O gestor frente à organização dos recursos humanos em instituição de ensino

Page 7

7

O Projeto Pedagógico é a “alma” da escola, pois, expressa a história da escola, os objetivos e metas para se alcançar o êxito no processo de ensino-aprendizagem, assim como explica Veiga (1995, p.110), O que é um projeto político-pedagógico? É um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira, por quem, para chegar a que resultados. Além disso, explicita uma filosofia e harmonia as diretrizes da educação nacional com a realidade da escola, traduzindo sua autonomia e definindo seu compromisso com a clientela. É a valorização da identidade da escola e um chamamento à responsabilidade dos agentes com as racionalidades interna e externa. Esta idéia implica a necessidade de uma relação contratual, isto é, o projeto deve ser aceito por todos os envolvidos, daí a importância de que seja elaborado participativa e democraticamente.

O Projeto Pedagógico não deve ser apenas elaborado para se cumprir uma obrigatoriedade burocrática, as propostas de ações devem ser estabelecidas por todos, respeitando os direitos e deveres da comunidade escolar. O projeto político-pedagógico não é só um documento, algo burocrático que a escola redige para cumprir prazos ou para estar quite com as instancias superiores administrativas. Pelo contrário, devem ser entendidas a profundidade, a importância e a dimensão de tal processo dialético de ação – reflexão, no qual a identidade escolar é resgatada e atrelada à identidade do sujeito humano, seu participante ativo na construção do conhecimento e da cidadania de forma continua, dinâmica e histórica (AGUIAR, 2007, p. 51).

Para que haja êxito, a construção do Projeto Pedagógico deve ocorrer coletivamente, gerando nas pessoas envolvidas um sentido de pertencimento à instituição

escolar

e

sucessivamente

compromisso,

dinamismo,

reflexão,

monitoramente, avaliação, assim, fazendo com que o PP seja construído e vivenciado dia a dia. “(...) um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da escola”. (VASCONCELOS, 1995, p.143)

O projeto não deve ser construído em um momento e esquecido em outro, e apenas lembrado quando for necessário fazer alterações para ser apresentado à Diretoria de Ensino. Seu sucesso esta na maneira como é implantado e trabalhado pelos envolvidos, pois, sua construção deve inspirar cada vez mais práticas pedagógicas, gerando novas ideias e sugestões, que torne o projeto uma construção e


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.