Governador inaugura nova sede do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, a maior do Estado
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (1) a nova sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu. A unidade vai centralizar o serviço administrativo e operacional de 11 municípios da região Oeste, trazendo mais agilidade nos atendimentos das ocorrências. O Governo do Estado investiu R$ 27,5 milhões na construção, iniciada em 2021.
É o maior e um dos mais modernos quartéis do Estado, construído para atender as cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante d’Oeste.
Ratinho Junior afirmou que o investimento busca o fortalecimento e a modernização do Corpo de Bombeiros e faz parte de um grande pacote de estruturação das forças de segurança do Paraná. “A corporação passou por uma reestruturação e ganhou independência administrativa e orçamentária. Além dessa grande estrutura, também inauguramos recentemente a nova sede de Ivaiporã, entregamos 60 ambulâncias para o Siate e logo vamos entregar a nova academia de formação no Guatupê”, disse.
Setembro Amarelo: campanha conscientiza sobre prevenção ao suicídio
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. Ainda segundo a OMS, o suicídio é um problema de saúde pública, com grandes impactos na sociedade, e causa mais vítimas do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. No Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, o que significa que, por dia, cerca de 38 pessoas tiram a própria vida. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, apontam que entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos, e de 45% entre adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.
Parceira do Mesa Solidária, Casa do Pai Chico já distribuiu 49 mil refeições gratuitas em Curitiba
A cada 15 dias, o Mesa Solidária Patricia Casillo, sob o Viaduto do Capanema, recebe integrantes da entidade religiosa Casa do Pai Chico. Com o Projeto Alimento Para Todos, eles servem refeições para famílias de baixa renda, desempregados e moradores de rua no local. Em cinco anos de trabalho, Alimento Para Todos já serviu mais de 49 mil refeições gratuitas, atendendo a comunidade duas vezes por mês. Com a colaboração de oito voluntários, que se revezam entre servir no Mesa Solidária e na comunidade da Vila Torres, a entidade oferece um cardápio equilibrado elaborado com a supervisão de nutricionistas, incluindo arroz, feijão, frango, batata e acompanhamentos saudáveis.
“Foz do Iguaçu tem agora a maior estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná, com capacidade de atender rapidamente 11 cidades da região. Fizemos a maior contratação da história da corporação, com mais de 400 homens e mulheres atuando no Paraná, e vamos aumentar ainda mais esse efetivo com a realização de um novo concurso”, explicou. “É um investimento expressivo para modernizar nosso Corpo de Bombeiros, que é considerado um dos melhores do Brasil e agora tem mais um reforço para atender nossa população”.
O recurso investido é oriundo de um financiamento contratado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Já o acompanhamento técnico e fiscalização da obra foram feitos pela Diretoria de Edificações da Secretaria de Estado das Cidades. “Além de melhorar o atendimento do Corpo de Bombeiros na região Oeste, também amplia a qualidade de trabalho e a formação dos profissionais que atuam aqui, para reforçar ainda mais o atendimento à população”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Com a inauguração dessa nova estrutura, uma das unidades será aproveitada pela Polícia Militar para a instalação de uma Companhia de Turismo”.
Centro da Juventude realiza 2º Torneio Interno de Futsal
Aconteceu no último sábado (26) o II Torneio Interno de Futsal do Centro da Juventude de Pinhais (CJ). Competiram quatro times, formados por adolescentes participantes da oficina de futsal ofertada pelo CJ. Muitos pais e responsáveis prestigiaram o evento, em sua segunda edição. Para a pedagoga Fábia Gravina Vieira Rocha, técnica de referência das modalidades esportivas, “a iniciativa tem como objetivo fortalecer vínculos e o espírito esportivo, através do desenvolvimento do trabalho em equipe.
Cidade eficiente
Maringá é a cidade mais eficiente do Brasil para a abertura de empresas, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios. A gestão municipal atrelou o bom desempenho à eficiência da máquina pública municipal, alinhada à tecnologia empregada.
Ano 24 | Nº 5785 | 2 a 4 de Setembro de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (1) a nova sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu. Foto: Ari Dias/AEN
Página 2 Página 7
Intervenção com mais de 15 mil flores perfumadas invade shopping de Curitiba
Obra artística assinada por Eduardo Srur, em parceria com Hub Brasil e Ogilvy, traz o universo de Comfort para o Shopping Estação Curitiba
Uma avalanche de flores tem se espalhado pelo país para mostrar como o colorido e o perfume são capazes de estimular os nossos sentidos e elevar as sensações de bem-estar e conforto. Assinada pelo artista Eduardo Srur, a intervenção urbana “Avalanche de Flores”, em parceria com Comfort, marca Top of Mind de amaciantes do Brasil em 2022. desembarca em Curitiba no dia 2 de setembro, das 9h às 18h, dando ainda mais beleza à capital paranaense. Serão mais de 15 mil flores de tecidos perfumados que formarão uma linda cascata de 4,5 metros que promete chamar a atenção de quem estiver no Shopping Estação Curitiba. Essa explosão floral busca tornar tangível a sensação de 10x mais perfume dos produtos de Comfort por meio de uma obra monumental colorida e muito perfumada.
“A nossa ‘Avalanche de Flores’ chega para perfumar a cidade de Curitiba, reconhecida pela sua paixão por flores, expressa em diferentes cenários da cidade, como o Jardim Botânico, Rua das Flores, entre
Cidade eficiente
Maringá é a cidade mais eficiente do Brasil para a abertura de empresas, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios. A gestão municipal atrelou o bom desempenho à eficiência da máquina pública municipal, alinhada à tecnologia empregada, capacitação dos servidores, a força de leis e decretos, a inovação nos processos e a parceria com a Junta Comercial do Paraná.
Cidade eficiente II
outros. A ideia é sensibilizar o público com as fragrâncias da marca que estarão presentes nas milhares de flores que compõem a instalação no local”, afirma o artista Eduardo Srur.
Antes de chegar na cidade conhecida pelas suas extensas áreas verdes, a Avalanche de Flores já espalhou toda a sua fragrância em São Paulo e Salvador, e desembarca agora no Shopping Estação Curitiba, estrategicamente escolhido como palco do evento em razão da grande circulação de pessoas no complexo, cerca de 25 mil por dia, além de sua localização privilegiada - na região central e cercado por grandes avenidas, permitindo que todos possam conferir a manifestação cultural.
Beatriz Seabra, gerente de marketing de Comfort, destaca a importância da capital paranaense e de toda a região Sul nas estratégias da marca: “A intervenção artística potencializa o impacto da fragrância e transmite às pessoas toda a sensação boa que esse mar de flores ativa nos nossos sentidos. Queremos, enquanto marca, estar cada vez mais próximos dos consumidores da região Sul, centro estratégico para nossos negócios, promovendo uma experiência diferenciada. Estamos muito felizes de termos conseguido levar a nossa Avalanche perfumada para Curitiba e outras cidades”.
Já a redatora Natalia Catelan e a diretora de arte Carolina Cevdar, ambas da Ogilvy, explicam a ideia por trás da iniciativa. “Com essa ativação, queríamos tirar Comfort da lavanderia e mostrar que esse perfume está por toda a cidade: nas roupas que as pessoas usam, em abraços e no conforto de saber que você está com o perfume de Comfort o dia todo. Esta instalação é uma tradução dessa intensidade do perfume dos produtos da marca. Uma verdadeira Avalanche de Perfume”.
As milhares de flores de tecido da ativação foram trabalhadas manualmente e, posteriormente, serão doadas para a Sustexmoda e Fundo Social de São Paulo, instituições sociais parceiras que desenvolvem ações reutilizando esses materiais, gerando renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social e promovendo um descarte consciente com impacto positivo ao meio-ambiente.
Serviço
Avalanche de Perfume toma conta de Curitiba
Local: Shopping Estação
Curitiba
Dia: 2/9 (sábado)
Horário: 9h às 18h
Entrada: Gratuita.
Não é necessário
agendar visita
A Prefeitura de Maringá aperfeiçoou os processos e a classificação das atividades econômicas, categorizadas por risco baixo, médio e alto. “A integração e a inteligência na gestão entre as secretarias municipais aceleram e desburocratizam os processos, trazendo eficiência e benefícios para a sociedade”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
Plano de fiscalização
Problemas da administração pública que dificultam a vida dos paranaenses poderão ser priorizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná em seu Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2024. Os cidadãos podem contribuir nesta definição de prioridades, respondendo o questionário disponível no site do TCEPR, de forma objetiva e rápida. Lançada nesta sexta-feira (1º), a pesquisa online poderá ser respondida até o dia 15 de setembro.
Congresso Empresaria
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) realizará nos dias 24 e 25 de novembro de 2023, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu-PR, a sexta edição do Congresso Empresarial Paranaense. O tema deste ano será “A tecnologia e o futuro do varejo”. Para mais informações entre em contato pelo whatsApp: (41) 99270-5870 e email secretaria@faciap.org.br.
Vai de presidente
Presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Podemos) assumiu o cargo de prefeito interino da cidade. Até 6 de setembro, o vereador estará à frente do Poder Executivo da capital paranaense. Esta é a primeira vez, em nove anos, que um presidente da Câmara, na ausência do prefeito e do vice, comanda a Prefeitura de Curitiba.
7 de setembro
O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro em Curitiba será no Centro Cívico, na Avenida Cândido de Abreu, a partir das 9h. O desfile de comemoração da Independência do Brasil contará com a participação de quase 4 mil pessoas. O público poderá ver bandeiras e uniformes históricos.
Matinhos
A revitalização da Orla de Matinhos alcançou 86% de conclusão em agosto. A revitalização é a principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná. Algumas das estruturas que compõem o projeto já estão completamente concluídas. São os casos do espigão da Praia Brava; guia de correntes da Avenida Paraná; e os headlands dos balneários Riviera e Flórida. Novos empregos
O Paraná é o estado que mais gerou novos empregos na região Sul do País de janeiro a julho deste ano. O saldo do Estado no acumulado do ano é de 77.674 empregos, à frente de Santa Catarina (63.660) e Rio Grande do Sul (50.401). Paraná é o quarto maior gerador de empregos no ano, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Inscrições abertas
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu inscrições para o Vestibular 2024. Candidatos podem se inscrever até 05 de outubro, com gratuidade de taxa para cursos de licenciatura. As provas estão marcadas para 26 de novembro, durante todo o dia (manhã e tarde). A divulgação dos aprovados está prevista para 22 de dezembro e a matrícula está prevista para 2024.
“Caminhada no Guaragi”
Está programada para este domingo (3) a “Caminhada no Guaragi”, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até esta sexta-feira (1º) ou presencialmente no dia do evento. O trajeto percorre estradas rurais do Distrito de Guaragi, onde é possível contemplar a natureza, a vida rural e os animais.
8 de janeiro
A oposição denunciou o ministro da Justiça, Flávio Dino, por crimes ligados aos atos de 8 de janeiro. Entre as alegações contra Dino, segundo o deputado Filipe Barros (PL-PR), estão obstrução de Justiça, por se negar a ceder vídeos de câmeras de segurança, para depois dizer que teriam sido “apagados”, e até de prevaricação, por não acionar 240 homens da Força Nacional de Segurança, mantidos no estacionamento da pasta enquanto as sedes dos poderes eram atacadas e depredadas.
Congresso em Foco
A votação popular dos melhores parlamentares do ano é considerada a premiação mais importante da política brasileira, o Prêmio Congresso em Foco 2023. As votações encerraram no dia 31 de agosto. A cerimônia de premiação será realizada em 21 de setembro, em Brasília. Foram validados mais de 1 milhão de votos. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35
Diretor Comercial: Maurício Mosson
Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766
Email: cial@ctbametropole.com.br
São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650
Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação:
e-mail: lustosa18@gmail.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal
2 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Foto da ação que ocorreu no último sábado, em Salvador
Complexo soja movimentou US$ 34 mi por dia no Porto de Paranaguá em 2023
Ao todo, foram embarcadas nos portos paranaenses 13.237.594 toneladas dos três produtos, com destaque para soja em grão (8.478.722 toneladas), seguido pelo farelo de soja (3.787.033 toneladas) e óleo de soja (971.839 toneladas). Em valores absolutos, a movimentação chegou a US$ 7,3 bilhões nos sete primeiros meses de 2023
O complexo soja, formado por soja em grão, farelo de soja e óleo de soja, um dos principais segmentos na movimentação de cargas nos portos de Paranaguá e Antonina, movimentou de janeiro a julho deste ano US$ 34 milhões por dia, em média, no sentido exportação. Os dados são do sistema Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, do governo federal.
Ao todo, foram embarcadas nos portos paranaenses 13.237.594 toneladas dos três produtos, com destaque para soja em grão (8.478.722 toneladas), seguido pelo farelo de soja (3.787.033 toneladas) e óleo de soja (971.839 toneladas). Em valores absolutos, a movimentação destas cargas em Paranaguá chegou a US$ 7,3 bilhões nos sete primeiros meses de 2023.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca a importância do complexo soja para a movimentação no Porto de Paranaguá. “O segmento ocupa participação importante nas exportações pelos portos paranaenses, com 55% de todas as cargas embarcadas para o Exterior, em toneladas, de janeiro a julho”, explica. “Além disso, sozinho o segmento movimentou 44% dos US$ 16 bilhões em exportação”.
O complexo soja exportado pelo Porto de Paranaguá tem como principal destino a Ásia. No período, a soja em grão teve como principal destino principalmente a China, seguido por Coreia do Sul, Bangladesh e Rússia. O maior volume de óleo de soja foi para a Índia, seguido por Bangladesh. Já o embarque de farelo de soja teve como destino para países da Europa, como Polônia, Holanda, França, Alemanha, Eslovênia e Espanha. ORIGEM
Mais da metade (54%) da soja em grão expor-
tada pelo Porto de Paranaguá tem como principal origem o próprio estado, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 21,7%, e São Paulo, 7,3%.
O farelo embarcado por Paranaguá também é, em grande parte, proveniente do próprio Paraná, com 55% do total. Na sequência, aparece o Mato Grosso do Sul, com 16%, e Mato Grosso, 14%.
O Paraná representa cerca de 40% da origem do óleo de soja embarcado via Paranaguá. Mato Grosso (15%), Goiás (9,6%) e Mato Grosso do Sul (8%) aparecem na sequência.
PARTICIPAÇÃO NACIONAL
De janeiro a julho, as exportações brasileiras do complexo soja chegaram a 87.162.669 toneladas, lideradas por soja em grão (72.467.242 toneladas), farelo de soja
(12.968.600 toneladas) e óleo de soja (1.726.826 tonelada). Os portos paranaenses ocupam o segundo lugar geral no segmento entre os portos brasileiros no período de janeiro a julho deste ano. O Paraná aparece em quarto lugar na exportação de soja em grão; em segundo no embarque de farelo; e primeiro em óleo de soja.
O diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, destaca a representatividade dos portos paranaenses no cenário nacional. “Somando soja em grão, farelo de soja e óleo de soja, chegamos a 14,8% de participação”, afirma. “Neste ano, o Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá superou marcas importantes, principalmente pelo embarque de soja em grão”.
3 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
É o maior e um dos mais modernos quartéis do Estado, construído para atender as cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante d’Oeste. O Governo do Estado investiu R$ 27,5 milhões na construção.
Governador inaugura nova sede do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, a maior do Estado
BOMBEIROS - Prédio vai atender Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante d’Oeste. Fotos: Ari Dias/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (1) a nova sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu. A unidade vai centralizar o serviço administrativo e operacional de 11 municípios da região Oeste, trazendo mais agilidade nos atendimentos das ocorrências. O Governo do Estado investiu R$ 27,5 milhões na construção, iniciada em 2021.
É o maior e um dos mais modernos quartéis do Estado, construído para atender as cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante d’Oeste.
Ratinho Junior afirmou que o investimento busca o fortalecimento e a modernização do Corpo de Bombeiros e faz parte de um grande pacote de estruturação das forças de segurança do Paraná. “A corporação passou por uma reestruturação e ganhou independência administrativa e orçamentária. Além dessa grande estrutura, também inauguramos recentemente a nova sede de Ivaiporã, entregamos 60 ambulâncias para o Siate e logo vamos entregar a nova academia de formação no Guatupê”, disse.
“Foz do Iguaçu tem agora a maior estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná, com capacidade de atender rapidamente 11 cidades da região. Fizemos a maior contratação da história da corporação, com mais de 400 homens e mulheres atuando no Paraná, e vamos aumentar ainda mais esse efetivo com a realização de um novo concurso”, explicou. “É um investimento expressivo para modernizar nosso Corpo de Bombeiros, que é considerado um dos melhores do Brasil e agora tem mais um reforço para atender nossa população”.
O recurso investido é oriundo de um financiamento contratado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Já o acompanhamento técnico e fiscalização da obra foram feitos pela Diretoria de Edificações da Secretaria de Estado das Cidades.
“Além de melhorar o atendimento do Corpo de Bombeiros na região Oeste, também amplia a qualidade de trabalho e a formação dos profissionais que atuam aqui, para reforçar ainda mais o atendimento à população”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Com a inauguração dessa nova estrutura, uma das unidades será aproveitada pela Polícia Militar para a instalação de uma Companhia de Turismo”. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, explicou que o objetivo é ampliar os serviços prestados à comunidade. “Com isso conseguimos colocar mais viaturas, mais pessoal e temos a possibi-
lidade de dar um atendimento melhor no combate a incêndios, nas operações de busca e salvamento e também no serviço do Siate”, afirmou. “Também vamos atuar junto com o SAMU, que vai utilizar a estrutura para dar mais agilidade nos atendimentos na região”.
ESTRUTURA Com 5,8 mil metros quadrados de área construída, a estrutura tem dois pavimentos e vai concentrar todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público, a confecção dos boletins de atendimento do Siate e das demais ocorrências que chegam à corporação, além dos setores de vistoria e análise de projetos de edificações e eventos que são fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros.
O prédio, localizado na Avenida Paraná, n° 6.851, também abriga a Central de Gerenciamento das chamadas de emergência da região, além de contar com salas administrativas, refeitório, academia, espaço para fisioterapia, sala de atendimento à população, alojamentos com garagem e espaço necessário para armazenar os veículos e equipamentos do Corpo de Bombeiros e fazer a manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias.
Até então, Foz do Iguaçu contava com quatro quartéis dos Bombeiros. Dois deles passam a compor a nova estrutura e os outros dois, o Posto Morumbi e o Posto Maracanã, continuam ativos. A sede também vai gerenciar as unidades localizadas em Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena.
“A região de Foz do Iguaçu e todo o Paraná mereciam uma estrutura como essa, que vai maximizar a utilização do espaço e o nosso atendimento, além de poder oferecer cursos de formação, seminários e outros eventos dos Bombeiros e de instituições parceiras”, ressaltou o comandante do 9° Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Amarildo Ribeiro. “Também vamos reduzir o tempo de resposta das ocorrências, que já é baixo. O tempo do Siate para o atendimento pré-hospitalar, por exemplo, já gira em torno de cinco a sete minutos”.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, salientou que a estrutura tem capacidade para acompanhar o crescimento de Foz e das cidades vizinhas.
“Foi um projeto muito bem planejado, pensando no crescimento da nossa região de fronteira, preparado para atender a comunidade pelo menos pelos próximos 20 anos”, complementou.
PRESENÇAS Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; e do Turismo, Marcio Nunes; o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; os deputados federais Sargento Fahur e Luciano Alves; e o deputado estadual Matheus Vermelho.
4 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 |
LEGAIS
NACIONAL
PUBLICAÇÕES
/
A premiação foi entregue durante o 30º Fórum de Docentes e Discentes, realizado pela entidade com programação voltada para temas como tecnologia, empregabilidade e empreendedorismo. Foram reconhecidas iniciativas da Unioeste, UEPG e UEM
Universidades estaduais conquistam prêmio do Crea-PR com projetos de extensão
As universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM) e do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistaram o Prêmio de Extensão Universitária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) de 2023. A premiação foi entregue durante o 30º Fórum de Docentes e Discentes, realizado pela entidade com programação voltada para temas como tecnologia, empregabilidade e empreendedorismo. O evento começou na terça-feira (29) e terminou nesta quinta (31), em Curitiba.
Promovido anualmente, o objetivo do fórum é incentivar a integração entre a academia e o mercado, a partir de debates com professores, estudantes e representantes governamentais e do segmento produtivo empresarial. O Crea-PR é vinculado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), sendo responsável pela regulamentação e fiscalização, em nível estadual, de empresas e profissionais de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.
Implementada neste ano, a premiação extensionista abrange seis categorias: Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Mecânica e Multidisciplinar. A UEPG obteve o primeiro lugar na modalidade Agrimensura com um projeto de extensão para assessoria na elaboração dos planos diretores participativos dos municípios de Cerro Azul e Doutor
Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba; Guaraqueçaba, no Litoral; e Laranjal, na região Central do Paraná.
Segundo o coordenador do projeto premiado, professor Márcio José Ornat, do Departamento de Geociências da UEPG, as ações de extensão auxiliam na formação profissional de estudantes. “Os projetos de extensão proporcionam formação prática para os universitários, eles adquirem experiências profissionais ao longo da graduação. A elaboração dos planejamentos participativos, por exemplo, foi protagonizada pelos alunos, di-
alogando com a população em todas as etapas”, afirma.
Ele explica que essa iniciativa de extensão da UEPG foi idealizada para atender municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e baixo. Juntas, as quatro cidades beneficiadas pelo projeto somam uma população de 34.861 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na mesma modalidade, a UEM conquistou o terceiro lugar com um projeto da Congeojr, empresa júnior do curso de
CURSOS GRATUITOS
Aprenda e cresça com nossos cursos gratuitos!
Oferecemos uma série de cursos online GRATUITOS para ajudar você a aprimorar suas habilidades e alcançar novas conquistas. Se você está procurando expandir seus conhecimentos existentes ou explorar novas áreas, temos algo para você!
Ao concluir com sucesso um curso, você receberá um certificado de conclusão, validando suas conquistas e destacando suas novas habilidades no mercado de trabalho.
Não perca esta oportunidade de crescimento pessoal e profissional! Junte-se a nós agora mesmo e dê o primeiro passo para alcançar seus objetivos. Inscreva-se nos cursos gratuitos em https://forms.office.com/r/vpdG0ViPT8 e comece sua jornada de aprendizado!
Compartilhe esta mensagem com seus amigos e familiares para que eles também possam aproveitar essas oportunidades de aprendizado gratuito. Lembre-se de que o conhecimento é uma das melhores ferramentas para construir um futuro melhor!
Geografia que oferta consultorias em diferentes áreas, como educação ambiental, geoprocessamento, levantamento topográfico, entre outras.
A Unioeste ficou na terceira posição da categoria Agronomia com um projeto de ressocialização de detentos da Penitenciária Industrial de Cascavel, em parceria com Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen). Essa atividade de extensão consiste na aplicação de aulas para pessoas privadas de liberdade sobre plantio, cultivo, adubo, irrigação, entre outros conteúdos na área de produção
orgânica de alimentos. O projeto contribui para a redução da pena e a distribuição da produção aos familiares dos detentos.
PROGRAMAÇÃO
Na abertura do Fórum de Docentes e Discentes, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a importância da formação profissional para atender as demandas de mercado, sem perder de vista os avanços tecnológicos. “Quanto mais alinhada a formação com os desafios do mercado de trabalho, mais preparados estarão os profissionais para atuar em temas que envolvem os avanços das tecnologias”, salientou.
A programação técnica do evento contou com palestras de gestores da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Eles apresentaram programas, projetos e ações estratégicas do Governo do Estado para fomentar a produção científica e tecnológica das áreas relacionadas com o Crea-PR, inclusive no campo da pesquisa acadêmica.
Um deles foi o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), que desenvolve projetos de obras públicas para os pequenos municípios paranaenses. Atualmente, o Projetek atende 31 cidades de várias regiões e contribui para impulsionar a economia local e regional.
Feira da Louça de Campo Largo é retomada com apoio do Governo do Estado
Reconhecida como Capital da Louça, Campo Largo produz cerca de 2,5 milhões de peças de porcelana e 500 mil de cerâmica ao mês, o que dá uma produção de 36 milhões de unidades das duas matérias-primas. Em 11 dias de evento, de 31 de agosto a 10 de setembro, a 30ª edição da feira estima receber 100 mil visitantes.
Um dos maiores eventos do setor no Brasil, a Feira da Louça de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, volta a ser realizada com apoio do Governo do Paraná depois de três anos. A abertura aconteceu na tarde desta quinta-feira (31) e contou com a presença do vice-governador Darci Piana, e do prefeito Maurício Rivabem. A retomada acontece após a paralisação da exposição em decorrência da pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021 e da falta de insumos em 2022 durante a crise logística mundial pós-crise sanitária.
“A Feira de Louça volta a fazer seu papel, que é de divulgar aquilo que é produzido em Campo Largo. E isso tem tudo a ver com o crescimento do Estado, com o crescimento da nossa economia. Essa exposição mostra peças com DNA do Paraná”, destacou Piana.
Em 11 dias de evento, de 31 de agosto a 10 de setembro, a 30ª edição da feira estima receber 100 mil visitantes, volume que é mais do que o dobro da última exposição, quando 40 mil pessoas passaram pela feira. A Feira da Louça 2023 tem 50 expositores e acontece no City Center Outlet Premium, shopping à margem da rodovia BR-277 sentido interior do Estado.
O diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Christiano Puppi, que também esteve na abertura, destacou que a volta da Feira da Louça acontece em momento de crescimento da economia paranaense, cujo PIB evoluiu 9,16% no primeiro trimestre.
“Essa é a feira mais longeva da Região Metropolitana de Curitiba e mais que isso, contempla o DNA do campolarguense. A louça produzida em Campo Largo tem um diferencial, um valor agregado, que é o fato de ser produzida praticamente de forma artesanal. Por isso é um segmento histórico e tradicional do município, que tem uma temática de empregabilidade na cidade muito significativa”, disse Puppi. Reconhecida como Capital da Louça, Campo Largo produz cerca de 2,5 milhões de peças de porcelana e 500 mil de cerâmica ao mês, o que dá uma produção de 36 milhões de unidades das duas matérias-primas. O peso do setor para a economia do município e do próprio Estado se prova pelo número de empregos. De acordo com o Sindlouça, entidade que representa o segmento, as indústrias empregam 2,5 mil trabalhadores diretamente e mais 1,5 mil indiretamente.
Os números também mostram a importância da indústria campolarguense no cenário nacional. Estima-se que 75% da louça técnica utilizada em hotéis, bares e restaurantes de todo o Brasil seja produzida na cidade da Região Metropolitana.
“Essa é a primeira vez que temos o apoio institucional do Governo do Estado, o que foi fundamental para a retomada da Feira da Louça. O apoio institucional, sem dúvida, foi o que conseguiu alavancar e trazer novamente aquela força que precisávamos depois de anos de dificuldades”, destacou Fabio Germano, presidente do Sindlouça.
A feira tem apoio do Estado através da Fomento Paraná, Sanepar, Secretaria Estadual de Turismo e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), além das federações da Indústria (Fiep) e do Comércio (Fecomércio).
5 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Foto: Guilherme Pupo/Crea-PR
Foto: Rafaela Barros/SEIC
Em comparação com o mesmo período de 2022, a taxa de desocupação caiu
1,2 pontos percentuais
Foto: José Cruz (Agência Brasil)
Desemprego recua a 7,9% no trimestre encerrado em julho, menor taxa para o período desde 2014
Queda ocorreu, principalmente, pela expansão do número de pessoas trabalhando. O Brasil alcançou em julho um estoque de 43,6 mi de empregos formais, maior número desde 2002
A taxa de desocupação
atingiu 7,9% entre os meses de maio e julho, o que significa queda de 0,6 ponto percentual (p.p) na comparação com o trimestre anterior (de fevereiro a abril de 2023). É a menor taxa para um trimestre encerrado em julho desde 2014, quando marcou 7,0%.
Este é um indicador que mede a proporção de pessoas que estão procurando emprego (e não conseguem encontrar) em relação ao total de pessoas que estão trabalhando. Em comparação com o mesmo período de 2022, a taxa de desocupação caiu 1,2 p.p. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira (31/8) pelo IBGE.
"O recuo no trimestre encerrado em julho ocorreu, principalmente, pela expansão do número de pessoas trabalhando", explica a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílio, Adriana Beringuy.
Neste mês, o Brasil alcançou um estoque total de 43,6 milhões de empregos formais — maior número já registrado na série histórica, levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020), segundo os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Na comparação trimestral da PNAD, o número de pessoas ocupadas voltou a crescer após dois trimestres em queda, chegando a 99,3 milhões, um aumento de 1,3% em relação ao
Paraná tem saldo positivo de 7,1 mil empregos formais em julho de 2023
No ano, são 77,6 mil novos postos com carteira assinada no estado. Estoque total de profissionais com empregos formais no Paraná chega a 3 milhões
período de fevereiro a abril, com 1,3 milhão de pessoas a mais. Na comparação anual, o crescimento foi de 0,7% (mais 669 mil pessoas), o menor dos últimos 9 trimestres consecutivos de alta.
O aumento da ocupação, ainda na comparação trimestral, foi puxado pelos grupamentos de “Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais” (+593 mil) e “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas” (+296 mil).
No grupo Administração, “o que puxou no trimestre foi o aumento em educação e saúde, tanto no setor público como no privado. Na comparação anual, a maior influência veio da área da saúde”, destaca Beringuy. Conforme a coordenadora, o grupo Informação foi influenciado pelo segmento de tecnologias da informação (no trimestre) e pelas atividades administrativas, profissionais e financeiras (no ano).
A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.
QUEDA NA
SUBUTILIZAÇÃO
A taxa composta de subutilização (17,8%) caiu nas duas
comparações: 0,7 p.p. no trimestre e 3,1 p.p. no ano, totalizando 20,3 milhões de pessoas subutilizadas. A pesquisa ainda registrou estabilidade na população desalentada, que ficou em 3,7 milhões de pessoas.
Na comparação anual, houve queda de 13,4% (-568 mil). Com isso, o percentual de desalentados na força de trabalho ou desalentada (3,3%) ficou estável frente ao trimestre anterior e caiu 0,5 p.p. frente ao mesmo trimestre do ano anterior.
Adriana Beringuy destaca a queda no trimestre da “população fora da força de trabalho”, que apresentou uma redução de -349 mil pessoas (-0,5%). São identificadas como tal as pessoas que nem trabalham nem estão em busca de ocupação. “Essa população vinha crescendo há alguns trimestres e ficou estável no trimestre encerrado em junho. Neste trimestre (encerrado em julho), ela reverte o sinal e vem em queda”, ressalta.
RENDIMENTO ESTÁVEL EM JULHO
Em relação ao rendimento real habitual (R$ 2.935), houve estabilidade frente ao trimestre anterior e crescimento de 5,1% no ano. A massa de rendimento real habitual (R$ 286,9 bilhões) cresceu 2,0% frente ao trimestre anterior e 6,2% na comparação anual.
"Apesar do rendimento ter ficado estável, com o aumento no contingente de pessoas ocupadas, a massa de rendimento cresceu", observa Beringuy. Por atividade econômica e entre as categorias do emprego, o cenário foi de estabilidade no trimestre
O estado do Paraná teve um saldo positivo de 7.184 postos de empregos formais preenchidos em julho, resultado de 143,3 mil admissões e 136,2 mil desligamentos nos 31 dias do mês. É o maior saldo entre os estados da região Sul do país. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira, 30/ 8, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Desde o início do ano, o saldo de empregos formais no Paraná totaliza 77,6 mil vagas com carteira assinada. Levando em conta os últimos 12 meses, o estado teve a maior variação relativa da região, com 2,93%. Em julho, o estado teve desempenho positivo nos cinco grandes grupamentos avaliados. O principal destaque foi para o setor de Serviços, com saldo de 4.085 vagas geradas no mês, que levam o estoque do setor para 1,2 milhão de empregos formais no estado. Na sequência aparecem Comércio (saldo de 1.529 vagas), Construção (907), Indústria (425) e Agropecuária (238).
Os três municípios com maior saldo de empregos formais no período no Paraná são Curitiba (+1.986), Londrina (+718) e São José dos Pinhais (+656).
NACIONAL — Os dados do Novo Caged de julho mostram que o emprego formal no país apresentou saldo positivo de 142,7 mil postos de trabalho no mês. O saldo foi puxado pelo setor de Serviços, que gerou 56,3 mil postos (39% do saldo) e Comércio com 26.744 postos (19% do saldo). No acumulado do ano, são 1,16 milhão de postos de trabalho, saldo positivo nos cinco grupos econômicos e em 26 das 27 unidades da Federação. ESTOQUE — O país chegou a um total de 43,6 milhões de empregos formais em julho, o maior número já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020). As informações mostram ainda que o salário médio real de admissão em julho foi de R$ 2.032,56, um aumento de R$ 19,33 em comparação com o valor de junho, que foi de R$ 2.013,23. REGIÕES — As cinco regiões apresentaram saldo positivo na geração de novas vagas de empregos formais em julho. O Sudeste criou praticamente metade de todos os 142,7 mil postos do mês. Somados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo abriram 70,2 mil novas vagas. São Paulo foi o estado com maior saldo no Brasil: 43,33 mil. Em seguida aparece o Nordeste. Os nove estados somados geraram 32 mil novos postos. O Ceará, com 6.490, é o representante nordestino que mais abriu vagas em julho. No Centro-Oeste, são 18,3 mil empregos formais gerados, com destaque para as 6.214 vagas de saldo em Mato Grosso. Na sequência, aparece a Região Norte, com 14,7 mil e protagonismo do Pará (6.938). A Região Sul fecha a lista, com 7,2 mil de saldo em julho, a maior parte deles no Paraná: 7.184.
SETORES - No mês de julho, todos os grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos. O saldo de 56.303 postos formais no setor de serviço foi maior nas áreas de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (27.218 postos); Alojamento e alimentação (9.432 postos); e Transporte, armazenagem e correio (8.904 empregos) no mês.
No Comércio, o destaque foi o setor varejista de produtos farmacêuticos (+3.554) e mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – supermercados (+2.419) e minimercados (+1.704). A Construção Civil teve saldo positivo de 25.423 postos e a Indústria, de +21.254 postos no mês.
GRUPOS POPULACIONAIS - Entre os grupos populacionais, houve crescimento de 43.947 postos para mulheres e 98.755 para os homens. No que se refere à População com Deficiência, identificou-se saldo positivo de 452 postos de trabalho. O emprego em julho foi positivo para pardos (+75.918), brancos (+15.919), pretos (+13.035), amarelos (+720) e indígenas (+311).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.
6 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Centro da Juventude realiza 2º Torneio Interno de Futsal
Jovens participantes da oficina esportiva do CJ disputaram a competição, prestigiada por familiares e responsáveis
Aconteceu no último sábado (26) o II Torneio Interno de Futsal do Centro da Juventude de Pinhais (CJ). Competiram quatro times, formados por adolescentes participantes da oficina de futsal ofertada pelo CJ. Muitos pais e responsáveis prestigiaram o evento, em sua segunda edição.
Para a pedagoga Fábia Gravina Vieira Rocha, técnica de referência das modalidades esportivas, “a iniciativa tem como objetivo fortalecer vínculos e o espírito esportivo, através do desenvolvimento do trabalho em equipe. Parabenizo a estagiária de educação física, Daniele Cristine Corradini de Freitas, que idealizou e organizou todo o evento”, completou.
Clayton da Silva, pai do goleiro menos vazado no torneio – Carlos Daniel Cardoso da Silva, de 12 anos –, é morador do bairro Maria Antonieta e acompanhou o adolescente durante o torneio. “O Carlos treinava em escolinha e era muito distante, decidi matriculá-lo no Centro da Juventude pelo fácil acesso ao equipa-
mento e estou muito satisfeito”, avaliou.
“O Nathan treina no CJ há mais de dois anos. Achei ótima a iniciativa, o Centro da Juventude melhora a cada dia, muito organizado e a equipe é muita atenciosa”, destacou Cinthia
Maria Batista Guardiano, mãe do adolescente Nathan Guardiano dos Santos Martins, de 14 anos, morador do bairro Maria Antonieta.
Thasyane da Silveira é tia de dois adolescentes participantes da oficina de futsal, Ale-
xandre de Souza Guidini (12 anos) e Gustavo de Souza Guidini (12 anos) e prestigiou o campeonato: “Meus sobrinhos treinam futsal no CJ desde o início do ano, o esporte soma muito na vida deles e ajuda a passar o tempo.”
Isabella Fante Freire, de 13 anos, é moradora do bairro Maria Antonieta e uma das adolescentes que treina futsal desde fevereiro no CJ. “Estava ansiosa com o torneio, foi muito top”. Rosilaine de Cássia Lourenço é moradora do bairro
Chega ao fim a 10ª edição da Semana de Jogos de Ginástica em Pinhais
Maria Antonieta e fez questão de acompanhar o filho Guilherme Lourenço dos Santos (15 anos): “O Guilherme participa do futsal há mais de dois anos no CJ e estava muito ansioso pelo torneio. Meu filho se desenvolveu bastante desde que iniciou a modalidade no Centro da Juventude”.
Todas as equipes participantes receberam medalhas. Foram entregues troféus para o jogador artilheiro, Anthony Gabriel Milanezi Sayd (16 anos), e para o goleiro menos vazado, Carlos Daniel Cardoso da Silva (12 anos).
Serviço
O futsal é ofertado pelo Centro da Juventude a adolescentes, de 12 a 17 anos, moradores de Pinhais, nos períodos: segundas-feiras das 9h45 às 11h15 e das 14h30 às 16h; quintas-feiras das 9h45 às 11h15; e sextas-feiras das 9h45 às 11h15. Para participar da modalidade é necessário se inscrever no local, portando RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Mais informações pelo telefone/WhatsApp (41) 99237-4054.
As atividades reuniram os alunos que participam das aulas de ginástica oferecidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer Na sexta-feira (25), foi realizada a cerimônia de encerramento da 10ª edição da Semana de Jogos de Ginástica. O evento é realizado anualmente pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). As atividades, promovidas no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, reuniram alunos que participam das aulas de ginástica oferecidas pelo Departamento de Esportes e Lazer. Os Jogos da Ginástica foram disputados de segunda à quinta (entre 21 e 24 de agosto), com a participação de aproximadamente 500 pessoas por dia. Participaram da disputa oito equipes, compostas pelos alunos dos polos onde as atividades são oferecidas: Ginásio Poliesportivo Tancredo Almeida Neves; Centro de Arte e Esportes Unificados; Centro de Iniciação ao Esporte; Polo Esportivo e Cultural Pedro Arizona; Ginásio Perdizes; Paróquia Nossa Senhora da Luz; Paróquia Nossa Senhora da Saúde; Centro de Convivência do Idoso. Maria do Carmo, de 62 anos, moradora do bairro Atuba, valoriza a iniciativa promovida pela prefeitura: “(O evento) é maravilhoso! A gente se renova, conhece novas pessoas. É muito divertido. Esquece a dor em casa, esquece os problemas, é uma beleza. Participo todo ano”, declara dona Maria, que junto com a equipe Aquiletes, conquistou o segundo título consecutivo. Foram disputadas 14 modalidades, com premiações para cada uma delas. Já na disputa por equipes, Aquiletes se sagrou bicampeã, ao ser a única entre as nove equipes a superar a barreira dos 200 pontos. Com a conquista, os participantes da equipe vão representar todas as turmas de ginástica no Desfile da Independência, que acontece no município no dia 2 de setembro.
A Prefeita de Pinhais, Rosa Maria, participou da abertura e do aulão de encerramento, e destacou a importância do evento: “10 anos de ginástica. Quanta saúde nós promovemos, quanta melhoria de saúde emocional, quanta alegria, quantas famílias com certeza se sentem honradas de um projeto com essa grandeza, que contribui com a vida de vocês. Aqui eu vejo mulheres e homens felizes. Então a nossa prefeitura está trabalhando fortemente para levar qualidade de vida a todas as pessoas. Uma cidade é boa, quando ela é boa para todo mundo, desde o bebê na barriga da mãe, até a melhor idade”, encerra Rosa.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sítima: “Esse ano é especial, porque é a décima edição desse Jogos de Ginástica. Se eu não me engano, começou com quatro equipes, hoje a gente já está com nove. Então, isso mostra o investimento que a Prefeitura de Pinhais vem fazendo na inclusão, na qualidade de vida e no lazer da população, que é muito mais que atividade física. Esse é um evento de confraternização, é um investimento feito para vocês, na qualidade de vida de vocês", completa Bruno.
A classificação das equipes ficou assim:
1º lugar: Aquiletes (201 pontos)
2º lugar: Panteras (183 pontos)
3º lugar: Perdigatas (176 pontos)
4º lugar: Apimentadas (163 pontos)
5º lugar: Luz e as Incríveis (141 pontos)
6º lugar: Só no 4G (139 pontos)
7º lugar: Garotas do Céu (133 pontos)
8º lugar: Turma do Barulho (129 pontos)
Também prestigiaram o evento o diretor do Departamento de Esportes, Netão; diretor do Departamento de Lazer, Inclusão e Qualidade de Vida, André Sales; o presidente da Câmara dos Vereadores, vereador Marcinho; e os vereadores Fabrício Sousa, Arnaldo do Vizinho Solidário, Pioco e Renan Ceschin.
Oficinas de arte do Sesi Cultura Paraná começam neste sábado, em Curitiba
Projeto "Oficinas da Casa" terá cinco oficinas até outubro, gratuitas
A charmosa casa da avenida Marechal Floriano Peixoto, onde viveu Heitor Stockler de França, recebe novamente o projeto Oficinas da Casa! A ação cultural é viabilizada via lei federal de incentivo à cultura com patrocínio da Bosch. A proposta desta edição é apresentar a técnica de corte e colagem de papeis, criando formas, composições e texturas.
Todas as Oficinas contam com o ministrante Adriano Catenzaro, artista visual designer e ilustrador. Seu trabalho situa-se entre as formas fluídas e o figurativo, utilizando a colagem como desenho, em supor-
tes de papel e outros materiais, resultando em obras com ampla diversidade cromática. Selecionado para mostras, bienais e salões de arte, o artista participa de exposições e eventos desde 2013 e possui trabalhos publicados em livros didáticos e de arte. Referência em ações de educação artística em escolas, Adriano Catenzaro também é o autor e ilustrador dos livros Capitais Brasileiras (2019) e O Mistério da Ilha Desconhecida (2022).
No próximo sábado, 2 de setembro, acontece a oficina “O Recorte Livre”, A proposta da oficina é praticar criação com recorte e colagem de papéis, exercitando a análise de papeis, for-
mas de recortar e colar para fazer a composição dos elementos. Assim, qualquer participante pode fazer arte com a técnica.
No dia 30 de setembro, o tema da Oficina será “O Recorte Figurativo”, com recortes e colagens em embalagens de papel. A ideia é usar materiais que existem em casa para criar arte.
Já em outubro, no dia 14, acontece a Oficina “O Papel das Embalagens”. Neste encontro, o artista também vai apresentar exercícios práticos de análise de embalagens e papeis.
Em 21 de outubro, ocorre a Oficina “O Recorte da Cidade”, quando os participantes poderão conhecer trabalhos que retratam cida-
SERVIÇO
Sesi Cultura Paraná apresenta “Oficinas da Casa”, com Adriano Catenzaro
Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 Centro Curitiba – PR
Horário: das 14h às 17h
Inscrições antecipadas e gratuitas pelo WhatsApp:
(41) 3271 9282 ou https://wa.me/554132719282
02/09 - Oficina “O Recorte Livre”
Faixa etária: de 10 a 70 anos
30/09 - Oficina “O Recorte Figurativo”
Faixa etária: de 10 a 70 anos
14/10 – Oficina “O Papel das Embalagens”
Faixa etária: de 10 a 70 anos
21/10 - Oficina “O Recorte da Cidade”
Faixa etária: de 16 a 70 anos
28/10 – Oficina “O Recorte da Textura”
Faixa etária: de 16 a 70 anos
•••••
Gisele Passos
gisele@flammacomunicacao.com.br
(41) 99123-1105
des e fazer os seus, aprendendo a representar ícones arquitetônicos. Finaliza a programação a Oficina “O Recorte da Textura”, no dia 28 de outubro. Neste dia, a proposta é criar texturas com papel e chegar no contraste por meio do recorte de papeis da mesma cor.
As oficinas acontecem em alguns sábados dos meses de setembro e outubro, sempre à tarde, com inscrição antecipada e gratuita. Todos os materiais e ferramentas serão disponibilizadas aos participantes. As turmas são pequenas, com no máximo 15 participantes.
7 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Cores e sabores: Pinhais ganha destaque como cidade da cerveja artesanal
Pinhais, município a 8 km de Curitiba, apresenta indicadores que mostram sua grandeza e o pioneirismo; neste contexto está a Rota da Cerveja Artesanal
Pinhais ocupa a 12ª posição na economia paranaense, abrigando mais de 16 mil empresas dos mais diferentes segmentos. O município mostra sua grandeza em diversas áreas, dentre elas, destaca-se a Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais, a primeira do Paraná, criada em 2017. Iniciativa que busca oferecer opções de cervejas inovadoras, levando a descobertas de aromas e sabores inusitados. Aos apreciadores, descortina-se um novo caminho, uma alternativa para saborear calmamente cervejas produzidas com paixão, com esmero, com capricho, com gostinho do bem receber que acolhe num gole, de braços abertos.
Para aqueles que ainda não são consumidores de cervejas abrese uma porta que desperta o desejo de provar, de experimentar, respeitando uma cultura milenar que traz consigo a experiência do fazer artesanal.
Atualmente, a Rota da Cerveja Artesanal conta com oito cervejarias participantes: Yellow Bird, Don Gentilis, Ovelha, Coice da Mula, Rubira, Way Beer, Oner e Sant Pauli. Mediante agendamento, as cervejarias contam com visitas guiadas pela produção da cerveja artesanal, com degustação ao final.
Ao longo do ano, a Prefeitura de Pinhais promove três grandes eventos que visam fomentar o turismo local e atrair o públi-
co de outras regiões e estados: Festival da Cerveja, Rockbeer e OktobeerFest.
“A Rota da Cerveja de Pinhais e seus eventos são de fundamental importância na divulgação da cultura cervejeira local, além de impulsionar o turismo e fortalecer a economia da região, aumentando a visibilidade da cidade. A interação que os eventos da Rota da Cerveja proporcionam, traz uma grande troca de experiências entre as cervejarias e o público consumidor, tornando o movimento cervejeiro cada vez mais presente em Pinhais”, declara Hudson Silva, representante da Rota da Cerveja e um dos sócios da cervejaria Yellow Bird.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, vislumbra expandir a ideia da Rota da Cerveja: “Também queremos colocar junto o turismo de negócios, devido ao grande número de indústrias de serviços, e também lançamos a Rota Gastronômica, para combiná-la com a Rota da Cerveja. Vamos fazer um grande investimento focado em feiras e festas regionais, bem como adquirir um ônibus para ser utilizado no turismo, passando pela rota e também nos cartões postais de Pinhais”, anuncia o secretário.
Além do setor industrial, a cidade também se destaca pelas
belezas naturais, como o Parque das Águas (que assumiu o protagonismo turístico da Região Metropolitana de Curitiba) e os bosques, assim como pela infraestrutura, como por exemplo o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que possui até piscina aquecida, e a qualidade da educação, que conta inclusive com projetos como o Veterinário Mirim, que leva a Educação Ambiental para dentro das unidade de ensino do município.
Sob o lema de “fazer e cuidar”, a cidade completou 31 anos de emancipação política em 2023, sendo referência em diversas áreas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, faz a ponte entre o setor produtivo e o poder público, por meio de uma equipe especializada em bem atender trabalhadores, empreendedores e empresários. Os resultados e indicadores satisfatórios dessa parceria são frutos do trabalho sério e dedicado. Como a junção perfeita entre o malte, o lúpulo e a cevada.
Para mais informações sobre a
Rota da Cerveja e o turismo de Pinhais:
Telefone: (41) 98888-4889
E-mail: turismo@pinhais.pr.gov.br
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 2842 - Estância Pinhais Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
8 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Zelo pelo caminho: revitalização e pintura de trincheiras deixam Curitiba mais bonita
Setembro nos Faróis do Saber de Curitiba traz oficina de chocalhos, jogos e histórias com bruxas
As cores da bandeira de Curitiba, verde e vermelha, dão um novo colorido à trincheira da Avenida Maurício Fruet com a linha férrea, no Cajuru.
A Prefeitura concluiu recentemente o trabalho de revitalização do equipamento que havia sido pintado no início do ano, mas foi danificado devido à ação de vândalos.
A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Governo (SGM) integra as intervenções do Zelo por Curitiba, um conjunto de obras, manutenções e serviços para dar qualidade de vida e bem-estar à população.
PINTURA E GRAFISMOS
Além da pintura e resina antipichação, a trincheira da Avenida Maurício Fruet ganhou grafismo inspirado no Paranismo, com araucárias e rosáceas de pinhão.
“Esta é mais uma ação da Zeladoria Urbana, que faz intervenções corretivas e preventivas que garantem às estruturas boas condições de uso, segurança e conforto”, explicou o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Desde 2020, a SGM já requalificou mais de 30 trincheiras e passarelas na área de abrangência dos dez Distritos de Manutenção Urbana (DMUs), perfazendo uma total 52 mil metros quadrados, onde foram investidos R$ 3 milhões.
“Gostei muito do novo visual e dos desenhos, principalmente. É uma ideia muito positiva. Espero que os moradores ajudem a preservar”, disse Edilson Macuco, morador do Cajuru.
Além de ajudar a inibir o vandalismo, o grafismo e as cores aplicados nas pinturas das trincheiras, resgatam suas cores originais e trazem conforto visual para os usuários destas estruturas viárias.
Os projetos foram elaborados por arquitetos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e engenheiros da SGM.
LAVAGEM E RECUPERAÇÃO
Antes de receber estes acabamentos, os equipamentos passam por lavagem com água de reuso, recuperação da estrutura em concreto, tratamento de trincas e rachaduras nas paredes e guarda corpos.
“Este cuidado com os equipamentos urbanos tem um efeito muito bom. Na Trincheira Chile/Guabirotuba, por exemplo, conseguimos recuperar o brilho das pastilhas que ficaram parecendo que são novas depois de receberem fundo de epóxi e resina antipichação”, citou o superintendente da SGM, João Vidal.
CIDADE MAIS BONITA
Os resultados são percebi-
dos pela população, que não deixa de notar que a cidade está mais bonita.
“A trincheira ficou muito mais bonita, com aspecto de limpeza. Demonstra o zelo da Prefeitura em manter a cidade sempre bem-cuidada”, disse Leonília Suski, moradora do Jardim das Américas.
Também passaram por manutenção recente os equipamentos das ruas Deputado Heitor Alencar Furtado, esquina com João Falarz; Treze de Maio com Avenida Manoel Ribas; Rua Lúcia Domakoski Lunardon com a BR-277, entre outros.
EQUIPAMENTOS
REVITALIZADOS
Rua Comendador Fontana com Avenida João Gualberto
Av. Visconde de Guarapuava com a Rua Ubaldino do Amaral
Av. Sete de Setembro com a Rua Ubaldino do Amaral
Rua Eduardo Carlos Pereira com a Avenida Presidente Kennedy
Av. Nossa Senhora da Luz com a Rua Víctor Ferreira do Amaral
Rua Agamenon Magalhães com a Linha Verde
Rua Roberto Cichon com a Linha Verde
Avenida Pref. Maurício Fruet com a Rua Desembargador Mercer Júnior
Rua Marcos Smanhotto com a BR-277
Rua Rodolpho Senff com a BR-277
Rua Carlos Bruno Breithaupt com a BR-277
Rua Jornalista Aderbal Gaertner Stresser com a BR277
Rua Nair Ferraz Cazellato com a Rua Waldomiro Correa de Mattos
Rua Paul Garfunkel com BR-476
Rua Guaçui com a Rua Tijucas do Sul
Rua Lincoln da Cunha Pereira com a BR 277
Rua José Nico com a BR277
Rua Inácio Lustosa com a Rua Padre Agostinho
Rua Treze de Maio com a Rua Martin Afonso
Rua Euclides da Cunha com a Rua Padre Anchieta
Rua Deputado Heitor Alencar Furtado com a Rua
João Falaz
Rua Deputado Heitor Alencar Furtado com a Rua Oscar Borges de Macedo Filho
Rua Deputado Heitor
Alencar Furtado com a Rua Ângelo Nasbosne
Rua Paulo Gorski com a Rua Dep. Heitor Alencar Furtado
Rua Geraldo Lipska com a Rua Dep. Heitor Alencar Furtado
Rua Luiza M. Baggio com a Rua Dep. Heitor Alencar Furtado
Rua Brasilio V. de Castro com a Rua Dep. Heitor Alencar Furtado
Rua Chile com a Av. Comendador Franco
Rua Guabirotiba com Av. Comendador Franco
Rua Gustavo Rattman com a Linha Verde
Contações de histórias, varais literários, xadrez, piqueniques, oficinas de violão, de inglês, de miçangas e até de chocalhos. Todas essas atividades e muito mais fazem parte da agenda de setembro nos Faróis do Saber de praças e bibliotecas temáticas de Curitiba.
A Casa das Bruxas, no Parque Barigui, tem contação de histórias aberta à comunidade inclusive durante o feriado e aos fins de semana, às 11h, 14h e 16h. Nesta terça-feira (5/9), às 9h30, tem oficina de chocalhos para crianças no local.
Para os profissionais da Educação tem programação especial na Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro, no Centro. Dia 21, a partir das 10h, haverá um tour pelo espaço, com exploração do acervo no intuito de embasar as práticas de leitura no CMEI Bezerra de Menezes, próximo à biblioteca.
Na Biblioteca Hideo Handa, na Praça do Japão, vai ter histórias para bebês e oficinas de miçangas.
Para as crianças, no Farol do Saber Antônio Machado, no bairro Barreirinha, dia 14 tem mediação de leitura: "Uma joaninha diferente“, de Regina Célia Melo, e a oficina de pintura de joaninha em pedra.
Já os estudantes da rede municipal de ensino terão uma atividade especial no Farol Aparecido Quináglia (Santa Felicidade). Dia 21, a partir das 10h, tem contação de histórias com a bruxa Natureza e, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, haverá distribuição de mudas de árvores.
No Memorial Árabe (Farol Khalil Gibran Khalil), ao lado do Passeio Público, há várias opções de datas para fazer um tour pelo espaço.
Para os fãs de livros, os Faróis também oferecem empréstimo das obras.
9 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição: 5785 |
Perfexx
Baby do Brasil
ADIAMENTO dos shows de Curitiba e Florianópolis
A cantora Baby do Brasil precisou adiar as apresentações que faria neste final de semana em Curitiba e Florianópolis, dias 18 e 19 respectivamente, por motivos médicos (odontológicos). As novas datas serão divulgadas em breve e os ingressos já adquiridos continuarão sendo válidos.
Para quem deseja reaver os valores gastos com o ingresso, tanto o Teatro Guaíra, quanto o Centro de Eventos da UFSC estão à disposição. Para o show de Curitiba, o público pode entrar em contato através do site de vendawww.diskingressos.com.br. Em Florianópolis, além do site, quem desejar reembolso pode solicitar também através do serviço do SAC (41) 3315-0808
Assessoria de Imprensa | Baby do Brasil
Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br | Tel: (11) 2306-7092
Ana Paula Aschenbach | anapaula@perfexx.com.br
Tânia Barbato | tania@perfexx.com.br
Gabriela Carvalhal | gabriela@perfexx.com.br
Ana Prado | aprado@perfexx.com.br
Heitor Ribeiro | heitor@perfexx.com.br
Laura Dias | laura@perfexx.com.br
Perfexx
Tânia Barbato - Perfexx Assessoria tania@perfexx.com.br www.perfexx.com.br
(11) 2306-7092
Marcelo Falcão anuncia show no Teatro Positivo, em Curitiba
Para celebrar esse momento especial da sua carreira, o artista irá presentear os fãs da capital paranaense, com as novas canções e os grandes hits das mais de três décadas dedicadas à música
Foo Fighters em Curitiba: banda anuncia show solo no Estádio Couto Pereira
Apresentação está prevista para dia 7 de setembro
A banda americana Foo Fighters anunciou um show solo em Curitiba para o dia 7 de setembro, no Estádio Couto Pereira. A apresentação terá a abertura de Garbage e Wet Leg.
Segundo a Live Nation Brasil, produtora do evento, as vendas do ingresso para o público em geral começam na quinta-feira (4), às 10h, pelo site da Eventim.
Será possível também comprar os ingressos sem taxa de serviço na bilheteria oficial presencial no Couto Pereira, a partir das 12h. Veja os preços abaixo.
De acordo com a produtora, no dia do show os portões abrirão às 16h e o show do Foo Fighters começará às 21h.
A classificação etária do evento é 16 anos. Segundo a Live Nation, pessoas entre 6 e 15 anos poderão participar apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
A banda tem apresentações programadas como headliner no festival The Town, dia 9 de setembro, em São Paulo. Entretanto, os ingressos para o dia que tem Foo Fighters como atração principal estão esgotados.
Preços De acordo com a Live Nation Brasil, os ingressos custam a partir de R$ 220 e poderão ser parcelados em até 5 vezes sem juros.
Veja os preços em cada uma das categorias:
ARQUIBANCADA:
R$ 440 inteira e R$ 220 meia entrada
CADEIRA SOCIAL SUPERIOR:
R$ 540 inteira e R$ 270 meia entrada
PISTA:
R$ 590 inteira e R$ 295 meia entrada
CADEIRA SOCIAL INFERIOR:
R$ 650 inteira e R$ 325 meia entrada
CADEIRAS MAUÁ:
R$ 720 inteira e R$360 meia entrada
PISTA PREMIUM:
R$ 970 inteira e R$ 485 meia entrada
DATA:
7 de setembro de 2023 (quinta-feira)
ABERTURA DOS PORTÕES:
16h
HORÁRIO FOO FIGHTERS:
21h
LOCAL: Estádio Couto Pereira
ENDEREÇO:
R. Ubaldino do Amaral, 37Alto da Glória, Curitiba - PR
Com a agenda de shows movimentada, lançamento de novas músicas e arrastando multidões de fãs em suas apresentações, Marcelo Falcão, um dos maiores nomes da música brasileira confirma show em Curitiba para o dia 22 de outubro, domingo, às 20 horas, no Teatro Positivo. Para o reencontro com fãs, Falcão traz grandes sucessos dos seus 33 anos de carreira, fazendo um passeio por canções do álbum solo “Viver”, os grandes hits da trajetória de 25 anos em que liderou “O Rappa” e presenteia o público com os novos lançamentos. Os ingressos para o show de Curitiba já estão à venda pelo Disk Ingressos.
Com sua voz marcante, estilo musical autêntico e letras que expressam críticas sociais e trazem reflexões sobre a realidade brasileira e da vida, Marcelo Falcão conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória, sendo reconhecido por seu estilo musical envolvente, que mescla o melhor do rock, reggae, soul e pop.
Para os fãs da capital paranaense, o reencontro promete ser de muita emoção e de celebrar esse momento especial na vida do artista, curtindo as músicas do novo trabalho “Voar, flutuar”, “Hoje eu decidi” e “Mais leve que o ar”, além dos sucessos mais marcantes de sua trajetória com “O Rappa”, como “Minha alma”, “Pescador de ilusões”, “Anjos” e “Hey Joe”.
Falcão vivencia um ano de muitas novidades, trabalhando na produção do segundo álbum solo, com algumas faixas já anunciadas, como recém-gravada em parceria com Toni Garrido, “Refletir”, composta por ele e seu pai, Ademir
Custódio, que instiga as pessoas a refletirem sobre a vida e a se colocarem no lugar dos outros, sem julgar. Sem data definida para lançamento, o novo trabalho contará ainda com participações de Orochi, L7nnon e Cynthia Luz. E, para o show de Curitiba, a expectativa é ter uma prévia dessas novidades. O artista está ansioso para o encontro com os fãs, neste show que promete ser um dos destaques do calendário cultural de Curitiba neste ano! Para os fãs, será uma oportunidade única de ver o artista ao vivo e celebrar os memoráveis sucessos e os novos hits de Marcelo Falcão!
Serviço:
Marcelo Falcão em Curitiba
Data: 22 outubro de 2023 (domingo)
Local: Teatro Positivo -
R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido, Curitiba.
Horário: Abertura do teatro:
19h / Início: 20h
Classificação etária: 18 anos
Realização: Dumas Produções
Ingressos: a partir de R$ 120,00 a meia-entrada do Lote 1 do Setor Superior
Direito e Esquerdo + taxa adm.
Venda: https:/ www.diskingressos.com.br/evento/5189 22-10-2023/pr/curitiba/marcelo-falcao
Ponto de venda: Disk Ingressos
Ingressos: www.diskingressos.com.br
Informações: @evidenciacomunicacao
10 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 |
Dave Grohl durante show do Foo Fighters em SP — Foto: Fábio Tito/G1
SUSANA VIEIRA APRESENTA NESTE DOMINGO A COMÉDIA ‘SHIRLEY VALENTINE’, EM CURITIBA
Com versão brasileira de Miguel Falabella e direção de Tadeu Aguiar, Susana Vieira faz única apresentação no Teatro Guaíra
Uma das artistas mais consagradas e premiadas da TV e dos palcos brasileiros, Susana Vieira se apresenta neste domingo(03), no palco do Guairão, em Curitiba, com a versão brasileira da peça Shirley Valentine, de Miguel Falabella e direção de Tadeu Aguiar. Em comemoração aos 60 anos de carreira e 81 de vida, a atriz retorna aos palcos enfrentando um dos maiores desafios de sua vitoriosa trajetória, o clássico ‘Shirley Valentine’, um dos mais importantes textos do teatro moderno, com encenações premiadas em todo o mundo. Os ingressos estão à venda pelo site Ticket Fácil.
O monólogo apresenta Shirley, uma mulher casada, mãe de dois filhos, que convive com o pior tipo de solidão: aquela que se sente mesmo estando acompanhada. A versão brasileira de Miguel Falabella trata com leveza e muito bom humor os dilemas da personagem. Na peça, a protagonista divide com o público suas angústias, buscando entender aonde foram parar seus sonhos. E também as situações inusitadas e pra lá de engraçadas que marcam sua trajetória.
Cansada de conversar com as paredes (literalmente), Shirley Valentine decide dar uma virada em sua vida e faz uma viagem em busca de encontrar a felicidade e, sobretudo, se reencontrar.
A montagem é uma nova leitura para o clássico de Willy Russell, que já teve encenações premiadas no Brasil e também um filme de sucesso. Susana estreou esta versão no Rio de Janeiro e passou por Portugal, Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo. Susana se apresentou na capital paulista com duas temporadas de sucesso.
Sinopse de “Shirley Valentine’
A peça traz essa protagonista solitária que decide conhecer a Grécia, ao lado de sua melhor amiga Wanda, sem a família, nem mesmo Joel, o marido controlador. Shirley decide embarcar nessa viagem – uma divertida jornada ao encontro do seu verdadeiro eu. Shirley está cansada da indiferença do marido, cuja principal preocupação é saber se terá carne no jantar. Os filhos Milandra e Jorge cresceram e só lembram da mãe na hora dos problemas. Com o passar dos anos, no lugar da mulher cheia de anseios e vontade de viver, só resta aquela que se deixa levar por situações comuns do dia a dia, que nem de longe se parece com a figura que protagoniza as boas memórias que tem da juventude.
Quando Shirley Valentim transformou-se em uma Shirley qualquer? Atrás dessa resposta, ela cria coragem e embarca com destino à Grécia escondida de Joel. É um voo rumo à liberdade, à possibilidade de reencontro com a menina sonhadora e cheia de vida que Shirley foi um dia.
A protagonista fala do ser humano, daquele instante em que se percebe que o tempo passou e a vida ficou parada em alguma esquina. Mostra que nunca é tarde para recomeçar e tomar um bom vinho branco para encarar os fatos com leveza e bom humor, até quando tudo parece estar dando errado. Os dilemas de Shirley são tão dela quanto os nossos e podem fazer parte da rotina de qualquer espectador.
O espetáculo conquista plateias do mundo inteiro desde sua primeira versão, em 1986, quando estreou em Londres, sendo agraciado com o prêmio Laurence Olivier Awards de melhor comédia e melhor atriz (Pauline Collins). Em 1989, entrou em cartaz na Broadway e Pauline Collins levou para casa o Tony Award. No mesmo ano, estreou a versão cinematográfica, também com Pauline Collins, indicada ao Oscar e Globo de Ouro, e vencedora do British Academy Film Award.
O encontro de Susana e Shirley Susana Vieira apaixonou-se pela peça à primeira leitura. “Quando Miguel me entregou o
texto, fiquei encantada, fascinada pelo humor da personagem, pela força e coragem que ela tem de ir atrás da felicidade. Shirley vai à luta. Todas nós mulheres temos várias coisas dela, por mais diferentes que possamos ser”, conta. A atriz ressalta que, apesar da dureza da vida, Shirley jamais perde o bom humor. E, se as paredes são a companhia da personagem, Susana tem a plateia como confidente: “É um monólogo, mas não me vejo sozinha em cena. Somos o público e eu”, celebra.
O texto passeia pela comédia com muita sutileza, gerando uma identificação imediata do público. A versão de Miguel Falabella, assim como o original de Willy Russell, traz um olhar afetivo sobre o ser humano e as relações familiares. Com uma abordagem longe de estereótipos e personagens cheios de verdade e sede de vida, o espectador é levado da gargalhada ao nó no peito em segundos. “O humor é a forma mais verdadeira e humana de chegar ao coração das pessoas”, e xalta Falabella.
A parceria entre Susana e Miguel tem uma longa história e rendeu um dos maiores sucessos do teatro brasileiro: a peça ‘A Partilha’ (1990), que gerou a bem-sucedida continuação ‘A Vida Passa’ (2000). “Eu e Susana tivemos um encontro de vida e estamos sempre juntos, é uma festa”, vibra Falabella. A recíproca é verdadeira e a atriz garante que trabalhar junto com o autor e diretor mudou sua carreira. “A minha vida artística se divide entre antes e depois do Miguel. Tenho uma carreira muito feliz, mas a ‘A Partilha’ nos uniu para sempre. É um prazer imenso, porque ele é um grande autor. E, como somos dois comediantes, damos risada de tudo o tempo todo. Temos o mesmo tempo de comédia. Somos amigos para sempre”, festeja Susana.
Ficha Técnica
Versão Brasileira - Miguel Falabella
Direção geral – Tadeu Aguiar
Figurino - Karla Vivian
Música Original - Sérvulo Augusto
Cenografia - Natália Lana
Designer de luz – Daniela Sanchez
Programação Visual - Alexandre Furtado
Diretor de Produção: Edgard Jordão
Realização – Jordão Produções
SERVIÇO:
Data: 03 de setembro de 2023 (domingo)
Horário: Abertura do Teatro às 18 e Início da Peça às 19h.
Local: Guaírão (R. Amintas de Barros, S/NCentro, Curitiba - PR).
Classificação etária:12 anos
Ingressos:
Plateia – R$ 70 a meia-entrada e R$ 140 a inteira – Clube Gazeta do Povo – R$ 98
1º Balcão – R$ 60 a meia-entrada e R$ 120 a inteira - Clube Gazeta do Povo – R$ 84
2º Balcão – R$ 50 a meia-entrada e R$ 100 a inteira - Clube Gazeta do Povo – R$ 70
** A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.
** IMPORTANTE: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis.
** OS DESCONTOS
NÃO SÃO CUMULATIVOS.
Compra do ingresso pelo link: https:// www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-shirleyvalentine.aspx
INFORMAÇÕES: www.ticketfacil.com.br
Evidência Comunicação
Ines Dumas - 99101-0830 (Tim) Fabiana Lima - 99191-2524 (Tim) www.evidenciacomunicacao.com
11 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição 5785 |
campanha conscientiza sobre prevenção ao suicídio
Escola da Cultura abre vagas para o curso gratuito de desenho na segunda (4)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. Ainda segundo a OMS, o suicídio é um problema de saúde pública, com grandes impactos na sociedade, e causa mais vítimas do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.
No Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, o que significa que, por dia, cerca de 38 pessoas tiram a própria vida. Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, apontam que entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos, e de 45% entre adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.
Os dados acima são alarmantes e mostram que muitas pessoas que tiram a própria vida perderam a esperança. Com isso, torna-se crucial falar sobre o assunto e cons-
cientizar a população sobre apoio e compreensão.
SETEMBRO AMARELO
2023: SE PRECISAR,
PEÇA AJUDA!
Por muito tempo, o suicídio foi um tema envolto em tabus e silêncio. O assunto é realmente delicado, mas a cada dia cresce a necessidade do diálogo sobre ele. A Campanha Setembro Amarelo, realizada anualmente, tem como objetivo destacar a relevância da conscientização em torno do ato de tirar a própria vida.
Neste ano, com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha ressalta que ações simples, como falar, ouvir e acolher são passos essenciais para prevenção. Por ainda ser tabu e cercado de muitos estigmas, as pessoas que estão em sofrimento hesitam em procurar ajuda pois têm vergonha de falar sobre o tema.
SAÚDE MENTAL
Muitos casos de suicídio estão intrinsecamente ligados
a condições de saúde mental, e é fundamental estar atento a comportamentos indicativos, tais como:
Expressão de ideias ou intenções suicidas;
Publicações nas redes sociais com conteúdo negativista; Isolamento e distanciamento da família, amigos e grupos sociais;
Atitudes de risco, como direção perigosa, consumo descontrolado de álcool, brigas frequentes, agressividade e impulsividade; Ausência de planos para o futuro;
Desinteresse constante; Diálogos com tom de despedida;
Doação ou devolução de bens;
Qualquer doença psiquiátrica não tratada, incluindo quadros psicóticos, transtornos alimentares e transtornos afetivos de humor;
Além disso, é importante destacar que pessoas que já tentaram suicídio têm de 5 a 6 vezes mais chances de ten-
tar novamente.
SAIBA ONDE
PROCURAR AJUDA!
É fundamental destacar e incentiva a busca por ajuda, pois é um passo crucial na prevenção do suicídio. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece ajuda para quem está precisando. Em São José dos Pinhais, todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades de Saúde têm atendimento psicológico. Se precisar, ligue:
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): (41) 3282-9370 / (41) 3382-5386.
CAPS AD: (41) 3398-2764 / (41) 3382-5471.
CAPS TM: (41) 3381-5832.
O SUS também oferecer suporte chamado “posvenção”, que são ações e assistência para aqueles impactados por um suicídio completo, ou seja, os sobreviventes. Para aqueles que precisam de apoio imediato, o Centro de Valorização à Vida (CVV) atende 24 horas por dia pelo número 188.
Eventos movimentam
São José dos Pinhais neste fim de semana. Confira!
A Secretaria de Cultura (SEMUC) abre, na próxima segunda-feira (4), as inscrições para o curso gratuito de desenho. Essa é uma grande oportunidade para os cidadãos que desejam aprimorar ou iniciar no desenho tradicional.
O curso será realizado na Escola da Cultura, localizada na Rua XV de Novembro, nº 1820 – Centro, e possui 19 vagas distribuídas nos seguintes horários:
Período da manhã: das 8h10 às 9h50 / 10h às 11h40;
Período da tarde: das 14h às 15h40 / 15h50 às 17h30;
Período da noite: das 18h30 às 20h10.
O curso é destinado para crianças a partir de oito anos de idade, que devem realizar sua inscrição presencialmente entre os dias 04 e 06 de setembro, das 9h às 11h40 e das 13h às 16h na Escola da Cultura. Confira os documentos necessários:
Cópia do RG, CPF e comprovante de residência. No caso dos alunos menores de idade, deve-se apresentar também a cópia da certidão de nascimento. Alunos da Escola de Cultura têm direito ao auxílio em passagens de ônibus por meio do Passe das Artes. Para o esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a Escola através do WhatsApp: (41) 3381-5910.
Neste fim de semana, São José dos Pinhais se prepara para uma série de eventos que prometem agitar a cidade e oferecer opções de serviços e entretenimento para os cidadãos.
No sábado (2), será re-
alizado o “Prefeitura em Ação” no Ipê, que disponibilizará uma ampla gama de serviços públicos à comunidade, e também a primeira etapa do Corrida Kids na Praça da Juventude, no Guatupê.
A manhã do domingo
(3), será marcada pelo emocionante “Desfile CívicoMilitar”. À tarde, será realizado o Cultura na Praça, evento com diversas atrações na Praça do Verbo Divino. Confira mais detalhes sobre esses eventos imperdíveis a seguir: Prefeitura em Ação – das 9h às 13h, os moradores do Ipê terão acesso a diversos serviços públicos. Representantes das secretarias municipais estarão presentes na Escola Irmã Maria Eufrásia, situada na Rua Pedro Ribaski, nº 186, para atender e ouvir as demandas da comunidade local. Na ocasião, serão oferecidos serviços de coleta de recicláveis, emissão de RG (com distri-
buição de senhas), mutirão de empregos, orientações jurídicas, camarim da pintura, atualização de cadastros, vacinação e muito mais!
Corrida Kids – a 1ª Etapa da Corrida Kids é uma ação que a Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) realizará na Praça da Juventude, no Guatupê, com a participação de crianças com idade entre 2 e 12 anos. O evento, que tem início marcado para 14h e com a entrega dos kits, contendo numeral, itens de hidratação e frutas, às 12h30, busca oferecer diversão e incentivo à prática esportiva aos pequenos são-joseenses.
Setembro Amarelo:
12 | 2 a 4 de Setembro de 2023 | Edição: 5785 |