O desempenho da Região Metropolitana de Curitiba em 2024 reflete a sua força estrutural como polo econômico, com destaque para a qualificação da força de trabalho, a resiliência do emprego formal e a presença do setor de serviços e da indústria de transformação, que sustentaram níveis elevados de renda”, analisou o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) e presidente do Fórum Nacional das Entidades Metropolitanas, Gilson Santos. “São fatores que ajudam a colocar a região na terceira posição em renda per capita entre as metrópoles brasileiras”.

Ainda de acordo com o levantamento, a RMC apresenta bons índices no que diz respeito à queda da pobreza e extrema pobreza, em comparação com outras áreas de mesma natureza. Considerando, por exemplo, apenas o extrato dos 40% mais pobres da Grande Curitiba, a renda mensal era de R$ 941 em 2024, a segunda mais alta do país, abaixo apenas de Florianópolis (R$ 1.088). Ambas com valores bem acima da média nacional, de R$ 670. O documento traz ainda uma avaliação do porcentual de pessoas nesses espaços urbanos que se enquadram em situação de pobrezaou seja, que recebem por dia menos de US$ 6,85. Enquanto as regiões metropolitanas do Brasil apresentaram 19,4% de seus habitantes nessas condições, a RMC teve apenas 11%, o que significa o segundo melhor resultado, tendo Florianópolis à frente, com 6,8%. Em 2021, a RMC havia registrado 18,2% nesse quesito e ocupava a terceira posição

da lista, que tinha as outras duas capitais da Região Sul à frente. Filtrando ainda mais esse extrato, o boletim do Observatório das Metrópoles também aponta qual é a parcela da população desses conglomerados municipais que se enquadra no que se chama de extrema pobreza – renda diária menor do que US$ 2,15. Mais uma vez, a Grande Curitiba se destaca, com o terceiro melhor índice, juntamente com Brasilia, com 1,7% – eram 2,5% em 2021. O melhor desempenho ficou com Goiânia (1,4%), seguida da dobradinha Florianópolis e Porto Alegre (1,5%). A média nacional foi de 3,3%.

“A elevação da renda na base da população, especialmente entre os 40% mais pobres, aliada à recuperação econômica e ao papel dos programas de transferência de renda, contribuiu para reduzir as desigualdades mais críticas, fazendo com que a RMC registrasse em 2024 o segundo menor índice de pobreza do país e a quarta menor taxa de extrema pobreza”, observou Gilson.

O levantamento aponta que quase 40% da população brasileira, ou mais de 80 milhões de pessoas, vivem atualmente em alguma das Regiões Metropolitanas do País. Para a realização do estudo, foram computadas 20 Regiões Metropolitanas (Manaus, Belém, Macapá, Grande São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Grande Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vale do Rio Cuiabá e Goiânia), além de Brasília e da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

INVESTIMENTOS NA RMC A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) conta com grandes obras de infraestrutura viária em andamento ou planejadas, o que deve ajudar a atrair novos investimentos e empregos, melhorando as condições sociais. Entre elas estão duplicações da Rodovia dos Minérios e da Uva, obras das concessões, pavimentações entre Mandirituba e São José dos Pinhais e Colombo e Rio Branco do Sul, acesso pavimentado a Doutor Ulysses, novo Contorno Sul, entre outras.

NOVA LEI

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encaminhou há alguns dias para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei complementar que propõe a reorganização das Regiões Metropolitanas (RMs) do Estado. A iniciativa tem como base o Estatuto da Metrópole, que estabeleceu em 2015 os critérios técnicos para a criação e manutenção dessas estruturas.

A proposta foi pensada para modernizar a gestão regional – garantindo a atuação da Amep em municípios que de fato formem metrópoles e autonomia plena nos demais – e alinhar o Paraná às diretrizes nacionais. Esse modelo de governança está adequado à realidade paranaense, fortalece a participação dos municípios e da sociedade civil nos processos decisórios e permite a adoção de políticas conjuntas de longo prazo.

Estado assina convênios de R$ 210 milhões

em máquinas para melhorar estradas rurais

Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) liberou o montante para os municípios das regiões de Maringá e Campo Mourão para a compra de caminhões, retroescavadeiras, motoniveladoras e outros equipamentos usados na manutenção de estradas rurais e no apoio direto à produção agrícola.

As regiões dos municípios de Maringá e Campo Mourão vão receber R$ 210 milhões do Governo do Estado para a compra de caminhões, retroescavadeiras, motoniveladoras e outros equipamentos usados na manutenção de estradas rurais e no apoio direto à produção agrícola. Os recursos, liberados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), garantem até R$ 3,7 milhões para cada prefeitura contemplada.

Na Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), na região de Maringá, o investimento soma R$ 110 milhões, distribuídos entre os 30 municípios da associação. Já na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), o aporte é de cerca de R$ 100 milhões para 25 municípios.

Na Amusep, os municípios contemplados foram Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.

Na Comcam, os municípios contemplados são Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.

O investimento liberado em tempo recorde faz parte do pacote estadual de R$ 1,5 bilhão destinado a 397 municípios e oito consórcios intermunicipais. O recurso é aplicado a fundo perdido e não precisa ser devolvido. Com a iniciativa, aproximadamente 2.400 máquinas entram em operação, no que é considerado o maior programa de apoio às estradas rurais do País.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, afirmou que o programa vai além da simples renovação do parque de máquinas das prefeituras e simboliza o compromisso do Paraná em ampliar os investimentos no campo, reforçando a infraestrutura rural e garantindo melhores condições de vida para quem vive e produz no Interior.

“O Paraná é o estado que mais investe na agropecuária no Brasil e hoje mostramos isso mais uma vez com a entrega desse maquinário. Estamos falando do maior programa do País voltado à conservação do solo e da água, à melhoria da trafegabilidade e das estradas rurais. Isso significa reduzir custos de produção, aumentar a renda do produtor, garantir estradas melhores para o transporte da safra e também para que as crianças cheguem à escola em segurança”, explicou o secretário. Para o prefeito de Maringá, Silvio Barros, no Noroeste do Estado, os in-

vestimentos em estradas rurais representam um diferencial estratégico para o Paraná. Ele destacou que a pavimentação e a manutenção adequada dessas vias asseguram maior competitividade ao agronegócio. “As estradas rurais são fundamentais para um estado que tem uma grande parcela da sua economia alicerçada no agronegócio. É muito importante nós termos esse respaldo da Secretaria de Abastecimento do Estado para garantir que a produção paranaense vai chegar no destino pelo menor custo e ajudar na segurança alimentar do nosso estado e do Brasil”, disse. Já para o prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, no Centro-Oeste, a chegada do novo maquinário é um avanço inédito, capaz de melhorar o escoamento da produção e facilitar a vida de quem depende diariamente das estradas do interior. “É algo inédito para nós. Muitas vezes os equipamentos quebram e temos dificuldade para tirar a safra do interior e trazer para a cidade, ou mesmo para garantir que o estudante ou o morador que precisa de atendimento médico consiga se deslocar. Com essas máquinas, essa realidade vai melhorar muito”, afirmou. CONÊNIOS COM AS PREFEITURAS

O repasse do recurso destinado a aquisição do maquinário é feito diretamente às prefeituras, que ficam responsáveis pelas licitações de compra. Até o momento, 113 cidades apresentaram a documentação prevista nos convênios, como homologação de licitação ou adesão a atas de registro de preço, e 54 municípios já iniciaram alguma compra de maquinário. Cada contrato tem vigência de 28 meses, sendo os quatro primeiros dedicados à aquisição das máquinas e os seguintes voltados às melhorias viárias. Os equipamentos incorporam-se ao patrimônio municipal e permanecem à disposição para dar continuidade às obras. Cada município tem um teto de R$ 3,7 milhões para adquirir os equipamentos que se adaptem às suas necessidades, podendo escolher entre motoniveladoras, trator de esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, caminhão basculante e rolo compactador. “Nós vamos fazer o processo licitatório e entregar para a nossa cidade o maquinário zero quilômetro e de alta qua-

lidade. Isso vai fortalecer a agricultura familiar e fornecer boas estradas para escoamento da nossa produção”, disse Ivoneia Furtado, presidente da Amusep e prefeita do município de Mandaguari. O presidente da Comcam, o prefeito de Iretama, Same Saab, afirma que uma das principais dificuldades dos gestores municipais é justamente o custeio da manutenção do maquinário municipal. Por isso a ajuda do governo é bemvinda. “Essas máquinas novas são um alento. Muitas ainda estão em processo de licitação, mas até o fim do ano estaremos com essas máquinas trabalhando a favor da população, para fazer estradas, explanar terrenos, entre outras atividades. É o sonho de todo prefeito”, afirmou.

Para Armando Pimentel, prefeito de Itambé, cidade do Noroeste do Paraná, o investimento do Estado traz potencialidade para o produtor local competir em melhores condições no agronegócio. “O projeto é magnífico e extraordinário. Melhorar o escoamento da safra é de suma importância. Quando o agricultor produz mais, o município cresce junto. O que queremos é dar condições para que os nossos produtores possam competir de igual para igual”, celebrou. ESTRADAS RURAIS

Além da renovação dos parques de máquinas das prefeituras, o Governo do Estado também investe pesado na pavimentação de estradas rurais, para levar mais conforto e agilidade na mobilidade dos agricultores, estudantes, turistas e de toda a comunidade, além de agilizar o transporte de insumos e produtos agrícolas.

Desde 2019, o Governo do Estado já entregou ou iniciou as obras de mais de 1.350 quilômetros de estradas rurais através do programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas – Estradas da Integração. Os investimentos do Estado ultrapassam R$ 521 milhões, beneficiando aproximadamente 100 mil famílias. No início do ano, o governador anunciou mais R$ 2 bilhões para pavimentação de novos trechos de estradas rurais, beneficiando produtores em cadeias relevantes como leite, suíno e frango, além de fomentar o turismo rural. Com esse novo aporte, o Estado deve pavimentar mais 2,5 mil quilômetros das vias vicinais.

Região Metropolitana de Curitiba tem a 3ª maior renda per capita do País - Na foto, Araucária - Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Fotos: Felipe Henschel/AEN

São José dos Pinhais é reconhecida como Cidade

Empreendedora no Pracelerar 2025

São José dos Pinhais recebeu o reconhecimento como Cidade Empreendedora 2025 durante o programa Pracelerar, iniciativa que visa valorizar municípios que se destacam pela promoção do empreendedorismo, inovação e apoio a negócios locais. O prêmio, entregue pelo governo estadual, considera critérios como incentivo à abertura de empresas, simplificação de processos, educação empreendedora e políticas públicas de estímulo à

economia local. O título evidencia o compromisso da administração municipal em fomentar o ambiente de negócios e oferecer condições para que empreendedores possam crescer de forma estruturada e sustentável. A cidade se destacou por suas ações voltadas ao incentivo de pequenas e médias empresas, capacitação de profissionais e implementação de políticas de desenvolvimento econômico, gerando oportunidades

e fomentando o mercado local. Além do reconhecimento formal, São José dos Pinhais vem consolidando sua imagem como um polo de inovação e empreendedorismo, atraindo investimentos e oferecendo suporte contínuo a novos negócios. A conquista reforça a importância da gestão eficiente e da integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, promovendo um ambiente favorável ao crescimento econômico e

à geração de empregos.

O Pracelerar 2025 avalia, anualmente, municípios que se destacam na promoção de boas práticas empreendedoras e que investem em programas de capacitação e estímulo à economia local, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de negócios no Paraná. O reconhecimento recebido por São José dos Pinhais reforça o papel da cidade como referência em empreendedorismo na região e no estado.

São José dos Pinhais sanciona lei de combate à adultização de crianças e adolescentes

A Prefeitura de São José dos Pinhais deu um importante passo na proteção da infância ao sancionar uma lei inédita voltada ao combate da adultização precoce de crianças e adolescentes. O novo marco legal visa garantir que os jovens do município possam viver plenamente cada fase da vida, sem a pressão de comportamentos, aparências ou responsabilidades típicas do mundo adulto.

A adultização é um fenômeno social cada vez mais presente, impulsionado por fatores como o consumo excessivo de conteúdos digitais, modismos e a exposição cons-

tante nas redes sociais. Ela ocorre quando crianças são induzidas a agir, se vestir ou se comportar como adultos, o que pode gerar impactos negativos em seu desenvolvimento emocional, psicológico e social.

Com a nova lei, São José dos Pinhais passa a proibir campanhas publicitárias, eventos e iniciativas institucionais que retratem ou incentivem comportamentos inapropriados para a faixa etária infantil. A legislação também prevê ações educativas voltadas a escolas, famílias e meios de comunicação, com o objetivo de

conscientizar a população sobre os riscos da adultização e reforçar o valor da infância como um período essencial de aprendizado e formação.

Além disso, a norma estabelece mecanismos de fiscalização e sanções para quem descumprir suas diretrizes, fortalecendo o papel do poder público na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O texto está alinhado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante proteção integral contra qualquer forma de negligência, exploração ou violação da dignidade humana.

Recital “Canto D’Anime” leva público de Curitiba a uma imersão musical única

No dia 18 de outubro, sábado, Curitiba recebeu o recital “Canto D’Anime”, apresentado pela soprano brasileira Carmen Monarcha e pelo pianista Daniel Gonçalves. O duo trouxe à cidade, pela primeira vez em palco, o repertório completo de seu álbum inédito, lançado em abril de 2025 pelo selo Azul Music. A apresentação encantou o público, mostrando o virtuosismo e a experiência internacional dos dois artistas. Carmen Monarcha, co-

nhecida por seus 18 anos de trajetória com a Orquestra de André Rieu, formou-se na Holanda e tem família ligada às artes. Já Daniel Gonçalves, pianista com formação na Escócia, tem passagem por produções de óperas, recitais e atua como professor na Academia de Ópera do Theatro São Pedro, em São Paulo. A dupla, que trabalha junta há 12 anos, iniciou sua parceria quando Carmen buscava um pianista para acompanhá-la em projetos musicais e encontrou em

Daniel afinidade imediata de repertório e ideias. O recital proporcionou ao público uma experiência sensorial e emocional intensa. “Queremos levar o público para um estado mental e emocional diferente, despertando memórias e sentimentos bons”, explicou Carmen Monarcha. As obras foram interpretadas com maestria, ao mesmo tempo em que a dupla compartilhava curiosidades sobre compositores e contextos históricos das peças, tor-

nando a experiência ainda mais envolvente.

O repertório contou com clássicos de Giacomo Puccini, incluindo a obra que dá nome ao álbum, além de peças de Gabriel Fauré, Franz Schubert, Heitor Villa-Lobos e outros compositores internacionais. “Selecionamos obras que dialogam com voz e piano, e também aquelas que os brasileiros não têm tanta vivência, como peças francesas, alemãs e italianas, explorando suas

diferentes personalidades e estilos musicais”, destacou Daniel Gonçalves.

A apresentação aconteceu na Capela Santa Maria, espaço conhecido pela atmosfera acolhedora ideal para música clássica, permitindo uma conexão íntima entre público e artistas. Carmen ressaltou que a música clássica e de câmara pode trazer uma sensação de retorno à essência, enquanto Daniel destacou a importância do público vivenciar o momento presente: “Quere-

mos que eles apreciem o aqui e agora, sem pressa e sem distanciamento”.

O álbum “Canto D’Anime”, lançado digitalmente, celebra 12 anos de parceria da dupla. O projeto reflete a experiência internacional de ambos e a vontade de compartilhar com o público brasileiro a riqueza da música clássica. O selo Azul Music, dedicado exclusivamente ao gênero, reforça a qualidade e o alcance do trabalho da dupla.

Cinemateca de Curitiba abre outubro com terror e Kubrick

A Cinemateca de Curitiba preparou para o mês de outubro uma programação especial que mistura clássicos do cinema de terror com obras renomadas do diretor Stanley Kubrick, oferecendo aos amantes da sétima arte a oportunidade de acompanhar filmes icônicos em sessões gratuitas.

Localizada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174, no bairro São Francisco, a Cinemateca se torna palco de uma verdadeira celebração cinematográfica ao longo de todo o mês. O Festival Halloween marca o início da programação, trazendo à tela grandes clássicos do cinema de terror que encantam gerações. Entre os filmes exibidos estão Frankenstein (1931), Drácula (1931), O Homem Invisível (1933), A Noiva

de Frankenstein (1935) e O Lobisomem (1941), todos projetados para os fãs do gênero que apreciam o terror em sua forma mais original. As sessões acontecem de quinta a domingo, em horários variados, proporcionando diferentes opções de participação ao público.

Entre os dias 16 e 18 de outubro, a Cinemateca apresenta o Festival Luchino Visconti, com quatro filmes do renomado diretor italiano, incluindo Morte em Veneza (1971), Violência e Paixão (1974), Rocco e Seus Irmãos (1960) e Os Deuses Malditos (1969). A mostra oferece uma imersão no universo sofisticado e dramático de Visconti, permitindo ao público conhecer a força narrativa e a estética única do cinema europeu da época.

A partir do dia 23 de outubro, a Cinemateca dedica uma mostra ao diretor Stanley Kubrick, exibindo alguns de seus filmes mais emblemáticos. Estão incluídas na programação obras como Glória Feita de Sangue (1957), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Dr. Fantástico (1964) e Laranja Mecânica (1971). Os filmes serão exibidos em sessões que acontecem às quintas, sextas, sábados e domingos, oferecendo ao público a oportunidade de revisitar a genialidade do diretor e a influência de suas obras na história do cinema mundial.

Além das mostras especiais, a Cinemateca mantém sessões infantis aos domingos às 16h, oferecendo filmes voltados para o público jovem e familiar, tornando o espaço uma

opção cultural para toda a família. A entrada para todas as sessões é gratuita, e a classificação indicativa varia conforme cada filme exibido, garantindo que todos os públicos possam aproveitar a programação de acordo com a faixa etária apropriada.

Com essa programação, a Cinemateca de Curitiba reforça seu papel como um importante centro de difusão cultural na cidade, proporcionando experiências que unem entretenimento, educação e apreciação cinematográfica. Ao longo de outubro, os visitantes podem explorar diferentes gêneros e diretores, desde o terror clássico até a obra de Kubrick, tudo com acesso gratuito e em um espaço que valoriza a história e a arte do cinema.

Patati Patatá Circo Show chega a Curitiba com diversão para toda a família

O espetáculo “Patati Patatá Circo Show” desembarcou em Curitiba para encantar crianças e adultos com uma combinação de música, humor, mágica e muita interatividade. Durante as apresentações, o público po-

derá acompanhar os palhaços em números divertidos, brincadeiras e coreografias que prometem arrancar risadas e aplausos de todos. O show acontece em sessões variadas para atender a todas as famílias: às sextas-

-feiras, às 19h30; aos sábados, às 14h30, 17h e 19h30; e aos domingos, às 11h, 14h30 e 17h. A proposta é oferecer uma experiência completa de circo, com figurinos coloridos, cenários lúdicos e músicas que incentivam

a participação das crianças, tornando o espetáculo envolvente e inesquecível. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, permitindo que os interessados garantam seus lugares com antecedência. É uma

oportunidade perfeita para curtir um momento de alegria em família, conhecer de perto os personagens mais famosos do circo e vivenciar a magia do espetáculo que já conquistou crianças de várias gerações.

