Mês de março terá mutirões de emprego para mulheres em toda a Rede Sine estadual
A Rede Sine estadual vai promover no dia 8 de março ações simultâneas de empregabilidade para mulheres em todas as regionais da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. Durante o mês também acontecerão atividades em diversas Agências do Trabalhador e postos de atendimento, como parte da programação do Governo do Estado dedicada ao Dia Internacional das Mulheres.
Mutirões de empregos irão oferecer vagas para trabalhadoras em todas as faixas etárias e em diversos segmentos da economia. Além da ação simultânea no dia 8, as regionais também contam com calendários de atividades locais, que vão desde palestras sobre empreendedorismo feminino até o cadastramento de candidatas a vagas de emprego no banco de dados da Rede Sine estadual.
Março é o mês de celebração dos 333 anos de São José dos Pinhais
No dia 19 de março o município de São José dos Pinhais completa 333 anos, sendo mais velha que a capital paranaense – Curitiba.
Desta maneira, a administração pública tem uma intensa programação de ações e serviços junto à população, alusivos a celebração do aniversário da cidade, bem como as ações continuadas das secretarias municipais. Neste mês serão realizadas novas consultas públicas para a elaboração do orçamento de São José dos Pinhais.
Confira a programação completa e atualizações nas redes sociais da Prefeitura e no Portal (www.sjp.pr.gov.br).
Curitiba celebra 330 anos com extensa programação. Programe-se e festeje!
A comemoração dos 330 anos de Curitiba será marcada pelo resgate histórico da cidade e também por eventos, inaugurações e início de obras que mostram o olhar da capital para o cuidado com as pessoas, a sustentabilidade e a inovação. O aniversário é só no dia 29 de março, mas uma extensa programação - que começou em janeiro e fevereiro com a volta dos carrosséis e da roda-gigante do Natal - continua em março e entra em abril, por conta da grande quantidade de entregas e eventos especiais. Durante todo o mês estão previstas muitas outras atividades culturais como exposições, concertos e outras atrações.
"Muitas ações voltadas para a empregabilidade de mulheres serão feitas de maneira simultânea em todo o Paraná, além da grande força-tarefa no dia 8. Por isso, é importante que as trabalhadoras acompanhem a programação da Agência do Trabalhador ou posto de atendimento do seu município para aproveitar todas as oportunidades de vagas e também de capacitação profissional", afirma o secretário Mauro Moraes. O Paraná foi o estado que mais empregou mulheres em 2022 no Sul do País, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ao longo do ano passado, foram criados 67.185 postos de trabalho formais para elas, o que representou 56,86% de todas as 118.149 colocações com carteira assinada registradas no Estado durante o mesmo período. A quantidade de mulheres encaixadas em vagas no Paraná foi 31,1% superior ao número do Rio Grande do Sul (51.248) e 50,8% maior que Santa Catarina (44.534). Em termos absolutos, o Estado gerou 17% mais vagas que o Rio Grande do Sul (100.773) e 30% a mais que Santa Catarina (90.355).
Pinhais: Caminhada em homenagem ao Dia das Mulheres será neste domingo
O mês de março é marcado por uma diversificada programação de atividades para celebrar os 31 anos de Pinhais. E neste domingo (5) a comemoração vai ser dupla, também em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com uma Caminhada Ecológica que sairá do Parque das Águas, a partir das 9h. O evento terá ainda aulão de ginástica, além de um presente especial, com sessões de Quick Massage (massagem rápida) e sorteio de brindes. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Página 4
Orla de Matinhos
O Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos está 70% concluído. De acordo com o relatório, três estruturas devem ser finalizadas nos próximos dias. O Espigão da Praia Brava atingiu 90%; e os Headlands do Balneário Flórida
86% e Balneário Riviera
81%. A obra de revitalização está dividida em duas etapas, num valor total de R$ 500 milhões. A fase inicial abrange serviços de engorda da faixa de areia e
a segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho entre os balneários Flórida e Saint Etienne, e a instalação de novos equipamentos urbanos.
Página 2
Ano 24 | Nº 5658 | 2 de Março de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
Mutirões de empregos irão oferecer vagas para trabalhadoras em todas as faixas etárias e em diversos segmentos da economia. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Editais página 4
Quinta-feira
Vereadores e secretário debateram arrecadação e
despesas
A Câmara de Curitiba recebeu a prestação de contas da Secretaria de Finanças
Em audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), durante a sessão plenária da terça-feira (28/02), a arrecadação e os investimentos da capital paranaense foram tema da maior parte dos questionamentos dos vereadores ao secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz. O debate foi realizado após a apresentação do relatório quadrimestral do Executivo.
O presidente Marcelo Fachinello (PSC) pontuou que a reforma tributária, com a mudança na repartição do ISS, principal tributo arrecadado pelo Município, “precisa ser discutida”. No entanto, ponderou que já existem problemas com “o Fundo de Participação dos Municípios, que é totalmente injusto com as cidades”. “Como é que os Legislativos podem participar desse processo?”, perguntou. “Isso é bastante importante. Os municípios não podem perder o gerenciamento do ISS, coisa que as reformas tributárias que se despontam como as preferidas no âmbito federal viriam a trazer para os municípios”, reforçou Cristiano Hotz. “Nós precisamos que tenha um envolvimento de todas as Casas Legislativas nesse sentido para que a reforma tributária municipalista tenha força e corpo no Congresso Nacional, porque não basta que os Municípios apontem; é importante que os Legislativos demonstrem aos deputados federais, demonstrem aos legisladores, [...] relembrem aos deputados e aos senadores que é no município onde as pessoas vivem, é no município onde as coisas acontecem, é no município onde o cidadão procura a unidade de saúde, é no município onde se dá a educação básica infantil”, sugeriu. Já a vereadora Professora Josete (PT) quis saber o motivo que levou à queda da arrecadação do ITBI, evidenciada durante a apresentação. “O ITBI, como era previsto, sofreu uma queda, mas, no comparativo com os anos anteriores, principalmente no período de pandemia. No período de pandemia, nós tivemos um aumento exponencial de negociação de imóveis, não só no Município de Curitiba, mas também no Brasil”, indicou o secretário. “Naquele período, foi uma forma de garantir o dinheiro, de garantir o que tinha, foi a compra e a movimentação dos imóveis. Ainda que a gente tenha caído, nós voltamos ao patamar pré-pandêmico.”
Marcos Vieira (PDT) também quis saber mais sobre a arrecadação do ITBI, enquanto Professor Euler (MDB) sugeriu que, diante da “boa situação financeira” das contas públicas, fosse retomado o parcelamento de tal imposto. Ao vereador, Hotz afirmou que o parcelamento pode ser feito, mas no cartão de crédito. “Só pode fazer o registro, pelas regras do cartório, com a quitação do ITBI [realizado, no caso do cartão de crédito, pela operadora]”, justificou.
O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, colegiado responsável pela condução da audiência pública, Serginho do Posto (União), sugeriu, novamente, a aplicação da taxa de contribuição de melhoria (TCM), em que o cidadão poderia ajudar a pagar obras em sua região. Já Hotz disse que o Município não pensa em aplicar a ferramenta. Em resposta a outra pergunta do vereador, sobre a queda das receitas de transferências, o secretário indicou, mais uma vez, que o motivo foi a pandemia,
já que em 2020 e 2021 foram realizados “grandes aportes’ pelo governo federal.
Também em resposta à vereadora Professora Josete, que indagou sobre o reflexo da isenção do ICMS sobre os combustíveis para a arrecadação dos cofres municipais, o titular da pasta de Finanças afirmou que a queda prevista é de 49%, mas a partir de 2023. “O ICMS tende a cair este ano e para os anos seguintes por conta desta diminuição imposta pelo STF dessas alíquotas”, declarou.
Plano de Recuperação
Vice-presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Rodrigo Marcial (Novo) foi o primeiro a citar a aprovação dos projetos de ajuste fiscal, em 2017, dentro do chamado Plano de Recuperação de Curitiba. Nesse sentido, o vereador questionou as medidas adotadas “para que não voltemos a patamares preocupantes como aquele de 2017 e para que a despesa com pessoal não se torne uma bomba relógio para futuras gestões”.
“É uma preocupação do Município de Curitiba. O Município de Curitiba não pensa só o ano, ou o ano seguinte, ele pensa [no] futuro. Em momento algum o Município de Curitiba se desprendeu daquele exercício hercúleo que foi executado pela Câmara de Curitiba”, respondeu Hotz. As despesas, defendeu, “aumentam de forma regulada”. “Nós pensamos o Município 30, 40 anos para a frente”, completou.
Um dos motivos citados pelo secretário para o aumento da despesa com pessoal foi a indenização, para servidores da ativa, de licenças-prêmios não fruídas, medida avaliada pelos vereadores na lei municipal 15.982/2022. O pagamento foi adiantado, segundo Hotz, “pensando no futuro do Município”, já que o valor seria maior se levado para a aposentadoria do funcionário público.
“Nós estivemos aqui lutando pelas contas públicas em 2017. Sofremos [para votar o Plano de Recuperação], mas o resultado está aqui. A cidade de Curitiba é uma cidade sustentável do ponto de vista financeiro”, complementou Bruno Pessuti (Pode). Para ele, o Município “consegue fazer investimentos, atendimento à população de qualidade e ainda tem dinheiro em caixa para os riscos eventuais que possam acontecer”.
Rodrigo Reis (União), na mesma linha, elogiou a Hotz e avaliou que “hoje estamos colhendo os frutos do que foi feito lá trás”. Ele ainda se disse “extremamente envergonhado” pelo plenário esvaziado. “Esta audiência pública é uma das audiências públicas mais importantes para nós que somos políticos e defendemos a saúde, a educação.”
Outros temas
Da líder da oposição, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), as perguntas focaram nos investimentos nas áreas da saúde e da educação. Conforme Hotz, 65% das despesas em educação destinam-se aos gastos em pessoal, 25% ao custeio e 10% aos investimentos. Ele reafirmou o projeto da gestão de implementar o ensino integral em 100% das unidades da rede municipal. Na saúde, a proporção é de 40% em pessoal, 55% em custeio e 5% em investimentos.
Salles do Fazendinha (DC) trouxe novamente à pauta a criação de um
novo Refic, mas, segundo o secretário de Finanças, não há previsão para reimplantar o programa. “Essa tranquilidade financeira não daria para remover as 36 pessoas internadas na UPA Fazendinha e reabrir a UPA?”, completou o vereador. A segunda pergunta, disse Hotz, será repassada à secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas. O secretário também falou, a Professor Euler, que vai levar questionamento sobre a progressão de professores de educação infantil via decreto.
“O orçamento do Município de Curitiba não trabalha com regionalização ou com apontar um ou outro foco [territorial] para o investimento. Nós temos um investimento muito grande que está sendo feito lá na Caximba, que superaria os demais se fosse por uma questão territorial”, respondeu Hotz sobre outra pergunta feita por Prates.
“A regularização fundiária não se dá apenas por vontade do Município”, respondeu Hotz para a vereadora Professora Josete, que havia perguntado sobre o valor executado do orçamento para as regularizações fundiárias. Conforme o secretário, elas “estão sendo realizadas, mas com entraves de cartório”. A vereadora também indagou sobre a diminuição de vagas no hotel social – que, de acordo com o representante do Executivo, devese à melhora da pandemia e ao retorno das pessoas às atividades normais, assim como aos municípios de origem.
Citando a população que vive com um salário mínimo e dificuldades do trabalhador no transporte coletivo, Angelo Vanhoni (PT) também enfatizou a habitação de interesse social, perguntando a proporção do orçamento destinada à área. “Curitiba tem alguns problemas que saltam aos olhos. A população de rua é um gravíssimo problema”, opinou. O vereador também questionou a destinação dos valores arrecadados com as multas de trânsito.
Conforme Hotz, foi orçado, no ano de 2022, o investimento de R$ 62 milhões e entregues R$ 15 milhões. Ele lembrou da lei aprovada pelos vereadores, ano passado, para regularizar os chamados “contratos de gaveta”, trazendo dignidade “àquele cidadão de 60, 65, 70 anos que está lá uma vida toda e ele não pode dizer que é o proprietário do imóvel”. Sobre o dinheiro das multas, disse que os recursos são aplicados nas próprias ruas, em sinalização vertical e horizontal, por exemplo.
“A prefeitura vem sendo premiada em várias áreas”, citou o líder do prefeito na Câmara, Tico Kuzma (Solidariedade). Ele frisou o reconhecimento do Espaço Empreendedor do Pinheirinho, que levou a premiação máxima de excelência em atendimento ao microempreendedor, o Selo Diamante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Isso, em sua avaliação, “mostra essa preocupação [do Executivo] com a retomada econômica”.
A Vanhoni, Kuzma defendeu que Curitiba tem avançado em obras para melhorias no transporte coletivo. Lembrando do peso que as gratuidades representam para o sistema, o líder pediu que o vereador interceda junto ao governo federal em busca de "alternativas para baratear a passagem”. Por Fernanda Foggiato - *Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati - Supervisão do estágio: Alex Gruba
(Recuperação da Orla de Matinhos chega a 70% de execução/Foto: Roberto Dziura/AEN) Orla de Matinhos
O Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos está 70% concluído. De acordo com o relatório, três estruturas devem ser finalizadas nos próximos dias. O Espigão da Praia Brava atingiu 90%; e os Headlands do Balneário Flórida 86% e Balneário Riviera 81%. A obra de revitalização está dividida em duas etapas, num valor total de R$ 500 milhões. A fase inicial abrange serviços de engorda da faixa de areia e a segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho entre os balneários Flórida e Saint Etienne, e a instalação de novos equipamentos urbanos.
Prêmio Fiep
O Sistema Fiep divulgou os finalistas da 8ª edição do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo. São 15 selecionados entre 179 materiais concorrentes nesta edição. Também serão concedidas outras seis premiações para jornalistas que se destacaram com a maior nota em cada uma das regiões do estado. Esta lista será conhecida no dia 4 de abril, data prevista para a cerimônia festiva, em Curitiba.
Plano Safra
A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento encaminhou ao Ministério da Agricultura o documento com propostas a serem inclusas na elaboração do Plano Safra 2023/24.“A agropecuária paranaense é uma das mais representativas do Brasil e altamente respeitada também no Exterior. Diante disso, temos a responsabilidade de propor, com propriedade, conhecimento das coisas do campo e participação dos agricultores, o que consideramos mais adequado e justo para o momento”, disse o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara.
Proposta
O documento propõe, entre outros itens, que os R$ 400,3 bilhões, previsto para ser libero neste período, sejam divididos em R$ 292 bilhões para custeio e comercialização da safra brasileira, dos quais R$ 37 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, R$ 45 bilhões para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural e R$ 210 bilhões para os demais produtores.
Nova Ferroeste
A Nova Ferroeste foi apresentada nesta terça-feira, 28, ao público do painel sobre ferrovias, realizado na NT Expo-Negócios nos Trilhos, maior plataforma de negócios para o setor ferroviário do Brasil. A Nova Ferroeste surge como a principal solução para os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul nesse momento. Segundo o superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ismael Trinks, o futuro do Porto de Paranaguá passa pela Nova Ferroeste.
O projeto
A Nova Ferroeste é um projeto do Governo do Paraná que visa a ampliação da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.. Quando a ferrovia estiver concluída, este será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do País. O estudo de demanda indica a circulação de cerca de 38 milhões de toneladas no primeiro ano de operação plena. Deste total, 26 milhões seriam destinados ao Porto de Paranaguá para exportação. A maior parte da carga é de soja, milho e proteína animal. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados Saiba mais em www.adipr.com.br.
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA
NYCOLAS CASSIANO VIEIRA, CPF 068.486.829-69, torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais - PR., a Licença Simplificada para Desmembramento de lote urbano, a ser implantada na área denominada 1-C, situada na Rua Benjamin Negoseki, n°5.335, Bairro Cachoeira, na cidade de São José dos Pinhais-PR.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35
Diretor Comercial: Maurício Mosson
Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205
Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650
Departamento Comercial / Administrativo
Email: adm.metropole@hotmail.com
Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02 Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal
2 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição 5658 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Após a apresentação, Cristiano Hotz respondeu perguntas formuladas pelos parlamentares. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
3 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição 5658 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Pinhais 31 anos: Caminhada em homenagem ao Dia das Mulheres será neste domingo
No primeiro fim de semana de comemorações do aniversário, a caminhada terá como ponto de partida e chegada o Parque das Águas
O mês de março é marcado por uma diversificada programação de atividades para celebrar os 31 anos de Pinhais. E neste domingo (5) a comemoração vai ser dupla, também em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com uma Caminhada Ecológica que sairá do Parque das Águas, a partir das 9h. O evento terá ainda aulão de ginástica, além de um presente especial, com sessões de Quick Massage (massagem rápida) e sorteio de brindes.
Já tradicional no calendário de even-
tos em celebração ao aniversário, a caminhada é organizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), que irão recepcionar os participantes e conduzir toda a atividade. Não é necessário fazer inscrição prévia.
O evento é uma homenagem às mulheres, mas todos estão convidados a participar desse momento em que poderão apreciar lindas paisagens em meio à natureza, a começar pelo principal cartão postal da cidade.
Com um percurso de aproximadamente 6 km, os caminhantes passarão pela Estrada Ecológica, retornando ao Parque das Águas, com a duração prevista de duas horas. Serviço Caminhada em homenagem ao Dia das Mulheres Domingo, dia 5 de março, a partir das 9h Parque das Águas - Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica
4 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição 5658 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Foto: Roberto Dziura/PMP
“Nossa proposta é que o governo avalie com seus técnicos se tem capacidade e capilaridade para instituir um órgão eficaz que faça a prevenção e a repressão as violências contra os animais", afirma o parlamentar.Créditos:Valdir Amaral/Alep
Criação da Secretaria de Proteção aos Animais é proposta pelo deputado Ney Leprevost (União)
Atendendo sugestão de eleitores preocupados com denúncias de maus tratos contra animais e da exploração ilegal feita em criadouros clandestinos de cães, gatos e outros animais, e colocando em risco inclusive a saúde pública, o deputado estadual Ney Leprevost (União) protocolou expediente na Assembleia Legislativa propondo ao Governo do Paraná a criação da Secretaria de Estado de Proteção aos Animais (SEPA).
Os recursos para implantação da pasta não precisam impactar o orçamento do estado, pois poderão ser oriundos do Fundo Estadual dos Direitos Difusos e das multas aplicadas contra quem comete crimes contra a fauna e a natureza.
“Nossa proposta é que o governo avalie com seus técnicos se tem capacidade e capilaridade para instituir um órgão eficaz que faça a prevenção e a repressão as violências contra os animais, além do salvamento e tratamento dos bichinhos. Entendemos que o Fundo de Direitos Difusos poderia ser utilizado como financiador deste trabalho sem criar novos gastos para o estado”, afirma Ney.
De acordo com a proposição, a pasta incentivará em todas regiões do estado, em parceria com as prefeituras municipais, as faculdades de medicina veterinária e as entidades de proteção animal; o acolhimento, tratamento, vacinação, castração e microchipagem de animais abandonados ou recolhidos em fiscalizações, com o consequente encaminhamento para adoção responsável.
A secretaria de Proteção Animal também ficaria encarregada do planejamento, organização, acompanhamento e manutenção das políticas e diretrizes do Governo do Estado para a promoção, proteção e defesa dos animais, bem como a fiscalização e averiguação de denúncias de violência e maus tratos.
Ainda de acordo com a proposta, a Secretaria de Estado de Proteção aos Animais ficará responsável pelo incentivo, apoio e orientação na realização de atividades e eventos cuja finalidade sejam a conscientização sobre maustratos, cuidados com animais domésticos, adoção responsável e implantação de núcleos regionais, com disponibilização de médicos veterinários.
Ney Leprevost é autor do projeto de Lei federal que proíbe o abate cruel de cavalos e outros equinos no Brasil para exportação a países. Também é dele o projeto que cria Santuários Ecológicos para aves apreendidas do tráfico.
Sinal Vermelho: de acordo com a Lei 20.595/2021, mulheres em situação de violência doméstica ou familiar podem denunciar a condição e pedir ajuda expondo a mão com a marca de um “X” preferencialmente na cor vermelha.
Créditos: Arte: Vinícius Leme
Mês da mulher reascende importância de leis contra a violência
Atenta a crescente demanda de proteção às mulheres, Assembleia Legislativa conta com diversas normas de conscientização para coibir agressão, assédio e outros crimes
A chegada de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3), reforça a conscientização e a luta feminina por igualdade e direitos. Incluindo o mais importante deles: o direito à vida.
