1 minute read

Casa de Acordes

Explorando a Criatividade Musical de Casa

Em uma sociedade onde tudo é imediato, descartável e passageiro, a cria=vidade flui como nunca antes. Nós, músicos que trabalhamos de casa, temos uma infinidade de possibilidades graças aos avanços tecnológicos e à vasta gama de tutoriais, recursos e dicas disponíveis na nossa querida internet. No entanto, isso também traz um desafio enorme devido à pressa e à efemeridade, caracterís=cas do cenário arts=co atual.

Advertisement

Com o que cabe em uma mochila, podemos produzir um álbum do zero. Eu vi nascer o QY20, um sequenciador pequeno mas impressionante, um pouco menor que uma caixa de sapatos, que funcionava com pilhas e permi=a criar música. Tive a oportunidade de produzir cerca de 41 músicas para uma série infan=l usando esse pequeno "brinquedo". Naquela época (há cerca de 25 anos), não sabíamos como tudo evoluiria, mas é uma maravilha. Hoje podemos explorar nossa cria=vidade sem sair do nosso quarto e compar=lhar tudo o que temos com o mundo.

Por outro lado, como mencionei no início, há uma falta de conhecimento profundo muitas vezes, proporcional à cria=vidade que flui. O desafio aqui é perceber que nem tudo que é novo é o melhor, pois os clássicos são clássicos por um mo=vo, e nós nunca paramos de aprender, não importa quantos tutoriais consumimos.

Isso nos leva a querer fazer música em excesso, sem nos importarmos muitas vezes se o que estamos fazendo é bom ou excelente, tudo por causa da pressão social de sermos reconhecidos, de termos X números de reproduções, seguidores e fãs, ao invés de buscarmos criar algo mais atemporal.

Temos um compromisso, principalmente conosco mesmos. O bom é inimigo do melhor, como afirmou acertadamente Voltaire. Eu acredito que, como músico e produtor trabalhando de casa, não devemos buscar sucessos descartáveis, mas sim algo duradouro. Devemos sair da nossa zona de conforto e con=nuar desenvolvendo o músculo da cria=vidade, seja qual for o nosso gênero musical.

"O gênio é 1% inspiração e 99% transpiração." (Thomas

Alva Edison)

P.S. Se você é um músico independente e quer levar sua música para o próximo nível, não deixe de nos contatar. Na MFM+ podemos colaborar com você para explorar as possibilidades do seu projeto, produzir, aconselhar e acompanhar em todo o processo de criação.

Mauricio Aziz

This article is from: