Agosto | Boletim Sistema Fecomércio-BA Sistema
Boletim Informativo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia
VAREJO BAIANO ACUSA ÍNDICES POSITIVOS NO DIA DOS PAIS Apesar de as expectativas nacionais terem apontado um crescimento de vendas mais ameno para o Dia dos Pais, alguns dos sindicatos do comércio baiano apuraram resultados animadores em suas cidades no mês em que se comemora a data. O Sindicato do Comércio Varejista de Alagoinhas e Região, por exemplo, registrou um acréscimo de 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme veiculado no jornal Tribuna da Bahia. Já o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, José Carlos Moraes Lima, declarou à imprensa que o Dia dos Pais aqueceu o setor varejista na cidade, motivando um aumento de 10% nas vendas ante o ano de 2012. O Sindilojas, por sua vez, informou que as compras registradas em Salvador na véspera e antevéspera da data festiva compensaram o pouco movimento dos dias anteriores. Estima-se que o consumidor soteropolitano tenha gasto, em média, R$85,00 com o presente dos pais. “Depois de um primeiro semestre de desaceleração, a atividade comercial deve retomar a trajetória de ascendência, mesmo que ainda caminhando a passos lentos”, acredita o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Amaral, com base na análise dos reflexos do Dia dos Pais no comportamento do consumidor baiano.
Edição – 03 | Agosto de 2013
NESTA EDIÇÃO
Dia dos Pais
GT Sindical em Ilhéus
Grande Hotel
Sesc Itaparica
Parceria A Tarde
EAD Senac
Alteração no CNES
Deplan da CNC na
Federação
No patamar nacional, a CNC apurou alta de 4,9% no faturamento real em relação ao mesmo período do ano passado – a menor taxa de crescimento desde 2009 (+4,7%). O Dia dos Pais disputa com o Dia das Crianças o posto de terceira data mais importante do varejo brasileiro. Especificamente na Bahia, as liquidações anuais, Liquida Salvador e Liquida Bahia, também entram na briga pelo terceiro lugar em geração de volume de vendas.
CNES TEM NOVA ALTERAÇÃO NA ATUALIZAÇÃO DE DADOS Conforme divulgado pela CNC, a nova Portaria no. 4/2013, do Secretário de Relações do Trabalho, que entrou em vigor em maio, fez novas alterações no procedimento de atualização dos dados das entidades de registro sindical no CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais). De acordo com a Portaria, o requerimento eletrônico emitido por meio do CNES deverá ser acompanhado dos seguintes documentos: ata de eleição e apuração dos votos da diretoria com a indicação da forma de eleição, o número de votantes, as chapas concorrentes com a respectiva votação, os votos brancos, os nulos, o resultado do processo eleitoral e a lista de presença dos votantes. Dessa forma, foi instituída mais uma exigência no tocante à ata de eleição e apuração dos votos da diretoria dos sindicatos. Agora, além do número de votantes, a ata deverá indicar o montante de sindicalizados e, dentre estes, o número de sindicalizados aptos a votar. Também é obrigatório o registro da ata em cartório, entre outras exigências.
1