Indice De Tranparencia da Moda - Brasil 2021

Page 98

FASHION REVOLUTION | ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA MODA BRASIL 2021

PONTO DE VISTA

PONTO DE VISTA: FALTA DE TRANSPARÊNCIA DAS MARCAS SOBRE SUPERPRODUÇÃO, CIRCULARIDADE E CONSUMO A primeira coisa que me chama a atenção é que mais marcas oferecem sistemas de devolução de roupas (24%) do que serviços de conserto (4%). Isso é um indicativo da falta de alinhamento com os verdadeiros princípios da circularidade e da sustentabilidade, que exigiriam que empresas e cidadãos assumissem a responsabilidade sobre seus produtos. Esses dados mostram que a maioria das grandes marcas de moda está simplesmente transferindo a responsabilidade pelos produtos que criam e, de maneira mais geral, evitando serem responsabilizadas pelos padrões de consumo excessivo que incentivam e normalizam. O excesso de oferta de produtos de segunda mão também prejudica a lógica da sustentabilidade, ao ensinar aos cidadãos que as roupas são descartáveis, incentivando, assim, comportamentos lineares em grupos que, até agora, podem ter resistido à tentação da cultura do descartável. Sem

um comprometimento com reparo, upcycling, design para durabilidade e sem a limitação dos volumes de produção, os sistemas de devolução ou de coleta de peças não exigem que as empresas assumam a responsabilidade pelos resíduos que criam. As marcas confundem o público geral ao divulgar seus programas de devolução como “reciclagem” ou “circular”, ao mesmo tempo em que recompensam os clientes com incentivos para comprar mais produtos novos. Isso é prejudicial e cria nos consumidores noções equivocadas sobre o real estado da “reciclagem” têxtil. Além disso, como a maioria das marcas trabalha com empresas terceirizadas na implementação dos programas de devolução de peças, elas não conseguem criar um ciclo de feedback entre as equipes de design e o que acontece com os resíduos durante o pós-consumo. Isso faz com que as marcas percam oportunidades valiosas para avaliar o potencial de desgaste, durabilidade, reparo e upcycling dos

97

LIZ RICKETTS CO-FUNDADORA E DIRETORA DA OR FOUNDATION

produtos. Tudo isso é evidenciado pelo fato de que apenas 6% das marcas, ou seja, somente três das 50 pesquisadas, divulgam publicamente a porcentagem de seus produtos que são projetados de forma circular. Até que as marcas parem de superproduzir e prestem contas à comunidade de que realmente estão cuidando de seus resíduos, os programas de devolução irão simplesmente estender a economia linear e não fechar o ciclo. Ainda que seja um número que toda marca conheça, apenas oito novas marcas passaram a divulgar, de 2020 para 2021, a quantidade de roupas que produzem anualmente, passando para um total de 15 (30%) das 50 empresas pesquisadas. Todas as empresas do mundo sabem quantos produtos fabricam, de forma que realmente não existe uma desculpa para que esta informação não seja divulgada publicamente. Isso diz muito sobre o fato das marcas temerem que esses dados revelem seus verdadeiros impactos no planeta e prejudiquem as alegações de greenwashing feitas em suas campanhas de marketing.

Publicar dados sobre o número de itens produzidos também forçaria as marcas a confrontarem o fato de que a oferta e a demanda não são tão diretas como afirmam. As empresas intencionalmente superproduzem por não conseguirem prever o que as pessoas irão comprar e, ainda assim, essas mesmas empresas costumam alegar que sua produção é apenas baseada na demanda. Esse mito de que oferta e demanda são forças neutras foi levado até o comércio de roupas de segunda mão, com as marcas sugerindo que, ao fazer parte deste mercado, estariam oferecendo uma prática mais sustentável para envolver as pessoas no consumo sem que elas se sintam culpadas. A divulgação dos volumes de produção não somente permitiria um diálogo mais honesto, como também poderia desencadear inovações significativas por toda a cadeia de valor.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Indice De Tranparencia da Moda - Brasil 2021 by Fashion Revolution - Issuu