07/03/2023

Page 1

Terça-feira

Com grande aprovação de público, Verão Maior Paraná foi o melhor da história

Ampla programação esportiva e de lazer, atrações culturais e reforço na segurança estiveram entre os principais destaques das atividades disponibilidades pelo Governo nesta temporada no Litoral e na região Noroeste. Foto:

Orçamento participativo: Guatupê e Região recebem consulta pública na quarta-feira (08)

Chegou a hora de ajudar na elaboração do orçamento de São José dos Pinhais. A Prefeitura Municipal, por meio das Administrações Regionais e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, está realizando consultas públicas para a coleta de informações e definição das prioridades de investimento do orçamento público municipal, tendo como premissa o cumprimento das Leis Orçamentárias.

A 1ª fase foi realizada de forma online e contou com milhares de colaborações. A 2ª fase, que acontece presencialmente nas Administrações Regionais e em várias localidades da cidade, chega na próxima quarta-feira (09), no Guatupê e Região (Praça da Juventude – Rua Miguel Teixeira Franco, s/nº), às 19 horas.

Mulheres vão à Rua da Cidadania do Tatuquara em busca de emprego

O processo seletivo do Assaí Atacadista levou 121 mulheres à Rua da Cidadania Tatuquara, onde colaboradores da empresa fizeram entrevistas com as candidatas, pela manhã e à tarde. A empresa ofereceu 20 vagas para as funções de repositor de mercadorias, operador de caixa e empacotador. Este foi o primeiro processo seletivo de uma série de 11 que serão realizados até a próxima sexta-feira (10/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Serão 472 vagas de emprego exclusivas para o público feminino. Organizados pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com supermercados, farmácias, hotel, empresas de alimentação e de produtos têxteis, os processos seletivos vão oferecer 472 vagas.

Com o fim oficial do Verão Maior Paraná, o Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (06) o balanço final da iniciativa, que levou diversas opções de esporte e lazer a milhares de veranistas e moradores, reforçou a segurança e gerou impacto econômico positivo ao comércio e setor de serviços das cidades do Litoral e das praias de água doce da região Noroeste. A apresentação foi conduzida pelo governador em exercício Darci Piana e pelo secretário do Esporte, Hélio Wirbiski, que também coordenou toda a operação estadual ao longo dos últimos dois meses. Piana disse que os investimentos estaduais aportados em diferentes áreas no Litoral fizeram com que as expectativas de dificuldades que existiam devido às restrições de trânsito para a região não se concretizassem. “Apesar dos problemas que tivemos nas rodovias em decorrência das chuvas, tivemos o melhor verão dos últimos tempos no Paraná”, afirmou. “O sucesso é resultado da colaboração dos órgãos estaduais envolvidos, o que ficou demonstrado pela aprovação dos turistas e dos moradores sobre a segurança, limpeza das praias, atendimento de saúde e nas variadas opções de lazer, esporte e cultura aos veranistas. Recebemos muitos elogios, turistas de outros estados e países, e mostramos que as nossas praias são exemplos de entretenimento, balneabilidade e segurança”. Segundo o coordenador do Verão Maior Paraná, a iniciativa atingiu o objetivo de criar um círculo virtuoso nas regiões, incentivando o retorno dos turistas na próxima temporada, que já começou a ser planejada.

Página 6

O Jurassic Park das Águas foi oficialmente inaugurado na sexta-feira (3), marcando o início das festividades em comemoração ao aniversário de 31 anos de Pinhais. Em uma manhã ensolarada, o público presente no evento de abertura já pôde visitar, além da exposição das 50 esculturas, a novidade dessa edição, que é o laboratório abandonado inspirado no célebre filme da década de 90. A atração segue até o dia 22 de março. Novamente o local que abriga a exposição é um dos principais cartões postais de Pinhais, o Parque das Águas.

Página 8

Homem de confiança

Com a viagem do governador Ratinho Júnior (PSD) para uma missão de duas semanas na Ásia, o vice-governador Darci Piana (PSD) assumiu o Governo do Paraná até o dia 20 de março. Piana já ocupou o cargo de governador em outras oportunidades nas viagens de Ratinho Junior para EUA, China, França, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Nesta semana, Piana apresenta o resultado final do Verão Maior Paraná e vai participar da ExpoParanavaí e da ExpoUmuarama

Ano 24 | Nº 5661 | 7 de Março de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
Gilson Abreu/AEN
Os dinossauros invadiram o Parque das Águas de Pinhais mais uma vez
Página 2

Darci Piana assume o Governo do Paraná por duas semanas

Esta é a primeira vez neste mandato que o economista e empresário assume o executivo estadual, cargo em que deverá permanecer até o dia 20 de março, quando o governador

Carlos Massa Ratinho Junior retorna de uma missão internacional no Leste Asiático

Com a viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior para uma missão de duas semanas na Ásia, o vicegovernador Darci Piana assume a partir deste domingo (05) o Governo do Paraná. Esta é a primeira vez neste mandato que Piana fica à frente do comando do Palácio Iguaçu, cargo no qual deverá permanecer até o dia 20 de março, quando o governador retorna às suas atividades em solo nacional.

Piana, que assumiu a vice-governadoria em 2019, já ocupou o cargo de governador do Estado em outras oportunidades durante o primeiro mandato do governador Ratinho Junior, com as viagens dele para Estados Unidos, China, França, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Nessa semana ele já comanda a apresentação do resultado final do Verão Maior Paraná e vai participar da ExpoParanavaí e da ExpoUmuarama.

Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, Piana é economista, contador e empresário. Ele presidiu o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, cargo para o qual foi reeleito sucessivas vezes e do qual permanece licenciado. Também foi presidente do Paraná Clube, do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná, do Conselho do Paranacidade e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. É, ainda, membro da Academia Paraense de Letras.

Esta é a primeira missão internaci-

onal do Governo do Paraná em 2023, e tem como principal objetivo a expansão das relações comerciais das empresas paranaenses com os mercados do Japão e da Coreia do Sul, em especial para a produção de carne suína do Estado. A comitiva também deverá fazer apresentações sobre o projeto da Nova Ferroeste a potenciais investidores estrangeiros do setor de transportes.

Além do governador, embarcam para a missão o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Planejamento, Guto Silva; o presidente da Invest Pa-

raná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luís Henrique Fagundes. Entre os representantes do setor produtivo que acompanharão a agenda, estão o superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; e a gerente de Relações Governamentais do Sistema Fiep, Letícia Yumi. O deputado federal Luiz Nishimori e o deputado estadual Marcel Micheletto também participam dos encontros.

Homem de confiança

Com a viagem do governador Ratinho Júnior (PSD) para uma missão de duas semanas na Ásia, o vice-governador Darci Piana (PSD) assumiu o Governo do Paraná até o dia 20 de março. Piana já ocupou o cargo de governador em outras oportunidades nas viagens de Ratinho Junior para EUA, China, França, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Nesta semana, Piana apresenta o resultado final do Verão Maior Paraná e vai participar da ExpoParanavaí e da ExpoUmuarama.

Comissão externa

O deputado federal Filipe Barros (PL) apresentou requerimento pela criação de Comissão Externa para o acompanhamento, perante o TSE das eleições presidenciais paraguaias no dia 30 de abril. “A eleição presidencial do Paraguai será de grande importância na continuidade das excelentes relações comerciais e políticas entre o Brasil e Paraguai. Tendo em vista este relacionamento entre dois membros do Mercosul e a história de cooperação democrática recomenda-se que a Casa de Leis exerça a diplomacia parlamentar e auxilie o parceiro e vizinho, com representantes e observadores para o acompanhamento do processo eleitoral”.

Coisa do PT

Apoiadores do deputado federal Beto Preto (PSD) afirmam que é “coisa do PT”, as plantações nos blogs afirmando que o deputado pretendia ser ministro de Saúde do governo Lula. Em nota, a assessoria do deputado esclareceu “que nunca fez qualquer movimento, articulação ou pedido para ingressar no governo federal. Ele exerce o mandato parlamentar e integra o time do governador Ratinho Junior, sendo fiel à gestão estadual, inclusive já ocupando cargo de secretário de Saúde. Mesmo não tendo feito nenhum pleito ao cargo de ministro, agradece a lembrança do seu nome por opositores políticos também”.

Previsão

Beto Preto deve retornar ao cargo de secretário estadual de Saúde ainda neste mês de março. Neste caso, o apresentador Luciano Alves (PSD) assume o mandato na Câmara dos Deputados. Beto Preto também é cotado como candidato ao Senado em caso de eleição suplementar.

Inundação

A defesa civil do Paraná já está atuando para auxiliar as 250 famílias atingidas pela inundação de 12 bairros em Bandeirantes, após trombas d ‘água neste domingo. O prefeito Jaelson Matta (Podemos) decretou situação de calamidade pública e suspendeu as aulas nesta segunda-feira, 6. Matta afirmou que as trombas d’água caíram em duas regiões e provocaram o transbordamento de dois ribeirões que atravessam a cidade. Além das 250 famílias da região urbana, há moradores da zona rural ilhados porque várias pontes foram inutilizadas. Não há informações sobre mortos ou feridos.

Abrigos

Os moradores afetados foram orientados a procurar duas escolas públicas, abertas como pontos de apoio. Há arrecadação e distribuição de roupas, alimentos e produtos de higiene para as famílias. Imagens postadas nas redes sociais mostram ruas inundadas, carros derrubados e famílias sendo resgatadas por servidores públicos e voluntários. Em alguns casos foi necessário usar retroescavadeiras para retirar as pessoas dos pontos de enchentes.

Canal do Varadouro

O Canal do Varadouro, na divisa entre Paraná e São Paulo, contará agora com ações conjuntas dos governos estaduais para a melhoria na prestação de serviços turísticos. Um convênio foi assinado pelos secretários de turismo Márcio Nunes (PR) e Roberto de Lucena (SP). Também participam do encontro os novos diretores da Setur, Camila Aragão, Fábio Skraba e Marcelo Martini.

Infraestrutura

Os dois Estados se comprometem a trocar informações técnicas ligadas ao turismo, infraestrutura, meio ambiente, logística e transporte da região, para então traçar projetos conjuntos. Prevê, também, a realização de reuniões periódicas para acompanhamento e implementação das ações propostas. “Há pouca infraestrutura para receber os visitantes. É uma área muito bonita e essa união de esforços certamente ajudará a incrementar o turismo na divisa entre Paraná e São Paulo”, disse Nunes.

Boiadeira

A pavimentação e restauração da Estrada da Boiadeira atingiu 99,8% de conclusão, segundo o DER. Para terminar, resta apenas a implantação dos últimos dispositivos de drenagem e o serviço de proteção vegetal, que engloba plantio de árvores e hidrossemeadura através do jateamento de sementes para garantir a vegetação natural no entorno da rodovia.Até o momento, foram investidos R$ 281 milhões, com recursos bancados pela Itaipu.

Is fora

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, defendeu que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), se afaste da pasta após a revelação que usou voo da FAB para ir a São Paulo e participar de leilões de cavalos de raça. “Olha, em situações como essa, eu acho que o ministro devia pedir um afastamento para poder explicar, justificar, se for justificável o que ele fez. Isso impede o constrangimento de parte a parte”.

Com mutirões, Sanepar retira 1,7 tonelada de lixo de Morretes e Guaraqueçaba

Fazer mutirões deste tipo, em parceria com as prefeituras e instituições, é uma atividade recorrente da área ambiental da Companhia, que visa promover conforto e saúde aos moradores, além de conscientizar sobre a preservação ambiental.

A Sanepar coletou 1,78 tonelada de lixo em Morretes e Guaraqueçaba, em ações de limpeza pontuais. No entorno do Rio Nhundiaquara, foram retirados 1.254 quilos de lixo e nas ilhas das Peças e Superagui, 533 quilos. Este foi o segundo ano consecutivo em que a Sanepar estendeu para essas cidades o trabalho de limpeza que é feito diariamente nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná na temporada de verão.

As atividades ocorreram nos dias 7 e 21 de janeiro e 5 de fevereiro, em Morretes; e 14 e 28 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, em Guaraqueçaba.

Fazer mutirões deste tipo, em parceria com as prefeituras e outras instituições das comunidades, é uma atividade recorrente da área ambiental da Companhia, que visa promover conforto e saúde aos moradores e, principalmente, conscientizar sobre a importância da destinação correta dos resíduos para a preservação ambiental.

Em dezembro, por exemplo, foi promovido um mutirão de limpeza na região do Lago Municipal de Cascavel, que incluiu plantio de mudas de árvores. Esta ação dá continuidade ao trabalho ambiental da

Sanepar no município, onde a Companhia já retirou, nos últimos seis anos, cerca de 285 toneladas de lixo nas margens e nos cursos de água dos rios.

A Sanepar reforça que o lixo jogado nas ruas entope bueiros, causa alagamentos e invariavelmente vai parar nos rios, afetando a qualidade da água e a vida da população. É um problema crônico das cidades. Confira como o lixo urbano descartado de forma incorreta afeta sua vida:

Alagamentos e enchentes O descarte incorreto de lixo é uma das principais causas de enchentes e alagamentos em grandes centros urbanos. Isso acontece porque os resíduos sólidos entopem as galerias pluviais e impedem o escoamento da água da chuva, fazendo com que transborde pelas ruas e calçadas, atingindo moradores em áreas mais vulneráveis. Aumento da poluição do solo, da água e do ar

O lixo amontoado em ruas, calçadas, áreas particulares e lixões clandestinos polui o solo, os lençóis freáticos e o ar em torno do local. Além de afetar a fauna e flora, pode contaminar pessoas que moram nas

proximidades, colocando a saúde dessa população em risco. Desvalorização de bairros, terrenos e imóveis Locais sujos, com lixo aparente em vias públicas, calçadas, praças ou terrenos, sempre perdem valor imobiliário. Além de sofrerem desvalorização, os bairros passam a ser vistos como “locais de despejo”, nos quais pessoas de outros pontos da cidade vão para descartar lixo, mobília, entulho, eletrodomésticos e materiais em geral.

Saúde pública

A saúde pública fica comprometida com lixo jogado em locais inadequados. O acúmulo favorece a poluição do solo, da água e do mar, e a proliferação de insetos, ratos e outros animais peçonhentos. Tudo isso afeta a saúde pública. Apenas um recipiente plástico, ao receber água da chuva, serve de criadouro perfeito para o mosquito transmissor de zika, dengue e Chikungunya. Desperdício de dinheiro público Os gastos públicos destinados à limpeza urbana aumentam conforme há lixo sendo descartado de maneira inadequada.

Três ex-deputados foram nomeados no Governo do Estado. Nelson Luersen (União Brasil) será diretor de Operações do Detran. Adelino Ribeiro (PSD) foi nomeado assessor da Casa Civil e Dr. Batista (União Brasil) foi nomeado também assessor da Casa Civil, com lotação no Núcleo Regional de Maringá. Ele será o chefe-regional do órgão.

Michele na Itaipu?

Um encontro dos deputados Luciano Ducci (PSB), Arilson Chioratto (PT) e o ex-deputado Michele Caputo (PSDB) causou nas especulações do centro cívico. Uma delas é que Michele Caputo pode ser indicado para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Nesse caso, PT e PSDB estariam juntos no Paraná nas eleições de 2024 e 2026. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205

Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650

Departamento Comercial / Administrativo

Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal

Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

2 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
No
governo
Foto: Jonathan Campos
3 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

O modelo proposto é semelhante aos existentes nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem como objetivo equilibrar desigualdades econômicas e sociais. Caso seja aprovado, o BRDE ficará responsável por operacionalizar o fundo

Governo discute com setor produtivo e parlamentares a criação do fundo da região Sul

O governador em exercício Darci Piana debateu (06) com deputados de diversos partidos e lideranças do setor produtivo, na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em Curitiba, a criação do Fundo Constitucional do Sul, destinado aos municípios com baixo IDH nesta região do País. O modelo é semelhante aos existentes nas regiões Nordeste, Norte e CentroOeste e tem como objetivo equilibrar desigualdades econômicas e sociais.

Segundo Piana, o objetivo do encontro foi angariar apoio do setor produtivo paranaense e de parlamentares federais, já que o recurso terá um impacto significativo na região. “É fundamental termos consciência que essas regiões precisam de investimentos e que o fundo vai ajudar muito os estados do Sul”, destacou. “Se fizermos um esforço, cada deputado contatar as bancadas de outros estados, vamos conseguir. O Governo do Paraná está junto nessa luta. Estamos nos esforçando para conseguir essa conquista para o Sul do País”.

A solicitação está em andamento desde o ano passado e já tem quase 80 assinaturas. Segundo o deputado federal e coordenador da bancada paranaense em Brasília, Toninho Wandscheer, o encontro contribuirá para expandir o apoio à proposta de emenda constitucional.

“Precisamos de 170 assinaturas para que ela seja aceita no Congresso, depois faremos um debate para aprová-la. A bancada federal hoje está unida, deputados de várias correntes políticas estão juntos para conseguir aprovar essa PEC em Brasília porque é interesse do Governo do Estado, dos deputados, do setor produtivo e do povo paranaense”, disse.

O próximo passo é promover uma reunião com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com o mesmo

objetivo de aumentar o número de apoiadores. “Espero que nessa legislatura, com a união dos setores produtivo e político, consigamos realizar e aprovar essa PEC que será de grande valia para a região”, complementou Wandscheer.

A proposta da criação do Fundo Sul recebeu posição favorável por parte do G7, grupo formado pelas principais entidades do setor produtivo paranaense, assim como de grupos empresariais e sociedade civil organizada dos três estados. “Precisamos de dinheiro subsidiado num momento tão complexo como o que estamos vivendo. O G7 está articulando com Santa Catarina e Rio Grande do Sul para que possamos ajudar nesse pleito. Contem com o setor produtivo para que possamos conseguir esse fun-

do”, ressaltou o coordenador do G7, Fernando Moraes.

Caso seja aprovado, o BRDE ficará responsável por operacionalizar o fundo, devido à experiência em gestão e aplicações de fundos orçamentários e a operação de recursos a longo prazo.

Segundo o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, a criação do fundo trará mais igualdade na divisão de recursos entre as regiões do País. “Precisamos ter uma equidade nas políticas que são estabelecidas para outros estados. O Sul nunca foi contemplado por um fundo constitucional, isso vai trazer possibilidade de novos recursos para resolver as diferenças sociais entre os três estados. A sociedade será a grande beneficiada”, disse.

“As condições que os recur-

sos trazem são muito melhores do que estamos captando. Se dentro do BRDE pudermos fazer linhas de crédito mais competitivas, isso vai trazer mais desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

Na prática, com a criação do fundo, a população teria acesso a financiamentos com juros subsidiados e aplicados nas regiões com baixos indicadores de educação, emprego e saúde. Há décadas, o Norte, Nordeste e Centro-Oeste usufruem de fundos constitucionais destinados ao desenvolvimento socioeconômico daquelas regiões. O pleito dos parlamentares federais é que esse recurso seja formado por uma redistribuição do Fundo de Participação dos Municípios, previstos no artigo 159 da Constituição Federal.

“O fundo será distribuído

para regiões mais vulneráveis. Os três estados do Sul têm em torno de 20% dos municípios com IDH baixo. Serão juros subsidiados e com isso teremos condições para um desenvolvimento homogêneo”, destacou o diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira.

REIVINDICAÇÃO

Em janeiro deste ano, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou ao governo federal ofícios com demandas estaduais nas áreas de infraestrutura e economia, sendo um deles a solicitação para a criação do fundo, como medida dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), assim como as outras regiões possuem. Até o momento, parlamentares federais e estaduais aguardam a aprovação da EC no Congresso Nacional.

Na ocasião, ele também solicitou investimentos na Região Sul a partir de quatro tópicos: infraestrutura, com objetivo de recuperar municípios com baixo IDH; energia verde, aproveitando o potencial eólico, solar e de biomassa da região; irrigação, uma vez que a estiagem severa prejudicou inúmeras lavouras e acarretou perdas estimadas em R$ 76 bilhões; e fomento ao desenvolvimento de áreas limítrofes com Argentina, Paraguai e Uruguai, a fim de estabelecer uma infraestrutura comum.

PRESENÇAS

Também participaram do encontro a secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; os deputados federais Sérgio Souza, Rodrigo Estacho, Deltan Dallagnol, Zeca Dirceu, Geraldo Mendes e Tadeu Veneri; o deputado estadual Fabio Oliveira; membros do G7, como Ágide Meneguette (Faep), José Roberto Ricken (Ocepar), Sergio Luiz Malucelli (Fetranspar) e Antônio Gilberto Deggerone (ACP); e o superintendente do Sebrae, Victor Tioqueta.

4 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
O governador em exercício, Darci Piana, participa de reunião no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). - Foto: Roberto Dziura Jr./AEN
5 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Com grande aprovação de público, Verão Maior Paraná foi o melhor da história

Ampla programação esportiva e de lazer, atrações culturais e reforço na segurança estiveram entre os principais destaques das atividades disponibilidades pelo Governo nesta temporada no Litoral e na região Noroeste

Com o fim oficial do Verão Maior Paraná, o Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (06) o balanço final da iniciativa, que levou diversas opções de esporte e lazer a milhares de veranistas e moradores, reforçou a segurança e gerou impacto econômico positivo ao comércio e setor de serviços das cidades do Litoral e das praias de água doce da região Noroeste. A apresentação foi conduzida pelo governador em exercício Darci Piana e pelo secretário do Esporte, Hélio Wirbiski, que também coordenou toda a operação estadual ao longo dos últimos dois meses.

Piana disse que os investimentos estaduais aportados em diferentes áreas no Litoral fizeram com que as expectativas de dificuldades que existiam devido às restrições de trânsito para a região não se concretizassem. “Apesar dos problemas que tivemos nas rodovias em decorrência das chuvas, tivemos o melhor verão dos últimos tempos no Paraná”, afirmou. “O sucesso é resultado da colaboração dos órgãos estaduais envolvidos, o que ficou demonstrado pela aprovação dos turistas e dos moradores sobre a segurança, limpeza das praias, atendimento de saúde e nas variadas opções de lazer, esporte e cultura aos veranistas. Recebemos muitos elogios, turistas de outros estados e países, e mostramos que as nossas praias são exemplos de entretenimento, balneabilidade e segurança”.

Segundo o coordenador do Verão Maior Paraná, a iniciativa atingiu o objetivo de criar um círculo virtuoso nas regiões, incentivando o retorno dos turistas na próxima temporada, que já começou a ser planejada. “O investimento que o Estado fez Litoral e no Noroeste fomentou a economia local, trazendo milhares de pessoas que puderam curtir as nossas praias com segurança. Todos os feedbacks que recebemos foram positivos. As pessoas se divertiram, gostaram do que viram e pretendem voltar”, disse Wirbiski.

“Todas as áreas do Estado trabalharam de forma planejada, consolidando o Litoral do Paraná como um destino turístico nacional, que tende a crescer ainda mais com os investimentos que estão sendo feitos, como os casos da revitalização da praia de Matinhos e a construção da Ponte de Guaratuba, que em breve vai sair do papel”, completou o secretário do Esporte.

Wirbiski falou sobre os investimentos de aproximadamente R$ 80 milhões do Estado no projeto para aprimorar o atendimento ao grande número de turistas em áreas essenciais, como saúde, segurança e lazer. O esforço estadual incluiu também o deslocamento de equipes multidisciplinares para outras regiões para as áreas de veraneio.

Segundo um levantamento inicial da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba, a ocupação do setor hoteleiro durante a temporada chegou a 90% entre o fim de 2022 e o início de 2023. Apenas na virada do ano, a estimativa é de que a cidade tenha recebido entre 550 mil e 600 mil pessoas. "Foi um grande verão em todos os aspectos e as prefeituras do Litoral agradecem o apoio do Estado para levar mais turistas e promover segurança para todos", afirmou o prefeito da cidade, Roberto Justus

Já segundo a Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná, os setores supermercadista e gastronômico afirmam que houve acréscimo de faturamento em relação de pelo menos 30%, além do cadastramento de mais de 500 ambulantes para atuar nas praias e balneários. Alguns relataram aumento de mais de 40% nas vendas em relação a temporada anterior.

O projeto esteve presente em seis pontos de acessos distribuídos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

PROGRAMAÇÃO VARIADA

Cerca de 10 mil atletas profissionais e amadores de diversas categorias puderam mostrar as suas habilidades nas praias do Estado, ampliando as opções de lazer de milhares de turistas e moradores. Entre as competições, estiveram atividades tradicionais de areia, como os jogos de exibição de vôlei e futebol com a participação de ídolos nacionais e internacionais do esporte, além dos campeonatos de futevôlei, surfe, corrida de rua e travessias a nado.

Também houve espaço para outras categorias emergentes, casos do hand beach e dos cross games, que trouxeram as competições físicas de força e agilidade para o ambiente de praia, além do Festival das Águas, com competições por equipes envolvendo canoas, caiaques e pranchas.

Quem prefere os esportes sobre rodas também foi contemplado com apresentações de manobras de bicicletas motocross, as populares BMX. As motocicletas tiveram duas categorias: o chamado wheeling, em que os pilotos fazem diversos movimentos equilibrados em apenas uma roda, e o já tradicional motocross, que chamou a atenção do público pelos grandes saltos.

Além das competições, os banhistas também aderiram em grande escala às atividades recreativas oferecidas nos oito postos fixos do Verão Maior espalhados nos balneários de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-la, Porto e São Pedro do Paraná. Cerca de 819 mil pessoas passaram pelas atividades diárias de caminhada, alongamento, dança, ginástica, escalada, tirolesa, quadras esportivas e desafios infantis.

As maiores atrações, porém, ficaram sob a responsabilidade de artistas renomados e revelações musicais que se revezaram nos palcos montados com apoio da Renault do Brasil na praia de Matinhos e no balneário Marisol, em Pontal do Paraná. Foram seis semanas de apresentações gratuitas com ritmos variados para milhares de pessoas, cujas estruturas contaram também com sistema de policiamento reforçado. Ara Ketu, Leonardo, Santiago, Eduardo Costa, Sambô, Trio Parada Dura, César Menotti & Fabiano, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, Jeann & Julio, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, João

Bosco & Vinicius, Bruno & Barretto, George Henrique & Rodrigo, Sempre Tem, Dell Cavalini, Quinteto S.A e Alemão do Forró estiveram entre as principais atrações que aconteceram sempre às noites de sextafeira e sábado entre o começo do ano e o Carnaval.

Também houve espaço para outras atrações culturais, como o projeto Cinema na Praça, que levou 36 sessões de exibição de filmes gratuitamente para cerca de 5,5 mil espectadores em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina. Artistas circenses também levaram números de acrobacia e apresentações de palhaços às praças e praias do Litoral de maneira itinerante.

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande, as ações fazem parte da estratégia de descentralização das ações culturais, que não se restringem ao Verão Maior. “Desde 2019, trabalhamos com a diretriz do Governo do Estado de ampliar o olhar e não concentrar esforços apenas na Capital.

A adesão do público demonstra que estamos cumprindo com o nosso objetivo, levando cultura, arte e entretenimento para todos os municípios paranaenses”, apontou.

Mais de mil veranistas e moradores do Litoral também visitaram as exposições do Museu de Ciências Forenses da Polícia Científica do Paraná. As mostras nas praias foram uma iniciativa inédita e gratuita, cuja equipe foi formada por policiais peritos que apresentaram ao público equipamentos e materiais comuns à rotina policial.

Outra inovação foi a realização de shows musicais itinerantes pela tradicional Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, que existe desde 1861. A programação cumpriu uma função dupla, pois além de ampliar o leque de opções de lazer nas praias, serviu para aproximar as forças de segurança da população, dentro da estratégia de humanização da polícia.

SEGURANÇA

AOS VERANISTAS

Cruciais nesta época do ano, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros fizeram 1.284 salvamentos nas praias. A corporação realizou 163 mil ações preventivas, com orientações e alertas aos banhistas, evitando possíveis afogamentos e outros acidentes. Os profissionais envolvidos também realizaram a distribuição de 11.800 pulseiras de identificação e auxiliaram na localização de 549 crianças que se perderam. Infelizmente, apesar de todo o esforço, foram registradas 10 mortes por afoga-

mento, todas em locais longe dos guarda-vidas.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) também recebeu reforço de efetivo, o que permitiu a realização de diversas ações preventivas e ostensivas. Os policiais utilizaram novos equipamentos para trabalhar especificamente nas praias, sendo o principal deles os chamados UTVs, que são uma espécie de “”buggy” com capacidade para quatro pessoas e com tração 4x4, permitindo o deslocamento e atendimento rápido nas areias.

Ao todo, a PMPR atendeu 6.287 ocorrências nos sete municípios do Litoral. A principal delas foi a perturbação do sossego, com 982 atendimentos. As equipes policiais também realizaram abordagem de 71 mil pessoas, fiscalizaram 26 mil veículos e mais de 5 mil estabelecimentos.

A atuação dos policiais militares resultou em maior segurança aos moradores e visitantes das praias paranaenses. Na temporada, foram apreendidos 182 quilos de cocaína, 34 quilos de maconha e 3 quilos de crack, além de 127 armas de fogo e 13 veículos utilizados pelos suspeitos. As intervenções resultaram em mais de R$ 7,6 milhões de prejuízos ao crime organizado na região litorânea.

Os serviços de atendimento da Polícia Civil do Paraná (PCPR) também foram reforçados nos pontos de maior movimento da alta temporada. No período, os policiais civis registraram 3,3 mil Boletins de Ocorrência e instauraram 925 inquéritos policiais, dos quais 92% já foram concluídos. A instituição ainda realizou 607 prisões e 14 apreensões de adolescentes, emitiu 230 termos circunstanciados e 361 medidas protetivas de urgência. Os profissionais apreenderam 50 veículos e 44 armas, além de atuarem na investigação de 13 homicídios, dos quais 9 já foram elucidados.

Na opinião do secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, a sensação de segurança de quem frequentou o Litoral e a região Noroeste neste verão decorreu do trabalho conjunto entre as forças de segurança, que tiveram o efetivo reforçado, o que incluiu também a Polícia Científica e a Polícia Penal do Paraná.

“O segredo dessa operação foi a forte integração entre as forças policiais, mas também com as demais pastas do Governo do Estado e com os municípios. Executamos ações antes do início da temporada para reduzir a criminalidade e atuamos de forma ostensiva em toda a

dades do Litoral, com uma média diária de 59 milhões de litros. O pico foi registrado no primeiro dia do ano, quando foram consumidos 93 milhões de litros. A data da virada do ano, que historicamente concentra o maior consumo, ocorreu sem nenhum problema de abastecimento. Não houve comprometimento do abastecimento nem mesmo nos dias mais quentes e de maior demanda na região. Em parceria com os municípios do Litoral, a Sanepar também fez a limpeza diária das praias durante a temporada. Ao longo do período foram coletadas 560,8 toneladas de lixo, das quais cerca de 300 toneladas foram enviadas para reciclagem. Equipes terceirizadas percorriam diariamente os 48,6 quilômetros das orlas de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná fazendo varrição, coleta e separação de resíduos sólidos. O material reciclável foi repassado a associações de coletores dos municípios, enquanto material orgânico foi descartado nos aterros sanitários municipais.

região, fazendo um trabalho preventivo e garantindo a segurança dos turistas e da comunidade”, disse.

REFORÇO NA SAÚDE

Mais de nove mil pessoas receberam atendimentos no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, durante o Verão Maior Paraná. O número representa um aumento de 25% no número de pacientes em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente nas consultas ambulatoriais a unidade hospitalar, houve registro de 2.281 pacientes, um incremento de 39% se comprado à temporada anterior. No pronto socorro não foi diferente, com aumento de 3.,9 mil para 4,8 mil no número de pessoas socorridas. Já os internamentos passaram de 1.708 foi para 1.941 no período, um acréscimo de 13%.

O aumento da demanda também pode ser visto nos outros municípios. Em Pontal do Paraná, 20 mil pessoas compareceram no Pronto Atendimento, seguido por Matinhos (19,5 mil atendimentos), Guaratuba (18,3 mil), Morretes (4,5 mil), Ilha do Mel (2,2 mil), Antonina (1,4 mil) e Guaraqueçaba (406), totalizando 66,3 mil atendimentos durante o Verão Maior.

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também auxiliou as ações da saúde, realizando o transporte de aeronave de 291 pacientes que necessitavam de atendimento médico. Paralelamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro a 4,2 mil pessoas.

Na avaliação do secretário de Estado da Saúde, César Augusto Neves, os atendimentos ocorreram sem maiores problemas no Litoral mesmo durante os picos de demanda da alta temporada graças ao aporte adicional de recursos do Estado aos municípios.

“Neste, que é o primeiro verão pós-pandêmico, o Estado realizou um aporte extra de R$ 9,1 milhões em recursos para a saúde, sendo grande parte repassado diretamente aos municípios, além de R$ 1,5 milhão em suporte medicamentoso para que as prefeituras se sentissem seguras no atendimento à população. Também ampliamos o nosso efetivo na costa Noroeste e as ações de vigilância em saúde, principalmente na região Norte, que em anos anteriores sofreu muito em função de surtos de dengue e chikungunya”, informou.

SANEPAR E COPEL A Companhia produziu 4,2 bilhões de litros de água para abastecer moradores e veranistas nas ci-

A Companhia também promoveu o Circuito de Corridas Sanepar que faz parte das comemorações dos 60 anos da empresa, completados no começo deste ano. As competições de rua contaram com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas em Curitiba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná e ajudaram a ampliar a programação esportiva do Verão Maior.

Para garantir o abastecimento de energia nos picos de maior público na região, a Copel realizou investimentos de R$ 126 milhões para ampliação e melhoria da rede elétrica nos meses que antecederam o verão. A empresa ainda reforçou em 41% o efetivo das equipes técnicas presentes na temporada, além do envio de duas subestações móveis e e geradores.

ACESSIBILIDADE

Iniciado na temporada de 2016/ 2017, o projeto Praia Acessível, bateu o recorde de pessoas atendidas no Verão Maior. Ao todo, 385 pessoas foram atendidas pela iniciativa, que envolve adequações no acesso à praia para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, incluindo o uso de cadeiras anfíbias, com rodas que permitem o uso na areia e no mar.

As cadeiras são equipadas cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. O projeto esteve presente em seis pontos de acessos distribuídos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

O Estado também promoveu um ciclo de jogos inclusivos para pessoas com deficiência na arena montada nas areais da praia de Caiobá. A programação incluiu partidas de futebol para cegos na areia, vôlei sentado, surfe, bodyboarding e beach tennis, com a participação de atletas amadores e de grandes referências do paradesporto.

PRESENÇAS Participaram do evento de fechamento o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Almir Teixeira; o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Machado; o diretorgeral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco; Elaine Pereira Almeida, coordenadora dos shows do Verão Maior Paraná; e o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, Tiago Campos.

6 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Foto: Gilson Abreu/AEN

Prefeitura de Curitiba tem programas e serviços que valorizam e protegem a mulher

Ação Social (FAS), responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego. O trabalho engloba inclusão no Cadastro Único, oferta de cursos gratuitos, encaminhamento para vagas de trabalho, proteção daquelas que sofrem algum tipo de violação de direitos ou que vivem situação de violência familiar, além da abordagem e acolhimento para as que estão em situação de rua.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o equipamento público considerado porta de entrada na assistência social. Curitiba possui 39 Cras, onde as mulheres e suas famílias podem fazer o Cadastro Único para programas sociais, alimentos, roupas, calçados e móveis, participar do serviço de convivência e ser encaminhadas para fazer documentação civil e cursos profissionalizantes.

Para aquelas que estão em situação de risco pessoal e social, a FAS oferece atendimento em dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Nestes espaços são atendidas mulheres e outras pessoas vítimas de abandono, maustratos físicos e psíquicos, abuso sexual, uso de drogas, cumprimento de medidas socioeducativas e situação de rua. Os Creas oferecem ainda serviço de proteção especial a mulheres ou outras pessoas com deficiência e idosas.

Mulheres com vínculos familiares rompidos ou fragilizados também recebem proteção integral da FAS, com moradia, alimentação, educação, saúde e trabalho.

POUSADA DE MARIA

A Prefeitura de Curitiba destaca a representatividade feminina em seu quadro de servidores, não apenas durante o mês de março, mas ao longo de todo o ano. Com cerca de 80% de mulheres ocupando os postos de trabalho, a administração municipal tem buscado desenvolver iniciativas voltadas para o empoderamento feminino em diversas áreas.

No setor criativo, elas também são maioria: 63% dos artesãos que fazem parte das feiras de artesanato da Prefeitura são mulheres.

Dentre as ações implementadas, diversas secretarias têm lançado programas específicos para atender às necessidades das mulheres.

Na área da saúde, por exemplo, são oferecidos serviços que vão desde a prevenção de doenças até o atendimento de vítimas de violência doméstica. Já na área do empreendedorismo, há iniciativas que incentivam e capacitam mulheres a criar e gerir negócios.

Além disso, a Prefeitura também busca fornecer ferramentas para a formação e capacitação de mulheres, visando ampliar oportunida-

des e consolidar seu papel protagonista na sociedade. Com isso, a administração pública busca reforçar a importância da equidade de gênero e da valorização das mulheres em todas as esferas da vida.

