Revista Método do Saber 11 edição

Page 6

A coleta é orientada de forma rápida e segura, porém desconfortável. Quanto mais material coletado, mais dor e desconforto o paciente vai ter. É introduzido um transdutor acompanhado de uma agulha no ânus. Com o auxílio dessa agulha, é retirado um tecido da próstata para análise. Entretanto, como foi afirmado, há a opção de sedação, pois o maior desconforto é na hora da introdução do transdutor e da agulha na cápsula prostática. Exemplo ilustrado como mostra a Figura 1 (BARBOSA et al., 2010).

É um exame sensível para detectar lesões ósseas precoces, conseguindo localizar regiões no corpo onde possa ter uma provável multiplicação de células neoplásicas. Nesse exame, é injetado um radiofármaco intravenoso alguns minutos antes do exame para que, durante o procedimento, possa realçar uma cor escura se caso positivo para metástase. Caso for negativo, a densidade óssea estará normal. Todavia, não é apropriado para diagnóstico e sim como rastreamento metastático como mostra a Figura 2 (TONIN, 2011).

Figura 1.: Biópsia guiada por ultrasonografia transretal da próstata.

Figura 2. Cintilografia óssea com metástase óssea de câncer da próstata com vista anterior e posterior.

Fonte: http://www.urologicaindaiatuba.com.br/biopsia-da-prostata. Fonte: http://www.rb.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1450&idioma=Portugues.

CINTILOGRAFIA ÓSSEA

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Pulmão e ossos, principalmente os da coluna vertebral, são os maiores locais a manifestar metástase de câncer em geral. O exame de cintilografia óssea é fundamental para pesquisar metástase óssea, indicado para grande parte dos pacientes que já possui a neoplasia e, em conjunto, abordar o histórico familiar, a idade e, no caso, o tamanho da próstata (TONIN, 2011). Normalmente, a metástase é detectada na coluna vertebral, na parte postero-lateral do corpo da vértebra, onde é mais vascularizada que outras partes da vértebra. Para ser detectado em exames de imagem, a lesão na coluna deve ter de 30 a 50% do osso destruído. Assim, a cintilografia óssea é útil para visualizar lesões de até 2mm no osso (ARAUJO; VEIGA; FIGUEIREDO, 2013). Não é sempre que se obtém uma solicitação de cintilografia óssea na pesquisa de metástases de pacientes com tumores prostáticos confirmados por biópsia, embora seja sabido que esse exame será positivo em menos de 5% dos pacientes com PSA menor que 20 ng/ml, ou seja, gasta-se tempo, dinheiro e radiação ionizante invasiva sem benefício real para a grande maioria dos pacientes (BARONI, 2009).

Para esses casos, em termos de qualidade, a tomografia computadorizada é inferior à ressonância magnética na amostra do complexo músculo-ligamento, medula espinhal e extensão da neoplasia. O exame pode ajudar revelar se o câncer de próstata se espalhou para os gânglios linfáticos da pelve (TONON, 2009). Esse exame é mais demorado que um raios X convencional e a radiação também é maior. Algumas pessoas ficam incomodadas por passar dentro da máquina, mas é um exame muito utilizado e indicado por ser rápido, sem problemas para pessoas claustrofóbicas e sendo positiva para crianças pouco colaborativas, evitando o uso da anestesia geral para realização do exame (PARENTE, 2013). Dependendo da patologia, não é indicado realizar várias vezes por ano devido à exposição radiológica. Se possível, desviar para outros métodos de diagnóstico por imagem como a ressonância magnética, que não contém essa radiação, garantindo uma tranquilidade a mais para o paciente (PARENTE, 2013). Quando é preciso injetar o contraste, muitos pacientes, sem saber, obtêm alergia ao medicamento durante a injeção,

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.