Notícias Fade-UFPE - Nov/Dez 2018

Page 1

NOTÍCIAS F a d e - U F P E

Recife

Novembro - Dezembro

Fade-UFPE participa de reunião com Fundação Canadense. A programação do grupo girava em torno da avaliação da Cátedra Industrial em Simulação de Reservatórios de Petróleo na Universidade.

2018


Expediente Informativo da Fade-UFPE Formato Digital

Texto Letícia Fernanda Tanúzia Vieira Revisão de Conteúdo Tanúzia Vieira Diagramação e Design Tereza Antunes Coordenação Tanúzia Vieira

Assessoria de Comunicação

02

08 14

04

10

06

12

Fade-UFPE participa de reunião da fundação canadense Energi Simulation em visita à UFPE

Fade-UFPE participa de reunião no Centro Acadêmico do Agreste

Campus do Agreste recebe reunião da Fiepe para firmar parcerias em CT&I

Vídeo produzido pela Rede TV Confies concorre à categoria “Melhor Web Publicidade” do Rio Web Fest

Fade-UFPE participa do Rio Oil & Gas 2018

Treinamento eSocial da Fade-UFPE termina com saldo positivo

Teses de pós-graduação da UFPE são premiadas pela Capes


MATÉRIA DE CAPA

Fade-UFPE participa de reunião da fundação canadense Energi Simulation em visita à UFPE 02


No início de agosto a UFPE recebeu a visita de comitiva da fundação canadense Energi Simulation. A programação do grupo girava em torno da avaliação da Cátedra Industrial em Simulação de Reservatórios de Petróleo na Universidade. Na terça-feira o grupo canadense se reuniu com o reitor Anísio Brasileiro, a diretora da Diretoria de Relações Internacionais, Maria Leonor Maia, e professores envolvidos com os projetos patrocinados pela fundação. A Fade-UFPE foi representada no encontro por duas colaboradoras: Danielle Anizia, Gerente de Projetos, e Rebeca Pernambuco, Assessora Jurídica. Para o Prof. Leonardo Guimarães, do Departamento de Engenharia Civil, a parceria com a Energi Simulation abrange positivamente diversos interesses acadêmicos da universidade, uma vez que gera bolsas para estudantes, multiplica conhecimento e ainda fomenta outras parcerias.

Há quase dez anos, nós recebemos um financiamento da fundação Energi Simulation, do Canadá. A cada ano, esta fundação visita a UFPE para se encontrar com os professores que mantêm essa cátedra e para conhecer as empresas que dão apoio ao projeto. (…) A ideia é formar pessoas, exigindo que empresas participem, por isso é uma cátedra industrial. O objetivo é ser uma cátedra multiplicadora, onde os recursos sejam revertidos em outras parcerias, como a que temos atualmente com a Petrobras, que também nos apoia nesta cátedra e esteve presente durante a visita, afirma. O reitor Anísio Brasileiro aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio à cátedra e destacar a política de internacionalização da Universidade e o investimento feito para a concretização do Laboratório Integrado de Tecnologias em Petróleo e Gás (Litpeg), cuja inauguração está prevista para dezembro e tem parceria da Fade-UFPE.

03


Fade-UFPE participa de reunião no Centro Acadêmico do Agreste 04


Representantes da Fade-UFPE compareceram, no dia 23 de agosto, ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo da reunião, que contou com a presença de professores, técnicos administrativos e diretor do centro, foi o de estreitar as relações entre a Fundação e o CAA.

Legal, além de passar instruções sobre o uso dos laboratórios do centro. Além de Assuero, estiveram presentes no encontro Danielle Anizia, gerente de projetos, Sâmia Sindeaux, gerente de finanças, e Paulo Guedes, da coordenação executiva.

Segundo o Prof. Mauricio Assuero, da secretaria executiva da Fade-UFPE, o encontro foi muito produtivo. O objetivo era aproximar a Fade e o CAA, nos colocando à disposição para apoiar os projetos de pesquisa do centro, explica. Ele ainda conta que com a reunião foi possível esclarecer dúvidas acerca do papel da Fundação na CT&I e também detalhes importantíssimos sobre o Marco 05


Campus do Agreste recebe reuniĂŁo da Fiepe para firmar parcerias em CT&I 06


No dia 13 de setembro ocorreu a 8ª Reunião Ordinária da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no auditório Mestre Vitalino do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. O encontro buscava apresentar as potencialidades do campus na pesquisa aplicada e estudar as possibilidades de integração da Universidade com a indústria, visando a inovação e o desenvolvimento local. Professor Maurício Assuero, da secretaria executiva da Fade-UFPE, esteve presente no evento.

Assuero fez uma abordagem sobre a situação econômica do Brasil, dando destaque aos recursos que foram financiados pelo BNDES entre os anos de 2002 e 2017 na região nordeste. Além disso,explicou o relevante papel da Fade-UFPE na execução de projetos de pesquisa. Por fim, afirmou que a Fundação encontrava-se ao inteiro dispor para auxiliar os participantes interessados em discutir soluções para suas empresas.

Participaram da reunião o Dr. Anderson Porto, diretor regional Agreste (Fiepe), o Dr. Henrique Santana, gerente de Unidade de Negócios do SESI, e vários empresários ligados à indústria têxtil e outros segmentos. O evento contou também com a participação de professores do CAA dos cursos de Economia, Engenharia e Design.

07


Vídeo produzido pela Rede TV Confies concorre à categoria “Melhor Web Publicidade” do Rio Web Fest 08


O vídeo “Plataforma Rede TV Confies”, produzido pela Rede TV Confies, foi selecionado para concorrer à categoria do Rio Web Fest. O evento é o primeiro e maior festival internacional de webséries e novas mídias no Brasil. Para conferir o vídeo que está concorrendo, acesse a plataforma Rede TV Confies através do endereço www.tvconfies.confies.org.br.

09


Fade-UFPE participa do Rio Oil & Gas 2018

10


Em sua 19ª edição, o Rio Oil & Gas, maior evento de petróleo e gás da América Latina, propõe o slogan:

empresas. Ademais, ela também evidenciou a competência da UFPE nas áreas de CT&I voltadas para petróleo e gás.

Transformando desafios

em oportunidades.

Frase que sintetiza o cenário de retomada da indústria, com a recuperação dos preços do petróleo e novos leilões previstos para 2018 e 2019, norteou os quatro dias de evento. Ao longo da conferência, cerca de 34.200 visitantes discutiram, ao lado de 540 expositores de 31 países diferentes, as perspectivas e caminhos para o futuro da indústria no Brasil e no mundo. A Fade e a UFPE marcaram forte presença no evento. Sunamita da Costa apresentou a importância e competência da Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas (CAPPE-Positiva|UFPE) como estrutura organizacional que visa estabelecer cooperações entre a Universidade e as 11


Treinamento eSocial da Fade-UFPE termina com saldo positivo 12


A Fade-UFPE promoveu, nos dias 21 e 22 de setembro, um treinamento personalizado sobre o eSocial. O objetivo do curso foi o de proporcionar conhecimento, atualização e aprofundamento em relação aos desafios trazidos pela implantação eSocial sob a ótica das especificidades das fundações de apoio. O ministrante do treinamento foi Alberto Borges, da Lumi Consultoria – empresa especializada na implantação do sistema eSocial. Ao todo, 22 colaboradores de fundações de apoio de todo o país participaram. De acordo com a pesquisa qualitativa aplicada ao final do treinamento, de um modo geral, o curso foi satisfatório e atendeu bem às expectativas. Foram elogiados principalmente o conteúdo do curso e a organização do evento. De acordo com Rildete Silva, representante da FADURPE, a palestra foi muito esclarecedora apesar dos desafios que cercam a implantação do eSocial: “A teoria nos deixa apreensivos. Acredito que só na prática

muitas informações serão resolvidas. Os instrutores foram ótimos, de um bom conhecimento”, afirmou. Para Suzan Siqueira, colaboradora do setor Administrativo da Fade-UFPE Esta oportunidade esclareceu que o e-social não é apenas uma mudança na disponibilização das informações sobre o ponto de vista do RH, mas sim da empresa como um todo, e consequentemente com as demais áreas que recebem e geram informações a partir de suas atividades. A conectividade (interna e externa) e a segurança das informações de fato é um fator importantíssimo para garantia das instituições/empresas, principalmente das que fazem parte do terceiro setor. O saldo positivo do treinamento é um reflexo claro do comprometimento e responsabilidade não só da Fade-UFPE como também das fundações de apoio participantes em relação ao futuro.

13


Teses de pós-graduação da UFPE são premiadas pela Capes 14


Três teses defendidas em programas de pós-graduação da UFPE foram agraciadas com o Prêmio Capes de Tese – Edição 2018, que se refere a defesas ocorridas ao longo de 2017. A premiação é outorgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e terá cerimônia de entrega dos prêmios no dia 13 de dezembro, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), em Brasília. A tese “No reinado de Momo, quem governa Olinda? Governo, corpos e tecnologias políticas na organização do Carnaval de Olinda”, de Suélen Matozo Franco, conquistou o Prêmio Capes de Tese na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, sob a orientação do professor André Luiz Maranhão de Souza Leão. O Prêmio Capes de Tese na área de

Controle de Bactérias Patogênicas em Sucos de Frutas”, de Jossana Pereira de Sousa. A tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, com orientação do professor Evandro Leite de Souza.

Para além de renovar o fôlego de quem se tecnológica e de inovação na UFPE, tal agraciamento revela um maior investimento da Universidade, apesar da crise na área da Educação e do corte de verbas para a ciência.

Na área de Serviço Social, o Prêmio Capes de Tese foi conquistado por Verônica Maria Ferreira com a tese “Apropriação do Tempo de Trabalho das Mulheres nas Políticas de Saúde e Reprodução Social: uma análise de suas tendências”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social do CCSA da UFPE, com orientação da professora Ana Elizabete Fiuza Simões da Mota. A premiação vem reforçar o empenho da UFPE na pesquisa e no posição da Universidade como a melhor do norte e nordeste e 10ª melhor do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, divulgado no dia 1º de outubro.

Óleos Essenciais de Mentha spp. no 15



www.fade.org.br @fadeufpe


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.