Porto de Paranaguá é o primeiro porto público do Brasil a receber certificação ambiental global
O Porto de Paranaguá, no Paraná, se tornou o primeiro porto público brasileiro a conquistar o certificado internacional Ecoports, a mais importante certificação do mundo voltada para gestão ambiental portuária. O reconhecimento é feito pela Organização de Portos Marítimos Europeus (ESPO) e coloca o porto paranaense como referência mundial em gestão e boas práticas ambientais.
“Essa certificação é uma garantia, para investidores e clientes de que nossas operações cumprem requisitos de boas práticas ambientais. É resultado de um trabalho conjunto com toda a comunidade portuária e deve atrair ainda mais negócios e investimentos para o Estado, tornando o porto mais competitivo no mercado global”, destaca o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Para ele, o selo reforça o compromisso de desenvolver Paranaguá como um porto de classe mundial. Na semana passada, a Portos do Paraná recebeu uma comitiva da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países mais desenvolvidos do mundo, dentro do projeto de expansão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado.
“Nosso objetivo é ter um desempenho ambiental e operacional de alta performance, nos melhores padrões globais”, disse.
A conquista vem depois de uma inspeção rigorosa feita pelo Lloyd's Register Quality Assurance, um órgão internacional independente, com sede no Reino Unido. “A auditoria é criteriosa, feita de forma neutra.
SINE nos Bairros acontece na Colônia Rio Grande e no Jardim Itajubá nesta semana
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais promove nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/06) o SINE nos Bairros, na região da Colônia Rio Grande e também no Jardim Itajubá.
A ação de hoje (01), na Colônia Rio Grande, será na Igreja Avivamento Bíblico, localizada na Rua Gonçalves de Magalhães, nº 30, das 8h30 às 16h30. Na sexta-feira (02), no Jardim Itajubá, a ação será na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Itaoca, nº 458, também das 8h30 às 16h30.
A SETRAB orienta que os participantes compareçam munidos de documentos pessoais e a Carteira de Trabalho.
Eduardo Pimentel anuncia a criação do Parque da África durante reunião do Fala Curitiba
A Regional Pinheirinho vai ganhar uma nova área verde e de lazer em 2024. O Parque da África será construído pela Prefeitura de Curitiba ao lado da Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito e secretário de Estado da Cidades, Eduardo Pimentel, na noite desta terça-feira (30/5), durante a reunião do programa de consultas públicas Fala Curitiba. O novo espaço de lazer deve ficar pronto em 2024 e contará com uma área total de 65 mil metros quadrados. “Em nome do nosso prefeito Rafael Greca, com o apoio dos nossos vereadores, viemos anunciar que vamos construir mais um espaço de lazer aqui na Regional Pinheirinho. Ao lado da Praça Zumbi dos Palmares vamos fazer mais uma área de integração para a comunidade ”, disse Eduardo Pimentel.
A avaliação considera o perfil do porto e a interação da atividade portuária com o meio ambiente”, explica o auditor líder do processo, Rogério Duarte.
“Um dos requisitos é a existência de uma declaração de política ambiental, o cumprimento de aspectos legais, as responsabilidades e recursos, a revisão da conformidade e a existência de um relatório enviado bianualmente ambiental e exemplos de boas práticas”, completa.
Pinhais: Assistência Social realizou diversas ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil
Durante o mês de maio, as equipes de Assistência Social da Prefeitura de Pinhais realizaram diversas ações pela campanha Maio Laranja e ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O Serviço Integrado à Rede de Proteção (SIRE) desenvolve o Projeto “EU SEI ME PROTEGER - PREVENÇÃO
À EXPLORAÇÃO SEXUAL”, que tem como objetivo prevenir riscos relacionados à exploração sexual de adolescentes, utilizando como metodologia apresentação de um vídeo sobre a temática, rodas de conversa e entrega de materiais informativos. Em maio, o projeto foi aplicado no dia 9, para uma turma da Rede Estadual de Ensino e, no dia 12, no Centro da Juventude de Pinhais. No dia 17 de maio, ocorreu o IV ENCONTRO ALUSIVO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL, no qual houve a contação da história do livro “Leda e Lili”, das autoras Diana Monteiro e Fabiane Prado, pela contadora de histórias Maruca Franco.
Startups
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), comemorou o novo ranking divulgado esta semana do Startup Ecosystem Index Report 2023. “Estamos entre as melhores cidades do mundo para startups. Maringá está entre as mil localidades globais com melhor ambiente para empresas inovadoras”.
Ano 24 | Nº 5720 | 1º de Junho de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
A conquista vem depois de uma inspeção rigorosa feita pelo Lloyd's Register Quality Assurance, um órgão internacional independente, com sede no Reino Unido. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Página 2
Quinta-feira Página
3
Startups
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), comemorou o novo ranking divulgado esta semana do Startup Ecosystem Index Report 2023. “Estamos entre as melhores cidades do mundo para startups.Maringá está entre as mil localidades globais com melhor ambiente para a implantação e desenvolvimento de empresas inovadoras”.
Cidade inovadora
“No início do mês, foi sancionada a lei municipal que cria o Programa Sandbox Maringá, que institui o funcionamento de ambientes experimentais para testes de inovação científica, tecnológica e empreendedora. Dessa forma, as empresas poderão realizar testes de novas soluções inovadoras de forma isolada e em ambiente seguro”, disse Ulisses Maia.
Turismo e meio ambiente
O “1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente – mercado atual, desafios e oportunidades”, começou nesta quarta (31) e vai até sexta-feira (2) em Foz do Iguaçu. Inédito no Brasil, o evento acontece com programação paralela à 18ª edição do Festival das Cataratas. O encontro vai tratar de temas referente à sustentabilidade, natureza, turismo e empreendedorismo
Destino do mundo
O evento termina na sexta-feira com uma visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu guiada pela equipe da concessionária Urbia Cataratas. Considerado um Patrimônio Mundial Natural declarado pela Unesco e tendo as Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, o parque é um exemplo de gestão compartilhada bem-sucedida. O complexo recebe cerca de 2 milhões de visitantes ao ano e figura entre os pontos turísticos mais procurados do Brasil.
Comando do Progressistas
Paraná lança prêmio para incentivar responsabilidade social em empresas e organizações
Selo Solidário visa o reconhecimento de empresas e organizações sem fins lucrativos que participam de ações sociais coordenadas pelo Governo do Estado ou que desenvolvem iniciativas próprias voltadas à população em situação de vulnerabilidade
O Governo do Paraná anunciou (30), no Palácio Iguaçu, a criação do “Selo Solidário”, uma iniciativa que busca incentivar empresas e organizações da sociedade civil a promoverem a solidariedade e o desenvolvimento social em todo o Estado. A ação será coordenada pela Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) e foi regulamentada através do decreto estadual 1.598/2023.
Para concorrer ao Selo, os participantes deverão cumprir os critérios estabelecidos no decreto estadual. Ele funcionará como um reconhecimento para instituições que se engajam em projetos sociais do Governo do Estado e para iniciativas das próprias instituições que tenham ligação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os conceitos de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).
Segundo a primeira-dama Luciana Saito Massa, idealizadora da premiação e que também preside o Conselho de Ação Solidária do Estado, o objetivo é criar uma rede de boas práticas, proporcionando visibilidade às ações sociais, iniciativas beneficentes, projetos e programas desenvolvidos pelos participantes.
“Trata-se de uma certificação para valorização daquelas empresas e associações que já fazem um trabalho voltado aos ODS e com as políticas de ESG. Dessa maneira, queremos incentivá-las a trabalharem junto com o Governo do Estado para fazer a diferença na vida da população, em especial daqueles que mais precisam”, afirmou.
Entre os critérios para avaliação e classificação dos concorrentes estão a frequência de participação nas ações, número de pessoas beneficiadas e de voluntários envolvidos, projetos já desenvolvidos e preservação do meio ambiente. Os participantes serão divididos entre iniciativa privada, com categorias para empresas de pequeno, médio e grande porte, e outra para organizações da sociedade civil. Cada categoria terá três vencedores, totalizando 12 Selos Solidários entregues ao ano.
COMO PARTICIPAR
As organizações interessadas em aderir ao selo deverão preencher o cadastro no site do Portal Solidário. No site, também serão divulgadas as campanhas sociais promovidas pelo Estado durante o ano e que poderão receber doações e contribuições das entidades participantes e da população em geral.
Entre as ações coordenadas pela SGAS, estão a campanha Paraná Rosa, voltada à conscientização sobre o câncer de mama; o Paraná Piá, que já arrecadou quase 40 mil brinquedos para crianças carentes; o Aquece Paraná, com a doação de mais de 240 mil peças de roupas; além da Páscoa Solidária e Natal Solidário, entre outras. Durante a pandemia, a superintendência também coordenou, em parceria com a Defesa
Civil, o repasse de aproximadamente 450 toneladas de alimentos e cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social.
A escolha dos contemplados com o selo será feita por uma comissão julgadora formada por representantes do Estado e do Conselho de Ação Solidária a partir da análise de ações realizadas pelas instituições e que tenham gerado um impacto social relevante. Poderão se cadastrar para concorrer ao prêmio empresas, fundações e organizações sem fins lucrativos de qualquer porte.
A iniciativa conta com o apoio operacional da Casa Civil. De acordo com o assessor Renan Ferreira, a ideia é promover uma espécie de concurso que estimule a participação contínua dos envolvidos. “As instituições vão receber pontos com base no volume de doações e no número de campanhas em que participarem, além de projetos sociais próprios que já desenvolvam e uma pontuação especial para ações voltadas a mulheres vítimas de violência doméstica ou egressas do sistema penal”, explicou.
“Ao final do ano, a pontuação será somada e avaliada pela comissão julgadora, com a entrega dos selos aos vencedores dentro de cada categoria no início de 2024”, acrescentou Ferreira.
"Muitas empresas e pessoas fazem doações e outras contribuições para programas sociais e voluntários e não têm um reconhecimento disso, então o selo veio em uma boa hora para reconhecer este trabalho e fazer com que mais pessoas ajudem outras que estejam em situação
de vulnerabilidade. É uma ideia criativa que reúne proteção ambiental, ESG, ODS e solidariedade", reforçou o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.
MOTIVAÇÃO
Para a diretor de marketing da rede de farmácias Nissei, Jeisan dos Santos, que acompanhou o evento de lançamento, o selo é uma forma multiplicar as ações que geram impacto real na população mais carente. “Sermos convidados para prestigiar o lançamento do Selo demonstra que estamos cumprindo nossa missão de ir além do papel de farmácia e nos tornando agentes de mudança positiva em nossas comunidades. Esperamos que cada vez mais empresas se engajem em causas sociais e de transformação como essas”, comentou.
Na opinião da diretora comercial da Favretto Painéis, Janete Favretto, a premiação é um motivo a mais para continuar contribuindo com os projetos estaduais. “Ficamos muito felizes de participar desse lançamento porque acreditamos na necessidade de que a iniciativa privada e o poder público caminhem juntos. Hoje já fazemos parte de algumas ações com a doação dos nossos painéis e a ideia é participar ainda mais ativamente”, revelou.
PRESENÇAS
Também participaram do evento o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães; o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig; além de técnicos das pastas envolvidas e empresários que já contribuem com os programas da SGAS.
O deputado federal Marco Brasil assumiu no domingo (28) o comando do Progressistas de Londrina. O evento reuniu lideranças estaduais e municipais da legenda. Marco Aurélio Ribeiro, o Marco Brasil, tem uma carreira artística de quase 30 anos como locutor de rodeio. Em 2018, Marco Brasil foi candidato a deputado federal, sendo votado em quase todas as cidades do Paraná. Em 2023, como suplente, assumiu a vaga na Câmara dos Deputados deixada pelo secretário de estado de Comércio e Indústria, Ricardo Barros.
Prestação de contas
Em Audiência Pública na Assembleia Legislativa, o secretário de Estado da Fazenda (SEFA), Renê Garcia Júnior, aponta números “preocupantes”, na sua avaliação. “Mesmo com impactos fiscais, o Paraná tem mantido as contas em dia e a capacidade de pagamento”. Renê explica que a arrecadação tem caído muito. Só em combustíveis, energia elétrica e comunicação o Paraná perdeu R$ 2,8 bilhões em quatro meses, em função da Lei Complementar 194/2022. As despesas também aumentaram muito, cerca de 17%.
Próximos meses
“A safra recorde no Paraná deve levar a agropecuária a ser o motor crescimento no ano, com 46,85 milhões de toneladas. Ainda assim, as perspectivas são de um avanço tímido do PIB nacional em 2023”, afirma Renê Garcia Júnior. As perspectivas econômicas indicam que o PIB de 2023 teve crescimento revisado para cima, enquanto a previsão para 2024 teve revisão para baixo.
Caderno da Reciclagem
O PTI – Parque Tecnológico da Itaipu Binacional apresentou no 6° Congresso SulAmericano de Resíduos Sólidos – Conresol o novo Caderno da Reciclagem, importante documento de análise sobre as ações das cidades paranaenses no Programa de Gestão de Resíduos Sólidos. O Município de Cascavel ficou em primeiro lugar entre os municípios do Oeste, no valor global para reciclagem de papel, plástico e vidro, seguido pelos Municípios de Marechal Cândido Rondon e Itaipulândia.
Pista interditada
Após as chuvas registradas nos últimos dias na Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) decidiu interditar preventivamente e temporariamente a rodovia nesta quarta-feira (31). A previsão de reabertura é nesta quinta-feira (1º) às 9 horas.
Internet nas escolas
Projeto que garante a instalação de internet em escolas públicas pelas prestadoras de serviços de telecomunicação, do senador Flávio Arns (PSB-PR), foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal. A proposta segue agora para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O PL permite que os valores investidos nas escolas sejam compensados com a redução da contribuição devida ao FUST.
Audiência pública
Audiência pública marcada para esta quinta-feira (01) vai discutir com toda a sociedade de Francisco Beltrão a privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O evento, organizado pela Frente Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas, está marcado para às 18 horas na Associação dos funcionários da Copel. O objetivo é ouvir representantes da sociedade civil organizada e também copelianas e copelianos.
Marco temporal
A Câmara aprovou o projeto sobre o marco temporal, que limita a demarcação de terras indígenas. Foram 283 votos a favor e 155 contra. A proposta agora segue para o Senado. Segundo o texto, a demarcação de terras será restrita àquelas já tradicionalmente ocupadas em 1988, ano da promulgação da Constituição. Após essa data, as áreas não poderão ser demarcadas. Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas afirmou que a proposta representa um ‘genocídio legislado’. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35
Diretor Comercial: Maurício Mosson
Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766
Email: cial@ctbametropole.com.br
São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650
Email: adm.metropole@hotmail.com
Contato Redação:
e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal
2 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Porto de Paranaguá é o primeiro porto público do Brasil a receber certificação ambiental global
Porto de Paranaguá é o primeiro porto público do Brasil a receber certificação ambiental global
A conquista vem depois de uma inspeção rigorosa feita pelo Lloyd's Register Quality Assurance, um órgão internacional independente, com sede no Reino Unido. O certificado é voltado especificamente para a atividade portuária, seguindo preceitos e regulamentos do ISO 14001.
A conquista vem depois de uma inspeção rigorosa feita pelo Lloyd's Register Quality Assurance, um órgão internacional independente, com sede no Reino Unido. O certificado é voltado especificamente para a atividade portuária, seguindo preceitos e regulamentos do ISO 14001.
O Porto de Paranaguá, no Paraná, se tornou o primeiro porto público brasileiro a conquistar o certificado internacional Ecoports, a mais importante certificação do mundo voltada para gestão ambiental portuária. O reconhecimento é feito pela Organização de Portos Marítimos Europeus (ESPO) e coloca o porto paranaense como referência mundial em gestão e boas práticas ambientais.
“Essa certificação é uma garantia, para investidores e clientes de que nossas operações cumprem requisitos de boas práticas ambientais. É resultado de um trabalho conjunto com toda a comunidade portuária e deve atrair ainda mais negócios e investimentos para o Estado, tornando o porto mais competitivo no mercado global”, destaca o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Para ele, o selo reforça o compromisso de desenvolver Paranaguá como um porto de classe mundial. Na semana passada, a Portos do Paraná recebeu uma
comitiva da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países mais desenvolvidos do mundo, dentro do projeto de expansão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado.
A conquista vem depois de uma inspeção rigorosa feita pelo Lloyd's Register Quality Assurance, um órgão internacional independente, com sede no Rei-
no Unido. “A auditoria é criteriosa, feita de forma neutra. A avaliação considera o perfil do porto e a interação da atividade portuária com o meio ambiente”, explica o auditor líder do processo, Rogério Duarte.
“Um dos requisitos é a existência de uma declaração de política ambiental, o cumprimento de aspectos legais, as responsabilidades e recursos, a revisão da conformidade e a existência
de um relatório enviado bianualmente ambiental e exemplos de boas práticas”, completa.
O certificado é voltado especificamente para a atividade portuária, seguindo preceitos e regulamentos do ISO 14001, e com base em um sistema de revisão chamado de Port Environmental Review System (PERS).
Para conquistar o selo, foram quase três anos de trabalho. “Ini-
cialmente passamos por uma pré-avaliação que chamamos de Self Diagnosis Method. Consolidamos procedimentos e regulamentos, promovemos a remodelação de programas e com a ajuda de operadores e empresas, partimos para emissão do certificado”, conta João Paulo Ribeiro Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná. A chancela tem validade de dois anos. No Brasil, além de Paranaguá, que é um porto público, somente o porto privado do Açu, no Rio de Janeiro, possui a certificação.
EXPANSÃO PORTUÁRIA
O certificado chega em momento de expansão das atividades no Estado. De 2017 a 2022, os portos paranaenses (Paranaguá e Antonina) registraram aumento de quase 14% na movimentação de cargas, chegando ao recorde histórico de 58,3 milhões de toneladas. Neste primeiro quadrimestre, o total acumulado passa das 19 milhões de toneladas, 2% a mais que as 18,7 milhões registradas de janeiro a abril no ano passado.
SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO
A GSM Centro de Reciclagem e Gestão Ambiental de Resíduos S/A, inscrita sob o cnpj 00.061.315/0003-00 torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença de Operação - LO, com validade de 17/05/2025, para tratamento e/ou disposição final de resíduos sólidos, reciclagem de resíduos metálicos e destinação final de cabos de fibra óptica e similares instalada à Rodovia BR-277, num 3630, Parque das fontes - São Jose dos Pinhais - Cep 83065-160.
3 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO A Adval Tech Indústria de Autopeças Ltda. torna público que irá requerer ao IAT, a Renovação da Licença de Operação para indústria de Estamparia de aço, instalada na Av. Rocha Pombo, 2561, Águas Belas, São José dos Pinhais/PR.
Pinhais ultrapassa a marca de 50% do município com iluminação de LED
caiu de quase 50.000 kWh, para pouco mais de 30.000 kWh. Em toda a cidade, já são 7021 pontos de iluminação pública em LED. A implementação do serviço se estende por todo o município.
Confira abaixo o percentual desse tipo de iluminação em cada um dos bairros de Pinhais: Maria Antonieta: 100%
Centro: 67%
Para se ter uma ideia, no bairro Maria Antonieta, que já possui cobertura total em lâmpadas de LED, o consumo mensal
Atuba: 64%
Jardim Karla: 61%
Estância Pinhais: 56%
Jardim Amélia: 52%
Pineville: 51%
Emiliano Perneta: 50%
Jardim Cláudia: 49%
Alto Tarumã: 49%
Vargem Grande: 47%
Weissópolis: 40%
Bairro Maria Antonieta já conta com todas as lâmpadas do modelo mais moderno Dando prosseguimento ao projeto de substituir todas as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Municipal de Obras Públicas (Semop), alcançou a expressiva marca de cobrir mais da metade do município (53,5%) com a iluminação mais moderna, que leva segurança aos moradores e economia aos cofres públicos.
Só no Parque das Águas, 74% da iluminação já é em LED. Nos bairros Alphaville e Parque das Nascentes, o projeto de substituição das lâmpadas ainda não teve início.
4 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
5 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Secretaria de Saúde reforça orientações sobre a esporotricose
A doença afeta animais e humanos; foram notificados 58 novos casos em felinos no município
A esporotricose é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix pode ser transmitido às pessoas e gatos por meio de arranhadura ou mordedura de gatos doentes ou por contato direto de ferimentos abertos com as lesões do animal, também pode estar no ambiente como em cascas de árvores, palha, farpas, espinhos e terra. Neste ano, já foram notificados 58 novos casos de felinos em Pinhais.
Sendo assim, a Unidade de Vigilância de Zoonoses reforça as seguintes medidas de prevenção:
•Mantenha os animais em casa sem acesso à rua;
•Higienize o ambiente frequentemente;
•Castrar gatos, pois a castração pode reduzir brigas, prevenindo a disseminação da doença;
•Ao manusear o animal doente, utilize luvas e lave bem as mãos após;
•Animais mortos devem ter destinação adequada, para evitar que o fungo se espalhe pelo solo e contamine o ambiente. O recolhimento deve ser solicitado através do telefone (41) 99208-3349 (Ecoponto - Carcaça de animais).
•Usar luvas e lavar bem as mãos após mexer com terra
Secretária de Saúde de Pinhais recebe homenagem em sessão solene na Alep
•Se o animal de estimação apresentar a doença, deve ser isolado e receber tratamento adequado, indicado pelo médico veterinário.
Os sintomas aparecem após a contaminação do fungo na pele, a lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, o fungo pode afetar os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre. Nos gatos, podem apresentar ainda nariz inchado e espirro.
Para maiores esclarecimentos entre em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses, através do (41) 99196-8450.
Equipe de Educação Ambiental de Pinhais ministra palestra em São José dos Pinhais
O convite foi feito pelo Colégio Adventista da cidade vizinha
Adriane da Silva Jorge Carvalho recebeu menção honrosa referente ao Dia Estadual do Secretário de Saúde
A secretária de Saúde de Pinhais (Semsa), Adriane da Silva Jorge Carvalho, recebeu homenagem em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta segunda-feira (29). A menção honrosa é referente ao Dia Estadual do Secretário de Saúde, 7 de abril, instituído pela lei estadual nº 21.387/2023. Na mesma data também é comemorado o Dia Mundial da Saúde, que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.
