Issuu on Google+

Edição Trimestral Janeiro de 2013 Equipa Técnica: Fernando Cordeiro Rosário Agra

Aniversário da Escola

24º aniversário da Escola Básica nº2 de Aguada de Cima pág.2

Dia Mundial NATAL... Eco-Escolas ...nas escolas

Atividades pág.6

pág.12

EDITORIAL O CATAVENTO es tá de novo a girar.

E porque na vida tu do vai mudando, o visual também mudou, mas os ob jetivos que perseguimos, esses mantêmse:

- ser um meio para alunos, professores e comun idade em geral expressarem suas ideias e opiniões; - contribuir para um verdadeiro gosto pela leitura e pela escrita. Na próxima ediçã o deste jornal contamos, po is, com a participação de mais alunos e professore s, quer através da produção de materiais para publ icação, quer através do tra balho

de âmbito jornalístico, participando no Clube. As atividades constantes neste jornal são a prova de que existem escolas com vida, com identidade própria e a comunidade escolar sairá tanto mais enriquecida quanto maior for o grau de envolvimento e participação na sua divulgação. E o Catavento poderá ser um meio importante para essa divulgação. Esperamos por ti! Esperamos que gostes! A equipa técnica

1


AGUADA DE CIMA – 24 ANOS A FORMAR BONS ALUNOS

N

o passado dia 19 de outubro, a Escola Básica nº2 de Aguada de Cima festejou o seu 24º aniversário. A data foi comemorada com um pequeno concerto musical levado a cabo por alunos da escola, a que se seguiu a entrega de diplomas e prémios aos melhores alunos. Perante uma sala repleta de alunos, encarregados de educação, professores, funcionários e representantes das freguesias de Aguada de Cima e Agadão. O atual vogal da Comissão Administrativa Provisória (CAP) doAgrupamento e antigo diretor da escola, professor Armando Pereira, deu início à sessão, felicitando os intervenientes pelos desempenhos alcançados, e foi com grande regozijo que a Presidente do Conselho Geral, professora Ana Paula Baptista, juntamente com o Presidente da CAP, professor Francisco Vitorino, foram entregando os diplomas aos 92 alunos do Quadro de Valor e Mérito do ano letivo 2011-2012. Como recompensa pelo

Alunos distinguidos: 5º ano – Sofia Pinho, Abigail Dias, Alexandre Campos, Francisca Dias e Mafalda Mota (1º lugar, ex aequo); Miguel Pereira e Júlia Pinto (2º lugar); Rafael Carneiro, Ariana Pinto, Marta Castanheira e Maria João Teixeira (3º lugar). 6º ano – Ana Catarina Almeida e Pedro Almeida (1º lugar); Maria Luís Vieira (2º lugar); José Rodrigues e Beatriz Abrantes (3º lugar). 7º ano – Joana Ferreira (1º lugar); Ana Sofia Almeida (2º lugar); Bárbara Antunes, Débora Rodrigues, Eduarda Paulos e Mariana Santiago (3º lugar). 8º ano – Andreia Simões (1º lugar); Cláudio Machado (2º lugar); Juliana Reis e Gonçalo Carneiro (3º lugar). CEF-SM – Alexandre Martins e Diogo Dias (1º lugar), Renato Alves (2º lugar). 9º ano – Ana Pinho (1º lugar); Carolina Castro (2º lugar); Inês Oliveira (3º lugar).

esforço investido, a escola ofereceu livros aos alunos com média igual ou superior a 4,5 e a Associação de Pais, através do seu Presidente, senhor Carlos Vieira, entregou uma pequena lembrança aos primeiros lugares de cada ano. Os melhores alunos de cada freguesia receberam ainda um prémio oferecido pelas respetivas juntas de freguesia e a melhor aluna do 9º ano, um prémio da Câmara Municipal. Para todos, uma mensagem de incentivo para que continuem a acreditar que o sucesso é possível; basta lutarmos por ele.

2

3


CLUBE DE TEATRO: O “HALLOWEEN” NA NOSSA ESCOLA

N

o dia 31 de outubro, o Clube de Teatro da Escola Básica nº 2 de Aguada de Cima apresentou, na Biblioteca Escolar, a peça de teatro “O Baile das Bruxas”. Esta atividade veio alegrar e dar mais cor a um dia que pretendia ser divertido e “arrepiante”. Após várias semanas de ensaios, chegou o dia da primeira apresentação de um grupo de atores, empenhados em perseguir vários objetivos: criar um espírito de grupo, para minorar egoísmos; aumentar o valor da partilha e da tolerância, enriquecer os outros e a si próprios, fazer o seu melhor!! Os nossos atores, alunos do 7º F (Ana Nova, Anna Saparta, Beatriz Abrantes, Daniela Silva, Gabriela Silva, Inês Loura, João Carlos Duarte, João Pedro Duarte, Ricardo Jesus e Sara Inês Marques), revelaram bastante empenho e muito à vontade no palco, cujo cenário foi elaborado por alunas do 6ºC. Os alunos e professores que assistiram à peça ficaram deslumbrados e aplaudiram com fervor, ficando a aguardar ansiosamente pelo próximo espetáculo, encenado por este Clube que ainda agora começou, mas a muitos agradou!

N Alunos do 6ºC e 7ºF levaram à cena a peça de teatro “O Baile das Bruxas”.

4

o dia 1 de outubro comemorou-se na nossa escola mais um Dia Mundial da Musica. A projeção do Musical “STOMP”, no átrio da entrada principal, foi a forma de chamar a atenção de alunos, professores e funcionarios passavam para este dia. Há já vários anos letivos que esta data é assinalada através da divulgação de grandes músicos, grupos, instrumentistas… que poderão ser, quem sabe, um exemplo inspirador, no despertar do talento musical de alguns dos nossos alunos.

Dia Mundial da Música

5


A FANFARRA… NO HASTEAR DA BANDEIRA VERDE

DIA MUNDIAL ECO-ESCOLAS

O

Clube de Percussão – Fanfarra participou no dia dez de outubro na cerimónia do hastear da bandeira verde, galardão atribuído à nossa escola pela Associação da Bandeira Azul da Europa. Com a participação de dezassete alunos, quase todos oriundos da turma C do 5º ano, este Clube brindou a comunidade escolar, presente em grande número, com uma bela e acertada atuação. Após o hastear da bandeira verde, foi plantada uma oliveira ao som de um alegre e contagiante ritmo, emanado das baquetas destes alunos. Assim, que esta oliveira dê bons frutos no futuro e que esta data fique perpetuada através dela.

DIA DAS BANDEIRAS VERDES

O

antigo Agrupamento de Escolas de Aguada de Cima conquistou pela segunda vez o galardão «Eco -Escolas». A obtenção deste Galardão reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido nas diversas Escolas do Agrupamento, no âmbito da Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável. A Comissão Eco-Escolas agradece a todos os alunos, professores, assistentes, pais e comunidade do antigo Agrupamento de Escolas de Aguada de Cima o contributo e empenho nas múltiplas atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Eco-Escolas. Neste ano é nossa intenção continuar a trabalhar e a incentivar toda a comunidade a contribuir para um ambiente sustentável, condição essencial para a manutenção da Bandeira e, quem sabe, contagiar as restantes escolas do novo agrupamento com o espírito ecológico que tem norteado este projeto.

N

o dia 7 de novembro celebrou-se mais um Dia Mundial de Ação, em que as crianças e jovens de escolas de todo o mundo, que fazem parte do Programa Eco -Escolas, se juntaram numa jornada global de contribuição ativa para a construção de mundo melhor. O Dia Internacional das Eco-Escolas (World Days of Action) é uma iniciativa Foundation for Environmental Education (FEE) que coordena a rede Eco-Schools internacional em 52 países. Este dia foi concebido para capacitar crianças e jovens para a mudança necessária a um mundo mais sustentável, envolvendo-os em aprendizagens ativas e orientadas para a ação.

7


EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

O

D

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL ia Mundial da Alimentação: registos...”

Alguns alunos da nossa escola integraram e continuam a integrar o Projeto “Conta, Peso e Medida” (CPM). Foi-lhes solicitado que fizessem uma breve reflexão com a ajuda dos colegas de turma, sobre a importância deste projeto na sua vida. No Dia Mundial da Alimentação, partilharam esta reflexão com a comunidade escolar, dinamizando várias atividades no átrio principal da escola, e que foram as seguintes: Distribuição de fruta; Exposição de fotografias; Apresentação de Powerpoints sobre: Os hábitos saudáveis que passaram a fazer parte da sua vida... Os hábitos que deviam ter mudado e ainda não

s cães foram domesticados pelo ser humano e no coração de qualquer um deles quando são abandonados, existe o desejo de ter alguém a quem amar e ser amado. A Associação dos Amigos dos Animais de Águeda está sobrelotada destes animais que, enquanto são pequeninos fazem as delícias dos seus donos e depois, são deitados para a rua, privados do maior bem que necessitam: - o dono! No dia Mundial do Animal, numa campanha de recolha de alimentos para esta Associação, as crianças da sala 2 do Jardim de Infância de Barrô, em

mudaram... Os hábitos que ainda tencionam mudar... Os conselhos/ideias que pretendiam transmitir aos outros… Alguns alunos vestiram-se “a rigor” de forma a sublinhar a importância para a prática de uma alimentação saudável.

conjunto com as suas famílias, contribuíram para esta causa. Escrevemos também, um pequeno texto a agradecer a quem com tanta dedicação, lhes tira um pouco do seu sofrimento, dando-lhes proteção e muito amor. Se tiver condições adote um destes animais!

SALA 2 – Jardim de Infância de Barrô

BAÚ DE LIVROS

N

o dia 2 de novembro o baú de livros da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, de Águeda, foi entregue na Escola nº 1 de Aguada de Cima. Este momento é sempre muito aguardado pelos alunos e professores. Desta vez fomos presenteados com a dramatização da história “Uns óculos para a Rita”, de Luísa Ducla Soares, pela bibliotecária da Biblioteca Municipal de Águeda e pela professora bibliotecária da escola de Fermentelos. Todos adoraram!

9


No dia 21 de novembro, a turma AC5 da Escola Nº1 de Aguada de Cima deslocou-se à Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda que recebeu a “Estafeta de Contos Palavras Andarilhas”. A Biblioteca Municipal de Seia, veio até Águeda passar o testemunho da “maior atividade de narração em Portugal”. A leitura escolhida foi um texto de Luisa Ducla Soares, que este comemora 40 anos de carreira. O projeto, que pretende divulgar autores e promover hábitos de leitura, já vai na XII edição. Esta estafeta de contos surgiu em 1999 de uma parceria entre a Biblioteca Municipal de Beja, Instituto Português do Livro e Fundação Calouste Gulbenkian.

S. MARTINHO

Escolas de Aguada de Cima e Aguada de Baixo comemoraram o dia de S. Martinho

XII PALAVRAS ANDARILHAS

Turma AC5 da Escola Nº1 de Aguada de Cima

EB Nº1 DE AGUADA DE CIMA

Colocou-se uma camada de agulhas (caruma) no chão , por cima puseramDe manhã abordou-se o tema nas salas se as castanhas e colocou-se nova de aula e fizeram-se os tradicionais camada de agulhas. A professora Marta, cartuchos com papel de jornal. À como Coordenadora da Escola, acendeu tarde saborearam-se as maravilhosas a fogueira. castanhas assadas com um copo de À medida que as agulhas iam sumo oferecido pela Associação de Pais ardendo, o senhor Mário ia mexendo as e umas filhoses feitas por algumas mães. castanhas com uma vara. Enquanto as castanhas estavam a assar, os alunos cantaram canções. Quando a fogueira se apagou , tiraram-se as castanhas para dentro de uma bacia e todos comeram castanhas quentinhas. No final alguns alunos enfarruscaram-se. Gostamos muito da feira e do magusto. Foi um dia muito divertido! Antes de terminarmos queríamos agradecer a colaboração do Centro de Dia Paraíso Social que assou uma parte das castanhas trazidas por todos. ( Trabalho elaborado pela turma do 1º, 3º e 4º anos )

EB Nº1 DE AGUADA DE BAIXO Associação de Pais participou nas comemorações com uma feira chamada “Aromas do Outono” que decorreu no recreio da Escola. Na feira, as pessoas podiam comprar fruta, legumes, animais ,doces e guloseimas confecionados pelas turmas. A feira, foi visitada por muitas pessoas. À tarde, todas as turmas foram para o recreio assistir ao magusto feito de acordo com a tradição.

11


NATAL . . .

. A estrela brilhava No alto Tão bela Que o Pai Natal (cansado) Deixou o trenó E sentou-se nela Dali avistava O Mundo inteiro Os países ricos As selvas Os mares Os Pobres A fome A guerra O deserto O Passado O Presente E um Futuro (tão incerto...) Então decidiu: Nem fitas Nem laços Nem brilhos Nem cor Desceu (resoluto) E carregou o trenó De PAZ e AMOR! EB1 Belazaima

...na Escola Básica N2 de Aguada de Cima A nossa “Festa de Natal” teve um programa vasto e ambicioso: Canções de Natal (5ºC, 6ºC, 6ºD) - Ed. Musical – Prof. Luís, Músicas Instrumentais (6ºC, 6ºD) – Ed. Musical - Prof. Luís, Canções de Natal (5ºA, 5ºB, 5ºD) – Ed. Musical - Prof. Arnaldo, Peça de Teatro “O Natal das Bruxas” – Clube de Teatro – Profª. Lisete Pais, - Dialogo “Um sonho de Maria” - (5º anos) - EMRC – Prof. Teresa Baptista, - Canção “Um Pacotinho para Jesus” – (5º anos) EMRC – Prof. Teresa Baptista, - Peça de Teatro “Festa do encontro” – Clube de Teatro – Prof. Helena Almeida, e Canção de Natal – (6ºA) - Ed. Musical - Prof. Arnaldo. No final da tarde, a Associação de Pais ofereceu o lanche a todos os alunos e professores acompanhantes.

...na Escola Básica de Aguada de Baixo No dia 14 de dezembro, a Escola Básica de Aguada de Baixo realizou a sua festa de natal, no salão da Junta de Freguesia. Todas as turmas estiveram envolvidas em diversas atuações, desde canções e poemas alusivos à quadra natalícia, até a um Auto de Natal e esquemas gímnicos com coreografia. Todo este espetáculo só foi possível graças à colaboração de todos os alunos, professores titulares de turma, professores coadjuvantes de Música e Expressão Plástica, professores das atividades de enriquecimento curricular e assistentes operacionais. Um especial agradecimento ao senhor presidente da Associação de Pais que abrilhantou o espetáculo com as suas apresentações e à Junta de Freguesia que mais uma vez cedeu o espaço para a realização desta festa. Todos os alunos se divertiram e houve uma grande adesão da comunidade educativa.

13


encore l’Noël Noël

Noël

Les cloches sonnent Le Jour est arrivé Les étoiles brillent L’Enfant est né

C’est Noël Il y a de la joie La neige tombe Les étoiles brillent Les cadeaux sous le sapin Les enfants attendent le matin

8ºE

La joie de Noël Chaque année Pour célébrer la journée On fait la crèche On fait la bûche On va danser et chanter Les enfants Les petits yeux brillants Attendent le Père Noël C´est si bon de rêver Et autour de la cheminée Les cadeaux aller chercher

8ºG

Natal Estamos aqui para falar De uma época tão especial Em que todas as crianças esperam A chegada do Pai Natal

Corta-Mato Escolar

N

o dia 3 de dezembro realizou-se o Corta-Mato Escolar para os alunos da Escola Básica nº1 de Aguada de Cima (1ºCiclo) e Escola Básica nº2 de Aguada de Cima (2º e 3º ciclos). Os 164 alunos inscritos estavam cheios de vontade de mostrar os seus “dotes” de corredores, e nem o frio que se fez sentir os impediu de realizar o percurso de uma forma bastante entusiástica e empenhada.

Todos os participantes estão de parabéns!!! No final de todas as provas ficaram registadas as classificações que dão acesso à fase Regional da referida prova.

CLASSIFICAÇÃO

À volta de árvore de Natal Todos cantam com Alegria As famílias estão felizes E o Natal espalha a Magia

9ºE/G

A alegria do Natal No Natal A família está reunida em harmonia Os amigos trazem prendas E são a melhor companhia

Todas as Famílias se reúnem Neste dia sem igual Juntam-se todos para a foto E gritam “ Feliz Natal “ 8ºD

Com os sinos a tocar Todos nos vamos alegrar Lá fora está frio e a nevar E o Pai Natal vai chegar 8ºH

15


GERACAO DEPOSITRÃO UM PROJECTO PARA ECO - ESCOLAS

A

Geração Depositrão é uma campanha realizada em parceria com o Programa EcoEscolas. O Depositrão é um instrumento logístico (contentor), destinado ao depósito de pequenos electrodomésticos em fim de vida (secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras eléctricas, telefones/ telemóveis, leitores de mp3, portáteis, impressoras, etc. Com esta campanha a ERP Portugal visa, acima de tudo, despertar a consciência das crianças e dos jovens para a importância da reciclagem dos REEE e RP&A; associar a responsabilidade ambiental às preocupações dos cidadãos, sobretudo no que respeita a estes tipos de resíduos; aumentar os índices de recolha de REEE e de RP&A.


Catavento