3 minute read

Inovação

Next Article
CAPA

CAPA

Um novo mundo:

Realidade Estendida é destaque na Semana de Inovação de Feira de Santana

Advertisement

Por Ascom Fecomércio-BA

Em 10/11 ocorreu o dia dedicado ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo, na Semana de Inovação de Feira de Santana, evento que contou com o apoio do Sistema Fecomércio-BA e do Sicomfs – Sindicato do Comércio de Feira de Santana. O grande chamariz da programação foi a palestra do astronauta Rodrigo Santiago, primeiro brasileiro a ser aceito no programa P.O.S.S.U.M (Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere) como candidato a cientista astronauta, para realização de estudos e experimentos em baixa órbita no espaço.

Rodrigo falou para uma plateia constituída sobretudo por jovens estudantes do Senac e do Sesc naquele município, sobre temas que fizeram brilhar os olhos da garotada. Segundo ele, as oportunidades ligadas ao espaço sideral estão muito mais próximas dos baianos do que se imagina. Num bate-papo rico em informações sobre os avanços tecnológicos, Rodrigo esclareceu que é preciso desassociar o termo Metaverso (criado pelo Facebook) das inúmeras possibilidades trazidas pelo que ele chama de Realidade Estendida.

“É um universo virtual aonde tudo está conectado. Eu tenho uma indústria no meu universo estendido, por exemplo”, cita Rodrigo, que também não acredita que isso vai acabar com as relações humanas, muito pelo contrário, “o universo virtual tenderá a aproximar as conexões com pessoas que dificilmente você conseguiria estar cara a cara”.

Rodrigo esclareceu que a diminuição das desigualdades (sociais, educacionais, etc.) foi um dos motivos para a criação desse universo paralelo. “Já imaginou o custo para levar 100 alunos daqui de Feira de Santana para um curso de Harvard? Isso já é possível na realidade estendida sem sair daqui”, destacou. No sentido geográfico todas as distâncias do mundo para Harvard ficaram iguais. A iniciativa do evento reforçou o compromisso da Fecomércio-BA em promover ações em prol do empreendedorismo e da inovação, atuando em conjunto com base na cooperação com parceiros estratégicos. O diretor regional do Sesc, Marconi Sousa, e o superintendente da Fecomércio-BA, Nelson Daiha Filho, também prestigiaram o evento, a convite do presidente do Sicomfs, Marco Antonio da Silva.

O Sicomfs – Sindicato do Comércio de Feira de Santana também tem entre seus objetivos trabalhar em rede para trazer os melhores conteúdos sobre inovação para a cidade. A participação das instituições contribuiu para o apoio ao desenvolvimento dos ecossistemas, fomentando iniciativas de fortalecimento das estratégias de estimulação e formação do sistema local de inovação.

The Match! – A programação do dia 10/11 culminou com uma rodada de negócios entre empresas do comércio

Mais de 28 instituições participaram da Semana de Inovação na cidade de Feira de Santana

Crédito: Arquivo pessoal

e startups, o The Match. A iniciativa e a metodologia, proposta pelo Inovacom da Fecomércio-BA, reuniu empresários e startups que possuem soluções inovadoras para o comércio de bens, serviços e turismo. Durante a ação, mediada pela coordenadora do Inovacom, Maria Medeiros, startups como a Salvar e a QRCode, apresentaram seus serviços no formato “pitch”.

Ainda na programação do dia dedicado ao varejo, ocorreu na parte da manhã a mesa-redonda “O Olhar do empresário sobre o profissional do futuro”, reunindo o diretor comercial do grupo Mersan, Luiz Mercês Jr, o empresário Edson Piaggio, o empresário Genildo Melo, com mediação de Marco Silva, presidente do Sicomfs. Outro debate que chamou as atenções foi “Empreendedorismo feminino inovador”, com a mestre em Administração, Leidiene Queiroz, e participação das empreendedoras Anna Telles, Daniela Lacerda e Gislane Cavalcante.

Conheça mais sobre Rodrigo Santiago

Rodrigo Santiago foi o primeiro brasileiro a ser aceito no programa P.O.S.S.U.M (Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere) como candidato a cientista astronauta, para realização de estudos e experimentos em baixa órbita no espaço.

Considerado pelo Linkedin um dos 100 homens a serem seguidos no setor aeroespacial em 2022, o astronauta é graduado e treinado nas dependências da Agência Espacial Canadense, Nastar e IIAS. Ao longo da sua carreira, o profissional realizou diversos projetos voltados para área de Inteligência Artificial. Durante a pandemia de Coronavírus, ele fez parte de uma equipe que construiu um supercomputador usando redes Peer To Peer para conseguir os modelos da vacina para a prevenção covid-19 e outras doenças, por meio do programa Folding At Home.

This article is from: