
5 minute read
CAPA
from Revista do Sistema Fecomércio-BA edição 41
by Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia
Todos em prol de um Natal Solidário
Lançamento da campanha aconteceu em outubro e mobilizou diversas entidades
Advertisement
Por Luana Silva
Campanha Natal Solidário chega a sua nona edição
Solidariedade foi o motivo que reuniu diferentes instituições, na noite de 31 de outubro, na Casa do Comércio, em Salvador, em prol de um objetivo comum: ajudar a diminuir a fome de milhões de baianos. O lançamento da campanha Natal Solidário 2022, realizada pelo Sistema Fecomércio-BA, teve a presença dos seus representantes Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Fecomércio-BA, Juranildes Araújo, 3ª vice-presidente da Fecomércio-BA, Marina Almeida, diretora regional do Senac, Marconi Souza, diretor regional do Sesc e Nelson Daiha Filho, superintendente da Fecomércio. Também estiveram presentes representantes esse sentimento vivo ao longo de todo o ano. O Natal Solidário já é uma ação que acontece de forma recorrente em parceria com o programa Mesa Brasil Sesc, uma rede de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício. O programa atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Na Bahia, são mais de 200 as organizações beneficiárias.
de três organizações ligadas ao Mesa Brasil Sesc: Cidade da Luz, Abrigo São Gabriel e Associação Solidários pela Vida.
Em sua nona edição, o projeto idealizado por Juranildes Araújo, 3ª vice-presidente da Fecomércio, e abraçado pelo presidente Kelsor Fernandes, pretende mobilizar empresários e a sociedade civil, como um todo, nessa época em que se recordam mais facilmente valores como fraternidade e caridade, a se unirem na tarefa de arrecadação de alimentos. Com o lema “Porque o Natal é todo dia!”, a campanha ressalta a importância de se manter Aliados
Com o intuito de ampliar ainda mais o impacto dessa ação, este ano,
novas parcerias foram firmadas, sendo o primeiro movimento da ação o Cineconcerto, realizado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), em 12 de outubro, que arrecadou cerca de 100kg de alimentos. O Instituto Liga do Bem, representado por Nélio Chagas, também se aliou à causa. “A gente não pode fechar os olhos. Não podemos achar que está tudo bem. Não está tudo bem. Nosso país e a Bahia passam por uma das maiores crises sanitárias e de falta de alimento, em um país que é um dos maiores produtores de alimento”, foram as palavras de Chagas, em seu discurso de abertura do evento, ao divulgar dados sobre a fome.
Números da fome
125,2 milhões
de pessoas em situação de Insegurança Alimentar
33 milhões
de brasileiros passam fome em 2022
14 milhões
de novos brasileiros passaram a conviver com a situação de fome entre 2020 e 2022
+ 12 mil
pessoas estão em situação de Insegurança Alimentar grave no Nordeste entre 2020 e 2022
11%
dos baianos estão famintos
Dados: Insegurança Alimentar e Covid-19 no Brasil 2022 Por meio da parceria firmada, a Liga do Bem vai auxiliar na logística de recebimento e entrega dos donativos arrecadados em todo o Estado, além de apoiar a organização de eventos e ações com a finalidade de ampliar a arrecadação.
O presidente Kelsor Fernandes aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as entidades que atuam em parceria para a realização do Natal Solidário e relembrou sobre o difícil período do auge da pandemia de Covid-19. “Apesar de todas as dificuldades trazidas pela pandemia, em nenhum momento cogitamos interromper a campanha. Muito pelo contrário. Foi uma crise que nos fez trabalhar ainda mais. [...] Recordar esses fatos evidenciam como somos fortes quando trabalhamos em rede, irmanados por um único objetivo: ajudar o próximo”, declarou Fernandes.
As doações de alimentos estocáveis e de materiais de higiene e limpeza podem ser feitas na Casa do Comércio, em Salvador, nas unidades Sesc e Senac existentes em todo o Estado e em vários shoppings centers da cidade, que também terão pontos de doações.
Parceiras do Mesa Brasil: a realidade das instituições

Instituições atendem a comunidades de diferentes bairros de Salvador
Crédito: Cesar Villas Boas
Durante o lançamento da campanha Natal Solidário 2022, estiveram presentes representantes de três instituições parceiras beneficiárias do Mesa Brasil: Cidade da Luz, Abrigo São Gabriel e Associação Solidários pela Vida. Em suas falas eles ressaltaram o papel da solidariedade, além de compartilharem a importância da ação e das doações para as pessoas assistidas por elas.
“Desde que começou a campanha nós fomos convidados e a cada ano é uma alegria. É graças a movimentos como esses que a gente se prepara para o ano vindouro. É assim que a gente arruma nossa despensa para os meses de grande dificuldade, que são janeiro, fevereiro e março. Esses três meses a gente fica praticamente sem doação nenhuma”, revelou Irmão Gabriel, presidente e fundador do Abrigo São Gabriel, que funciona no bairro da Boa Viagem e atende 155 idosos.
“A gente consegue atender essas pessoas de maneira humanizada e, ao mesmo tempo, satisfazendo a necessidade, que é momentânea, mas a gente sabe que para quem tem fome é ali na hora. Esses parceiros como a Fecomércio e o Mesa Brasil vêm agregar ao nosso trabalho, que fica mais robusto, mais solidificado”, declarou Maria Salvadora, diretora de Assistência Social da Cidade da Luz, que funciona no bairro de Pituaçu e atende a famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua e a outras instituições que pedem auxílio.
Doe você também
Abra o aplicativo do seu banco, selecione opção Pix e aponte a câmera do celular para o QR Code: Campanha segue se renovando

Juranildes Araújo, idealizadora e madrinha da campanha Natal Solidário
Juranildes Araújo, idealizadora do projeto, ressaltou a importância de o empresariado atuar com responsabilidade social. “Estou muito feliz, nesse momento em que nos encontramos póspandemia para celebrar a 9ª edição do Natal Solidário. Eu tenho muito orgulho de ter plantado essa semente em 2014”, contou. Uma novidade anunciada por ela durante o evento de lançamento é mais uma possibilidade de colaboração. Este ano, doações em dinheiro podem ser feitas por meio de pix. Essa possibilidade vai oportunizar o alcance ainda maior da campanha, que além de alimentos recebe também brinquedos novos ou usados e itens de limpeza e higiene pessoal.

Primeira ação da campanha aconteceu no Cineconcerto, da Osba.