OLD Nº 49

Page 70

entrevista

Carine Wallauer passou pela OLD em Dezembro de 2012, em uma edição especial com seis portfolios que viriam a se tornar os primeiros livros de seus autores. Estavam nesta edição Marco A. F., Tiago Coelho, Roberta Sant’Anna, Leonardo Remor, Serena Salvatore e Carine. Todos parte de um time de jovens fotógrafos que cada vez mais se destaca dentro da fotografia contemporânea. Entre sua primeira passagem por aqui e esta entrevista, Carine publicou dois livros, Visões Elevadas de Eros e O Vazio É Um Espelho, apresentou seu trabalho em variadas exposições e acaba de ser uma das ganhadoras da convocatória do Paraty em Foco. Laura del Rey conversou com Carine para saber mais sobre sua trajetória nestes últimos anos, a criação de seu mais recente ensaio, suas referências e seus projetos futuros.

OLD#49

Carine, conta um pouquinho do seu começo como fotógrafa e, especialmente, do que aconteceu neste intervalo entre o Visões Elevadas de Eros [primeiro livro, 2013] e O Vazio É Um Espelho [2015]. O Visões foi um projeto que caiu no meu colo. Até o lançamento dele, até a gente pensar nele, eu fazia tudo muito informalmente, não me considerava fotógrafa ou artista. Um dia o Marco Antonio e o Thiago Coelho me chamaram para conversar e falaram que estavam com vontade de juntar alguns jovens fotógrafos para fazer o lançamento dos seus primeiros fotolivros, de maneira independente. Foi nessa época que passei a pensar no meu trabalho como um trabalho, não apenas um passatempo. Foi um processo bem coletivo, de discussão de edição, de como faríamos com o Catarse... divisões de

tarefas mesmo. Aí lançamos os seis livros e o Visões vendeu bastante, no Brasil e fora, e também participou de algumas exposições. Até hoje eu trabalho muito com ele, recebo convites, é um livro que foi muito querido pelas pessoas. E nesse meio tempo, antes d’ O Vazio, eu produzi muito, mas produzi em silêncio, numa reflexão comigo mesma para entender melhor o meu trabalho. Acho que, se eu não tivesse participado do É Preciso Arrumar a Casa (nome do coletivo), provavelmente não teria a agilidade, a autonomia e o conhecimento que tive para desenvolver tão rápido o segundo livro, O Vazio. Porque uma vez que eu decidi que faria este projeto, em quinze dias já estava com tudo pronto: edição, design, provas e lançamento.

70


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.