A Assessoria de Direitos

Humanos - Políticas para Mulheres promove a articulação para elaboração e oferta de políticas públicas para mulheres em Curitiba. Ao longo da atual gestão, muitos avanços foram contabilizados.

Houve passos significativos, como a inclusão do campo "nome social" no cadastro e-Cidadão e a orientação às equipes da Companhia de Habitação (Cohab) e da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para cadastrar os beneficiados respeitando a identidade de gênero cada um. Isso possibilita o mapeamento do público e o aprimoramento do atendimento direcionado às necessidades das mulheres.

Também foi incluída a temática violência contra mulheres no canal 156 de atendimento ao cidadão, para orientações.

Entre as campanhas estiveram Respeite Meu Espaço, para enfrentamento à impor-

tunação sexual; e Condomínio sem Violência, que chamou a atenção de outros municípios que querem replicar a ação.

O lançamento da cartilha Masculinidade Consciente foi feito para proporcionar reflexões sobre como o machismo afeta a vida dos homens e as consequências que traz à sociedade.

Já a criação do Fórum Regional de Enfrentamento a Violência, em Curitiba e Região Metropolitana, teve intuito de formalizar o protocolo de atendimento de mulheres em situações de violências.

PATRULHA MARIA

DA PENHA

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Curitiba trabalha na prevenção, proteção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que necessitam de medidas protetivas de urgência. A iniciativa integra as ações da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência, uma parceria entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Além do atendimento po-

licial, os guardas da Patrulha Maria da Penha são capacitados para prestar apoio humanizado e assistencial para as mulheres vítimas de violência doméstica durante os serviços de monitoramento, estimulando e emponderando-as para registrar denúncias e procurar acompanhamento jurídico.

CASA DA MULHER BRASILEIRA

Com serviços de apoio psicossocial e de garantia de direitos, a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba (CMBC) é o centro de referência no atendimento a todos os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, Lei n.º 11.340/2006: as violências física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

A CMBC realizou em 2022 mais de 12 mil atendimentos. No segundo semestre de 2022, recebeu a instalação do Instituto Médico Legal para exames de corpo de delito às vítimas de violência encaminhadas pela Delegacia da Mulher.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A mulher encontra apoio também na Fundação de

tes ofertados pelo município por terem chegado à maioridade civil, também são atendidas pela FAS. Até que alcancem a autonomia e tenham condições de autossustento, elas ficam em repúblicas, compartilhadas entre jovens na mesma situação.

MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA

As mulheres em situação de rua recebem atendimento, desde a abordagem social, atendimento nos Centros de Referência Especializados para a População em Situação (Centros Pop), na Central de Encaminhamento Social (CES) 24 horas, na Casa da Acolhida e do Regresso (CAR) e na Casa de Passagem para Mulheres. Em todos esses equipamentos, elas têm acesso a absorventes.

REDE MÃE CURITIBANA VALE A VIDA

A rede é um dos pilares do plano de governo do prefeito Rafael Greca na área da saúde. Trata-se de uma ampliação do programa Mãe Curitibana, criado em 1999, que, por sua vez, teve como precursor o programa Nascer em Curitiba Vale a Vida, instituído na primeira gestão do prefeito Rafael Greca.

Para as mulheres que sofrem violências, a FAS mantém a Pousada de Maria. Fundada pela primeira-dama, Margarita Sansone, há quase 30 anos, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba, a unidade foi a primeira casa de acolhimento de mulheres em situação de risco social ou vítimas de violência doméstica do Brasil.

A Pousada de Maria tem capacidade de atender 20 mulheres com ou sem filhos. Seu endereço é mantido sob sigilo para preservar a segurança das mulheres e crianças que para lá são encaminhadas.

A equipe técnica que trabalha no local busca, primeiramente, proteger as mulheres do risco, para depois, gradativamente, fazer sua inserção em diferentes serviços e oportunidades que favoreçam a autonomia e a superação da vulnerabilidade.

ACOLHIMENTO EM REPÚBLICAS

Jovens mulheres com idade de 18 a 21 anos e que foram desligadas dos serviços de acolhimento de adolescen-

A Rede Mãe Curitibana Vale a Vida incorpora conceitos de integração de ações e continuidade do cuidado à Saúde da Mulher, coordenados pelas equipes da atenção primária. Nessa reformulação, ampliou-se a experiência exitosa do programa que reduziu os indicadores de mortalidade materna infantil ao longo dos anos em Curitiba. Em 2018, teve seus protocolos atualizados com a inclusão de estratificação de risco das gestantes, atualização de medicamentos, ampliação de exames e realização de pré-natal odontológico.

EMPREENDEDORA CURITIBANA

O programa incentiva o empreendedorismo feminino em Curitiba e RMC, auxiliando mulheres em seus negócios. O ponto alto é o prêmio bianual Empreendedora Curitibana, que tem cinco categorias (Micro e Pequena Empresa, Microempreendedora Individual, Ideia Empreendedora, Empresa de Impacto Socioambiental e Startup) e será lançado nesta quarta-feira (8/3).

O prêmio, que é realizado a cada dois anos, reconhece o trabalho de mulheres a frente do próprio negócio em Curitiba e na Região Metropolitana.

A premiação encerrará uma agenda de capacitações do programa que promoveu 27 eventos em 2022. Desde 2020, já foram realizadas 82 atividades, beneficiando 30.491 mulheres no período.

Saúde divulga cronograma de vacinação bivalente para imunossuprimidos em Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa aplicar na quarta-feira (8/ 3), de forma escalonada por idade, a vacina anticovid bivalente para pessoas imunossuprimidas que tenham tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente e com intervalo de 120 dias ou mais desde a última aplicação.

O atendimento para esse público será feito em todas as 107 unidades de saúde da capital, das 8h às 17h (endereços no site Imuniza Já Curitiba).

A aplicação será escalonada por data de nascimento:

Quarta-feira (8/3) –

imunossuprimidos – 60

anos ou mais

Quinta-feira (9/3) – imu-

nossuprimidos – 55 a 59 anos

Sexta-feira (10/3) – imunossuprimidos – 50 a 54 anos

Segunda-feira (13/3) – imunossuprimidos – 45 a 49 anos

Terça-feira (14/3) – imunossu-

primidos – 40 a 44 anos

Quarta-feira (15/3) – imunos-

suprimidos – 30 a 39 anos

Quinta-feira (16/3) – imunos-

suprimidos – 20 a 29 anos

Sexta-feira (17/03) – imunossuprimidos – 12 a 19 anos

São cerca de 24 mil pessoas que se enquadram como imunossuprimidos dentro da faixa etária convocada. O Ministério da Saúde recomendou a vacina bivalente para pessoas com imunossupressão a partir dos 12 anos de idade.

“A redução de casos e mor-

tes pela covid-19 mostra a importância da vacinação, portanto, fiquem atentos às convocações para esse reforço com a bivalente. Assim como aconteceu na primeira fase de vacinação anticovid, vamos ampliar o público-alvo da bivalente de acordo com a chegada de novos lotes do imunizante, enviados pelo Ministério da Saúde”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

O público convocado para o reforço com a vacina bivalente recebe uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Para aqueles que não puderem comparecer nas datas estipuladas, a Secretaria Municipal da Saúde oferece repescagem contínua nas unidades de saúde.

7 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição: 5661 |

Crédito: Rafael Lopes/Prefeitura de Pinhais

Pinhais 31 anos: Os dinossauros invadiram o Parque das Águas de Pinhais mais uma vez

Em uma manhã ensolarada, o público presente no evento de abertura já pôde visitar, além da exposição das 50 esculturas, a novidade dessa edição, que é o laboratório abandonado

O Jurassic Park das Águas foi oficialmente inaugurado na sexta-feira (3), marcando o início das festividades em comemoração ao aniversário de 31 anos de Pinhais. Em uma manhã ensolarada, o público presente no evento de abertura já pôde visitar, além da exposição das 50 esculturas, a novidade dessa edição, que é o laboratório abandonado inspirado no célebre filme da década de 90. A atração segue até o dia 22 de março. Novamente o local que abriga a exposição é um dos principais cartões postais de Pinhais, o Parque das Águas. A entrada para a exposição é gratuita, sendo uma excelente opção de passeio para as famílias, em especial as crianças,

que se encantam com os dinossauros criados pelo artista Jonas Corrêa que confecciona as peças em fibra, resina e tinta. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, fez a abertura oficial do Jurassic Park das Águas, destacando a união de esforços de diferentes setores da prefeitura para tornar o projeto possível e falou sobre as novidades desta edição. “O aniversário começou muito movimentado, o laboratório abandonado realmente vale a pena visitar, pois é uma experiência incrível. Aproveito para agradecer pelo empenho das equipes da prefeitura para colocar em prática essa atração tão maravilhosa. Nós atendemos os pedidos da população e trouxemos os dinossauros novamente, para a

nossa amada Pinhais que evolui a cada dia e tem muitos motivos para celebrar”, declarou a prefeita.

Na oportunidade, Rosa Maria também fez um convite para que a população contribua com qualquer quantidade de ração que será destinada ao Banco de Ração Municipal de Pinhais.

