

Com 150 mutirões de emprego em 2025, Estado impulsiona acesso ao mercado de trabalho

Os mutirões, que chegaram a 57 municípios, se destacam por descentralizar o acesso ao emprego, levando empresas e oportunidades diretamente às comunidades. Foto: SETR-PR
São José dos Pinhais testa primeiro ônibus com ar-condicionado elétrico no transporte coletivo
São José dos Pinhais é pioneira na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ao testar o primeiro ônibus com ar-condicionado elétrico no transporte coletivo. A Prefeitura inicia nesta quinta-feira (2) os testes com o veículo, que atenderá a linha do Jardim Zaniolo. O ônibus faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) e terá duração prevista de 60 dias. Após esse período, o veículo será realocado para atender outras linhas do município. Segundo a Semutt, as janelas do ônibus são lacradas e o sistema de climatização ajusta automaticamente a temperatura interna conforme a variação externa, garantindo mais conforto aos usuários.


De janeiro e setembro de 2025, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, realizou 150 mutirões de emprego em todo o Paraná, com a participação de 1.170 empresas. As ações atenderam 42.402 trabalhadores, dos quais 16.148 foram encaminhados para uma vaga com carteira assinada.
Os mutirões, que chegaram a 57 municípios, se destacam por descentralizar o acesso ao emprego, levando empresas e oportunidades diretamente às comunidades. Além da intermediação de vagas, oferecem orientação profissional, atualização de cadastros e encaminhamento para cursos gratuitos, garantindo que os trabalhadores estejam mais preparados para atender às demandas do mercado. Em Curitiba, os números também impressionam. No dia 2 de abril, por exemplo, o Mutirão Emprega Mais Pinheirinho disponibilizou 4,5 mil vagas, registrou mais de 2,9 mil atendimentos e 1.470 senhas entregues, com a participação de 52 empresas. Outro destaque foi o Mutirão Emprega Mais Fazendinha, em dia 20 de agosto, com mais de 2.100 atendimentos, com 839 senhas entregues e 528 candidatos préaprovados. Os dois foram promovidos pela prefeitura em parceira com o Estado. Ao longo do ano, apenas na Capital, houve mais de 22 mil vagas disponibilizadas, 25 mil atendimentos e 4 mil candidatos pré-aprovados, com a participação de mais de 450 empresas. O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, destacou a importância dos mutirões. “Cada mutirão representa não apenas uma chance de recolocação, mas uma ponte entre a iniciativa privada, o poder público e quem busca uma oportunidade concreta”, afirma. A estratégia estadual também inclui mutirões temáticos, como o destinado a pessoas com deficiência, que ofertou mais de 450 vagas em Curitiba, e o Mutirão da Juventude, com cerca de 800 vagas voltadas a jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.
Audiência pública referente ao 2º quadrimestre
de 2025 é realizada em Pinhais

Na segunda-feira (29/9), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo), realizou audiência pública referente ao 2º quadrimestre de 2025. A ação realizada na Câmara Municipal teve o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais. Também foram apresentados o resultado da execução orçamentária, o de-sempenho da arrecadação de receitas e sua destinação. Durante a audiência também foram demonstradas as principais despesas para as quais foram destinados os recursos da prefeitura. Destaca-se que as audiências públicas constituem um importante canal de comunicação e acontecem periodicamente.

Os passageiros do transporte coletivo já realizaram 8,5 mil integrações temporais entre linhas de ônibus na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, desde que a funcionalidade entrou em vigor, em 14 de agosto. O projeto, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, permite a integração inédita de 39 linhas convencionais com as linhas expressas 303-Centenário/C.Comprido, em ambos os sentidos, 302-Centenário/Rui Barbosa e a linha 603-Pinheirinho que operam no local. O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, lembra que a Praça Rui Barbosa sempre foi um local de grande fluxo de linhas, mas elas não tinham integração entre si, como num terminal convencional.
A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) defendeu nesta terça-feira (30/ 9), durante o 3º Brasília Summit, que o desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil deve se basear em três pilares: institucional, infraestrutura e humano. Titular da Comissão Especial sobre
IA, ela ressaltou que a regulamentação é um desafio pela constante evolução da tecnologia.
Página 2

Editais página 3
Quinta-feira

Metrópole CURITIBA

Mercado de trabalho
Curitiba tem melhor resultado de geração de empregos formais entre as capitais
O cruzamento de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o número de habitantes medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatrística (IBGE) mostra que o número de vagas criadas por Curitiba no período (22.989) representa 1,27% do total da população da cidade. Em São Paulo, essa proporção ficou em 0,93%; em Brasília, 1,14%; no Rio de Janeiro, 0,47%; e em Salvador, 0,96%.
Em volume de vagas, Curitiba teve o quinto melhor resultado em volume de vagas de emprego do País de janeiro a agosto de 2025, segundo dados do Caged divulgados nesta segunda-feira (29/ 9). Com 22.989 empregos com carteira assinada, ficou atrás de São Paulo (111.753), Brasília (34.393), Rio de Janeiro (31.760) e Salvador (25121) em volume de vagas.
“Curitiba está entre as cinco cidades que mais geram vagas do País. Mas as outras cidades neste grupo têm uma população muito maior do que a da capital paranaense. Proporcionalmente, Curitiba é a que mais gera emprego quando comparada ao tamanho da sua população. Isso nos alegra muito, estamos com pleno emprego. A cidade tem uma forte política de apoio à geração de empregos estruturada e promove eventos e ações voltadas a aproximar quem procura emprego de quem está
contratando. Neste ano, lançamos o Sine Móvel, a tarifa zero de ônibus para quem procura emprego, ampliamos os mutirões. Esse bom resultado nos números também é reflexo desse esforço”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.
Com esse resultado, Curitiba tem atualmente 830.753 pessoas empregadas com carteira assinada.
O saldo de janeiro a agosto medido pelo Caged é a diferença entre 402.125 admissões e 379.136 demissões no período. O setor de serviços puxou o desempenho nos oito meses do ano, com 15.708 vagas geradas, seguido pelo comércio (3.464), construção (2.180), indústria (1.545) e agropecuária (91).
Pleno emprego
Curitiba respondeu, sozinha, por 21% dos postos de trabalho gerados pelo Paraná nos cinco primeiros meses do ano (94,2 mil).
Com o forte ritmo de geração de vagas, Curitiba tem uma das menores taxas de desemprego do País. No segundo trimestre de 2025 (dado mais recente), a taxa estava em 4%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua.
A Prefeitura atua em várias frentes para fomentar o mercado de trabalho, com capacitação para trabalhadores e empreendedores, tarifa zero para quem procura emprego e mutirões de empregabilidade.
O programa Emprego nos Terminais, na semana passada, reuniu nos 22 terminais da cidade 35 empresas em busca de trabalhadores. Realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e a Urbanização de Curitiba (Urbs), a ação ofereceu 3.577 vagas.
Os Liceus de Ofícios promovem cursos e preparam para o mercado de trabalho quem está em busca de qualificação.
A SMDEI oferece ainda suporte ao trabalhador nas unidades municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com serviços de intermediação de mão de obra e solicitação do seguro-desemprego.
Para atender as empresas, a Prefeitura tem uma central que cadastra vagas e auxilia os empregadores a encontrar o trabalhador que procura, além de oferecer espaços públicos do município para a realização de processos seletivos e mutirões de emprego.
Além disso, os Espaços Empreendedor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação dão suporte a microempresários e microempreendedores individuais. O programa 1º Empregotech e o Empregotech 40+ oferecem qualificação na área de tecnologia com aulas e oficinas.



Regulamentação IA
A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) defendeu nesta terça-feira (30/9), durante o 3º Brasília Summit, que o desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil deve se basear em três pilares: institucional, infraestrutura e humano. Titular da Comissão Especial sobre IA, ela ressaltou que a regulamentação é um desafio pela constante evolução da tecnologia. O objetivo da regulamentação, segundo a parlamentar, é estimular inovação e atrair investimentos, sem abrir mão da proteção à integridade dos cidadãos.
Discuta Lean 2025
Curitiba será palco do Fórum Discuta Lean 2025 nos dias 9 e 10 de outubro, no Auditório da AECIC. O evento é considerado o maior encontro nacional de Melhoria Contínua e reunirá especialistas e gestores para debater a filosofia Lean Manufacturing. A programação inclui palestras de nomes de referência, cases de sucesso e visitas técnicas a empresas. As inscrições já estão abertas no Sympla.
Educação paranaense
A educação do Paraná atingiu mais de 85% das metas previstas no Plano Estadual de Educação (PEE-PR), aprovado em 2015, segundo levantamento do Ipardes. O avanço é resultado do investimento em formação continuada e valorização docente pela Seed-PR. Entre os destaques estão o Ideb, em que o Estado lidera o País, e o crescimento no número de professores com pós-graduação, que chegou a 73,1% em 2024. Matrícula rede estadual
O período de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede estadual do Paraná começa nesta quarta-feira (1º) e será dividido em três etapas. A primeira vai de 1º a 15 de outubro, incluindo rematrículas e o Processo Classificatório. A segunda acontece de 10 a 21 de novembro, com ingresso no 6º ano e 1ª série do Ensino Médio. Já a terceira será de 1º a 12 de dezembro, destinada a transferências, novas tentativas na Educação Profissional e matrículas na EJA.
Área do aluno
As matrículas da rede estadual do Paraná para 2026 devem ser feitas pelo site www.areadoaluno.seed.pr.gov.br, com acesso via CPF e celular cadastrado. Para confirmar a vaga, é necessário apresentar RG e CPF do estudante, certidão de nascimento, comprovante de vacinação, comprovante de residência recente (Copel ou Sanepar) e documento com foto do responsável legal, quando for o caso. Os arquivos podem ser anexados na plataforma ou entregues presencialmente a partir de janeiro de 2026 Crédito rural
O Sistema FAEP encaminhou ofício ao Conselho Monetário Nacional pedindo revisão da Resolução 5.247/2025, que define critérios para linhas especiais de crédito rural. A entidade considera as regras excessivamente restritivas, já que apenas 129 municípios paranaenses, 32% do total, têm acesso ao benefício. Muitos produtores afetados por eventos climáticos ficam de fora, mesmo diante de perdas históricas, como a quebra de mais de 40% na safra de soja 2021/22.
“Ecobarreira”
Há quase 10 anos, o ativista ambiental Diego Saldanha criou em Colombo, na RMC, uma “ecobarreira” para conter o lixo levado pelo rio Atuba, afluente do Iguaçu. A estrutura simples já retirou cerca de 30 toneladas de resíduos, encaminhados para reciclagem ou descarte correto. Inspirado por uma promessa feita aos filhos, o projeto ganhou visibilidade e passou a ser replicado em outros estados, incluindo o Pará, sede da COP30 em 2025.
Prêmio de Jornalismo
A 17ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo prorrogou o prazo de inscrição e veiculação das matérias até 12 de outubro. O concurso distribuirá R$ 88 mil em prêmios em seis categorias, incluindo Jornalismo Impresso/Digital, Rádio e TV. Desde 2004, a premiação já reconheceu cerca de 400 profissionais da imprensa paranaense. O tema deste ano é “Cooperativas constroem um mundo melhor”, em referência ao Ano Internacional das Cooperativas, em 2025.
34ª Münchenfest
Já estão à venda os ingressos on-line para a 34ª Münchenfest, Festa Nacional do Chope Escuro, que acontece em novembro no Centro de Eventos de Ponta Grossa. Serão oito dias de programação, com shows nacionais, bandas locais e atrações da cultura alemã. Os ingressos podem ser adquiridos com desconto via aplicativo Você na RPC, ingresso solidário ou meia-entrada. As vendas estão disponíveis pelo site: https:/ /www.blueticket.com.br/search?q=munchen.
Atlas Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou nesta terça-feira (30), na Unicentro em Guarapuava, a 3ª edição do Atlas Eleitoral do Paraná, durante o evento Paraná Faz Ciência. A obra reúne dados das eleições para governador entre 1986 e 2022, destacando transformações sociais e políticas no estado. Produzido em parceria com universidades e instituições de pesquisa, o atlas analisa como migrações e mudanças populacionais impactaram o voto ao longo das décadas.
PLOA 2026
O Governo do Paraná enviou à Assembleia Legislativa o Anteprojeto de Lei Orçamentária de 2026, com valor recorde de R$ 81,6 bilhões. O montante supera em 4% o orçamento deste ano e prevê R$ 7,1 bilhões para investimentos, o maior já planejado. Saúde, Educação e Segurança terão crescimento médio de 4%, com recursos destinados a obras, serviços e melhorias em todas as regiões do Estado.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br
não expressam necessariamente a opinião do jornal
Curitiba tem melhor resultado de geração de empregos formais entre as capitais. Foto: Ricardo Marajó/FAS











Metrópole governo estadual

Com recorde de investimentos, Governo encaminha LOA de R$ 81,6 bilhões à Assembleia
O destaque para o ano que vem é justamente o maior valor da peça orçamentária de toda a história do Paraná, superando em 4% o orçamento de 2025 – o maior até então. Dentro desse valor está incluso também os R$ 7,1 bilhões destinados apenas para investimentos, outro recorde da peça orçamentária
Com orçamento recorde de R$ 81,6 bilhões, o Governo do Estado enviou nesta terça-feira (30) o Anteprojeto de Lei Orçamentária (PLOA) referente ao ano de 2026 à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele estabelece a estimativa de receita e fixa as despesas do Orçamento Geral do Estado.
O destaque para o ano que vem é justamente o maior valor da peça orçamentária de toda a história do Paraná, superando em 4% o orçamento de 2025 – o maior até então. Dentro desse valor estão inclusos também os R$ 7,1 bilhões destinados apenas para investimentos, outro recorde da peça orçamentária.
O texto prevê um total de R$ 78,9 bilhões de receitas totais destinadas ao Orçamento Fiscal e ao Orçamento do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Isso inclui o pagamento de pessoal e encargos sociais, juros e outras despesas correntes. Além disso, outros R$ 2,7 bilhões são destinados ao Orçamento de Investimento das Empresas Públicas e das Sociedades de Economia Mista.
Já para as diferentes áreas do governo, como Saúde, Educação e Segurança Pública, o PLOA prevê um crescimento médio de 4%. Segundo o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, isso é reflexo de uma mudança de metodologia que tornou as projeções orçamentárias para os vários setores mais factíveis com a capacidade de execução de cada pasta. “Essa medida torna o orçamento do Paraná ainda mais eficiente, o que faz com que o valor recorde seja tão emblemático. São mais de R$ 81 bilhões que chegarão de fato ao dia a dia do paranaense”.
Ortigara destaca o total destinado para investimentos, o maior já planejado pelo Estado. “São 11% a mais do que previsto no orçamento de 2025 (R$ 6,3 bilhões). E esses R$ 7,1 bilhões vão se converter em obras e entregas em todas as regiões do Paraná, levando desenvolvimento e melhorias para o cidadão na forma de estradas, de escolas, hospitais e serviços de qualidade. Somando com os investimentos destinados às nossas empresas, como Sanepar e Portos do Paraná, o total ultrapassa os R$ 9,8 bilhões”, afirma. Na LOA 2025, o total para investimentos foi de R$ 9,4 bilhões.
RECEITAS E DESPESAS
O Paraná projeta uma receita corrente de R$ 75,1 bilhões para 2026. Essas receitas referem-se à entrada de recursos financeiros que sustentam as operações regulares do governo. O valor é 5% maior em relação à LOA de 2025, que foi de R$ 71,3 bilhões.
O aumento é puxado principalmente pela perspectiva de um acréscimo de 7% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A prospecção da Secretaria de Estado da Fazenda é que o valor salte dos atuais R$ 31,1 bilhões para R$ 33,3 bilhões.
O crescimento das receitas está previsto mesmo levando em consideração a diferença na arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), resultado da redução da alíquota de 3,5% para 1,9% do valor venal de carros e motos acima de 170cc. Assim, mesmo com o menor IPVA do Brasil, o Paraná vai manter o equilíbrio nas contas e os investimentos nos municípios.
Há ainda mais R$ 1,7 bilhão de receitas de capital — recursos destinados a financiar investimentos e projetos de longo prazo, como operações de crédito e alienação de bens — e outros R$ 4,7 bilhões de receitas intraorçamentárias, totalizando os R$ 81,6 bilhões previstos pela secretaria.
Já as despesas correntes representam uma parte significativa do orçamento, e somam R$ 68,5 bilhões. Estas despesas englobam os custos operacionais do governo, como pagamento de salários de servidores públicos, manutenção de instalações, aquisição de materiais, entre outros. Despesas de capital estão previstas em R$ 8,8 bilhões, além de cerca de R$ 1,8 bilhão destinados a reservas de contingência. As despesas de capital são direcionadas para investimentos em infraestrutura, aquisição de ativos fixos, e outros gastos que visam melhorar a capacidade produtiva e o crescimento de longo prazo.
EDUCAÇÃO E SAÚDE Outro ponto importante do PLOA 2026 encaminhado à Assembleia Legislativa diz respeito aos valores destinados à Saúde e Educação, que também aumentaram. A LOA traz um total de R$ 18,9 bilhões para a Educação, o que representa um aumento de 2% em comparação ao valor presente no orçamento de 2025 (R$ 18,6 bilhões). Já na Saúde, o crescimento é de 7% em relação à peça orçamentária anterior, chegando aos R$ 10 bilhões. Nas despesas referentes a Transporte e Urbanismo, o salto é ainda maior. O orçamento de 2026 prevê mais de R$ 4,1 bilhões apenas para obras e melhorias em estradas e urbanização. O valor é 34% superior ao presente na LOA 2025, que foi de R$ 3,1 bilhões. OUTROS VALORES
Quanto aos poderes, os orçamentos do Legislativo, Judiciário e Ministério Público obedecerão aos limites percentuais da Receita Geral do Tesouro Estadual estabelecidos na LDO 2026: Legislativo, 5% (dos quais 1,9% para o Tribunal de Contas); Judiciário, 9,5%; e Ministério Público, 4,2%. A Defensoria Pública receberá R$ 260 milhões.
O saldo financeiro, incluindo sua remuneração, verificado em 31 de dezembro de 2025, proveniente da diferença entre as cotas liberadas de recursos do Tesouro e a despesa empenhada no âmbito do Poder Executivo, deverá ser recolhido ao Tesouro Geral do Estado, impreterivelmente, até 31 de janeiro de 2026.

