

Paraná será o primeiro estado da América do Sul a adotar Bonde Urbano Digital no transporte coletivo

O Estado se torna o primeiro da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, que une inovação, sofisticação, sustentabilidade, conforto e baixo custo. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Oficinas fortalecem o trabalho dos profissionais das salas de recursos multifuncionais em São José
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusão, promoveu nesta semana duas importantes ações voltadas aos profissionais que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) da rede municipal de São José dos Pinhais. O objetivo das atividades foi ampliar as possibilidades de atendimento pedagógico ao público-alvo da educação especial, proporcionando atualização profissional e momentos de troca de experiências.
Na Escola Municipal Pedro Fuss, no bairro São Cristóvão, foi realizada a Oficina de Altas Habilidades, um espaço educacional voltado ao enriquecimento curricular e ao desenvolvimento de potenciais em estudantes com altas habilidades ou superdotação.


Eduardo Pimentel vistoria obras
que constroem a Curitiba do futuro
O prefeito Eduardo Pimentel dedicou a manhã desta sexta-feira (5/9) à vistoria de obras da Prefeitura que estão preparando Curitiba para um futuro sustentável, com qualidade de vida e facilidade na mobilidade urbana. No Xaxim, esteve em obras do Lote 3.1 no Novo Inter 2, que vão deixar o bairro mais moderno, seguro e integrado com quase 18 km de requalificação viária. No Boqueirão, acompanhou a manutenção do asfalto na Rua Tenente Coronel Vilagran Cabrita, solicitada pelos moradores no programa de consultas públicas Fala Curitiba. “Tenho acompanhado com atenção a execução das obras de infraestrutura que acontecem por toda a cidade para garantir a qualidade de vida das pessoas. A maioria delas, 90%, estão nos bairros mais distantes do Centro e são obras que vão durar muito tempo, trazendo segurança, um salto na paisagem urbana e fortalecendo o transporte coletivo”, disse o prefeito.
O Governo do Paraná deu um passo histórico rumo à mobilidade urbana do futuro. Na quinta-feira (4/9), o governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou para a sociedade o Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos que será implantada entre as cidades de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, nos próximos meses.
O Estado se torna o primeiro da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, que une inovação, sofisticação, sustentabilidade, conforto e baixo custo, fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).
Ao contrário dos ônibus e BRTs elétricos ou dos VLTs, movidos com trilhos, o Bonde Urbano Digital dispensa estruturas físicas que demandam grandes investimentos. Ele opera com pneus de borracha diretamente sobre o asfalto, guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, marcações digitais e sensores de alta precisão que determinam o caminho a ser seguido.
A tecnologia começa a ser implantada no trecho nas próximas semanas.
Esse “trilho virtual” usa tecnologias como detecção ferroviária e controle coordenado de eixo, que garantem ao veículo seguir com exatidão uma rota pré-definida, mesmo em condições adversas como chuva, vibração e desgaste da pista. O sistema inclui ainda rastreamento automático, orientação autônoma e proteção eletrônica ativa, que reforçam a segurança do trajeto. O veículo tem 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode atingir até 70 km/h. O sistema será implantado em um trecho de aproximadamente 13 quilômetros, entre os terminais de Pinhais e Piraquara, em uma região que atualmente movimenta cerca de 10 mil pessoas por dia dentro dos sistema de ônibus.
Página 4
Espaço Boulevard do Parque das Águas recebe Feira da Primavera de sexta a domingo

Artesanato, roupas, flores, decoração, lanches e en-tretenimento para crianças e toda a família. Esta é a programação da 3.a Feira da Primavera de Pinhais, que começou na sexta-feira (5) e vai até domingo (7) no Espaço Boulevard do Parque das Águas. O funcionamento será das 12h às 20h nos três dias. A feira é mais uma oportunidade para fomentar o turismo e o crescimento sustentável do município, por meio do consumo consciente de produtos locais e geração de emprego e renda para artesãos e empreendedores do município. O evento é promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. (Semde).

Fundo soberano
O governo do Paraná assinou carta de intenções com a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, para estruturar mecanismos de financiamento que atraiam investidores internacionais. A iniciativa inclui a criação de um fundo soberano estadual, proposto por Ratinho Junior ao BID, que deve
compensar o fim dos benefícios fiscais em 2028 e garantir a continuidade dos investimentos estratégicos no Estado.
Página 2






NOVO
MODAL DE TRANSPORTE

com a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, para estruturar mecanismos de financiamento que atraiam investidores internacionais. A iniciativa inclui a criação de um fundo soberano estadual, proposto por Ratinho Junior ao BID, que deve compensar o fim dos benefícios fiscais em 2028 e garantir a continuidade dos investimentos estratégicos no Estado.
Plano de Governo
O prefeito Eduardo Pimentel apresentou a terceira etapa do Painel do Plano de Governo, que reúne 47 projetos e 663 produtos para Curitiba entre 2025 e 2028. Até agosto, 67% já estão concluídos ou em andamento, reforçando o compromisso da gestão em entregar resultados concretos à população.
Participação popular
Durante o evento, o Imap divulgou os 100 pedidos definidos no Fala Curitiba 2025, que integrarão a LOA de 2026. Mais de 36 mil pessoas participaram das consultas públicas. Também foi lançado o programa Colabora.cwb, focado em capacitação e liderança colaborativa para gestores da Prefeitura.
Quem é Quem
Paranaenses se destacam no Prêmio Quem é Quem 2025, dominando as categorias de Melhor Cooperado em Avicultura e Suinocultura. Produtores das cooperativas C.Vale, Lar, Primato, Coopavel e Copacol concorrem com práticas inovadoras e de alta eficiência. A votação popular segue até 15 de setembro, e os vencedores serão anunciados em 29 de outubro, em Cascavel, durante a AveSui América Latina.
Moro no comando
O senador Sérgio Moro assumirá a presidência estadual do União Brasil no Paraná após a renúncia do deputado Felipe Francischini. A mudança amplia as especulações sobre sua candidatura ao governo em 2026, já que Moro lidera pesquisas contra nomes aliados de Ratinho Junior. O senador agradeceu ao partido e destacou que a legenda buscará fortalecer a federação União Progressista no Estado.
BUD
O Paraná será o primeiro estado da América do Sul a implantar o Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia chinesa de transporte sem trilhos. O sistema começará a operar entre Pinhais e Piraquara, atendendo 10 mil pessoas por dia. Inovador, o modelo alia baixo custo, sustentabilidade e conforto aos passageiros. Com 30 metros de comprimento e capacidade para 280 passageiros, o BUD pode atingir até 70 km/h. O investimento da Amep reforça a estratégia do Paraná de adotar soluções modernas e sustentáveis em mobilidade urbana.
Rodovias do Paraná
Digital
Prefeito Eduardo Pimentel acompanha o lançamento do Bonde Urbano
O prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no lançamento do Bonde Urbano Digital (BUD), novo sistema de transporte que vai ligar Pinhais e Piraquara. A apresentação do veículo aconteceu na quinta-feira (4/9), em Pinhais.
O BUD é um bonde sem trilhos, de tecnologia chinesa, que será implantado nos próximos meses. O veículo não requer grandes estruturas como os bondes tradicionais e utiliza “trilhos virtuais”, com dispositivos que garantem que ele siga a rota predeterminada.
Eduardo Pimentel mostrou entusiasmo pela iniciativa e afirmou que este novo modal não vem substituir os já existentes, mas complementar e se integrar ao sistema de transporte público que atende Curitiba e a Região Metropolitana. “A Prefeitura já está estudando o sistema do BUD, e, no futuro, podemos trabalhar para que seja ampliado até o novo terminal do Capão da Imbuia, que será construído nos próximos meses”, avaliou o prefeito.

Rumo ao futuro
O governador Ratinho Junior explicou que o Paraná buscou o que há de mais moderno em transporte coletivo para melhorar a vida das pessoas. "A Região Metropolitana de Curitiba cresce muito rápido em termos econômicos e populacionais e estamos nos preparando para o futuro“, afirmou o governador.
Presenças
Estiveram no lançamento o vice-governador Darci Piana; os secretários de
Estado de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, das Cidades, Guto Silva, e de Comunicação, Cleber Mata; o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, Gilson Santos; o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria Colombo; o vereador Serginho do Posto e o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/ PR), Fernando Furiatti Saboia.

O DNIT vai publicar novos editais para obras em rodovias do Paraná, incluindo a pavimentação de 53 km da BR-153 e melhorias em trechos próximos a Rebouças. Também estão previstos projetos para a BR-158, entre Campo Mourão, Roncador e Palmital. As intervenções devem ampliar a segurança, a logística e o escoamento da produção até o Porto de Paranaguá. A iniciativa faz parte da estratégia federal de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento regional.
Agora Tem Especialistas
Foz do Iguaçu sediou o lançamento do programa federal Agora Tem Especialistas, em parceria com o Governo do Paraná e a Prefeitura. A iniciativa busca reduzir filas e ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas no SUS. O programa prevê mutirões, telessaúde e credenciamento de novos prestadores. A macrorregião oeste será a primeira beneficiada pela ampliação da rede de atendimento.
CNU no Paraná
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado terá provas aplicadas em nove cidades do Paraná: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Umuarama. O certame, considerado o “Enem dos concursos”, registrou mais de 761 mil inscritos em todo o país e será realizado em duas etapas, nos dias 5 de outubro e 7 de dezembro.
Vagas no Paraná
O IBGE abriu inscrições gratuitas para 58 vagas temporárias de agente de pesquisas e mapeamento em 28 municípios do país. No Paraná, são 11 oportunidades distribuídas em Arapongas, Assis Chateaubriand, Jaguariaíva, Pitanga, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba. O salário é de R$ 2.676,24 mais benefícios, e as inscrições vão até 10 de setembro, de forma presencial.
Investimento recorde
O Paraná foi o terceiro estado que mais ampliou investimentos em 2025, segundo o Tesouro Nacional. Entre janeiro e junho, foram R$ 1,56 bilhão liquidados, 54,4% a mais que no mesmo período de 2024. O Estado lidera entre os membros do Cosud e também registrou empenho recorde de R$ 4,4 bilhões até agosto.

Prefeito Eduardo Pimentel participa com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e demais autoridades, do lançamento do Bonde Urbano Digital (BUD)
GAIA SERVIÇOS DE APOIO A SAÚDE LTDA
em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 16:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 16:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros;
MÉDICOS LTDA
CNPJ 13.210.413/0001-42 - NIRE 412.0695971-4 Convocação São convocados pelo administrador THIAGO GAYER MADUREIRA, os senhores sócios quotistas
participarem da Assembleia dos sócios
dia
a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 09:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 09:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Thiago Gayer Madureira, Administrador.
INFRAMED SERVIÇOS DE APOIO À SAÚDE LTDA CNPJ 31.132.001/0001-13 - NIRE 412.0885502-9 Convocação São convocados pelo administrador MARCIO ADILSON SOTELLO, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 19 de setembro de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 10:00
São convocados pela administradora VANESSA ALCANTARA DE OLIVEIRA CONTE, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia
de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 18:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda)
os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 19 de setembro de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 11:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 11:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Thiago Gayer Madureira, Administrador.
PUT GESTÃO MÉDICA SPE LTDA CNPJ 53.566.321/0001-14 - NIRE 412.1221689-2 Convocação São convocados pela administradora LARISSA GAYER MADUREIRA, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 19 de setembro de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 19:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 19:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Larissa Gayer Madureira, Administradora.
SALLUS SERVIÇOS DE APOIO A SAÚDE LTDA CNPJ 49.659.785/0001-06 - NIRE 412.1136454-5 Convocação São convocados pelo administrador THIAGO GAYER MADUREIRA, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 19 de setembro de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 15:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 15:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de






Paraná será o primeiro estado da América do Sul a adotar Bonde Urbano Digital no transporte coletivo
O Estado se torna o primeiro da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, que une inovação, sofisticação, sustentabilidade, conforto e baixo custo, fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).
O Governo do Paraná deu um passo histórico rumo à mobilidade urbana do futuro. Na quinta-feira (4/9), o governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou para a sociedade o Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos que será implantada entre as cidades de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, nos próximos meses.
O Estado se torna o primeiro da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, que une inovação, sofisticação, sustentabilidade, conforto e baixo custo, fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).
Ao contrário dos ônibus e BRTs elétricos ou dos VLTs, movidos com trilhos, o Bonde Urbano Digital dispensa estruturas físicas que demandam grandes investimentos. Ele opera com pneus de borracha diretamente sobre o asfalto, guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, marcações digitais e sensores de alta precisão que determinam o caminho a ser seguido. A tecnologia começa a ser implantada no trecho nas próximas semanas. Esse “trilho virtual” usa tecnologias como detecção ferroviária e controle coordenado de eixo, que garantem ao veículo seguir com exatidão uma rota pré-definida, mesmo em condições adversas como chuva, vibração e desgaste da pista. O sistema inclui ainda rastreamento automático, orientação autônoma e proteção eletrônica ativa, que reforçam a segurança do trajeto.
O veículo tem 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidi-
recional e pode atingir até 70 km/h. O sistema será implantado em um trecho de aproximadamente 13 quilômetros, entre os terminais de Pinhais e Piraquara, em uma região que atualmente movimenta cerca de 10 mil pessoas por dia dentro dos sistema de ônibus.
Estado investe R$ 1,7 bilhão em obras de infraestrutura nos municípios do Litoral
“Esse é um dia especial para a história do Paraná. Somos o primeiro da América do Sul a tirar do papel um projeto desse porte, com essa tecnologia e vanguarda. O Paraná buscou o que há de mais avançado no mundo em questão de transporte coletivo e vai implementar um sistema para melhorar a vida das pessoas. A Região Metropolitana de Curitiba cresce muito rápido em termos econômicos e populacionais e estamos nos preparando para o futuro”, afirmou o governador Ratinho Junior.
O veículo foi fabricado pela CRRC Corporation, na China, e chegou ao Brasil (Porto de Paranaguá) em agosto. Após a apresentação, ele será montado em uma garagem por técnicos da empresa. A expectativa é iniciar os testes e as viagens em novembro. O valor da passagem será R$ 5,50, o mesmo do ônibus metropolitano. O tempo de viagem também não muda.
O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, explicou que esse lançamento é fruto de uma negociação iniciada em 2024 após pesquisa de campo das melhores soluções para o transporte. Ele visitou a sede da empresa na China e conheceu a tecnologia. No mesmo ano a Amep participou do lançamento do BUD de Monterrey, no
México. O contrato foi assinado em maio deste ano pelo Governo do Estado e a empresa. "Estamos falando de uma tecnologia que tem custo de implantação três vezes menor do que a dos VLTs e prazo de implantação curto, com vida útil de 30 anos. E reafirmando nosso protagonismo no transporte e na sustentabilidade. Estamos confiantes com esse teste, que começa ainda neste ano, e vamos estudar a aceitação da população e as possibilidade de expansão. É um marco para a mobilidade urbana", disse Santos.
O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o modelo representa um salto tecnológico. "O Paraná é reconhecido como um dos estados mais inovadores e sustentáveis do Brasil, e um dos pioneirismos é justamente na adoção de modelos de transporte eficientes. Estamos investindo muitos recursos nas cidades, melhoran-
do a qualidade de vida e promovendo novidades que podem colaborar com o desenvolvimento econômico", arrematou.
SUSTENTÁVEL E ECONÔMICO
O BUD é movido por baterias de íons de lítio de 600 kWh, que podem ser carregadas rapidamente nas estações por pantógrafos aéreos - bastam 30 segundos para garantir autonomia de 3 a 5 quilômetros. À noite, a recarga completa nas garagens permite até 40 km de operação contínua. A tecnologia também está preparada para, futuramente, operar com hidrogênio.
Com durabilidade estimada em 30 anos – o dobro de um ônibus biarticulado –, o novo modelo representa um salto em custo-benefício para o transporte público. O contrato com a empresa é de 15 meses, passível de prorrogação. A empresa vai apresentar à Amep relatórios de progresso e uso do BUD.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS - PARANÁ Secretaria Municipal de Administração Aviso de Licitação Pregão Eletrônico nº 070/2025
Objeto Contratação de empresa especializada para a prestação de Serviços de Varrição Manual em vias, parques e praças do Município de Pinhais, incluindo a coleta, o transporte e a destinação final adequada dos resíduos gerados. Tipo de Licitação: Menor Preço. Valor Máximo: R$ 4.159.880,00. Data de Início Recebimento das Propostas: 08/09/2025. Abertura da Sessão: dia 24/09/2025 às 09:00 horas (horário oficial de Brasília) no site www.gov.br/compras - Portal de Compras do Governo Federal. Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras https://www.gov.br/pncp/ pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações do dia 08/09/2025 ao dia 22/09/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo e-mail: franceline.haisi@pinhais.pr.gov.br, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Pinhais, 05/09/2025. Pregão Eletrônico nº 071/2025 - Sistema de Registro de Preços Objeto Contratação de empresa especializada para a prestação de Serviços de Capina manual e/ou mecanizada no Município de Pinhais. Tipo de Licitação Menor Preço. Valor Máximo: R$3.640.962,00. Data de Início Recebimento das Propostas: 08/09/2025. Abertura da Sessão: dia 24/09/2025, às 09h30min (horário oficial de Brasília) no site www.gov.br/compras - Portal de Compras do Governo Federal Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras https://www.gov.br/ pncp/pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações do dia 08/09/2025 ao dia 22/09/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo e-mail: ana.ccarneiro@pinhais.pr.gov.br, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Pinhais, 05/09/2025.











Unidades de Saúde da Família recebem Desfibriladores Externos Automáticos
O dispositivo é capaz de identificar arritmias graves e, quando necessário, aplicar uma descarga elétrica controlada. Desta forma, restabelece o ritmo cardíaco normal do paciente, aumentando significativamente as chances de sobrevivência
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) para representantes de todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. Essencial para salvar vidas, o equipamento é utilizado em casos de parada cardiorrespiratória.
A entrega realizada nesta semana reforça o compromisso contínuo de qualificar o atendimento à população e fortalecer a rede municipal de saúde. Em posse dos equipamentos, os profissionais das USFs de Pinhais estarão mais preparados para agir em situações de emergência. Com tecnologia moderna e de fácil manuseio, o dispositivo é capaz de identificar arritmias graves e, quando necessário, aplicar uma descarga elétrica controlada. Desta forma, restabelece o ritmo cardíaco normal do paciente, aumentando significativamente as chances de sobrevivência e reduzindo possíveis sequelas.
De acordo com a coordenadora de Gestão da Secretaria de Saúde, Letícia Biss, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a humanização do atendimento, a segurança dos usuários e a excelência na assistência à saúde.
“A disponibilização do DEA em todas as nossas unidades foi um momento muito esperado, representa um avanço importante para a saúde do município. Quanto mais rápido iniciarmos o atendimento em casos de parada cardíaca, maiores são as chances de salvar vidas”, explica.
Para a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Dielli Bondan, a iniciativa tem impacto direto no atendimento. “A Atenção Primária é o primeiro ponto de contato da população com a rede de saúde. Ter o DEA disponível em todas as unidades significa ampliar a capacidade de resposta imediata, garantindo que vidas possam ser salvas ainda na atenção básica, antes mesmo de um encaminhamento hospitalar”, ressalta.
“As equipes foram capacitadas pelo enfermeiro Ivan Soares dos Santos, profissional do SAMU que possui história no município de Pinhais e compartilha a vasta experiência treinando mensalmente nossas equipes de saúde no tocante às urgências e emergências. Deste modo, garantimos que todos os profissionais estejam aptos a utilizar o DEA com segurança e eficácia, nos atendimentos e bem como em outras situações do dia a dia”, destaca Dielli.

Espaço Boulevard do Parque das Águas recebe Feira da Primavera de sexta a domingo
No local serão comercializados artesanato, roupas, flores, decoração, lanches e bebidas; programação conta ainda com opções de diversão para as crianças e toda a família
Artesanato, roupas, flores, decoração, lanches e entretenimento para crianças e toda a família. Esta é a programação da 3.ª Feira da Primavera de Pinhais, que começou na sexta-feira (5) e vai até domingo (7) no Espaço Boulevard do Parque das Águas. O funcionamento será das 12h às 20h nos três dias.
A feira é mais uma oportunidade para fomentar o turismo e o crescimento sustentável do município, por meio do consumo consciente de produtos locais e geração de emprego e renda para artesãos e empreende-
dores do município. O evento é promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. (Semde).
Serviço
3.ª Feira da Primavera
7 de setembro (domingo), das 12h às 20h
Espaço Boulevard Parque das Águas
Rodovia João Leopoldo Jacomel, s/n (esquina com Estrada Ecológic



Tour Rota da Cerveja de Pinhais abre inscrições para passeio neste sábado (6)
Serão visitadas três cervejarias, Bosque Municipal e a Feira da Primavera de Pinhais, que acontece no Parque das Águas A Prefeitura de Pinhais promove mais uma edição do Tour Rota da Cerveja Artesanal neste sábado, 6 de setembro. São 26 vagas disponíveis para o passeio que ocorre com o ônibus da Linha Turismo do município, com inscrições disponíveis a partir das 12h da quinta-feira (4). O destaque neste sábado é a visita à Feira da Primavera, que ocorre no Espaço Boulevard do Parque das Águas. O tour vai passar pelas cervejarias Way Beer, Coice da Mula e Lobos. Também está prevista uma parada no Bosque Municipal de Pinhais e visita à cooperativa de artesanato Criarte. O embarque é feito no Caneco de Chopp do Espaço Boulevard, no Parque das Águas, às 14h.
O Tour Rota da Cerveja Pinhais é um serviço oferecido gratuitamente pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde). A cada mês, o passeio contempla diferentes atrativos turísticos do município, pontos importantes que contribuem para o fortalecimento cultural, crescimento sustentável e geração de emprego e renda em Pinhais.
visita à Feira da Primavera
Serviço
Tour Rota da Cerveja de Pinhais com visita à Feira da Primavera de Pinhais
6 de setembro de 2025
Das 14h às 19h
Inscrições pela internet (clique aqui)
Cada login permite inscrição de duas pessoas Evento para maiores de 18 anos Se beber, não dirija



BUD traz inovação e será alternativa sustentável ao transporte coletivo, diz Ratinho Junior
BUD pode compor o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba, somando-se, por exemplo, ao BRT, sistema que foi criado em Curitiba. Tecnologia já é utilizada em países como a China, Austrália e México.
Inovação e sustentabilidade são as marcas do Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia inédita na América do Sul para o transporte coletivo e que foi apresentado nesta quinta-feira (4) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O sistema, que funciona por indução magnética, será testado para operar entre as cidades de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
“Fomos atrás de um veículo que pudesse ser sustentável, que é 100% elétrico e é movido a energia renovável, que ao mesmo tempo ampliasse a capacidade no transporte de passageiros e que pudesse ser moderno, a ponto de competir com o metrô e o VLT”, afirmou o governador. “A questão da sustentabilidade pesou na escolha das cidades. Piraquara tem boa parte de seu território em área de preservação ambiental e é uma área de manancial, responsável pelo abastecimento de água de várias cidades da RMC”.
O veículo é fabricado pela empresa chinesa CRRC Corporation, e a tecnologia já é utilizada em países como a China, Austrália e México. “É uma inovação para a América do Sul e que traz esse olhar da sustentabilidade, área em que o Paraná é referência. A ideia era trazer algo que pudesse atender esse

conceito sustentável, ao mesmo tempo que oferece eficiência à população”, salientou.
Ratinho Junior ressaltou que, se aprovado durante o período de testes, o BUD pode compor o sistema de transporte coletivo da RMC, somandose, por exemplo, ao BRT, sistema que foi criado em Curitiba. A iniciativa é da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep).
“Há muito tempo temos buscado soluções para levar qualidade de vida a quem utiliza o transporte público na RMC, que tem um dos maiores siste-
mas integrados de transporte do Brasil, com 29 cidades fazendo essa integração”, disse.
“O BRT, que foi inventado pela nossa Capital, é um sistema até hoje muito atual e moderno, mas é natural buscar novas soluções e tecnologias para modernizar o transporte público”, ressaltou o governador. “A ideia não é substituir nenhum modal, mas trazer outros tipos de modais que possam atender o cidadão da melhor maneira possível. Fomos buscar o que tem de mais moderno no mundo e que caiba no nosso bolso”.
ECONOMIA A economia é outro diferencial do BUD, já que não há necessidade de grandes obras de infraestrutura para sua implantação, sendo até 30% mais barato do que um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Ele funciona a partir de marcações digitais e sensores de alta precisão sobre o asfalto, que determinam o caminho a ser seguido. Esse “trilho virtual” usa tecnologias como detecção ferroviária e controle coordenado de eixo, que garantem ao veículo seguir com exatidão uma rota pré-de-
finida, mesmo em condições adversas como chuva, vibração e desgaste da pista.
A ideia é que, se aprovado no teste, o veículo seja incluído no sistema de transporte metropolitano, podendo também ser expandido a outras cidades do Paraná. “No período de testes, vamos poder avaliar a questão da manutenção, como o veículo se comporta no trânsito da cidade, ser a população aprova esse meio de transporte e, aí sim, poderemos dar amplitude a esse projeto com novos veículos, novas linhas, pensando junto com Curitiba essas soluções”, complementou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, salientou que o Paraná inova mais uma vez ao trazer esse sistema inédito para operar na RMC. “O Paraná é reconhecido como um dos estados mais inovadores e sustentáveis do Brasil, e um dos pioneirismos é justamente na adoção de modelos de transporte eficientes. Estamos investindo muitos recursos nas cidades, melhorando a qualidade de vida e promovendo novidades que podem colaborar com o desenvolvimento econômico”, afirmou,
Governador inaugura duplicação da PR-445 de Mauá da Serra a Lerroville e autoriza último lote
Foram investidos R$ 249,3 milhões pelo Estado para obras no trecho de 27 quilômetros. Governador Carlos Massa Ratinho Junior também assinou nesta quinta-feira (4) a ordem de serviço para continuação da duplicação, entre Lerroville e o distrito de Irerê, completando o trecho de 66 km da principal l igação da região com Curitiba.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou na quinta-feira (04/ 9) a duplicação da Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445) entre Mauá da Serra e o acesso a Lerroville, distrito de Londrina, na região Norte. Foram investidos R$ 249,3 milhões pelo Governo do Estado para obras no trecho de 27 quilômetros. Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para continuação da duplicação, entre Lerroville e o distrito de Irerê, completando o trecho de 66 km da principal ligação da região com Curitiba.
“Um dia de muita festa para a região Norte do Paraná, em especial para quem utiliza a PR-445, que liga Londrina a Tamarana, seguindo até a Rodovia do Café. É uma obra que há décadas era muito esperada, pois já se sabia da importância da duplicação. Eu fiz um compromisso com Londrina e com a região de que iríamos resolver esse problema em dois lotes, e é o que estamos fazendo hoje”, afirmou Ratinho Junior.

“O compromisso era de que, quando inaugurássemos o primeiro, já iniciaríamos o segundo lote. E hoje estamos aqui: entregando o primeiro trecho pronto, já sendo utilizado e, ao mesmo tempo, iniciando com toda a equipe de trabalhadores a execução da segunda parte, que é a última etapa. Assim, teremos Londrina totalmente integrada a um corredor duplicado que chegará até Paranaguá”, acrescentou.
A duplicação da PR-445 é uma demanda histórica da região de Londrina, segunda maior cidade do Estado, que sofria com uma pista simples para escoar sua produção pela BR376, rodovia que liga a região Norte com o Centro do Estado, a Capital e o Porto de Paranaguá, no Litoral. A duplicação representa um avanço estratégico para a integração regional e a segurança no transporte de passageiros e cargas.
“A população terá uma rodovia mais segura, que dará suporte à logística, à produção agrícola e industrial da região Norte, que cresce muito. Onde há estrada duplicada, o número de acidentes cai, em especial os fatais. E quando uma empresa pensa em se instalar em uma região ela observa a infraestrutura, se tem rodovias, ferrovias, portos. É nisso que estamos investindo no Paraná”, finalizou o governador.
A nova configuração da via, que passou por melhorias geométricas e implantação de dispositivos em desnível, proporcionará maior fluidez ao tráfego, redução de conflitos entre veícu-
los de longa e curta distância e redução no número de acidentes, fortalecendo a infraestrutura viária local.
O trecho inaugurado nesta quinta-feira foi executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). Ele facilita o acesso a Londrina por Mauá da Serra, beneficiando também o município de Tamarana. O primeiro lote, entre Londrina e Irerê, foi entregue em 2021, com 15,8 km duplicados.
TRECHO ENTREGUE – A segunda etapa da duplicação da PR445 compreende 27 dos 66 km da rodovia entre Mauá da Serra e Londrina. A nova configuração do trecho contempla uma pista com 7,20 metros de largura, sendo duas faixas de rolamento de 3,60 m cada, acostamento externo de 2,50 m e faixas de segurança interna variando entre 0,60 m e 1 m. O pavimento escolhido foi o flexível, assegurando maior durabilidade e conforto aos usuários.
Foi implantado um viaduto no acesso a Tamarana, no km 25,50, construídos marginais, acessos e correções de traçado para aprimoramento da geometria e da segurança viária. Também foram implantados 11 retornos em nível, além da construção das pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz.
A pista existente passou por remendos profundos nos pontos danificados da base e sub-base da pista, remendos superficiais para tratar de danos somente na camada asfáltica, fresagem, reperfilagem com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e nova sinalização horizontal.
Além disso, está em andamento a implantação de um viaduto no acesso a Lerroville, dentro do mesmo contrato de duplicação,
com conclusão prevista para dezembro de 2025. Essa obra visa ampliar as condições de segurança e a fluidez no tráfego local e regional, uma vez que a realidade do trecho mudou desde o início dos serviços de duplicação.
“Estamos entregando o trecho de Tamarana e, agora, incluindo a obra de Lerroville, que contempla o viaduto pedido pela comunidade, que não estava no projeto original, mas foi incluído para atender a população. Também estamos iniciando o terceiro lote, um trecho de 24 quilômetros até Irerê, com oito obras de arte. Estamos falando de pontes que precisarão ser alteradas e um projeto complexo de R$ 470 milhões, a maior obra em execução em Londrina”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
“Esse é um compromisso do Governo do Estado. Estamos fazendo a nossa obrigação. A população conviveu por muito tempo com acidentes, falta de mobilidade e dificuldades logísticas para chegar a Curitiba e ao Porto de Paranaguá. Por isso, este corredor é tão importante e, em breve, voltaremos para inaugurar o último lote”, completou.
A prefeita de Tamarana, Luzia Suzukawa, ressaltou que a duplicação representa desenvolvimento, segurança e proteção à população. “Graças a essa duplicação, Tamarana está crescendo, se desenvolvendo e muitos empreendedores e investidores têm nos procurado interessados em instalar suas empresas aqui, principalmente voltadas ao turismo rural”, disse.
“É um momento histórico, muito esperado, que só um governo municipalista, que pensa na população e governa com amor pelo povo, poderia concretizar para nós. Essa obra significa crescimento, segurança e, acima de tudo, dignidade para a vida humana. Nosso município está se desenvolvendo e tenho certeza absoluta de que, com essa duplicação, nós vamos voar”, salientou a prefeita. Obras como essa mudam a realidade não só de um município, mas de toda a região, afirmou o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva. “É inacreditável que a capital do Norte do Paraná não estivesse conectada com a Capital do Estado com uma rodovia duplicada. Essa é uma obra viária extremamente importante, pois muitas vidas foram perdidas aqui pela falta de infraestrutura. Agora esse problema está sendo resolvido, não só para Londrina e região, mas para todo o Paraná”, opinou.



Assembleia debate criação do Dia Estadual de Conscientização da “Doença dos Ossos de Vidro”
Data busca ampliar informação e conscientizar a sociedade sobre a osteogênese imperfeita, doença rara que fragiliza os ossos
A Assembleia Legislativa do Paraná analisa o projeto de lei da deputada estadual Maria Victoria (PP) que institui o Dia Estadual de Conscientização da Osteogênese Imperfeita, doença rara conhecida popularmente como “doença dos ossos de vidro”.
O PL 709/2025 prevê que a data seja celebrada anualmente em 6 de maio e passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. O projeto foi protocolado na terça-feira (2) e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A osteogênese imperfeita é uma condição genética rara que fragiliza os ossos, tornando-os mais suscetíveis a fraturas frequentes, inclusive durante atividades rotineiras. Além disso, pode causar baixa estatura, deformidades esqueléticas e outros comprometimentos.
Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos clínicos e terapêuticos que ajudam a reduzir os impactos e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.
A deputada Maria Victoria destaca que a criação da data oficial tem como objetivo ampliar a informação, conscientizar a sociedade, combater o preconceito e estimular a formulação de políticas públicas voltadas ao atendimento dos pacientes.
“São pessoas que merecem atenção, cuidado e dignidade. A conscientização é um passo essencial para promover inclusão, melhorar a qualidade de vida e avançar em pesquisas e tratamentos”, afirma a parlamentar.
Doenças raras
Desde 2015, a deputada Maria Victoria atua para dar mais visibilidade às doenças raras, buscando diagnósticos mais precoces, incentivo à pesquisa e ampliação dos tratamentos.
O Paraná foi o primeiro estado do país a debater o tema no Legislativo, com a aprovação da Lei 18.646/2015, que instituiu o Dia de Conscientização das Doenças Raras. Em 2018, a legislação foi atualizada para incluir o Fevereiro Lilás, mês de mobilização sobre o tema.
“Desde 2015 estamos nessa luta de conscientização. Na época, fomos o primeiro parlamento a discutir esse assunto. Hoje, mais de 15 milhões de pessoas vivem com doenças raras no Brasil, sendo 700 mil apenas no Paraná”, explica Maria Victoria.
Uma das principais conquistas da mobilização foi a ampliação do número de doenças detectadas pelo teste do pezinho. No ano passado, o Governo do Estado autorizou o aumento gradual de 7 para 37 doenças diagnosticadas na triagem neonatal, e a Assembleia Legislativa aprovou uma lei sobre o tema, de autoria da deputada.
Sobre doenças raras
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença rara é aquela que afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Embora o número exato não seja conhecido, estima-se que existam entre 6 mil e 8 mil tipos diferentes em todo o mundo.
No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas possuem diagnóstico de alguma doença rara, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Ministério da Saúde explica que as doenças raras apresentam grande diversidade de sinais e sintomas, que variam não apenas entre condições diferentes, mas também entre pacientes com o mesmo diagnóstico. Em muitos casos, manifestações relativamente frequentes podem simular doenças comuns, o que dificulta o diagnóstico precoce.



Assembleia celebra o Setembro Caramelo, mês que incentiva a adoção responsável de pets
A Sessão Solene, no Plenário da Assembleia, foi proposta pelo deputado Alexandre Amaro (REP).
Para celebrar o Setembro Caramelo, mês dedicado a ações de adoção consciente de animais domésticos, o deputado Alexandre Amaro (REP) promoveu, nesta quinta-feira (03), sessão solene em homenagem às entidades e aos protetores da causa animal. O evento, no Plenário da Casa de Leis, reuniu protetores, ativistas animal, representante de organizações e órgãos públicos dedicados à proteção e ao bem-estar animal. “Fico muito feliz de estar aqui nesta Casa, trazendo nossos pets e divulgando a lei que deu origem ao Setembro Caramelo. Ela nasceu da importância de valorizar o ‘caramelo’, que é considerado o cachorro mais brasileiro de todos, mas infelizmente é um dos menos adotados, junto com os cães pretos”, afirmou o deputado.
Foi com base nisso e como forma de difundir informações e orientar a população sobre a adoção consciente que nasceu a lei. “Hoje, infelizmente, ainda vemos nas feiras de adoção muitas pessoas que levam um animal para casa e, pouco tempo depois, devolvem. Isso acontece porque falta a compreensão de que o animal precisa de adaptação, de alguns dias para se acostumar ao novo lar. Muitos desses animais já passaram por situações de maus-tratos e precisam de um tempo maior de acolhimento e paciência”, concluiu.
O Setembro Caramelo foi instituído pela Lei nº 21.705/2023 e tem como objetivo desenvolver ações de conscientização, incentivo e promoção do tema, como reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de maternal informativo, entre outras, sempre priorizando a conscientização da população sobre a importância da adoção responsável de animais domésticos.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil possui cerca de 30 milhões de animais em situação de abandono, ou quase três animais para cada 20 pessoas em todo o País. Já o estudo Índice de Abandono Animal, realizado pela empresa global Mars Petcare em parceria com especialistas internacionais, mostra que cerca de 35% dos cães e gatos em todo o mundo vivem nas ruas ou em abrigos à espera de adoção. No Brasil, o índice chega a 25%.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) apontam que o Brasil possui a terceira maior população pet do mundo, com mais de 160 milhões de animais de estimação, algo em torno de 1,6 animal por residência.
Reconhecimento
O presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal de Curitiba (Comupa), Aurélio Aguiar, falou sobre a importância do reconhecimento das pessoas que dedicam suas vidas ao

bem-estar, à defesa e à proteção dos direitos dos animais. “Temos a presença de vários protetores independentes e representantes de organizações, e esse reconhecimento por parte do Poder Público, por meio do deputado Alexandre Amaro, engrandece esse trabalho. Ele também nos faz pensar em um futuro mais promissor, com políticas públicas realmente efetivas no amparo aos animais”, completou. Para o coordenador da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, Fabiano Cruzara, o evento é mais que uma celebração é também um momento de divulgação e de reflexão sobre a adoção responsável em todo o Paraná. “Em Curitiba, temos várias frentes de atuação. Trabalhamos pela adoção responsável, mas também pela saúde única, pelo apoio às famílias que cuidam de seus pets com posse responsável, realizando castração, fazendo microchipagem e mantendo seus animais cadastrados”, disse. Ele também citou que são realizadas ações de educação e conscientização para a comunidade através de blitz educativas e atividades em escolas. “E o Setembro Caramelo é uma grande oportunidade para reforçar todas essas ações e promover o entendimento coletivo sobre a importância da proteção e do cuidado com os animais”, frisou.
Prevenção à vida O capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, Luis Gustavo Pimenta, falou sobre a importância dos cães para a corporação e da realização do evento. “É uma excelente iniciativa do deputado reconhecer pessoas que prestam um verdadeiro serviço social ao acolher animais. Nós sabemos da importância e da necessidade desses cães, especialmente para o trabalho dos bombeiros. Hoje, não se fala em busca e salvamento sem a presença deles. Tivemos exemplos marcantes em ocorrências como Brumadinho, no rompimento da barragem, e em Petrópolis, em virtude das fortes chuvas na cidade”, disse. Ele também comentou sobra a lei assinada pelo deputado. “Criar o Setembro Caramelo junto ao Setembro Amarelo foi muito atitude muito bem articulada. Setembro já é o mês de prevenção ao suicídio, e estudos científicos comprovam que adotar um animal pode reduzir as chances de desenvolver depressão, além de ser um excelente remédio contra a solidão e o isolamento social”, afirmou ao considerar muito positiva a conexão entre as duas causas. Para Ana Paulo Okamoto, presidente do Instituto Apadrinhamento Canino, a campanha é fundamental para garantir que os cães acolhidos e resgatados de situações de maus-tratos e abandono encontrem um lar seguro e afetuo-
so. “Nada melhor do que dedicar um mês inteiro para divulgar a importância desse amor e cuidado com os animais”, disse ela que se dedica a encontrar lares amorosos e responsáveis para esses animais.
O evento contou ainda com a participação da vereadora de Curitiba, Meri Martins (REP); do controlador-geral de Curitiba, Bruno Pandini; do secretário adjunto da Comissão Estadual de Proteção Animal da OAB/PR, Bruno Cavalcanti de Oliveira e do vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Animais (CEDA), Paulo Colnaghi. Homenageados Foram homenageados com menções honrosas a Associação Abrigo de Cães São Francisco de Assis de Rio Negro; Associação Adote Com Consciência; Associação Ajude Focinhos; Associação Arca de Noé de Proteção aos Animais; Associação Audote Um Amiguinho; Associação Vida Animal de Colombo; Centro Médico Veterinário de Curitiba (CMV); Grupo Pata Sem Fronteiras; Escola de Cães Família Pereto; Frente das Organizações de Proteção Animal do Paraná; do Projeto Canção Vira Ração, Marllon Maia; do Instituto Mundo Animal, Eliane Mundo; e do Projeto Violeta, Ricardo Miike. Também receberam reconhecimento os protetores e fomentadores da causa animal Alexandre Beltrão de Souza Braga; Barbara Nunes; Daniela Miranda; Elisabete Rodrigues; Felipe Kanitiz; Leia Penner; Luis Felipe Kühl; Rodrigo do Espírito Santo; Rodrigo Hadasch; Roseli de Fátima Galvão; Solange Geha Serta; Claodemir Roque Tonial; Elizabeth Bertolini; Fabiana Bertolini Bernert; Josué Cheski; Juliana de Souza; Leliana Flaresso; Mari Hedler; Mariana Bittencourt; Patricia Yamasaki; Paulinha Gaio e Perola Ferraz. Apresentação Ainda na solenidade, o cantor Marllon Maia, criador do Projeto Canção Vira Ração, fez uma apresentação durante o evento. A iniciativa organiza eventos para arrecadar fundos e ração para animais em situação de abandono e para quem precisa de ajuda. Denúncia Maus-tratos, como o abandono e a violência contra animais, devem ser denunciados. Utilize o Disque-Denúncia 181 ou a Delegacia Virtual da Polícia Civil, que também permite o registo de Boletim de Ocorrência (BO) online, ou o número 197 da Polícia Civil. É fundamental reunir provas, como fotografias e vídeos, e informações sobre o local e os responsáveis. O abandono é considerado crime e está previsto na Lei de Crimes Ambientais. A pena é de três meses a um ano de prisão e pagamento de multa. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada.

Créditos: Orlando Kissner/Alep
Deputada Maria Victoria (PP), segunda-secretária da Casa






Saiba como vai funcionar o Bonde Urbano Digital, tecnologia inédita na América do Sul
Trata-se de um modelo similar a um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com a diferença de, em vez de trilhos, é guiado no asfalto através de indução magnética, reduzindo significativamente os custos de implantação do sistema.
O Paraná será o primeiro estado da América do Sul a testar o Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia inovadora para o transporte público que fará a linha PinhaisPiraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Trata-se de um modelo similar a um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com a diferença de, em vez de trilhos, é guiado no asfalto através de indução magnética, reduzindo significativamente os custos de implantação do sistema.
Fabricado pela empresa chinesa CRRC Nanjing Puzhen, o BUD é uma combinação entre o VLT e o BRT (Bus Rapid Transit), criado para o transporte coletivo da Capital nos anos 1970. Por meio da tecnologia Digital Rail Transit (DRT), o BUD é um sistema de transporte público elétrico com pneus que seguem por um “trilho virtual”, feito por meio de marcadores magnéticos e sensores no asfalto, sem a necessidade de trilhos físicos.
Para a fase de testes, intervenções no pavimento serão realizadas para instalação dos sensores magnéticos de alta precisão que determinam o caminho a ser seguido. Os terminais de ônibus também serão adaptados com sinalização e, no caso de Piraquara, será construída uma garagem de manutenção anexa ao terminal. O investimento do Estado nesta etapa é de cerca de R$ 6 milhões e a expectativa é de que entre em operação em novembro deste ano.
A rota percorrida pelo veículo sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros. O Bonde Urbano Digital terá capacidade para até 280 passageiros.
Atualmente os ônibus que fazem a linha entre Pinhais e Piraquara transportam 10 mil passageiros por dia. Os veículos tradicionais continuarão operando da mesma forma com o BUD durante a fase de testes.
DIFERENCIAIS
O Bonde Urbano Digital possui 30 metros de comprimento, conta com ar-condicionado e operação bidirecional. A velocidade de deslocamento é maior em relação aos ônibus, chegando a até 70 km/h, ante 60 km/h do sistema BRT. Outro diferencial é a vida útil do veículo, que pode chegar a 30 anos, três vezes mais que o atual sistema de transporte coletivo.
O veículo também possui ras-


Veja como vai funcionar na prática:
Qual será o valor da passagem?
O mesmo do transporte tradicional, R$ 5,50, que continuará operando durante os testes.
Quantos passageiros ele transporte?
O Bonde Urbano Digital terá capacidade para até 280 passageiros.
Qual será o trajeto?
A rota percorrida pelo veículo sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros.
Terá motorista?
Sim, todos os testes serão realizados com motoristas. No entanto, ele tem tecnologia para autonomia, o que será feito em parceria com órgãos de regulamentação de trânsito. Como será feito o recarregamento?
O BUD será recarregado por pantógrafos aéreos (dispositivo instalado no teto de trens e bondes elétricos para coletar energia elétrica da rede aérea) ao longo da operação. Bastam 30 segundos para garantir autonomia de três a cinco quilômetros. Com carga completa, que leva 12 minutos, possui autonomia de até 40 quilômetros de operação contínua. Ele também será carregado na garagem de Piraquara.

treamento automático, orientação autônoma e proteção eletrônica ativa. Conta com sensores, radares e vídeo, oferecendo maior segurança durante os deslocamentos, uma vez que ele compartilha a via com outros veículos como carros, caminhões, motos e ônibus . Entre os benefícios do sistema DRT está o menor custo de implantação, que chega a ser três vezes menor do que os sistemas VLT; condução automática em vias segregadas (como as canaletas de Curitiba); tempo de implementação curto, chegando a um ano para vias de até 15 quilômetros com cerca de 15 veículos; e potencial para aumento de composição com até quatro carros de 10 metros, ampliando a capacidade para 360 passageiros. Apenas a título de comparação, o maior ônibus em circulação no transporte coletivo da RMC tem capacidade para 250 pessoas.
Os benefícios incluem, ainda, a via em que o BUD trafega. Isso porque ele possui baixo peso e carga por eixo menor do que a de ônibus elétricos, reduzindo os custos de manutenção por parte do poder público com o asfalto. O fato de ser 100% elétrico também ajuda a baratear custos, uma vez que hoje o sistema é significativamente onerado pelos gastos com combustíveis.
Movido por baterias de íons de lítio de 600 kWh, o veículo BUD pode ser carregado rapidamente nas estações por pantógrafos aéreos (dispositivo instalado no teto de trens e bondes elétricos para coletar energia elétrica da rede aérea). Bastam 30 segundos para garantir autonomia de três a cinco quilômetros. Com carga completa, que leva 12 minutos, possui autonomia de até 40 quilômetros de operação contínua. A tecnologia também está preparada para, futuramente, operar com hidrogênio.
O Paraná tem como referência o projeto realizado em Campeche, no México, o 1º sistema implantado na América do Norte. Em operação comercial desde junho deste ano, conta com uma linha guiada de 15 quilômetros, sendo cinco deles de condução automática segregada, com 13 estações. São cinco veículos com três vagões cada, que conectam a estação de trem Maya, o aeroporto da cidade, áreas residencial e histórica e a praia. O tempo de implantação completa do sistema mexicano foi de 14 meses.
Ele também está instalado em cidades da China e está em processo de instalação na Austrália. O BUD do Paraná, composto pelos três vagões, veio desmontado e processo de montagem levará aproximadamente 30 dias. A instalação dos imãs, que estão junto aos vagões, também começará em breve.
Fotos: Roberto Dziura Jr/AEN

Confira as datas e locais dos próximos Mutirões de Castração de Cães e Gatos de São José dos Pinhais

Pensando no bem-estar dos animais e também na saúde pública, a Prefeitura de São José dos Pinhais promoverá novas edições do Mutirão de Castração de Cães e Gatos neste mês. Nos dias 23 e 24 de setembro, a ação será realizada na Usina da Música (Rua Veríssimo Marques, nº 299 –Centro). Já nos dias 25 e 26, o mutirão será Administra-
ção Regional Borda do Campo (Estrada da Roseira, nº 5.800 – Borda do Campo). Serão atendidos prioritariamente os animais já cadastrados pelos tutores no formulário disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma). Novos cadastros também podem ser feitos, mas o atendimento fica direcionado para as próximas edições do programa.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal da Semma, Bruna Silva, a castração é fundamental tanto para a saúde dos animais quanto para a saúde pública. “A castração contribui para reduzir o número de abandonos, prevenir doenças do sistema reprodutivo e evitar a propagação de zoonoses, ga-
rantindo mais qualidade de vida a cães e gatos”, destaca. Para participar, é necessário: Residir em São José dos Pinhais; Possuir renda familiar de até três salários mínimos; Estar inscrito no Cadastro Único; Aguardar o contato da Semma para confirmação do agendamento.
Mais uma edição do Yoga no Parque acontece neste sábado (6). Participe!

Quem busca equilíbrio entre corpo e mente ao ar livre pode participar, neste sábado (6), às 8h30, da edição de setembro do Yoga no Parque, que acontece ao lado do Espaço Pet Parcão, no Parque São José, em São José dos Pinhais. A atividade é gratuita, aberta a todas as idades e não exige inscrição prévia. Para aproveitar melhor a experiência, a organização recomenda que os participantes levem canga ou tapete, água e usem roupas confortáveis. O Yoga no Parque é realizado todo primeiro sábado de cada mês — com exceção dos dias de chuva, quando a atividade é cancelada. A prática milenar, realizada em meio à natureza, oferece um momento de relaxamento, melhora da concentração e incentivo a hábitos saudáveis, promovendo saúde e bem-estar para todos os participantes.
São José dos Pinhais abre licitação para concessão de espaços na nova estação rodoviária

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), informa a abertura do Pregão Eletrônico nº 137/2025. A sessão para seleção de interessados ocorrerá no dia 9 de setembro de 2025, às 10h, via plataforma CompraGov.
O objetivo da licitação é conceder o uso de áreas comerciais na nova estação rodoviária — anexa ao Terminal Central, localizado na Rua Norberto de Brito, nº 68, no Centro.
Os espaços contemplados incluem: pontos de venda de passagens rodoviárias intermunicipais e interestaduais, guichês de atendimento, sala de espera para passageiros e espaços para publicidade das linhas de ônibus e empresas que operarão no local.
“A iniciativa busca garantir organização, transparência e segurança jurídica na exploração comercial dos espaços, além de contribuir para a melhor estruturação dos serviços prestados aos usuários”, explica o secretário da Semutt, Lucas Pigatto.
A licitação utilizará uma modalidade conhecida como pregão negativo, em que o critério de seleção é o maior valor ofertado como outorga — ou seja, quem paga mais à administração municipal leva o direito de uso — com um valor máximo fixado em R$ 1.000,00. Essa modalidade tem respaldo jurídico.
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR) já afirmaram que o uso do pregão negativo é possível em licitações para concessão de uso de bens públicos — desde que o edital defina critérios objetivos de desempenho e qualidade e que exista previsão legal ou autorização legislativa, quando se trata de bens imóveis ONDE CONSULTAR O EDITAL O edital completo do Pregão Eletrônico nº 137/2025 já está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura e no sistema CompraGov. Os interessados podem obter todos os detalhes sobre documentos exigidos, prazos, condições de habilitação e critérios de julgamento.
Acesse clicando no link: https://sisazul.sjp.pr.gov.br/ webapp/portaltransparencia/wp_licitacao/detalhes/ 41484





as alterações no trânsito e no trajeto dos ônibus para o desfile de 7 Setembro. Foto: Daniel Castellano/SECOM
Veja as alterações no trânsito e no trajeto dos ônibus para o desfile de 7 Setembro
Neste domingo (7/9), será realizado o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, na Avenida Cândido de Abreu. Para garantir a segurança do público, serão realizados bloqueios de ruas nos bairros Bom Retiro, Centro, Centro Cívico, São Francisco, Ahú, Alto da Glória e Juvevê.
Na quarta-feira (3/9), começou a montagem da estrutura para o desfile, na marginal da Avenida Cândido de Abreu, entre a ruas Aristides Teixeira e Senador Xavier da Silva. O trecho ficará bloqueado até segunda-feira (8/9), quando as estruturas serão desmontadas.
No domingo (7/9), dia do desfile, toda a Avenida Cândido de Abreu estará bloqueada das 3h às 14h. Os motoristas não poderão circular também na Rua Barão do Serro Azul (continuação da Cândido de Abreu), desde a Inácio Lustosa até a Carlos Cavalcanti.
Também haverá bloqueios em ruas do entorno. São elas:
Rua Mariano Torres x Rua Amintas De Barros; Rua Mariano Torres x Rua Luiz Leão; Rua Carlos Cavalcanti x Rua Presidente Farias; Rua Carlos Cavalcanti x Rua Riachuelo; Rua Carlos Cavalcanti x Rua Barão Do Cerro Azul; Rua Carlos Cavalcanti x Rua Mateus Leme; Rua Carlos Cavalcanti x Rua Duque De Caxias; Rua Trajano Reis x Rua Paula Gomes; Rua Trajano Reis x Rua Inácio Lustosa; Rua Mateus Leme x Rua Barão De Antonina; Rua Duque De Caxias x Rua Senador Xavier Da Silva; Rua Mateus Leme x Rua Senador Xavier Da Silva; Rua Mateus Leme x Rua Aristides Teixeira; Rua Mateus Leme x Rua Lysimaco Ferreira Da Costa; Rua Prof. Benedito Nicolau Santos x Rua Cons. Raul Viana; Rua Mateus Leme x Rua Deputado Mário De Barros; Rua Mateus Leme x Rua José Sabóia Cortes; Rua Euclides Bandeira x Rua José Sabóia Cortes;
Rua Albano Reis x Rua Vieira Dos Santos; Rua Eurípedes Garcez Do Nascimento x Rua Benjamin Zilli; Rua Benjamin Zilli x Rua Alberto Folloni; Rua Guaratuba x Rua São Sebastião; Rua Guaratuba x Rua Francisco De Paula Guimarães; Rua Guaratuba x Rua Ricardo Lemos; Rua São Pio x Rua Manoel Eufrásio; Rua Alberto Folloni x Rua Moysés Marcondes; Rua Deputado Mário De Barros x Rua Alberto Folloni; Rua Alberto Folloni x Rua Augusto Severo; Rua Mauá x Rua Euzébio Da Mota; Rua Mauá x Rua Campos Sales; Rua Augusto Severo x Avenida João Gualberto; Rua Mauá x Avenida João Gualberto; Avenida João Gualberto x Rua Ivo Leão; Rua Marechal Hermes x Rua Comendador Fontana; Rua Comendador Fontana x Rua Da Glória; Rua Heitor S. De França x Rua Ari C. Queiroz; Rua Campos Sales x Rua General Carneiro; Rua Pe. Antônio x Rua Agostinho Leão Jr. Agentes da Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, da Guarda Municipal e da Polícia Militar estarão nas áreas de bloqueios para orientar os condutores. No dia do evento, é recomendado evitar a área, pois não será possível transitar devido à passagem dos veículos militares. Motoristas que não precisam acessar as regiões afetadas são orientados a utilizar rotas alternativas, pois há previsão de aumento do fluxo de veículos.
Ônibus
Seis linhas de ônibus terão desvios para montagem das estruturas do Desfile da Semana da Pátria. São elas:
206 - Barreirinha/São José
469 - Centro Politécnico
505 - Boqueirão/C.Cívico
607 - Colombo/CIC
700 - Pinheirinho/Cabral
702 - Caiuá/Cachoeira



Ruas do Centro terão alterações para a procissão de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Ruas do Centro terão alterações no trânsito para a procissão de Nossa
Senhora da Luz dos Pinhais
Na segunda-feira (8/9) será realizada a tradicional procissão em homenagem à padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, evento que vai ter impacto n trânsito na região central da cidade e exige atenção dos motoristas.
A concentração dos fiéis será na Praça Tiradentes. O evento religioso terá início às 16h, com saída da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, localizada na Rua Barão do Serro Azul, nº 31.
A procissão contará com o apoio de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, responsável pela segurança viária e orientação dos fiéis ao longo do trajeto.
Confira o trajeto da procissão
Saída pela porta central da Catedral, seguindo pela Rua Barão do Serro Azul (sentido Centro Cívico);
Parada no Obelisco dedicado a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, para a coroação;
Continuidade pela Rua Barão do Serro Azul, em direção à Rua Prefeito João Moreira Garcez;
Deslocamento até a Praça Generoso Marques; Retorno até a Praça Tiradentes, em frente à Catedral; Encerramento dentro da Catedral.
Para garantir a segurança dos participantes e a fluidez do tráfego, monitores de trânsito acompanharão o deslocamento. Moradores e comerciantes da área poderão acessar as vias mediante apresentação de documento que comprove vínculo com o perímetro. A previsão é de aumento de tráfego na região durante o período do evento.


