02/08/2023

Page 1

Piana e ministro assinam protocolo para levar a outros estados o Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos Comida Boa, programa do Governo do Estado, será usado como exemplo para a criação de um projeto nacional de segurança alimentar do governo federal, segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Ele visitou a sede da Ceasa Paraná em Curitiba nesta terça-feira (1) para conhecer o programa paranaense e assinar um termo de cooperação técnica que pretende expandir e apoiar uma rede nacional de bancos de alimentos.

O acordo também foi assinado pelo governador em exercício Darci Piana, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e pelo presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz, que também é presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento. O termo também pretende viabilizar ações educativas entre as Ceasas dos estados e melhorar a captação e distribuição de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social e em segurança alimentar e nutricional.

“O governo federal veio ver como a gente faz, o jeito que a gente faz e vai levar isso pro Brasil inteiro, então isso para nós é um orgulho muito grande. Assinamos hoje uma parceria para a gente poder ensinar outras centrais do Brasil o que a gente faz aqui”, afirmou Piana. O programa Banco de Alimentos Comida Boa atua em parceria com produtores e permissionários da Ceasa, que doam alimentos que não são comercializados, mas que estão em boa condição de consumo. Parte dos alimentos é processada e vira sopas, sucos e caldos, o que alonga a validade de consumo destes produtos, que então são distribuídos para entidades assistenciais. O trabalho de processamento destes alimentos é feito por pessoas privadas de liberdade em um projeto de ressocialização.

O Programa Sine nos Bairros, uma iniciativa que visa promover a descentralização dos serviços públicos e levar vagas de emprego diretamente à população local, chega nesta quinta-feira (3), a região da Costeira. A ação acontecerá das 9h às 15h, na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Monte Sinai, nº 59.

Com o objetivo de facilitar o acesso à agência do trabalhador, o Sine nos Bairros amplia as oportunidades de emprego e inclusão social, beneficiando diretamente os moradores da região. Os munícipes interessados em participar da ação devem comparecer ao local com seus documentos pessoais, a Carteira de Trabalho e o número do PIS.

“A iniciativa visa aproximar os serviços públicos da população e atender de forma mais direta e eficiente às demandas por emprego e qualificação”, destacou a prefeita Nina Singer.

Bairro de Curitiba recebe 32 km de asfalto novo e ganha qualidade

de vida

A malha viária do Bairro Alto, um dos mais populosos dos 12 bairros que integram a Regional Boa Vista, está passando por ampla manutenção a partir do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba. A exemplo do que acontece na Rua Heitor Baggio Vidal, cujo pavimento está sendo recuperado em dois trechos, somando 1.421 km de asfalto novo, outras 35 vias do bairro foram requalificadas. As obras são coordendas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A partir das demandas apresentadas pela população, mais de 32 km de asfalto de boa qualidade foram assegurados ao Bairro Alto, desde 2017. Em pouco mais de cinco anos, foram concluídas 41 ações e outras sete estão em andamento.

“Foi um aprendizado o que eu vi aqui hoje. Além de reduzir o desperdício e disponibilizar alimento bom e saudável para quem precisa, eu também encontrei um programa que tem o aspecto social como prioridade, com pessoas que estão cumprindo penas, mas que trabalham, dão renda para família e reduzem penas, o que também contribui para evitar a reincidência”, disse Wellington Dias. O programa do Governo do Estado beneficia, mensalmente, cerca de 130 mil pessoas, por meio de 301 entidades cadastradas que recebem e distribuem os alimentos a instituições assistenciais, hospitais, orfanatos e escolas.

Mutirão: Prefeitura de Pinhais realiza mais de 230 testes de hepatites

A Prefeitura de Pinhais, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (29) um mutirão de testagem de hepatites virais. Por meio da ação, promovida no Parque das Águas, foram realizados 234 testes para hepatites tipo B e C. “Foram atendidas 117 pessoas, além da testagem para hepatites, com um caso reagente para hepatite B. Também foram aplicadas 47 doses de vacinas contra hepatite B”, explica Dielli Cristine Bondan dos Reis, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica.

Licenciamento

O calendário de pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2023 iniciou nesta terça-feira (1º) no Paraná. O documento é obrigatório para circulação e a taxa é de R$ 90,94. Circular com o veículo de forma irregular consiste infração de trânsito gravíssima. A guia de pagamento pode ser emitida por meio do portal do Detran.

Página 2

Ano 24 | Nº 5762 | 2 de Agosto de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
Governador em exercício Darci Piana e o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil Wellington Dias visitam a sede da Ceasa Paraná em Curitiba para conhecer o projeto. Foto: Gabriel Rosa/AEN
Sine nos Bairros levará oportunidades de emprego aos moradores da Costeira nesta quinta-feira (3)
Quarta-feira Página 6

Queijaria de Francisco Beltrão é a primeira do Paraná a receber selo de carbono neutro

Após a análise de diversos requisitos, a Vidalat foi reconhecida pela Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos (Abrarastro), o que indica que a agroindústria conseguiu compensar a emissão de carbono adotando práticas agrícolas sustentáveis. Assim, seus produtos são considerados neutros em carbono.

A queijaria Vidalat, em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, é a primeira do Estado a receber certificação “carbono neutro”. O selo, emitido em junho pela Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos (Abrarastro), indica que a agroindústria conseguiu compensar a emissão de carbono adotando práticas agrícolas sustentáveis. Assim, seus produtos são considerados neutros em carbono. É o primeiro queijo tipo colonial do Brasil a receber esse tipo de certificação junto à Abrarastro.

A família tem mais de 40 anos de tradição no setor, e produz dois tipos de queijo artesanal: o colonial tradicional e o colonial temperado ao vinho, ambos premiados em concursos. O selo colabora para agregar ainda mais valor aos produtos, considerando a redução do impacto ambiental.

A certificação foi concedida após uma avaliação de itens como a destinação adequada de dejetos, preservação de nascentes, uso de energia renovável, reflorestamento com árvores nativas, pastagem e integração lavoura-pecuária.

“É um conjunto de ações. A sustentabilidade e a questão dos créditos de carbono estão em alta, e tivemos a grata satisfação de a propriedade ser positiva em créditos de carbono. A partir da certificação, buscamos transferir os créditos para a queijaria”, explica a produtora Roseli Piekas Capra.

De acordo com ela, as mudanças na produção da matéria-prima vêm sendo implantadas há muito tempo, mas o selo chega como mais um diferencial para abrir mercado, além de colaborar com o meio ambiente. “A produção e o trabalho com animais são vistos como algo que só polui, e não é bem assim. A gente pode ter um produto sem agredir o meio ambiente, com práticas que venham a ajudar na sustentabilidade”.

PROCESSO O cálculo da emissão de carbono considera indicadores como a energia consumida, a geração de resíduos e sistemas integrativos. Também é necessário manter o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em dia.

A Vidalat fez parte de um projetopiloto da Cresol e passou pela avaliação da Abrarastro. Segundo o presidente-executivo da Associação, Fernando Baccarin, os produtos oriundos de uma agroindústria que detém esse tipo de selo são considerados neutros em carbono.

“Para isso, é necessário que o laticínio passe por uma certificação anual onde vamos mensurar a quantidade de carbono voluntário que deve ser comprada para neutralizar as emissões”, explica. De acordo com ele, atualmente mais de 150 agroindústrias no Paraná estão na fila para a certificação.

Os dados coletados são analisados junto aos laudos do banco de carbono.

A Abrarastro calcula a emissão de gases emitidos na produção e como é possível neutralizar o processo. Também acontece uma visita para inspeção. No caso da Vidalat, as embalagens foram trocadas por outras mais sustentáveis.

“Caso alguma indústria não tenha áreas certificadas, pode comprar créditos de outras propriedades, ou usinas fotovoltaicas, ou a partir do biogás, ou de florestas”, completa Baccarin.

BOAS PRÁTICAS

Esse tipo de iniciativa está dentro das recomendações do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+ Paraná), coordenado pelo Sistema Estadual de Agricultura.

Além do selo, as práticas implantadas na Vidalat se enquadram na lista de Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), recomendações que os países devem seguir até 2030, como a sustentabilidade na agricultura.

PARCERIA

De acordo com a produtora, o trabalho de melhoria nas práticas agrícolas e ambientais e fortalecimento da comercialização da queijaria conta com apoio de diversos parceiros, como Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud), o Sebrae, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da equipe do Sistema Estadual da Agricultura.

Em 2020, a Vitalat esteve entre as primeiras agroindústrias a receber a

certificação do Susaf/PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), concedida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que permite a comercialização do produto em todo o território paranaense.

“Utilizamos leite aqui da propriedade, tem todo um controle sanitário dos animais, a propriedade é livre de brucelose e tuberculose, então o queijo, além de todos os diferenciais, está com essa pegada ambiental”, completa a produtora.

A família também recebe assistência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) e está na Rota do Queijo Paranaense. Toda a equipe do Sistema colabora nas orientações para as boas práticas agropecuárias.

“As agroindústrias em si emitem carbono, mas as propriedades podem adotar práticas para neutralizar essas emissões. Esse é mais um selo que agrega valor e atende a um nicho de mercado que busca consumir um produto ecologicamente correto”, explica a chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Francisco Beltrão, Denise Adamchuk.

DESTAQUE

Referência na produção de queijos premiados, a região Sudoeste é uma das principais bacias leiteiras do Paraná. Somadas, as regiões de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos representam 25% da produção estadual, com 1,09 bilhão de litros de leite produzidos ao ano e Valor Bruto da Produção de R$ 2,82 bilhões em 2022.

Licenciamento

O calendário de pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2023 iniciou nesta terça-feira (1º) no Paraná. O documento é obrigatório para circulação e a taxa é de R$ 90,94. Circular com o veículo de forma irregular consiste infração de trânsito gravíssima. A guia de pagamento pode ser emitida por meio do portal do Detran ou do aplicativo Detran Inteligente.

Viaje Paraná

Irapuan Cortes Santos foi nomeado para o cargo de diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Viaje Paraná, entidade criada no ano passado por meio de lei estadual com a extinção da Paraná Turismo. Irapuan tem experiência no setor de turismo desde 1989. Entre 2009 e 2012, foi diretor de turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais. Em 2019 e 2020, atuou como Secretário do Trabalho do município de São José dos Pinhais. Foi diretor de marketing e diretor-presidente da Paraná Turismo. Missão internacional

O governador Ratinho Júnior deve retornar ao cargo esta semana. Missão internacional ao Canadá e aos Estados Unidos está completando duas próximas semanas. A viagem foi organizada pela Invest Paraná. No Canadá, o governador teve um encontro com representantes da ONU, onde apresentou o programa Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa. Nos Estados Unidos, a expectativa era conhecer de perto a produção de biodiesel e etanol, que é destaque nacional.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor 2023, realizada pelo Sebrae/PR, terá conteúdos especiais para empreendedores e interessados em abrir o seu próprio negócio. O evento será no Viasoft Experience, em Curitiba (PR), entre os dias 14 e 17 de setembro com entrada gratuita , e contará com a participação de palestrantes com destaque nacional, como o ex-jogador Zico.

Fundo bloqueado

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de R$ 2,3 milhões em recursos do fundo partidário do Podemos. O motivo foi a cobrança de uma dívida pela agência de publicidade D7 por trabalhos realizados na pré-campanha do hoje senador Sérgio Moro (União Brasil). Moro se filiou ao Podemos em novembro de 2021, deixou o partido em abril de 2022 para se filiar ao União Brasil.

Operação Framework Gaeco e Gepatria cumpriram nesta terça-feira, 1º de agosto, 25 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Framework, que apura a prática de crimes contra a administração pública como fraudes a licitações e peculatos, dentre outros delitos. Os mandados foram cumpridos em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Arapongas, Faxinal, Porecatu e Alvorada do Sul.

Abertura de empresas

A região do Norte Pioneiro apresentou saldo positivo de 1.835 novas empresas no primeiro semestre de 2023. Segundo dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), foram 4.511 empreendimentos abertos no período e 2.676 baixas. As três cidades com o maior saldo são Santo Antônio da Platina (170), Siqueira Campos (164) e Cornélio Procópio (161). Os setores que lideraram a abertura de novas empresas são comércio, reparação de veículos e motocicletas, com saldo de 414; construção (192); e indústrias de transformação (158).

Dia da Pessoa com Deficiência

O governador Ratinho Júnior sancionou o projeto de lei, proposto pelo deputado estadual Batatinha (MDB), que institui o Dia da Pessoa com Deficiência no estado. A data escolhida para celebrar essa importante causa é o dia 3 de dezembro. Com a aprovação da lei, o Paraná se compromete a destacar a relevância da inclusão e conscientização sobre a realidade das pessoas com deficiência, reforçando o respeito aos seus direitos e a luta por uma sociedade mais justa e acessível.

Sesc Cascavel

As obras do Sesc Cascavel – Hotel Fazenda seguem em ritmo acelerado, com 68% da construção já executada. Este é o maior empreendimento já construído pelo Sesc PR. A construção terá 16,7 mil m2 de área construída. O hotel contará com parque aquático, complexo esportivo, churrasqueiras, quiosque com lanchonete e academia, café e bar, restaurante, centro de convenções com capacidade para 500 pessoas, business center, brinquedoteca e outros atrativos.

Última vítima

A equipe do Corpo de Bombeiros responsável pela busca da última vítima da explosão na unidade de grãos da cooperativa em Palotina, o corpo de Wicken Celestin, de 55 anos. Nove mortes foram confirmadas após o acidente. Oito eram trabalhadores de origem haitiana e um era brasileiro. O acidente também deixou 11 pessoas feridas, sendo que sete seguem hospitalizadas, em estado grave.

PSS

A Prefeitura de Irati abriu um Processo Seletivo Simplificado (PSS) com 44 vagas voltadas para profissionais de nível médio e superior. As remunerações variam entre R$ 1.800 e R$ 4.200. De acordo com a prefeitura, as inscrições devem ser feitas até dia 25 de agosto, presencialmente, na Casa dos Conselhos Municipais, localizada na Rua Coronel Pires, 826.

El Niño

O mês de agosto começou com uma “cara” típica de El Niño: um maior volume de chuvas no Sul, menos no Norte e um clima mais quente em quase todo o Brasil, principalmente no Centro-Sul. No Paraná, agosto será marcado por volumes de chuva que devem ser mais abaixo da média no noroeste e oeste do Estado. Episódios de frio na virada da quinzena e possivelmente no final do mês vão se concentrar especialmente na região Sul do país.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650

Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação:

e-mail: lustosa18@gmail.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal

Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

2 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO SELETTRA AUTOMACAO E ROBOTICA LTDA, 07.781.920/0002-14 torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação - LI, com validade de 17/05/2025, para Fabricação de máquinas e equipamentos na Avenida Thomaz Carmeliano de Miranda, n°2336, Anexo A.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO SELETTRA AUTOMACAO E ROBOTICA LTDA, 07.781.920/0002-14 torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Operação para Fabricação de máquinas e equipamentos instalada na Avenida Thomaz Carmeliano de Miranda, n°2336, Anexo A.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO TRANSDISSENHA LTDA torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Operação para TRANSPORTE RODOVIARIO DE CARGA, EXCETO PRODUTOS PERIGOSOS E MUDANCAS, MUNICIPAL, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL, TRANSPORTE RODOVIARIO DE PRODUTOS PERIGOSOS. a ser implantada Rua Aristides Franca nr 888 Bairro Cidade Jardim, Sao Jose dos Pinhais/PR, Cep: 83035-170.

3 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Exército se prepara para a Operação Paraná

Entre os dias 12 e 18 de agosto, ocorrerá, nos municípios do oeste paranaense de Medianeira, Missal e Santa Helena, a Operação Paraná III, exercício de ajuda humanitária com a participação de exércitos do continente americano em um contexto simulado de desastres naturais, sendo explorado casos hipotéticos com o emprego de um esforço internacional para proporcionar ajuda e proteção à população figurada.

Esta é uma das atividades previstas pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), organização internacional que possui vinte e três Exércitos Membros, dois Exércitos Observadores, duas Organizações Militares Observadoras e dois Observadores Especiais. A CEA é presidida pelo Exército Brasileiro (biênio 2022-2023) e tem como tema: “A contribuição da Conferência dos Exércitos Americanos no processo de transformação e preparação do Exército do Futuro para a expansão da cooperação e da integração no

enfrentamento dos desafios e das ameaças que podem afetar a segurança e a estabilidade do continente americano”.

No ano passado, a primeira fase da referida operação foi realizada no município paranaense de Cascavel e estiveram presentes, além do Brasil, doze exércitos estrangeiros – Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Coordenam e executam também esta atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec). Estarão presentes também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.

Previsão de países participantes nesta fase: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

4 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
5 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Prefeitura realizam mais de 230 testes de hepatites virais durante mutirão

Na ação, promovida no Parque das Águas no último sábado (29), também foram aplicadas 47 doses de vacinas contra a Hepatite B

B. Também foram aplicadas 47 doses de vacinas contra hepatite B”, explica Dielli Cristine Bondan dos Reis, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica. Em Pinhais, são 13 os casos de hepatite B relativos ao ano passado. Já de hepatite C foram 7 casos no mesmo período. Casos de hepatite A e D não foram detectados. “As ações desenvolvidas nos últimos anos no município produziram grandes resultados frente aos casos de hepatites virais. Sempre desenvolvemos ações que visam a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento das hepatites virais”, comenta.

Importante lembrar que o município disponibiliza o atendimento especializado, a distribuição dos medicamentos e a coleta dos exames de acompanhamento sorológico no Centro de Controle de Agravos (CCA). “Isso facilita a adesão ao tratamento e, em consequência, a estabilização dos casos e redução de complicações”, afirma Dielli.

Serviço

Prefeitura investiu mais de R$ 1,2 milhão em cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Pinhais, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (29) um mutirão de testagem de hepatites virais. Por meio da ação, promovida no Parque das Águas, foram realizados 234 testes para hepatites tipo B e C. “Foram atendidas 117 pessoas, além da testagem para hepatites, com um caso reagente para hepatite

Para testagem, entre em contato com a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima ou com o Centro de Controle de Agravos (CCA) que fica na Rua 15 de Novembro, 92, no Centro de Pinhais. Funcionamento de segunda a sextafeira, das 8h às 16h30.Telefone/WhatsApp: (41) 99219-0966.

Grupo da Escola de Dança de Pinhais faz visita ao Festival de Dança de Joinville

Os 25 alunos da comitiva pinhaense também conheceram a Escola do Teatro Bolshoi

Nesta última semana, uma comitiva com 25 alunos da Escola de Dança de Pinhais vivenciou uma experiência rica e emocionante. Eles fizeram uma visita técnica ao Festival de Dança de Joinville, foram à Feira da Sapatilha comprar artigos de dança, além de visitar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Uma das professoras da Escola de Dança de Pinhais, Bruna Lima ressalta a importância dessa viagem: “Inserir as alunas nesse meio, conhecer o maior festival de dança do mundo, faz com que eles se sintam motivados a continuar, se esforçar e progredir como alunos", declara. Além dela, também acompanharam os alunos as professoras Fabrícia Marques e Luciana Senise.

Samuel Jumonji, que há 3 anos e meio faz balé, comenta como foi a experiência em Santa Catarina: “Foi incrível estar lá, eu comecei tarde no balé, mas peguei grande afeição por essa arte. E estar em Joinville, conhecer o Bolshoi, foi muito surreal! Lá eu tive a oportunidade de conhecer grandes bailarinos, um deles foi o Gabriel Morais, que é minha maior referência no balé e consegui realizar todos esses sonhos através desta viagem.”

“Sou muito grato por essa oportunidade, e embora tenha sido só um dia, foram tantas emoções vividas nessa viagem que, quando eu cheguei em casa, que a ficha caiu, chorei de felicidade por tudo que vivi e sempre guardarei esse dia no coração!”, finaliza um emocionado Samuel, grato pela oportunidade recebida por meio da Escola de Dança de Pinhais, que é mantida pelo Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel).

Números registrados entre 2022 e 2023 também refletem na geração de empregos; Município também investe mais de R$ 250 mil ao ano no Cursinho Pré-vestibular Mais de 1.290 moradores de Pinhais passaram por pelo menos uma das diversas formações profissionais, oferecidas gratuitamente pela prefeitura, em 2022 e 2023. O programa Capacita Pinhais, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já recebeu mais de R$ 1,2 milhão em investimentos no período, possibilitando a abertura de aproximadamente 100 cursos profissionalizantes. Entre eles, confeitaria, instalação de alarmes, operador de empilhadeiras, auxiliar de informática, entre muitos outros realizados em parceria com instituições renomadas de ensino.

O Capacita Pinhais está entre os trabalhos executados pelo Departamento de Geração de Emprego e Renda, responsável também pela Agência do Trabalhador de Pinhais. O equipamento público representa uma importante porta de entrada e recolocação no mercado de trabalho. De 2022 até o momento, foram abertas 5.245 vagas de emprego no município, com mais de 2.400 pessoas contratadas, todas encaminhadas pelo serviço de atendimento oferecido aos munícipes.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que Pinhais foi a terceira cidade da Região Metropolitana de Curitiba que mais gerou empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. Foram 2.504 vagas abertas, atrás apenas de São José dos Pinhais (3.885) e Curitiba (9.767).

Oportunidades para carreira acadêmica

Os investimentos do município ainda se estendem para o Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais, que recebeu mais de R$ 500 mil entre 2022 e 2023. Por meio da parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação, mais de 250 vestibulandos puderam se preparar gratuitamente, com professores qualificados, para ingressar nas melhores universidades públicas do Paraná e do Brasil, em especial a Federal do Paraná (UFPR), com 15 aprovados no último vestibular, e um aprovado no Instituto Federal do Paraná (IFPR), também na última seleção.

6 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Número corresponde a 30,2% do total de escolas públicas no estado, com mais de 282 mil matrículas. Presidente Lula sancionou lei que institui o programa Escola em Tempo Integral e pretende ampliar em 3,2 milhões o número de matrículas em todo o país até 2026

Paraná tem 2,1 mil escolas que ofertam ensino em tempo integral EDUCAÇÃO

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que institui o programa Escola em Tempo Integral (ETI). Em 2023, a ação pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil. A cerimônia de sanção, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, foi realizada na segunda (31/7), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

“É com a universalização do acesso à educação pública — e no aprimoramento da qualidade do ensino — que erguemos as bases de uma sociedade mais consciente, mais justa e menos desigual. E é com a educação em tempo integral que avançamos ainda mais em direção ao país que precisamos reconstruir”, ressaltou o presidente Lula.

No Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2022, 6,9% das escolas públicas possuem entre 20% e 50% dos seus estudantes matriculados em tempo integral. O censo ainda aponta que 50,7% das escolas não possuem nenhum estudante com jornada integral.

O programa visa ampliar o número de matrículas já nos anos de 2023 e 2024. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

PARANÁ

No Paraná, 2.191 instituições ofertam ensino em tempo integral, o que corresponde a 30,2% das escolas públicas do estado. De acordo com a primeira etapa do Censo Escolar 2022, divulgada em fevereiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram realizadas mais de 282 mil matrículas nessa modalidade, ou 15,1% do total.

Em 2022, o Paraná registrou crescimento nos percentuais de alunos em tempo integral no ensino médio (4,4%) e no ensino fundamental (9,7%). No Censo 2021, esses índices eram 3,6% e 7,6%, respectivamente.

META DO PNE

A meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece o objetivo de ofertar a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de modo que atenda a, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Para tanto, os estudantes devem ter, pelo menos, sete horas de atividades escolares.

Até 2024, quando o PNE completa o ciclo de 10 anos de vigên-

cia, será necessário um crescimento de 27,6% para que a meta seja atingida. Nos últimos anos, na direção oposta, o Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas PNE 2022 mostrou que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6% (em 2014) para 15,1% (em 2021). Ainda segundo o relatório, o indicador referente ao percentual de escolas de tempo integral no Brasil era de 22,4% (2021).

Todas as etapas da educação básica — creche e pré-escola, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio — podem ser contempladas com o Escola em

Tempo Integral. A ação é destinada a todos os entes federados, que poderão aderir voluntariamente ao programa e pactuar metas junto ao MEC, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).

RECURSOS

PARA PREPARAÇÃO

O investimento do Governo Federal vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal, em uma primeira etapa, pactuem com o MEC novas metas de matrículas em tempo integral (jornada escolar igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais). “Cada estado e município vai fazer o seu planejamento e vamos disponibilizar 50% dos recursos nesse primeiro momento”, disse o ministro Camilo Santana. “E o restante (50%) após a implantação das novas matrículas”, completou. As parcelas serão transferidas levando em conta as matrículas pactuadas, o valor do fomento e os critérios de equidade. O valor que cada Secretaria de Educação receberá ao repactuar as metas é variável, de acordo com a capacidade de finan-

ciamento do ente federado (valor mínimo, valor máximo, valores intermediários, considerando o VAAT).

Nas etapas seguintes, o programa implementará estratégias de assistência técnica junto às redes de ensino. Estão previstas ações para formação de educadores, orientações curriculares, fomento a projetos inovadores, estímulo a arranjos intersetoriais, melhoria de infraestrutura, além da criação de indicadores de avaliação.

SEMINÁRIOS REGIONAIS

Nesta terça-feira, 1º/8, às 19h, o MEC inicia o ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”. A abertura vai reunir especialistas em um debate com transmissão ao vivo no canal do MEC no YouTube.

Após a conferência de abertura, serão realizados seminários presenciais nas cinco regiões do país, de agosto a outubro. O primeiro, no Centro-Oeste, será em Cuiabá (MT), nos dias 3 e 4 de agosto. Em seguida, estão previstos encontros em Belém (PA), dias 23 e 24 de agosto; Recife (PE), dias 13 e 14 de setembro; Porto Alegre (RS), dias 27 e 28 de setembro; e Diadema (SP), nos dias 4 e 5 de outubro, fechando o primeiro ciclo.

