
2 minute read
The Healing Power of Music
from Roster 0823 PT
A música tem acompanhado a humanidade desde o início dos tempos; em cerimônias, rituais, duelos, conflitos e resoluções, tanto de forma individual quanto cole=va. Além de ser uma forma de entretenimento, ela possui uma faceta cientfica com múl=plos beneycios para a saúde, tanto ysica quanto emocional. A intenção deste ar=go é explicar quais são suas propriedades terapêu=cas e como podem ser aplicadas no dia a dia.
Em uma análise publicada pela seção de Neurologia do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Manabí, Equador, foi confirmado que "a música é processada por meio de redes neurais que envolvem áreas de processamento audi=vo e motor; por sua vez, sua percepção e execução envolvem diversas funções cogni=vas." (Montalvo e Moreira, 2016)
Advertisement
Dito isso, muitas variáveis entram em jogo em nosso sistema nervoso ao entrarmos em contato com a música. Começando pelo fato de que ela aumenta a dopamina, um neurotransmissor cuja função é gerar prazer e bom estado de espírito, ao mesmo tempo em que regula os níveis de cor=sol, mais conhecido como o "hormônio do estresse", cujo desequilíbrio pode alterar a pressão arterial, induzir doenças cardíacas e dificultar o sono.
Escute música! Ouvir música de forma consciente contribui para a canalização das emoções. A estrutura melódica, a dinâmica ou a narra=va de uma música pode facilitar que o ouvinte projete suas emoções e/ou sen=mentos, abrindo caminho para reconhecer e ordenar as vivências pessoais, validando o que sente e criando um espaço seguro para sen=-las plenamente.
Você provavelmente já ouviu ou até mesmo expressou a frase "a música é meu refúgio" ou "a música é minha fuga". Isso é uma afirmação poderosa, pois para muitas pessoas a música permite transitar por todas as emoções sem julgamentos. Não existem emoções boas ou ruins, todas têm uma função e é importante se permi=r vivêlas.
Toque o tambor! Instrumentos de percussão têm uma função terapêu=ca. Barry Bi~man, cien=sta e diretor do Yamaha Music and Wellness Ins=tute, conduziu um estudo que conclui que "um =po específico de ba=da em grupo, conhecida como ba=da composta, está relacionada ao aumento da a=vidade das células de defesa capazes de combater o câncer e doenças virais, assim como a uma alteração benéfica para o organismo dos hormônios relacionados ao estresse." (De Silva, 2015)
Levando isso em consideração, a tradição de grupos de pessoas ou indivíduos convocados por um tambor existe desde a an=guidade em diversas culturas, para promover a autoexpressão e a cura. A percussão induz ao relaxamento profundo, sendo o ritmo de um tambor similar às ba=das do coração, reduzindo a pressão arterial, o estresse, a ansiedade e promovendo a autorregulação emocional em pacientes com Alzheimer ou Au=smo. Não se trata de se tornar um especialista em percussão, mas de se relacionar com ela de forma recrea=va, pois todos nós somos feitos para a música.
Dança! A música e o movimento ysico potencializam a cria=vidade e a auten=cidade, especialmente quando se trata de dançar com movimentos livres. Através disso, é possível iden=ficar onde há tensão no corpo e, implementando exercícios de respiração, é possível liberá-la. Isso fortalece as relações sociais e até mesmo a autoimagem.
Escreva! Combine exercícios de composição de músicas, seja amador ou profissional, tudo é válido. Escrever e musicar o que foi escrito permite transformar a narra=va de experiências dolorosas em aprendizados de resiliência e autocompaixão, além de es=mular a memória e a implementação de recursos poé=cos para resignificar o que foi vivido.
Certamente você já realiza algumas dessas a=vidades, no entanto, o importante daqui para frente é fazê-las com uma intenção terapêu=ca. Se você ainda não implementou essas a=vidades em sua ro=na, sempre é um bom momento para fazê-lo. Elas podem ser incorporadas como a=vidades de autocuidado, às quais você pode dedicar de 10 a 20 minutos por dia, se desejar. Aproveite a música e os muitos beneycios que ela oferece para melhorar a qualidade de vida.