A força do super herói 2

Page 1

SISTEMA LUDIS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

ILUSTRAÇÕES: FABRICIO ALENCAR

ISA MAGALHÃES

CADERNO DE ATIVIDADES 2 Acompanha Jogo de Tabuleiro e cartas.


Copyright © 2016 by: Isa Magalhães Coordenação Editorial: Isa Magalhães e Vitor Eloy Revisão: Marleuda Silva Projeto Gráfico: Fabricio Alencar Diagramação e Ilustrações: Fabricio Alencar Coordenação Comercial: Luiz Duarte

Impressão 1ª edição Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Magalhães, Isa Coleção A Força do Herói Hércules - Caderno de Atividades 2. - Isa Magalhães, Ludis Editora – Fortaleza, Ce. Ilustração: Fabricio Alencar; 28p.: il. ISBN 978-85-68993-31-6 1. Educação. 2. Competências Socioemocionais I. Temas Transversais

Proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem o consentimento por escrito das Editoras. Todos os direitos reservados às Editoras:

Ludis Editora Rua Pascoal de Castro Alves, 277 - A B. Vicente Pinzon. Fortaleza/CE CEP 60.181-225 - Fone: (85) 3103.1304

CDU 370


1 A Força do Herói e as Nossas Emoções -4 2 O Jogo A Força do Herói Hércules -7 3 Desafios Individuais -10 4 Ranking de Pontuação do Jogo -25


1

A Força do Herói e as Nossas Emoções


Todo mundo gostaria de ser um herói. Mas o que significa isso? Segundo o Dicionário Aurélio, o herói é uma pessoa extraordinária, reconhecida pelos seus feitos valorosos em prol da humanidade. O herói tem uma personalidade fascinante porque representa a figura ideal do ser humano. Ele defende uma causa e, por isso, identificamo-nos com ele. em nosso jogo, usamos a luta heroica de Hércules, um herói mitológico, que aprendeu a superar seus medos, suas dores, mágoas e humilhações, domando assim, a raiva destrutiva através do autodomínio. E com Hércules aprendemos como essa superação é importante para uma vida saudável. Assim, o jogo A Força do Herói, tem como objetivo mostrar que cada pessoa tem um pouco do Hércules dentro de si, demonstrando isso na capacidade de superar os desafios e aprendendo a dominar as emoções desconstrutivas (negativas) e através do nosso temperamento, como a raiva, o medo e a inveja sem controle. Embora estes sentimentos nos ajudem a viver e a sobreviver, se em excesso, tornam-se destrutivos. Para aprender a usar bem as nossas emoções, devemos ter autoconhecimento para desenvolver nossa Inteligência Emocional e, assim, sabermos gerenciar as emoções usando o ICRE - Identificação, Compreensão, Regulação e Expressão emocional. O que é isso? Veja no quadro abaixo. 1. Identificação emocional: é aprender a reconhecer as emoções agregadoras (amor, afeto, alegria, felicidade) e as emoções desagregadoras (medo, tristeza, raiva, ciúme, inveja, vergonha). 2. Compreensão emocional: é compreender que todas as emoções são importantes e boas, se usadas de forma equilibrada. E que tanto você, como seus amigos e todas as pessoas do mundo, têm emoções agregadoras e desagregadoras. 3. Regulação emocional: é aprender a gerenciar todas as emoções com bom senso e, dessa forma, desenvolver a autoestima para saber se comunicar, resolver os conflitos com inteligência e mostrar afeto às pessoas. 4. EXPRESSÃO EMOCIONAL: saber usar e expressar as emoções de forma inteligente.

5


QUE SÃO AS EMOÇÕES E SENTIMENTOS?

As emoções são sensações que sentimos no corpo sobre algo ou alguém. Elas são biológicas e provocam efeitos em nosso corpo, por exemplo: mãos trêmulas, coração acelerado, boca seca, quando temos medo. Os sentimentos são diferentes das emoções, mas vivem junto com elas. Eles são subjetivos, mais parecidos com os pensamentos. Eles podem alimentar as emoções, ou surgir, depois delas. Nossas emoções são classificadas como primárias (raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa e alegria) e como secundárias (vergonha, ciúme, inveja, orgulho e outras mais).

O QUE SÃO OS PENSAMENTOS? Os pensamentos fazem parte de todos os nossos momentos da vida, enquanto estamos acordados. É uma atividade normal do ser humano para avaliar, entender, observar algo ou alguém. Temos pensamentos racionais (objetivos), pensamentos emocionais (com sentimentos), pensamentos banais, divertidos ou bizarros. Podemos pensar sobre muitas coisas: pessoas, lugares, objetos, sobre o passado ou o futuro, coisas reais e imaginárias. E podemos também pensar sobre nada, que é quando ficamos com a cabeça meio vagando, meio que nas nuvens! O QUE SÃO OS COMPORTAMENTOS? É o nosso jeito de agir e nos mostrarmos nos lugares em determinadas circunstâncias. Toda pessoa tem seu modo de se comportar, que varia de acordo com as emoções e temperamentos de cada um. O QUE É TEMPERAMENTO? É a nossa essência, nosso jeito de ser, pensar e sentir a vida. Existem quatro tipos primários de temperamentos, que ao se misturarem dão origem a muitos outros. Eles são chamados de Espontâneo, Perseverante, Contemplativo e Idealista. Todos têm qualidades e defeitos. Nenhum é melhor ou pior, apenas diferentes! E todo mundo tem um dos temperamentos que é mais forte e se destaca em relação aos outros. 6


2

O Jogo A Força do Herói Hércules


É um Jogo divertido, inspirado na mitologia grega na qual o herói Hércules é um semideus, filho de Zeus com uma mortal. Por isso mesmo, atrai o ódio de Hera, esposa do rei dos deuses do Olimpo. Através dessa história, o jogo pretende levá-lo(a) a descobrir sobre o seu temperamento, o poder das suas emoções e dos comportamentos. Como? Você vai já descobrir. Hércules aprendeu muito sobre si mesmo através de 12 Trabalhos quase impossíveis de serem realizados, que foi obrigado a fazer. Ele aprendeu a dominar seu temperamento explosivo e a raiva destrutiva que causaram grandes dores e estragos a sua vida. Primeiro, nosso herói precisou entender que para sairmos da ignorância (falta de conhecimento) emocional e chegar à sabedoria, é preciso usarmos a Inteligência Emocional. Com isso, ele conseguiu realizar suas tarefas com sucesso, pois descobriu que na maioria das vezes, não era a força bruta que valia, e sim a sabedoria e a paciência. Em nosso jogo, você vai realizar tarefas de grupo com seus colegas, e outras sozinho(a), em casa. Na verdade, o jogo A Força do Herói Hércules acontece em três etapas com Ações Gamificadas: jogo de Tabuleiro, Missões de Grupo e Desafios Individuais, escritos nesse Caderno. 1. TABULEIRO - um jogo de tabuleiro para duas pequenas equipes de três pessoas, uma para cada lado do tabuleiro. O jogo tem seis partidas em diferentes dias, que vale 200 pontos cada uma. O objetivo de cada equipe é acumular 1.200 pontos no final das seis partidas e, assim, chegarem ao Monte Olimpo, morada dos deuses, tornando-se Heróis. A pontuação acontece através da quantidade de Cartas Monte Olimpo, que valem 10 pontos cada uma, que a equipe conseguir. Ver as regras do jogo de Tabuleiro no Manual do Jogo. 2. MISSÃO DE GRUPO –são atividades feitas em grupo com até 9 pessoas (juntam-se três equipes do jogo de tabuleiro) chamadas de Missão. Essas atividades são realizadas em sala de aula e têm a pontuação focada no desempenho do grupo, de acordo com o desempenho que cada membro mostrar, tais como: participação, desempenho, comunicação, cooperação e gestão das emoções. Cada competência vale de 10 a 50 pontos, e quem pontua são os próprios membros do grupo. 3. DESAFIOS INDIVIDUAIS – são atividades que você vai realizar sozinho(a) neste Caderno, em casa. As atividades serão apresentadas numa Roda de Conversa em sala de aula. A pontuação será de acordo com a sua eficiência, pontualidade e seu interesse, sendo você quem vai se auto pontuar. Cada competência vale de 10 a 50 pontos.

8


QUAL O OBJETIVO DO JOGO? O principal objetivo do Jogo é levar os participantes ao autoconhecimento do temperamento e das emoções, para assim, desenvolverem a Inteligência Emocional e aprenderem a gerenciar suas emoções. Por meio de ações gamificadas, o participante deve, ao final das três etapas do jogo, acumular 2.600 pontos e receber o Certificado Herói do Olimpo.

9


3

DESAFIOS INDIVIDUAIS


O oráculo de Delfos ficava na Antiga Grécia. Era um local onde as sacerdotisas davam conselhos para os visitantes e na sua entrada estava escrito: “Homem, conhece-te a ti mesmo. ” Este conhecimento é muito importante porque só podemos entender a vida se nos entendermos. A recompensa de Hércules pelos 12 Trabalhos foi o autoconhecimento e a imortalidade. Para você se conhecer melhor e descobrir seus talentos e competências, temos alguns desafios individuais para serem feitos em casa e apresentados na escola. Vamos lá?

Atividade Individual

1

DE QUAL DEUS EU DESCENDO? Você sabe que os deuses que moram no Monte Olimpo Grego têm personalidades diversas e diferentes. Vamos fazer uma brincadeira para saber de qual dos deuses você é descendente? Leia a rápida descrição de oito desses deuses e veja com qual você mais se identifica.

Eu sou Atena, a deusa da sabedoria! Meus filhos podem parecer meio antissociais porque preferem um livro a conversar com alguém. Mas se o assunto é ciência, tecnologia ou qualquer outro que um nerd adora, eles falam e muito!

Eu sou Júpiter o rei dos deuses! Meus filhos são rudes, autoritários e sempre tentam impor sua liderança. Às vezes são amigáveis, mas quando irritados, são explosivos como um vulcão!

11


Eu sou Poseidon, o deus do mar! Meus filhos adoram a água e todas as criaturas marinhas. Sentem-se revitalizados no mar e adoram aventuras. Geralmente são alegres, mas quando irritados são como a tempestade!

Eu sou Ares, o deus da guerra! Meus filhos são guerreiros e possuem no olhar uma certa malícia. Não gostam de levar desaforo para casa, por isso sempre se metem em discussões e brigas.

Eu sou Artemis, a deusa da caça. Meus filhos são pessoas muito sérias o tempo todo, tendo dificuldade de sorrir. Geralmente são solitários e tímidos, não gostando de se relacionar.

Eu sou Hera, rainha dos deuses. Para meus filhos, a família e os amigos são tudo! Mas quando zangados ou com ciúmes, podem ser traiçoeiros e vingativos.

Eu sou Apolo, deus da luz e da verdade! Meus filhos costumam ser simpáticos, comunicativos e brincalhões. Eles adoram todo tipo de arte, principalmente a música. São independentes e aventureiros.

Eu sou Afrodite, deusa da beleza e do amor. Meus filhos são sedutores, se preocupam muito com a aparência e a moda, porque adoram receber olhares. Se apaixonam fácil, mas não são fiéis e acham que o amor é livre! 12


Com qual dos deuses você se identificou? ---------------------------------------------------------------------------------------------------

Por que se identificou com ele/ela?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se pudesse escolher um pai-deus e uma mãe-deusa, quais deles seriam?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pai-deus ----------------------------------------------------------------------------------------------Mãe-deusa ----------------------------------------------------------------------------------------------Pesquise as características desse casal de deuses que você escolheu e responda por que eles seriam seus pais? -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você é filho(a) dos deuses! Faça um desenho de você como um(a) deus(a) e escreva as suas características e seus poderes.

13


Assim como os deuses gregos têm personalidades diferentes, nós também somos assim. Cada pessoa é única e tem um temperamento que rege as emoções e o comportamento. O temperamento é a nossa essência, nascemos com ele. Já o caráter é o nosso temperamento trabalhado pela educação, enquanto a nossa personalidade é a parte externa que mostramos ao mundo, é o nosso comportamento. Mas todo mundo tem dificuldades de entender o porquê das suas reações e comportamentos. E também tem dificuldades de entender as reações dos outros. Por isso, compreendendo a si mesmo, podemos compreender melhor os outros. Existem quatro temperamentos primários. Circule em cada quadradinho as palavras com as quais você mais se identifica:

ESPONTÂNEO > ALEGRIA BOM COMPANHEIRO BARULHENTO INDISCIPLINADO MEDROSO COMPREENSIVO COMUNICATIVO

PERSEVERANTE > RAIVA

INSEGURO IMPULSIVO EXAGERADO

ENÉRGICO IMPACIENTE AUDACIOSO PREPOTENTE SARCÁSTICO PRÁTICO

SIMPÁTICO

INDEPENDENTE

CONTEMPLATIVO > MEDO DESMOTIVADO LÍDER BEM-HUMORADO DIPLOMATA DESCONFIADO TRANQUILO

INTOLERANTE OTIMISTA VAIDOSO

IDEALISTA > TRISTEZA

INDECISO CALMO INTROVERTIDO

SENSÍVEL FIEL DEDICADO IDEALISTA ANTISSOCIAL PESSIMISTA LEAL

PRÁTICO

14

PERFECCIONISTA CRÍTICO VINGATIVO


Conte em cada quadradinho, quantas palavras você circulou. Em qual dos Temperamentos você circulou mais palavras? --------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cada temperamento tem uma emoção base (raiva, medo, alegria e tristeza). O que acha da emoção do Temperamento em que você circulou mais palavras? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VAMOS APROFUNDAR? Quem pela primeira vez falou sobre os temperamentos humanos foi o médico grego Hipócrates (460 a.C - 370 a.C), considerado o pai da medicina ocidental. Ele descreveu os temperamentos humanos como: Sanguíneo (os espontâneos), Coléricos (os perseverantes), Melancólico (os contemplativos) e fleumático (os idealistas). Mas atenção, ninguém tem um único temperamento. Na verdade, somos uma mistura de todos, só que dois ou três terão maior força sobre nós. Por exemplo: alguém pode ser 60% sanguíneo e 40% colérico. Ou alguém pode ser 40% sanguíneo, 25% colérico, 20% fleumático e 15% melancólico. E não existe um temperamento mau e outro bom. Em todos há coisas muito boas e coisas a melhorar. Por isso, nunca devemos nos entristecer com o nosso temperamento e ficar desejando ter nascido com outro temperamento. É muito importante aprender a focar em nossos pontos fortes para aceitar quem somos! Assim, o entendimento das emoções e do nosso temperamento traz autoconhecimento. Descubra quais dos temperamentos abaixo têm maior força sobre você: SANGUÍNEO (os espontâneos) – São pessoas animadas, costumam falar muito, mostrando-se alegres, simpáticas, cordiais, amigáveis e comunicativas. Geralmente são compreensivas, inovadoras e adoram festas. Pontos a melhorar: às vezes podem ser volúveis e superficiais nos compromissos, porque o interesse pelas coisas se acaba rápido, portanto, são também, pessoas emocionalmente instáveis, com problema de desatenção, falta de concentração e irritação

15


COLÉRICO (os perseverantes) – Pessoas com uma forte capacidade de realizar coisas, têm o poder da iniciativa, são independentes, práticas, produtivas. Também são muito decididas e tem grande liderança, gostando de coisas novas e desafios. Pontos a melhorar: como são pessoas muito independentes, acabam sendo também apressadas, sem paciência para esperar sua vez de falar. Precisam aprender a ser mais tolerantes e a dominar a raiva explosiva. MELANCÓLICO (os contemplativos) – São pessoas muito sensíveis, que vivem num mundo muito individual, por isso, às vezes se comportam como se só existissem elas no mundo. No entanto, são de natureza muito sensível à dor e ao sofrimento, e assim, passam a imagem de pessimistas, com uma visão dramática de tudo. Pontos a melhorar: precisam melhorar o jeito pessimista que os deixam sem ação e com uma aparente desconsideração com os outros. Devem evitar as queixas exageradas e a desconfiança que lhes tornam vingativos ou mau humorados. Também precisam melhorar o jeito crítico de falar, para não se tornarem pessoas irônicas. FLEUMÁTICO (os idealistas) – Pessoas calmas, que aparentam sempre estar de bem com a vida. São objetivas, diplomáticas, eficientes, organizadas e com muito senso de humor. Como amigas, são muito fiéis. Pontos a melhorar: precisam evitar o comodismo, a tendência de se preocuparem demais com tudo e com todos, o medo de se envolver com as coisas que não conhecem, a indecisão e o temor de que aconteçam coisas ruins.

Com quais desses temperamentos você mais se identificou? Escolha dois e explique. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Destaque os pontos desses temperamentos escolhidos, com os quais mais se identificou: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16


Faça um desenho de um animal que represente o temperamento com o qual você se identificou:

17


Atividade Individual

3

AUTOCONHECIMENTO A FESTA Nosso temperamento nos confere um modo de agir bem pessoal. E quanto mais soubermos sobre ele, melhor usaremos nossas habilidades e talentos. Vamos descobrir um pouco mais sobre você, usando uma metáfora! Imagine que você chega a uma casa onde tem uma festa com vários grupos reunidos em espaços separados. Ou seja, cada pessoa tem a sua “tribo” e se agrupa de acordo com seus interesses individuais, em vários cantos da casa.

Neste caso, veja quais dos grupos da festa você escolheria para ficar junto: Grupo 1 Investigadores

Grupo 2 Artísticos

Grupo 3 Sociáveis

Grupo 4 Ativos

São pessoas que gostam de observar, aprender, investigar, analisar, avaliar ou resolver problemas. Possuem facilidade para lidar com os números e observar os detalhes.

São pessoas que possuem talentos artísticos, são muito criativas e intuitivas. Gostam de situações em que possam usar a imaginação e a capacidade criativa.

São pessoas que gostam de trabalhar com outras pessoas para informar, esclarecer, ajudar ou mesmo aconselhar. Elas têm o dom da palavra.

São líderes, que gostam de influenciar outras pessoas e planejar as metas do grupo. Adoram vencer, por isso, são competitivas e amam os desafios.

1. Por qual dos grupos você se sentiu mais atraído(a)? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------18


2. Imagine então, que depois de algum tempo, todo mundo do grupo que você escolheu foi para outra festa, menos você, que resolveu ficar e vai escolher outro grupo. Qual dos grupos restantes você escolhe? -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3. Por que você escolheu estes grupos? Como se sente parecido(a) com essas pessoas no seu dia a dia? ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------4. Você se identifica com alguma música? Qual é? Explique porque essa música fala de você. Se não tiver nenhuma música especial, pesquise alguma que fale ao seu coração. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade Individual

4

VOCÊ E SEUS SENTIMENTOS, PENSAMENTOS E AÇÕES 1. Como reage quando está com raiva? ...................................................................................................... ....................................................................................................... 2. Como se comporta quando está triste? ...................................................................................................... ....................................................................................................... 3. O que lhe deixa feliz? ...................................................................................................... ...................................................................................................... ....................................................................................................... 19


4. Na Escola, como você se comporta? ........................................................................................................................ ......................................................................................................................... 5. O que você acha dos seus amigos? Se sente acolhido(a) por eles? Explique. ........................................................................................................................ ........................................................................................................................ 6. E com seus pais, como é o seu relacionamento? ........................................................................................................................ ........................................................................................................................ 7. Como você se relaciona com seus professores? ........................................................................................................................ ........................................................................................................................

ALEGRIA * RAIVA * TRISTEZA MEDO * NOJO * SURPRESA

Circule as emoções que você mais sente durante o dia a dia:

Faça um desenho colorido da(s) emoção(es) circulada(s):

20


Atividade Individual

5

O LIVRO DA MINHA VIDA Vamos fazer um livrinho, uma espécie de álbum, que fale sobre você e a sua vida. É divertido! Será o livro da sua vida! MATERIAL: folhas de papel sulfite, lápis de cor DESENVOLVIMENTO: dobrar as folhas ao meio, formando um livro. Depois deve grampeá-las.

1. CAPA –faça uma bela capa, escrevendo seu nome. 2. PÁGINA 1 – MINHA HISTÓRIA: faça desenhos de você e de algumas situações da sua vida, do seu nascimento até a idade atual. Pesquise com seus pais ou com alguém da família. 3. PÁGINA 2 – COMO EU ERA QUANDO CRIANÇA? Faça um relato por escrito de suas memórias, falando sobre sua infância, local onde nasceu, família, irmãos, etc. 4. PÁGINA 3 - COMO SOU AGORA? Escreva e faça desenhos sobre como é você no momento atual (o que pensa, sente, as alegrias, dificuldades e conflitos atuais). 5. PÁGINA 4 - QUAL É O MEU SONHO DE ADULTO? Escreva palavras e ilustre, com imagens recortadas (colagem), sobre os seus desejos e sonhos para a vida adulta. 6. PÁGINA 5 – REFLEXÃO FINAL. Responda às duas perguntas: Como este álbum, com a sua história, possibilitou um maior conhecimento de você mesmo(a)? Como este conhecimento pode ajudá-lo(a) a buscar a realização de seus ideais futuros?

21


Atividade Individual

6

O QUADRO DA FÚRIA Você já viu a imagem de um vulcão em erupção? A lava jorra fortemente de dentro da cratera. Este é um fenômeno natural do nosso planeta. Mas já imaginou se a cratera ficasse entupida e não explodisse? Na certa, os gases se acumulariam por baixo, e quando explodissem, tudo seria muito violento! A nossa fúria contida é parecida com a de um vulcão com uma cratera entupida. Se não aprendermos a gerenciar a raiva, e apenas reprimi-la ou soltá-la sem controle, teremos comportamentos não saudáveis. Por exemplo, reprimir as emoções pode fazer as pessoas roerem as unhas, comer muito doces ou até mesmo usar drogas (fumo, álcool, maconha, crack) para aliviar a tensão. Por exemplo, se você tem um temperamento colérico e reprime sua raiva, vai chegar o momento que ela explodirá mil vezes mais forte! Então o que fazer? Explodir ou reprimir quando tenho raiva? Você pode se perguntar. Nem uma coisa, nem outra. Devemos aprender a canalizar de forma positiva as nossas emoções.

PREGOS NA CERCA Ele era um garoto com um temperamento muito difícil. Então, o pai lhe deu um saco com pregos e disse: - Filho, toda vez que você perder a sua paciência, martele um desses pregos na cerca do quintal. E assim ele fez. No primeiro dia, enfiou 37 pregos na cerca! Em algumas semanas, de acordo como ele ia aprendendo a controlar seu temperamento, o número de pregos martelados no dia reduzia. E ele descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca. Finalmente chegou o dia em que o garoto aprendeu a controlar o seu temperamento. Então, chegou para seu pai e disse: - Pronto pai, não preciso mais martelar pregos! E seu pai respondeu: - Muito bem, meu filho! Estou orgulhoso de você. Contudo, agora 22


você tem outra missão. Todas as vezes que conseguir uma vitória sobre as suas emoções, vá até a cerca e retire um dos pregos. E um dia, o garoto percebeu que havia retirado todos os pregos da cerca! Então, seu pai segurou sua mão, levou-o até a cerca e disse: - Você é um vencedor, meu filho! Mas olhe os buracos na cerca. Ela jamais será a mesma. Pense nisso, quando você disser coisas com raiva, estas coisas deixam cicatrizes exatamente como estas. Você pode enfiar uma faca em alguém e retirar, mas não importa quantas vezes você peça desculpas, o buraco vai estar lá do mesmo jeito. E um ferimento verbal é tão ruim quanto um físico. O garoto aprendeu sobre a importância de saber controlar a sua raiva de maneira positiva. Aprendeu ainda, que os amigos são joias raras. E seu pai foi seu amigo quando o ajudou a entender como controlar seu temperamento. (autoria desconhecida)

O que você entendeu dessa história? ....................................................................................................................... ........................................................................................................................ Como você expressa suas emoções? ....................................................................................................................... ........................................................................................................................ Faça um desenho bem colorido da raiva.

23


VAMOS APRENDER A CONTROLAR NOSSA RAIVA? QUE TAL FAZER UM “QUADRO DA FÚRIA”? Comece procurando em revistas imagens que representem, para você, a sua raiva. Podem ser imagens das forças da natureza em ação, como por exemplo, uma tempestade no oceano, cascata de águas caindo fortemente, vulcão em erupção, ciclone, vento glacial ou uma tempestade de neve, uma avalanche, ondas altas, etc.. Recorte essa imagem e cole-a no espaço abaixo.

MEDITAÇÃO DO QUADRO DA FÚRIA: 1. Sente-se e olhe a imagem que representa sua raiva. Imagine que ela se movimenta como num filme. É como se você estivesse assistindo a força da natureza que representa sua raiva, em plena ação! 2. Depois de um tempo, respire fundo soltando o ar pela boca, feche os olhos, veja e sinta a imagem representante da sua raiva, acalmando- se. Sinta-se como se tudo estivesse ficando tranquilo e em paz. 3. Pratique este exercício por vários dias, e se necessário, até várias vezes ao dia, para aprender a canalizar sua fúria de forma criativa. Assim, todas as vezes que sentir a raiva crescendo dentro de você, pegue a imagem e faça o exercício, ou feche os olhos e pense na imagem se acalmando. 24


4

RANKING DE PONTUAÇÃO DO JOGO


A pontuação dos três níveis do jogo acontece de acordo com o envolvimento de cada participante. Contudo, nos níveis 1 e 2 (Missão e Desafio) a pontuação é feita de acordo com as competências indicadas nas tabelas e valem entre 10 a 50 pontos. 1. No nível 1 - Desafio Individual - é você quem pontua sua participação, assim, é um teste de honestidade também! 2. No Nível 2 - Missão de Grupo - são seus colegas que pontuam sua participação. 3. Nível 3 - jogo de tabuleiro - quem pontua é a quantidade de cartas Monte Olimpo que a equipe conseguir, num misto de sorte e estratégias.

TABELAS DOS TRÊS NÍVEIS DO JOGO

26



SISTEMA LUDIS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

ISA MAGALHÃES

Agência Brasileira do ISBN ISBN 978-85-68993-31-6


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.