Page 1


Boas vindas!

Stock Xching

Caros leitores, sejam bem vindos ao Jornal Farol Sul que é mais do que um tablóide, é um veiculo de informações a respeito de diversos temas, que vem destacar assuntos do dia a dia, divulgar acontecimentos da região, país e mundo, oferecendo notícias aos leitores de forma clara e simplificada. A missão do JFS é aproximar nossos leitores do que há de melhor, encurtando a distâncias através da comunicação efetiva e clara por meio da sincronia entre reportagens e publicidades. Sugira notícias, compartilhe seus casos de sucesso e manifeste opinião sobre os temas da atualidade. Estejam à vontade para interagir conosco através do nosso twitter @JornalFarolSul. A Redação

Economia Brasileira em 2010

Fatos Marcantes da Eleição Passada

O país consolidou seu crescimento ainda com certo desequilíbrio em alguns índices

Eleita no segundo turno, com 55,7 milhões de votos, Dilma Rousseff tomou posse como a primeira mulher no cargo político mais cobiçado de um país. A campanha de 2010 foi uma das mais duras da história recente do país e teve outra mulher como candidata, que também surpreendeu com os quase 20 milhões de votos alcançados em sua primeira disputa presidencial. Ninguém imaginava que a senadora Marina Silva chegaria tão longe e teria tanto “peso” sobre o segundo turno das eleições, com seus 19,33% de eleitores, levantando a bandeira do desenvolvimento econômico sustentável e apresentando propostas sólidas neste sentido,

elogiada inclusive por seus concorrentes. Outro fenômeno das eleições 2010 foi o candidato-palhaço Tiririca, Francisco Everardo de Oliveira Silva, que com seu slogan “pior do que está não fica” arrebatou a votação recorde de 1.352.173 de votos para deputado federal pelo estado de São Paulo. Levantada a hipótese de que ele ser analfabeto Tiririca quase ficou impedido de tomar posse do cargo e foi defendido inclusive pelo então presidente Lula que afirmou em entrevista “Ele é a cara do Brasil”. Superadas as acusações o deputado-carado-Brasil foi empossado e inicia sua atuação como deputado federal.

O ano de 2010 foi um ano de recuperação econômica. O Brasil superou as estimativas do Ministro Guido Mantega que apostava em um PIB (Produto Interno Bruto) de 7,5% e foi positivamente surpreendido com quase 8% ao ano. Outros indicadores obtiveram desempenho favorável, como do emprego formal que beirou aos 3% ao ano, o que segundo o doutor em Economia pela UNICAMP, Guilherme Delgado, significa mais de 3 milhões de empregos criados em uma População Economicamente Ativa de 100 milhões de brasileiros. Salários maiores, maior poder de compra e altas no crédito do sistema financeiro nacional em até 49% tornam nossa economia cada vez mais ativa e produtiva.

Alguns índices, por sua vez, apresentaram altas não tão animadoras, como a inflação que deverá permanecer em dos 5% em 12 meses. A caderneta de poupança teve o menor rendimento desde 1967. O ganho da aplicação entre janeiro de novembro de 2010 ficou em 6,90%, sendo que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,24% no mesmo período, deixando para o poupador um ganho real ainda menor, de apenas 1,57%. De novembro para dezembro passado, pesaram no bolso dos brasileiros os gastos com saúde e cuidados pessoais (de 0,19% para 0,48%), educação, leitura e recreação (de 0,20% para 0,42%), despesas diversas (de 0,25% para 0,44%)

e alimentação (de 1,91% para 1,96%). Grande parte destes números é reflexo do período de matrículas e materiais escolares. Pelo terceiro ano seguido o não cumprimento das metas do comércio exterior brasileiro comprometem negativamente a expansão econômica do país que depende de recursos externos. O governo da Presidente Dilma Rousseff já sinaliza medidas para mudar este cenário. Os desafios do novo governo são muitos, com destaque à distribuição de renda e crescimento sustentável da economia do Brasil, ambos enfoques dependem de ações de caráter tributário.

Notícias do “Outro Mundo” Após muitas pesquisas frustradas e algum descrédito no meio científico, em junho de 2010, a Nasa anunciou a comprovação de que em Marte há ambientes que já foram favoráveis ao aparecimento da vida. Verificaram-se que no passado o planeta possuiu regiões úmidas e não áridas, favoráveis à existência de vida humana. Essa descoberta é até o momento uma das mais significativas desde o início das atividades das sondas no planeta vermelho. A região que mais chamou a atenção foi a de Comanche, entre os morros Husband e a planície Home Plate. Conforme os cientistas da Nasa, as concentrações de carbonato de magnésio encontrados confirmam teorias sobre passado do planeta, que teria sido quente e com água em abundância.

Maior reserva subterrânea natural da região amazônica o Aquífero Alter do Chão, agora é apontada na conclusão do estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), como maior reserva de água potável do mundo. Suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial, a reserva está sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá, com um volume de 86 mil km³ de água doce. Por estar localizados na maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões, existem indicativos suficientes para a conclusão de que é o maior aquífero do planeta, de acordo o geólogo, Milton Matta, desenvolvedor da pesquisa.

Divulgação JFS

Divulgação JFS

Amazônia Ainda Mais Valorizada

MG Editora e Publicações LTDA / (48) 3623-0048 REDATORA CHEFE: Vanessa Milis COORDENAÇÃO EXECUTIVA: Alexandre L. L. Garcia JORNALISTA RESP.: Josafá Bezerra Duarte – Mtb nº 53.340 SP DIAGRAMAÇÃO: Produzza Design TIRAGEM: 5.000 (cinco mil) exemplares MEDIDAS: largura 28 cm e altura 38 cm PERIODICIDADE: mensal DISTRIBUIÇÃO: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.


3

notícias da região

Palestra sobre transporte escolar e de

Projeto Plantando o Futuro da Tractebel Nos dias 17 e 18 de dezembro passado, a Tractebel Energia realizou a primeira etapa do projeto “Plantando o Futuro”, que visa prevenir a degradação do meio ambiente em áreas de risco, nas cidades de Florianópolis e Tubarão. Mais de mil mudas das espécies Aroeira, Ingá-Macaco, Capororoca, Chal-Chal, Ingá-feijão, Ingá-Banana, Canela Amarela, Garapuvu, Canela-preta, Palmito, Gabiroba e Camboatá foram plantadas em áreas que sofrem com a erosão e com a degradação decorrende da especulação imobiliária e da poluição. Na capital, a ação foi realizada em uma área com 1050m², localizada em uma Unidade de Conservação Municipal, no Morro da Cruz. Já em Capivari, o plantio ocorreu em dois terrenos localizados no bairro São João e atraiu a atenção da comunidade, que, junto com integrantes do Exército, do Rotary de Tubarão e do grupo de escoteiros da cidade (Foto anexada), que plantou as mudas disponíveis. O projeto “Plantando o Futuro” é uma realização da Tracetebel Energia, com apoio da Ambiens Consultoria Ambiental. Assessoria de Imprensa Tractebel

A AMUREL promoveu uma palestra voltada aos servidores públicos responsáveis pela frota dos municípios, secretários de educação, pessoas jurídicas e físicas prestadoras de serviços de transporte de passageiros e escolar ao poder público. A palestra sobre regulamentação do transporte escolar, individual ou coletivo de passageiros aconteceu no último dia 11 de janeiro de 2011, das 10h às 12h, na sede da AMUREL, na Rua Rio Branco, 67, em Tubarão. O objetivo da palestra foi orientar os servidores públicos municipais, bem como os prestadores de serviços terceirizados acerca das obrigatoriedades previstas na Lei Federal nº 9.503/97, atualizada - (Código de Trânsito Brasileiro), especialmente no que tange ao transporte escolar, individual ou coletivo de passageiros de linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado pelo poder público. O palestrante Paulo Fernando da Silva, especialista em Segurança Veicular destacou as exigências da legislação vigente e a importância do seu cumprimento para os mutuários e empresas de transporte. A AMUREL arrecadou alimentos não perecíveis dos participantes, que serão doados para entidades assistenciais locais. A promoção é da AMUREL em parceria com o Colegiado de Secretários de Educação da AMUREL.

Assessoria de Imprensa AMUREL

Divulgação JFS

Divulgação/José Luiz Somensi

passageiros


trabalho e inivação

4

Iniciativa pela inovação

Expectativa Líquida de Emprego no Brasil é superior a 36% para os primeiros três meses de 2011

Ministro Pimentel promete medidas para estimular a o crescimento da indústria brasileira

De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego da companhia internacional de recrutamento pessoal Manpower (Manpower Employment Outlook Survey) para o 1º trimestre de 2011, o Brasil deve liderar a abertura de vagas no continente americano no ano que vem. Quatro em cada 10 empregadores entrevistados planejam contratar profissionais no primeiro trimestre deste novo ano, elevando a Expectativa Líquida de Emprego no Brasil a mais de 36%. Este índice é resultado da diferença entre as porcentagens positiva e negativa presentes nas respostas dos mais de 800 entrevistados quanto à expectativa de crescimento da empregabilidade no mercado de trabalho para o próximo trimestre. O setor de serviços é o que demonstra maior intenção em abrir novos postos de trabalho. Em entrevista e diretor regional da Manpower para a América do Sul, Horacio De Martini afirmou que “O Brasil apresentou um recorde do volume de postos de trabalho apresentados com carteira assinada em 2010. Esse grande número de vagas combinado com o baixo índice de desemprego intensificará

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, elogiou a proposta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) de estimular a inovação nas empresas brasileiras. “Temos um aliado maior para dar impulso no desenvolvimento da inovação e da tecnologia no Brasil”, disse Andrade, na segunda-feira, 3 de janeiro. “Precisamos induzir as empresas brasileiras a serem inovadoras. A inovação deve ser estratégia de desenvolvimento”, destacou, depois de participar da posse do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Em seu discurso de posse, Pimentel afirmou que a inovação será um tema presente em todas as ações do ministério.

Divulgação JFS

Mercado de Trabalho Aquecido em 2011

O desafio dos empregadores será colocar em prática as estratégias para manter seus colaboradores e continuar a ter sucesso em seus negócios”. Esta pesquisa é realizada trimestralmente para medir a intenção das empresas na geração ou corte de vagas de emprego para o trimestre seguinte. Realizada a mais de 47 anos a Manpower Employment Outlook Survey é considerada um importante indicador econômico e uma das pesquisas mais confiáveis sobre empregabilidade do mundo. A última pesquisa completa e seus comparativos regionais estão disponíveis no site www.manpower. com/meos. No dia 8 de março de 2011 sairá a próxima edição da pesquisa.

“A inovação é importante para a competitividade da indústria. Até mesmo para se desenvolver no Brasil, as empresas precisam ser competitivas no mercado internacional”, disse o novo ministro. Ele explicou que o crescimento da economia e o avanço do país dependem do diálogo entre o Governo e o setor produtivo. Segundo o presidente da CNI, a indústria participará desse diálogo e tem propostas para estimular o crescimento. “O setor privado vai ser um parceiro do Governo nesse desenvolvimento. Vamos trabalhar juntos para fazer do Brasil a quinta potência econômica do mundo em poucos anos”, ressaltou Andrade. Para ele, a presidente Dilma Rousseff e o ministro Pimentel estão dispostos a desonerar os investimentos e as exportações, reduzir a burocracia e melhorar o

acesso ao crédito. “Existe uma determinação muito forte da presidente e dos ministros com esses compromissos”, disse Andrade. Por isso, ele acredita que medidas importantes para o crescimento da economia serão adotadas nos próximos quatro anos. Pimentel assegurou que fortalecerá o diálogo entre a indústria e o Governo. Ele destacou que a interlocução entre as partes se dará de forma aberta e com livre acesso. E aproveitou para fazer uma brincadeira: “Será um diálogo entre mineiros”. Pimentel referia-se ao fato da presidente Dilma Rousseff, do presidente da CNI e dele próprio terem nascido em Minas Gerais. “Essa é uma rara e feliz coincidência que garantirá diálogo fraterno e próspero entre o Governo e o setor produtivo”, ironizou. Portal Protec


5

casa e contrução

Tendências para Decoração de Interiores

Construção Sustentável

Reclaim: o velho é o novo novo. Ao criar um estilo que é, ao mesmo tempo, cheio de história, mas, atualizado, nós somos capazes de redescobrir a simplicidade dos tempos passados. Encontrando itens há muito esquecidos e descartados, usando o que já temos, e explorando novas formas de usar objetos para a manutenção de nosso planeta. Recuperação e reutilização de mudam a nossa visão sobre o conceito de reciclagem. Nós encontramos beleza na decadência e recuperamos os objetos do passado dos nossos antepassados, que trazem um novo valor, e nos confortam em memórias.

Divulgação JFS

Conceitos de decoração Reclaim, Explore e Humilit apresentam Passando de tendência para necessidade, este conceito torna-se estilos retrô para 2011, além de visar economia e consciência sinônimo de economia para quem constrói. ecológica

Divulgação JFS

Divulgação JFS

Humility: materiais simples e fortes, econômicos e ecológicos. O clima instável da economia criou um desejo de viver mais enraizado na existência e bem em uma moderação do consumo no caos que nos cerca. Muitos viveram o consumo exagerado da década passada e estamos prontos para nos desprendermos do desnecessário e retornar à terra e à natureza. Nós nos encontramos gravitando em um estilo de vida feito de materiais originados da madeira, da pedra e de objetos encontrados. Olhar para o começo dos tempos, quando o homem era um caçador. Nós somos feitos para materiais fortes e simples, que nos protegem, como fazem os casulos. Tênues, mais fortes, eles oferecem conforto e um abrigo seguro, lembrando-nos que originalmente nos fomos criadores com nossas próprias mãos e que podemos ser novamente.

Explore: rumo ao futuro com os olhos voltados ao passado. Em 1964, a Feira Worlds trouxe a visão de um modo futurista de viver. Foi lá que Charles e Ray Eames foram capazes de mostrar seu projeto estético e a sociedade ficou encantada com o futuro do projeto visto através de seus olhos. As tecnologias inovadoras que usaram como resina moldada, fibra de vidro e tela de arame para criar suas cadeiras ícones, bem como muitas outras peças de mobiliário atingiu as pessoas, transmitindo a idéia de novo, mas acessível. A sociedade aderiu a essas ideias de uma vida moderna em instalações como nós aderimos à ideia das colônias do futuro no espaço hoje em dia.

Divulgação JFS

Cada vez mais se fala sobre este conceito de construção, que passou de tendência à necessidade de melhor aproveitamento do ambiente em que vivemos. Ainda se tem a idéia de que a construção sustentável é aquela que oferece agressão zero ao meio ambiente, porém esse é um mito, uma vez que é quase impossível esse feito. Segundo o IDHEA – Instituto Para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica, os princípios que norteiam a construção sustentável são: Planejamento sustentável da obra Aproveitamento passivo dos recursos naturais Eficiência energética Gestão e economia da água Gestão de resíduos na edificação Qualidade do ar e do ambiente interior Conforto termo-acústico Uso racional de materiais Uso de produtos e tecnologias ambientais amigáveis Em termos de produtos e tecnologias para esse novo perfil de construção, existe no mercado grande disponibilidade , que inclusive oferecem preços menores, ao contrário do que se pensa. Países como a Europa adotaram esse padrão de construção a mais de 20 anos, utilizando tintas recicladas, aquecimento de água através de painéis solares, madeiras de reservas reflorestadas e certificadas e métodos de arquitetura e engenharia mais econômicos e menos poluentes. No Brasil há muitos insumos disponíveis no mercado. Tijolos ecológicos feitos a base de resíduo de construção, tintas recicladas de alta qualidade e baixo custo, painéis solares feitos com garrafas pet, estrutura de bambu e diversos outros materiais que se enquadram no conceito de sustentabilidade. A mobilização agora é despertar a consciência dos consumidores. Façamos a nossa parte. O bolso e o meio ambiente agradecem.


turismo e gastronomia

Europa - Dicas de Viajante Nîmes – França

Salada francesa INGREDIENTES: •½ xicara de uvas passas •30 gramas de nozes raladas •3 cenouras raladas •4 rabanetes •1 pepino •1 limão •Sal MODO DE PREPARO: •Temperar a cenoura com sal e limão e reservar. Escorrer a cenoura juntar as uvas passas. Colocar em uma travessa e decorar ao redor com fatias finas de pepino e rabanete. Por cima da cenoura colocar as nozes. Servir com Molho de Aspargos para Salada. Por Antoine Syracuse Gourmet e Chef de Cozinha

6

Nîmes é uma vila francesa construída em 120 a.C. com a chegada dos legionários romanos à França. Após a colonização de Nîmes, a cidade tornou-se uma colônia latina e coberta de monumentos, os quais fazem desta uma das mais belas e antigas vilas francesas. Dentre os magníficos feitos romanos, podemos citar os seguintes monumentos: as Arenas, a Maison Carrée, os Jardins de la Fontaine e a Tour Magne. As Arenas é um dos mais bem conservados monumentos do mundo romano. Sua capacidade é de 24.000 espectadores. Nas Arenas, atualmente, ocorrem diversos eventos como corridas, congressos, concertos e manifestações esportivas. A Maison Carrée é um templo situado

no centro da cidade, construído entre 19 e 16 a.C. Durante o inverno, é instalada ao lado do templo, uma pista ao ar livre de patinação de gelo para diversão da população. Os Jardins de la Fontaine são umas das mais belas paisagens da cidade, um local agradável para passear entre os diversos jardins floridos, fazer um pique-nique no gramado ou até mesmo em suas mesinhas instaladas no interior do jardim. No lado esquerdo dos Jardins, encontrase também o Temple de Diane, uma parte edificada das ruínas atingida nos tempos da guerra religiosa. E no alto dos Jardins, encontra-se a Tour Magne, que é um monumento composto de três andares, de forma octagonal. No alto da torre, podemos

nos deslumbrar com a paisagem: ao norte os Cévennes; ao sul, Vistrenque e ao horizonte Aigues-Mort (pequeno vilarejo); ao leste, a região de Rhône (região de alpes e montanhas) e; à oeste, as montanhas de Hérault. E como não poderia deixar de comentar, os belos cafés, com suas mesas expostas ao ar livre, e mesmo em dias de frio e chuva, os franceses apreciam um petit café e se deliciam com seus doces como a fantástica ópera (torta de chocolate), os pequenos macarons coloridos recheados com nozes e castanhas, a torta de framboesa e a éclaire (bomba de chocolate). Por Jorgiane Cherem


7

saúde e beleza

Orientações Proficional a respeito de clareamento dental Alguns esclarecimentos sobre clareamento dentário, um dos tratamentos estéticos da odontologia mais procurados na atualidade.

Quais as contra-indicações do clareamento? Na verdade não existem contra-indicações. Na bibliografia científica, por não existir estudos por longos períodos, se recomenda evitar, apenas por precaução, o tratamento em gestantes e lactantes. O clareamento danifica o esmalte dos dentes? Os dentes ficam mais fracos? Não. Várias pesquisas já demonstraram que não ocorre nenhuma alteração significativa na superfície do esmalte com o clareamento, se o tratamento for corretamente indicado e conduzido. Recomendações durante o tratamento por clareamento. Não é recomendável fumar, tomar café, chá (mate, preto, chimarrão), açaí, molho shoyu, beterraba, sucos muito ácidos e refrigerantes em excesso durante o tratamento. Qualquer anormalidade, dúvida ou desonforto que ocorra antes, durante ou após o clareamento dental deve-se procurar seu dentista para orientá-lo. É importante salientar que o resultado nem sempre é o mesmo para todos ao pacientes. Há uma variação de paciente para paciente, sendo que alguns têm resultados melhores do que outros. Por Dra. Fernanda Maria Nunes CRO 10500

Entrar

em forma em pouco tempo e com

saúde Início de ano, pós festas e todo mundo na promessa de malhar e ficar em boa forma. Desculpas impedem muitos de colocarem os planos em prática, principalmente a falta de tempo. Às mulheres essa desculpa não cola mais, porque algumas academias oferecem treino de apenas 30 minutos, com ambiente agradável, música animada e orientação profissional. Os resultados são visíveis em pouco tempo, garantem algumas praticantes. Claro que tudo depende da dedicação e disciplina da aluna. O circuito de meia hora possui de 19 a 20 exercícios de duração de 47 segundos de exercícios equivalentes à 1h e 30 minutos Segundo a profissional Rosimeri, de academia convencional. “Para que com o acompanhamento nutricional isso ocorra, combinamos o trabalho de para reeducação alimentar é possível aquecimento, alongamento, resfriamento, emagrecer até 10 kg em 3 meses. treinamento de força, e o trabalho aeróbico”, explica Rosimeri de Oliveira. Divulgação JFS

Clareamento dentário pode ser feito por todas as pessoas? Todas as pessoas podem clarear seus dentes, porém as técnicas irão variar de acordo com os fatores pertinentes a cada situação. Pode-se utilizar o clareamento feito no consultório, o clareamento caseiro (moldeiras com gel clareador), facetas de resina ou porcelana e próteses.


esportes

Os mais bem pagos do mundo da bola

O Flamengo anunciou a contratação de Ronaldinho gaúcho até 2014

€ 875 mil (R$ 2,222 mi) e é o mais bem pago na Itália. Além de Kaká, aparecem na lista os seguintes brasileiros: Ronaldinho Gaúcho, até então do Milan, na 13ª posição; Daniel Alves, do Barcelona, em 15º e Robinho, na 21º da colocação. O Rei das Pedaladas aparece pelo que ele recebia no Manchester City antes de ser emprestado para o Santos. O portal português, que realiza a pesquisa pelo terceiro ano consecutivo, ressalta a recuperação da indústria do futebol em uma econômia pós-crise mundial e destaca a presença de vários jogadores da nova equipe galáctica do Real Madrid e do milionário time do Manchester City.

Cerveja do Avaí será lançada em fevereiro Brahma lançará latas comemorativas em parceria com diversos times de futebol Durante o Campeonato Catarinense 2011, o Avaí lançará em parceria com a Brahma, sua cerveja temática. O produto, que é fruto de um contrato de patrocínio entre o clube e a Ambev, chegará ao mercado durante o verão e virá com a seguinte frase: “Brahma, o sabor de ser Avaiano”. A latinha terá o distintivo oficial do Avaí Futebol Clube, além do número 12, em homenagem à torcida, número que foi eternizado pelo clube em 2007. A Ambev prevê a fabricação de milhares de latas temáticas do Avaí, todavia esta edição será limitada, portanto, recomenda-se beber com moderação e guardar alguns exemplares para recordação. Abaixo, os logotipos que serão utilizados no produto. Assessoria de Imprensa do Avaí

1. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) 1.083.000 2. Zlatan Ibrahimovic (Barcelona) 1,000.000 3. Lionel Messi (Barcelona) 875.000 4. Samuel Eto´o (Inter de Milão) 875.000 5. Kaká (Real Madrid) 833.000 6. Emmanuel Adebayor (Manchester City) 708.000 7. Karim Benzema (Real Madrid) 708.000 8. Carlos Tevez (Manchester City) 666.000 9. John Terry (Chelsea) 625.000 11. Thierry Henry (Barcelona) 625.000 12. Xavi (Barcelona) 625.000 13. Ronaldinho Gaúcho (Milan) 625.000 14. Steven Gerrard (Liverpool) 625.000 15. Daniel Alves (Barcelona) 583.000 16. Michael Ballack (Chelsea) 541.000 17. Raúl Gonzalez (Real Madrid) 541.000 18. Rio Ferdinand (Manchester United) 541.000 19. Kolo Touré (Manchester City) 541.000 20. Wayne Rooney(Manchester United) 500.000 21. Robinho (Manchester City / Santos) 500.000 www.futebolfinance.com

Finalmente acaba o suspense a respeito da contratação do creque Ronaldinho. A contratação foi uma das maiores do futebol brasileiro, segundo o próprio técnico do time e repercutiu ao ponto de fazer cair o servidor de internet do Flamengo por não suportar o número de acessos. Em entrevista coletiva, o técnico do time, Vanderlei Luxemburgo classificou a contratação do jogador como a maior da história do futebol brasileiro. “Acho que o Flamengo teve uma conduta, como tem tido sempre, de tratar tudo com tranquilidade. Vocês, jornalistas, buscando a informação e nós trabalhando com calma, buscando viabilizar o negócio. O Flamengo está de parabéns, é a maior contratação do futebol brasileiro de todos os tempos. É um projeto, não só uma contratação. O Flamengo deu uma demonstração de força e grandeza que precisava”.

Divulgação JFS

Divulgação JFS

Em pesquisa realizada pelo site português “Futebol Finance”, Kaká aparece como jogador brasileiro mais bem pago do futebol mundial. O camisa 8 recebe, por mês, cerca de € 833 mil (R$ R$ 2,116 milhões), e aparece em quinto lugar numa lista de 50 nomes divulgada pela publicação que levantou os valores na temporada 2009/2010. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é o dono do maior salário: 1,083 milhões de Euros (R$ 2,751 milhões). Na segunda colocação aparece o sueco Zlatan Ibrahimovic, do Barcelona, com € 1 milhão (R$ 2,540 milhões). Outro jogador do clube catalão, Lionel Messi é o terceiro colocado da lista com € 875 mil (R$ 2,222 milhões). O atacante camaronês Samuel Eto’o, do Inter de Milão, está na lista na quarta posição com

8

Divulgação JFS


9 Carros e acessórios

Carros DUB Style modelos que circulam na America do Norte, lembrado que é indispensável à orientação de um profissional especializado em rodas e suspensão para escolher o melhor aro, pneus, parafusos e outras peças que envolvem a transformação do seu carro de acordo com as características individuais de cada automóvel.

Divulgação JFS

cores, porém muito bem montado. Esse estilo vem se espalhando rapidamente pelo mundo e principalmente na America Latina onde os veículos são considerados sinônimos da personalidade dos seus proprietários. Hoje no Brasil devido o grande acervo de rodas e acessórios disponíveis no mercado fica fácil montar seu Dub com a mesma qualidade e segurança dos

Divulgação JFS

O Dub é um estilo de personalizar carros que vai além do mais conhecido Tuning. Criado por volta do ano de 2005 na América do Norte é muito apreciado pelos Rappers. As principais características do DUB são rodas grandes, suspensões à ar, interior modificado, muito som e motores originais de alta potencia. Na maioria das vezes o carro é discreto com visual limpo e poucas

A importância do uso de películas automotivas O uso de película em veículo proporciona maior privacidade para o motorista evitando olhares indesejáveis de marginais que na maioria das vezes abordam suas vitimas no momento em que conduzem seus veículos sem passageiros. De acordo com os principais fabricantes de película este produto oferece também benefícios associados como: Bloqueio da ação solar diminuindo os raios UV em até 99%; Rejeição de calor em até 40%; Controle da poluição sonora em até 25%; Proteção contra cortes em caso de acidentes; Redução do excesso de luminosidade; Reforça o vidro de 2 até 18 vezes em películas de alta performance. Atualmente as películas vão além de um simples escurecimento dos vidros o produto atende também necessidades especificas, alguns com múltiplas funções para os vidros do seu carro e com preços altamente acessíveis. Antes de comprar compare cores e transparências, dando mais estilo e estética para o carro.


Veículos

Biz 125 ES 2008 ún. dono R$ 5.300,00 (10mil Km) Fone: 3628-3633

Sandero Stepaway Peck./09 Palio/08 ELX 1.4 comp. Golf 1.8 GL/95 4p. Comp. Mod. novo R$ 31 mil R$ 42.500,00 (garantia) R$ 10.500,00 A/C troca Fone:  3628-3633 Fone:3628-3633 Sandrigo Fone: 3623-0350 Alexandre

Clio RT 1.6 4portas 1999 completo R$ 5.900,00+48 fixas.

Gol MI 1.0 kit gás 8v.2002 AR Ent. R$ 6.800,00+60x

Verona GLX 4portas 1994 Comp. R$ 3.800,00+48 fix.

Vectra GLS 2.2/2000 Automático Completo Ent. R$ 9 mil + 60 fixas

Corsa Sedan 1.6 GLS/01 Completo Rodas de liga R$ 8.900 + 60 fixas

Palio ELX 1.0 Fire 16V 2001 Completo R$ 18.990,00

10

Gol 1.0 MI 8v. 2p. 1997 R$ 11.500,00 A/C troca Fone: 3623-0350 Alexandre

Biz 09/10 bx Km R$ 1.000,00+36 fixas Fone: 3626-7445 Luiz

Honda CB 500 ano 2002 Moto C/ 20 mil KM Fone: 3626-7445

Ford KA 1999 Alarme TRV. R$ 4.900,00+48 fixas

Gol 1.6 (AP)  1987 RODA LIG. R$ 2.900,00+36 fixas

XR 250 TORNADO 2002 48 mil km R$ 6.990,00.

Gol 1.6 Atlanta 2 portas 1996 DH. + Alarme Consulte-nos!

Uno 1.0/2000 2 portas Limp. Tras.+AL+Trava R$ 4800,00 + 60 fixas

Uno 1.0 ELX 4 portas 1995 VE+VRV+LTD R$ 5.800,00 + 60 fixas

S10 Disel 2.8 turbo 4x4 2002 Ar Cond. TRV. DH. R$ 38 Mil

Corsa Super 1.0 MPFI 4p. Palio Weekend ELX 1.4 1998 VE. TRV. 2007 Flex C.bordo Comp. R$ 14.500,00 R$ 32 Mil

Palio ELX 1.4 Flex 8v. 4p. 2007 C. de bordo Comp R$ 28.500,00

Palio Weekend Advent. 2009 1.8 Flex Comp. R$ 49 Mil

Corolla 1.8 S 16v 136cv 2007 Comp. c/ B. Couro R$ 46 Mil

Saveiro 1.6 MI Flex 8v 2008 Rodas TRV R$ 26.500,00

Doblo Advent. Trion 1.8 2008 Flex C. bordo Comp. R$ 48 Mil

Corsa Sedan 1.0 2001 Milenio TRV. AL. R$ 16.900,00

Palio Weekend ELX 1.4 2009 Flex C. bordo Comp. R$39 Mil

Palio 1.0 Fire 2p. 2005 TRV. DT. CD R$ 18.500,00

Corsa Super 1.0 MPFI 2001 Ar cond. TRV. R$ 18.500.00

Gol 1.0 MI 8v. Plus 4p. 2000 VE. AL. CD R$ 17.500,00

Gol 1.6 MI 2 portas 1997 Rodas Ar Cond. R$ 5.700,00+48 fixas

Gol 1.0 MI 8V/2001 4 portas + kit parachoque R$ 6.900.00 + 60 fixas

Gol 1.0 Trend 8v 4 portas 2007 TVR. VE. R$ 23.500,00


11 Imóveis

Casa Centro de Capivari 3 quart. c/ piscina R$ 180 mil

Terreno Centro C.d.B Área: 600m² R$ 160 mil

Casa bairro Alvorada C.d.B 312m² 4 quart.  R$ 160 mil

Terreno c/ Área total 292m² R$ 45 mil

Casa bairro Três de Maio 2 Casa Centro de Capivari quart. garagem 2 quartos R$ 154mil R$ 250 mil

Casa Capivari de Baixo  Centro R$ 280 mil


Variedades

Feliz Vida Nova com Atitudes Vencedoras em 2011 Sempre que estamos próximos do ano novo sentimos uma incrível motivação para realizar novos votos, promessas e metas. Também costumamos sentir um arrependimento por aquilo que gostaríamos de ter feito e não fizemos. Mas, não foi exatamente isso que aconteceu nesta época do ano passado? O que aconteceu de fato? Por que não fizemos aquele regime? Por que não fizemos os exercícios prometidos? E aquele curso que tanto queríamos? Afinal, por que nossas promessas não foram cumpridas e as metas não foram alcançadas? Promessas e intenções não são atitudes. Muitas pessoas fazem promessas para o ano novo, mas se esquecem que só a ATITUDE pode concretizá-las. Promessas são apenas palavras, até começarem a ser cumpridas por nossas atitudes.

O primeiro grande equívoco é confundir desejo com vontade. A maioria de nós apenas deseja. Muitos, inclusive, desejam intensamente... Mas desejo é algo apenas potencial. Sem o exercício da vontade o desejo não se realiza. A diferença entre desejo e vontade é: Desejo é um estado da mente e está ligado a expectativas. Vontade é um atributo da mente e está ligada a atitude. Se o seu “querer” estiver na esfera do desejo, ele pode não se realizar, porque você não estará tomando nenhuma atitude na direção da sua realização. Nossos votos, promessas e metas são expressões de nossos desejos, demonstram o que queremos em potencial, mas somente a atitude materializa este “querer”. Nossa vontade é o exercício das nossas atitudes. Por exemplo, o princípio cristão “bem aventurados os homens de

boa vontade” demonstra muito bem esta diferença. As bem aventuranças são consequência da boa vontade, ou seja, das atitudes corretas. Não basta querer, é preciso agir! Muitas pessoas buscam a felicidade, mas não percebem que suas atitudes estão muitas vezes no sentido contrário à felicidade que buscam. Para este ano que se inicia, de nada adiantará fazermos novas promessas ou apenas acreditar que cumpriremos as que não realizamos no ano que passou – é preciso reformar nossas atitudes! A chave para reorientar nossas atitudes consiste em 3 pilares: Abandonar, Manter e Adquirir: Abandonar as atitudes que nos afastam da realização de nossos objetivos. Manter as atitudes necessárias para alcançar nossos objetivos pelo tempo necessário para que possam surtir efeito e trazer resultados. Adquirir os conhecimentos e

adotar as atitudes que nos faltam para realizar nossos sonhos. Se você deseja ser feliz precisa abandonar a tristeza. Para desenvolver uma nova competência não podemos ser imediatistas, precisamos manter nossos esforços pelo tempo suficiente para sedimentar nossas conquistas. Para construirmos a melhor versão do futuro precisamos desenvolver a melhor versão de nós mesmos, e isso inclui adquirir conhecimentos e desenvolver atitudes que ainda não temos. Abandonar, manter e adquirir são três grandes ferramentas para que, no final deste novo ano que se inicia, não nos encontremos frustrados por não ter cumprido as promessas e votos que fizemos. Para este novo ano não fique refém de promessas, desenvolva novas atitudes: atitudes vencedoras! Feliz ano novo, feliz vida nova!

Arsel Özgürdal/Stock Xching

Carlos Hilsdorf é economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, e do sucesso 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira. Referência nacional em desenvolvimento humano.

Transporte Econômico, Facilitado e Ecológico Em Tubarão e região uma alternativa ao transporte veicular está virando mania. São as bicicletas elétricas, conhecidas como e-bikes. Muitos são os da E-Bike, com destaque para a economia, por ser um veículo elétrico movido à bateria. O consumo médio é de apenas R$ 0,01 por km rodado, sendo de seis horas o tempo médio de recarga. Alguns modelos alcançam a velocidade de 50 km/h, estando dispensados de emplacamento e o condutor da habilitação. É necessitando apenas do uso dos itens de segurança, como capacete. Outros benefícios da E-Bike são a baixa poluição sonora e do ar. As motocicletas comuns poluem de 40 a 60 vezes mais do que um carro zero. Já as e-bikes são altamente silenciosas e praticamente não emitem gazes ao meio ambiente. Quem optar por este tipo de transporte deve ficar

atendo a alguns detalhes na compra, como a garantia de assistência técnica eficiente e reposição de peças em caso de necessidade de manutenção. Na carona do sucesso das e-bikes, algumas montadoras de carros investem em pesquisa e desenvolvimento e chegaram a veículos mais eficientes do que os propótipos até então disponíveis. A montadora Nissan lançou no mês passado nos EUA o hatch ecológico Leaf, que consome 4,5 vezes menos do que um automóvel a gasolina e não emite gazes poluentes ao meio ambiente. O preço do Leaf em moeda tupiniquim é de R$ 76,4 mil. Países como a França e EUA já oferecem subsídios ao consumidor que optar por carros menos poluentes. Atenção governantes do Brasil, é hora de atitudes nesse sentido! Os veículos eficientes já estão no mercado.

Site: www.carloshilsdorf.com.br Twitter: www.twitter.com/carloshilsdorf

Jornal Farol Sul 1ª Edição  

Lançado em janeiro de 2011, o Jornal Farol Sul é mais do que um tablóide, é um veículo de informações a respeito de diversos temas, destacan...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you