Novembro| Boletim Sistema Fecomércio-BA Sistema
Boletim Informativo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia
EMBAIXADORA DA JAMAICA NO BRASIL VISITA A FECOMÉRCIO César Vilas Boas
Edição – 06 | Novembro de 2013
Nesta Edição Visita diplomática da Jamaica GT Sindical Encontro de Diretores do Senac Senac Mais Verde Assessoria Legislativa Grande Hotel Sesc Itaparica
Presidente Carlos Amaral recebeu Alison Stone Roofe e delegação jamaicana
Comércio e turismo são os eixos das possíveis relações bilaterais entre Brasil, mais especificamente a Bahia, e a Jamaica. Com a intenção de estreitar laços entre o país caribenho e o estado baiano, a embaixadora da Jamaica Alison Stone Roofe reuniu-se com o presidente Carlos Amaral, no dia 11 de novembro, em sua primeira visita a Salvador. A chefe da diplomacia jamaicana esteve acompanhada do presidente da Câmara de Comércio Jamaica/Brasil, Donovan McFarlane, da ministra-conselheira da Embaixada, Desreine Taylor, e da representante da Fundação Cultural Palmares, Ana Paula Silva. Participaram ainda da reunião o superintendente do Faeb/Senar, Geraldo Machado, o superintendente da Fecomércio, Paulo Studart, o coordenador da Câmara de Turismo (CET), Giuseppe Belmonte, e as diretoras do Sesc e do Senac, Célia Batista e Marina Almeida, respectivamente. O presidente da Federação saudou a delegação jamaicana, manifestando o desejo de fazer crescer o volume de negócios entre as duas nações, que já mantêm relações de importação e exportação. A embaixadora salientou o interesse específico na Bahia: “Temos oportunidades de negócios em comum do ponto de vista turístico, além de similaridades culturais, portanto é muito importante para a Jamaica se relacionar com a Bahia”, disse Stone Roofe, adiantando que existem negociações para criação de um voo direto entre os países, o que alavancará o intercâmbio turístico. Os Estados Unidos são os principais emissores de turistas para a Jamaica e é desejo do país caribenho que o Brasil venha também a ocupar posição de destaque como mercado emissor. Outro propósito da visita diplomática foi o de preparar o terreno para a reunião que o ministro do Comércio da Jamaica fará com os líderes do setor produtivo baiano em março próximo.
Oportunidades─ As diretoras do Sesc e Senac discorreram sobre a missão das entidades e se colocaram abertas a discutir projetos com a embaixada. Marina Almeida destacou a experiência internacional do Senac Bahia através da promoção da gastronomia baiana em festivais ao redor do mundo, além dos projetos de educação profissional já empreendidos em Moçambique e no Haiti. Já a diretora do Sesc apontou o Turismo Social, um dos segmentos de atuação do Sesc com foco no bem-estar dos comerciários, como uma das oportunidades de negócios entre a instituição e a ilha caribenha. Coordenador da CET, Giuseppe Belmonte apresentou a câmara temática. “Somos uma entidade colegiada que se reúne periodicamente para tratar de assuntos ligados ao turismo. Estamos à disposição para colaborar nas relações bilaterais do Brasil e Jamaica”, declarou.
1