Vida e obra de guimarães duque

Page 1

Vida e Obra de Guimarães Duque

1 de 5

http://www.fgduque.org.br/index.php/noticias/73-guimaraes-duque-vid...

Vida e Obra de Guimarães Duque | Imprimir | José Guimarães Duque (1903 – 1978) O Nordeste do Brasil é sem sombra de dúvidas uma das regiões mais estudadas do globo terrestre nos seus mais variados aspectos. Geógrafos, historiadores, sociólogos, meteorologistas, religiosos, médicos, jornalistas, engenheiros, biólogos, poetas, economistas, professores, entre outros têm se ocupado dos distintos problemas existentes na região nordestina, máxime na sua porção semi-árida. Dentre aqueles que se dedicaram a estudar e apresentar sugestões objetivando o equacionamento dos problemas regionais, lugar de destaque é conferido a José Guimarães Duque, que durante mais de 40 anos implementou ações voltadas especialmente para o aproveitamento racional dos recursos hídricos e pedológicos do Nordeste semi-árido.Natural do município de Lima Duarte, Estado de Minas Gerais, José Guimarães Duque nasceu a 20 de novembro de 1903, filho de Manoel Jorge Duque e de Maria Pia Guimarães Duque. Descendente de família de origem rural, seu genitor era proprietário da Fazenda Sumidouro.No período de 1911 a 1915, fez os primeiros estudos na cidade de Juiz de Fora-MG, enquanto o ginasial e os preparatórios foram realizados no Instituto Grenbery (1916-1918) e no Instituto Gammom (1922-1924) na cidade de Lavras-Estado de Minas Gerais.

Em 1924, matriculou-se na Escola Superior de Agricultura, também situada em Lavras, onde concluiu o curso de agronomia em 1928. Convém assinalar que, a Escola Superior de Agricultura de Lavras e os Institutos Grenbery e Gammom, foram fundados por missionários e mestres católicos oriundos dos Estados Unidos da América do Norte e se constituem centros educacionais responsáveis pela formação de técnicos dos mais competentes e respeitados. Ao mesmo tempo, desde a mais tenra idade, José Guimarães Duque começou a lidar com os problemas do campo. Assim, em 1918 quando ainda estudava no Instituto Grenbery ocorreu a epidemia da febre espanhola e o jovem Guimarães Duque regressou à Fazenda Sumidouro, levado por seu genitor, passando a desempenhar as funções de administrador durante quatro anos, tendo a oportunidade de se dedicar à agricultura cultivando feijão, fumo e milho e à pecuária de leite, mediante a criação de bovinos da raça holandesa além de suínos. Naturalmente, essa experiência seria por demais importante não somente no decorrer do curso superior, como também no desempenho das funções de Engenheiro Agrônomo, já que aliaria o conhecimento prático à teoria. Após concluir o curso de agronomia, Guimarães Duque ingressou no magistério, na qualidade de professor da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa-ESAV, atual Universidade Federal de Viçosa-UFV, localizada na cidade de Viçosa-MG, onde permaneceu de 1929 a 1932. Em 1932, atendendo a um convite do Engenheiro Agrônomo José Augusto Trindade, Guimarães Duque veio trabalhar no Nordeste, na Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS, atual Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS.

Atuação de Guimarães Duque no Nordeste Semi-Árido.

24/03/2014 19:11


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.