Guia nr20 baixa2

Page 70

Vol. 6 | ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (20.10)

da ferramenta Matriz de Risco, que leva em conta a probabilidade e consequência do perigo identificado se concretizar. Esta ferramenta utiliza duas tabelas: uma para graduar a probabilidade da manifestação do perigo e outra para classificar sua consequência. O resultado desta Matriz será a classificação do risco e serve para analisar e adotar as medidas preventivas, com o objetivo de reduzir os riscos associados em relação ao perigo para um nível aceitável. Tabela de Probabilidade: Avalia as chances de uma ocorrência se repetir. CATEGORIA DE FREQUÊNCIA

PROBABILIDADE

DEFINIÇÃO

A B C D

FREQUENTE PROVÁVEL IMPROVÁVEL REMOTA

E

EXTREMAMENTE REMOTA

Pode ocorrer durante a vida útil do processo. Pode ocorrer até uma vez durante a vida útil do posto. Pouco provável ocorrer durante a vida útil do posto. Não se espera ocorrer durante a vida útil do posto. Conceitualmente possível, mas extremamente improvável ocorrer durante a vida útil do posto.

Tabela de Severidade das Consequências: Considera a gravidade das consequências. CATEGORIA DE CONSEQUÊNCIA

IV

III

II

I

SEVERIDADE DA CONSEQUÊNCIA

DESCRIÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS

CATASTRÓFICA

- Danos irreparáveis aos equipamentos, à propriedade e/ou ao meio ambiente (reparação lenta ou impossível); - Provoca mortes ou lesões graves em várias pessoas (empregados, prestadores de serviços ou em membros da comunidade); - Repercussão de grande monta com razoável duração na comunidade.

CRÍTICA

- Danos severos aos equipamentos, à propriedade e/ou ao meio ambiente; - Lesões de gravidade moderada em empregados, prestadores de serviço ou em membros da comunidade (probabilidade remota de morte); - Exige ações corretivas imediatas para evitar seu desdobramento em catástrofe; - Repercussão significativa na comunidade.

MARGINAL

- Danos leves aos equipamentos, à propriedade e/ou ao meio ambiente (os danos materiais são controláveis e/ou de baixo custo de reparo); - Lesões leves em empregados, prestadores de serviço ou em membros da comunidade; - Repercussão pequena ou pouco significativa na comunidade.

DESPREZÍVEL

- Sem danos ou danos insignificantes aos equipamentos, à propriedade e/ou ao meio ambiente; - Não ocorrem lesões ou mortes de funcionários, de prestadores de serviço (não funcionários) e/ou pessoas (indústrias e comunidade). O máximo que pode ocorrer são casos de primeiros socorros ou tratamento médico menor; - Nenhuma repercussão na comunidade.

Cruzando os níveis de severidade e frequência selecionados para cada risco na Matriz, chegase à classificação do risco em crítico, sério, moderado, menor e despezível. A Matriz de Risco tem a seguinte estrutura:

70


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.