9
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos Temas Transversais em sala de aula e como os professores fazem uso deles para que os educandos consigam construir conhecimentos, trabalhando os temas entre disciplinas em um processo de aprendizagem que forma sujeitos capazes de pensar e constituindo a construção para formação integral do cidadão.
O docente deve criar situações promovendo ambientes favoráveis, propiciando resultados que facilitem a interação aluno e professor.
O primeiro capítulo apresenta o surgimento dos Temas Transversais, que no ano de 1969, com o golpe Militar, foi apresentado como educação Moral e Cívica. Depois das tramitações que ocorreram na época viu-se a necessidade de uma mudança na educação.
Para a mudança acontecer foi preciso alterar a Lei das Diretrizes Bases, de 1996, juntamente com outras resoluções do Ministério da Educação, resultando assim na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que prevê a garantia
e
a
orientação
de
uma
proposta
educacional
de
qualidade,
proporcionando uma formação acertada a todos os estudantes. Dentro deste currículo é pedido que se faça adequações às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais envolvidas na realidade brasileira.
Assim, os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que é preciso garantir a formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de assumir responsabilidades na sociedade em que vivem.
A finalidade dos Temas Transversais é então a de trabalhar de forma interdisciplinar e fazer com que alunos sejam capazes de se tornarem cidadãos competentes, envolvendo-se num propósito para construção integral do ser. Para isso, é preciso abordar os Temas Transversais que trabalhe entre as disciplinas