Confira a programação do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral. Inscrições para os Seminários Presenciais

HISTÓRICO

O Escola em Tempo Integral foi anunciado pelo Governo Federal em maio, durante solenidade com o presidente Lula, o ministro Camilo e governadores em Fortaleza (CE). Em seguida, o Executivo apresentou ao Congresso o Projeto de Lei (PL) nº 2617/23, com o intuito de instituir o programa. O PL foi aprovado na Câmara e no Senado Federal no início de julho. O texto aprovado no Senado permitiu, ainda, a repactuação dos recursos da Lei nº 14.172/2021 para fomentar a conectividade nas escolas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

7 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Paraná amplia Projeto Sasakawa, referência mundial no combate à hanseníase

O projeto nipônico é uma parceria entre o governo federal, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Sasakawa/Nippon Foundation, com a participação dos estados. Agora foi a vez do município de Pontal do Paraná (Litoral), de abrangência da 1ª Regional de Paranaguá, aderir ao programa.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliou o Projeto Sasakawa, conhecido internacionalmente por atuar em diversas frentes relativas aos casos da hanseníase. Agora foi a vez do município de Pontal do Paraná (Litoral), de abrangência da 1ª Regional de Paranaguá, aderir ao programa. Além dele, o município de Reserva, de abrangência da 21ª Regional de Telêmaco Borba (Campos Gerais), também implementou a iniciativa neste ano. Em 2022, Doutor Ulysses (2ª RS), na Região Metropolitana de Curitiba, e Piraí do Sul (3ª RS), nos Campos Gerais, já haviam aderido.

Os quatro locais escolhidos apresentam média e baixa carga da doença, mas ainda há algum tipo de fragilidade na detecção precoce de casos.

O objetivo desta ampliação é fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), com o desenvolvimento de ações voltadas para o diagnóstico precoce, tratamento oportuno, vigilância de contatos e prevenção, especialmente em menores de 15 anos, além do enfrentamento do estigma e discriminação, através de capacitações em serviço.

O projeto nipônico é uma parceria entre o governo federal, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Sasakawa/Nippon Foundation, com a participação dos estados. A instituição é representativa na área e seu fundador, que leva o nome do projeto, foi nomeado como Embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a eliminação

da doença. O projeto iniciou de forma remota em 2021 e segue até ao final do ano.

“O Brasil está em primeiro lugar no mundo em incidência de hanseníase e em segundo lugar em número absoluto de casos, atrás apenas da Índia. A doença é milenar, mas tem tratamento e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a todos os paranaenses”, alertou a chefe da Divisão de Saúde da Família da Sesa, Rosiane Aparecida da Silva.

Ainda de acordo com ela, a capacitação dos profissionais dessas

novas áreas é a principal ação de interrupção. “Queremos interromper a cadeia de transmissão, através do diagnóstico precoce e tratamento oportuno, capacitando os profissionais na Atenção Primária para que estejam aptos a reconhecer os primeiros sinais e sintomas da doença”, acrescentou.

NÚMEROS

Apesar da diminuição do número de casos nos últimos anos no Estado, somente em 2021 foram 410 novos diagnósticos; em 2022, 374; e, desde o início deste ano, 210 pessoas foram detectadas com a doença.

AÇÕES

A Sesa tem o Plano Estratégico de Controle da Hanseníase no Paraná, o qual prevê ações integradas entre Vigilância e Atenção à Saúde que, apoiadas pela assistência farmacêutica e laboratorial e promoção da saúde, coordenam as estratégias para o controle da hanseníase no Paraná

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença causada por uma bactéria, o bacilo de Hansen, que acomete os nervos e a pele. Sem tratamento, a condição

pode evoluir para deformidades e graves sequelas.

A transmissão ocorre pela via aérea, por gotículas, e requer um contato frequente e prolongado com a pessoa infectada. Como os sintomas demoram para aparecer, a pessoa pode passar anos sem perceber que está doente.

O preconceito e o estigma que cercam a doença também são pontos importantes, motivos pelos quais alguns pacientes escondem sua condição e até não a informam aos contatos, o que dificulta ainda mais a quebra da cadeia de transmissão.

A doença tem cura e cessa a transmissão assim que iniciado o tratamento, que é oferecido gratuitamente nas unidades de saúde do SUS.

Veja os sintomas mais comuns:

- Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;

- Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;

- Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;

- Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;

- Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;

- Coceira ou irritação nos olhos;

- Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

8 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Linha Turismo de Curitiba tem tarifa mais barata e passa a funcionar todos os dias

Família Folhas ensina sustentabilidade a milhares de crianças pelo YouTube

Em comemoração aos 60 anos da Urbanização de Curitiba (Urbs), a Linha Turismo, que percorre as principais atrações turísticas da capital, terá o preço reduzido de R$ 50 para R$ 30 a partir desta terça-feira (1/8) até 31 de agosto.

A redução do valor do bilhete em 40% é uma das várias ações para celebrar o aniversário da Urbs, comemorado no próximo dia 21. Durante todo mês de agosto, empresa preparou atrações musicais, festival gastronômico, descontos e promoções na Rua 24 horas e nas lojas #CuritibaSuaLinda e muita diversão para a criançada.

A Urbs vai reforçar a frota da Linha Turismo com mais dois ônibus, para atender o aumento da demanda.

TODOS OS DIAS

Outra novidade é que a Linha Turismo, a partir de agosto, passa a funcionar todos os dias da semana todos os meses do ano. Até agora, ela não operava às segundasfeiras, com exceção do período de férias escolares. "Com essa ampliação, damos mais tempo para o turista ou o morador conhecerem os pontos turísticos da nossa cidade”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

“O usuário da Linha Turismo só precisará ficar atento, porque algumas atrações turísticas não abrem às segundas-feiras, então é preciso se programar”, explica Sergio Oliveira, gestor da área de operação de transporte coletivo da Urbs.

A Linha Turismo passa por 26 pontos turísticos, como

Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame, Parque Barigui, Passeio Público e Parque Tanguá. São 48 quilômetros percorridos em ônibus de dois andares em três horas de viagem O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Também é possível descer nos pontos que desejar, conhecer os atrativos de perto e depois voltar ao ônibus: o bilhete dá direito a reembarques ilimitados em um período de 24 horas após o primeiro embarque.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, débito ou em dinheiro. São aceitas as bandeiras Visa, Mastercard e Elo.

HISTÓRIA DA URBS

Fundada em 1963, a Urbs gerencia uma grande diversi-

dade de serviços ligados diretamente à população curitibana. Estão sob sua responsabilidade o transporte coletivo (incluindo a Linha Turismo), os serviço de táxi, a Rodoviária, o estacionamento regulamentado, e equipamentos urbanos, como o Mercado Municipal Capão Raso, Mercado Central da Rua da Cidadania da Matriz, Centro Comercial Rui Barbosa, Arcadas do São Francisco, Rua 24 horas, e lojas #CuritibaSuaLinda.

Criada como Companhia de Urbanização e Saneamento, a empresa atuou, durante quase duas décadas na área de infraestrutura urbana, obras, paisagismo, iluminação e habitação, respondendo, em boa parte pela implantação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Em 1980 foi transforma-

da em Sociedade Anônima com 99,99% do capital pertencente ao município e a partir de 1986 passou a responder pelo planejamento, operação e fiscalização do transporte coletivo tornandose em referência de qualidade técnica no setor. Com 1.080 funcionários, atualmente a Urbs desenvolve soluções de mobilidade para a cidade, com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade.

SERVIÇO: LINHA

TURISMO MAIS BARATA

Funcionamento: todos os dias

Horário: das 8h30 às 17h 30

Ponto inicial: Rua 24 horas

Tarifa: R$ 30 (promocional de 1/8 a 31/8)

Crianças menores de seis anos não pagam tarifa

As lições de sustentabilidade ambiental da Família Folhas ultrapassaram as fronteiras de Curitiba e agora podem ser vistas em qualquer lugar do mundo pela internet. Os sete integrantes da campanha de educação ambiental da Prefeitura de Curitiba chegaram ao YouTube. A Secretaria Municipal da Comunicação Social produziu e lançou a Família Folhas - A Série na rede social.

Todos os textos e conteúdos foram feitos em parceria com o departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os simpáticos personagens verdes Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fifo, Flora, Fefo e o pet Folheco já tiveram mais de 4,2 milhões de visualizações no YouTube.

Segundo a diretora de Marketing e Propaganda da Secretaria Municipal da Comunicação Social de Curitiba, Fabíola Maziero Pinheiro Sant'anna, a equipe já está pensando na segunda temporada da Família Folhas - A Série utilizando alguns espaços da cidade como cenário.

“Um dos motivos do sucesso é que a série da Família Folhas no YouTube propicia o ensinamento para as crianças de forma lúdica e divertida por meio de desenhos”, explicou Fabíola. Outro ponto é que os pais das crianças também revisitam o passado e lembram das primeiras propagandas da Família Folhas da década de 1990.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

A diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, explicou que desde o início do projeto o objetivo principal era passar a série da Família Folhas nas escolas municipais de Curitiba.

“Assim conseguimos atingir mais crianças do que com o teatro da Família Folhas. Essa é a vantagem da série do YouTube, agora conseguimos atingir milhões de crianças, compartilhar essas informações de forma mais rápida”, disse Leila.

A Família Folhas - A Série conta com oito episódios no YouTube, com vídeos curtos e dinâmicos de cerca de 1 minuto e 40 segundos. Os episódios explicam como separar o lixo corretamente, o caminho que o lixo faz desde a casa da pessoa até chegar ao aterro sanitário, como fazer economia de água, inclusão e acessibilidade. Todos os vídeos são acessíveis com intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais). As músicas e as cores também chamam a atenção das crianças.

VÍDEOS

Episódio 1: SE - PA - RE! - explica para as crianças e adultos as cores corretas das lixeiras e onde descartar corretamente o lixo. Na lixeira azul vai o papel, na vermelha vai plástico, verde é o vidro, amarelo é o metal, na marrom o orgânico, e no preto resíduos não recicláveis.

Episódio 2: Separar é divertido - ensina como usar a imaginação e se divertir na hora de separar o lixo e de como a reciclagem ajuda a deixar o planeta mais sustentável e limpo. Também fala da importância do programa Ecocidadão da Prefeitura de Curitiba e os cuidados com o material reciclado.

Episódio 3: O caminho do lixo - também mostra como funciona o programa Ecocidadão e que o caminhão do lixo reciclado vai até uma das 40 associações ou cooperativas do programa onde é feita a triagem do material.

Episódio 4: Economia de água - explica a importância da água para o planeta e que é preciso fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça. O vídeo também traz dicas para reutilizar água do chuveiro e que água da máquina de lavar roupas pode ser reutilizada para lavar calçadas.

Episódio 5: Brinquedo de lixo que não é lixo - mostra como garrafas pet podem virar um avião, duas latas e um cordão serem transformadas em um telefone sem fio e potes de sorvete em um trem.

Episódio 6: Inclusão e acessibilidade todo dia - tem a Flora como protagonista, ela não tem uma perna e usa prótese. O episódio mostra uma praça com brinquedos inclusivos, assim como os que têm em Curitiba, para que todas as crianças possam se divertir juntas. Também explica a importância dos cães-guia para as pessoas cegas.

Episódio 7: Reaproveitar é sustentável - fala sobre hortas e como fazer o reaproveitamento dos alimentos, como cascas de batata, de cenouras, sem desperdício.

Episódio 8: Sustentabilidade todo dia - mostra uso de sacolas reutilizáveis em supermercados ao invés de sacolas descartáveis que poluem o meio ambiente, mostra os ônibus elétricos da Prefeitura e como utilizar a bike nos deslocamentos mais curtos, comprar frutas e verduras em feiras e nos Sacolões da Família da Prefeitura também são dicas de ser mais sustentável.

9 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição: 5762 |

Ministério da Cultura e CMP Produções Culturais apresentam Projeto Inspirar

O CMP é uma entidade que promove arte e cultura, possibilitando aos adolescentes carentes o acesso e o desenvolvimento de suas habilidades, dando a eles uma oportunidade de futuro. Fundada pela Claudete Morim, com mais de 10 anos de experiência na área. Desde o início conta com a parceria de escolas públicas e organizações privadas da região do estado do Rio Grande do Sul.

Para 2023, o CMP está lançando um

novo projeto cultural, o Inspirar, pleiteado por meio de incentivo fiscal junto ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), que será desenvolvido através de uma série de espetáculos que mostra através de coreografias de dança, a capacidade de degradação da natureza que o ser humano vem provocando, a medida em que ela passa por ciclos de renovação e resistência. Estes espetáculos acontecerão durante o segundo semestre, contando

com a participação da professora Greyce Gross, que estará coordenando os ensaios e o grupo de apresentação. O espetáculo Inspiração será realizado em 6 cidades gaúchas, contando com a colaboração de patrocínios através de organizações, como InBeta e Becker Metalúrgica Industrial, visto que todos os espetáculos terão entrada gratuita, levando a arte muito além dos adolescentes, mas para as comunidades. O primeiro espetáculo

vai acontecer no dia 20 de agosto, em Novo Hamburgo. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações, @projetoinspiraroficial.

O objetivo deste projeto também visa realizar workshops sobre dança, expressão corporal, em quatro escolas públicas de Sapucaia do Sul, promovendo assim o acesso aos adolescentes neste universo, atingindo o total de 200 alunos e professores. E também oferecer oportunidades de

trabalho através do projeto, contribuindo para o fortalecimento da economia local e regional! Mais informações podem ser obtidas com Claudete Morim, pelo contato (55) 99614-5186. Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: InBeta e Becker Metalúrgica Industrial

Produção: CMP Produções Culturais

Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil,União e Reconstrução

Marcelo Falcão anuncia show no Teatro Positivo, em Curitiba

Para celebrar esse momento especial da sua carreira, o artista irá presentear os fãs da capital paranaense, com as novas canções e os grandes hits das mais de três décadas dedicadas à música

Com a agenda de shows movimentada, lançamento de novas músicas e arrastando multidões de fãs em suas apresentações, Marcelo Falcão, um dos maiores nomes da música brasileira confirma show em Curitiba para o dia 22 de outubro, domingo, às 20 horas, no Teatro Positivo. Para o reencontro com fãs, Falcão traz grandes sucessos dos seus 33 anos de carreira, fazendo um passeio por canções do álbum solo “Viver”, os grandes hits da trajetória de 25 anos em que liderou “O Rappa” e presenteia o público com os novos lançamentos. Os ingressos para o show de Curitiba já estão à venda pelo Disk Ingressos. Com sua voz marcante, estilo musical autêntico e letras que expressam críticas sociais e trazem reflexões sobre a realidade brasileira e da vida, Marcelo Falcão conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória, sendo reconhecido por seu estilo musical envolvente, que mescla o melhor do rock, reggae, soul e pop.

Para os fãs da capital paranaense, o reencontro promete ser de muita emoção e de celebrar esse momento especial na vida do artista, curtindo as músicas do novo trabalho “Voar, flutuar”, “Hoje eu decidi” e “Mais leve que o ar”, além dos sucessos mais marcantes de sua trajetória com “O Rappa”, como “Minha alma”, “Pescador de ilusões”, “Anjos” e “Hey Joe”.

Falcão vivencia um ano de muitas novidades, trabalhando na produção do segundo álbum solo, com algumas faixas já anunciadas, como recém-gravada em parceria com Toni Garrido, “Refletir”, composta por ele e seu pai, Ademir Custódio, que instiga as pessoas a refletirem sobre a vida e a se colocarem no lugar dos outros, sem julgar. Sem data definida para lançamento, o novo trabalho contará ainda com participações de Orochi,

L7nnon e Cynthia Luz. E, para o show de Curitiba, a expectativa é ter uma prévia dessas novidades.

O artista está ansioso para o encontro com os fãs, neste show que promete ser um dos destaques do calendário cultural de Curitiba neste ano! Para os fãs, será uma oportunidade única de ver o artista ao vivo e celebrar os memoráveis sucessos e os novos hits de Marcelo Falcão!

Serviço: Marcelo Falcão em Curitiba

Data: 22 outubro de 2023 (domingo)

Local: Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300Campo Comprido, Curitiba.

Horário: Abertura do teatro: 19h / Início: 20h

Classificação etária: 18 anos

Realização: Dumas Produções

Ingressos: a partir de R$ 120,00 a meia-entrada do Lote 1 do Setor Superior Direito e Esquerdo + taxa administrativa.

Venda: https:/ www.diskingressos.com.br/evento/5189/22-10-2023/pr/curitiba/ marcelo-falcao

Ponto de venda: Disk Ingressos

Ingressos: www.diskingressos.com.br

Informações: @evidenciacomunicacao

10 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 |
Fotos do Espetáculo do Grupo GROSS

Jazz na Ilha: Circuito Jazz a Gosto leva muita música à Ilha do Mel

Programação conta com cerca de 50 atrações ao longo do mês de agosto e maioria dos shows são gratuitos

Que tal aproveitar as belezas naturais da Ilha do Mel e ainda curtir muita música boa com apresentações de artistas renomados do Brasil e do exterior? Esta é a proposta do Circuito Jazz a Gosto, que ocorre durante todo o mês de agosto dentro do movimento que há dez anos promove circuitos de jazz na Ilha do Mel. O evento é fruto da união dos empresários de Nova Brasília e tem curadoria do músico e compositor Glauco Solter, com programação sempre aos finais de semana, entre sexta-feira e domingo.

Além do Circuito Jazz a Gosto, com atrações concentradas na comunidade de Nova Brasília, o evento também é formado pelo Circuito Encantadas Jazz, com apresentações na outra comunidade da Ilha. “Tradicionalmente agosto é marcado como o mês do jazz na Ilha do Mel e já temos um público cativo, que sempre prestigia o nosso evento. Neste ano, mais uma vez, estamos inovando com o Circuito Jazz a Gosto, trazendo muita música de qualidade para quem estiver por aqui neste período”, destaca Suzi Albino, empreendedora na Ilha do Mel e uma das organizadoras do evento. “A cada ano estamos crescendo e envolvendo mais comerciantes na organização, se não fosse a união de todos o circuito certamente não seria possível”, explica ela.

Um dos novos empreendedores que participa pela primeira vez do evento é Tairone Passos, que já está com seu espaço de hospedagem 70% ocupado em agosto. "Sempre participamos como público dos eventos na Ilha do Mel, e agora, como empresário posso dizer que é uma satisfação contribuir com a cultura para o público que procura a Ilha do Mel. Será um evento inesquecível mais uma vez”, afirma Passos.

A expectativa dos organizadores é atrair em média 5 mil pessoas à Ilha do Mel em cada final de semana de agosto. No ano passado, segundo informações da Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline), ao longo de todo o mês foram cerca de 20 mil visitantes.

Valorização de artistas locais

Com curadoria do músico e compositor Glauco Solter, o Circuito Jazz a Gosto conta com aproximadamente 50 atrações musicais e uma programação variada, com apresentações tanto em estabelecimentos comerciais quanto em locais de grande circulação de pessoas, como a Praça Felipe Valentim, que fica na trilha principal de Nova Brasília, na conexão entre a Praia Grande, a Praia de Fora e o Terminal de Embarque. No local, por exemplo, os shows ao ar livre serão todos os sábados entre 11horas e 18horas e aos domingos às 13h30min.

“A gente se preocupou em manter o estilo jazz presente em toda a programação, abrangendo todas as vertentes do jazz como o blues, o soul, o jazz Brasil e teremos até uma noite de forró jazz. É um festival muito aberto e o jazz nos dá essa liberdade imensa de sons e variações”, afirma Glauco Solter.

Entre os convidados estão grandes nomes do jazz nacional, como por exemplo, o pianista Ricardo Verocai, que se apresenta em 04 e 05 de agosto, e Sergio Albach, com apresentações em 18 e 19 de agosto, e também muitos artistas locais. Um dos destaques é o músico Nego Blues, da Ilha do Mel, que se apresenta no dia 12 às 14h no Palco da Praça.

Já em relação às atrações internacionais, destaque para a orquestra italiana Il Viaggiatori Armonicci, que se apresenta em 19 de agosto, e para a trompetista argentina Kinki Orlandini, com shows no último sábado do mês (26). Outro destaque desta edição é a forte presença feminina, com participação de cantoras de projeção nacional como Rogéria Holtz, Katia Drummond, Michele Mabelle, Thaís Calderon e Ana Decker. Confira aqui a programação completa. Como chegar e o que fazer?

O acesso à Ilha do Mel, no litoral norte do Paraná, é feito apenas por barcos, que saem de Pontal do Sul (em Pontal do Paraná) ou de Paranaguá, com destino às comunidades Nova Brasília e de Encantadas. Em ambos os povoados o deslocamento é feito apenas por trilhas e o visitante encontra uma ótima infraestrutura de turismo, com pousadas, campings, bares e restaurantes dos mais variados estilos.

Além das belíssimas praias, em Nova Brasília o visitante pode conhecer o Farol das Conchas, que fica no Morro das Conchas, cujo acesso se dá por uma escadaria com 150 degraus e que proporciona uma vista panorâmica da Ilha. Outra atração é a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1770, no pé do Morro da Baleia, de onde é possível ter uma ótima vista da região. Já em Encantadas, um dos lugares mais especiais é a Gruta de Encantadas, localizada no lado sul da Ilha à beira-mar.

Por ser uma área de preservação ambiental, há limite diário de pessoas para entrar na Ilha do Mel e, por isso, é importante fazer a reserva nas pousadas com antecedência. Entre as opções de hospedagem em Nova Brasília estão a Pousada e Café das Meninas, Ilha do Mel Lodges, Pousada Astral da Ilha, Pousada Treze Luas, Pousada Village Mel, Pousada Bee House, Pousada e Chalé Lote 22 e Ilha do Mel Café, entre outras.

Serviço: Circuito Jazz a Gosto na 10ª edição do Festival de Jazz na Ilha do Mel

Local: Nova Brasília (Ilha do Mel)

Data: 04, 05, 06, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de agosto

Informações: Link

Realização: Idealizadores Circuito Jazz a Gosto na Ilha do Mel: Fernando Ricardo (Fefeu), Shila Valentim, Luiz Guilherme Tizzot e Suzi Albino. / Organizadores: Shila Valentim e Suzi Albino (Produção), Carol Valentim (Produção cultural), Douglas Fernandes (Marketing), Renata Zunino (Produção operacional), Glauco Solter (Curadoria musical). / Patrocínio: Corona Brasil, Ambev e APAIXONADOS pela Ilha.

11 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição 5762 |

Prefeitura de São José realiza Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Reforço na equipe odontológica amplia atendimento em saúde bucal em SJP

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou no mês de julho a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento tem como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos que garantam uma alimentação adequada e saudável a todos.

Promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) – criado para assegurar uma alimentação segura e nutritiva aos cidadãos – a conferência teve três eixos temáticos:

Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar nutricional;

Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada;

Democracia e participação social.

Na ocasião, aconteceu a votação para escolha dos membros que irão ocupar as cadeiras do COMSEA, composto em sua maioria por sociedade civil, num total de 24 conselheiros. Uma palestra com a nu-

tricionista e especialista em saúde pública, Silvia do Amaral Rigon, também foi realizada.

A prefeita Nina Singer, o vice-prefeito Professor Assis, a secretária de Assistência Social, Juliana Saraiva, a secretária de Saúde, Débora Chemin, a secretária

Com grande alegria e entusiasmo, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), comemora mais uma conquista em favor da saúde pública na cidade. Com a contratação de 13 (treze) novos profissionais de odontologia, fortalece-se o compromisso em oferecer cuidados efetivos, tratamentos adequados e investir na prevenção em benefício dos munícipes.

A chegada desses novos integrantes à equipe odontológica representa um marco significativo para a cidade, pois amplia a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços oferecidos à população. O investimento na área odontológica é de extrema importância, pois é um fator fundamental para a saúde geral de cada indivíduo.

A Secretaria de Saúde ressalta que a contratação dos novos profissionais é resultado de um planejamento cuidadoso, que visa suprir a demanda crescente por serviços odontológicos na região. A administração municipal acredita que investir na área de saúde é essencial para promover o bem-estar da população e a prevenção de doenças. Com um time mais completo e qualificado, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar um serviço de excelência aos cidadãos de São José dos Pinhais. A expectativa é de que, com o trabalho conjunto e a dedicação de todos, os resultados em termos de saúde bucal da população sejam cada vez mais satisfatórios.

executiva da CORESAN Curitiba e Região Metropolitana, Anatolli Brusamolim, e o Conselheiro do CONSEA/PR e Coordenador da CORESAN Curitiba e Região Metropolitana, Maurício Barcellos Degelmann, participaram da Conferência.

Programa Samuzinho atendeu mais de

mil alunos no 1º semestre

O Programa Samuzinho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São José dos Pinhais atendeu 1.053 crianças da rede municipal de ensino, no 1º semestre de 2023.

A equipe do SAMU efetua o serviço, abordando temas de Primeiros Socorros, realizando também orientações sobre trotes, com os alunos do 4°ano do Ensino Fundamental, com o apoio do Núcleo de Educação da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). SERVIÇO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende pelo número 192 (gratuito), e pode ser acionado nos seguintes casos:

Dores no peito que surgem repentinamente e que podem ser sintomas de problemas no coração.

Intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento.

Perda de consciência / desmaio. Hemorragia. Crises de convulsão.

12 | Quarta-feira, 2 de Agosto de 2023 | Edição: 5762 |

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
02/08/2023 by Jornal Metropole - Issuu