Paraná é o estado
que mais destinou recursos para a agricultura em 2025
Foram R$ 730,91 milhões empenhados no primeiro semestre do ano – o maior valor de todo o Brasil, ficando à frente de Rio Grande do Sul (R$ 570 milhões), Santa Catarina (R$ 534 milhões) e São Paulo (R$ 438 milhões), segundo levantamento da assessoria econômica da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
O Paraná foi o estado que mais destinou recursos para a agricultura no primeiro semestre de 2025. Foram R$ 730,91 milhões empenhados entre os meses de janeiro e junho – o maior valor de todo o Brasil, ficando à frente de Rio Grande do Sul (R$ 570 milhões), Santa Catarina (R$ 534 milhões) e São Paulo (R$ 438 milhões), segundo levantamento da assessoria econômica da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
O número faz parte do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), do Tesouro Nacional, e mostra um crescimento substancial no direcionamento de valores para ações no campo ao longo dos últimos anos entre custeio e investimentos. Tanto que a cifra do semestre já é a maior para o período em toda sua história, superando em 28,7% o recorde anterior, registrado nos seis primeiros meses de 2024, com R$ 568 milhões.
Em comparação com 2018, o salto é ainda maior. No primeiro semestre daquele ano, a agricultura paranaense recebeu cerca de R$ 230,8 milhões – o que faz com que o valor tenha mais do que triplicado em sete anos.
Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, essa liderança comprova o compromisso do Estado em sua vocação de atuar como supermercado do mundo, potencializando aquilo que o paranaense sabe fazer tão bem. “O agronegócio é o carro-chefe da economia paranaense, responsável por cerca de 36% de seu Produto Interno Bruto (PIB) e, por isso, merece atenção especial”, diz. “São recursos que potencializam nossa capacidade de produção, promovem o desenvolvimento econômico e social de toda a região e tornam o Paraná mais sustentável”.
Ortigara reforça que esse aporte histórico é fruto de um trabalho contínuo de disciplina fiscal e modernização da gestão. Segundo ele, a boa administração ao longo dos últimos anos foi o que permitiu essa injeção crescente de recursos ano após ano e que colocaram o Paraná nessa posição de destaque.
“Manter o equilíbrio das contas públicas nos permite ter a segurança e os recursos necessários para fazer esses aportes a setores estratégicos, como é o nosso agronegócio”, explica. “Isso impulsiona toda a cadeia produtiva e gera um retorno significativo para a sociedade em forma de emprego e renda”.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes, outros três fatores estão por trás dessa liderança paranaense. “Primeiro, a velocidade na implantação de indústrias é fruto de um trabalho muito forte de licenciamento ambiental com segurança técnica e jurídica; segundo, o setor de defesa sanitária e agropecuária é muito forte para certificar a qualidade de nossos produtos; e terceiro são os incentivos fiscais robustos”, diz.
NA PRÁTICA
A maior parte desse montante (45,5%) foi direcionada à promoção da produção agropecuária. Foram R$ 333 milhões que alcançaram ações de fortalecimento das cadeias produtivas regionais e a viabilização de iniciativas que promovem a segurança alimentar. Esse montante inclui investimentos importantes, como na melhoria e pavimentação de estradas rurais – obras que tanto garantem o escoamento da produção agrícola como facilitam o acesso a serviços públicos, tornando mais ágil o trânsito de ambulâncias, viaturas policiais e ônibus escolares –, assim como ações de fortalecimento da agricultura familiar e de políticas fundiárias. Além disso, também foram destinados mais R$ 106,9 milhões para ações de abastecimento, como o próprio gerenciamento e manutenção das Ceasas em todo o Estado, assim como medidas que fazem com que o alimento chegue à mesa do paranaense. É o caso do programa Leite das Crianças, que auxilia no combate à desnutrição infantil com a distribuição gratuita e diária de um litro de leite a crianças de seis a 36 meses de famílias de baixa renda, e do Compra Direta que adquire alimentos produzidos por cooperativas e associações da agricultura familiar para abastecer restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos.
INVESTIMENTOS
Ao longo deste primeiro semestre de 2025, foram empenhados R$ 339 milhões apenas em investimentos para atividades relacionadas ao campo. O valor é mais do que o dobro do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram alocados R$ 148 milhões. Esse aumento de mais de 129% inclui as estradas rurais e o auxílio a municípios para a compra de maquinário – a previsão é aplicar R$ 1,5 bilhão no programa, destinando recursos a fundo perdido a 397 municípios e outros oito consórcios intermunicipais. Também faz parte desse montante o programa Irriga Paraná, que tem como objetivo ampliar em 20% as áreas destinadas à agricultura que contam com sistema de irrigação no Estado.
Confira a lista dos dez primeiros:
Paraná -.........................................R$ 730,9 milhões
Rio Grande do Sul -..........................R$ 570 milhões
Santa Catarina -................................R$ 534 milhões
São Paulo -.......................................R$ 438 milhões
Bahia -..............................................R$ 390 milhões
Ceará -..............................................R$ 374 milhões
Piauí -...............................................R$ 366 milhões
Minas Gerais -..................................R$ 348 milhões
Rio de Janeiro -................................R$ 319 milhões
Espírito Santo -.................................R$ 301 milhões

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Metrópole pinhais


VAGAS PARA O HOSPITAL
Agência do Trabalhador faz mutirão de quarta a sexta-feira
Guichês farão atendimento exclusivo para as 61 oportunidades de emprego de "bata cinza" no Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco
A ação de empregabilidade especial para o Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco vai ofertar 61 vagas. A seleção será realizada na Agência do Trabalhador de Pinhais, entre quarta-feira e sextafeira (1.º a 3 de outubro) e vai alterar o funcionamento para o público em geral. Nesses dias, os guichês de vagas de emprego serão exclusivos para encaminhamento das entrevistas para o novo equipamento de saúde, que serão organizadas com entrega de senhas.
Nesta fase, serão ofertadas vagas para as áreas administrativas e operacionais do hospital, que se enquadram como “bata cinza”. O atendimento será das 8h às 16h. As senhas serão distribuídas até as 13h, por ordem de chegada na recepção, onde os candidatos passarão pelo atendimento para a emissão da carta de encaminhamento da vaga pretendida e serão atendidos pela equipe do Processo Seletivo, através da entrevista individual.
Os interessados nas vagas devem comparecer à Agência do Trabalhador com documentação pessoal (Carteira de Identificação, CPF e comprovante de residência). Nesta etapa não será aberta vaga para Nutricionista, inicialmente prevista.
“As senhas de atendimento serão necessárias para organizar e gerenciar o fluxo de candidatos à vaga e à capacidade da Equipe Técnica da Empresa que fará o Processo Seletivo, a fim de garantir um atendimento de qualidade”, afirma a diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda da Semde, Luciane Paz.
O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco marca uma evolução para o atendimento à população em Pinhais. O equipamento terá 90 leitos, dos quais 20 de UTI, com atendimento 100% SUS.
Confira detalhamento das vagas para o Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco:
- SERVENTE DE LIMPEZA
Quantidade: 04 vagas
Sem experiência
Ensino fundamental incompleto
Salário R$ 1.894,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Escala 5x1 - 7h às 15h20; 15h às 23h20; Folguista
- COPEIRO DE HOSPITAL
Quantidade: 06 vagas
Sem experiência
Ensino fundamental completo
Salário R$ 1.894,00 +VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Escala 5x1 - 7h às 15h20; 15h às 23h20; 23h às 7h20; Folguista
- AUXILIAR DE COZINHA
Quantidade: 05 vagas
Com experiência
Ensino fundamental incompleto
Salário R$ 1.894,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde
após período de experiência
Escala 5x1 - 7h às 15h20; 15h as 23h20; 23h às 7h20; Folguista
- COZINHEIRO EM GERAL
Quantidade: 04 vagas
Com experiência
Ensino médio completo
Salário R$ 2.376,14 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Escala 5x1 - 7h às 15h20; 15h às 23h20; Folguista
- RECEPCIONISTA TELEFONISTA
Quantidade: 16 vagas
Com experiência
Ensino médio completo
Salário R$ 1.894,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde
após período de experiência
Escala 12x36 (das 7h às 19h); Escala 12x36 (das 19h às 7h); Seg a sex (7h às 16h48); Seg a sex (8h às 17h48)
- ESTOQUISTA
Quantidade: 1 vaga
Com experiência
Ensino médio completo
Salário R$ 1.894,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde
após período de experiência
Seg a sex 8h às 17h48
- LACTARISTA
Quantidade: 4 vagas
Com experiência
Ensino médio completo
Salário R$ 1.894,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Escala 5x1 - 7h às 15h20; 15h às 23h20; Folguista
- ELETRICISTA
Quantidade: 1 vaga
Com experiência
Curso de Eletricista ou Técnico em Eletrotécnica.
Salário R$ 4.800,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Seg a sex 7h às 17h
- TÉCNICO ELETROTÉCNICO (TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA)
Quantidade: 2 vagas
Com experiência
Curso técnico em Eletromecânica, Eletroeletrônica ou áreas similares.
Salário R$ 4.800,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Seg a sex 8h às 18h; seg a sex 22h às 8h - TÉCNICO DE LABORATÓRIO (TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS)
Quantidade: 3 vagas
Com experiência
Curso técnico de análises clínicas, de patologia clínica ou biodiagnóstico.
Salário R$ 2.235,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Seg a sex 7h às 17h; Seg a sex 11h às 21h; Seg a sex 21h às 7h - SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO (ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO)
Quantidade: 1 vaga
Com experiência
Ensino Técnico ou Superior em Engenharia Civil, Engenharia de Produção ou áreas correlatas.
Salário R$ 6.000,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Seg a sex 8h às 18h - TÉCNICO DE MANUTENÇÃO (TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE OBRAS)
Quantidade: 8 vagas
Com experiência
Curso técnico ou experiência comprovada em manutenção predial.
Salário R$ 3.000,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Escala 12x36 - 7h às 19h; 19h às 7h
- ENCANADOR
Quantidade: 1 vaga
Com experiência
Ensino Técnico em Eletromecânica, Eletroeletrônica, Hidráulica ou área associada.
Salário R$ 3.000,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Seg a sex 8h às 18h - COLETADOR (AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS)
Quantidade: 2 vagas
Com experiência
Curso técnico de análises clínicas, biodiagnóstico ou técnico de enfermagem
Salário R$ 2.053,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Seg a sex 7h às 17h - BIOMÉDICO
Quantidade: 3 vagas
Com experiência
Graduação em Farmácia ou Biomedicina com habilitação em Análises Clínicas
Salário R$ 3.724,00 + VR/VA 738,00 + alimentação no local (desconto de 4,90 por refeição) + plano de saúde após período de experiência
Seg a sex 7h às 17h; 11h às 21h; 21h às 7h
Serviço
Ação de Empregabilidade - Hospital e Maternidade
Municipal Papa Francisco
Dias 1.º, 2 e 3 de outubro
Agência do Trabalhador de Pinhais
Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, Estância Pinhais
Informações pelo WhatsApp: (41) 3912-5620

Audiência pública referente ao
2º quadrimestre de 2025 é realizada em Pinhais
A ação realizada na Câmara Municipal teve o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais. Também foram apresentados o resultado da execução orçamentária, o desempenho da arrecadação de receitas e sua destinação
Na segunda-feira (29/9), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo), realizou audiência pública referente ao 2º quadrimestre de 2025. A ação realizada na Câmara Municipal teve o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais. Também foram apresentados o resultado da execução orçamentária, o desempenho da arrecadação de receitas e sua destinação.
Durante a audiência também foram demonstradas as principais despesas para as quais foram destinados os recursos da prefeitura. Destaca-se que as audiências públicas constituem um importante canal de comunicação e acontecem periodicamente, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e Decreto nº 287/2021.
Na oportunidade, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância da transparência na gestão pública. “Mais uma audiência pública de prestação de contas e mais um momento importante, grande oportunidade de nós termos um instrumento de transparência, de participação, que é o que a lei preconiza. Mas para além da legislação preconizar, nós entendemos que uma gestão precisa ter instrumentos de trans-
parência e não há outro mais legítimo do que uma audiência pública onde todos os números, os dados são apresentados, demonstrados para a nossa população”, afirma.
O vice-prefeito Marcinho destacou o trabalho integrado realizado em Pinhais. “Todos osvereadores trabalham e muito nessa parceria, não só com a prefeitura mas também com a nossa população. Só quero aqui mesmo agradecer o trabalho de vocês e agradecer aos nossos servidores que fazem um trabalho diferenciado na nossa cidade. A nossa cidade é o que é por causa dessa parceria entre os vereadores, a administração e todos os servidores. Então, muito obrigado”.
“Quero agradecer aos servidores da Sepfo pelo empenho e trabalho realizado. Demonstramos aqui os resultados fiscais relativos à receita arrecadada, acumulada, despesa liquidada, acumulada, disponibilidade financeira e montante da dívida pública. E também os resultados de gestão, limite de gastos com pessoal, aplicação dos recursos no ensino e aplicação dos recursos na saúde”, ressalta o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luiz Xavier Pedroza.
Estiveram presentes a secretária de Assistência Social,
Andrea Franceschini; a secretária de Administração interina e secretária de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes; a secretária de Educação, Rosangela Batista Duarte; a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ihéu; a controladora-geral do município, Keren Letícia Sales Pereira; o secretário de Urbanismo, Emerson Santana Bento; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro; o diretor-presidente do Pinhais Previdência, Márcio Resko; e o superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Carlos Eduardo Abrantes. Também participaram da ação a Comissão de Finanças, Fiscalização e Licitações composta pelos seguintes vereadores: o presidente da comissão, vereador Leandro do Zezinho, vereador Arnaldo do Vizinho Solidário e a vereadora Professora Haline Siroti. Também estiveram presentes os vereadores Fabrício Sousa e Sargento Almeida. Serviço A audiência pública para prestação de contas referente está disponível no Canal do YouTube da Câmara Municipal por meio do link: Audiência Pública de Prestação de Contas do 2° Quadrimestre de 2025 - Município de PinhaisPR - YouTube



Vista aérea dos lotes a serem doados pela Prefeitura à Cohab-CT para regularização da Vila Divino. (Imagem: Reprodução/Mapa Cadastral Ippuc)
Câmara de Curitiba analisa 6 operações imobiliárias enviadas pelo Executivo
A maior transação com lotes públicos é uma doação à Cohab-CT de terrenos no Atuba, avaliados em R$ 1 milhão, para regularização da Vila Divino
Seis projetos de lei protocolados pela Prefeitura de Curitiba estão em análise na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e tratam de operações imobiliárias em diferentes bairros da cidade. As propostas envolvem alienação por venda direta, leilão, doação para habitação popular e permuta, dependendo de autorização legislativa para serem concretizadas. As áreas somam mais de 9,3 mil metros quadrados e valores que ultrapassam R$ 3,8 milhões, conforme avaliações oficiais da Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI).
A operação imobiliária de maior valor trata da doação de três lotes localizados no bairro Atuba à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT). As áreas medem 3.016,36 m², 3.040,25 m² e 2.748,24 m², totalizando 8.804,85 m², e foram avaliadas em R$ 1,035 milhão, R$ 1,043 milhão e R$ 943 mil, respectivamente. A transferência gratuita busca viabilizar a regularização fundiária da Vila Divino, permitindo a construção de moradias de interesse social e a remoção de famílias de áreas de risco (005.00662.2025).
No bairro Portão, a Prefeitura de Curitiba quer autorização da CMC para vender, via leilão público, um lote de 288,75 m², situado na esquina da rua Professor Thomaz Wartelsteiner com a rua Capitão Tenente Maris de Barros. O imóvel foi avaliado em R$ 448 mil pela CAI. Segundo pareceres técnicos, a área é incompatível com equipamentos sociais ou viários, o que levou o Executivo a propor sua venda “ad corpus”, com os recursos sendo destinados à conta de alienação de bens imóveis do Município (005.00655.2025).
No bairro São Lourenço, outra operação imobiliária também prevê venda direta, neste caso de um lote encravado de 216
m², sem frente para via pública. O terreno será alienado em favor de Carlos Gapski e Maria Celeste Gapski pelo valor de R$ 212 mil. O projeto obriga os compradores a unificarem a área ao imóvel vizinho já registrado em seu nome, para atender à legislação urbanística (005.00653.2025).
No Xaxim, o projeto de lei trata de uma permuta entre o Município e os proprietários Luiz Gastão Alves da Conceição e Ivone Alves da Conceição. O terreno municipal envolvido, com área de 73,42 m², foi avaliado em R$ 138 mil, mesmo valor atribuído ao lote particular de dimensões idênticas. A operação é necessária para a execução das obras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), especificamente no trecho da Linha Direta Inter 2 entre a Estação Xaxim e o Terminal Hauer (005.00657.2025).
Em outra doação à Cohab-CT, o Executivo busca o aval da Câmara de Curitiba para a transferência gratuita de um lote de 208,69 m², localizado no bairro Tatuquara e que foi avaliado em R$ 61 mil. A medida busca regularizar a titularidade em favor de uma moradora que já concluiu o pagamento das parcelas de aquisição do imóvel junto à companhia (005.00663.2025).
A operação imobiliária de menor valor é uma venda direta no bairro Sítio Cercado. A proposta autoriza a alienação de um terreno de 17,65 m², em favor de Antonio Deluisio dos Santos e Benedita Florismara dos Santos, pelo valor de R$ 20 mil. O imóvel deverá obrigatoriamente ser unificado ao lote vizinho já pertencente aos compradores. Pareceres técnicos indicaram que a área não possui destinação para lazer ou viário e só pode cumprir função social se agregada ao lote confrontante (005.00654.2025). P)or José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

(Foto: Carlos Costa/CMC)
Outubro Rosa: diagnóstico cedo aumenta
90% chance de cura do câncer de mama
Superintendente da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, Enio Ponczek apresentou números na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, na terça-feira (1º), uma Tribuna Livre dedicada ao Outubro Rosa, com a participação de Enio Fabricio Ostrovski Ponczek, diretor executivo financeiro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, mantenedora do Hospital Erasto Gaertner e do Erastinho. Em sua exposição, ele ressaltou que o diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura no câncer de mama e no de colo de útero. “Nosso lema neste ano é a prevenção que salva, o afeto que transforma”, afirmou.
A Tribuna Livre foi proposta pelo vereador Sidnei Toaldo (PRD), que destacou o papel do hospital na referência nacional contra o câncer. A sessão também contou com depoimentos de parlamentares e com dados que mostram a dimensão do atendimento do Hospital Erasto Gaertner: 82 mil pacientes em 2024, quase 1 milhão de consultas, 2,8 milhões de procedimentos, 135 mil doses de quimioterapia, 87 mil sessões de radioterapia, 277 transplantes e mais de 11 mil cirurgias.
82 mil pacientes atendidos e inovações tecnológicas
Enio Ponczek detalhou a estrutura da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, que hoje reúne nove unidades de atendimento em Curitiba, no interior do Paraná e até em Santa Catarina. Além do hospital principal e do Erastinho, a rede inclui centro de pesquisas, área de inovação em produtos para o SUS, cuidados paliativos e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Ele destacou também avanços tecnológicos incorporados nos últimos anos, como a cirurgia robótica pelo SUS, terapias inovadoras como o CAR-T, a radioterapia de precisão (TrueBeam) e projetos de oncofertilidade. Outro destaque foi a crioterapia capilar, touca utiliza-
da para reduzir a queda de cabelo durante a quimioterapia. “Muitas mulheres desistem do tratamento com medo da perda de cabelo. Essa inovação está disponível no SUS e ajuda a manter a autoestima durante o processo”, informou. Corrida do Erastinho deve reunir 18 mil pessoas Entre as ações de mobilização, o diretor executivo reforçou o convite para a Corrida Erastinho (The Hardest Run), marcada para 19 de outubro, em Curitiba. “No ano passado foram 16 mil inscritos, e neste ano nossa expectativa é chegar a 18 mil participantes. Todo o recurso será revertido para o Erastinho, em especial para a área de cuidados paliativos infantis”, explicou o diretor da Liga. O evento, que já entrou para o calendário oficial da cidade, conta com percursos de corrida e caminhada, permitindo a participação de toda a família, comentaram os vereadores. Enfatizando a importância do evento, João das Cinco Irmãos (MDB) reforçou o convite e destacou o impacto positivo da mobilização comunitária. “É uma ação democrática, não competitiva, que aproxima a população e apoia o hospital”, disse. Diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura O diagnóstico precoce do câncer de mama foi o ponto central da fala do Hospital Erasto Gaertner na Tribuna Livre da CMC. “Se detectado cedo, o câncer tem até 90% de chance de cura”, frisou Enio Ponczek. Ele lembrou que o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima para realização de mamografia no SUS de 50 para 40 anos, medida comemorada pelos especialistas.
A vereadora Meri Martins (Republicanos) destacou a importância da medida e incentivou a adesão das mulheres: “A mamografia salva vidas. Não deixem de
fazer o exame por medo ou por dor momentânea, porque o diagnóstico precoce dá tempo de tratar e aumenta as chances de sobrevivência”.
Vereadores declaram apoio ao hospital A Tribuna Livre também foi marcada por testemunhos dos parlamentares. O vereador Bruno Rossi (Agir) relatou que sua esposa foi diagnosticada com câncer de mama há cinco anos e foi tratada no Erasto Gaertner. “Hoje posso dizer que o diagnóstico precoce salvou a vida dela. Essa campanha salva famílias”, afirmou, elogiando o Outubro Rosa.
A vereadora Carlise Kwiatkowski (PL) destacou a relevância da crioterapia e dos projetos de apoio à autoestima feminina, como próteses externas e programas de acolhimento: “Quando uma mulher está bem, sua casa está bem. O trabalho do Erasto com esse cuidado humano faz a diferença”, disse a parlamentar.
Já Tânia Guerreiro (Pode) compartilhou sua própria experiência: “Tive câncer há 23 anos. Descobri em exames preventivos, e isso me salvou. Hoje estou aqui porque a prevenção fez a diferença”. Marcos Vieira (PDT) sugeriu campanhas de conscientização permanentes “de janeiro a janeiro” e Serginho do Posto (PSD) classificou o Erasto como “referência nacional em governança e atendimento”. No encerramento da Tribuna Livre, Enio Ponczek reafirmou a missão da Liga Paranaense de Combate ao Câncer: “Nosso propósito é combater o câncer com humanismo, ciência e afeto. É isso que nos move todos os dias”. Ele agradeceu o espaço e lembrou da importância das parcerias institucionais e das emendas parlamentares para manter a estrutura de atendimento. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques
Fundos da Mulher e da Igualdade Étnico-Racial recebem urgência
Com o regime de urgência, a mensagem do Executivo para a criação dos dois fundo será votada na próxima terça-feira (7)

Na quarta-feira (1º), em votação simbólica, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou em submeter ao regime de urgência o projeto de lei para criar os fundos municipais dos Direitos da Mulher (FMDM) e de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (FMIR). Com o rito diferenciado, a mensagem do Executivo segue para a pauta do plenário, na sessão da próxima terça (7), para a análise em primeiro turno.
A proposta de lei foi encaminhada à análise dos vereadores no dia 28 de agosto (005.00619.2025). Em 10 de agosto, recebeu um substitutivo geral, também de autoria do Executivo (031.00232.2025). A iniciativa aguardava a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa para, em seguida, ser encaminhada à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta em regime de urgência é votada na Ordem do Dia independentemente da manifestação dos colegiados temáticos da Casa. Os projetos submetidos à urgência também abrem as deliberações do plenário, “trancando” a pauta.
Líder do Governo, Serginho do Posto (PSD) frisou que ambos os fundos têm natureza contábil e serão vinculados à Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), “fazendo com que estes instrumentos de políticas públicas possam ser efetivados”. “Esta secretaria faz um atendimento na ponta à popula-
ção”, argumentou. Defendendo a equiparação de direitos e a reparação histórica à população negra, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) declarou apoio ao regime de urgência (saiba mais sobre a iniciativa).
Além da “relevância social, administrativa e orçamentária” da proposta, o requerimento cita a necessidade de urgência “em razão da iminência do processo de elaboração e votação da Lei Orçamentária Anual [LOA]”. Outro argumento é que o prazo para a habilitação em editais do Governo do Estado do Paraná, “relativos a repasses fundo a fundo”, expira na primeira quinzena de outubro (411.00018.2025). Protocolado por Serginho do Posto, o requerimento de urgência também foi assinado pelos vereadores Andressa Bianchessi (União), Beto Moraes (PSD), Bruno Rossi (Agir), Carlise Kwiatkowski (PL), Eder Borges (PL), Fernando Klinger (PL), Hernani (Republicanos), Jasson Goulart (Republicanos), João da 5 Irmãos (MDB), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Olimpio Araujo Junior (PL), Pier Petruzziello (PP), Rafaela Lupion (PSD), Renan Ceschin (Pode), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Sidnei Toaldo (PRD), Tiago Zeglin (MDB), Tico Kuzma (PSD) e Toninho da Farmácia (PSD). Por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques
Líder do governo, Serginho do Posto encaminhou a votação do requerimento de urgência. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Tribuna Livre com o Hospital Erasto Gaertner foi transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube.

Metrópole ALEP

Assembleia Legislativa reconhece atuação de mais de 200 influenciadores digitais paranaenses
Cerimônia destacou papel dos criadores de conteúdo como agentes de transformação e inclusão social.
Mais de 200 influenciadores digitais do Paraná foram homenageados na segunda-feira (30/9), no Plenário da Assembleia Legislativa. A sessão solene foi proposta pelo presidente do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelo deputado Ney Leprevost (União). “Os influenciadores digitais pagam impostos, geram empregos e renda, além de levarem informação de qualidade à população paranaense. Apenas no Paraná, já temos mais de R$ 500 milhões em investimentos e tributos pagos por esse setor”, afirmou Curi. Ele também destacou o impacto da atividade no consumo. “Pesquisas apontam que quase 70% das pessoas decidem suas compras influenciadas por criadores de conteúdo. Isso mostra a força que eles têm não apenas no comércio, mas também na tomada de decisão da população”, disse. “Alguns trabalham na cultura, outros no esporte, na saúde ou em diferentes segmentos, sempre com objetivos específicos. Por isso, esta homenagem tem como principal significado valorizar esses profissionais, que ainda enfrentam rejeição em alguns setores, mas que merecem respeito e reconhecimento.”
O deputado Ney Leprevost (União) ressaltou a relevância dos profissionais que utilizam as redes sociais para promover o que o Estado tem de melhor.
“Os criadores de conteúdo não apenas divulgam a cultura e o turismo dos municípios, mas também impulsionam a economia local. Eles acabam gerando uma quantidade considerável de renda, além de estimular o bom uso das redes sociais”, frisou.
A homenagem reconheceu influenciadores que atuam em diferentes áreas, como turismo, gastronomia, cultura, moda, curiosidades e saúde pública. “Todos os que estão sendo homenageados aqui hoje são os chamados influenciadores digitais do bem, pessoas que utilizam essa ferramenta extraordinária que a tecnologia nos proporciona para propagar boas práticas e ajudar quem mais precisa”, destacou Leprevost. Ele comentou ainda sobre o papel desses profissionais: “Hoje, muita gente fica sabendo de eventos, shows, peças teatrais, feiras e festivais gastronômicos através das redes sociais. Quem usa a rede social para o bem tem o nosso reconhecimento e a nossa gratidão.”
Influenciadores
O influenciador digital Alisson Spitzner, conhecido por compartilhar receitas, rotina e curiosidades em suas redes sociais, foi um dos homenageados. Natural de Ponta Grossa, ele relembrou o início da carreira, marcado por dificuldades e pela falta de engajamento. “Há cinco anos, eu tinha um
sonho na internet e, em certo momento, achei que seria impossível. Não tinha visualização, não tinha seguidores. Mas confiei em Deus e, de repente, tudo mudou. Postei um vídeo, desliguei o celular e, quando voltei, tinha mais de 1 milhão de visualizações e quase 40 mil seguidores em apenas uma hora”, contou.
Para ele, o reconhecimento recebido no Parlamento representa muito mais do que uma conquista profissional. “É muito gratificante estar aqui hoje, recebendo este certificado pelo meu trabalho. Nunca imaginei que aquele jovem que trabalhava no mercado, há seis anos, estaria sendo homenageado na Assembleia Legislativa”, disse. Além de compartilhar sua rotina, ele ressalta que seu trabalho também é uma forma de valorizar o Paraná. “Eu gosto de mostrar minha cidade, Ponta Grossa, e também o nosso Estado. Saber que as pessoas se identificam com isso é maravilhoso”, completou.
“Fico muito grato pela abertura desta Casa, tão simbólica, para homenagear um papel tão relevante na atualidade, que é o do influenciador digital. Os influenciadores paranaenses têm hoje a missão de inspirar, motivar, formar e transformar. O impacto social desse trabalho é muito grande, e este
reconhecimento é um gesto muito significativo do deputado Alexandre Curi e do deputado Ney Leprevost”, afirmou o relações públicas Gabriel Tomazoni. Para ele, a homenagem ressalta a relevância da atuação digital na comunicação e na formação de opinião, valorizando o impacto positivo que os influenciadores exercem na sociedade.
A influenciadora de moda e advogada Luisa Foresti também falou sobre sua trajetória nas redes sociais, iniciada há cerca de quatro anos, quando ainda estava no começo da faculdade de Direito. “Comecei criando conteúdo no meu lazer, porque gostava muito. A virada aconteceu quando marcas que eu sempre admirei começaram a me chamar. Foi nesse momento que percebi que o que eu fazia estava realmente se tornando um trabalho e levando minha carreira para outro patamar”, afirmou.
Segundo ela, a formação acadêmica contribui para sua atuação digital. “Consigo usar muito do que aprendi no Direito na minha atividade atual, principalmente em questões relacionadas a contratos e responsabilidades. Hoje trabalho como influenciadora, mas deixo em aberto a possibilidade de, no futuro, também exercer a advocacia”, disse. Sobre a homenagem, destacou estar muito feliz e honrada por estar no Poder Legislativo.
Na solenidade, a cantora e atriz Rafa Gomes interpretou o Hino Nacional. Ela ganhou notoriedade após ser finalista da primeira temporada do The Voice Kids, em 2016. Também participaram do evento a primeira vice-presidente da Assembleia, deputada Flavia Francischini (União), o diretor-geral da Casa, Wellington Dalmaz, e o ex-vereador Alexandre Leprevost, entre outros.
Legislação No Paraná, a Lei nº 21.968/2024 criou a Semana Estadual do Influenciador Digital. A iniciativa deve ocorrer anualmente na última semana de novembro e visa valorizar as atividades desempenhadas por influenciadores digitais, conscientizar sobre o bom uso das redes sociais e da internet, além de promover a educação contra a disseminação de fake news. De acordo com a legislação, assinada pelos deputados Ney Leprevost (União) e Alexandre Amaro (REP), o Poder Público poderá firmar parcerias com influenciadores digitais com a finalidade de ampliar o alcance da difusão de informações relevantes sobre saúde, educação, segurança e outros temas de utilidade pública. Caso sejam realizadas, essas parcerias deverão estar baseadas nos termos dos recursos de acessibilidade previstos na Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Por Thaís Faccio
Assembleia aprova projeto de lei que inclui geólogos na responsabilidade ambiental
A proposta de nº 476/2023 é assinado pelo deputado Goura (PDT).

