NotíciasFEP 22

Page 1

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

n° 22 | janeiro | abril 2011

Observatório de Economia e Gestão de Fraude da FEP apresenta

editorial

“Índice de Economia Não Registada” O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF), da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), apresentou no passado dia 9 de Dezembro, Dia Internacional da Luta Contra a Corrupção, pelas 15h00, no Auditório 631 (Edifício das Pós-Graduações), o “Índice de Economia Não Registada”, uma investigação única em Portugal, elaborada na sequência da tese de mestrado em Economia de Nuno Gonçalves.

João F. Proença, Director da FEP

Ao longo dos últimos anos, três grandes mudanças têm ocorrido na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que merecem reflexão. Em primeiro lugar, e como resposta às oportunidades criadas por Bolonha, desenvolveu-se um portfolio de programas de Mestrado e de Doutoramento que originou o início de um reposicionamento estratégico da Escola. No presente ano lectivo de 2010-2011, verificaramse mais de 2400 candidaturas aos programas de Mestrado e cerca de 100 aos programas de Doutoramento, números muito significativos a nível nacional e internacional e bem demonstradores da capacidade de atracção da nossa Escola. Dos 900 novos estudantes que entraram este ano lectivo na FEP, mais de 63% fizeram-no para os cursos de Mestrado e Doutoramento. A FEP é, assim, uma Escola muito procurada não só para as Licenciaturas, mas fundamentalmente para as Pós-Graduações, valendo a pena notar ainda que, se considerados os dados da formação não conferente de grau que se realiza via Escola de Gestão do Porto (EGP-UPBS), os indicadores deste posicionamento seriam mais expressivos. Em segundo lugar, a FEP mostra-se atractiva para novos tipos de estudantes. (Continua na pág. 3)

Orientada por Óscar Afonso, docente da FEP, a tese de mestrado - motivada pelos objectivos do OBEGEF - contribui para um melhor conhecimento da Economia Não Registada (ENR) em Portugal e dos seus efeitos na economia oficial. Com base em modelos MIMIC (Multiple Indicators Multiple Causes), calcula a respectiva evolução em termos agregados no período 1970-2009 e procede à desagregação por sectores de actividade no período 1998Q1-2009Q1. (Continua na pág. 4)

FEP acolhe o 10º Seminário Grudis Vai realizar-se na FEP, em 22 de Janeiro de 2011, o 10° Seminário Grudis. O Grudis é um grupo de discussão que visa promover a discussão sobre investigação em contabilidade, sendo orientado por padrões internacionais de qualidade e congregando uma centena de investigadores portugueses. Os temas abrangidos incluem contabilidade financeira e de gestão, auditoria, contabilidade social e ambiental, ensino e história da contabilidade, entre outros. O Grudis tem vindo anualmente a organizar um seminário, sempre em diferentes instituições de Ensino Superior. Ao longo dos últimos 10 anos, os seminários Grudis ganharam o seu lugar no panorama de encontros científicos em Portugal na área da Contabilidade. O 10º seminário marca o regresso a uma das primeiras instituições que acolheu os seminários Grudis: a FEP, no já distante ano de 2003. Os seminários

têm mobilizado várias dezenas de investigadores, atraídos pela qualidade das comunicações dos autores e discussants, pelos debates e pelo fortalecimento das redes académicas. Espera-se que o seminário na FEP seja mais um momento alto na vida do Grudis. A organização convida os investigadores portugueses em Contabilidade, e outros interessados nestes temas, a comparecerem. Será certamente uma excelente oportunidade de enriquecimento científico e social. A organização, João Oliveira (joao.oliveira@fep.up.pt), João Ribeiro (joao.ribeiro@fep.up.pt)

O site do seminário é: http://www.fep.up.pt/conferencias/10seminariogrudis/ e o site do grupo é http://groups.yahoo.com/groups/grudis.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
NotíciasFEP 22 by Faculdade de Economia Universidade do Porto - Issuu