Jornal Farol Sul 1ª Edição

Page 2

Boas vindas!

Stock Xching

Caros leitores, sejam bem vindos ao Jornal Farol Sul que é mais do que um tablóide, é um veiculo de informações a respeito de diversos temas, que vem destacar assuntos do dia a dia, divulgar acontecimentos da região, país e mundo, oferecendo notícias aos leitores de forma clara e simplificada. A missão do JFS é aproximar nossos leitores do que há de melhor, encurtando a distâncias através da comunicação efetiva e clara por meio da sincronia entre reportagens e publicidades. Sugira notícias, compartilhe seus casos de sucesso e manifeste opinião sobre os temas da atualidade. Estejam à vontade para interagir conosco através do nosso twitter @JornalFarolSul. A Redação

Economia Brasileira em 2010

Fatos Marcantes da Eleição Passada

O país consolidou seu crescimento ainda com certo desequilíbrio em alguns índices

Eleita no segundo turno, com 55,7 milhões de votos, Dilma Rousseff tomou posse como a primeira mulher no cargo político mais cobiçado de um país. A campanha de 2010 foi uma das mais duras da história recente do país e teve outra mulher como candidata, que também surpreendeu com os quase 20 milhões de votos alcançados em sua primeira disputa presidencial. Ninguém imaginava que a senadora Marina Silva chegaria tão longe e teria tanto “peso” sobre o segundo turno das eleições, com seus 19,33% de eleitores, levantando a bandeira do desenvolvimento econômico sustentável e apresentando propostas sólidas neste sentido,

elogiada inclusive por seus concorrentes. Outro fenômeno das eleições 2010 foi o candidato-palhaço Tiririca, Francisco Everardo de Oliveira Silva, que com seu slogan “pior do que está não fica” arrebatou a votação recorde de 1.352.173 de votos para deputado federal pelo estado de São Paulo. Levantada a hipótese de que ele ser analfabeto Tiririca quase ficou impedido de tomar posse do cargo e foi defendido inclusive pelo então presidente Lula que afirmou em entrevista “Ele é a cara do Brasil”. Superadas as acusações o deputado-carado-Brasil foi empossado e inicia sua atuação como deputado federal.

O ano de 2010 foi um ano de recuperação econômica. O Brasil superou as estimativas do Ministro Guido Mantega que apostava em um PIB (Produto Interno Bruto) de 7,5% e foi positivamente surpreendido com quase 8% ao ano. Outros indicadores obtiveram desempenho favorável, como do emprego formal que beirou aos 3% ao ano, o que segundo o doutor em Economia pela UNICAMP, Guilherme Delgado, significa mais de 3 milhões de empregos criados em uma População Economicamente Ativa de 100 milhões de brasileiros. Salários maiores, maior poder de compra e altas no crédito do sistema financeiro nacional em até 49% tornam nossa economia cada vez mais ativa e produtiva.

Alguns índices, por sua vez, apresentaram altas não tão animadoras, como a inflação que deverá permanecer em dos 5% em 12 meses. A caderneta de poupança teve o menor rendimento desde 1967. O ganho da aplicação entre janeiro de novembro de 2010 ficou em 6,90%, sendo que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,24% no mesmo período, deixando para o poupador um ganho real ainda menor, de apenas 1,57%. De novembro para dezembro passado, pesaram no bolso dos brasileiros os gastos com saúde e cuidados pessoais (de 0,19% para 0,48%), educação, leitura e recreação (de 0,20% para 0,42%), despesas diversas (de 0,25% para 0,44%)

e alimentação (de 1,91% para 1,96%). Grande parte destes números é reflexo do período de matrículas e materiais escolares. Pelo terceiro ano seguido o não cumprimento das metas do comércio exterior brasileiro comprometem negativamente a expansão econômica do país que depende de recursos externos. O governo da Presidente Dilma Rousseff já sinaliza medidas para mudar este cenário. Os desafios do novo governo são muitos, com destaque à distribuição de renda e crescimento sustentável da economia do Brasil, ambos enfoques dependem de ações de caráter tributário.

Notícias do “Outro Mundo” Após muitas pesquisas frustradas e algum descrédito no meio científico, em junho de 2010, a Nasa anunciou a comprovação de que em Marte há ambientes que já foram favoráveis ao aparecimento da vida. Verificaram-se que no passado o planeta possuiu regiões úmidas e não áridas, favoráveis à existência de vida humana. Essa descoberta é até o momento uma das mais significativas desde o início das atividades das sondas no planeta vermelho. A região que mais chamou a atenção foi a de Comanche, entre os morros Husband e a planície Home Plate. Conforme os cientistas da Nasa, as concentrações de carbonato de magnésio encontrados confirmam teorias sobre passado do planeta, que teria sido quente e com água em abundância.

Maior reserva subterrânea natural da região amazônica o Aquífero Alter do Chão, agora é apontada na conclusão do estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), como maior reserva de água potável do mundo. Suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial, a reserva está sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá, com um volume de 86 mil km³ de água doce. Por estar localizados na maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões, existem indicativos suficientes para a conclusão de que é o maior aquífero do planeta, de acordo o geólogo, Milton Matta, desenvolvedor da pesquisa.

Divulgação JFS

Divulgação JFS

Amazônia Ainda Mais Valorizada

MG Editora e Publicações LTDA / (48) 3623-0048 REDATORA CHEFE: Vanessa Milis COORDENAÇÃO EXECUTIVA: Alexandre L. L. Garcia JORNALISTA RESP.: Josafá Bezerra Duarte – Mtb nº 53.340 SP DIAGRAMAÇÃO: Produzza Design TIRAGEM: 5.000 (cinco mil) exemplares MEDIDAS: largura 28 cm e altura 38 cm PERIODICIDADE: mensal DISTRIBUIÇÃO: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.