4 minute read

ENTREVISTA

Next Article
COMÉRCIO EM PAUTA

COMÉRCIO EM PAUTA

SAÍMOS NA FRENTE E ESTAMOS CONSEGUINDO CONQUISTAR A CONFIANÇA DO VIAJANTE E CONSOLIDAR O RN COMO DESTINO SEGURO.

Aninha Costa

Advertisement

Secretária Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte - SETUR/RN

de Retomada do Turismo coletivamente e esse foi o primeiro passo para a retomada. Com ele foi possível planejar o retorno às atividades com responsabilidade e respeito aos protocolos de biossegurança. Saímos na frente e estamos conseguindo conquistar a confiança do viajante e consolidar o RN como destino seguro. Obtivemos diversos resultados positivos com esta parceria. Por isso, primeiramente, quero agradecer ao presidente Marcelo Queiroz, pelo espaço e pela parceria em prol do desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Norte. O Sistema Fecomércio é um grande parceiro da Setur RN e da Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emprotur). Por meio do Senac RN, o Sistema garante a excelência na formação e qualificação dos profissionais do turismo, em busca de oferecer a melhor experiência aos nossos visitantes. Dentro das ações previstas no Plano, o Senac já ofereceu 1.350 vagas em cursos gratuitos de biossegurança para os profissionais. Qual o impacto dessa oferta no contexto de retomada da atividade turística?

Essa oferta é essencial para o sucesso da retomada do turismo. A pandemia nos mostrou que juntos somos capazes de muito além. Os cursos de biossegurança cumprem um papel profissionalizante, assim como de conscientização sobre o coronavírus e os cuidados de prevenção a essa doença que já ceifou mais de 157 mil vidas no Brasil. Não podemos esquecer isso. A pandemia não acabou, precisamos conviver com ela de forma responsável.

A adoção de protocolos de segurança sanitária é uma medida que tende a permanecer. De maio a outubro foram emitidos mais de 200 selos do Turismo +Protegido e mais de 1.310 profissionais do turismo foram qualificados pelo Senac RN, juntos estamos promovendo o retorno da atividade turística, sem perder o foco no cuidado à vida.

O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a receber uma certificação internacional de “viagem segura” (Travel Safe Stamp). Quais fatores a senhora considera que foram determinantes para esta conquista?

O RN tem sido uma referência quando o assunto é retomada das atividades econômicas. Quando nos deparamos com a pandemia, passamos a lançar pesquisas pontuais de forma regional, nacional e internacional, com a finalidade de compreender o cenário que iríamos enfrentar. Fomos construindo, a muitas mãos, os protocolos de retomada, assim estaríamos prontos e capacitados para o melhor momento. Durante aquele pior momento de pandemia conseguimos vislumbrar um futuro

CADA PASSO DADO É RESPALDADO POR MUITO TRABALHO E ESTUDO, AVALIANDO DE FORMA CONSTANTE OS ÍNDICES DA PANDEMIA.

possível e nos organizamos para isso. A partir deste preparo, solicitamos ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Trave l and Tourism Council – WTTC) a outorga do selo internacional, seguido da adesão ao selo nacional e da criação do selo estadual, Turismo +Protegido, que dão mais segurança a todos do trade turístico a retomarem suas atividades, principalmente na recuperação da confiança dos viajantes e também dos moradores. Cada passo dado é respaldado por muito trabalho e estudo, avaliando de forma constante os índices da pandemia.

Segundo a última Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país, o índice de atividades do setor registrou em julho a terceira taxa seguida de crescimento. A taxa avançou 4,8% frente a junho, quando já havia crescido 19,8% na comparação com maio. Quais são as previsões da Setur para o Turismo do RN?

Estamos iniciando a recuperação gradual, mas o setor dá alguns sinais de retomada. O Governo do Rio Grande do Norte vem cumprindo seu papel para mitigar os impactos econômicos causados pela pandemia ao setor de turismo, com um olhar sensível para os setores produtivos. Foi prorrogado até dezembro de 2021 a redução do ICMS da energia elétrica para os meios de hospedagem; em parceria com a Agência de Fomento (AGN), foram criadas linhas crédito exclusivas para o setor e cito também o programa Turismo Cidadão, que permite a troca de pontos por diárias ou passeios de buggy. Também estamos investindo em ações de promoção e divulgação do destino com campanhas de marketing, ações promocionais com companhias áreas, campanhas nos canais de vendas das maiores operadoras do país, participação em feiras de turismo, entre várias outras ações.

Sobre as expectativas para o retorno do turismo, o diálogo tem sido constante com o trade. Estamos certos de que esta alta temporada ainda será longe do que estava previsto para o período. O cenário ainda é muito incerto e as análises estão ocorrendo mês a mês. Ainda não é possível fazer uma projeção de médio ou longo prazo, visto que as decisões de viagens estão sendo tomadas próximas às datas de ocorrerem. Porém há uma expectativa de crescimento nas vendas de passagens aéreas e também na ocupação da rede hoteleira.

Pesquisa Semana Brasil

Cerca de 90% das empresas de Natal e Mossoró participantes da Semana Brasil tiveram crescimento nas vendas, de acordo com pesquisa do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Fecomércio RN. O período promocional, nos moldes da Black Friday, foi realizado entre 3 e 13.09, em todo o país, pelo Governo Federal e com apoio da Fecomércio RN.

ACESSE OS RELATÓRIOS COMPLETOS DAS PESQUISAS

NATAL | MOSSORÓ

ASSISTA A LIVE DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA

https://youtu.be/H3V44URnOw4

Programa de Assistência Educacional

Em mais uma ação executada para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Senac, em parceria com o Sesc, ofereceu um programa de capacitação, voltado para as escolas públicas e privadas. Foram efetuadas 150 matrículas em cursos de biossegurança e formação tecnológica.

This article is from: