Revista Paço 1916-2016

Page 5

O local escolhido foi o do antigo Mercado Municipal – localizado entre as praças Tiradentes e Generoso Marques – cujo funcionamento ocorreu até 1912. Iniciada em abril de 1914, a construção do Paço foi executada com o material da demolição do mercado. As antigas paredes externas serviram como tapume para proteger a

obra, uma prática até então inédita na capital. Foram necessários apenas 560 dias para a conclusão da construção, no início de 1916, impactada pela cultura e arquitetura urbana europeia. Desde então, o prédio vem deixando marcas em Curitiba. Com a inauguração do Paço, o entorno também mudou. O espaço urbano das redondezas foi revitalizado, houve a remodelação da praça e antigas edificações foram demolidas.

A área que abrigou um antigo quartel, foi largo da cadeia, pelourinho e mercado municipal, ganhou novos ares com a construção da sede do governo municipal. A capital paranaense despontava como exemplo, apresentando os mais diversos modelos de transformação. O prédio do Paço Municipal de Curitiba, além de ser uma obra singular, serviu como local de encontro, de uso e consagração da vida pública dos curitibanos.

Acervo Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense. Reprodução do livro História e Uso do Paço da Liberdade

A Curitiba do início do século XX vivia um crescente processo de urbanização. Com seus poucos mais de 50 mil habitantes, via a necessidade de promover benfeitorias em toda a cidade. Cândido de Abreu, então prefeito, em 1913, criou uma comissão visando melhoramentos e embelezamento da capital paranaense, incluindo a construção de um prédio para abrigar a prefeitura e a câmara de vereadores.

HISTÓRIA

Um século de marcas

Paço Municipal em construção

REVISTA PAÇO

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.