A proposta homenageia a função que é a principal responsável pela aplicação das políticas públicas de saúde. A qualidade de uma área fundamental para a população depende em grande medida da atuação do profissional que ocupa o cargo. O secretário ou secretária é responsável, por exemplo, pelas campanhas e pelo cronograma de vacinação da população, pela atenção primária (que é o primeiro nível de atendimento das pessoas), pelos programas e projetos desenvolvidos na área, entre outras várias ações diárias
Neste mês de maio, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinhais (Semma) ministrou, a convite do Colégio Adventista de São José dos Pinhais, uma palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade.
A palestra foi conduzida por Liliane Azeredo Dias, integrante da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura de Pinhais, que fala da experiência: “Nos sentimos muito honrados e orgulhosos por representar nossa Secretaria em outro município, uma felicidade que nos faz acreditar na educação ambiental com a valorização que ela realmente merece, sensibilizando e modificando atitudes da forma de ser e estar no mundo e a preocupação com o meio ambiente”, destaca.
O evento contou com uma participação massiva
dos alunos, que foram atendidos em dois grupos: um pela manhã, com dez turmas do ensino médio, totalizando 405 educandos; e outro no período da tarde, com a presença de nove turmas do ensino fundamental, com 300 alunos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza o planejamento operacional e execução da política de preservação ambiental; define a política de limpeza urbana, por meio do gerenciamento e fiscalização da coleta, reciclagem e disposição do lixo. Também é responsável pela administração de cemitérios; execução de projetos, atividades de educação ambiental, construção, serviços de jardinagem, arborização e conservação de parques, praças e áreas de lazer do município.
Obras da nova Escola Municipal Maria Cappellari atingem a fase de superestrutura
O novo prédio da Escola Municipal Maria Cappellari, localizado no bairro Maria Antonieta, começa a ganhar forma. A obra está sendo erguida no mesmo local que abrigava a antiga escola, que pegou fogo. Por causa do incêndio, a estrutura ficou comprometida e teve que ser demolida.
A área total da nova unidade escolar é de 3672 m² e estão sendo investidos mais de R$10 milhões. Serão erguidas: área administrativa, refeitório,
pátio coberto, 16 salas de aula, sala de recursos multifuncionais, sala multiuso, laboratório de ciências, espaço maker e quadra esportiva. Os espaços serão distribuídos entre térreo, mezanino e mais dois pavimentos, além da cobertura. A obra está na fase de superestrutura, que é a parte de uma construção que está acima do nível do solo. Também está sendo realizada a execução dos muros do mezanino e do primeiro pavimento
6 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Obras incluem novas subestações, linhas e programas de modernização da rede, além da implementação dos principais programas da empresa, como o Paraná Trifásico e o Rede Elétrica Inteligente. Somente em 2023, a Copel está aplicando R$ 333,32 milhões em infraestrutura elétrica no Oeste
Copel vai investir R$ 1 bilhão na infraestrutura elétrica da região Oeste nos próximos três anos
Novas obras de ampliação e modernização da rede elétrica vão beneficiar a população do Oeste do Paraná nos próximos anos. Entre 2023 e 2025, a Companhia planeja investir R$ 1,044 bilhão na região, em novas subestações, linhas e na implementação dos principais programas da empresa, como o Paraná Trifásico e o Rede Elétrica Inteligente.
Somente em 2023, a Copel está aplicando R$ 333,32 milhões em infraestrutura elétrica no Oeste, o que representa quase um quinto do total de R$ 1,8 bilhão que está sendo investido em distribuição de energia em todo o Paraná. A previsão é que sejam investidos, ainda, R$ 361,65 milhões em 2024 e R$ 350,10 milhões em 2025.
“O Oeste é um dos principais polos produtivos do Paraná e, para a Copel, é uma prioridade investir de forma robusta na região”, afirma o superintendente de Engenharia de Expansão da Copel, Edison Ribeiro da Silva. “O que estamos fazendo com essas obras é executar um plano ousado e bem estruturado, que combina tecnologia, infraestrutura e aplica o que temos de mais avançado em automação, redes inteligentes e atendimento aos consumidores”.
A maior parcela é destinada ao Paraná Trifásico, cujas obras, em 2023, somam R$ 103,65 milhões e vão ampliar a malha de redes trifásicas que, além de mais resistentes, contam com equipamentos automáticos com tecnologia para religar a rede em poucos segundos em caso de um desligamento.
As obras do programa continuam em ritmo intenso: até agora foram entregues 2.136 quilômetros de redes trifásicas em toda a região. Cascavel, com 208 km, Guaraniaçu, com 129 km, e Toledo, com 91 km prontos, são os municípios com maior extensão construída.
NOVAS SUBESTAÇÕES
E LINHAS Outra parcela considerável do montante total para o Oeste é usada na construção, ampliação e modernização de linhas e subestações. Somente em 2023, são R$ 92,98 milhões para construção de duas novas subestações. Levando em consideração todo o período de obras das novas unidades, que de-
vem ficar prontas em 2025, o investimento soma R$ 127,5 milhões.
Em Capitão Leônidas Marques está em implantação um empreendimento que reúne uma nova subestação, com o mesmo nome da cidade, e linhas de distribuição para conectá-la ao sistema. A unidade vai operar em 138 mil volts de tensão e reforçar a distribuição de energia em toda a região. Para construi-la a Copel investirá, até 2025, R$ 87,7 milhões.
No município de São Miguel do Iguaçu, uma subestação homônima está em construção e, com novas linhas, vai transformar R$ 39,8 milhões de investimentos em mais qualidade no fornecimento
de energia para a população.
“Novas subestações e linhas ampliam a redundância da rede e a capacidade de distribuir energia. Essa conexão de subestações e linhas ao sistema significa que, se uma unidade apresenta um problema, uma das outras poderá atuar para que a energia seja distribuída por outras fontes, mantendo o fornecimento de energia à população”, acrescenta da Silva.
OUTROS PROJETOS
Além dos investimentos no Paraná Trifásico, em linhas e subestações, a Copel vai aplicar, ainda em 2023, R$ 89,57 milhões em obras de atendimento direto a solicitações de consumidores na região Oeste. Serão destinados mais R$
22,98 milhões para obras do Confiabilidade Total, programa que se concentra em melhorias para a comunicação, integração e automação de subestações e visa à redução da duração e da frequência das interrupções do fornecimento.
Os investimentos em redes inteligentes também vão concentrar R$ 24,14 milhões em 2023, valor que deve quase dobrar até 2025, quando o Oeste receberá R$ 41,49 milhões para a instalação de medidores inteligentes. Sem nenhum custo para o consumidor, a nova tecnologia vai reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos.
Isso porque, quando houver quedas de energia, o medidor inteligente avisa imediatamente a Copel sobre o incidente. Com o novo sistema, a leitura de consumo passa a ser remota, o que facilita o controle de toda a rede elétrica, desde a subestação até o consumidor final. Além disso, o cliente terá autonomia para monitorar o seu uso de energia por meio do aplicativo da Copel para celular.
EQUIPES REFORÇADAS
Para executar todas essas obras, a Copel conta com equipes próprias e terceirizadas que trabalham na construção de redes. Somente na região Oeste, além das equipes próprias, a companhia mantém 30 contratos que reúnem mais de 500 profissionais que trabalham em diferentes serviços e ajudam a tornar a rede elétrica do Paraná uma das mais modernas do Brasil.
Com novo mascote , campanha de prevenção a incêndios de 2023 faz alerta sobre urgência do tema
O slogan é “Não temos tempo a perder. Precisamos evitar os incêndios florestais agora”. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma média de 7 mil casos de incêndios florestais são atendidos por ano no Paraná.
Diversas entidades do Governo do Estado e da sociedade civil lançaram (31) a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que visa orientar a população sobre os riscos e consequências que o incêndio florestal pode trazer para o meio ambiente e a comunidade. O evento aconteceu na sede do IDR-Paraná.
Entre as ações de conscientização previstas estão a distribuição de materiais educativos e orientações sobre como os incêndios começam, o que fazer ao avistar um foco de incêndio e como denunciar. O slogan é “Não temos tempo a perder. Precisamos evitar os incêndios florestais agora”.
O lançamento ocorre neste período do ano por concentrar os meses com mais ocorrências de incêndio devido à vegetação mais seca, baixa humidade do ar e estiagem. São fatores que facilitam a propagação das chamas, principalmente nos dias após a ocorrência de geada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma média de 7 mil casos de incêndios florestais são atendidos por ano no Paraná. Em 2022 foram 4.693 e em 2021, durante a crise hídrica, mais de 10 mil atendimentos. A diminuição nos números leva em conta o inverno chuvoso do ano passado.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou do lançamento e ressaltou o trabalho de prevenção, orientando sobre pequenas ações quem podem evitar grandes prejuízos. “São ações simples que todos podem adotar para evitar os focos de incêndios e prevenir maiores desastres. As orientações previstas nesta campanha, bem construída, com bons materiais ilustrativos, têm muita relevância”, afirmou.
O também reforçou o empenho do Governo do Estado na missão de criar uma agricultura mais verde. “O crescimento da agricultura paranaense chama a atenção mundial e qualquer coisa errada que façamos cria uma imagem negativa. Precisamos mostrar que estamos preocupados em fazer uma agricultura cada vez mais sustentável”, concluiu.
Como presidente interina do IDR-Paraná, a diretora Solange Maria da Rosa Coelho fez questão de ressaltar o quanto esta campanha contribui para a preservação do meio ambiente, que é responsabilidade de todos.
“Quando perguntam minha formação, digo que sou formada de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. E essa é a formação de todos nós, que dividimos o mesmo ambiente. Temos o dever de fazer escolhas que preservem essa casa que dividimos. E essa conjugação de várias entidades e pessoas contribui para que a gente tenha sucesso em evitar uma ação tão penosa ao nosso ambiente, que é o incêndio florestal”, afirmou.
“Todo o corpo técnico do IDR-Paraná está comprometido com as ações que forem importantes para o sucesso desta campanha, principalmente na informação técnica ao agricultor”, reforçou.
Quem apresentou a campanha foi o presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Zaid Ahmad Nasser. Ele salientou que o tema deste ano chama atenção para o tempo e a responsabilidade de cada um. “Esta iniciativa já faz parte do nosso calendário e a ideia é se antecipar ao problema, com foco na prevenção. Faz parte das ações a divulgação ampla dos materiais para que a informação chegue ao maior número de pessoas possíveis. Também contamos com torres de monitoramento para combater focos de incêndio e evitar maiores prejuízos”, completou.
MASCOTE
Outra novidade deste ano é que a campanha terá uma mascote: a abelha nativa. Todos os anos a campanha deve escolher uma mascote diferente. No Paraná, elas estão presentes no programa Poliniza Paraná, que leva colmeias de abelhas sem ferrão a parques e Unidades de Conservação, e em ações estratégicas de meio ambiente das empresas públicas.
De acordo com Amauri Ferreira, gerente de Políticas Públicas do IDR-Paraná, a escolha das abelhas leva em consideração o fato delas serem as primeiras afetadas quando ocorre um incêndio. “Com a destruição de seu lar e de seu habitat, as abelhas são muito afetadas. Além disso, elas servem como indicador de sustentabilidade. Qualquer problema ambiental é prejudicial à vida das abelhas”, afirmou.
Pensando nesta conscientização, foram instalados, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, três meliponários no jardim de entrada do IDR-Paraná, a exemplo dos Jardins de Mel do Palácio Iguaçu.
CAMPANHA
Esta é uma campanha do IDR-Paraná, APRE, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Embrapa Florestas, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), Instituto Água e Terra (IAT), Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Acesse os materiais AQUI.
CRIME A cada 10 incêndios florestais, nove são causados por alguma irresponsabilidade humana. Causar incêndios, mesmo que sem querer, é considerado crime e o infrator pode ser penalizado com reclusão de dois a quatro anos e multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo do número de hectares afetados pelo fogo e dos danos causados à fauna e à flora. Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras perto das árvores, fumar próximo a plantações e soltar balões são algumas das ações que podem dar início aos incêndios.
O QUE FAZER
Ao avistar um foco de incêndio a orientação é de nunca tentar combater o fogo sozinho. Realizar este processo sem o treinamento adequado pode colocar a pessoa em perigo. A orientação é procurar um local seguro, avisar os vizinhos e acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.
7 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
8 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Greca participa da posse de André Ramos Tavares como ministro efetivo do TSE
O prefeito Rafael Greca prestigiou, em Brasília, na noite desta terça-feira (30/5), a sessão solene de posse do advogado e professor de Direito, que possui laços familiares em Curitiba, André Ramos Tavares, como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia foi realizada no edifíciosede do TSE e conduzida pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, sendo transmitida ao vivo pelo YouTube.
André Ramos Tavares é casado com a advogada curitibana Maitê Fabbri Moro, filha do renomado neurocirurgião Marlus Moro e Marta Cecília Fabbri Moro. André e Maitê são afilhados de casamento do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama Margarita Sansone.
Tavares, que já atuava como ministro substituto desde 29 de novembro de 2022, preencherá a vaga deixada por Carlos Horbach.
Greca destacou o fato de André ser um advogado e acadêmico preparado, além de autor e professor consagrado. Ele acredita que seu afilhado realizará um belo trabalho em prol da democracia no Brasil e da Justiça Eleitoral.
"Eu e Margarita nos alegramos com a posse do nosso afilhado de casamento, doutor André Ramos Tavares, como ministro titular do TRE. Ele é o marido da curi-
Mesmo com encerramento da campanha nacional, Curitiba mantém vacinação contra a gripe
tibana Maitê Moro, também uma advogada brilhante. São motivos de alegria e orgulho para nós", enfatizou Greca. Durante a posse, o prefeito de Curitiba interagiu com autoridades do Supremo Tribunal Federal, representantes das Cortes Superiores de Justiça, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, além de ministros, ex-ministros e governadores.
CLASSE DE JURISTAS
Na mesma ocasião, também tomou posse como ministro efetivo do TSE o advogado e professor de Direito Floriano de Azevedo Marques, que ocupou o posto deixado por Sérgio Banhos. Tavares e Marques foram nomeados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar as cadeiras reservadas aos titulares da Corte na classe de juristas.
Ambos foram escolhidos a partir de uma lista quádrupla encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada no último dia 25, no Diário Oficial da União (DOU).
"É uma alegria contar com dois professores com vasta experiência acadêmica e profissional. Ambos se juntam ao tribunal da democracia com a missão de defendê-la, garantindo que o eleitor possa escolher seus representantes a cada dois anos", afirmou o ministro Alexandre de Moraes.
PRESENÇAS
A mesa de honra da solenidade contou com a presença da vice-presidente do Tribunal, ministra Carmen Lúcia, e dos ministros do TSE Nunes Marques, Benedito Gonçalves e Isabel Galloti. Também participaram a presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que representou a Presidência da República.
A cerimônia contou ainda com a presença dos ministros do STF Gilmar Mendes e José Antonio Dias Toffoli; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do ex-ministro do STF, Ayres Britto; do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco; do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e Lucas Navarro, coordenador de articulação política da prefeitura de Curitiba.
PARANISMO
Antes de participar da cerimônia de posse dos ministros, Rafael Greca encontrouse com o procurador-geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras, para quem entregou um exemplar do livro Paranismo, escrito por José Roberto Teixeira Leite,
crítico de arte e o maior especialista no movimento intelectual e artístico da década de 1920 que exalta a identidade paranaense.
CARREIRA
André Ramos Tavares é professor titular da cadeira de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica paulista (PUCSP). Foi professor visitante da Universidade de Glasgow, Escócia (2019), e da Universidade de Bologna, Itália (2012), nas quais lecionou Direito Constitucional Econômico na graduação e no doutorado.
Tavares também foi professor permanente no Doutorado em Direito Público da Universidade de Bari, Itália (2008-2010), visiting foreign professor na Fordham University, Nova Iorque (2008) e visiting researchscholar na Cardozo School of Law, Nova Iorque (2007).
Já foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, de 2010 a 2012, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais, tendo sido seu primeiro presidente, e foi presidente da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC). Autor de mais de 100 artigos em periódicos, mais de 150 livros, capítulos ou reedições de livros, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Jabuti.
Mesmo com o encerramento da campanha nacional de vacinação contra a gripe nesta quarta-feira (31/5), Curitiba vai continuar imunizando os moradores enquanto durarem os estoques da vacina na cidade. A decisão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue a recomendação do Ministério da Saúde para manter a disponibilização do imunizante.
O município conta atualmente com 238 mil doses em estoque da vacina contra a influenza. Podem se vacinar todos os moradores de Curitiba com 6 meses de idade ou mais, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde.
O imunizante está disponível para aplicação em 105 unidades de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h até o horário de fechamento de cada equipamento, o que pode variar (a maior parte fecha às 19h).
Os endereços e os horários de vacinação das unidades de saúde podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.
“Esse é um momento de as famílias procurarem os postos e todos se imunizarem contra a gripe. A vacina protege contra uma doença que traz muitas complicações, principalmente para as pessoas mais vulneráveis, e que pode, inclusive, matar", diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
“Podemos evitar isso de uma maneira muito simples. Vacina é vida, é proteção. Quem ama, vacina”, completa.
Até dia 26 de maio, Curitiba aplicou um total de 336.232 doses da vacina contra a gripe, sendo 238.451 no público prioritário, considerado mais vulnerável. A cobertura de vacinação contra a gripe é de 34,1% do público prioritário de 698.578 pessoas.
ORIENTAÇÕES
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba orienta que os usuários cheguem com pelo menos 15 minutos antes do horário de fechamento da unidade para receber qualquer vacina.
Para se vacinar, além de ser morador de Curitiba, é preciso apresentar documento de identificação com foto.
A SMS solicita à população convocada para que, na medida do possível, evite buscar a vacinação nas unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais. Lembra, ainda, que a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho só vacina pessoas com 12 anos ou mais. As demais 104 unidades atendem todos os públicos convocados.
VACINA CONTRA A GRIPE
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2 (que causou o surto mais recente de gripe no último ano). A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
APLICAÇÃO DE OUTRAS VACINAS
A vacina contra influenza pode ser administrada com outras vacinas do calendário de rotina ou mesmo contra a covid-19. Não há necessidade de intervalo entre elas.
De acordo com Beatriz, a cobertura da vacina contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 9 anos está em 41% na capital paranaense; e de 10 a 19 anos em 75%. “Esse é um bom momento de aproveitar e colocar a carteira de vacinação em ordem, já fazer as vacinas pendentes”, diz. Público convocado para se vacinar contra a gripe
Todos com 6 meses ou mais
Público prioritário
Pessoas com 60 anos ou mais
Crianças com 6 meses a menores de 6 anos
Pessoas com comorbidades
Gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias)
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores de saúde
Profissionais da educação
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Forças armadas, de segurança e salvamento
Acamados (aplicação na residência)
Indígenas (aplicação pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)
Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)
9 | Quinta-feira, 1 de Junho de 2023 | Edição: 5720 |
Obras para requalificação da malha viária estão em ritmo intenso nos bairros de Curitiba
Eduardo Pimentel ressalta atendimento de 85% dos pedidos dos moradores de Curitiba
O trabalho de recuperação da malha viária da cidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), está em ritmo acelerado, levando melhorias a diferentes regiões da cidade pelo programa Asfalto Novo.
Um dos bairros beneficiados nesta semana é a CIC, na regional de mesmo nome, onde os trabalhos acontecem em quatro vias, totalizando 1.501 metros de extensão.
Recebem serviços de reciclagem as ruas Jornalista Augusto Waldrigues, Jornalista Rubéns Ávila, Adônis Rogério de Morais e Benedito Vaz dos Santos.
No bairro Mercês, três vias serão contempladas, totalizando 1.163 metros de asfalto novo. As ruas Raquel Prado, Joaquim da Silva Sampaio e Paulo Graeser Sobrinho receberão as melhorias, proporcionando mais qualidade e segurança para os moradores.
No bairro Novo Mundo, recebe melhorias a Rua Nicolau Serrato Sobrinho; no Bairro Alto, a Rua Arthur Ramos; e no Tarumã, a Avenida Affonso Penna (trecho 2).
O prefeito Rafael Greca ressalta a importância do programa pelo qual acontecem as obras fundamentais para garantir a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos.
“Estamos comprometidos em fortalecer a infraestrutura da cidade, proporcionando vias seguras e bem conservadas para todos. Esses investimentos refletem nosso compromisso em atender às necessidades da população e promover um desenvolvimento sustentável."
QUADRA A QUADRA
Os serviços avançam quadra a quadra nas vias, pelo método de reciclagem que transforma ruas com asfalto velho em vias com asfalto de boa qualidade. “Nessa técnica, a camada deteriorada é removida e o pavimento é fortalecido”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
O asfalto antigo é triturado e reutilizado como base para adicionar concreto e uma nova camada de asfalto. Depois disso, são aplicadas camadas adicionais para melhorar a superfície.
Normalmente, a rua recebe mais de uma camada de asfalto, mas é necessário aguardar um período de cura entre a primeira e a segunda camada. Somente após esse período a rua é sinalizada novamente.
ASFALTO NOVO
Desde que foi lançado, em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o programa Asfalto Novo assegurou 869 km de novo pavimento na cidade entre obras finalizadas e em andamento. Foram realizadas 1.776 ações em 1.500 ruas (algumas receberam intervenção em diferentes trechos). Somente neste ano, a média de entrega é de 42 ações por mês.
VIAS EM OBRAS
CIC
Rua Jornalista Augusto Waldrigues, em 416 metros entre as ruas Marco Campos e Emílio Romani
Rua Jornalista Rubéns Ávila, em 811 metros entre as ruas Lúcio Marcos da Silva e Alvin Tiboni
Rua Adônis Rogério de Morais, em 212 metros entre a Herculano de Araújo Filho e a Beato Pedro Donders
Rua Benedito Vaz dos Santos, em 62 metros desde a Rua Adonis Rogério de Morais até o final da rua Mercês
Rua Raquel Prado, em 535 metros entre as ruas Mamoré e Teffé
Rua Joaquim da Silva Sampaio, em 193 metros entre a Júlia Wanderley e a Jacarezinho
Rua Paulo Graeser Sobrinho, nos 435 metros entre a Raquel Prado e a Tapajós Novo Mundo
Rua Nicolau Serrato Sobrinho, em 1.334 metros desde a Avenida Brasília até o final da via Bairro Alto
Rua Arthur Ramos, em 322 metros entre a Rua Rio Juruá e Rua Rio Tietê Tarumã
Avenida Affonso Penna (trecho 2), em 236 metros entre as ruas Monte Castelo e Raphael Papa
Na abertura da terceira semana de audiências públicas do programa Fala Curitiba de 2023, nesta segundafeira (29/5), foi a vez da população do Sítio Cercado manifestar suas prioridades em obras e serviços para a região. No Clube da Gente Bairro Novo, os moradores receberam as boas-vindas do vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, que representou o prefeito Rafael Greca e enalteceu a presença de quem melhor conhece as necessidades da região.