Veja
Foto: Lucilia
Guimarães/SECOM
(arquivo)



Nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro tem mais de 40 filmes em exibição gratuita
Evento, que vai de 3 a 7 de setembro, reúne 42 produções de diferentes estados do Brasil com exibições na Cinemateca de Curitiba
De 3 a 7 de setembro, Curitiba recebe a nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, um evento que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica de todo o país.
A programação é inteiramente gratuita e reúne 42 produções de estudantes de Cinema de instituições de ensino superior de diferentes estados, como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba. As sessões ocorrem na Cinemateca de Curitiba.
Programação Metrô
As produções da nova edição do Metrô foram selecionadas por um grupo de profissionais do cinema, composto por Gabriel Borges, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, curador, montador e diretor de cinema; Iury Peres Malucelli, curador, cineclubista , pesquisador e mestre em Cinema e Artes do Vídeo na Unespar; e Vitória Liz estudante, pesquisadora de cinema e programadora da Semana do Audiovisual Negro de Pernambuco.
Os títulos são divididos em diferentes mostrasa Competitiva, cuja premiação é o troféu “Passagem”, que representa a resistência do cinema independente; e a Panorama, separada em Curtas e, pela primeira vez, Longas.
“As produções selecionadas se debruçam sobre o cinema e a universidade em sua perspectiva de formação, pesquisa, extensão e se inserem na tradição cinematográfica, desafiando e referenciando obras e nomes que vieram antes”, comenta Wellington Sari , um dos idealizadores, e também um dos diretores, do festival.
23 curtas fazem parte da Mostra Competitiva, sendo “1 de Abril, É Tudo Mentira” (Brisa Romero e Clara Lice / PR, Embap - Unespar/UEL); “A Tragédia do Lobo Guará” (Kimberly Palermo / RJ, UFF); “Adil-
son” (Eric Lamanna / PR / PUCPR); “Brasil: Entre Cores, Cantos e Desencantos. A Natureza de Rugendas e Villa-Lobos” (Shéron Morales e João Liberato / SE/ UFS); “Castelos de Areia” (Giuliana Zamprogno / ES-RJ / UFF); “Dobra” (Mariene Belarmino / PE / UFPE); “Feiura Comovente” (Ultra Martini / SP / AIC, SP); “Maral” (Julia K. Rojas / SC / UFSC); “Melancolya Canibal” (Henrique Barreto Domingues / PR / UNESPAR); “Memória Trêsporquatro” (Osani / RN / UFRN); “Monalisa” (Tainá Lima / MG / PUC - Minas); “Muito Permanece” (Jéssica Vassaitis / SP / AIC); “O Que As Águas Falam” (Yasmin Luz / SP / UNIP); “Pânico na Praia Vermelha” (Marcos Gabriel Faria / RJ / UFF); “Quadrados” (João Pedro Costa / PE / UFPE); “Quadros Remanescentes: Tony e a Paralisia do Futuro” (Daniel Rubinger Leite e Gustavo Ramos Ribeiro / SP / UFSCAR); “Quebramar” (Carol Honor e Lucas Ranyere / CE / UNIFOR); “Rosemary” (Luana Lopes / MG / PUC - Minas); “Seu Avô Também Fazia Sexo Gay” (Giordanno Bottezini / PR / UNESPAR); “Todo Mundo Odeia a Comunicação” (João Gabriel Nunes Cordeiro e Juliana Barbosa de Carvalho / PR / UFPR); “Trivakra” (Sofia Angst / RJ / UFF); “Variz” (Karuá Tapuia-Tarairiú / PB / UFPB); e “Viagem no Tempo” (Pedro Bournoukian / RS / UFPel).
Na Mostra Panorama de Curtas, estão “A Menina, O Vazio e o Monstro” (Lidia Gloria / PR / Unespar); “A Natureza Não Existe Para Salvar” (Anthony Tiko, Jacqueline Cohen e Luiz Eduardo Kogut / PR / Unespar); “Flor de Ouro” (Rodrigo Chotgues / RS / UNISINOS); “Janela” (Chico Guerra / CE / UFC); “Magritte” (Lucas Antônio Nogueira de Oliveira / PE/ UFPE); “Não Se Diz Assim” (Natália Mühlemberg / SC / UFSC); “O Baú” (Maya Boaretto / PR / IFPR); “O Breu” (Theo Gallo Dubini / SP / AIC); “O Carnaval É de Pelé” (Daniele Leite / PE / UFPE); “Ondas Temporais” (Carmim/ RN / UFRN); “Os Últimos Cedros” (Rafael Farhat / PR / Centro Europeu); “Pai de Alu-
Ilusionista Maicon
guel” (Kauan Souza / PR / Unespar); “Paredes Vivas” (Elian Emanuel Coutinho Roehrs / PR / UNILA); “Recorrência Eterna” (Lucas Koury / PA / UFPA); “Rio Mãe” (Crisitina Neves Fernandes / SP / ECAUSP) e “Video Deus” (Febo Febe / DF / IESB).
“Essa é a primeira vez que longas-metragens são selecionados para a Mostra Panorama. São três filmes com mais de 60 minutos de duração e realizados de forma totalmente independente, que apresentam parte das possibilidades de um cinema universitário que insiste em olhar para trás ‘antes de atravessar a rua’”, explica Christopher Faust, um dos diretores e idealizadores do Metrô.
Os longas-metragens são “A Rua do Abismo e o Cinema da Luz”, de Enzo Rodrigues, do Espírito Santo (UFES); “A Tragédia das Imagens”, de Kalel Pessôa, do Paraná (UFPA); e “Até Amanhã”, de Rodrigo Tomita, do Paraná (Unespar).
Filme de abertura
O longa-metragem escolhido para abrir a nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro é “Amigos de Risco”, com direção e roteiro de Daniel Bandeira, produção pernambucana de 2007 que será exibida em versão restaurada com a presença do diretor, conhecido pela direção do premiado “Propriedade” (2022) e pela edição de alguns dos curtas de Kleber Mendonça Filho. O filme traz Joca, que após anos em fuga, retorna a sua cidade. Para comemorar, uma noitada com os amigos Nelsão e Benito parecia ser a melhor escolha, porém a noite vira um pesadelo quando Joca passa mal e, sem dinheiro, transporte ou comunicação, os amigos precisam carregá-lo pela cidade deserta até o hospital mais próximo.
“Amigos de Risco” será exibido no dia 3 de setembro, às 19h, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita. O diretor Daniel Bandeira participa de um bate-papo com o público logo após a sessão.
A programação completa do Metrô pode ser encontrada no site oficial: www.metrouniversitario.com.br ou pelas redes sociais: Instagram | @metrouniversitário. *Após as sessões, há debates com o público. Metrô Lab Além das exibições na Cinemateca, o Metrô também conta com um laboratório de consultoria para produções previamente selecionadas. Participam do Metrô Lab, “Bom Trabalho” (Otávio Colino / PR / IFPR); “Caroca” (BigMark / CE / UFC); “Conectados” (Tainá Lima / MG / PUC - Minas); “Corpo e Coração” (Julia Ferraz / PR / Unespar); “Dilúvia” (Sofia Werlang e Marie Valle / RJ / UFF) e “Pisa” (Lucas Marçal Bezerra / PE / UFPE). Os projetos receberão consultorias durante o evento e serão apresentados publicamente no “Pitching Aberto” para todo o público de Curitiba no sábado às 17 horas. A oitava edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do IOP - Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso. Serviço: 8º Metrô - Festival do Cinema Universitário
Data: 3 a 7 de setembro
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - bairro São Francisco) Evento gratuito
Site oficial: www.metrouniversitario.com.br Youtube: http://youtube.com/MetroFestival Perfil oficial: Instagram | @metrouniversitário Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do IOP - Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso.
Clenk apresenta a superprodução “O Grande Show de Mágica” nos dias 6 e 7, no Guairão
Comemorando 20 anos de sua linguagem artística autoral “Teatro Ilusionista”, Clenk leva o público a uma jornada que vai dos mistérios do Egito Antigo aos modernos números de Las Vegas. Ingressos pelo Disk Ingressos
Nos dias 6 e 7 de setembro, o premiado ilusionista Maicon Clenk, apresenta o seu novo espetáculo no Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 - Centro). Considerado uma das maiores atrações ilusionistas da atualidade, “O Grande Show de Mágica - A História do Ilusionismo” reúne mais de 20 grandes ilusões mundialmente famosas, como levitações, teletransportes, aparições e metamorfoses, com a originalidade e as estéticas premiadas de Maicon Clenk, contando ainda com efeitos especiais, bailarinos profissionais e mais de 100 figurinos grandiosos.
Criador do gênero “Teatro Ilusionista”, Clenk aborda a história do ilusionismo, arte que desafia a realidade e fascina pessoas de todas as idades e nacionalidades há mais de quatro mil anos, em uma jornada que vai dos mistérios do Egito Antigo aos modernos números de Las Vegas.
“É uma homenagem às eras da mágica, cruzando civilizações antigas, criaturas míticas, magos e mágicos como Merlim, Houdini - o rei do escape, e George Meliés - o pai dos efeitos especiais do cinema”, comenta Maicon Clenk. Em “O Grande Show de Mágica” a comédia mágica também está garantida. Entre inúmeros personagens, Clenk interpreta também um mágico brasileiro falido, em uma divertida sátira ao universo da magia, por meio de clarividências e truques que nem sempre dão certo.
Créd. Gabriel Rega

Espetáculo reúne mais de 20 grandes ilusões mundialmente famosas, como levitações, teletransportes, aparições e metamorfoses.
Os ingressos estão disponíveis por meio do Disk Ingressos e a classificação é livre.Teatro Ilusionista, uma linguagem exclusiva em “O Grande Show de Mágica” O inovador Teatro Ilusionista de Maicon Clenk é uma singular expressão artística que traz para a cena o grande mistério do universo em espetáculos visuais e físicos, que reúnem o melhor do ilusionismo acrescentando uma estética particular e detalhista, incluindo ainda efeitos especiais, histórias e movimento, criando experiências inovadoras, que reconectam
pessoas de todas as idades e nacionalidades à magia da vida. A diversidade se integra à arte mágica em espetáculos em que o mágico, como é popularmente conhecido, dá lugar a dramaturgias com outras inúmeras e distintas personagens, que podem ser interpretadas por atores, bailarinos e acrobatas, em apresentações em que todos podem fazer a magia acontecer.
“O Grande Show de Mágica” é uma das oportunidades exclusivas do público poder conferir essa linguagem artística autoral, reconhecida no mundo todo pelos maiores nomes do iluminismo.
Após as apresentações em Curitiba, o espetáculo segue para São Paulo, de 11 até 21 de setembro, no Teatro Sérgio Cardoso e, em Florianópolis, de 14 até 16 de novembro, no Teatro CIC. Mais informações pelo site www.clenk.com.br, ou ainda pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @maiconclenk e pelo Facebook.com/ teatroilusionista.
Sobre Maicon Clenk - Clenk é ilusionista e diretor coreógrafo, com uma consolidada carreira na criação de espetáculos originais. É autor da linguagem artística “Teatro Ilusionista” e suas
obras já foram assistidas por mais de 20 milhões de pessoas. Com formação multidisciplinar como diretor, ator, bailarino e mágico ao redor do mundo junto a grandes companhias internacionais, ele revoluciona o ilusionismo com seu estilo inovador de showman da mágica com inúmeras habilidades cênicas. No audiovisual esteve entre os maiores ilusionistas do mundo na série de TV “Mestres do Ilusionismo” e por anos foi destaque nos principais veículos da televisão brasileira em programas como Domingão do Faustão, Tudo É Possível e Eliana. É criador de obras consagradas como POLARIS, o espetáculo no globo de cristal gigante, e recebeu prêmios como o Troféu ABRASCE como melhor evento do Brasil, Troféu Gralha Azul de melhor espetáculo e o Troféu Picadeiro 2024 de ilusionismo.
Serviço: Maicon Clenk em “O Grande Show de Mágica - A História do Ilusionismo”
Data: 6 e 7 de setembro
Horário: Sábado (6) às 21h e, Domingo (7), às 19h.
Local: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971, Centro)
Gênero: Teatro Ilusionista
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
(indicado maiores de 6 anos)
Ingressos: Disk Ingressos Não é permitido utilizar celulares ou câmeras, filmar ou fotografar a experiência do espetáculo.


Setembro chega com grandes shows em Curitiba
De Kamasi Washington a Groundation, passando pelo encontro inédito de Guy J & Guy Mantzur, Green Day e o som contagiante do Snarky Puppy, a capital paranaense será palco de noites imperdíveis para os amantes de boa música Curitiba, setembro de 2025 - O mês de setembro chegou, e com ele uma vasta programação musical que confirma a vocação de Curitiba como um dos principais polos culturais e musicais do Brasil. Artistas consagrados da cena internacional e nacional vão desembarcar na capital paranaense nos próximos dias, reforçando a cidade como parada obrigatória para turnês globais.
A diversidade de estilos chama atenção: da música eletrônica ao pop, do jazz contemporâneo ao reggae de raiz, a temporada reúne atrações que prometem mobilizar diferentes públicos e transformar o calendário cultural da cidade em uma experiência única.



Confira, a seguir, os oito destaques internacionais que integram a agenda cultural de Curitiba neste mês:
Guy J e Guy Mantzur – 06 de setembro
A cena eletrônica de Curitiba se prepara para receber um dos encontros mais esperados do ano. No dia 6, a icônica Ópera de Arame será palco de um b2b inédito entre Guy J e Guy Mantzur, dois dos nomes mais respeitados do progressive house mundial. O line-up da noite contará ainda com apresentações dos DJs Albuquerque e ZAC, que completam a experiência sonora com seus sets autorais. O show acontece na Ópera de Arame, no dia 06 de setembro, com programação das 16h à 01h. A venda dos ingressos está aberta pela plataforma Meaple (https://meaple.com.br/). Informações: @operadearameoficial I @planetabrasilentretenimento I @seven.exp I @epicentro.brasil. Timo Tolkki – 11 de setembro
A capital paranaense vai receber o finlandês Timo Tolkki, fundador da Stratovarius, uma das maiores bandas de power metal da história, consagrada por álbuns como "Visions", "Destiny" e "Infinite", lançados entre 1997 e 2000. Ele se apresenta na cidade no dia 11 de setembro, no Crossroads. Considerado um dos maiores guitarristas da história, Timo Tolkki, que também é dono de um vocal poderoso e uma facilidade impressionante para compor, fez parte da Stratovarius por mais de 20 anos. Em 2011, o finlandês foi eleito pela revista Guitar World, maior publicação global do gênero, como um dos 50 guitarristas mais rápidos de todos os tempos. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Meaple. Informações: @barcrossroads Groundation – 11 de setembro
Símbolo do reggae progressivo, a banda californiana Groundation retorna ao Brasil com a turnê "Candle Burning", passando por Curitiba no dia 11 de setembro. O show acontece na Ópera de Arame e promete uma noite de imersão musical, com fortes influências de jazz, dub e espiritualidade, reforçando a mensagem política e ancestral que per-


meia a trajetória do grupo. Os ingressos estão à venda na plataforma Meaple. Informações: @planetabrasilentretenimento | @seven.exp Green Day – 12 de setembro
Aclamada banda norte-americana de punk rock, o Green Day retorna à capital paranaense no dia 12 de setembro com a turnê "The Saviors Tour", promovendo seu 14º álbum de estúdio. A apresentação será na Arena da Baixada, com abertura da banda britânica The Nerves. O grupo, que já passou por Curitiba em 2017, promete um reencontro épico com os fãs locais. Os ingressos estão à venda na plataforma Live Pass. Informações: @moveconcertsbrasil
Snarky Puppy – 14 de setembro
Um dos maiores fenômenos da música instrumental contemporânea, a Snarky Puppy passará por Curitiba, no dia 14 de setembro, para tocar no Circuito Primavera de Jazz, prometendo uma noite inesquecível na Ópera de Arame. Vencedora de cinco prêmios Grammy e formada por uma constelação de músicos virtuoses, a Snarky Puppy é referência mundial em um som que atravessa gêneros e gerações. Com uma proposta vibrante, o grupo une jazz, funk, soul, world music e improvisação em performances que conquistaram público e crítica ao redor do planeta. Os ingressos estão disponíveis no site www.curitibajazz.com.br. Informações: @curitibajazzsessions
Katy Perry – 16 de setembro
Ícone global do pop, a cantora Katy Perry está de volta ao Brasil com a "The Lifetimes Tour" e se apresenta em Curitiba no dia 16 de setembro. A Arena da Baixada será palco do retorno da artista à cidade, em um show aguardado que reafirma seu prestígio junto ao público brasileiro. A turnê também passará por Brasília e São Paulo, onde Katy será uma das headliners do The Town. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Live Pass. Informações: @moveconcertsbrasil Azymuth – 27 de setembro
Em 1975, surgia uma das referências mais importantes da música nacional: o Azymuth. Conhecido por sua fusão inovadora de ritmos brasileiros e improvisações jazzísticas, o trio comemora 50 anos de seu primeiro LP em 2025 com turnê inédita pelo Brasil. Como não poderia ser diferente, Curitiba está da agenda do Azymuth, que vai desembarcar na cidade no próximo dia 27 de setembro, com produção da Barleria. O show acontece na Rua Matheus Leme (nº 1719), no bairro São Francisco, na cidade de Curitiba (PR). Os ingressos estão disponíveis por meio da plataforma Meaple. Informações: @azymuthoficial I @barleria
Fenômeno João Gomes fará megashow em Curitiba
Considerado um dos grandes nomes da música brasileira na atualidade, o artista será uma das grandes atrações da Oktober Curitiba, no dia 19 de outubro, no Parque Barigui
Dono de uma carreira meteórica marcada por muito talento, hits e carisma, o cantor pernambucano João Gomes passou a figurar rapidamente entre os principais nomes da música brasileira. Agora, com status de astro, o artista vai desembarcar em Curitiba, para um show inédito, no próximo dia 19 de outubro, com o melhor do forró de vaquejada e do piseiro. A apresentação do artista fará parte da programação oficial da 3ª Oktober Curitiba, que será realizada no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui.
Com um estilo bem próprio e poderio vocal impressionante, João Gomes, que tem apenas 23 anos, explodiu no cenário nacional em 2021, com seu álbum de estreia que trazia as canções "Meu Pedaço de Pecado", "Se For Amor" e "Eu Tenho a Senha", que lhe renderam indicações a prêmios relevantes, como Artista Revelação de 2021 e Hit do Ano no Prêmio Multishow. Além disso, no mesmo ano, foi o único artista brasileiro a estar entre os 50 mais tocados no mundo no Spotify.
Com influências de artistas como Belchior e Cartola, não demorou para João Gomes mostrar sua versatilidade se apresentando, também, com outros grandes nomes da música brasileira e participando dos principais festivais musicais do país. Além disso, surgiram novos hits que tomaram conta do Brasil, entre eles “Dengo”, “Pequena Flor” e “Coração de Vaqueiro”.
Para completar sua trajetória de sucesso, em setembro de 2023, João Gomes tornou-se o primeiro cantor de piseiro indicado ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o álbum “Raiz”. Em setembro de 2024, foi novamente indicado para a categoria, pelo álbum “De Norte a Sul”.
O megashow de João Gomes em Curitiba acontece no dia 19 de outubro, na terceira edição da Oktober Curitiba, que será realizada nos no pavilhão de eventos do Parque Barigui – Centro de Exposições Positivo (Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio). Os ingressos estão disponíveis via Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br). Para acompanhar todos os detalhes e atualizações sobre o show, siga o perfil oficial da Oktober Curitiba no Instagram: @oktobercuriti
