Page 1


Na medida em que se democratiza o acesso à rede mundial de computadores, mais pessoas passam a usar as ferramentas on line para se informar e manter contato com amigos e familiares. Com isso, as redes sociais vão ganhando mais adeptos e tornam-se um importante e vital meio de divulgação, uma vez que contamos hoje com 48% da população brasileira com perfis ativos nas redes sociais. (Fonte: Conversion (especializada em Search Engine Optmization) Quais são as vantagens de usar as redes sociais? As redes sociais proporcionam comunicação instantânea em tempo real. Pode ser uma extensão do site, blog ou mural, uma vez que se têm nas redes sociais a oportunidade de compartilhar notícias, acontecimentos e conhecimentos da Doutrina Espírita. Além, claro, de promover comunicação com frequentadores e possíveis frequentadores das casas espíritas da sua região. Quais tipos de conteúdo postar nas redes sociais? É importante fazer um planejamento de conteúdos fixos para manter as redes sociais atualizadas. Pensar em um calendário semanal que contemple as atividades, eventos, ações e estudos pode ser um bom caminho para contemplar a frequência necessária a fim de ter mais seguidores interagindo na página. Quais as redes sociais mais usadas hoje no Brasil? De acordo com a pesquisa Digital In, desenvolvida pela empresa We Are Social no ano de 2016, as redes sociais mais usadas são: Facebook 31%, WhatsApp 29%, Facebook Messenger 24%, Google Plus 17%, Instagram 15%, Skype 15%, Twitter 14%, LinkedIn 12%, Snapchat 9% e Pinterest 8%. Outro canal importante e muito usado para divulgação é o YouTube. Devo estar presente em todas estas redes sociais? Não. O ideal é sim estar presente em mais de uma rede social, pois cada uma tem particularidades como modo de interação, espaço para conteúdo, regras, públicos e modo de comunicação diferente.


Redes sociais mais utilizadas

Facebook

Facebook Messenger

É sem dúvida a rede social mais usada hoje no Brasil. Traz como possibilidades postar textos, imagens, fotos, vídeos, criar eventos entre outras funcionalidades interessantes. Para estar lá, é necessário fazer uma fan page. Evite criar um perfil, já que as fan pages trazem algumas possibilidades além como segmentação do público por cidade ou região, além do relatório sobre alcance e engajamento do conteúdo.

O serviço de trocas de mensagens instantâneas ligado ao Facebook dá suporte para troca de mensagens de texto, gravações de áudio, conversas por vídeo e envio de arquivos.

Caso deseje-se fazer um anúncio, o próprio Facebook disponibiliza o Facebook Ads para auxiliar no alcance do público esperado. Para isso, molda-se ao orçamento disponível pelo solicitante.

Rede social que permite aos usuários compartilhares imagens e vídeos que poderão ser vistos por alguns segundos ou no máximo por 24 horas.

Ferramentas disponíveis • Área de texto: apesar de disponibilizar um espaço para cerca de 60 mil caracteres, o tamanho ideal de uma chamada é mais ou menos 80 caracteres. A dica é usar um link que direcione a um site para leitura do texto na íntegra. • Fotos e imagens: 940 por 940 pixels é o tamanho ideal de uma imagem ou foto no Facebook. Lembrando que no caso de uma imagem é necessário colocar as fontes em um tamanho agradável para leitura em outros dispositivos, como smartphones por exemplo. • Vídeo: Além de postar vídeos há também a possibilidade de fazer transmissões ao vivo.

Snapchat

Pinterest Rede social focada em compartilhamento de imagens e fotos, assemelha-se a um mural onde pode organizar as mesmas por temas.

Skype Ferramenta de bate-papo oferece várias funcionalidades similares as do Facebook Messenger. Ferramenta muito usada para realizar reuniões à distância.


WhatsApp Popular aplicativo de mensagens instantâneas. Com ele é possível falar com contatos, criar grupos e listas de distribuição. Estes últimos dão celeridade para comunicação sobre interesses comuns.

Twitter Rede social muito dinâmica e voltada para comunicações rápidas. Tem disponível uma área de texto para 140 caracteres. Normalmente é usada para informações em tempo real ou para atender possíveis clientes da livraria, por exemplo.

Google Plus Com funcionalidades similares às do Facebook, oferece integração com a ferramenta de busca do Google. Assim, ao criar uma fan page, facilita o encontro de informações de contato e endereço no popular buscador.

YouTube No Brasil o YouTube é a principal plataforma para disponibilização de vídeos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Provokers, 85 milhões de brasileiros assistem vídeos on line, destes 82 milhões assistem pelo Youtube. Um comportamento interessante é que o YouTube é uma plataforma também muito usada para ouvir música ou programas em áudio (vídeos gerados com imagens estáticas com gravação). Uma ferramenta que oferece um espaço dinâmico para divulgação de conteúdos doutrinários.

Instagram Nesta rede social o ponto forte é divulgar imagens e fotos. Utilizada, sobretudo, para disponibilizar mensagens consoladoras, capas de livros e fotos dos eventos. Capriche nas imagens e lembre-se que esta rede social é acessada na maioria das vezes em tablets e smartphones

Linkedin Rede social com o objetivos profissionais, tem funções que auxiliam para divulgação de currículos, divulgação de trabalhos e que favoreçam a proximidade de profissionais de áreas afins.


Aspectos importantes

Atualização - Uma rede social requer atualização constante. Uma vez que esteja dentro da rede é necessário planejamento e estratégia de ações para que o público confira atualizações periódicas e relevantes. Conteúdo doutrinário – Necessária fidelidade ao conteúdo doutrinário, primando pelo uso de fontes confiáveis e tendo o conteúdo espírita como base de todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido. Monitoramento – É extremamente importante ir além do acompanhamento de números de seguidores e curtidas para a obtenção de informação mais precisa sobre o público seguidor. Ao acompanhar os relatórios do YouTube ou da fan page do Facebook, é possível conferir informações sobre os conteúdos que mais demonstram o engajamento e como estes podem ser impulsionados. Interação com o público – Necessária presença atuante, com resposta a mensagens recebidas (de modo privado ou público), esclarecimento de dúvidas. Um dos pontos de destaque das redes é a atuação em tempo real. Se esta não ocorre, o propósi-

to inicial se perde, trazendo consequências como a perda de público. Estratégia de ações – Estar nas redes é fácil, mas posicionar-se forma positiva e com conteúdo é a chave da questão para uma permanência positiva. Antes de tudo é preciso planejar, ter uma estratégia definida para atuação, qual conteúdo será publicado, quando, porque. Esta estratégia gerará mais segurança ao mantenedor da página, à Instituição e, por conseguinte ao público. Imagem da Instituição – Estar presente nas redes nas redes sociais também é uma forma de divulgar melhor as instituições. Fortalecer a imagem, intensificar ações são meios de aproximar-se do público pretendido. Além, é preciso lembrar que toda publicação realizada será em nome da instituição, sendo assim essencial o zelo e atenção com toda mensagem divulgada nas redes. Comunicação integrada - Ferramenta de comunicação a ser utilizada de modo integrado com as demais, aliando as mídias e, com isso, aumentando as possibilidades de multiplicação da informação.


2101 6161 www.febnet.org.br SGAN 603, Conjunto F Av. L2 Norte, BrasĂ­lia-DF.

Cartilha das redes sociais comunicacaofeb pdf  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you