O vice-prefeito também destacou que, com o Fala Curitiba, a cidade está vendo a efetividade da participação popular, já que a maioria das 403 demandas solicitadas e acolhidas pela Prefeitura desde 2017 já foram concluídas ou estão em fase de execução.
“Valorizo a vinda de cada um de vocês que conhecem as necessidades da região. Tenho lembrado nas reuniões do Fala Curitiba que a Prefeitura já cumpriu 85% das demandas escolhidas em edições anteriores do programa, o que quer dizer que Curitiba faz um orçamento participativo”, destacou Pimentel.
Entre as realizações que os moradores da Regional Bairro Novo viram se tornar realidade foi a reforma do local onde a reunião foi realizada: o Clube da Gente ganhou readequações na piscina, que estava aquecida e com aulas de natação e hidroginástica realizadas inclusive no período noturno. Também ressaltou o esforço da Prefeitura para ofertar a opção do ensino integral em todas as escolas da rede municipal de ensino.
MAIS EXERCÍCIO
A pensionista Antônia Rodrigues de Lima, 80 anos, conta que faz aulas de hidroginástica, gratuitamente, duas vezes na semana no Clube da Gente e que foi à reunião do Fala Curitiba para solicitar o retorno do grupo de atividades físicas na Unidade de Saúde São João Del Rey. “É importante fazer mais exercício em todas as idades, especialmente na minha. Acho importante também a Prefeitura oferecer esse espaço para a gente vir falar o que acha que precisa ser feito”, disse.
Ela foi acompanhada da colega de aulas de hidro Carme Basilio Scheiber, 84 anos, aposentada, que foi solicitar mais vagas de estacionamento para os idosos na região do equipamento esportivo do bairro.
POTENCIAL PARTICIPATIVO
Presidente da Associação de Moradores do Bairro NovoSítio Cercado, Gentil Correa Cardoso ressaltou que o Fala Curitiba é uma ferramenta essencial para a participação democrática dos curitibanos na administração da cidade. “Ainda tem potencial para quem mais pessoas venham. Vim solicitar a sinalização de trânsito na esquina do meu comércio, entre as ruas São José dos Pinhais e Lupianópolis. Pedi que os vizinhos viessem reforçar o pedido, mas ainda vieram aproveitar esta oportunidade de serem ouvidos”, disse.
Na edição deste ano, as 17 primeiras reuniões indicam que os curitibanos estão mais atentos e interessados em participar dos destinos da cidade: foram 2.381 participações, superando o dobro registrado no mesmo período do programa no ano passado (1.160 pessoas).
No encontro desta segunda-feira, mais de cem pessoas com formação de 12 grupos de discussão para indicar as próximas demandas prioritárias para execução em 2024. Os grupos mais demandados no Sítio Cercado foram nas áreas de saúde, planejamento urbano e habitação.
Também participaram do Fala Curitiba no Clube da Gente Bairro Novo os vereadores Rodrigo Reis, Beto Moraes, Marcos Vieira e Mauro Bobato e o administrador da regional, Fernando Wernek Bonfim.
PRÓXIMAS ETAPAS
As reuniões presenciais do Fala Curitiba vão até o dia 7 de junho.
A seguir, de 24 a 28 de julho, será a vez das reuniões finais de votação nas dez regionais.
Serviço: reuniões desta semana do Fala Curitiba
Horário: sempre a partir das 19h
Dia 30/5 (terça-feira)
Centro de Tradições Gaúchas do Pinheirinho (BR-116, nº 19.439)
Salão Paroquial da Igreja Santa Efigênia (Avenida Anita Garibaldi, 3.354, Barreirinha)
Dia 31/5 (quarta-feira)
Comunhão Cristã Abba (Rua Engenheiro Niepce da SIlva, 139, Portão)
Clube de Pesca de Santa Felicidade (Rua Zem Bertapelli, 230)
Dia 1°/6 (quinta-feira)
Salão do Santuário Santa Rita de Cássia (Rua Padre Dehon, 728, Boqueirão)
10 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição: 5720 |
Bandas de sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys e The Fevers fazem show especial em Curitiba
Elas se apresentam juntas no Festival "Jovens Tardes – A Festa da Jovem Guarda", no dia 18 de junho, no palco do Guairão
Um evento para toda a família, com duas bandas icônicas das décadas de 60 e 70, trazem ao palco do Guairão grandes clássicos que vão da MPB ao rock n roll, celebrando a época de ouro da música brasileira, com os melhores hits da Jovem Guarda. O festival “Jovens Tardes – A Festa da Jovem Guarda”, que acontecerá no dia 18 de junho, no Teatro Guaíra, em Curitiba, contará com a presença dos grupos Golden Boys e The Fevers, expoentes da jovem guarda no Brasil. O objetivo do festival é promover um encontro de gerações, atraindo o público que acompanha as bandas desde o início da carreira até os fãs que foram surgindo no decorrer da trajetória, em uma noite dedicada a reviver os clássicos da época. Os ingressos estão à venda pela Disk Ingressos.
As bandas prometem uma viagem ao passado, tocando os grandes sucessos de suas carreiras, editando uma grande festa da Jovem Guarda, trazendo ao palco clássicos como “Mar de Rosas”, “Vem Me Ajudar”, “Agora Eu Sei”, “Alguém Na Multidão”, “Pensando Nela” e “Erva Venenosa”, além de inúmeros outros, que não poderão faltar. O show que conta com mais de 2h de duração, promete embalar os apaixonados por essa época brilhante e dançante.
GOLDEN BOYS
A Golden Boys que completou 60 anos, segue na estrada, desde 2020, com uma série de atividades que marca a trajetória da banca. Além de um novo show, eles lançaram CD e DVD com toda a história dos meninos de ouro. Na formação atual, os três irmãos, Renato, Ronaldo e Mário Correa (irmão que integrava o Trio Esperança e que ocupou o lugar de Roberto Correa, após o seu falecimento), acompanhados pelos filhos Beto Filho, Bruno Galvão, Diego Saldanha e Pedro Moraes.
Eles, que tiveram grandes canções regravadas por artistas consagrados, são também produtores de discos. Canções como “Meu Romance com Laura”, a primeira gravação, em versão para o português “Pensando Nela”, “Erva venenosa”, ”Andança”, “Minha Marisa”, “Avenida Atlântica”, “Menina Linda”, “Não Te Esquecerei”, “Feche os Olhos”, entre outros.
THE FEVERS
A banda The Fevers, que teve muita influência de Elvis,
Beatles e Rolling Stones, destacaram-se gravando grandes versões de sucessos internacionais, acompanhando a evolução do mercado musical, onde mantinham a pegada de rock n’ roll, mas sempre com ritmo dançante, com um toque de contemporaneidade aos novos trabalhos, seja na tecnologia instrumental ou na adaptação de suas obras às novas mídias.
Emplacaram inúmeros hits nas principais paradas de sucesso do País: “Já Cansei”, “Agora Eu Sei”, “Cândida”, “Vem Me Ajudar”, “Mar de
Classificação etária: LIVRE
Realização: MG
Rosas”, “Sou Feliz”, “Nathalie”, “Alguém Em Meu Caminho”, “Hey Girl”, “Sou Assim”, “Pra Cima, Pra Baixo”, “Elas Por Elas”, “Guerra dos Sexos”,“Por Causa de Você”, entre outras, incluindo “Trem da Alegria” e tantos outros.