A ameaça às mulheres cresce e assusta. O Paraná registrou 274 casos de feminicídio ou de tentativa deste tipo de crime em 2022. Um aumento de 30% em relação ao ano anterior, quando foram 212 ocorrências, segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Números que poderiam ser ainda mais graves não fossem diversas ações de combate à violência doméstica. Muitas delas promovidas pela Assembleia Legislativa do Paraná.
Dentre tantas leis voltadas a contribuir para a segurança feminina, está a que implantou o Botão do Pânico no estado. Com autoria da deputada Cristina Silvestri, a Lei 18.868/2016 criou diretrizes para o uso do dispositivo de emergência e foi se modernizando com o tempo.
A medida ajuda mulheres vítimas de violência a avisarem a polícia quando estão em perigo, sem a necessidade de realizar uma ligação telefônica.
Essa forma de acionamento possibilita maior praticidade e agilidade no atendimento às ocorrências. Hoje o aplicativo está disponível para Android e IOS.
Resultado do trabalho integrado entre a Assembleia Legislativa, Polícia Militar, Tribunal de Justiça e Governo do Estado, o Botão do Pânico está disponível nos 399 municípios do estado e atende a 2.094 paranaenses que possuem medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário.
Agosto Lilás
Desde 2019, o Paraná também conta com o Agosto Lilás, proposto pelo deputado Luiz Fernando Guerra (União) e dedicado a ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher com a divulgação da Lei Maria da Penha. Pela Lei 19.972/2019, a promoção dessas campanhas está a cargo do Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e entidades civis.
Condomínios
Já a Lei 20.145/2020 foi sancionada em plena pandemia, quando o isolamento fez saltar os casos de violência, uma vez que muitas mulheres ficaram
confinadas junto a seus agressores. A medida obriga os responsáveis por condomínios residenciais e comerciais do estado a comunicarem a polícia indícios ou casos de violência doméstica ocorridos em suas unidades ou áreas comuns. A lei é do ex-deputado Delegado Fernando Francischini.
Sinal vermelho
Um simples “X” vermelho na palma da mão que pode salvar uma vida. A alternativa para ajudar a mulher vítima de violência a pedir socorro, sem se expor ao agressor, foi definida pela Lei 20.595/2021.
Com a lei, mulheres em situação de violência doméstica ou familiar podem denunciar a condição e pedir ajuda expondo a mão com a marca de um “X”, preferencialmente escrito em vermelho. Ao visualizar o pedido, a pessoa deve coletar o nome da vítima, endereço ou telefone, e ligar imediatamente para um telefone de emergência da Polícia Militar, o 190. A iniciativa foi apresentada conjuntamente pelas então cinco deputadas da Assembleia – hoje a bancada dobrou para dez mulheres no legislativo estadual. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) juntou-se
à autoria a Cristina Silvestri, Maria Victoria (PP), Mabel Canto (PSDB), Luciana Rafagnin (PT) e Cantora Mara Lima (REP). Assédio Entre as normas mais recentemente está a que cria o Dia de Combate ao Assédio Institucional contra Mulheres, a ser comemorado em 24 de junho. O propósito é conscientizar, prevenir e combater esse tipo de assédio, que pode ser moral ou sexual. Na justificativa da Lei 21.222/2022, a deputada Cristina Silvestri cita uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontando que 52% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio institucional. Também de 2022 é a norma que ampliou o rol de estabelecimento a receberem informações sobre o serviço Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, tornando obrigatória a adoção de medidas afirmativas, educativas e preventivas ao abuso sexual e violência contra mulher. A Lei 20.961/ 2022 alterou 18.746/2016. A matéria é de autoria das deputadas Mabel Canto e Cristina Silvestri e do deputado Goura (PDT). Por Ana Luzia Mikos
Deputada Maria Victoria (PP) propõe a criação da Política Estadual do Hidrogênio Renovável
A segunda secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), apresentou, nesta semana, um projeto de lei (PL 53/ 2023) para criar a Política Estadual do Hidrogênio Renovável. O hidrogênio classificado como renovável é aquele obtido a partir de fontes renováveis, em um processo de baixa emissão de carbono.
A deputada explica que o objetivo do Plano Estadual é estimular o uso do hidrogênio renovável em suas diversas aplicações e, em especial, como fonte energética (combustível) e na produção de fertilizantes agrícolas.
“Queremos trabalhar junto ao Governo do Estado e ao setor produtivo na construção de uma legislação moderna e eficiente, que coloque o Paraná no protagonismo das pesquisas e das aplicações do hidrogênio renovável”, afirma Maria Victoria.
denado pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva.
Paraná
“O estímulo do poder público à cadeia produtiva do hidrogênio renovável é estratégico para a economia do Paraná. Uma ampla ação coordenada e integrada que alie desenvolvimento tecnológico, geração de riquezas e proteção ao meio ambiente”, reforça Maria Victoria.
do hidrogênio renovável”, afirma Maria Victoria.Créditos:Orlando Kissner/Alep
Recentemente, o Governo do Paraná anunciou a realização de um evento em maio sobre o tema Hidrogênio Renovável. O assunto está sendo coor-
A deputada Maria Victoria pontua ainda que a tecnologia do hidrogênio renovável vem despertando interesse em diversos países para o desenvolvimento dos setores de energia elétrica, transporte público, agricultura, industrial, gás natural, entre outros. “Temos no Paraná características importantes para o desenvolvimento dessa tecnologia: matriz energética de fontes limpas e renováveis, grande produção agropecuária e um mercado consumidor de fertilizantes”.
Fertilizantes
Além da geração de combustível, o hidrogênio renovável, ao ser combina-
do com gás carbônico, gera a produção de ureia, utilizada como fertilizante pelos produtores rurais. Atualmente o Brasil é o quarto país que mais consome fertilizante no mundo, mas importa cerca de 80 % de tudo que é utilizado nos campos, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. “Temos 36% do PIB do Estado ligado ao setor agropecuário. O hidrogênio renovável tem o potencial de aumentar a capacidade de produção de fertilizantes e por consequência reduzir a dependência de importação. Possui uma relevância estratégica do tema para o Paraná”, reforça Maria Victoria.
Meio Ambiente
A Agência Internacional de Energia (AIE) aponta que o uso do Hidrogênio Renovável ajudaria a se economizar cerca de 830 milhões de toneladas anuais de CO2, que seriam originados a partir da produção desse gás tendo como fonte os combustíveis fósseis.
5 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição 5658 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
“Queremos trabalhar junto ao Governo do Estado e ao setor produtivo na construção de uma legislação moderna e eficiente, que coloque o Paraná no protagonismo das pesquisas e das aplicações
Com retomada do Consea, governo estabelece pacto contra a fome no país
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional aproxima a sociedade civil organizada da formulação e implementação de políticas públicas para tirar o país do Mapa da Fome
O Palácio do Planalto foi palco (28/2), da renovação de um pacto entre Governo Federal e sociedade civil organizada. Um pacto pela segurança alimentar. Um pacto pelo enfrentamento da fome. Um pacto pela promoção do direito à alimentação saudável pelo menos três vezes ao dia. Um pacto pela busca pela produção de comida de qualidade e que reconheça saberes, sabores, fazeres e falares. Um pacto pela formulação de políticas públicas consensuais e eficientes.
Todos esses ingredientes estiveram presentes na cerimônia que reestabeleceu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea, num evento repleto de integrantes de movimentos sociais, de ministros e de parlamentares.
Extinto em 2019, o Consea foi retomado no primeiro dia da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta terça, Lula assinou decretos que dispõem sobre a competência e funcionamento do Consea, deu posse aos integrantes e assinou um outro decreto para reinstituir a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a Caisan.
Órgão de assessoramento imediato à Presidência da República, o Consea é um importante espaço institucional para a participação e o controle social na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Um terço dos representantes são governamentais e dois terços, da sociedade civil organizada.
Criado em 1993 pelo presidente Itamar Franco, foi em 2003, no primeiro governo do presidente Lula, que o Consea passou a estar mais conectado à Presidência da República. “Só assim a gente garante que seja um instrumento de pensamento, de construção e de execução de políticas para cuidar do combate à fome e à miséria”, disse o presidente. “Quando a gente confia no povo e permite que o povo decida a política que vamos implementar, a certeza do sucesso é muito real”, completou Lula.
O povo presente no Consea não é conceito etéreo. Ele traduz a diversidade que molda a sociedade brasileira. “Quem é a sociedade civil? São quebradeiras de coco, pescadores, indígenas dos quatro cantos, agricultores familiares, camponeses, negros e negras, representantes do semiárido, do campo, das florestas, das águas. Gente com diversas formas de reverência ao sagrado”, listou a presidente do Consea, Elisabetta Recine.
Essa diversidade implica transversalidade no Governo Federal. Por isso, o tema do combate à fome e da segurança alimentar envolve nada menos que 24 ministérios. “Juntos, mobilizados, vamos tirar o Brasil do Mapa da Fome e da Insegurança Alimentar mais uma vez. Não basta sermos o quarto maior produtor de alimentos. Precisamos fazer esses alimentos chegarem à mesa do povo brasileiro”, disse o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Entre outras atribuições, o Consea é responsável por propor à Caisan as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com base nas deliberações das Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional. “O Consea é o espaço legítimo para confluir, convergir e articular todas as dinâmicas e compromissos do governo”, definiu Elisabetta Recine.
No lado do Governo Federal, o presidente Lula antecipou que o combate à fome será feito em várias frentes. Tanto na compra direta da produção de agricultores familiares, quanto no desenho e retomada do Bolsa Família,
como também em políticas de valorização do salário mínimo, de equalização dos ganhos de homens e mulheres na mesma função e em um programa para ajudar brasileiros em condição de endividamento. "Temos de recuperar o compromisso com o povo brasileiro não apenas de comer três vezes ao dia, mas de andar de cabeça erguida, de fazer esse povo ter orgulho de ser brasileiro, desse povo ter orgulho de ter trabalho decente, de ter escola de qualidade".
MAPA DA FOME
A volta do Brasil ao Mapa da Fome foi uma das mais drásticas consequências do desmonte de políticas públicas promovido nos últimos quatro anos. Pesquisa realizada em 2021-2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) demonstrou uma grave escalada da fome no Brasil no período. Em 2022, 33,1 milhões de brasileiros não tinham suas necessidades alimentares básicas atendidas, ou seja, passavam fome, e seis em cada dez brasileiros (58,7% da população) convivia com algum grau de insegurança alimentar.
Esse quadro instalou-se apenas oito anos após o Brasil sair do Mapa da Fome da ONU, em 2014, depois de reduzir em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação, de acordo com relatório da Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O reconhecimento internacional foi resultado de políticas públicas adotadas, desde 2003, pelos governos Lula e Dilma Rousseff, com forte atuação do Consea.
“De todos os problemas, o mais revoltante, vergonhoso e criminoso é o da fome. Somos um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Com terra e clima desenhados para a agricultura sustentável. Temos recursos mais do que suficientes para garantir a segurança alimentar e nutricional do povo, e ainda assim milhões passam fome”, constatou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
GARANTIA DEMOCRÁTICA
O paulista Edgar Moura, conselheiro do Consea, não tem dúvidas: para vencer a fome e o racismo estrutural no Brasil, é essencial haver articulação entre gestão pública e sociedade civil. “Estamos falando nada mais nada menos do que garantia de direitos. O Consea é isso. Essa participação social envolvendo o poder público, os três poderes e a sociedade civil organizada, discutindo, debatendo e propondo políticas públicas”, disse.
Professora da UERJ e representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva no Consea, Inês Rugani define o retorno do Consea como um recado muito claro do interesse em garantir o estado democrático de direito e de olhar com mais precisão para a mudança de paradigmas. “Em termos efetivos, uma coisa importante é que o sistema de segurança alimentar e nutricional é supraministerial, depende do diálogo, e o Consea é um espaço essencial de diálogo e concertação, de construção de consensos, de aprendizados mútuos entre sociedade e governo”, definiu.
Secretaria de Comunicação
Social da Presidência da República
Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.
6 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição 5658 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: Ricardo Stuckert/ PR
Curitiba celebra 330 anos com extensa programação. Programe-se e festeje com a capital
IPTU 2023 terá vencimento em 20 abril; pagamento à vista terá desconto ampliado
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 terá vencimento em 20 de abril, com desconto de 10% para pagamento à vista. Até o ano passado, o desconto era de 4%.
O imposto também poderá ser pago em dez vezes, de abril de 2023 a janeiro de 2024, com vencimento dia 20 de cada mês.
O calendário de pagamento do IPTU foi anunciado pelo secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, nesta terça-feira (28/2), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), durante a audiência de prestação de contas do município.
A partir de 3 de abril, será possível acessar boleto pela internet ou pelo aplicativo “Curitiba App” - mesma data em que o boleto com a via para pagamento à vista e a primeira parcela começa a ser distribuído pelos Correios.
Por conta da lei que atualizou a Planta Genérica de Valores (PGV), aprovada em dezembro de 2022 e que serve de base de cálculo do imposto, é necessário cumprir, por força da legislação, um prazo de no mínimo 90 dias para a emissão dos boletos. Assim, neste ano o vencimento do imposto, que geralmente era em fevereiro, foi adiado, excepcionalmente, para abril.
Pelo Curitiba App ou pela internet será possível gerar o documento de arrecadação de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, será necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.
A comemoração dos 330 anos de Curitiba será marcada pelo resgate histórico da cidade e também por eventos, inaugurações e início de obras que mostram o olhar da capital para o cuidado com as pessoas, a sustentabilidade e a inovação.
O aniversário é só no dia 29 de março, mas uma extensa programação - que começou em janeiro e fevereiro com a volta dos carrosséis e da roda-gigante do Natal - continua em março e entra em abril, por conta da grande quantidade de entregas e eventos especiais.
O espetáculo Auto da Fundação de Curitiba abre a programação nesta quartafeira (1/3). E a agenda ganha força com a entrega de um CMEI no Ganchino e da Pirâmide Solar do Caximba.
Está previsto, ainda, o início da construção da Rua da Cidadania CIC, além do lançamento da pedra fundamental da Fazenda Urbana da CIC e do Restaurante Popular do Tatuquara.
"Nossa Curitiba chega aos 330 anos. Eu estou especialmente feliz por ter a honra de ser o prefeito em dois momentos marcantes da história da capital: os 300 anos e agora os 330. Temos muito o que comemorar, pois a cidade está cada vez mais comprometida com iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável", afirma o prefeito Rafael Greca.
ANIVERSÁRIO COM
EDUCAÇÃO E CULTURA
A história de Curitiba, desde a criação da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em 1693, é o tema do espetáculo Auto da Fundação de Curitiba, que abre nesta quarta-feira (1/3) a programação de março. Uma versão ampliada vai ser apresentada também no Memorial de Curitiba, Passeio Público, Câmara Municipal de Curitiba e Teatro da Vila.
Ainda na área cultural, Curitiba ganha de presente nos seus 330 anos a reabertura do Teatro do Paiol, no primeiro fim de semana de março. Neste sábado (4/5) e
domingo (5/3) sobem ao palco Alaíde Costa, Eliana Pittmann e Rosa Marya Colin, que se unem no show Pérolas Negras. Durante todo o mês estão previstas muitas outras atividades culturais como exposições, concertos e outras atrações.
800 KM DE ASFALTO E 1 MILHÃO DE REFEIÇÕES GRATUITAS SERVIDAS
A programação de aniversário é um presente para os moradores da cidade, já que traz serviços, entregas e lançamentos de obras, eventos, promoções, prêmios e a conquista de marcas históricas para a cidade. "Curitiba chega aos 330 anos inaugurando e colecionando conquistas que beneficiam os curitibanos e todos aqueles que escolheram a capital paranaense para viver", reforça Greca.
Lançado em 2017, o programa de recuperação da malha viária de Curitiba vai chegar a 800 km de asfalto novo. São mais de 1.389 ruas beneficiadas com intervenções concluídas ou em andamento, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.
O programa Mesa Solidária vai comemorar 1 milhão de refeições servidas. A iniciativa do município, em parceria com mais de 70 entidades, tem garantido dignidade à mesa para desempregados, idosos carentes e pessoas que vivem em situação de rua.
ENTREGA DA PIRÂMIDE SOLAR DO CAXIMBA
Quando o assunto é meio ambiente, a capital paranaense chega à marca de 330 mil árvores plantadas na continuidade do desafio das 100 Mil Árvores.
Além disso, uma entrega vai reforçar a vocação de cidade sustentável de Curitiba e está programada para o dia 29 de março. É a da Pirâmide Solar do Caximba, que faz parte do Curitiba Mais Ener-
gia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável, o que também resultará em economia aos cofres públicos.
A Pirâmide Solar do Caximba será a primeira do mundo a produzir energia limpa em um antigo aterrro sanitário.
Os cerca de 8,6 mil painéis serão responsáveis pela captação da radiação solar. A usina do Caximba terá potência instalada de 4,55 MWp de geração e ajudará a economizar 30% da energia consumida pelo município.
NOVA CRECHE, RUA DA CIDADANIA, FAZENDA URBANA, RESTAURANTE POPULAR E BIBLIOTECA
Na lista das obras que serão entregues durante as celebrações dos 330 anos da capital está também o CMEI Maestrina Esmeralda Rovani, no Ganchino, que quando for aberto terá capacidade para atender 150 crianças, em período integral.
Está previsto, ainda, o início da construção da Rua da Cidadania CIC, que vai ser instalada na Vila Nossa Senhora da Luz, o conjunto habitacional mais antigo de Curitiba.
Para março também está programada a instalação da pedra fundamental da Fazenda Urbana da CIC e também a do Restaurante Popular do Tatuquara. Vai ter, ainda, a inauguração da Biblioteca Darcy Ribeiro, no Centro, aberta a todo público, integrada à Gerência de Faróis e Bibliotecas de Curitiba.
CIDADE INOVADORA E CENTRO DOS DEBATES INTERNACIONAIS
Pelo quarto ano consecutivo, Curitiba se torna o centro dos debates internacionais sobre soluções inovadoras para as cidades inteligentes. O Smart City Expo Curitiba será realizado de 22 a 24 de março, reunindo especialistas em smartcities, representantes governamentais, empresas e startups, profis-
sionais e interessados no tema do mundo todo. Este ano, o evento tem como tema "Cidades que conectam pessoas e tecnologias”, com estimativa de receber 15 mil pessoas.
Mas o tema inovação já entra na programação de aniversário antes disso. O primeiro Paiol Digital de 2023, além de retornar à sua casa original, o Teatro Paiol, vai ser especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março.
Logo depois, nos dias 10 e 11, vai ser realizada a Feira de Inovação no Calçadão da XV. Produtos, processos e serviços inovadores criados por startups, empreendedores e representantes do ecossistema criativo do Vale do Pinhão em Curitiba e Região Metropolitana são apresentados no Calçadão da XV.
LINHA TURISMO MAIS BARATA; NOTA CURITIBANA COM PRÊMIO MAIOR
Para quem ainda não teve a oportunidade de circular por Curitiba com a Linha Turismo, o preço do bilhete será reduzido de R$ 50 para R$ 30 entre os dias 29 de março e 9 de abril, domingo de Páscoa. E que tal engordar a conta bancária? O Nota Curitibana terá um sorteio especial de R$ 330 mil para o aniversário de Curitiba.
Uma série de atividades esportivas e recreativas está prevista para os 330 anos de Curitiba. Haverá aulões de ginástica em todas as regionais, atividades de lazer nos fins de semana nas ruas e em parques, provas de corrida e ciclismo e os Jogos do Piá.
Março terá também o Ônibus Lilás na Praça Rui Barbosa em uma ação de conscientização e orientação sobre o direito das mulheres e o enfrentamento à violência; ações descentralizadas dos serviços da Casa da Mulher Brasileira; mutirão de emprego para mulheres; mutirão social para pessoas em situação de rua; e evento Amigo Bicho especial de aniversário para adoção de animais resgatados.
Para o pagamento à vista ou de uma parcela clicar no link “Consultar parcelas”, para imprimir todas as parcelas de uma vez deve deverá clicar no link “Gerar todas as parcelas”.
O usuário poderá salvar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) em formato PDF, imprimir ou copiar o código de barras.
O DAM poderá ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também será possível pagar por meio de cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.
Os bancos conveniados para pagamento são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos. DÉBITO AUTOMÁTICO
Para quem optar pelo débito automático, independente do dígito, a primeira parcela será debitada no dia 28 de abril e as demais todo dia 20.
Quem quiser se cadastrar para pagamento em débito automático, basta fazer a solicitação diretamente a seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).
Para quem não tem acesso à internet, será possível imprimir os boletos nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
NOVA PGV
Na carta a ser enviada aos contribuintes estarão todas as informações detalhadas do imóvel, além da inscrição imobiliária e indicação fiscal. Estes números são necessários para gerar as novas parcelas.
Os contribuintes também receberão informações sobre a nova Planta Genérica de Valores (PGV).
Sancionada em dezembro de 2022, a lei complementar 136/2022 estabelece a nova base de cálculo do imposto, que estava defasada desde 2014. A atualização da PGV é obrigatória a cada quatro anos.
Além disso, em março do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-Paraná) fez uma recomendação formal para que Curitiba fizesse a sua atualização. Desatualizada, a PGV provocou distorções importantes, que fazem com que imóveis de um mesmo valor paguem IPTU com diferença de até 300% em Curitiba.
Em oito anos, os imóveis valorizaram, em especial áreas rurais tributadas como agrícolas e que há anos foram urbanizadas, assim como muitos terrenos vagos que receberam edificações.
Para não onerar o proprietário de imóvel, a Prefeitura optou por atualizar o valor venal dos imóveis da capital 30% abaixo do valor de mercado. Trata-se do mínimo estabelecido pelo TCE. Segundo o tribunal, a PGV deve ser atualizada entre 70% e 100% do valor de mercado.
ALÍQUOTAS MENORES
Também para diminuir o impacto, a nova PGV reduziu de 1,1% para 0,65% as alíquotas máximas para imóveis residenciais. As propriedades residenciais representam mais de 60% da base imobiliária da cidade.
Com a atualização, também foram ampliadas isenções em 21%, de 82 mil para 100 mil imóveis. Isso foi possível porque a nova lei aumentou a faixa de valor dos imóveis com isenção, de R$ 140 mil para R$ 232 mil.
de 4% para 10%
7 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição: 5658 |
Visão Zero: São José dos Pinhais sai na frente apoiando e implementando a campanha
Câmara aprova reserva de vagas para negros e indígenas em concursos
Implantada em 1997, na Suécia, a Campanha Visão Zero tem como principal objetivo zerar mortos e feridos graves no trânsito, tendo como premissa que o erro humano é inevitável, porém não se pode aceitar que pessoas morram no trânsito e outras fiquem gravemente feridas a ponto de causar invalidez, ou seja, sinistros (acidentes) de trânsito podem até acontecer, mas não ao ponto de matar pessoas ou ferir gravemente. A implantação da Visão Zero na Suécia transformou este país em um dos mais seguros do mundo, sendo hoje exemplo para tantos outros países.
VISÃO ZERO NO PLANEJAMENTO VIÁRIO
DO PARANÁ
Recentemente o Projeto de Lei Ordinária 86/2022, proposto pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que cria a Campanha Visão Zero foi aprovado, sendo compreendido por todos que
nenhuma morte pode ser aceita, e que eventualmente os usuários do sistema viário podem até cometer erros, mas que os índices de mortos e feridos graves no trânsito devem ser totalmente erradicados.
São objetivos desta Lei:
I – a concretização da Visão Zero no Paraná, reduzindo ao máximo as mortes evitáveis no trânsito;
II – a garantia de segurança às pessoas em seus deslocamentos;
III – o desenvolvimento de um sistema viário sustentável;
IV – a equidade no uso dos espaços públicos de circulação, vias e logradouros;
V – a acessibilidade universal.
RESPONSABILIDADE DO ÓRGÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO
Na expectativa de que este Projeto de Lei torne-se uma Lei efetivamente, o Departamen-
to Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais (DEMUTRAN), vem trabalhando com implantações e intervenções de segurança viária com o intuito maior de reduzir ao máximo os mortos e lesionados graves no município, colocando a vida como prioridade no planejamento viário da cidade.
Estas ações favorecem a mobilidade para todos, a segurança viária e a fluidez no trânsito, sendo algumas delas: a implantação de protetores de pedestres, de guarda corpos em pontes, de binários, de sinalizações de trânsito com pinturas e renovação de placas, de implantações de semáforos, de ciclofaixas, de vias compartilhadas, de mudanças de sentido de via, de áreas de espera para motociclistas, de botoeiras inteligentes, de criações de terceira faixa, dentre outras que estão sendo realizadas.
REDUTORES DE VELOCIDADE CONTRIBUEM
Por unanimidade, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou um projeto de lei que garante vagas reservadas para negros e indígenas em concursos públicos da cidade. A aprovação, em 2º turno, aconteceu nesta terça-feira (28), durante a 6ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo. Os autores do Projeto de Lei nº 463/2022 são os vereadores Paulinho Maradona, Denilson Grilo e Juliano Martins.
O projeto fixa a reserva para a população negra e povos indígenas de vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos, integrantes dos quadros permanentes no âmbito da administração pública direta e indireta no Município de São José dos Pinhais.
Na justificativa, os vereadores defendem que o Projeto de Lei busca trazer maior igualdade de oportunidades nos concursos municipais e reduzir as desigualdades sociais.
PARA DIMINUIR AS MORTES E LESÕES
GRAVES NO TRÂNSITO
Estudos mostram que o fator determinante de maior risco para os mortos e lesionados graves no trânsito é a velocidade, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Neste sentido, São José dos Pinhais, por meio do DEMUTRAN, há quase um ano vem realizando estudos em locais de maior risco envolvendo a velocidade na via com implantação de redutores de velocidade até então em fase de teste, sendo que no começo deste ano iniciouse a operação destes, ou seja, desde então sujeitos à multa.
Os endereços onde os redutores de velocidade já estão em operação podem ser acessados pelo link abaixo: http://www.sjp.pr.gov.br/ wp-content/uploads/2023/ 02/Fiscalizacao_eletronica_SJP_18_02_2023-1-2.pdf.
VISÃO ZERO: NENHUMA MORTE NO TRÂNSITO É ACEITÁVEL
Curso gratuito de NR 35 é ofertado em São José dos Pinhais
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais está ofertando o curso gratuito de NR 35. O curso tem carga horária de 8 horas, com vagas limitadas e será ministrado dias 06 e 07 de março, das 18h30 às 22h30, no SENAI (Avenida Rui Barbosa, 5881 – Afonso Pena).
As inscrições estão abertas e devem ser feitas de forma presencial na sede do SINE, localizada na Av. Rui Barbosa, 9.244 – Centro e os interessados precisam levar RG, CPF, Comprovante de Residência Impresso e Carteira de Trabalho. Os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ter idade a partir de 18 anos; ensino fundamental completo; ser morador de São José dos Pinhais e estar desempregado.
Segundo dados do IBGE (Censo 2010), havia cerca de 60 mil pessoas pardas e 8 mil pessoas pretas, bem como 335 indígenas em São José dos Pinhais. Embora não haja estimativa de ocupação de cargos públicos pela população negra e povos indígenas no município, os dados –também do IBGE – revelam que 65% dos jovens que não estudam ou não concluíram a graduação são negros. De acordo com a justificativa do PL, esse número afeta diretamente o mercado de trabalho, seja em concursos públicos ou em instituições privadas.
A descrição do Projeto de Lei menciona ainda que o quadro pessoal engloba Administração Direta, Autarquias e Fundações de Direito Público do Poder Executivo Municipal.
A primeira votação, no último dia 16, também recebeu a unanimidade dos votos dos vereadores. O projeto vem sendo discutido entre os parlamentares, com parecer das Comissões competentes, desde o ano passado.
Parlamento Jovem faz primeiro encontro do ano
O Parlamento Jovem, da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a primeira atividade deste ano. Os jovens participaram de atividades desenvolvidas pela Escola de Cidadania, que atua – em sua essência – na qualificação de estudantes e públicos externos para o exercício pleno da cidadania. Nas atividades de hoje, os estudantes se reuniram internamente com a equipe de pedagogas da Escola para uma etapa de formação. Sob orientação e planejamento, eles participaram de uma gincana, onde puderam visitar os gabinetes dos vereadores e preencher um relatório sobre diversas questões que envolvem o trabalho dos parlamentares e suas responsabilidades.
A próxima atividade do Jovem Parlamento acontece dia 14 de março, também de maneira interna, com a equipe de pedagogas da Escola. Os jovens participarão de oficinas de produção de matérias legislativas.
Já no dia 30 de março a programação contempla uma visita dos jovens até a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
SOBRE O PROGRAMA
O Programa Parlamento Jovem, anteriormente denominado Vereador Mirim, é desenvolvido pela Escola de Cidadania em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o objetivo de promover o estímulo ao protagonismo juvenil mediante a participação efetiva dos jovens na sociedade, viabilizando uma formação política para os estudantes do Ensino Médio.
8 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição: 5658 |
Revitalização nos bairros de São José dos Pinhais com novas sinalizações nas vias
Cronograma de vacinação
Covid-19 em São José até o dia 03 de março
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) e do Departamento Municipal de Trânsito, vem revitalizando os bairros com pinturas nas vias e colocação de novas placas de trânsito.
O intuito é revitalizar toda a cidade, avançando por bairros para melhor orientar o condutor quanto às regras de tráfego, proibições, restrições e obrigações. Além de orientar, as placas de trânsito contribuem para minimizar os índices de sinistros (acidentes de trânsito), por isso é fundamental a atenção e o respeito a esses dispositivos,
não somente pelo condutor, mas por todos os munícipes.
Muitas vezes a reposição de placas de trânsito ocorre por vandalismos como pichações, furto ou colisões de veículos, os quais acabam amassando ou até mesmo arrancando as placas e os suportes. Constantemente o Departamento Municipal de Trânsito, por meio da Sinalização de Trânsito, precisa realizar reparos nestes dispositivos devido a esse tipo de ocorrência.
Recentemente foi finalizada a revitalização no Jardim Ipê com novas placas de regulamentação e indicação de trânsito.
PROCON de São José dos Pinhais realiza mutirão online de Renegociação de Dívidas
São José dos Pinhais divulga o calendário de imunização até o dia 03 de março. Para vacinação é obrigatório comparecer em um dos pontos de vacina e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.
Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em São José dos Pinhais até o dia 03 de março:
27/02 (segunda-feira, das 8h30 às 16h) – 1ª dose para crianças de 06 meses a 4 anos. Somente nas unidades: São Marcos, Ipê, Cidade Jardim, Quississana, Afonso Pena e Martinópolis.
28/02 (terça-feira, das 8h30 às 16h) – População acima de 12 anos que esteja com a 1ª, 2ª ou 3ª DOSE em atraso; 4ª DOSE para maiores de 18 anos e 5ª DOSE para imunocomprometidos.