Aprovado na terça-feira (30/9) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o PL 476/2023, de autoria do deputado estadual Goura (PDT), altera a Lei 16.346/2009 para incluir o geólogo ou engenheiro geólogo entre os profissionais aptos a exercer a responsabilidade técnica ambiental em empresas potencialmente poluidoras.
“Este projeto de lei atualiza a legislação estadual, em consonância com a legislação federal que regulamenta o exercício da profissão de geólogo. Com sua aprovação, teremos a inclusão de geólogos como profissionais legalmente habilitados a atuarem como responsáveis técnicos ambientais”, explicou Goura, ao fazer encaminhamento pela aprovação do projeto de lei.
O deputado salientou que a inclusão de mais um profissional, dentre aqueles habilitados à função de responsável técnico ambiental, amplia a proteção ao meio ambiente. “Teremos mais proteção ao designar mais uma
profissão apta ao controle de atividades potencialmente poluidoras, além de estar de acordo com as atribuições específicas do profissional.”
O que muda
Com a inclusão do geólogo, empreendimentos passam a contar com expertise específica em dinâmica de solo e subsolo, estabilidade de encostas, recursos hídricos, avaliação de passivos e monitoramento de áreas potencialmente contaminadas, além de pontos críticos em mineração de pequeno e médio porte e em postos de combustíveis com tanques subterrâneos.
Goura destacou a presença de representantes da Associação Profissional dos Geólogos do Paraná (Agepar), que acompanharam esta sessão. “Vocês da Agepar representam, neste momento, milhares de geólogos e geólogas do estado do Paraná, que aguardavam ansiosamente pela aprovação desse projeto”, disse Goura.
Profissionais geólogos
Para o geólogo Faustino Lauro Corso, servidor estadual do Instituto Água e Terra (IAT), que atua na área de águas subterrâneas, a aprovação do PL 476/2023 é importante para a categoria. “O geólogo tem atuação direta com o meio ambiente. E é essencial para a proteção ambiental ele poder atuar efetivamente na fiscalização das empresas poluidoras”, disse. Para o representante da Associação Profissional dos Geólogos do Paraná, Fernando Pilati, disse que a inclusão do geólogo na questão do licenciamento e em outras áreas tem muita relevância para a proteção ambiental. “Essa medida contribuirá para a melhoria da qualidade dos processos de licenciamento. São profissionais com total competência para atuar em questões ambientais, especialmente no que diz respeito ao solo e ao subsolo”, explicou Pilati.

Créditos: Orlando Kissner/Alep
Créditos: Valdir Amaral/Alep

Em Foz do Iguaçu, Conferência Estadual
dos Direitos da Pessoa Idosa discute políticas públicas
Evento, que ocorre até quinta-feira (02), discute políticas públicas, celebra conquistas e fortalece a participação e relevância das pessoas idosas no Paraná. Também serão eleitos os delegados que representarão o Estado na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
No Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, cerca de 700 pessoas estarão reunidas em Foz do Iguaçu durante a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento realizado pelo Governo do Paraná, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR), teve início na terça-feira (30/9) e vai até quinta (02/10).
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a programação conta com palestras, grupos de discussão, apresentações culturais e a eleição dos delegados que representarão o Paraná na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília.
Mafra/Semipi-Pr
Fotos: Robson

No total, 99,75% dos municípios paranaenses realizaram conferências municipais. Apenas uma cidade não registrou ter promovido o evento. Ao todo, foram recebidas 19 mil propostas durante as conferências municipais que ocorreram em 398 municípios. Elas serão debatidas durante a conferência estadual.
Durante a abertura oficial da conferência, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou o fortalecimento do financiamento público para a política da pessoa idosa, com a execução orçamentária do Fundo Estadual saltando de R$ 10,9 milhões em 2023 para mais de R$ 64 milhões previstos em 2025.
Foram, aproximadamente, R$ 100 milhões investidos na área desde a criação da Secretaria, em 2023. Esse crescimento, segundo ela, garante condições para ampliar programas e ações que colocam o Paraná como referência no cuidado e na valorização da população idosa.
“O Paraná foi o estado que mais realizou conferências no território nacional. Porque também é o estado que tem a maior organização de governança do nosso país. São 399 municípios que têm conselhos municipais, 395 municípios que têm fundo municipal dos direitos da pessoa idosa, e elegemos quase 700 delegados para estarem aqui hoje discutindo políticas públicas
para o futuro do Paraná”, resumiu a secretária.
Leandre também ressaltou os avanços normativos e de programas de governo que, segundo ela, consolidam a política pública para as pessoas idosas, uma das prioridades do Estado. Entre as conquistas, estão leis que regulamentam o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa e a gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas idosas, além de inovações como o Cadastro do Cuidador, a Bolsa Cuidador Familiar, a Rede de Atenção à Pessoa Idosa, o Plano Estadual de Investimentos e a Bolsa Agente do Saber.
“Estamos buscando novas fontes de financiamento, redesenhando serviços e estabelecendo parcerias estratégicas, como a primeira cooperativa de cuidadores junto com o Sistema Ocepar”, reforçou a secretária.
No campo da infraestrutura, Leandre citou ainda as grandes obras em andamento, como os Complexos Sociais Cidade da Pessoa Idosa, os Centros-Dia, os Centros de Convivência e as novas unidades de acolhimento.
A diretora de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Semipi e presidente do Cedipi-PR, Larissa Marsolik, ressaltou que a conferência representa tanto uma celebração quanto
um espaço de responsabilidade coletiva.
“Queremos celebrar os direitos e avanços conquistados, mas também enfrentar desafios como a violência, a discriminação e a falta de acesso a serviços básicos. É neste espaço democrático que construímos, junto com a sociedade civil e os municípios, políticas públicas capazes de garantir mais dignidade e respeito às pessoas idosas”, declarou.
Delci Maria Bonatto, delegada da conferência e conselheira municipal dos direitos da pessoa idosa em Ponta Grossa, ressaltou a importância do encontro para fortalecer as políticas públicas voltadas a essa parcela da população.
“Considero a conferência fundamental para que possamos definir as prioridades das necessidades das pessoas idosas. Sou conselheira municipal em Ponta Grossa e há mais de 20 anos trabalho com idosos. Esta é a minha primeira conferência estadual e está sendo uma experiência muito positiva participar de um encontro que reúne representantes de todo o Paraná. O nosso papel é olhar para propostas que sirvam a todos, que contemplem o coletivo, e não apenas casos específicos”, afirmou.
RECONHECIMENTO
Em agosto deste ano, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, para receber um certificado oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), braço da ONU, que reconheceu o Paraná como o primeiro estado da América do Sul a integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na abertura a vice-presidente do Cedipi-PR, Célia de Jesus Souza Messias de Paula; a conselheira nacional do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Bernadet Schenatto; a promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Paraná, Mariana Dias Mariano; e o inspetor da 6ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Márcio Assumpção.



Maturidade Ativa participa da 8ª Conferência Estadual dos
Direitos da Pessoa Idosa

O Programa Maturidade Ativa de São José dos Pinhais teve participação destacada na 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu cerca de 700 pessoas, incluindo representantes de municípios, profissionais da área social, lideranças comunitárias e integrantes de conselhos voltados à pessoa idosa, e teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equida-
de, Direitos e Participação”. Durante os três dias de programação, foram promovidos debates e painéis sobre políticas públicas, inclusão social, saúde, educação, assistência social e valorização da participação cidadã da população idosa. A conferência também serviu para troca de experiências entre municípios e organizações, apresentando ações bem-sucedidas que têm transformado a vida de pessoas idosas em diferentes regiões do Paraná. Um dos destaques do
evento foi a eleição de delegados que representarão o estado na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília, garantindo que as demandas da população idosa paranaense tenham voz em decisões estratégicas e na formulação de políticas públicas em nível nacional. A presença do Programa Maturidade Ativa reforça o compromisso de São José dos Pinhais com o envelhecimento digno, a autonomia e a participação social plena de seus cidadãos.
O programa, que já re-
aliza atividades regulares no município, oferece oficinas, palestras, aulas de atividades físicas, eventos culturais e oportunidades de integração social, contribuindo para o bem-estar, saúde e aprendizado contínuo da população idosa. Além de promover lazer e socialização, as ações têm o objetivo de fortalecer a autoestima, a independência e o engajamento dos participantes na vida comunitária.
Segundo a coordenação do programa, a participação em eventos como a Conferência Estadual é
fundamental para o alinhamento com políticas públicas estaduais e nacionais, permitindo que o município incorpore novas estratégias e práticas que atendam melhor às necessidades da população idosa. “Estar presente em um evento dessa magnitude reforça nosso compromisso em garantir direitos, promover a inclusão e oferecer oportunidades para que nossos idosos vivam com qualidade, autonomia e participação ativa na sociedade”, afirma a equipe do Programa Maturidade Ativa.
A Prefeitura de São José dos Pinhais destaca que o envelhecimento ativo é uma prioridade e que o Programa Maturidade Ativa continuará investindo em ações que promovam saúde, educação, cultura, esporte e bem-estar, garantindo que os cidadãos mais velhos tenham acesso a uma vida plena e significativa. A iniciativa mostra que é possível unir cuidados, lazer e participação social, fortalecendo os laços comunitários e inspirando outras cidades a adotarem práticas semelhantes.
São José dos Pinhais distribui mais de 38 mil mudas para hortas comunitárias
O Programa Verde Vida, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, alcançou um marco significativo nos últimos três meses ao distribuir mais de 38 mil mudas para hortas comunitárias em diferentes bairros da cidade. A iniciativa, que tem como objetivo fomentar a segurança alimentar, educação ambiental e o fortalecimento da comunidade, tem ganhado destaque pelo impacto positivo na vida dos moradores e na sustentabilidade local.
O programa oferece, além das mudas, orientação técnica e acompanhamento para a implementação e manutenção das hortas urbanas. Dessa forma, os participantes aprendem técnicas de cultivo, mane-
jo do solo, compostagem e irrigação, garantindo que os alimentos cultivados sejam de qualidade e beneficiem toda a comunidade.
“Nosso objetivo é promover não apenas a produção de alimentos, mas também a conscientização sobre sustentabilidade e hábitos saudáveis”, afirma a equipe responsável pelo Verde Vida.
Ao distribuir sementes e mudas de hortaliças, legumes, temperos e plantas frutíferas, o programa incentiva o cultivo doméstico e comunitário, contribuindo para o empoderamento dos moradores e fortalecendo o senso de pertencimento local. As hortas comunitárias também funcionam como espaços de integração social,

onde vizinhos se reúnem para compartilhar conhecimento e experiências, promovendo a cooperação e a união.
Além dos benefícios diretos para a alimentação, o Verde Vida também atua como ferramenta educativa. Escolas, associações de moradores e organizações sociais participam do programa, aprendendo sobre práticas sustentáveis e estimulando a consciência ambiental nas novas gerações. A Prefeitura ainda destaca que as hortas contribuem para o aumento da biodiversidade urbana e ajudam a melhorar a qualidade do ar e do solo, gerando impactos positivos para toda a cidade.
Segundo a coordena-
ção do programa, a expectativa é ampliar ainda mais a distribuição de mudas nos próximos meses, alcançando novas regiões e comunidades. O projeto também busca incentivar a formação de novos grupos de hortas comunitárias, promovendo atividades coletivas e oficinas que transformam o cuidado com as plantas em uma experiência educativa e social.
Para quem deseja participar ou conhecer melhor o Programa Verde Vida, a Prefeitura de São José dos Pinhais disponibiliza informações e orientações em seu site oficial, oferecendo suporte para quem deseja cultivar e fortalecer a cultura da agricultura urbana na cidade.


Temos o espaço certo. Tel.: (41) 3024-6766 Email: cial@ctbametropole.com.br
Prudente Cultural celebra a primavera com atrações para toda a família

Créditos: Iasmin Daher
Neste sábado (4), a Al. Prudente de Moraes, um dos polos gastronômicos mais conhecidos de Curitiba, será fechada para a nova edição da Prudente Cultural, com o tema “Mercado de Primavera”.
O evento gratuito acontece das 12h às 21h e oferece uma programação diversificada para todas as idades, em um trecho que vai da Al. Augusto Stellfeld à Av. Vicente Machado.
O público poderá aproveitar a Feira de Artesa-
natos e a Feira de Adoção de Animais, além de shows ao vivo. Entre as atrações musicais estão o DJ Tone RMS, que passa pelo Samba, Soul, Reggae, Rap e Afrobeat; o Jazz Cigano Quinteto, referência brasileira do Jazz Manouche; e a DJ Leonor, que traz um set eletrônico com instrumentos, vocais e brasilidade.
As crianças terão uma Área Kids, com atividades recreativas e brinquedos esportivos, funcionando das 12h às 18h. Os visi-
tantes também poderão conferir promoções gastronômicas de bares e restaurantes da região, como Canto Bar y Parrilla, Seu Prudente, Local, Jataí, Louis Phillipe, Carmel’s, Gold Coast Tattoo, Trama, Blink, Bar Caramelo, Trago, Jardim da Prudente, Pinot, Aliança Francesa, Enna e Casa de Bijoux.
A Aliança Francesa participa com uma programação especial bilíngue, incluindo jogos de tabuleiro, aulas sobre arte impressionista, ateliês de
francês, gastronomia e degustação de vinhos do sul da França.
A Prudente Cultural é uma iniciativa do Polo Gastronômico da Al. Prudente de Moraes, organizada pela Aliança Francesa e pela Alerta Produções, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba Turismo e Prefeitura de Curitiba. As novidades sobre o evento podem ser acompanhadas pelo perfil oficial no Instagram: @prudentecultural.

Curitiba recebe 150 araras de moda circular com looks primavera/verão no Saí do Armário
O primeiro fim de semana de outubro traz novidades para os amantes de moda consciente em Curitiba. Nos dias 4 e 5 de outubro, das 10h às 18h, a Galeria Green Center será palco do 49º Encontro de Brechós Saí do Armário, um dos maiores eventos de moda circular da cidade. Serão mais de 150 araras, com 29 brechós por dia, oferecendo peças a partir de R$ 10 e uma curadoria que une estilos, tamanhos e tendências.
O Saí do Armário vai
além da venda de roupas, promovendo moda e consciência de forma integrada. A edição primavera/ verão aposta em estampas coloridas e peças leves, convidando os visitantes a expressarem sua identidade com liberdade. “Aqui, a moda é diversa, acessível e autêntica. Cada pessoa pode escolher peças que combinem com seu estilo e bolso”, afirma Gabriela Feola, idealizadora do projeto. A programação do evento oferece experiên-
cias variadas: no sábado, o público encontra produtos coloniais, acessórios, itens geek, além de chopp e drinks. No domingo, a experiência se completa com lingeries novas, cookies, doces, produtos coloniais, acessórios, chopp e drinks. A chegada dos looks para o verão reforça o caráter inclusivo e inovador do Saí do Armário.
Kerolen Martins, também responsável pela organização, destaca: “Esta edição é um convite para o público curitibano se

preparar para o verão com moda circular. Queremos mostrar que é possível lançar tendências e consumir com consciência, encontrando peças que contam histórias e inspiram novos olhares.”
O evento atende a todos os públicos, oferecendo qualidade, preço justo e variedade. Cada edição amplia os segmentos, garantindo opções para quem busca peças exclusivas ou boas oportunidades em liquidações.
O monólogo “Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio”, com Beth Zalcman e direção de Luiz Antônio Rocha, chega a Curitiba neste fim de semana no Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135 – Centro), com apresentações dia 4, às 20h, e dia 5, às 18h. Ingressos pelo Disk Ingressos.


A peça aborda a vida e ideias de Blavatsky, explorando ciência, filosofia, espiritualidade e a condição feminina. Beth Zalcman destaca o desafio de interpretar a personagem: “Interpretar Blavatsky é mergulhar no improvável e transportar a plateia para um universo de possibilidades”.
Blavatsky rompeu paradigmas no século 19, fundou a Sociedade Teosófica e influenciou cientistas, artistas e líderes espirituais. A encenação, de 60 minutos, mistura arte, filosofia e magia cênica, inspirada em Leonardo Da Vinci e Édouard Manet, oferecendo ao público uma experiência intensa e reflexiva.
Créditos: Tamy Ikuno
Mais visibilidade para o seu evento ou negócio?
Temos o espaço certo.
Tel.: (41) 3024-6766 Email: cial@ctbametropole.com.br
CBF anuncia mudanças importantes no calendário brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou em sua sede mudanças significativas para o ciclo 2026-2029. Confira as principais: • @rafaelribeirorio / CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (30) um conjunto de mudanças significativas no calendário das competições nacionais entre 2026 e 2029. A decisão foi tomada após meses de discussões com clubes, federações estaduais e representantes de atletas, com o objetivo de tornar o futebol brasileiro mais competitivo, organizado e atrativo para torcedores e patrocinadores.
Uma das principais alterações está nos Campeonatos Estaduais, que terão uma redução de datas: de 16 passam a ser 11 rodadas. A disputa vai ocorrer de 11 de janeiro a 8 de março, em um período mais curto e dinâmico. Segun-
do a CBF, a medida busca equilibrar a tradição dessas competições com a necessidade de dar mais espaço ao calendário nacional. Ainda assim, a mudança gera debates, já que muitos clubes do interior dependem financeiramente da renda obtida nos Estaduais.
A Copa do Brasil também sofrerá alterações profundas. O torneio, considerado um dos mais democráticos do país, será ampliado de 92 para 126 clubes a partir de 2026, possibilitando a participação de mais equipes de diferentes regiões. Outra novidade é que a final será disputada em jogo único, em campo neutro — modelo que já acontece em competições internacionais
como a Liga dos Campeões da Europa. Para a CBF, a mudança deve aumentar a emoção da decisão e atrair maior audiência.
O Campeonato Brasileiro da Série A terá um calendário contínuo, com jogos marcados de 28 de janeiro a 2 de dezembro, sem grandes paralisações, o que deve garantir mais ritmo de competição e reduzir as longas interrupções por datas Fifa, algo que sempre gerou críticas entre técnicos e torcedores.
Outra novidade importante é a criação da Copa Sul-Sudeste, torneio regional que será realizado entre março e junho, envolvendo clubes dessas regiões. A proposta é oferecer mais visibilidade e oportuni-
Jannik Sinner conquista o China
Open pela segunda vez

O italiano Jannik Sinner brilhou mais uma vez em Pequim e conquistou o China Open 2025, ao vencer o jovem americano Learner Tien por 6/2 e 6/2 na grande final. Esse resultado marca o 21º título da carreira do número 1 do mundo e o consolida como um dos grandes nomes do tênis atual.
A partida final foi marcada pelo domínio absoluto de Sinner. Desde o primeiro game, ele impôs seu estilo agressivo, controlando o ritmo com profundidade nos golpes de fundo e precisão no saque. Learner Tien, promessa de apenas 20 anos do tênis americano, até tentou
equilibrar o duelo em alguns momentos, mas encontrou dificuldades para responder à consistência e potência do italiano. Com a vitória, Sinner repete o feito de 2023, quando levantou seu primeiro troféu no torneio chinês. Agora, dois anos depois, confirma o favoritismo e mostra evolução constante em seu jogo, especialmente na adaptação às quadras rápidas e no controle emocional em partidas decisivas. O título também tem um peso especial considerando os desafios enfrentados durante a semana. Na semifinal, Sinner sofreu com problemas
estomacais e chegou a preocupar torcedores e comissão técnica, mas mostrou resiliência e força mental para superar as dificuldades físicas. Na decisão, entrou em quadra recuperado e sem dar chances ao adversário. Essa é a terceira conquista de Sinner em 2025, reforçando sua posição dominante no circuito. Aos 24 anos, ele segue escrevendo sua história no tênis mundial e é apontado por especialistas como um dos favoritos nos próximos grandes torneios da temporada, incluindo o ATP Finals e o início do circuito de 2026.
dades de calendário para equipes de médio porte, que muitas vezes ficam sem competições oficiais após os Estaduais.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou que as medidas foram pensadas para beneficiar não apenas os grandes clubes, mas também aqueles que lutam por mais espaço e condições financeiras.
“O objetivo é modernizar o futebol brasileiro, dar mais regularidade às competições e ampliar a participação de equipes de todo o país”, afirmou.
Impacto no Paraná
Para os clubes paranaenses, as mudanças trazem efeitos diretos. A redução de datas do Campeonato Paranaense pode significar
um torneio mais competitivo e intenso, mas também traz preocupações para equipes do interior, que dependem da bilheteria e da visibilidade do estadual para manterem suas atividades. Por outro lado, a ampliação da Copa do Brasil deve abrir portas para que mais clubes do Paraná disputem a competição, aumentando as chances de arrecadação com cotas de participação, transmissões e eventuais premiações.
Já a criação da Copa Sul-Sudeste pode representar uma oportunidade valiosa. Times como Operário, Londrina e outros clubes de médio porte terão um calendário mais robusto, mantendo-se em atividade durante
boa parte do ano e oferecendo uma vitrine maior para seus jogadores. Para equipes da capital, como Coritiba, Athletico e Paraná Clube, a competição pode servir tanto para rodar elencos quanto para reforçar sua presença em torneios de apelo regional.
No cenário geral, as mudanças reforçam a necessidade de planejamento por parte das federações estaduais e clubes, que precisarão se adaptar ao novo modelo. Para os torcedores, a expectativa é de jogos mais emocionantes, competições mais equilibradas e um calendário que valorize tanto a tradição quanto a modernidade do futebol brasileiro.
Guardiola avalia Rodri: volante ainda não está 100%
Pep Guardiola declarou que Rodri, volante do Manchester City e vencedor da Bola de Ouro, ainda não está em condições físicas ideais para disputar três jogos por semana em alto nível. A afirmação foi feita na véspera do confronto contra o Monaco, válido pela Champions League, enquanto o jogador segue seu processo de recuperação física.
Rodri retornou aos gramados em maio, após um afastamento de oito meses provocado por uma grave lesão no ligamento
cruzado anterior. Em julho, durante o Mundial de Clubes, ele sofreu um novo problema na virilha, o que tem exigido mais cautela.
Até o momento nesta temporada, Rodri participou como titular em apenas quatro partidas. Ele ficou de fora do confronto em que o City goleou o Burnley por 5 a 1, no último sábado, justamente por questões físicas.
Guardiola afirmou que, embora Rodri não esteja lesionado atualmente, ele “ainda não consegue jogar
três vezes por semana com intensidade máxima”. Ele ressaltou que esse tipo de lesão costuma demandar pelo menos um ano para recuperação total. Além da situação de Rodri, Guardiola elogiou Bernardo Silva, recém-nomeado capitão do clube. Para o treinador, Bernardo tem demonstrado liderança, inteligência e versatilidade dentro do elenco, atributos importantes para o momento em que Rodri ainda busca seu melhor ritmo de jogo.

Metrópole geral
Outubro Rosa: Hipnoterapia ajuda mulheres no pós-câncer de mama

O Outubro Rosa é um momento de atenção à saúde da mulher, e além dos cuidados físicos, o bem-estar emocional merece destaque, principalmente para quem venceu o câncer de mama. Estudos da Universidade Federal de São João del-Rei mostram que mais de 30% das pacientes apresentam sintomas de ansiedade e 26% lidam com depressão após o tratamento, evidenciando a importância de cuidar da mente na fase pós-câncer.
Segundo o hipnoterapeuta Renê Skaraboto, “o câncer de mama afeta a mulher de forma integral e
pode gerar traumas, ansiedade e dificuldades na relação com o próprio corpo. É preciso ressignificar essa experiência e reconstruir a autoimagem de forma positiva”.
Mesmo após a cura, cicatrizes emocionais podem permanecer. A hipnoterapia, com técnicas de relaxamento profundo e foco concentrado, permite enfrentar medos persistentes, ansiedade relacionada à recidiva e mudanças no corpo. “O objetivo é reduzir a ansiedade e fortalecer a mente, ajudando a mulher a viver o presente com mais tranquilidade e confiança”,
explica Skaraboto.
Alterações na autoestima e na imagem corporal — efeitos da mastectomia, radioterapia e mudanças hormonais — muitas vezes continuam impactando a vida da paciente. A hipnoterapia atua como uma ferramenta para aceitar essas transformações, resgatar a força interior e reconhecer a própria beleza.
Além disso, a técnica também ajuda a combater estresse, insônia e falta de esperança, promovendo bem-estar físico e mental. “A hipnoterapia transforma a experiência
do câncer em aprendizado e superação. Não se trata de esquecer o que aconteceu, mas de integrar essa jornada à história de vida, fortalecendo a autoestima e a confiança”, afirma o especialista.
Neste Outubro Rosa, a mensagem é clara: cuidar do corpo é essencial, mas restaurar a mente, resgatar a autoestima e afirmar a nova identidade são etapas vitais para a recuperação completa. “É um processo de cura que devolve às mulheres liberdade emocional e confiança para seguir em frente”, conclui Renê Skaraboto.

O Zapata Mexican Bar preparou uma programação especial para o Dia das Crianças, celebrando o “Día de los Niños” com muita diversão e ações solidárias voltadas para os pequenos e suas famílias.
Entre os dias 25 de setembro e 12 de outubro, a casa realiza uma campanha de arrecadação de brinquedos, que serão destinados a instituições parceiras. A iniciativa convida clientes e a comunidade a participar, reforçando a importância da solidariedade nesta data especial e proporcionando alegria para crianças em situação de vulnerabilidade.
No domingo, 12 de outubro, o Zapata Mexican Bar do Centro Cívico promove uma grande festa gratuita
para a criançada. A programação inclui brincadeiras na área externa, pipoca e algodão-doce distribuídos em porções individuais ao longo do dia. Já a unidade do Água Verde contará com piscina de bolinhas e atividades de pintura, garantindo diversão para diferentes faixas etárias.
Além das atrações infantis, o sabor autêntico do México estará presente nos cardápios das duas unidades, permitindo que toda a família aproveite a gastronomia tradicional do restaurante. A equipe do Zapata reforça: “Queremos proporcionar momentos inesquecíveis para as crianças e famílias, unindo diversão, gastronomia e solidariedade com a nossa fiesta de los pequeñitos”.
Epidemia silenciosa: os impactos da saúde mental no coração

Um novo consenso clínico da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), divulgado no Congresso de 2025 em Madri, alerta para a forte relação entre saúde mental e doenças cardiovasculares. O documento destaca que condições como depressão, ansiedade e transtornos psiquiátricos graves podem reduzir a expectativa de vida em até 20 anos, com doenças cardíacas sendo uma das principais causas de mortalidade nesses pacientes. No Brasil e no mundo, as doenças cardiovasculares representam cerca de 30% das mortes, e problemas emocionais agora são considerados um fator de risco tão significativo quanto o tabagismo, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Estudos recentes mostram que sentimentos de solidão e isolamento social aumentam a produção de proteínas ligadas à inflamação, elevando
o risco de doenças cardiovasculares, derrames e diabetes tipo 2. Além disso, o estresse crônico comum em pessoas com distúrbios mentais provoca mudanças biológicas prejudiciais, como aumento da pressão arterial e inflamação.
“Essa resposta do corpo ao estresse, com liberação de hormônios como cortisol e adrenalina, sobrecarrega o sistema cardiovascular a longo prazo, danifica vasos sanguíneos e faci -
lita a formação de placas nas artérias. É essencial ter um olhar amplo, integrando saúde física, emocional e socioeconômica, com colaboração entre cardiologistas e psiquiatras para tratar o paciente de forma integral, e não apenas a doença”, explica Carisi Anne Polanczyk, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital Moinhos de Vento.
A solidão foi associada ao aumento de cinco
proteínas no sangue, incluindo a ADM, ligada à regulação de hormônios do estresse e à ocitocina, o chamado “hormônio do amor”. Níveis elevados dessas proteínas foram relacionados à redução de volume em regiões cerebrais importantes para percepção corporal e processos emocionais e sociais, além de maior risco de morte prematura. O tratamento de transtornos mentais em pacientes cardía -
cos pode reduzir em até 75% o risco de novas internações, melhorar o controle e adesão ao cuidado cardiológico e promover maior bem-estar físico. “Profissionais de saúde precisam reconhecer a urgência dessa conexão e integrar cuidados da saúde mental e física. Ignorar a saúde psicológica é um erro, pois ela é essencial na prevenção e recuperação de doenças cardiovasculares”, afirma a médica.