Reportagem Vox 56 - Bitcoin

Page 1

METROPOLIS

A economia em

its

Moeda virtual permite transações sem intermediários, mas peca em questões essenciais Lucas Alvarenga

Imagine viajar para o exterior sem precisar fazer uma operação de câmbio. Pense na praticidade de fazer transações financeiras sem depender de bancos nem de financeiras. Agora idealize uma moeda que não depende de regulação de Banco Central nem de governo. Imaginou? Pois essa moeda existe. Trata-se do bitcoin: a moeda virtual. É uma tecnologia capaz de despertar em seus entusiastas um olhar sobre a economia do futuro. Por outro lado, os céticos veem a moeda virtual como um retorno às formas monetárias mais rudimentares. O bitcoin foi desenvolvido pelo japonês Satoshi Nakamoto em 2009. E a moeda virtual nasceu cercada de lendas e de curiosidades, a começar pela identidade de seu criador. Acredita-se que Nakamoto seja uma figura fictícia criada por uma equipe de programadores que representam um grupo financeiro europeu. O inventor do

bitcoin (BTC) é dono da maior fortuna virtual registrada com a moeda. O valor chega a algo próximo de US$ 1 bilhão em BTCs. Inventar moedas que dispensem qualquer tipo de regulação não é uma novidade. Os monarcas espanhóis Carlos V e Felipe II se deixaram enganar pela grande quantidade de prata extraída das colônias recém-descobertas na América. Daí eles criaram uma moeda paralela: o duro. Quanto mais unidades do duro eram cunhadas, mais elas perdiam valor. Desvalorizada, a pretensa moeda global causou a primeira crise inflacionária de razões monetárias da história. E, como consequência, promoveu uma revolução nos preços europeus entre 1540 e 1640.

O bitcoin pretende retomar o ideal de uma moeda global, mas virtualmente. O fato preocupa autoridades | 23


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.