01/03 (quarta-feira, das 8h30 às 16h) – População acima de 12 anos que esteja com a 1ª, 2ª ou 3ª DOSE em atraso; 4ª DOSE para maiores de 18 anos e 5ª DOSE para imunocomprometidos.
02/03 (quinta-feira, das 8h30 às 16h) – População acima de 12 anos que esteja com a 1ª, 2ª ou 3ª DOSE em atraso; 4ª DOSE para maiores de 18 anos e 5ª DOSE para imunocomprometidos.
03/03 (sexta-feira, das 8h30 às 16h) – Crianças de 3 e 4 anos – 2ª dose para crianças de 3 e 4 anos que tomaram 1ª dose de Coronavac. Somente nas unidades: São Marcos, Ipê, Guatupê, Cidade Jardim, Quississana, Afonso Pena, Parque da Fonte, Riacho Doce, Veneza, Campo Largo da Roseira e Martinópolis.
• Em casos de dúvidas sobre o intervalo vacinal, procure a UBS mais próxima.
• Não esqueça de apresentar comprovante de residência, documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação.
• Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.
• LOCAIS DE VACINAÇÃO: TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. PONTOS DE VACINAÇÃO – TODAS
AS UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – ENDEREÇOS
US Afonso Pena – Rua Antônio Bianchetti, 90
US Agaraú – Rua Arcídio Claudino Barbosa, s/nº
US Borda do Campo – Estrada da Roseira, 5850
US Cachoeira – Rua Benjamin Negoseki, s/nº
US Caic – Rua Rua Fernando Pradi, 113
US Campina do Taquaral – Rua José Zanqueta Filho, s/nº
US Campo Largo da Roseira – Rua Antonio Singer, s/nº
US Central – Av. Rui Barbosa, 10471 (prédio UAA)
US Cidade Jardim – Rua Tarcílio Zoelner, 350
US Contenda – Rua Casemiro Leviski, s/nº
US Córrego Fundo – Estrada Principal, s/nº
US Cotia – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº
US Cristal – Rua Ilo Antoninho Mozer, nº 900
O PROCON de São José dos Pinhais informa que entre os dias 01 a 31 de março de 2023, realiza um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação, que é uma iniciativa conjunta entre Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), Secretaria Nacional do Consumidor e Febraban acontecerá exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br.
De acordo com Jaiderson Rivarola – superintendente do PROCON do município, “esse mutirão pela internet vai facilitar a vida do cidadão, que pode negociar suas dívidas e obter bons descontos para sair do vermelho”.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Neste momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de
renegociação de débitos. Os fornecedores participantes têm o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois estes dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.
O PROCON de São José dos Pinhais informa que participarão do mutirão bancos e instituições financeiras.
Link da plataforma: consumidor.gov.br:
https://consumidor.gov.br/pages/principal/ ?1646250837876
US Faxina – Rua Carlos Kusma, s/nº (não haverá vacinação no dia 15/07)
US Guatupê – Rua Herminda da Rocha Barbosa, 600
US Ipê – Rua Laerte Fenelon, nº 1001
US Malhada – Estrada Principal, s/nº
US Marcelino – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº
US Martinópolis – Rua Vanderlei Moreno, 11280
US Murici – Rua João Lipinski, 505
US Moradias Trevisan – Rua Luiz Oribes da Rocha, 26
Parque da Fonte/Casa do Papai Noel – Rua Almirante Alexandrino, esquina com a Rua Tavares de Lyra
US Quississana – Rua Carlos Eduardo Nicheli, 26
US Riacho Doce – Rua Eliud Alves Pereira, 378
US São Marcos – Rua Augusto DeBarba, 975
US Veneza – Rua Francisco Dal Negro, 2752 US Xingu– Rua Ilhio Pedro Gasparelo, 854
9 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição: 5658 |
Deep Purple confirma show em Curitiba
Lenda do rock mundial se apresenta no dia 23 de abril, na Live Curitiba - Pré-venda Clube Opus começa no dia 31 de janeiro, às 10h Abertura de venda geral acontece no dia 1 de fevereiro, às 10h - Ingressos em uhuu.com e pontos autorizados
O Deep Purple, um dos maiores nomes da história do rock mundial, está de volta ao Brasil pela 13º vez e Curitiba acaba de ser confirmada na rota da mais nova turnê do grupo pela América do Sul.
A banda inglesa se apresentará no dia 23 de abril, na Live Curitiba. As lendas Ian Gillan (vocal), Roger Glover (baixo), Ian Paice (bateria), Don Airey (teclado) e Simon McBride (guitarra) prometem mostrar que estão longe da aposentadoria e executar irretocável performance na capital paranaense.
No repertório, não devem faltar hinos como "Perfect Strangers", "Smoke on the Water", "Black Night", "Highway Star", "Lazy", "Space Truckin", entre outros. Esta é mais uma realização da Opus Entretenimento e tour assinada pela Mercury Concerts.
A pré-venda de ingressos exclusiva para associados do Clube Opus começa no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 10h. A abertura de venda para o público em geral acontece no dia 1 de fevereiro, às 10h.
Os ingressos estão à venda pela plataforma uhuu.com e pontos autorizados.
Os ingressos de MEIA-SOLIDÁRIA garantem 50% de desconto, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e/ou 1kg de ração não perecível para pet (cachorros ou gatos) a serem entregues no dia do evento. Mais informações no serviço abaixo.
A produção do evento não se responsabiliza por bilhetes adquiridos fora dos canais de venda oficiais.
Ao lado de Black Sabbath e Led Zeppelin, o Deep Purple é um dos pioneiros do heavy metal e influência direta na sonoridade de nomes como Metallica, Iron Maiden, Def Leppard, Judas Priest, Queen, Aerosmith, Van Halen, Alice in Chains, Bon Jovi, Europe, Rush, Motörhead, Dream Theater, Opeth, Rammstein, Faith No More, entre outros.
Vale a pena lembrar que o Deep Purple é uma das atrações do festival Monsters of Rock, ao lado de Kiss, Scorpions, Helloween, Saxon, Symphony X e Doro. A edição brasileira acontece no dia 22 de abril, no Allianz Parque, em São Paulo.
A BANDA - O Deep Purple foi formado no final dos anos 60, tendo como primeira formação Rod Evans (vocais), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Nick Simper (baixo) e Ian Paice (bateria). O título da banda foi tirado da música favorita da avó de Blackmore. O primeiro disco, "Shades of Deep Purple", foi lançado em setembro de 1968. Recheado de regravações (incluindo versões progressivas de "Help!", dos Beatles, e "Hey Joe", de Jimi Hendrix), o disco estourou nas paradas de sucesso dos Estados Unidos com uma música de Joe South: "Hush", o primeiro single da banda. Em dezembro daquele ano, quando o segundo disco ("The Book of Taliesyn") já havia sido lançado, eles fizeram sua primeira turnê na América, acompanhando o Cream. O segundo disco também trazia regravações, como "River Deep, Mountain High" (sucesso na voz de Tina Turner), "We Can Work it Out" (Beatles) e "Kentucky Woman" (Neil Diamond).
Em 1969, Blackmore e Lord estavam descontentes com o trabalho do grupo. Ambos queriam uma nova sonoridade, mas consideravam que a voz de Evans não acompanharia as mudanças. O terceiro disco do grupo, chamado "Deep Purple", reflete a tensão de uma banda que tinha os pés no rock inglês dos anos 60 e a cabeça em algo que ainda estava por ser criado. Sob convite do baterista Mick Underwood, em 24 de junho, Blackmore e Lord foram conferir uma apresentação do grupo Episode Six, cujo vocalista era Ian Gillan. Blackmore, Lord e Paice combinaram um teste com Ian Gillan. Ele levou seu amigo Roger Glover, baixista também do Episode Six. Juntos, os cinco gravaram o single "Hallellujah", no dia 7 de junho. Aprovados os dois, o Deep Purple passou a ter vida dupla. Durante o dia, a segunda formação ensaiava no Hanwell Community Centre; à noite, a primeira formação continuava se apresentando como se nada estivesse ocorrendo.
O terceiro disco tinha acabado de ser lançado na Inglaterra quando a nova formação, com sua proposta sonora mais ousada, estreou. O novo Deep Purple era elétrico
e explosivo, e isso ficaria muito claro no primeiro disco da nova formação - "In Rock", lançado em abril de 1970.
Logo depois viria "Fireball", que mantém a eletricidade mas envereda por um caminho mais experimental. Os shows da turnê de 1971 mostram uma banda mais madura e mais ousada. É nessa turnê que Ian Gillan começa a fazer duelos de sua voz com a guitarra de Blackmore, por exemplo.
O passo seguinte na experimentação do Deep Purple seria gravar um disco de estúdio feito nas mesmas condições de uma apresentação ao vivo. Todos juntos, num mesmo ambiente, criando e gravando juntos como nas longas jams instrumentais que eles faziam no palco. Em dezembro de 1971, eles haviam achado o local certo para criar e gravar esse disco: Montreux, na Suíça. Inicialmente, ele seria gravado no grande cassino da cidade, onde tradicionalmente havia apresentações musicais, mas ele pegou fogo. O grupo ocupou então o Grande Hotel de Montreux. Esse trabalho é tão importante na carreira da banda, que até hoje todos os shows do Deep Purple contêm ao menos quatro das sete músicas do disco "Machine Head", lançado em 1972.
O ano de 1972 foi movimentadíssimo, e nele o Deep Purple chegou pela primeira vez ao Japão, onde foi gravado seu mais famoso disco ao vivo, "Made in Japan".
Na Itália, o grupo também preparava a gravação de "Who Do We Think We Are". O ritmo de trabalho da banda, porém, custou caro a eles. Por diversas vezes, membros do grupo ficaram doentes. O guitarrista Randy California chegou a substituir Blackmore em um show, e Roger Glover substituiu Gillan em outro. Os relacionamentos entre os membros - e especialmente entre Gillan e Blackmore - também não iam bem. Em dezembro, Gillan entregou seu pedido de demissão, avisando que deixaria o grupo no final de junho de 1973, dando aos empresários e aos colegas seis meses para decidir o que fazer do grupo.
Em 29 de junho de 1973, na segunda viagem do grupo ao Japão, Ian Gillan avisa que seria o último show do Deep Purple com aquela formação. Glover também deixou o grupo, passando a se dedicar à produção, no departamento artístico da Purple Records - a gravadora do grupo. Em busca de um novo vocalista, os empresários do Deep Purple não paravam de receber fitas de novos artistas. Uma delas foi enviada por um rapaz de vinte e um anos: David Coverdale. O teste de Coverdale ocorreu em agosto de 1973. Durante seis horas, eles tocaram material do Deep Purple e canções mais conhecidas, como "Long Tall Sally" e "Yesterday". Quando Coverdale foi para casa, o restante do Deep Purple deci-
diu que ele seria o novo integrante da banda. Em novembro, foi gravado o disco "Burn", e a nova equipe estreou no palco em 8 de dezembro, na Dinamarca.
Em 1975, durante a turnê de lançamento do disco "Stormbringer" na Europa, Blackmore deixou o grupo para criar uma nova banda, o Rainbow, sendo substituído por Tommy Bolin. Em março de 1976, em Liverpool, David Coverdale desabafa com Lord: não havia mais clima para continuar com o Deep Purple. Lord desabafa de volta: não havia mais um Deep Purple para continuar. Criada oito anos antes, a banda encerra sua carreira. Oito meses depois, Bolin morreria de overdose no Resort Hotel de Miami, após uma apresentação. Durante oito anos o Deep Purple permaneceria fora do ar e seus membros partiram para carreiras solo.
Crédito da foto:
Em 1984, é anunciada a volta do Deep Purple com a sua formação de maior sucesso, com Gillan, Blackmore, Paice, Glover e Lord. É lançado o primeiro disco de inéditas desde 1975, chamado "Perfect Strangers", que foi seguido por "The House of Blue Light", de 1987. Das turnês destes dois discos, sai o ao vivo "Nobody's Perfect", lançado em 1988. Em 1989, Gillan decide sair novamente da banda, e em seu lugar entra o vocalista Joe Lynn Turner. Com ele a banda gravaria "Slaves and Masters", e sairia em turnê mundial, vindo pela primeira vez ao Brasil. A banda termina a turnê no fim de 1991, e em 1992, começa a gravar o que se tornaria o álbum "The Battle Rages On…".
Este álbum foi inicialmente gravado e escrito com Joe Lynn Turner ainda na banda, mas no meio de setembro de 1992, Joe é despedido do grupo e em seu lugar entra novamente Ian Gillan, que regravaram as canções.
Em dezembro de 1993, após a saída de Ritchie Blackmore devido a conflitos constantes sobre o estilo musical a ser seguido, Joe Satriani foi convidado a integrar a banda e juntou-se ao Purple para participar da turnê internacional pelo Japão e Europa. Após este concerto, Satriani deixou o Purple e cedeu o lugar para o guitarrista Steve Morse, que ocupa o lugar até hoje. A banda se revitaliza e volta com o "Purpendicular", de 1996, e "Abandon" em 1998. Em 2002, o tecladista Jon Lord decide abandonar a estrada, e em seu lugar entra Don Airey, com quem o grupo lançaria "Bananas", em 2003, e "Rapture of the Deep", em 2005.
Em abril de 2008, os alunos da London Tech Music School, uma das mais conceituadas escolas de música da Grã-Bretanha e de onde saíram integrantes de bandas como o Radiohead, The Kinks e The Cure, elegeram o clássico "Smoke on the Water", um dos maiores sucessos da banda, como o maior riff de todos os tempos na história do rock, na frente de outros clássicos como "Whole Lotta
Love" do Led Zeppelin, "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana, "My Generation" do The Who, "Born To Be Wild" do Steppenwolf e "Iron Man" do Black Sabbath.
Serviço Curitiba
Opus Entretenimento e Mercury Concerts orgulhosamente apresentam Deep Purple
Data: 23 de abril de 2023
Local: Live Curitiba
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo - 81050-040
Horário: 17h (abertura da casa)
Classificação: 18 anos. Menores de 18, somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais
# Setores e valores:
Pista Premium LOTE 01: a partir de R$ 315,00+ taxas
Pista LOTE 01: a partir de R$ 135,00+ taxas
Área Vip (2º Piso) LOTE 01: a partir de R$ 202,50+
taxas - CAMAROTE JOHNNIE WALKER:
R$ 6750.00 + taxas*
CAMAROTE CIROC: R$ 6750.00 + taxas*
*não há incidência de meia-entrada
# INGRESSO ONLINE: uhuu.com
Ponto de venda com taxa de serviço:
Shopping Crystal
Quiosque Piso L4
Endereço: R. Comendador Araújo, 731Batel, Curitiba - PR, 80420-000
MATUÊ
CONFIRMA SHOW EM PONTA GROSSA
Pela primeira vez em Ponta Grossa, Matuê desembarca na cidade com um megashow, dia 20 de maio, no Sassaki Eventos. O artista que é um dos principais nomes do trap no Brasil apresenta grandes hits como ”Anos luz”, “Kenny G”, “Quer voar” e muito mais. Os ingressos estão à venda em Baladapp.
Nascido em Fortaleza, Matheus Brasileiro Aguiar –Matuê mudou para os Estados Unidos ainda criança e morou na Califórnia por três anos, onde foi exposto ao rap americano da época, especialmente as produções de Dr. Dre, Snoop Dogg e Eminem.
Assim ficou aficionado pelo gênero e logo na estreia com o álbum ‘Máquina do tempo’, tornou-se fenômeno de audiência com o disco que o colocaria em um patamar inimaginável – tornando-se o artista brasileiro com mais audições nas plataformas digitais em um mês somando 150 milhões. Com o hit “Quer voar”, por exemplo, a música foi tão ouvida na semana de lançamento que extrapolou o Brasil e figurou na parada global da Billiboard.
Setores disponíveis para o evento:
- PISTA – Um espaço amplo, o setor pista está localizado logo após a Área VIP. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).
- ÁREA VIP – Você mais perto do seu artista! Localizado em frente ao palco, a Área VIP possui visão privilegiada. O setor não conta com mesas ou cadeiras (em pé).
- CAMAROTE 12 PESSOAS – Vendido fechado para até 12 pessoas, os camarotes são uma ótima opção para quem quer curtir o evento com mais exclusividade. Setor localizado na lateral esquerda e não possui acesso à frente do palco.
- INDIVIDUAL CAMAROTE AVULSO – Também é possível comprar o ingresso avulso para o camarote coletivo. Setor localizado na lateral esquerda, com acesso parcial à frente do palco.
Serviços: MATUÊ EM PONTA GROSSA
Data: 20 de maio – Sábado
Local: Sassaki Eventos (BR-376, 300, Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa/PR)
Horário: Abertura dos portões 21h/ Início dos shows 00h
Realização: AGE Entretenimento e Its Promoções
Classificação: +16 (16 e 17 anos podem ir desacompanhados e menores de 16 anos precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal)
Ingressos: https://baladapp.com.br/a/matue-pontagrossa-20-de-maio -de-2023/3448
DJONGA E MV BILL SE APRESENTAM EM CURITIBA
Evento reúne dois dos principais nomes do rap nacional no palco do Piazza Notte, dia 11 de março. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos e custam a partir de R$ 50 artista ficou famoso na cena de hip-hop por letras questionadoras focadas na luta do jovem brasileiro. Ele é conhecido por músicas como "Só Deus pode me julgar", "O Soldado Que Fica", "O Bagulho é Doido", entre outras.
Djonga volta à capital paranaense no sábado, dia 11 de março, no Piazza Notte (BR-116, 14934). Além da apresentação do rapper mineiro, na mesma noite, o evento apresenta show do carioca Mv Bill com participação especial de Kmila CDD. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos, custam a partir de R$ 50 e os preços variam de acordo com a modalidade e setor escolhido.
Nascido em Belo Horizonte, na Favela do Índio, Djonga cresceu no bairro de São Lucas, em Santa Efigênia. Começou sua carreira na rua, participando de saraus de poesia, onde iniciou o interesse pelo rap e logo começou a escrever suas próprias letras. Criou a DV Tribo ao lado do Hot Apocalypse, FBC, Clara Lima, Oreia e Coyote Beats e foi conquistando seu espaço na cena do hip-hop.
Ele também foi o primeiro brasileiro indicado ao prêmio BET Hip Hop Awards, realizado nos Estados Unidos, e emplacou diversas músicas entre as mais ouvidas nos serviços de streaming do Brasil, com álbuns de sucesso como "Ladrão", "O dono do lugar" e "O menino que queria ser Deus".
Rapper e escritor, Alex Pereira Barbosa, o Mv Bill tem 49 anos e mais de 30 de carreira. Nascido no Rio de Janeiro, o
No show de Mv Bill, também não poderia faltar, a participação sempre especial de Kmila CDD, irmã do músico, conhecida pelas rimas nas versões da música "Estilo Vagabundo" que também sobe ao palco do Piazza Notte no evento realizado pela produtora Mobit.
Sem dúvidas, o público curitibano pode esperar um evento com apresentações fortes no palco, letras contundentes e uma noite que será um verdadeiro encontro de gerações repleto de clássicos do hip-hop.
Serviço
DJONGA E MV BILL com part. Kmila CDD
Data: 11 de março – Sábado
Local: Piazza Notte (BR-116, 14934 – Fanny, Curitiba/PR)
Horário de abertura da casa: 22h
Classificação: 18 anos
Realização: @mobit.live
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/event/4493
10 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição 5658 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Morten Rygaard
Skank apresenta o último show em Curitiba
Já disse um crítico que a importância de uma banda se mede pela quantidade e qualidade de músicas “indispensáveis” que acabaram ficando de fora do repertório de seu show. Com quase 30 anos de contribuições para as festas, os romances e para a vida dos brasileiros, o Skank já ouviu muito que “faltou esta” e “faltou aquela”.
Pois nessa turnê, que vem celebrando a história da banda antes de sua separação por tempo indeterminado, o desafio tem sido encaixar num mesmo roteiro tudo o que esses caras já deixaram gravado no coração do público desde o comecinho dos anos 1990. E é nessas horas retrospectivas que a gente vê que foi muita coisa – mesmo para generosas duas horas (ou mais!) de show. No dia 04 de março, a banda apresenta o último show em Curitiba, no White Hall Jockey Eventos.
Foram nove álbuns de estúdio, alguns deles presença obrigatória em listas de melhores de todos os tempos do pop-rock nacional e que somam mais de 5 milhões de exemplares vendidos; três ao vivo que registraram para a posteridade o nível de ataque e a catarse de seus shows em diferentes fases da carreira; e uma coleção de sucessos que não encontra paralelo nas últimas três décadas no país. Foram cerca de 40 hit singles, 29 deles entre as 100 mais tocadas do ano no Brasil (muitas vezes defendendo sozinhas o poprock num mar de sertanejo universitário), 25 em trilhas de novela, dois mega-hits que marcaram fases distintas e igualmente bem sucedidas do grupo (“Garota Nacional” em 1996 e “Vou deixar” em 2004) e um sem-número de favoritas do fãs que vez por outra aparecem de surpresa nos shows. “Algo parecido”, o single inédito lançado em 2018, passou dos 30 milhões de plays em pouco mais de um ano. E ainda temos a nova “Simplesmente”, delicada balada folk lançada especialmente para acompanhar a Turnê da Despedida. Que belíssimo problema será montar o repertório dos shows...
Até onde podemos enxergar, esta será a última oportunidade de assistir a Samuel Rosa (guitarra e voz), Lelo Zanetti (baixo), Henrique Portugal (teclados) e Haroldo Ferretti (bateria) tocando seus clássicos, juntos, num mesmo palco. A banda anunciou a separação motivada pelos desejos individuais de experimentar novos caminhos –musicais e pessoais. Sem brigas, sem decadência, sem barracos públicos e sem descartar a possibilidade de reuniões futuras. Pontuais? Comemorativas? Definitivas? Só o tempo dirá. Por hora, é melhor aproveitar a Turnê da Despedida como se não houvesse amanhã.
A separação do Skank é uma forma de colocar um ponto final (ou um ponto-e-vírgula) numa carreira iniciada na curva entre a moda do rock brasileiro dos anos 1980 e uma nova década que apontava para a brasilidade, para o ritmo e para as misturas. Inicialmente uma simpática banda de vinda de Minas Gerais tocando música de inspiração jamaicana, rapidamente o Skank tanto apontou caminhos para toda uma nova geração (de Chico Science, Raimundos, Pato Fu, Jota Quest, Mundo Livre SA, O Rappa e tantos outros) como ganhou musculatura e tamanho de mercado. Isso ali por 1996, quando chegou no incrível feito de ter, no mesmo período de doze meses, dois álbuns diferentes com mais de um milhão de exemplares vendidos –Calango e O Samba Poconé.
Foram tempos de turnês internacionais, hits no mercado latino e a confiança para arriscar a mudança que viria nos anos seguintes: canções mais melódicas, com mais violões e guitarras e climas psicodélicos. Em meio a momentos tão diferentes, algumas características continuavam: os sucessos na boca do público, as canções na vida das pessoas, os grandes shows pra lavar a alma e a coerência com sua própria história, de olhar para frente e encarar os desafios.
É essa coerência que levou Samuel, Lelo, Henrique e Haroldo a dependurar as chuteiras por hora e buscar desafios em outros territórios. A Turnê de Despedida é a versão da banda para aqueles jogos em que os craques do futebol juntam os amigos, num clima incrível de festa e gratidão. Os craques estarão no palco, os amigos somos todos nós que estivemos juntos a eles por tanto tempo. E vai ser um jogo de goleadas, isso todo mundo sabe.
SERVIÇO Skank | Os Últimos Shows
Local: White Hall Jockey Eventos
Data: Dia 04 de março | sábado
Horário: 20h
Preço: R$120 e R$200
VENDAS
https://www.diskingressos.com.br/event/4326
Assessoria de Imprensa | Skank
Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br
Tel: (11) 2306-7092
Ana Paula Aschenbach | anapaula@perfexx.com.br
Tânia Barbato | tania@perfexx.com.br
Gabriela Carvalhal | gabriela@perfexx.com.br
Ana Prado | aprado@perfexx.com.br
Heitor Ribeiro | heitor@perfexx.com.br
Helloween confirma show em Curitiba
Apresentação acontecerá no dia 20 de abril, na Live Curitiba - Pré-venda Clube Opus começa no 28 de fevereiro, às 10h Abertura de venda ao público em geral acontece a partir de 1 de março, às 10h - Ingressos em uhuu.com e pontos autorizados
A banda alemã Helloween, um dos maiores expoentes do heavy metal melódico mundial, confirmou recentemente nova passagem pelo Brasil e mais uma importante data foi adicionada a “United Forces Tour 2022-2023” no país.
O grupo se apresentará no dia 20 de abril, na Live, em Curitiba. A pré-venda para assinantes Clube Opus começa em 28 de fevereiro, às 10h e, ao público em geral, a partir de 1 de março, às 10h, e a abertura de venda para o público em geral acontece no dia 1 de março, às 10h. Esta é mais uma realização da Opus Entretenimento e tour assinada pela Mercury Concerts.
Os ingressos estão à venda pela plataforma uhuu.com e pontos autorizados. Os ingressos de MEIA-SOLIDÁRIA garantem 50% de desconto, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e/ou 1kg de ração não perecível para pet (cachorros ou gatos) a serem entregues no dia do evento. A produção do evento não se responsabiliza por bilhetes adquiridos fora dos canais de venda oficiais.
SOBRE A BANDA
Andi Deris (vocal), Michael Kiske (vocal), Michael Weikath (guitarra), Kai Hansen (vocal e guitarra), Markus Grosskopf (baixo), Sascha Gerstner (guitarra) e Dani Löble (bateria) retornam trazendo na bagagem o aclamado e poderoso autointitulado álbum “Helloween”, lançado em 2021, que tem conquistado as paradas do mundo.
No repertório, o grupo promete executar clássicos como “Eagle Fly Free”, “Power”, “Forever and One”, “Dr. Stein”, “I Want Out”, “Future World” e “How Many Tears”, além de novas composições como “Skyfall”, “Fear of the Fallen” e “Best Time”.
O Helloween é um dos nomes mais respeitados do metal mundial e reconhecido como o pioneiro do speed metal alemão. Na estrada desde 1984, tocaram em praticamente todos os grandes festivais como Rock in Rio, Wacken Open Air, Loudpark (Japão), na edição polonesa do Woodstock, emocionando mais de meio milhão de fãs como headliner.
Com mais de três décadas de carreira mundial, a banda percorreu o mundo inúmeras vezes e fez shows espetaculares ao lado de Iron Maiden, Scorpions e Ozzy Osbourne. Lançaram 15 discos de estúdio e quatro ao vivo, conquistaram 14 prêmios de ouro e seis de platina, além de vender mais de 10 milhões de discos.
O álbum “Keepers” é considerado um dos discos do metal alemão de maior sucesso de todos os tempos e a banda é reconhecida internacionalmente como um marco do power metal.
SOBRE A PRÉ-VENDA
O Clube Opus é um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil. Recheado de benefícios, o sócio tem benefícios como desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais, pré-venda online de ingressos.
Para o Show da banda Helloween em Curitiba, o sócio do Clube Opus será beneficiado exclusivamente da seguinte forma:
Benefícios exclusivos da PRÉ-VENDA*:
- Parcelamento em 4x sem juros
- Congelamento de Lote (Compra de ingressos no valor do 1º LOTE);
Demais benefícios (válidos na pré-venda e pós pré-venda):
- Desconto de 55% em 2 ingressos por CPF**
- Entrada preferencial no dia do show
* Pré-venda ONLINE. A pré-venda Clube Opus será de 24 horas, iniciando no dia 28 de fevereiro de 2023 às 10h e terminando no dia 01 de março de 2023 às 10h. Benefícios exclusivos para associações realizadas até dia 27 de fevereiro de 2023, às 23h59.
** Desconto não acumulativo.
SOBRE A MERCURY CONCERTS
A Mercury Concerts é responsável pelo agenciamento de turnês internacionais na América Latina e também pela idealização e produção de shows e festivais de grande sucesso em todo o Brasil. Entre suas realizações nesses mais de 20 anos de história estão festivais como Monsters of Rock, Ruffles Reggae, Close-up Planet, Skol Rock, Kaiser Music e São Paulo Trip. Além disso, a Mercury também realizou no país shows e turnês de artistas de renome como AC/DC, Bon Jovi, Iron Maiden, Kiss, Yes, Black Sabbath, Guns N’ Roses e Aerosmith.
SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.
Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.
SERVIÇO
Opus Entretenimento e Mercury Concerts apresentam: HELLOWEEN
Data: 20 de abril de 2023
Local: Live Curitiba
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo81050-040
Horário: 18h (abertura da casa)
Classificação: 18 anos. Menores de 18, somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais
Setores e valores: PISTA PREMIUM - LOTE 1: a partir de R$ 270,00 + taxas PISTA - LOTE 1: a partir de 125,00 + taxas ÁREA VIP - LOTE 1: a partir de R$ 190,00 + taxas
DESCONTOS
• 50% Idoso: Lei Federal 10.741/2003 - obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição.
• 50% Estudante: Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 - obrigatória apresentação de Carteira de Identificação Estudantil (CIE).Consulte também: www.documentodoestudante.com.br
• 50% Professores de ensino público e privado mediante a carteira de identificação, con-
forme lei Estadual 15.876/2008
• 50% Portadores de Câncer, com o devido comprovante, conforme lei 18445 de 05/02/2015
• 50% Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, transcrita abaixo e Decreto 8.537 de 2015
• 50% Pessoas com deficiência: (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/ 13 e Decreto Federal 8.537/15 - obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar no 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto
• 50% Doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.
• 50% Desconto para pessoas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19.
• 50% Desconto para clientes associados (Sócio Torcedor) aos clubes de futebol de abrangência nacional, mediante comprovação através de carteirinha de sócio no dia do evento.
• 55% Clube Opus (Sócio). Desconto limitado a 2 ingressos por CPF por evento. Válido para compras somente através do site. Maiores informações https://clubeopus.com. (Em eventos que incide o desconto solidário)
• 50% MEIA-SOLIDÁRIA mediante a doação de 1kg de alimento e/ou 1kg de ração para cachorros ou gatos (insumos não perecíveis somente) no dia do evento.
# INGRESSO ONLINE : uhuu.com
Ponto de venda com taxa de serviço :
Shopping Crystal
Quiosque Piso L4
Endereço: R. Comendador Araújo, 731 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000
Horário de atendimento: segunda a sábado das 12h às 20h e domingo das 14h às 20h.
Bilheteria Local - Live Curitiba (Somente em dia de apresentação 2h antes)
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, Curitiba - PR, 81050-040
ATENÇÃO : Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais de venda oficiais.
Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso adquirido, caso contrário, o acesso não será autorizado.
Objetos proibidos : câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.
11 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição 5658 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL s
Foto: Martin Häusler
12 | Quinta-feira, 2 de Março de 2023 | Edição 5658 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL