[PORTUGUESE] Índice de Transparência da Moda Brazil 2019

Page 15

FASHION REVOLUTION | ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA MODA BRASIL 2019

Porém, essas mudanças ainda não são suficientes para transformar a cadeia de fornecimento global e as práticas de negócios ao longo da indústria ainda são muito sigilosas. É extremamente desafiador, se não impossível, para um consumidor descobrir onde suas roupas foram feitas, por quem e sob quais condições, o que significa que é igualmente difícil saber quais impactos reais, sejam positivos ou negativos, nossas compras estão tendo na vida das pessoas e no meio ambiente. Por isso, ainda estamos lutando por uma revolução da indústria da moda. Nunca mais uma tragédia como a do Rana Plaza poderia acontecer. No entanto, incêndios em fábricas, acidentes de trabalho e instalações precárias continuam afetando as pessoas que fazem nossas roupas. Sem contar a poluição e os resíduos resultantes dos processos de produção e consumo de moda, que continuam a deteriorar nossos ecossistemas.

As pessoas querem saber #quemfezminhasroupas Os consumidores não querem comprar roupas feitas por pessoas que trabalhem em perigo, sendo exploradas e mal remuneradas em ambientes poluídos. No entanto, simplesmente não há informações suficientes disponíveis sobre as roupas que usamos. O Fashion Revolution quer mudar esse cenário e por isso exigimos mais transparência da indústria da moda, e o Índice de Transparência da Moda é uma das ferramentas que encontramos para auxiliar nesse sentido. Quando estamos munidos de mais informações – de melhor qualidade e credibilidade – sobre os impactos sociais e ambientais das roupas que compramos, somos capazes de fazer escolhas de compras mais conscientes. Dessa forma, entendemos que a transparência constrói a imagem da marca e a confiança dos consumidores.

14

As pessoas estão pedindo cada vez mais por maior transparência na indústria da moda. Em abril de 2019, tivemos a maior campanha até agora, com a participação de milhares de pessoas ao redor do mundo pedindo por uma mudança sistêmica na indústria da moda. As hashtags do Fashion Revolution foram usadas 178.000 vezes nas mídias sociais, incluindo #quemfezminhasroupas #eufizsuasroupas e #fashionrevolution. A transparência ajuda a mitigar as violações dos direitos humanos e os impactos ambientais Como Jenny Holdcroft, Secretária Geral Adjunta da IndustriALL Global Union, explicou em edições anteriores do Índice de Transparência da Moda, “saber os nomes das grandes marcas que compram das fábricas fortalece trabalhadores e seus sindicatos, permitindo encontrar soluções mais rápidas para conflitos, tanto em casos em que os sindicatos não são reconhecidos, quanto em casos de demissões ilegais de trabalhadores

por exigirem seus direitos. Também oferece a possibilidade de criar um elo entre o trabalhador e o consumidor e, possivelmente, chamar a atenção da mídia para esses tipos de problemas.” Maior transparência e responsabilização podem ajudar as marcas a se envolver e colaborar com sindicatos e grupos da sociedade civil para identificar e solucionar problemas mais rapidamente - desde que as informações relevantes estejam disponíveis e fáceis de encontrar. A transparência também ajuda outras partes interessadas a descobrir exemplos de boas práticas e histórias positivas da cadeia de fornecimento, que podem ser ressaltadas, compartilhadas e potencialmente replicadas em outros lugares.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.