Issuu on Google+


Colorindo seu desenho no

GIMP Olá a todos, sou Cristiano Ludgerio. Atualmente estou desenvolvendo uma oficina de mangá no bairro onde moro. Dentro do programa da oficina teria que utilizar algum programa do Linux, pois no local da oficina é voltado a utilização de Software livres, o GIMP é uma ferramenta ótima tanto na versão do Linux ou do Windows. No começo é difícil se você está acostumado com outros programas gráfico, mas logo se acostuma pois as ferramentas são parecidas. Simplifiquei o máximo possível, para adequar a linguagem para que todos possam intender. Não é um tutorial perfeito mas é alguma ajuda, pois não achei nenhum tipo de apostila que q abordasse colorização no estilo da Animação Japonesa (Animê) ou até mesmo para fazer efeitos para o Mangá e Fanzines. Aproveite, não fique limitado a esse tutorial, busque outros, crie seus proprios estilos de colorização, estude, vá alem e não se prenda a um só programa, ou estilo de pintura. Progrida mais e mais!!

Email: cristianoludgerio@gmail.com Blog: http://fayvestudio.blogspot.com


Tutorial de colorização Mangá no GIMP Muitos me perguntam como faço a Cor de meus desenhos no PC, e Agora tenho a oportunidade de dar aulas de desenho e também, aos alunos utilizar softwares livres como o GIMP e descobrindo o como um ótimo programa para fazer colonização e até mesmo desenhos diretos no PC. Como vai ver explicado aqui com uma linguagem simple e direta.

Sobre o GIMP O programa mais utilizado para manipular e editar imagens é, com certeza, o Adobe Photoshop. Entretanto, além de ser um software caro e pesado, apresenta funções e ferramentas que um usuário iniciante ou intermediário jamais vai utilizar. Uma boa alternativa para o Photoshop é o GIMP, editor de imagem de código aberto originalmente desenvolvido para Linux, que apresenta sua mais http://baixaki.com.br/imagens/2602/1510.jpg nova versão para Mac Intel e PowerBook.??

Onde baixar baixar? http://www.baixaki.com.br/download/the-gimp.htm essa versão tem apenas 17Mb e está em português. Caso não conheça esse programa, veja esse link http:/ /issuu.com/fayvestudio/docs/gimp_linux_ferramentas onde explica as funções das ferramentas.


Ferramentas usadas Seleção livre – Seleciona uma área livremente para alguma edição. Seleção continua – Seleciona uma área especifica da imagem. Conta gotas – Clona uma cor de um pixel. Pincel - Ferramenta para pintar livremente. Ferramente de seleção por cor - seleciona a mesma cor em varios lugares de uma mesma camada . Ferramante de vetores

Scanner e tratamento da imagem Scannei-e o desenho na resolução de 300DPI(no mínimo) e em tons de cinza. Abra o desenho a ser colorido no programa GIMP.


Tratando a imagem Geralmente os desenhos ficam com fragmentos cinza, por isso deve se fazer um tratamento da imagem antes de começar a colorir. 1. Vá nas opções “Cores/Níveis(Levels em inglês)” aparecerá uma janela, e nos botões “Automáticos, conta gotas preto, contas gotas cinza e conta gotas branco”. Com o conta gotas branco clique em algum ponto cinza no desenho até ficar branco e utilize o conta gotas preto em alguma área da arte final do desenho (preto); Resultado, o cinza ficará branco e o preto ficará mais escuro (para fazer o cinza sumir, a cor preta ficará com um tom cinzentado. Ou... 2. Vá nas opções “Cores/Curvas”,aparecerá uma janela com uma reta em diagonal cortando o meio do quadro. Mova a área da esquerda para baixo e a área da direita para cima até o cinza ficar branco e o preto dicar mais escuro. 3. Caso o desenho ainda persistir em ter pontos cinza no desenho retire-os usando a ferramenta “borracha” ou a ferramenta de “Seleção livre + o botão apague” para apagá-los. 4. Antes de iniciar a colorir, procure buracos na arte-final do desenho e feche-os de modo que as cores ou a Seleção não vaze de uma área desejada para outra não desejada. Utilize a ferramenta lápis com a cor preto para fechar esses pontos. 5. Depois que o desenho estiver pronto para colorir, mude para o modo para colorido, em “Imagem/Modo/e marque RGB”.


Colorindo Camadas - As camadas em programas graficos são uma das ferramentas que temos que dominar para poder trabalharem com soltura com este potente programa de desenho. A outra coisa que devemos aprender a dominar são as seleções. O design em programas graficos, e em muitos outros programas de design gráfico, se realiza através da criação de diversas camadas. As camadas são algo assim como componentes independentes da imagem, sobre as que se pode desenhar ou efeitos de maneira que afetem só a tal capa. Ao sobrepor diversa camada se obtém o desenho completo da imagem. Criando Camadas - no GIMP a janela do dialogo da janela para as camadas está fechada, abra-a indo em “Dialogo/Camadas (Layers em inglês)”, agora com a janela “Camada” aberta temos a camada chamada “fundo”. Duplique essa camada com o botão abaixo desta janela “Duplicar Camada” onde cria um copia do desenho em uma camada a cima, chamada “Fundo Copia”. Mude o modo dela de Normal para Multiplicado (onde o branco ficará transparente e a arte-final ficara mais escura).

Com a ferramenta “Seleção Continua” selecione as áreas que irá pintar, vamos usar de exemplo a pele do personagem. No caso deste desenho, o rosto, o pescoço e os dedos utilizando o botão “Shift” para selecionar todas essas área ou o “Ctrl” para reduzir uma área selecionada erradamente. Expanda um pouco a área, vá em “Seleção/Expansão (Grow em inglês)” e expanda em 2 pixels


Crie uma nova camada (vazia), aperte o botão direito do mouse na janela camada e clique no botão “Novo Camada” e nomeia para “Pele01” e mude o modo dessa camada para “multiplicação”. Escolha uma cor qualquer que lembre o tom da cor do personagem e mande colorir com os botões “Ctrl +,(virgula)”. . Notando que a cor não é a cor que deseja, vá em “Cores/Matriz e Saturação” e utilize as alavancas para esquerda e direita das opções Matriz – muda a cor selecionada. Luminosidade – muda o brilho Saturação – preta e branca Mova essas alavancas até chegar à cor desejada.


Com a ferramenta Seleção Livre, selecione a área dos olhos e apague o excesso da cor, para ficar branco.

Veja como o desenhos está colorido um tom de Pele para o personagem.


Sombras método um (estilo Animê) Crie uma nova camada, com o nome de “Sombra01” e passe para o modo Multiplicar. Use a ferramenta de Seleção Livre desenhe a sombra do personagem (não se importe em selecionar fora da área, pois o excesso será apagado mais tarde). Selecione todas as áreas usando o “Shift” e insira a cor com o “Ctrl +, (vírgula)”, agora vc verá um tom claro e um tom mais escuro da cor usada para colorir.

Para apagar o excesso, mude para camada “pele01”, use a ferramenta de Seleção Continua selecionando a área de fora da pintura dessa camada volte para camada “Sombra01” e aperte o botão “apague” para tirar o excesso. Use os botões “Ctrl+Shift+ A” para retirar a seleção e visualize o desenho.


Método dois (suavizado). Crie uma nova camada, com o nome de “Sombra02” e passe para o modo Multiplicão. Retire a exibição da camada “Sombra01” apertando o botão com o desenho de um “olho” q ocultará a camada requerida. Clique na ferramenta Seleção Livre, marque a opção “feather edges” (o Raio estará com 10, podendo aumentar ou reduzir o raio), agora a seleção livre estará esfumaçada. Selecione a área das sombras (como no método1), colorize “ctrl+,(virgula) depois retire a seleção e limpe a área (como no método1)


Método três (usando o pincel) Crie uma “nova camada”, nomeie de “Sombra 03”, Clique na ferramenta “Pincel”, mude a opção “Circle(19)” para “Circle fuzzy(76)” (para aumentar ou reduzir o tamanho do pincel use o botão “Scale” no controle para direita ou esquerda). Para selecionar a mesma cor de varias áreas do desenho. Utilize a ferramenta “select color tool” (Clique na cor desejada na camada onde está essa cor). Utilize a ferramenta Pincel do jeito que achar melhor. Também mudando a opção do pincel para “multiplicação”. Passe o Pincel com o botão do mouse apertado e solte, quando passar o pincel na mesma área aquela cor ficará mais escura. Caso queira retocar aquela área volte a o modo “Normal” da ferramenta pincel. Use os botões “Ctrl+Shift+ A” para retirar a seleção e visualize o desenho. Agora é só utilizar os mesmos métodos no restante do desenho para conseguir o resultado esperado.

Nota: Usando as ferramentas Lápis e Pincel no modo multiplicar, nas opções de ferrmantas, toda vez que pintar a área desejada, a cada clicada a cor ficará mais escura.


Metodo quatro (sombra em curvas) Faça os mesmos processos anteriores, mas utilize a “ferramenta de Vetores”. Com ela, pode ligar os pontos e moldar as retas em curvas, assim deixando bem suavizado os tons da sombra. 1. Selecione a área a ser sombreada com as retas dos vetores. 2. Segure o botão “Ctrl” e no meio da reta (entre os pontos clique segure a arraste até ficar com a curva desejada, caso achar melhor utilize os controles de curvas nos pontos da reta para moldar caso ache necessário. Repita em toda a área para moldar a sombra. 3. No controle de vetores, marque a opção “Seleção para o caminho” onde selecionará a área a ser colorida. 4. Vá para a camada Pele01 para selecionar a área fora da cor (ferramenta seleção contigua), volte para a camada da sombra04 e apague o excesso.


Acesse http://fayvestudio.blogspot.com


Arte Final pelo Gimp Esse método de arte final para quem não possui uma “Table”, pode parecer demorado, mas no final é gratificante. 1. Faça o desenho a lápis e Scanei- e o desenho (não precisa fazer o tratamento do mesmo) 2. Abra no Gimp. 3. Crie uma camada (aqui no caso “arte Final 01” 4. Secione a “ferramenta de Vetores” 5. No desenho, clique no ponto a ser arte finalizada até o outro extremo (no caso desse desenho de exemplo estou fazendo a bochecha da personagem


6. Molde as retas em curvas, utilize o “Ctrl” caso for necessário.

7. Na janela de opções do vetor marque a opção “Contornar Vetor” que abrirá a janela para as opções “Escolha o estilo de Contorno” no caso estou usando a largura da linha em 10, aperte em contornar, onde irá criar uma linha de contorno (O tamanho da linha depende do tamanho do desenho).

Repita o processo até cobrir o desenho todo.


Fazendo a arte final preenchida

Repita o processo anteria do 1 ao 4. 1. Selecione onde ficará a seleção, com a “ferramenta de vetores” formando um triangulo como na figura.

2. Molde um lado e o outro como se fosse um desenho feito em Nankin.


3. Aperte o botão “seleção para o caminho” para selecionar a área (novamente a bochecha da personagem)

-

4. Mande preencher usando os botões “ctrl ++, (vírgula)” desmarque a seleção.

Repita o processo até cobrir o desenho todo.


Desenho da Mulher Hiena personagem da Liga tosca, esborรงo feito no lรกpis Acompanhe essa historia atravez desse link http://fayvestudio.blogspot.com/2009/10/ postagem-teste.html


Mulher Hiena arte final Preenchida no GIMP.


Mulher Hiena Colorida no GIMP pintura estilo AnimĂŞ


Mulher Hiena de calsa Jeans GIMP


Mulher Hiena s贸 de calsinha GIMP


Mulher Hiena pronta para noite! GIMP


Mulher Hiena Vestido de gala GIMP


Acesse

http://fayvestudio.blogspot.com


GIMP Colorização