Também estiveram presentes na abertura o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Binga, Filho, Fabrício Souza, Jane Carteira, Paulão, Tomé; a deputado estadual, Marli Paulino; o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; os secretários municipais de Governo, Márcio Mainardes, de Segurança e Trânsito, Anderson

Mendes de Araújo, de Administração, Vinicius de Oliveira Martins, de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, de Educação, Andrea Franceschini, de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Augusto Pinheiro, de Urbanismo, Emerson Santana Bento, Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte, de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; servidores municipais, equipe e alunos da Escola Municipal Chafic Smaka. Serviço

A exposição Jurassic Park das Águas vai até o dia 22 de março, no Parque das Águas de Pinhais - Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica. Horário de funcionamento das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

Nesta edição em menção aos 31 anos de Pinhais, a ação realizada em Pinhais também marca os 20 anos de existência do programa Justiça no Bairro Uma das principais e mais tradicionais ações em comemoração ao aniversário de Pinhais atenderá, gratuitamente, a comunidade local. Nesta edição em um novo formato, teremos o Programa Justiça no Bairro, Feira de Serviços e PCPR na Comunidade. A iniciativa que leva diversos serviços para o cidadão acontece no dia 4 de março, sábado, no Caic do bairro Maria Antonieta. A ação realizada em Pinhais marca os 20 anos de existência do programa Justiça no Bairro, idealizado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Será oferecido atendimento jurídico para as seguintes áreas/casos:

Consensual, Cível, Família, Registros Públicos, Litigioso, Sucessões, Infância e Juventude Cível. Para os quais a organização do evento faz agendamento prévio, anteriormente divulgado nos canais oficiais de comunicação. Adota-se este procedimento para evitar filas, aglomerações e facilitar o acesso aos serviços. Entretanto, caso alguém busque por atendimento sem estar agendado, para área de litigioso poderá pegar senha no dia do evento. Já para Consensual haverá atendimento, com senha, desde que haja a documentação necessária.

Já a Feira de Serviços conta com as equipes das secretarias municipais que darão informações e orientações sobre IPTU; serviços de Fiscalização Ambiental e Licenciamento Ambiental; consulta de vagas de emprego; Carteira de Trabalho Digital; cursos do programa Capacita Pinhais; Agricultura, Armazém da Família, CONSEA; Sala do Empreendedor; Banco do Empreendedor; atualização do CadÚnico e serviços especializados (Centro de Referência Especializado em Assistência Social; Centro de Referência Maria da Penha, Sire); Polícia Civil e Alistamento Militar; Confecção de identidade (somente agendados); em parceria com o Senai, a realização de corte de cabelo, esmaltação e penteado.

No local, haverá prestação de serviços da área da saúde: teste rápido HIV e Sífilis; vacinação em adultos; agendamento de coleta de preventivo ginecológico; ações de prevenção em saúde bucal; aferição de glicemia capilar e pressão arterial.

Também serão promovidas atividades do projeto Rua da Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; exposição de artefatos, brincadeiras e cães policiais (Polícia Civil), além de ações de conscientização de trânsito, com jogos e brincadeiras sobre o tema, com a Secretaria de Segurança e Trânsito.

O Projeto Polícia Civil do Paraná na Comunidade - PCPR na Comunidade busca aproximar a sociedade. Na ação em Pinhais, a participação das equipes terá: confecção de RGs; registro de Boletim de Ocorrência, Atestados e Orientações sobre os serviços da PCPR; atividades lúdicas com as crianças ; Núcleo de Operações com Cães; Grupo Tigre (exposição de armas, bombas e demais materiais táticos); Delegacia Móvel. Serviço O Programa Justiça no Bairro, Feira de Serviço e PC PR na Comunidade acontece neste sábado, dia 4 de março, das 9h às 17h, no Caic do bairro Maria Antonieta, localizado na Rua João Mendes Batista, nº430, Maria Antonieta, Pinhais.

Acompanhe a programação de aniversário de Pinhais no site oficial

SOBRADO

COM ALUGO SOBRADO EM IPANEMA

5

Fones: 3332-8193

8 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
PISCINA
99718-9656 quartos, 4 banheiros, sala, cozinha, churrasqueira e garagem
Fones: 3332-8193
Programa Justiça no Bairro, Feira de Serviços e PCPR na Comunidade foram realizados no sábado (4) em Pinhais

Aniversário de Curitiba tem feira de inovação, reforma de escola, cinema na praça e homenagem às mulheres

Eventos alusivos ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, cinema na praça, feira de inovação no Centro da cidade, entrega de escola reformada e mais recursos para a Educação. Esses são alguns dos eventos que marcam mais uma semana de comemorações pelos 330 anos de Curitiba.

As apresentações do Auto da Fundação de Curitiba continuam por toda a cidade. E nesta semana tem mais atividade cultural. É o Cinema na Praça, projeto do Governo do Paraná que leva entretenimento para municípios do interior que não têm salas de exibição.

Nesta semana, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, serão apresentadas sessões ao ar livre nos bairros CIC, Tatuquara, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão. Em cada local serão exibidas duas animações por noite: O Poderoso Chefinho

2 - Negócios de Família (19h) e Os Croods 2 - Uma Nova Era (21h).

ÔNIBUS LILÁS

Quarta-feira (8/3), Dia da Mulher, será entregue o Plano Municipal de Políticas para Mulheres. Na Casa da Mulher Brasileira vai ser inaugurado um jardim e um mural da artista plástica Marta Berger. E durante o dia, entre 10h e 15h, o Ônibus Lilás estará na Praça Rui Barbosa com a equipe orientando sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento das violências.

À noite será a vez do primeiro Paiol Digital de 2023, que volta à sua casa, o Teatro do Paiol. A edição especial vai ser em celebração ao Dia da Mulher.

O evento também marca o lançamento da 5ª edição do Prêmio Empreendedora Curitibana, programa da Prefeitura de Curitiba que incentiva o empreendedorismo feminino em Curitiba e região metropolitana.

ESCOLA RENOVADA

Curitiba, cidade educadora, entrega nesta semana, também, a Unidade de Educação Integral (UEI) Professora Maria de Lourdes Pegoraro toda reformada. Foram

investidos pouco mais de R$ 545 mil na revitalização da escola.

Na sexta-feira (10/3), o prefeito Rafael Greca formaliza o pagamento dos recursos do Fundo Rotativo para as unidades educacionais. É uma cota extra para comemorar o aniversário da cidade. O dinheiro do fundo é usado pelas escolas para pequenas reformas e compra de materiais pedagógicos.

NOVA FAZENDA URBANA

Ainda na sexta será lançada a pedra fundamental da Fazenda Urbana do CIC, que vai seguir o mesmo modelo da Fazenda Urbana do Cajuru, inaugurada em junho de 2020. Funciona como um centro de conexão entre o rural e o urbano, para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana com atividades voltadas à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades em vários cursos, oficinas, capacitações e visitas guiadas.

INOVAÇÃO NA RUA

Nos dias 10 e 11/3 (sextafeira e sábado) vai ser realizada a Feira de Inovação Vale do Pinhão. O evento leva a discussão das cidades inteligentes para perto da população. Os produtos, processos e serviços inovadores criados por startups, empreendedores e representantes do ecossistema criativo do Vale do Pinhão em Curitiba e Região Metropolitana são apresentados no Calçadão da XV.

O local de alto fluxo de pessoas é inovador em sua natureza: há 50 anos, foi fechado para automóveis e se tornou o primeiro calçadão exclusivo para pedestres do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

SEMANAL DOS 330 ANOS DE CURITIBA

Roda-gigante da Santos Andrade, carrossel do Passeio Público e carrossel do Parque Tanguá – De terça a sexta-feira, das 12h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 20h

Segunda-feira (6/3)

15h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Rua da Cidadania Boa Vista (Av. Paraná, 3.600 – Bacacheri)

19h e 21h – Cinema na

Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 –Uma Nova Era – CIC - Rua Ney Pacheco, 465 - Praça Central Vila Verde

Terça-feira (7/3)

14h30 - Planejamento Estratégico PGM 2023: Rumo à Inovação – Auditório da Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

15h30 – Auto da Fundação de Curitiba - Rua da Cidadania Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 - Cajuru)

19h e 21h – Cinema na Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 –Uma Nova Era – TatuquaraRua Olivardo Konoroski Bueno, 100, em frente à Rua da Cidadania do Tatuquara Quarta-feira (8/3)

9h30 – Evento alusivo ao Dia da Mulher, com entrega do II Plano Municipal de Políticas para as Mulheres –Prefeitura Municipal de Curitiba (Av. Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico)

10h às 15h – Ônibus Lilás, com atendimento sobre direitos das mulheres e en-

frentamento das violências –Praça Rui Barbosa

14h30 – Inauguração de jardim e mural – Casa da Mulher Brasileira (Avenida Paraná, 870 – Cabral)

15h30 – Auto da Fundação de Curitiba - Rua da Cidadania do Portão (Rua Carlos Klemtz, 1.700 - Fazendinha)

19h - Paiol Digital especial Dia da Mulher e lançamento da 5ª edição do Prêmio Empreendedora Curitibana –Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 - Prado Velho)

19h e 21h – Cinema na Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 –Uma Nova Era – Sítio Cercado - Rua Maestro João Kozak, esquina com o Acesso 01, Praça Iguaçu III

Quinta-feira (9/3)

11h – Entrega da revitalização da UEI Professora Maria de Lourdes Pegoraro (R. João Alves de Araújo, 273 –Cajuru)

15h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033Capão Raso)

19h e 21h – Cinema na

Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 –Uma Nova Era – CajuruAvenida Maurício Fruet, 2.150, na Rua da Cidadania do Cajuru

Sexta-feira (10/3)

10h às 18h - Feira de Inovação Vale do Pinhão – Calçadão da XV (Boca Maldita)

15h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde - CIC)

16h15 – Repasse de recursos do Programa Fundo Rotativo – Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde - Cidade Industrial de Curitiba)

16h30 – Lançamento da pedra fundamental da Fazenda Urbana do CIC - Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de AthaydeCidade Industrial de Curitiba)

19h e 21h – Cinema na Praça com os filmes O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família e Os Croods 2 –Uma Nova Era – BoqueirãoRua Maria Marques de Camargo, 119 - Vila PantanalAlto Boqueirão

19h30 - Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)

Sábado (11/3)

9h às 13h - Feira de Inovação Vale do Pinhão – Calçadão da XV (Boca Maldita)

19h30 - Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)

Atividades esportivas e de lazer, em toda a cidade, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

11h – Doação de 100 mudas de cerejeiras do Japão para o Desafio 330 mil árvores – Praça do Japão Domingo (12/3)

19h30 - Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)

Atividades esportivas e de lazer, em toda a cidade, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

12h - Auto da Fundação de Curitiba - Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)

9 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 |

Seu Jorge e Alexandre Pires

Eleito o “Show do Ano” no Prêmio Multishow 2022, projeto “Irmãos” volta a Curitiba

Artistas se apresentam no dia 25 de março, no Viasoft Experience. Ingressos à venda pela plataforma do Disk Ingressos e pontos autorizados.

Projeto que reúne dois dos mais populares artistas brasileiros, nasceu durante a pandemia, após uma das lives mais assistidas no YouTube – somando aproximadamente 20 milhões de views.

A turnê, que estreou com shows sold out em arenas de Portugal, também esgotou ingressos em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Brasília, Belo Horizonte, entre outras.

Após estremecer o Carnaval de São Paulo, Rio de Janeiro e litoral do Rio Grande do Sul, Alexandre Pires e Seu Jorge seguem encantando o Brasil com a já consagrada turnê “Irmãos”.

Eleito o “Melhor Show” no Prêmio Multishow 2022, os dois pilares da música brasileira estão arrastando milhares de pessoas por onde passam com o projeto, que é sinônimo de sucesso ao protagonizar irretocáveis performances com ingressos esgotados.

A turnê agora está de volta ao Paraná, mas, desta vez, para conquistar uma nova capital. A dupla se apresenta, no dia 25 de março, no Viasoft Experience – dentro da Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Os ingressos estão à venda pela plataforma Disk Ingressos e pontos autorizados. Mais informações no serviço abaixo.

Durante mais de duas horas, os artistas prometem esbanjar simpatia e carisma ao desfilar um repertório repleto de clássicos de suas carreiras, sucessos do samba e do pagode, além de relembrar grandes nomes da música brasileira como Tim Maia e Renato Russo, do Legião Urbana.

“Irmãos” é uma verdadeira homenagem à amizade e à história entre Seu Jorge e Alexandre Pires, que colocaram em prática o antigo sonho de uma parceria musical. Até o momento, esta tour soma mais de 35 per for mances.

A ideia do projeto inédito começou a crescer durante a pandemia, após os artistas protagonizarem uma das lives mais assistidas no YouTube, que atualmente soma quase 20 milhões de views, ou seja, ficou claro que o próximo passo seria dar vida ao projeto no palco.

O sucesso é ratificado com apresentações sold out nas cidades portuguesas de Lisboa e Guimarães, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Campos dos Jordão, Belo Horizonte, Teresina, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, entre muitas outras.

O espetáculo é bem informal, intimista e conduz os fãs a caírem no samba e pagode, entre bate-papo sempre num tom descontraído e alegre, que caracteriza as conversas entre amigos.

O nome “Irmãos” é, precisamente, uma homenagem à história de amizade e união entre os artistas, que agora realizam um sonho antigo e dão vida a um projeto há muito desejado por meio da música.

MAIS SOBRE SEU JORGE

Considerado um dos artistas brasileiros mais populares, Seu Jorge há muito conquistou milhares de fãs e tem lotado e esgotado as principais casas de shows do Mundo. Seu Jorge, apelido que lhe seria dado pelo amigo e baterista Marcelo Yuka, alcançou a sua primeira realização profissional como músico em 1998, quando integrou a banda Farofa Carioca e lançou o disco Moro no Brasil em Portugal, no Japão e no Brasil.

Em 2004, gravou em Roma o videoclipe da música “Tive Razão”, com participação dos atores Willen Dafoe e Bill Murray. Em seguida lançou o DVD MTV Apresenta Seu Jorge e compôs com o músico BID a faixa e depois para o disco Bambas e Biritas Vol. 1. Ganhou o prêmio APCA de melhor cantor do ano por dois anos consecutivos, em 2003 e 2004. Em setembro de 2004 lançou o disco CRU em França e Inglaterra, resultando em cinco estrelas nos editoriais das revistas Rolling Stones, Elle France, Vogue France e participações em programas de TV.

Seu Jorge define-se como um cantor e compositor popular, que gosta de diversos gêneros musicais, mas cujo fundamento é o samba: “O samba é a nossa verdade, nossa particularidade, é nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro”.

MAIS SOBRE ALEXANDRE PIRES

Alexandre Pires é um dos artistas brasileiros mais consagrados no mercado da música internacional. Além de possuir diversos prêmios, é considerado também um ícone latino com mais de 18 milhões de discos vendidos. Levando aos palcos o melhor do samba romântico, Alexandre Pires iniciou sua carreira no final dos anos 80, liderando o grupo Só Pra Contrariar que conquistou uma vasta audiência.

Após anos de sucesso ao lado do SPC, começou a sua carreira a solo em 2001, da qual resultaram hits como “Você Tirou Minha Vida”, “Necessidade” e “É Por Amor”. Já em 2003, conquistaria um novo nível de reconhecimento internacional ao ser convidado por George W. Bush, então presidente dos EUA, para cantar na Casa Branca no mês em que se comemora a Descendência Hispânica no país. Desde então, o cantor tem lançado inúmeros trabalhos que renderam vários sucessos, como “Eu Sou O Samba” com participação de Seu Jorge e “Sissi”.

SERVIÇO CURITIBA/PR

Irmãos estrelando Alexandre Pires e Seu Jorge

Data: 25 de março – Sábado

Local: Viasoft Experience na Universidade Positivo

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Bloco da Reitoria – 2º andar – CEP 81280-330, Curitiba – PR

Horário: Abertura às 20h

Classificação: 18 anos (de 16 a 17 anos apenas acompanhado dos pais, menores de 16 anos não entram)

Vendas: https://www.diskingressos.com.br/event/4311

MATUÊ

CONFIRMA SHOW EM PONTA GROSSA

Pela primeira vez em Ponta Grossa, Matuê desembarca na cidade com um megashow, dia 20 de maio, no Sassaki Eventos. O artista que é um dos principais nomes do trap no Brasil apresenta grandes hits como ”Anos luz”, “Kenny G”, “Quer voar” e muito mais. Os ingressos estão à venda em Baladapp.

Nascido em Fortaleza, Matheus Brasileiro Aguiar –Matuê mudou para os Estados Unidos ainda criança e morou na Califórnia por três anos, onde foi exposto ao rap americano da época, especialmente as produções de Dr. Dre, Snoop Dogg e Eminem.

Assim ficou aficionado pelo gênero e logo na estreia com o álbum ‘Máquina do tempo’, tornou-se fenômeno de audiência com o disco que o colocaria em um patamar inimaginável – tornando-se o artista brasileiro com mais audições nas plataformas digitais em um mês somando 150 milhões. Com o hit “Quer voar”, por exemplo, a música foi tão ouvida na semana de lançamento que extrapolou o Brasil e figurou na parada global da Billiboard.

Setores disponíveis para o evento:

- PISTA – Um espaço amplo, o setor pista está localizado logo após a Área VIP. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).

- ÁREA VIP – Você mais perto do seu artista! Localizado em frente ao palco, a Área VIP possui visão privilegiada. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).

- CAMAROTE 12 PESSOAS – Vendido fechado para até 12 pessoas, os camarotes são uma ótima opção para quem quer curtir o evento com mais exclusividade. Setor localizado na lateral esquerda e não possui acesso à frente do palco.

- INDIVIDUAL CAMAROTE AVULSO – Também é possível comprar o ingresso avulso para o camarote coletivo. Setor localizado na lateral esquerda, com acesso parcial à frente do palco.

Serviços: MATUÊ EM PONTA GROSSA

Data: 20 de maio – Sábado

Local: Sassaki Eventos (BR-376, 300, Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa/PR)

Horário: Abertura dos portões 21h/ Início dos shows 00h

Realização: AGE Entretenimento e Its Promoções

Classificação: +16 (16 e 17 anos podem ir desacompanhados e menores de 16 anos precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal)

Ingressos: https://baladapp.com.br/a/matue-pontagrossa-20-de-maio -de-2023/3448

DJONGA E MV BILL SE APRESENTAM EM CURITIBA

Evento reúne dois dos principais nomes do rap nacional no palco do Piazza Notte, dia 11 de março. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos e custam a partir de R$ 50 artista ficou famoso na cena de hip-hop por letras questionadoras focadas na luta do jovem brasileiro. Ele é conhecido por músicas como "Só Deus pode me julgar", "O Soldado Que Fica", "O Bagulho é Doido", entre outras.

Djonga volta à capital paranaense no sábado, dia 11 de março, no Piazza Notte (BR-116, 14934). Além da apresentação do rapper mineiro, na mesma noite, o evento apresenta show do carioca Mv Bill com participação especial de Kmila CDD. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos, custam a partir de R$ 50 e os preços variam de acordo com a modalidade e setor escolhido.

Nascido em Belo Horizonte, na Favela do Índio, Djonga cresceu no bairro de São Lucas, em Santa Efigênia. Começou sua carreira na rua, participando de saraus de poesia, onde iniciou o interesse pelo rap e logo começou a escrever suas próprias letras. Criou a DV Tribo ao lado do Hot Apocalypse, FBC, Clara Lima, Oreia e Coyote Beats e foi conquistando seu espaço na cena do hip-hop. Ele também foi o primeiro brasileiro indicado ao prêmio BET Hip Hop Awards, realizado nos Estados Unidos, e emplacou diversas músicas entre as mais ouvidas nos serviços de streaming do Brasil, com álbuns de sucesso como "Ladrão", "O dono do lugar" e "O menino que queria ser Deus".

Rapper e escritor, Alex Pereira Barbosa, o Mv Bill tem 49 anos e mais de 30 de carreira. Nascido no Rio de Janeiro, o

No show de Mv Bill, também não poderia faltar, a participação sempre especial de Kmila CDD, irmã do músico, conhecida pelas rimas nas versões da música "Estilo Vagabundo" que também sobe ao palco do Piazza Notte no evento realizado pela produtora Mobit.

Sem dúvidas, o público curitibano pode esperar um evento com apresentações fortes no palco, letras contundentes e uma noite que será um verdadeiro encontro de gerações repleto de clássicos do hip-hop.

Serviço

DJONGA E MV BILL com part. Kmila CDD

Data: 11 de março – Sábado

Local: Piazza Notte (BR-116, 14934 – Fanny, Curitiba/PR)

Horário de abertura da casa: 22h

Classificação: 18 anos

Realização: @mobit.live

Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/event/4493

10 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Crédito da foto: Rafael Strabelli

Fafá de Belém se apresenta em Curitiba

Artista com uma das carreiras mais marcantes na música brasileira, Fafá de Belém, sobe ao palco do Teatro Positivo, em Curitiba, dia 17 de março Os ingressos já estão à venda.

A cantora já vendeu mais de 15 milhões de álbuns, entre Brasil e Portugal, e sempre cantou o que quis e gosta. Suas canções fizeram e fazem parte da vida dos brasileiros, seja em trilha sonora de novelas, seja nas rádios ou por intermédio de seus CDs e DVDs.

O repertório do show é formado por esses principais sucessos da sua carreira, que já completou 45 anos. O público poderá ouvir músicas como “Abandonada”, “Foi Assim”, “Nuvem de Lágrima”, “Coração do Agreste” e “Filho da Bahia”, entre outras.

Fafá se apresenta ao lado da banda completa (guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e metais), que tocam suas músicas nos arranjos tradicionais.

Helloween confirma show em Curitiba

Apresentação acontecerá no dia 20 de abril, na Live Curitiba - Pré-venda Clube Opus começa no 28 de fevereiro, às 10h Abertura de venda ao público em geral acontece a partir de 1 de março, às 10h - Ingressos em uhuu.com e pontos autorizados

A banda alemã Helloween, um dos maiores expoentes do heavy metal melódico mundial, confirmou recentemente nova passagem pelo Brasil e mais uma importante data foi adicionada a “United Forces Tour 2022-2023” no país.

O grupo se apresentará no dia 20 de abril, na Live, em Curitiba. A pré-venda para assinantes Clube Opus começa em 28 de fevereiro, às 10h e, ao público em geral, a partir de 1 de março, às 10h, e a abertura de venda para o público em geral acontece no dia 1 de março, às 10h. Esta é mais uma realização da Opus Entretenimento e tour assinada pela Mercury Concerts.

Os ingressos estão à venda pela plataforma uhuu.com e pontos autorizados. Os ingressos de MEIA-SOLIDÁRIA garantem 50% de desconto, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e/ou 1kg de ração não perecível para pet (cachorros ou gatos) a serem entregues no dia do evento. A produção do evento não se responsabiliza por bilhetes adquiridos fora dos canais de venda oficiais.

SOBRE A BANDA

Andi Deris (vocal), Michael Kiske (vocal), Michael Weikath (guitarra), Kai Hansen (vocal e guitarra), Markus Grosskopf (baixo), Sascha Gerstner (guitarra) e Dani Löble (bateria) retornam trazendo na bagagem o aclamado e poderoso autointitulado álbum “Helloween”, lançado em 2021, que tem conquistado as paradas do mundo.

No repertório, o grupo promete executar clássicos como “Eagle Fly Free”, “Power”, “Forever and One”, “Dr. Stein”, “I Want Out”, “Future World” e “How Many Tears”, além de novas composições como “Skyfall”, “Fear of the Fallen” e “Best Time”.

O Helloween é um dos nomes mais respeitados do metal mundial e reconhecido como o pioneiro do speed metal alemão. Na estrada desde 1984, tocaram em praticamente todos os grandes festivais como Rock in Rio, Wacken Open Air, Loudpark (Japão), na edição polonesa do Woodstock, emocionando mais de meio milhão de fãs como headliner.

Com mais de três décadas de carreira mundial, a banda percorreu o mundo inúmeras vezes e fez shows espetaculares ao lado de Iron Maiden, Scorpions e Ozzy Osbourne. Lançaram 15 discos de estúdio e quatro ao vivo, conquistaram 14 prêmios de ouro e seis de platina, além de vender mais de 10 milhões de discos.

O álbum “Keepers” é considerado um dos discos do metal alemão de maior sucesso de todos os tempos e a banda é reconhecida internacionalmente como um marco do power metal.

SOBRE A PRÉ-VENDA

O Clube Opus é um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil. Recheado de benefícios, o sócio tem benefícios como desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais, pré-venda online de ingressos.

Para o Show da banda Helloween em Curitiba, o sócio do Clube Opus será beneficiado exclusivamente da seguinte forma:

Benefícios exclusivos da PRÉ-VENDA*:

- Parcelamento em 4x sem juros

- Congelamento de Lote (Compra de ingressos no valor do 1º LOTE);

Demais benefícios (válidos na pré-venda e pós pré-venda):

- Desconto de 55% em 2 ingressos por CPF**

- Entrada preferencial no dia do show

* Pré-venda ONLINE. A pré-venda Clube Opus será de 24 horas, iniciando no dia 28 de fevereiro de 2023 às 10h e terminando no dia 01 de março de 2023 às 10h. Benefícios exclusivos para associações realizadas até dia 27 de fevereiro de 2023, às 23h59.

** Desconto não acumulativo.

SOBRE A MERCURY CONCERTS

A Mercury Concerts é responsável pelo agenciamento de turnês internacionais na América Latina e também pela idealização e produção de shows e festivais de grande sucesso em todo o Brasil. Entre suas realizações nesses mais de 20 anos de história estão festivais como Monsters of Rock, Ruffles Reggae, Close-up Planet, Skol Rock, Kaiser Music e São Paulo Trip. Além disso, a Mercury também realizou no país shows e turnês de artistas de renome como AC/DC, Bon Jovi, Iron Maiden, Kiss, Yes, Black Sabbath, Guns N’ Roses e Aerosmith.

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO

Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO

Opus Entretenimento e Mercury Concerts apresentam: HELLOWEEN

Data: 20 de abril de 2023

Local: Live Curitiba

Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo81050-040

Horário: 18h (abertura da casa)

Classificação: 18 anos. Menores de 18, somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais

Setores e valores:

PISTA PREMIUM - LOTE 1: a partir de R$ 270,00 + taxas

PISTA - LOTE 1: a partir de 125,00 + taxas

ÁREA VIP - LOTE 1: a partir de R$ 190,00 + taxas

DESCONTOS

• 50% Idoso: Lei Federal 10.741/2003 - obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição.

• 50% Estudante: Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 - obrigatória apresentação de Carteira de Identificação Estudantil (CIE).Consulte também: www.documentodoestudante.com.br

• 50% Professores de ensino público e privado mediante a carteira de identificação, con-

forme lei Estadual 15.876/2008

• 50% Portadores de Câncer, com o devido comprovante, conforme lei 18445 de 05/02/2015

• 50% Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015

• 50% Pessoas com deficiência: (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/ 13 e Decreto Federal 8.537/15 - obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar no 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto

• 50% Doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.

• 50% Desconto para pessoas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19.

• 50% Desconto para clientes associados (Sócio Torcedor) aos clubes de futebol de abrangência nacional, mediante comprovação através de carteirinha de sócio no dia do evento.

• 55% Clube Opus (Sócio). Desconto limitado a 2 ingressos por CPF por evento. Válido para compras somente através do site. Maiores informações https://clubeopus.com. (Em eventos que incide o desconto solidário)

• 50% MEIA-SOLIDÁRIA mediante a doação de 1kg de alimento e/ou 1kg de ração para cachorros ou gatos (insumos não perecíveis somente) no dia do evento.

# INGRESSO ONLINE : uhuu.com

Ponto de venda com taxa de serviço :

Shopping Crystal

Quiosque Piso L4

Endereço: R. Comendador Araújo, 731 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000

Horário de atendimento: segunda a sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20h.

Bilheteria Local - Live Curitiba (Somente em dia de apresentação 2h antes)

Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, Curitiba - PR, 81050-040

ATENÇÃO : Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais de venda oficiais.

Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso adquirido, caso contrário, o acesso não será autorizado.

Objetos proibidos : câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.

11 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL s
Aryanne Almeida Fernanda Gomes
12 | Terça-feira, 7 de Março de 2023 | Edição 5661 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.