Torcida do Grêmio protesta na sede da CBF contra erros de arbitragem no Brasileirão

A torcida do Grêmio realizou um protesto neste domingo em frente à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, em repúdio às recentes decisões da arbitragem no Campeonato Brasileiro. O movimento ganhou força após a derrota do time gaúcho para o Red Bull Bragantino por 1 a 0, no sábado

(4), em partida marcada por um pênalti polêmico assinalado nos acréscimos do segundo tempo. Indignados, os torcedores se reuniram na porta da entidade com faixas e cartazes que denunciavam supostos favorecimentos e erros contra o clube. Entre as mensagens exibidas estavam frases como “Roubar o Grêmio vi-

rou protocolo” e “CBF corrupta”. Além disso, os manifestantes espalharam notas de dinheiro falsas com rostos de árbitros impressos, simbolizando a insatisfação com a condução das partidas. O clima de revolta se intensificou com a expulsão do zagueiro Walter Kannemann, ainda no fim do primeiro tem-

po do jogo contra o Bragantino, o que deixou o Grêmio com um jogador a menos durante toda a segunda etapa. A decisão do árbitro gerou muita contestação por parte da torcida e da diretoria do clube, que alegam perseguição e falta de critério por parte da arbitragem. Diante da repercussão negativa, a Comissão de Arbitragem da CBF

anunciou o afastamento dos árbitros envolvidos não apenas na partida entre Bragantino e Grêmio, mas também no clássico entre São Paulo e Palmeiras, que também gerou polêmica. Segundo a entidade, os profissionais passarão por um período de “treinamento, aprimoramento e avaliação interna” antes de voltarem a atuar.

A diretoria gremista segue cobrando mais transparência da CBF e a criação de medidas efetivas para reduzir os erros que vêm influenciando diretamente nos resultados do campeonato. A torcida, por sua vez, promete continuar com as manifestações até que mudanças concretas sejam implementadas.

Trump anuncia planos para evento do UFC na Casa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou planos para que um evento do UFC (Ultimate Fighting Championship) seja realizado na Casa Branca, no dia 14 de junho de 2026, data que também marca seu aniversário de 80 anos. O anúncio foi feito durante um discurso em uma cerimônia naval em Norfolk, Virgínia. Trump destacou que o evento faria

parte das celebrações pelos 250 anos da independência americana. Apesar da empolgação do presidente, o UFC ainda não confirmou oficialmente todos os detalhes. O CEO da organização, Dana White, afirmou apenas que há discussões em andamento e que serão necessários ajustes logísticos e de segurança antes de qualquer confirmação.

Segundo Trump, a ideia é realizar as lutas no gramado sul da Casa Branca, em um formato simbólico que destacaria o esporte e a cultura americana. Estimativas iniciais apontam que o custo para restaurar o gramado após o evento pode chegar a 700 mil dólares, valor que seria coberto pela organização.

A possível realização do evento gerou reper-

cussão imediata entre fãs e críticos. Enquanto apoiadores de Trump elogiaram a proposta por seu caráter histórico e inovador, outros levantaram preocupações sobre custos públicos e segurança no local.

Por enquanto, o evento segue em fase de planejamento, sem confirmação final por parte da UFC ou do governo norte-americano.

Branca

Sinner rebate acusações de Zverev sobre as condições das quadras

Durante o Masters 1000 de Xangai, uma polêmica tomou conta do circuito de tênis. O alemão Alexander Zverev afirmou que os organizadores dos torneios estariam tornando as quadras mais lentas de propósito, o que, segundo ele, favoreceria jogadores como Jannik Sinner e Carlos Alcaraz. A crítica reacendeu o debate sobre a padronização das superfícies no tênis profissional.

Zverev argumentou que as quadras, independentemente do país ou torneio, têm se tornado muito parecidas entre si, o que reduziria a diversidade de estilos e estratégias. “Hoje, não importa

se você joga em Xangai, Madri ou Miami, o jogo é praticamente o mesmo”, teria dito o alemão. Para ele, essa uniformidade beneficia tenistas mais jovens e agressivos, que conseguem se adaptar facilmente a qualquer condição.

Em resposta, o italiano Jannik Sinner fez questão de rebater a acusação. O atual número 1 do ranking mundial afirmou que os atletas não têm qualquer influência sobre as condições das quadras e que o papel de cada jogador é simplesmente se adaptar. “Nós não escolhemos nada.

As quadras são as mesmas para todos, e o meu trabalho é jogar o me-

lhor que eu posso, onde quer que seja”, declarou Sinner, em tom firme, após o confronto. Sinner também comentou que esse tipo de discussão é natural no circuito, mas destacou que o foco deve estar na preparação e no desempenho individual. “O tênis é um esporte de adaptação. Alguns jogadores preferem quadras mais rápidas, outros mais lentas. O importante é estar pronto para qualquer desafio”, completou.

O italiano acabou desistindo do torneio de Xangai durante a partida contra Tallon Griekspoor, quando perdia por 6/7 (3), 7/5 e 3/2, devido a cãibras nas pernas.

A situação, contudo, não impediu que ele encerrasse sua participação com serenidade e defendesse a integridade do circuito.

O episódio reacendeu uma discussão antiga no mundo do tênis: até que ponto as condições das quadras podem influenciar nos resultados e se há, de fato, algum tipo de favorecimento aos principais nomes do ranking. Embora Zverev tenha expressado preocupação com a falta de variedade no estilo de jogo, a resposta de Sinner reforçou que, no fim das contas, o talento e a adaptação continuam sendo os fatores decisivos dentro de quadra.

Doação de brinquedo garante meia-entrada nos cinemas da Prefeitura de Curitiba

Até o final deste ano, os cinemas públicos de Curitiba estão oferecendo uma promoção especial que une diversão e solidariedade: a doação de um brinquedo novo garante ao visitante o benefício da meia-entrada em qualquer filme em cartaz. A iniciativa tem como objetivo principal proporcionar às crianças em situação de vulnerabilidade social momentos de lazer e cultura, ao mesmo tempo em que incentiva a solidariedade e o engajamento da população em ações de caráter social.

Para participar, basta levar um brinquedo novo ao

cinema escolhido, que será destinado a instituições que atendem crianças em diferentes regiões da cidade. O ingresso solidário possui valor fixo de R$ 6,00 no Cine Guarani, localizado no Portão Cultural, enquanto no Cine Passeio, no Centro, o valor varia entre R$ 8,00 e R$ 10,00, dependendo do dia da semana. A promoção está disponível de terça a domingo, sendo que as salas não funcionam às segundas-feiras. A programação dos cinemas da Prefeitura oferece uma grande variedade de filmes para todos os públicos e gostos. No Cine

três clássicos do estúdio japonês Ghibli, conhecidos por encantar gerações com suas histórias repletas de magia, emoção e sensibilidade, além de produções nacionais como Bia Mais Um e Malês, que destacam a diversidade cultural e social do Brasil. Já no Cine Passeio, os espectadores encontram uma seleção de filmes variados, com sessões distribuídas ao longo do dia, incluindo horários pela manhã, à tarde e à noite, permitindo que toda a família tenha a oportunidade de aproveitar a experiência cinematográfica.

ação da Prefeitura de Curitiba reforça o compromisso da cidade com a inclusão social e o acesso à cultura para todas as crianças, promovendo não apenas a fruição de filmes de qualidade, mas também incentivando valores como a solidariedade, a empatia e o cuidado com o próximo. Ao incentivar a doação de brinquedos, a iniciativa estabelece uma ponte entre o entretenimento e a responsabilidade social, estimulando a participação da comunidade e fortalecendo o espírito de cooperação entre os curitibanos.

Uyara Torrente lança videoclipe em película

Super

8 para canção “Oeste”

A cantora e atriz paranaense Uyara Torrente, conhecida nacionalmente por sua participação em A Banda Mais Bonita da Cidade, lançou recentemente o videoclipe da música “Oeste”, gravado inteiramente em película Super 8. A obra integra o novo EP da artista, “Gostosa”, lançado em agosto de 2025, e se destaca pelo formato de tomada única, sem cortes ou montagens posteriores, trazendo uma experiência visual e sonora intensa e intimista.

O vídeo, dirigido por Igor Urban e fotografado por Gabriel Forgerini, foi contemplado na Oficina de Tomada Única da 20ª edição do Festival Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, reforçando a relação de Uyara com projetos experimentais e audiovisuais inovadores. A gravação em película proporcionou um efeito nostálgico e sensível, evidenciando a performance da artista como cantora e atriz em um único movimento contínuo.

O EP “Gostosa”, produzido por Gustavo Schirmer, é o terceiro

trabalho solo de Uyara Torrente e propõe uma reflexão sobre identidade e empoderamento feminino, questionando o conceito de ser desejável e valorizando o existir e o sentir. Além de “Oeste”, o EP traz a releitura de “Eita”, de Seu Pereira, e o clássico “Perigosa”, de Rita Lee. Uyara ressalta que o videoclipe consegue transmitir a essência do EP: “É um manifesto íntimo de uma mulher que se sente viva, respeitada e em paz consigo mesma. Música, EP e filme se conectam, propondo movimento do corpo e do pensamento”, afirma a artista. Ela também destacou o desafio técnico e artístico de trabalhar com película Super 8 em tomada única, um processo que exigiu concentração e criatividade, mas que resultou em um trabalho visualmente envolvente e poético.

O videoclipe de “Oeste” já está disponível nas plataformas digitais da artista, oferecendo ao público uma experiência única que mistura música, cinema e performance em uma estética retrô e impactante.

ExpoEdu 2025 transforma o Parque das Águas em vitrine da educação de Pinhais

No último sábado (4), o Parque das Águas de Pinhais se tornou o palco da 3ª edição da ExpoEdu, um evento que celebra o talento, a dedicação e a criatividade dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Promovida pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, a exposição apresentou trabalhos escolares, projetos inovadores e atividades interativas, destacando o compromisso do município com uma educação pública de qualidade.

Durante o evento, o público pôde conhecer de perto os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo, além de assistir a apresentações culturais e participar de oficinas e experiências educativas. Um dos grandes destaques da programação foi a Oficina de Robótica, realizada em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – câmpus Pinhais –, e o Projeto Expedição do Conhecimento, fruto da colaboração com a Itaipu Binacional.

e cada construção apresentada aqui reflete o envolvimento de nossas crianças, o maior tesouro de Pinhais”, declarou.

A prefeita Rosa Maria marcou presença na ExpoEdu e elogiou o empenho da equipe pedagógica e da comunidade escolar. “Cumprimento toda a equipe da Secretaria de Educação, em especial cada professora, professor, pedagoga, diretora e funcionária, além das famílias que tornam este momento tão valioso. A educação é a proposta que transforma,

A secretária de Educação, Rosangela Batista, ressaltou que o evento ganhou uma nova dimensão nos últimos anos, tornando-se um verdadeiro festival do conhecimento. “Antes, a ExpoEdu acontecia de forma breve no início do ano. Agora, ela é o resultado de todo o trabalho coletivo da nossa rede. Cada escola e Cmei apresentou projetos que demonstram o quanto nossa comunidade está comprometida com a formação de cidadãos críticos e criativos”, afirmou.

A edição deste ano con-

tou ainda com a presença do vice-prefeito Marcinho, da secretária de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes, da vereadora Professora Haline Siroti, de Milena Bitencourt, representando o projeto da Itaipu Binacional, e do professor Álvaro Rogério Cantieri, representante do IFPR.

Com uma programação diversificada e o entusiasmo contagiante dos alunos, a ExpoEdu 2025 reafirmou o papel da educação de Pinhais como referência na Região Metropolitana de Curitiba, mostrando que o aprendizado pode – e deve – ser uma experiência viva, criativa e transformadora.

Guarani, estão em cartaz
Essa

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.