Livreto Institucional Fade-UFPE

Page 1

agilidade gia o l o n c e t ento v i t a i r c inovação

Apoio à Pesquisa, ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação.


Secretária Executiva Professora Suzana Maria Gico Montenegro

Nossos Parceiros

idade

Representante da UFPE Professor Maurício Assuero

Secretária da Secretaria Executiva Amanda Leimig Coordenador Executivo Paulo Guedes Secretária da Coordenação Executiva Anadege Silva Gerente de Recursos Humanos Iraci Pereira do Nascimento Gerente de Projetos e dos Núcleos Finep, Aneel, ANP e Cursos e Atividades Extensionistas Danielle Anízia Gerente Financeira e de Projetos dos Núcleos Informática e Convênios e Contratos Sâmia Sindeaux Gerente Administrativo Suzan Siqueira Assessora Jurídica Rebeca Pernambuco

a e d a a d i e n r d e a od mm odernildvimeen o m i v v n l e o s v e n d dese Assessora de Planejamento Rosali Albuquerque

Coordenadora de Comunicação Corporativa R. Acadêmico Hélio Ramos - 336 Tanúzia Vieira - CDU - Recife, PE - CEP: 50740-467


A Fade-UFPE como Fundação de Apoio

Ficha Técnica Texto

Rosali Albuquerque Tanúzia Vieira Revisão de Conteúdo

Rosali Abuquerque Tanúzia Vieira Diagramação e Design

Tereza Antunes Coordenação

Tanúzia Vieira Assesoria de Comunicação A Fundação de Apoio na Tríplice Hélice

As Fundações de Apoio são responsáveis pela gestão de mais de 15 mil projetos de pesquisa, extensão e inovação, de quase uma centena de universidades e centros de pesquisa.

e d a d i l i g d agilideacneollooggia nnttoottecno iativ r c c o ã vaçção ri Elas realizam mais de 80% das importações de insumo (em valores) e mobilizam, atualmente, mais de R$ 5 bilhões por ano através dos projetos apoiados.


Quem somos A Fade-UFPE é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos fundada em 10 de agosto de 1981. É a única fundação de apoio da Universidade Federal de Pernambuco, maior universidade do Norte e Nordeste e que está entre as 15 mais importantes instituições públicas de ensino do país. A Fade-UFPE é regulamentada pela Lei nº 8.958/94 e Decreto Nº 7.423/2010, com registro e credenciamento nos Ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e que possui renovação a cada 5 anos. É fiscalizada pelo Ministério Público de Pernambuco (Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), além dos órgãos financiadores dos projetos.

a e d a d i n r e d o m n e e d ad m e i de id v l o s nv


q e e Princípios Essenciais Missão – Apoiar a realização de

atividades de ensino, pequisa, extensão, desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, a partir da gestão de projetos e da articulação com setores de CT&I, atuando com transparência e preservando os princípios legais e éticos.

Visão – Ser uma fundação de apoio

reconhecida pelo seu modelo de gestão e que atua com celeridade e segurança jurídica, por meio da competência dos seus colaboradores e do relacionamento e comunicação com seus parceiros.

agilidade logia o n c e t nto


r t a r t o i r o i b r í l b uqiuilí Valores

Ética – indissociável da missão e dos valores de qualquer organização; Competência – uma obrigação para quem se propõe a atuar em qualquer ramo de atividade. Inovação – parte integrante do trabalho da Fundação e do seu apoio a uma instituição do porte e do perfil da UFPE. Valorização e aplicabilidade da tecnologia – imprescindíveis para uma instituição que lida com ciência, tecnologia e inovação. Dinamismo e agilidade – valores necessários para um desempenho de excelência. Integração – compatível com o tipo de prestação de serviço ofertado, principalmente considerando a metodologia dos Núcleos e seu modelo de gestão. Responsabilidade – inerente ao trabalho desenvolvido. Comprometimento – um valor relacionado diretamente com o comportamento dos colaboradores e que significa muito mais do que compromisso. Criatividade – uma exigência em qualquer organização. Formação continuada de seus colaboradores – um valor assumido pela gestão para treinar, capacitar e desenvolver seus funcionários, sendo obrigação e fator decisivo na qualidade do serviço prestado. Responsabilidade Social e Ambiental – se constitui em uma demanda da atualidade e demostra R. Acadêmico Hélio Ramos - 336o seu o compromisso que a Fade-UFPE tem com - CDU - Recife, PE - CEP: 50740-467 entorno e com a sociedade.

a e d a d i n r e d o a m e m i v l o ddeesseennvvolvime o ã ç i e d d a a r t id


eq

Apoiar, captar, gerir ou participar de programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse da UFPE; Apoiar projetos de ensino, de pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico com outras IFES e/ou ICT’s, mediante autorização, nos termos da legislação vigente; Desenvolver com outras instituições da sociedade pesquisas e atividades técnicas, científicas, culturais e de inovação. Captar, gerir e aplicar receitas próprias da UFPE e demais ICT’s públicas para objetivos institucionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Estimular e promover a realização de estudos, pesquisas e programas de capacitação, a consultoria técnica de alto nível e a prestação de serviços técnicos.

Objetivos

e d a d i l i g a angtiolidade logia o n c e t eonto i t a i r c vação


o ã ç i d a r t uilíbrio Serviços

Gestão de Projetos Apoio na elaboração e adequação de propostas de projetos incluindo planejamento orçamentário. Assessoramento jurídico e gerencial na elaboração dos projetos e montagem da documentação para a celebração dos intrumentos jurídicos. Observando necessidades, interesses e obrigações de executores e financiadores.

Gestão Financeira e Contábil Administração de boletos de pagamento relacionados a cursos, eventos e outros. Realização de toda a gestão financeira advinda da execução de projetos. Fornecimento de informações contábeis para atender às exigêncas dos órgãos financiadores, fiscalizadores e credenciamentos.

Acompanhamento das negociações e análise das propostas. Gerenciamento administrativo financeio dos projetos desde a formalização até a finalização.

vidade

Importações Especializadas Importação de equipamentos e materiais de cunho científico e tecnológico, com isenção de impostos, para atender às demandas dos pesquisadores com agilidade, qualidade e economicidade. Realização de desembaraços alfandegários.


inovaç

e

Serviços Gerenciamento de Recursos Humanos Recrutamento e seleção de pessoal para atendimento às necessidades dos projetos Gestão da equipe de trabalho (funcionários e estagiários) contratada para os projetos.

Aquisições Aquisições de bens e serviços para os projetos atendendo as exigências legais incluindo a realização de procedimentos licitatórios, quando necessário.

Prestação de Contas Elaboração, controle e encaminhamento de prestação de contas aos órgãos financiadores e de controle. Atendimento à diligências e auditorias.


Diferenciais na Gestão de Projetos Modelo de Gestão Núcleos de gestão de projetos responsáveis por todas as fases, desde a formatação até a prestação de contas, passando pelas fases de acompanhamento da execução financeira e aquisições. As atividades são direcionadas às competências técnicas, normativas e legais de planejamento, organização, execução, controle e encerramento dos projetos. Sistema Informatizado para gerenciamento dos projetos Moderna Estrutura de TI e sistema de informática preparados para a melhor aplicação e otimização de ferramentas em auxílio à execução dos projetos Política de Comunicação Maior coodenação, efetividade, coerência e sinergia às ações empreendidas, sempre buscando a manutenção do bom relacionamento com os parceiros.

a e d a d i n r e d o mmodernidiamdeen v l o v n e s dedesenvolvim o ã ç i d a r t rio çã R. Acadêmico Hélio Ramos - 336 - CDU - Recife, PE - CEP: 50740-467


Proposição

Conceito de Célula.

Característica Gestão Ativa.

Organização

Núcleos de Gestão de Projetos

06 Núcleos de Gestão de Projetos, divididos de acordo com o financiador ou tipo de financiamento.

Função

Gerenciar e acompanhar todas as fases da execução do projeto.

Equipes

Autônomas, ágeis e autogeridas atuando de forma participativa e integrada com foco na produtividade

Formação Continuada

Os colaborados que compõem cada núcleo são treinados permanentemente.

Apoio

gaigliidliaddaede netnoto tecnologia t a i r c o ã ç a v o n i ão Os diversos setores da Fade-UFPE, cada um, dentro de sua especialidade, atuam em prol do bom desempenho dos projetos.


Relação Fade e UFPE: Alguns exemplos de sucesso... Rede NUTES Diálogos Sociais em Suape

Petrobras, UFPE e Fade desenvolvem projeto em prol do Desenvolvimento Social em Suape

Núcleo de Telessaúde da UFPE contribui para o fortalecimento do sistema de saúde público

O Imaginário

O Imaginário leva design, inclusão social e desenvolvimento sustentável para diversas comunidades do interior de Pernambuco

LITPEG Composto por 12 laboratórios, o LITPEG centraliza diversos grupos de pesquisa

e d a d i n r mode n e m i v l o v n e s e d etradição ividardio R. Acadêmico Hélio Ramos - 336 - CDU - Recife, PE - CEP: 50740-467


Canais de Comunicação para Divulgação dos Projetos

agilidade logia o n c e t nto v i t a i r c o


Nossos Parceiros

g a e d a d i n r e d o m a n e m i v l o v envolvimen desse n o e e ã ç d d i a d a r vid ilíbriot R. Acadêmico Hélio Ramos - 336 - CDU - Recife, PE - CEP: 50740-467


Ficha Técnica Texto

eq

Rosali Albuquerque Tanúzia Vieira Revisão de Conteúdo

Rosali Abuquerque Tanúzia Vieira Diagramação e Design

Tereza Antunes Coordenação

Tanúzia Vieira Assesoria de Comunicação

addee giliild a d i g to tecnologia nto v i t a i r c ão


a e d a d i n r e d o m n e m i v l desenvo ição d a r t uilíbrio www.fade.org.br @fadeufpe

idade

R. Acadêmico Hélio Ramos - 336 - CDU - Recife, PE - CEP: 50740-467 Fone: (81) 2126-4646


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.