Ao longo das décadas de estrada a banda conta com uma extensa discografia, incluindo compilações de sucesso, atingindo inúmeras premiações, entre elas: 29 discos de ouro, 5 discos de Platina, 3 discos de Platina Duplo e 1 disco de Diamante, além do Prêmio Sharp como “Melhor Grupo Musical Do Brasil’.
SERVIÇO:
Jovens Tardes –A Festa da Jovem Guarda (The Fevers e Golden Boys)
Data: 18 de Junho – Domingo Horário: abertura do teatro18h/ Início do show – 19h
Local: Teatro Guaíra(R. Amintas de Barros, S/NCentro, Curitiba - PR).
Entretenimento, Trilha Entretenimento e Branco Produções
Para debater o futuro da indústria, o Sistema Fiep realiza uma live nesta quinta- feira (25), a partir das 9 horas. No evento, serão debatidos os cenários econômico e político atuais do país, e como isso influencia nas expectativas para o setor industrial. O evento terá transmissão pelo Canal da Indústria no Youtube.Ingressos: a partir de R$ 99,00 a meia-entrada (2º balcão) até R$ 374,00 a inteira na plateia A + taxa administrativa da Disk Ingressos.
** A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.
** IMPORTANTE: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis.
** OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS. Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808). Site do Disk Link para compra: https:// www.diskingressos.com.br/evento/ 4758/18-06-2023/pr/curitiba/jovenstardes-a-festa-da-jovem-guarda INFORMAÇÕES diskingressos.com.br - Evidência Comunicação - Ines Dumas99101-0830 (Tim) - Fabiana Lima99191-2524 (Tim) www.evidenciacomunicacao.com
TIAGO IORC CHEGA A CURITIBA COM A TURNÊ ‘DARAMÔ’ NESTA SEXTA-FEIRA
Ele está de volta aos palcos do Brasil! Após importante turnê pela Europa no fim de 2022, onde fez shows em cidades de Portugal, Espanha e Inglaterra ao longo do mês de outubro, Tiago Iorc retorna para casa em uma curta temporada
Na capital paranaense, o artista se apresenta nesta sexta-feira, dia 2 de junho, no palco da Live Curitiba (Rua Itajubá, 143). Os ingressos estão disponíveis para venda no site da Uhuu.com.
Falar de amor nunca foi uma dificuldade para ele, que recentemente dedicou um projeto inteiro ao sentimento mais complexo da vida. “Daramô”, nome escolhido para o seu sexto álbum de estúdio, faz referência à vontade de estar mais aberto para a troca.
Agora, os fãs poderão reencontrar o ídolo em sua nova turnê, que leva o mesmo nome de seu último disco. “Estou muito animado em celebrar esse momento com o público brasileiro! Tive um gostinho dessa volta aos palcos, durante tour na Europa, mas estou com saudade de sentir o calor e o carinho do nosso povo! ”, comenta o cantor.
No repertório, o público poderá curtir os lançamentos “Saudade boa”, “Tudo o que a fé pode tocar”, grande favorita do público, “Daramô”, música que dá nome ao projeto, além do elogiado cover de “Ciumeira”, da cantora Marília Mendonça (1995 – 2021). E claro que não poderiam faltar os grandes sucessos da carreira, como “Amei te ver”, “Coisa linda”, “Tangerina” e muitas surpresas.
Tiago comemora esse momento com os fãs: “A turnê celebra o meu último álbum ‘DARAMÔ’, mas quero passear pelo repertório dos meus discos anteriores também! Quero fazer um show bonito, para todos cantarem juntos” , diz. cantor também revela que os fãs podem aguardar uma performance mais elaborada. “Seja sozinho ou com banda, eu amo estar no palco. Pra mim, é uma honra poder celebrar canções e a união das pessoas cada vez que me apresento. Esse show vai ser com banda, mas será um pouco diferente… Aguardem por muitas novidades”, finaliza.
No último ano, Tiago Iorc mergulhou em um processo criativo ao se conectar com novas sonoridades, cenários e culturas. Para o novo álbum, o cantor e compositor encontrou inspiração nos sons da natureza em meio a belas paisagens tropicais e plantações de cacau, mais especificamente no litoral da Bahia, passando por destinos como Salvador, Caraíva e Itacaré.
Segundo o artista, essa conexão com pessoas e lugares foi fundamental para encontrar a brasilidade na sonoridade do álbum: “O afeto é um dos maiores tesouros do Brasil e essa força me inspira muito. É o fio condutor da vida. O amor costura tudo”, comenta.
Entre seus lançamentos, estão o cover de “Ciumeira”, de 2022, “Eu Gosto Tanto Dela” e “Masculinidade”, ambos de 2021. Este último explodiu nas redes sociais, por conta do videoclipe em que o artista surge usando apenas uma calça pantalona vermelha, cantando sobre a importância de os homens assumirem suas fragilidades.
SOBRE TIAGO IORC
Vencedor de quatro Grammys Latino e autor de sucessos como ‘Amei te ver’, ‘Coisa linda’ e ‘Tangerina’, o cantor e compositor TIAGO IORC consagrou-se um dos principais artistas de sua geração, inspirando um público fiel com suas inconfundíveis apresentações de voz e violão.
Nasceu em Brasília em 28 de novembro de 1985, mas foi criado em
Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul, onde começou a tocar violão aos 8 anos de idade. Em seus 16 anos de carreira, Tiago soma oito álbuns, sete indicações ao Grammy Latino - incluindo a prestigiada categoria "Canção do Ano" - além de parcerias musicais com nomes aclamados como Milton Nascimento e Jorge Drexler.
Logo em seu primeiro álbum, "Let Yourself In” (2008), Tiago emplacou 5 músicas em trilhas sonoras da Rede Globo e viu sua voz atravessar o mundo, ao ficar entre os dez artistas mais tocados na Billboard do Japão. Os álbuns seguintes, “Umbilical" (2011), e “Zeski" (2013), seguiram conquistando fãs e emplacando canções em trilhas sonoras.
Hoje, Tiago soma mais de 20 canções em trilhas de cinema, novelas e campanhas publicitárias.
Em 2015, o álbum" Troco Likes” emplacou dois de seus maiores hits, 'Amei Te Ver' e 'Coisa Linda', além de conquistar um certificado de platina no Brasil. O álbum foi seguido por "Troco Likes Ao Vivo”, produção premiada no Grammy Latino de 2017.
Em 2019, o álbum "Reconstrução" bateu recordes no streaming, ao emplacar todas as 13 canções no TOP 50 do Spotify Brasil. “Desconstrução", principal música do álbum, foi vencedora na categoria "Melhor Canção em Língua Portuguesa" e ainda foi indicada à "Canção do Ano", no Grammy Latino de 2019.
No mesmo ano, Tiago foi o escolhido para protagonizar a retomada do saudoso e prestigiado "Acústico MTV".
Em 2022, lançou seu mais recente álbum: o sucesso "Daramô".
Serviço: TIAGO IORC - TURNÊ DARAMÔ
Data: 02/06 – Sexta-feira
Horário: Abertura da casa às 20h
Local: Live Curitiba
Endereço: Rua Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba/PR
Classificação: 18 anos.
Ingressos: Uhuu.com (https://uhuu.com/evento/pr/curitiba/tiago-iorcturne-daramo-11301
11 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
12 | Quinta-feira, 1º de Junho de 2023 | Edição 5720 PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL